1956 — Chega de mudança em Marechal Cândido Rondon, no atual distrito de São Roque, o pioneiro Miguel Weinfortner (...)
1921 — Decreto assinado pelo Presidente da República, Epitácio Pessoa, autoriza a abertura de crédito de 80.000$ para a construção de uma linha telegráfica "que partindo de foz do Iguassú ou Catanduvas, vá terminar em Porto Mendes, situado à margem esquerda do Rio Paraná, abaixo das Sete Quedas, no Estado do Paraná" (O Jornal. Rio de Janeiro: Anno III, nº 828, ed. 04 de outubro de 1921, p. 8 — Biblioteca Nacional Digital). -- FOTO 3 --
____________________________________
1950 — O pioneiro "Domingos Francisco Zardo¹ é eleito vereador e representante do distrito de Toledo (PR) na Câmara Municipal de Foz do Iguaçu" (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo — Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009, p. 220). -- FOTO 4 --
¹ Anos depois transferiu residência para a cidade de Palotina, onde veio ser eleito como prefeito municipal para a gestão 02.01.1966 a 31.01.1970 (nota do pesquisador).
___________________________________
1956 — Chega de mudança em Marechal Cândido Rondon, no atual distrito de São Roque, o pioneiro Miguel Weinfortner, na companhia da esposa Edith e dos filhos Flávio, Nadir e Zenaide (fonte: Arquivo da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura Municipal de Marechal Cândido Rondon). -- FOTOS 1 e 2 --
___________________________________
1956 — É "assinada a Lei nº 433 criando o distrito de Terra Roxa do Oeste, pertencente a Guaíra" (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo — Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009, p. 220).
___________________________________
1958 — O toledano Egon Werner Bercht é eleito suplente de deputado federal com 7.719 votos, sendo 2.001 sufrágios do município de Toledo (na época incluia os municípios da comarca de Marechal Cândido Rondon). Assume em 1960, como primeiro político do Oeste do Paraná na Câmara Federal (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo — Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009, p. 221). -- FOTO 5 --
___________________________________
1958 — É eleito como deputado federal Ney Aminthas de Barros Braga, pelo antigo Partido Democrático Cristão (PDC). O lapeano (natural da cidade paranaense da Lapa) se tornaria, doravante, numa das figuras políticas de maior expressão do Paraná (20.05.2020).
Antes de se eleger à Câmara Federal, Ney Braga já tinha sido prefeito da cidade de Curitiba. Candidato em 1960 elege-se governador do Paraná, cargo em exerce até março de 1964. Com sua adesão ao Governo Militar de 64, filiando-se a extinta Aliança Renovadora Nacional (ARENA), é convidado pelo presidente general Humberto de Alencar Castelo Branco para ser ministro da Agricultura.
Em 1967 é vitorioso em sua candidatura ao Senado, onde permanece de 1968 até 1974, quando é convidado pelo Presidente Ernesto Geisel para assumir o Ministério da Educação.
É ministro até 1978, ano em que disputa pela segunda vez o cargo de governador do Paraná. Eleito, toma posse como 45º mandatário estadual em 15 de março de 1979. O mandato encerra em 14 de março de 1982, ano em que Movimento Democrático Brasileiro (MDB) domina as eleições de norte a sul. No Paraná, o senador José Richa ganha para o Governo do Estado.
A partir daí, a força política do Ney Braga começa decair no Estado. No entanto, permanece forte no Poder Central. Em 1985, recebe convite para assumir como diretor geral brasileiro da Itaipu Binacional, cargo que exerce até 1990, ano em quedeixa o cenário político paranaense.
Falece em 16 de Outubro de 2000.
Em relação a Marechal Cândido Rondon nutria grande predileção, a ponto de festejar, em diversas ocasiões, o seu aniversário (25 de julho) na cidade. Esse apreço é fruto da amizade que tem com o deputado estadual rondonense Werner Wanderer, um defensor ferrenho de seu governo e forte parceiro na antiga Arena, assim como a maioria dos rondonenses.
O município de Marechal Cândido Rondon é muito beneficiado em obras em função da fidelidade e amizade do deputado Werner Wanderer com o ex-governador e ex-ministro. Entre eles, está o antigo Módulo Esportivo, o primeiro edificado no Brasil, enquanto Braga era ministro da Educação.
