1925 — O jornal curitibano "O Dia" denuncia o obrageiro Julio T. Allica por emitir papel-moeda próprio (...)
1925 — O periódico curitibano "O Dia" denuncia o obrageiro Julio T. Allica, proprietário do empreendimento Porto Artaza¹, por emitir seu próprio papel-moeda² e com descrições em espanhol. O que no entender do extinto jornal se caracterizava em fato ilegal ante às leis leis brasileiras (O Dia. Curitiba: nº 655, ed. 22 de agosto de 1925, p. 1 — Biblioteca Nacional Digital). -- FOTO 1 --
¹ Empreendimento localizava-se ano atual distrito rondonense de Porto Mendes, agora susmerso pelas águas do Reservatóiro da Itaipu Binacional (nota do pesqusiador).
² Seguramente não se pode afirmar que tratava-se de papel-moeda particular. É certo que não passava simplesmente de um bilhete caracterizado, impresso, identificando determinado valor, em forma, de "vale de compras" (nota do pesquisador).
Saber mais, clique aqui.
___________________________________
1939 — Chega ao Brasil o padre João Francisco Assmann, da congregação dos Servos do Verbo Divino, procedente da Alemanha. Atua inicialmente na cidade de Antonio Carlos (MG). Mais tarde, se torna o primeiro pároco da Paróquia Católica Sagrado Coração de Jesus, de Marechal Cândido Rondon (nota do pesquisador). -- FOTO 2 --
¹ Saber mais, clique aqui (item 1982).
___________________________________
1954 — Chega de mudança em Marechal Cândido Rondon, o casal Carolina (nascida Rothmann e DomênicoJoão Cemin, procedente de Linha Boa Esperança, município de Concórdia (SC). Instala-se em sua propriedade, adquirida da colonizadora Maripá, na Linha João Pessoa, entre as atuais cidades de Marechal Cândido Rondon e Quatro Pontes, nas proximidades do Posto de Combustível Trovão Azul (colaborou Anildo Cemin, filho).
___________________________________
1970 — Em solenidade, seguido de baile, na cidade de Marechal Cândido Rondon, no extinto Salão Wayhs, a Liga Rondonense de Esportes entrega a premiação do Campeonato Regional de 1970:
— Campeão: Oeste Paraná Futebol Clube
— Goleador do Campeonato: Jair Santo Dalla Vecchia
___________________________________
1970 — É inaugurada a sede da Ação Social São Vicente de Paula, na cidade de Toledo (PR). A entidade é a mais importante entidade beneficente da cidade paranaense. A instituição tem a direção da irmã Luiza Menin (COSTA, Luiz Alberto Martins. Calendário Histórico de Toledo — Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009, 184). -- FOTO 3 --
Saber mais, clique aqui.
____________________________________
1973 — Pelo Decreto nº 100, o cirurgião-dentista Nori Pooter¹ é nomeado para a função junto ao Departamento de Saúde e Bem-Estar Social da Prefeitura Municipal de Marechal Cândido Rondon (PR), com vencimentos de 900 cruzeiros mensais (A Voz do Oeste. Toledo: Ano VI, nº 144, ed. 30 de dezembro de 1973, p. 32 — Encarte Especial).
¹ Também foi vereador eleito para a 3ª legislatura (31.01.1970 a 31.01.1973, da Câmara Municipla de Marechal Cândido Rondon. Elegeu-se pela extinta Aliança Renovadora Nacional (ARENA), com 770 votos. Foi presidente do referido Legislativo Municipal, de 22 de março de 1971 a 20 de dezembro de 1971. Um ferrenho opositor do então prefeito rondonense Dealmo Selmiro Poersch, com discursos aviltantes à sua honra (nota do pesquisador).
_________________________________
1973 — Pelo Decreto nº 102/73, Harry Feiden¹ é nomeado para exercer o cargo de Chefe de Trânsito no município de Marechal Cândido Rondon, com vencimentos iniciais de Cr$ 800,00 mensais (A Voz do Oeste. Toledo: Ano VI, nº 144, ed. 30 de dezembro de 1973, p. 32 — Encarte Especial).
¹ Elegeu-se vereador para a 3ª legislatura, de 31.01.1970 a 31.01.1973, pela extinta Aliança Renovadora Nacional (ARENA), da Câmara Municipal de Marechal Cândido Rondon e exerceu o cargo de 1º secretário do referido legislativo municipal, no período 22 de março de 1971 a 2012.1971. Na eleição para a 4ª legislatura ficou na suplência com 774 votos. Assumiu de 17 de dezembro de 1973 a 1º de março de 1974 como suplente do também vereador suplente Plínio Kleemann. Harry Feiden voltou a assumir cadeira no Poder Legislativo entre 15 e 29 de março de 1974 como suplente do vereador Waldi Winter (nota do pesquisador).