Quanto ao primeiro prefeito rondonense eleito, Arlindo Alberto Lamb, este não teve boa afinidade com o governador Braga, por ambos estarem fiilados em correntes partidárias contrárias. Lamb é filiado ao Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), sigla partidária em oposição ao governador. -- FOTO 6 --
____________________________________
1960 — O diretor-geral da colonizadora Maripá, Willy Barth, é eleito prefeito do município de Toledo. Para a Câmara Municipal da mesma cidade, são eleitos os rondonenses¹ Edgar Arno Lamb, Lauro Eckstein (distrito de Quatro Pontes, grifo nosso) e o médico Aylson Confúcio de Lima (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo — Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo:GFM Gráfica & Editora, 2009, p. 221). -- FOTO 7 --
¹ Os edis rondonenses renunciaram ao mandato depois da instalação do município de Marechal Cândido Rondon, em 1961 (nota do pesquisador).
____________________________________
1966 — É "aprovada pela Câmara Municipal a Lei 388 criando o Conselho de Desenvolviemnto de Toledo (Codetol)" (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo — Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009, p. 91 ).
____________________________________
1967 — É criado pela Lei Estadual nº 5645/67, o distrito administrativo e judiciário de Nova Mercedes (atual município de Mercedes). O autor do projeto de lei é o deputado Francisco Escorsin.
A publicação da lei ocorre no Diário Oficial do Estado nº 177, de 04 de outubro de 1967 (nota do pesquisador).
___________________________________
1969 — Toma posse como juiz substituto da comarca de Marechal Cândido Rondon, no salão nobre do Tribunal de Justiça do Paraná, em Curitiba, o doutor Jossoé do Amaral Campos Antes é advogado e vereador na cidade (nota do pesquisador).
___________________________________
1970 — É inaugurada a nova sede da Associação Rondonense de Estudantes Secundários (ARES), à Rua Espírito Santo, esquina Rua Mem de Sá, na cidade de Marechal Cândido Rondon. É uma construção em madeira.
A entidade classista é presidida pelo estudante Elio Edvino Winter (Rádio Dfusora do Paraná. Inagurada a sede da Ares. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora do Paraná, vol. 10, cad. 01.10.1970 a 10.02.1972, [s.p.] — ed. 03.10.1970. Programa de Rádio.
___________________________________
1970 — É inaugurado na Capital Paranaense o Palácio das Telecomunicações Presidente Arthur da Costa e Silva, da extinta Companhia de Telecomunicações do Paraná (TELEPAR).
Sobre a construção do edifício, o historiador Paulo Roberto Grani, em postagem na página "Curitiba em Antigamente, no Facebook, em 30 de junho de 2022, escreve:
HISTORIANDO O PALÁCIO DAS TELECOMUNICAÇÕES
O Palácio das Telecomunicações Presidente Arthur da Costa e Silva, construído sobre terreno da antiga chácara de Affonso Augusto Teixeira de Freitas, situa-se na avenida Manoel Ribas Nº 100, no bairro Mercês, em Curitiba, foi projetado em 1966, com as fundações tendo início um ano depois. Na época, o arquiteto Lubomir Ficinski encaminhou para a diretoria da extinta Companhia de Telecomunicações do Paraná (Telepar) o estudo preliminar da construção. São 91,98 metros de altura em uma área que compreende 12 mil metros quadrados.
O trabalho contou com uma comissão formada por Ivo Arzua – ex-prefeito de Curitiba e presidente da Telepar entre 1969 e 1971 – além dos engenheiros Renan Augusto Ramos; Laércio Forbeck e Renato Gali Marques. O conjunto de profissionais – junto com Ficinski – deu carta branca para que as obras começassem.
Cerca de 250 operários trabalhando em período integral fizeram parte da construção que em menos de um ano viria a ser inaugurada. A data escolhida, 03/10/1970, veio em homenagem ao aniversário de Arthur da Costa e Silva – presidente do Brasil durante o regime militar e que dá o nome oficial ao Palácio das Telecomunicações.
O prédio possui brises-soleis verticais em alumínio para reduzir a incidência direta da radiação solar em seu interior, os quais eram, ocasionalmente, posicionados para formar imagens em datas comemorativas nos natais e outras ocasiões especiais.
Localizado a uma altitude de 1.024 metros em relação ao nível do mar, o edifício chama a atenção pela imponência na região do Alto São Francisco, é o segundo ponto mais alto de Curitiba, depois da Torre das Mercês, edificada na rua Jacarezinho, nas Mercês.
O Palácio das Telecomunicações Presidente Costa e Silva, mais conhecido como prédio da TELEPAR, foi sede da empresa Telecomunicações do Paraná S/A, operadora de telefonia criada pelo ex-governador Ney Braga em 1963. Com a privatização do setor em 1998, a propriedade do edifício passou à Brasil Telecom e, atualmente, pertence à Oi. -- FOTOS 8, 9 e 10 --
___________________________________
1973 — A Delegacia de Polícia de Marechal Cândido Rondon recebe viatura nova, uma rural Ford/Willys. O veículo é entregue ao delegado Alberto Meier pelo prefeito municipal Almiro Bauermann, em função da celebração do convênio entre a Prefeitura Municipal e a Secretaria de Estado de Segurança Pública, formulado em novembro de 1972 (VIANNA, Dirceu da Cruz. Frente Ampla de Notícias. Marechal Cândido Rondon AM, vol. 019, cad. 21.09.73 a 03.04.74, ed. 03.10.73, p. 39. Programa de Rádio). -- FOTO 11 --
___________________________________
1976 — É realizado chá beneficente em favor da APAE Marechal Cândido Rondon, promovido pela OASE da Comunidade Martin Luther (Marechal Cândido Rondon. Chá da OASE para a APAE. Marechal Cândido Rondon: Frente Ampla de Notícias, vol. 29, cad. 25.08.1976 a 21.10.1976, [s.p] — ed. 02.10.1976. Programa de Rádio).
___________________________________
1976 — Acontece a inauguração da cancha de bocha do Clube de Campo Roda d’Agua, da cidade de Marechal Cândido Rondon, com churrascada ao meio dia, e com a presença do prefeito municipal Almiro Bauermann e do deputado estadual Werner Wanderer (Rádio Difusora do Paraná. Roda d'Àgua inaugurou e reuniu sócios. Marechal Cândido Rondon: Frente Ampla de Notícias, vol. 29, cad. 25.08.1976 a 21.10.1976, [s.p.] — ed. 04 de outubro de 197. Programa de Rádio ).
___________________________________
1976 — Com baile no Clube Aliança, animado pelo grupo musical rondonense "Os Zíngaros", a Associação Rondonense de Estudantes Secundários (ARES) faz a entrega da premiação dos Jogos da Primavera 1976 (Rádio Difusora do Paraná. Ares entrega troféus e medalhas neste domingo. Marechal Cândido Rondon: vol. 29, cad. 05.08.1976 a 21.10.1974, ed.02.10.1976, [s.p.]. Programa de Rádio).
___________________________________
1977 — Acontece a fundação da Associação dos Clubes de Jovens Cooperativistas da Copagril¹ (ACJC), hoje Associação dos Comitês de Jovens Copagril.
¹ Os clubes de jovens, atualmente, são Comitês de Jovens da Copagril, sucedâneos dos antigos Clubes 4S.
___________________________________
1978 — A rondonense Irmgard Theobald se classifica em 3º lugar, a nível estadual, no concurso literário promovido pela então Legião Brasileira de Assistência (LBA), cujo tema estava relacionado ao idoso (Rondon Hoje. Marechal Cândido Rondon: Editora Independente Ltda., nº 57, ed. 03 de outubro a 10 de outubro de 1978, p. 9).
___________________________________
1982 — É "realizada a 9ª Festa do Porco Assado no Rolete, no Clube de Caça e Pesca de Toledo" (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo — Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009, p. 220).
___________________________________
1985 — Começa e vai até o dia 06, na cidade de Toledo (PR), a 11ª Exposição Estadual de Suínos, paralela a 12ª Festa do Porco Assado no Rolete (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo — Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009, p. 221).
___________________________________
1983 — É instalado o Corpo de Bombeiros, unidade da Polícia Militar do Estado do Paraná (PMPR), na cidade de Toledo, com sede à Rua Ledoino José Biavatti, 1570, Vila Industrial. O primeiro comandante da guarnição é 2º Ten Bombeiro Militar, HERMES BINDER FILHO¹.