_________________________________
1974 — Acontece na cidade de Céu Azul a 32ª Reunião da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (AMOP) (nota do pesquisador). -- FOTO 4, 5 e 6 --
___________________________________
1975 — Começa a funcionar o extinto Posto de Combustível Zoca, de Luis Leduc, à Avenida Rio Grande do Sul, em frente a Delegacia de Polícia , na cidade de Marechal Cândido Rondon (nota do pesquisador).
___________________________________
1976 — Falece, em consequência de um gravíssimo acidente de trânsito, na Via Dutra, o ex-presidente da República, Juscelino Kubitschek de Oliveira, aos 74 anos.
O político retornava ao Rio de Janeiro, depois de se avistar com o ex-presidente da República, Jânio Quadros, na cidade de São Paulo. -- FOTO 7 --
___________________________________
1977 — Instala-se em Marechal Cândido Rondon, para um temporada de apresentações, o Gran Circo Norte Americano¹, com estréia no dia 26 de agosto. O circo é montado na proximidades da atual rodoviária, à Rua Minas Gerais, na quadra entre a Avenida Rio Grande do Sul, Rua Castelo Branco e a Rua Independência (VIANNA, Dirceu da Cruz. Frente Ampla de Notícias. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora do Paraná AM, vol. nº 37, cad. 28.07.1977 a 10.09.1977, ed. 25.08.1977, p. 409. Programa de Rádio).
¹ Até onde pesquisado não se conhece qualquer ligação da empresa circence ao Gran Circus Norte Americano que teve sua lona incendiada na cidade de Niterói (RJ), em 17 de dezembro de 1961, quando 503 morreram no incêndio (ver mais, clique aqui).
___________________________________
1977 — Começa a funcionar em Marechal Cândido Rondon, 47ª filial da rede de Farmácias Minerva, com sede central na cidade de Curitiba. A filial é instalada no antigo prédio Farmácia Filadélfia¹, de propriedade de Tharcy Stürmer.
A gerência da unidade é de José Carlos Rosa (VIANNA, Dirceu da Cruz. Frente Ampla de Notícias. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora do Paraná AM, vol.nº 37, cad. 28.07.1977 a 10.09.1977, ed. 22.08.1977 p. 363. Programa de Rádio).
¹ Com o desaparecimento do nome de fantasia na venda para à rede de fármacos de Curitiba, a denominação anos depois foi aproveitada pelo casal Ingrun (Guni) Seyboth e Luiz Carlos Lirio (Grilo) quando abriu seu estabelecimento farmacêutico na cidade de Marechal Cândido Rondon (nota do pesquisador).
___________________________________
1988 — Acontece baile no Clube Concórdia, organizado pelo Centro de Tradições Gaúchas Tertúlia do Paraná, de Marechal Cândido Rondon, com a animação do "Grupo Minuano", de Campo Mourão (PR) (O Paraná. M. C. Rondon Especial. Cascavel: Editora OPR S/C Ltda., 1987, p. 5).
¹ (...) Inicialmente o grupo se chamava Os Selvagens e era formado pelos irmãos, José (Yé), Cid, Oscar, Clóvis, Jairo, e Edgar, naturais da cidade de Carazinho/RS.
Anos mais tarde mudou-se para Joaçaba/SC, onde o nome do grupo passou a se chamar Irmãos Ramos, por lá permaneceram durante quatro anos, nesta época o movimento gaúcho do Paraná estava em ascensão, e o grupo mudou-se para Campo Mourão, onde fizeram o baile de fundação do CTG Índio Bandeira no ano de 1979.
Ainda em 1979 Os Irmãos Ramos se inscreveram para participar do 1º Festival Nacional da Radio Record, onde ganharam o primeiro lugar cantando Gaitinha de Oito Baixos, tendo como prêmio pelo festival a gravação do primeiro disco e dinheiro para comprar uma Veraneio.
A gravadora SETA para lançar o disco pediu a mudança do nome e escolheu, que permanece até hoje, Grupo Minuano.
Nos anos de 1980 e 1981 grupo concorreu novamente e ficou em 2º lugar nos dois anos consecutivamente.
Com o passar dos anos, e novas formações o grupo alcançou grandes vitórias como o prêmio de Melhor Grupo Tradicionalista do Paraná nos anos 1991, 1992, 1993, Troféu Imprensa do Paraná em 1996, e consagrou-se com a turnê nos Estados Unidos no ano de 2001 onde receberam uma menção honrosa pela difusão da música gaúcha no Brasil e no Exterior, com a formação: Yé, Rosenildo, Maurício, Juliano, Marcelo, Paulinho, Carlinhos e Grilo, ganharam o Troféu Nenito, como destaque do ano de 2002, concedido pelo Jornal Buenas Tchê (...) (ilivaldoduarte.blogspot).
___________________________________
1989 — É fundada a Associação Leite Oeste, por produtores de leite da comarca de Marechal Cândido Rondon. É eleito como primeiro presidente da entidade, Wilson Herpich (O Presente. Marechal Cândido Rondon, PR, 1960 - 2010. Edição Especial, p. 47).