¹ É nascido em Curitiba em 09 de junho de 1950 (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo — Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009, p. 127).
___________________________________
1984 — É iniciada a construção da nova Igreja Matriz da Paróquia Católica Nossa Senhora Aparecida, da cidade de Mercedes (PR) (nota do pesquisador).
___________________________________
1986 — Falece o empresário toledano e primeiro deputado federal de Toledo e região, senhor Egon Werner Bercht (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo – Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: Gráfica e Editora GFM, 2009. p. 221). -- FOTO 12--
___________________________________
1986 — O sindicalista e agricultor Alcino Biesdorf ¹ é reeleito para a 4ª gestão consecutica como presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Marechal Cândido Rondon, somando 1.219 votos contra 393 votos para o candidato oposicionista, o agricultor Adolfo Livi (GOMES João Marcos et allii. Panorama. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora AM, vol. 006, ed. 22.09.1986, p. 231; ed. sem data, p. 269; ed. 29.9.1986, p. 283; ed. 02.10.1986, p. 307; ed.. 03.10.1986, p. 323; e ed. 04.10.1986, p. 329. Programa de Rádio). -- FOTO 13 -
-
¹ É morador na Linha São José no atual município de Quatro Pontes e também vários mandatos como diretor-presidente da Cooperativa de Eletrrificação Rural e Desenvolvimento de Marechal Cândido Rondon - CERCAR - (nota do pesquisador).
___________________________________
1987 — Casam-se os jovens rondonenses Karen Inês Rockenbach e Alvir Antonio Lodi, na Matriz Católica Sagrado Coração de Jesus, da cidade de Marechal Cândido Rondon (PR), em celebração oficiada pelo padre José Garibaldi SVD. -- FOTO 14 --
Ela filha do casal Erna (nascida Happke) e Arno Rockenbach. Nascida em Marechal Cândido Rondon, em 07 de setembro de 1971. Ele filho de Adelaide¹ (nascida Bendo) e de Arlindo Lodi. É natural de Marechal Cândido Rondon, onde nasceu em 03 de junho de 1967. Seus pais também se casaram nesta cidade e na mesma matriz católica.
¹ É filha do casal pioneiro do distrito rondonense de Novo Horizonte, Gracia (nascida Trento) e Antonio Bendo que chegaram de mudança à Marechal Cândido Rondon, em 07 de setembro de 1951, procedente de Arroio Trinta (SC). A filha Adelaide é nascida nessa localidade catarinense.
(Ver mais, clique aqui).
O casal Karen Inês e Alvir Antonio Lodi residem desde 16 de abril de 1993, na cidade Dourados, Mato Grosso do Sul.
___________________________________
1987 — É fundado o Rotaract Club¹ de Marechal Cândido Rondon, apadrinhado pelo casal rotariano Romeu e Cleri Gebauer. (nota do pesquisador). -- FOTO 15 --
¹ Organização vinculada ao Rotary Internacional.
___________________________________
1988 — É concedida a empresa estatal paranaense Ferroeste S/A, pelo Decreto Federal nº 96.913, o direito de construir e gerir a Ferrovia Paraná Oeste, linha entre as cidades Cascavel e Guarapuava (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo — Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica e Editora, 2009. p. 221).
___________________________________
1990 — O então vereador de terceiro mandato Elio Lino Rusch, da cidade de Marechal Cândido Rondon se elege à Assembléia Legislativa do Estado do Paraná, com 15.314 votos. Reelege-se para o segundo mandato em 03 de outubro de 1994, com 24.019 votos. Em 04 de outubro de 1998, reelege-se para o terceiro mandato com 35.146 votos. Em 06 de outubro de 2002, é reeleito para o quarto mandato com 38.653 sufrágios. Em 01 de outubro de 2006, ganha o quinto mandato de deputado estadual com 46.613 votos. Em 03 de outubro de 2010, se reelege para o sexto mandato com 44.597 votos. Em 2014, em 05 de outubro, é reeleito para o 7º mandato, com 54.993 votos.
É o deputado do Oeste do Paraná com o maior número de mandatos na Assembleia Legislativa. Nunca assumiu na condição de suplente até 2018. Entretanto, na eleição do ano referenciado, fica na suplência. Mais tarde, assume em definitivo, em função da cassação do mandato do deputado Fernado Francischini, por disseminação da fake news durante a campanha eleitoral (nota do pesquisador). -- FOTO 16 --
___________________________________
1992 — Acontecem eleições municipais gerais no Brasil. Em Marechal Cândido Rondon é eleito prefeito, o empresário Ademir Antonio Osmar Bier, tendo como vice Ariston Limberger, com 10.532 votos, contra o ex-prefeito Verno Scherer (vice o jornalista Arno Kunzler) que totaliza 10.170 sufrágios. -- FOTO 17 --
___________________________________
1994 — O empresário toledano¹ Dilceu Sperafico se elege para o primeiro mandato de deputado federal, com 57.157 votos (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo — Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: Gráfica e Editora GFM, 2009, p. 221). -- FOTO 18 --
¹ É o gentílico do município de Toledo (PR).
__________________________________
1996 — Ocorrem eleições municipais gerais no Brasil, em dois turnos (2º turno, dia 15 de novembro) É o último pleito antes da adoção da reeleição, uma única vez, para cargos subsequentes do executivo, e sem restrição para pleito não-consecutivo, conforme dispõe a Emenda Constitucional nº16/1997. Também é a primeira votação com urnas eletrônicas para um terço do colégio eleitoral nacional.
Elege-se como prefeito municipal de Marechal Cândido Rondon, o ex-vereador Ariston Limberger tendo como vice o empresário Renato Kaefer, com 12.435 votos. O vereador Edson Wasem e vice o engenheiro-civil Vitor Giacobo, perdem a eleição com 10.211 sufrágios. -- FOTO 19 --
___________________________________
2004 — O professor universitário Edson Wasem se reelege como 13º prefeito da cidade de Marechal Cândido Rondon tendo como vice Valdir Port (Portinho), seu vice no mandato anterior.
O professor vence as eleições por uma diferença de 27 votos, somando 12.565 contra 12.538 votos recebidos por Dieter Leonard Seyboth (PPS). Ainda é votado para prefeito Luiz Carlos Grilo (Grilo), filiado ao PT, com 1801 votos.
O segundo turno das eleições municipais gerais acontecem no dia 29 de outubro (nota do pesquisador). -- FOTO 20 --
___________________________________
2007 — Parlamentares do Oeste e Noroeste do Paraná, liderados pelo deputado federal Dilceu Sperafico (Toledo-PR), vão ao ministro de Defesa, Nélson Jobim, entregar proposta de criação de Base Aérea no futuro Aeroporto Regional¹ do Oeste do Paraná (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo — Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009, p. 222).
¹ Em 2021, catorze anos depois, o aeródromo regional ainda não tinha saido do papel, apesar da organização de vários eventos para a largada das obras (nota do pesquisador).
___________________________________
2015 — Acontece a inauguração das novas instalações próprias do tradicional Laboratório Pasetti, de propriedade do bioquímico Leodir Pasetti, à Rua Rio de Janeiro 513, na cidade de Marechal Cândido Rondon (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 06 de outubro de 2015, p. 19).
___________________________________
2015 — A equipe de bocha da cidade de Entre Rios do Oeste participa na cidade de Guarapuava do Campeonato Paranaense de Bocha e se classifica como vice-campeã (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 06 de outubro de 2015, p. 29).
___________________________________
2016 — Ocorrem eleições municipais em todo o Brasil. Em Marechal Cândido Rondon, é eleito o professor e vereador Marcio Andrei Rauber (DEM), tendo como vice o vereador Ilário Hofstaetter (PSB) com 16.182 votos, como 16º prefeito de Marechal Cândido Rondon.
Cleiton Freitag (Gordinho do Suco) (DEM) é o candidato a vereador com a maior votação: 638 sufrágios (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 04.10.2016, p. 03). -- FOTO 21 --
___________________________________
2019 — Falece na cidade de Balneário Camboriú (SC), o colonizador e fundador da cidade de Toledo (PR), Alfredo Paschoal Ruaro, aos 102 anos (family search). -- FOTO 22 --
Ver mais, clique aqui.
___________________________________
2018 — Acontece no Pavilhão Alemão, no Parque de Exposições de Marechal Cândido Rondon, às 14h, a apresentação da peça teatral "O Malefício da Mariposa". Com o ingresso livre, o público é convidado a fazer uma doação voluntária de um quilo de alimento não perecível.