___________________________________
1994 — A Câmara de Vereadores de Marechal Cândido Rondon aprova projeto de lei, oriundo do Executivo Municipal,que autoriza o Poder Executivo a comprar uma área de terra, de 10.029m², em benefício do SESI e do SENAI (Rádio Difusora do Paraná. Panorama. Marechal Cândido Rondon: vol. 052, cad. julho a agosto 1994, fls. 451).
___________________________________
2004 — Acontece a 31ª Festa Nacional do Porco Assado no Rolete, da cidade de Toledo (PR). Da agenda programática de eventos da festividade, ainda constam o Festival Sulamericano de Carne Suína, Corrida do Porco, Curso de Defumados e palestras técnicas (COSTA, Luiz Alberto Martins. Calendário Histórico de Toledo — Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009, 185).
___________________________________
2013 — Falece o pioneiro Paulo Siewert, filho do casal Amália (nascida Buss) e Arthur Siewert. Chegou em Marechal Cândido Rondon em 16 de julho de1951 acompanhando os pais e irmãos, procedente de Santo Ângelo, RS (nota do pesquisador).
___________________________________
2017 — A Cooperativa Agroindustrial Copagril recebe a visita de comitiva de empresários e representantes de empresas dinamarquesas que atuam nas áreas de aves, suínos, peixes, embalagens e sistemas no Brasil.
O encontro teve por objetivo mostrar os interesses e metas da Copagril, expor os níveis de produção e estimular futuras oportunidades de negócios entre a cooperativa e as empresas da Dinamarca.
___________________________________
2017 — O vereador Ronaldo Pohl (PSD) em entrevista publicada no jornal O Presente anuncia que deixa o grupo de vereadores de apoio ao prefeito municipal Marcio Andrei Rauber, de Marechal Cândido Rondon, o qual tinha apoiado na eleição, por desincompatibilidade de atuação (in: Marechal Cândido Rondon: ed. 22 de agosto de 2017, p. 08). -- FOTO 8 --
___________________________________
2017 — Em matéria publicada com o título "Frota rondonense cresce 80% em dez anos", o jornal O Presente informa que o número de veículos de 22.157 no município de Marechal Cândido Rondon, janeiro de 2007, chegou a 39.960 unidades, em dezembro de 2016 (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 22 de agosto de 2017, p. 20 e 21).
__________________________________
2018 — Pelo 7º ano consecutivo o SICREDI é incluído em 14 categorias no Anuário Exame — Melhores & Maiores 2018.
A propósito, da referência alcançada, a Sicredi Aliança PR/SP, destaca em nota à imprensa, a figuração no referido anuário:
Sicredi figura em 14 categorias do Melhores & Maiores 2018
Pelo 7º ano consecutivo, ranking que reúne as mil maiores empresas do Brasil traz a instituição financeira cooperativa em posições de destaque
O Sicredi – instituição financeira cooperativa com mais de 3,8 milhões de associados e atuação em 22 estados brasileiros e Distrito Federal – foi incluído em 14 categorias no anuário Exame – Melhores & Maiores 2018. Para chegar ao resultado, a equipe técnica da Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (FIPECAFI), ligada ao Departamento de Contabilidade da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP), avaliou balanços e indicadores financeiros mil organizações.
Na categoria 200 Maiores Grupos, a SicrediPar, holding que controla o Banco Cooperativo Sicredi e coordena as decisões estratégicas do Sistema, é destaque na 48ª posição. Já o Banco Cooperativo Sicredi, instrumento de acesso das cooperativas de crédito ao mercado financeiro, manteve sua colocação no 3ª lugar em Crédito Rural e ocupa o 40º lugar entre os 50 Maiores Bancos por Patrimônio. Ainda no indicador crédito, despontou nas categorias Crédito Pessoal (14º para 10º), Crédito Imobiliário (12ª), Crédito Pessoa Jurídica Total (12º para 7º) e Crédito para Médias Empresas (5º).
Banco Cooperativo Sicredi ainda aparece em outras sete categorias: Depósito em Poupança (de 7º para 6º), em 16º lugar em Riqueza Criada por Empregado, 17ª em Empréstimos e Financiamentos e 15ª em Receita de Intermediação Financeira e Serviços. Em Total do Ativo Ajustado, figura na 13º posição; sobe duas posições em Número de Correntistas, indo de 13º para 11º; e finaliza no 8º lugar entre os maiores Emissores de Cartão de Crédito.
Segundo o Presidente do Conselho de Administração da Sicredi Aliança PR/SP, Adolfo Rudolfo Freitag, este reconhecimento demonstra que o Sicredi vem cumprindo o seu papel enquanto instituição financeira cooperativa. “Nós fazemos parte de tudo isso e estes destaques servem de espelho para a nossa cooperativa. Cada vez mais o Sicredi se destaca nacional e internacionalmente pelo seu modelo de atuação, o que nos dá ainda mais ânimo para levar o cooperativismo para mais pessoas. Estamos juntos! Promovendo e comemorando os bons resultados”, disse.
COMENTÁRIOS