O espetáculo vem ao município através de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura e o SESI. -- FOTO 23 --
Em comunicado às mídias sociais, a Prefeitura Municipal escreve sobre a peça:
Sinopse da peça: A aventura se passa em um jardim no qual os personagens são insetos que falam de amor e da paixão pela poesia. A música cria um espaço sonoro onde a magia e o trágico destino Curiatino (personagem central da obra) se revelam suavemente, transportando o público para um lugar onírico e cheio de surpresas.
O Malefício da Mariposa, do espanhol Federico Garcia Lorca, é um espetáculo bilíngue (espanhol-português) e já circulou em quase todos os estados do Brasil. Em 2012, foi considerado o melhor espetáculo teatral do Paraná pelo prêmio Gralha Azul. Sua linguagem mescla atores e bonecos, revelando uma forma teatral transposta e poética que dialogam intrinsecamente com o texto.
____________________________________
2018 — Após 20 anos de espera, por parte de alguns moradores, a Prefeitura Municipal de Marechal Cândido Rondon e a Companhia de Habitação do Paraná (COHAPAR) assinam convênio para regularização (escrituração) de 335 imóveis distribuídos entre os Loteamentos Augusto 1 e 2, Vila Martins, Santo Amaro e dos Mutirões das sedes distritais de Porto Mendes, Margarida e Iguiporã (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 05 de outubro de 2018, p. 13).
___________________________________
2018 — A Prefeitura Municipal de Mercedes faz a apresentação pública dos lucros auferidos com a relização dos festejos alusivos ao 26º aniversário e com a Festa Nacional do Costelão Recheado.
A festividade rendeu 67 mil reais às entidades parceiras (O Presente.Marechal Cândido Rondon: ed. 05 de outubro de 2018, p. 34).
____________________________________
2019 — O jornal Tribuna do Oeste, de Marechal Cândido Rondon, publica matéria informativa sobre o 4º ano do "Projeto Memória Rondonense" e o recente trabalho historiográfico de seus pesquisadores na cidade de Posadas, Argentina. -- FOTO 24 --
___________________________________
2019 — Acontece o encerramento do Curso de Desenvolvimento de Liderança Feminina da Cooperativa Agroindustrial Coopagril (Revista Copagril nº 112 - Ano 14 - Set/Out 2019, p. 38). -- FOTO 25 --
___________________________________
2020 — É inaugurado no pátio da sede da Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (ACIMACAR) o Jardim dos Cataventos Cor de Rosa, alusivo ao Outubro Rosa.
A confecção e formação do jardim é do Grupo de Apoio Elis Regina, sucedâneo de "Um toque pela Vida". -- FOTO 26 --
Em alusão ao Outubro Rosa 2020, a Acimacar emite a seguinte nota:
Jardins de cata-vento homenageiam Grupo de Apoio Elis Regina
Ação do Conselho da Mulher Empresária faz parte da programação dos dez anos da campanha Outubro Rosa – Um Toque Pela Vida em Marechal Cândido Rondon.
(...)
Em Marechal Cândido Rondon, a campanha Outubro Rosa – Um Toque Pela Vida é coordenada pelo Conselho da Mulher Empresária da Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon.
“Além das ações que envolvem a venda de máscaras e arrecadação de leite longa vida para doação ao Hospital do Câncer de Cascavel (Uopeccan), bem como uma live que acontecerá no fim deste mês, a intervenção artística dos jardins de cata-vento em dois pontos da cidade lembram a importância da campanha e seus objetivos, bem como homenageiam as mulheres que integram o Grupo de Apoio Elis Regina”, explica a coordenadora da campanha Outubro Rosa – Um Toque Pela Vida, Maira Ludwig Rossetto.
Os jardins de cata-vento estão localizados no encontro das Avenidas Maripá e Rio Grande do Sul e também na sede da Acimacar.
Maira explica que a escolha do símbolo tem relação com a representatividade do cata-vento. “Ele simboliza o movimento e gera energia, que inspira amor e esperança”, detalha.
Dez anos
Nestes dez anos de campanha, compartilha Maira, a cada edição pode ser observado um crescimento no envolvimento da comunidade à campanha, que desde o início participa ativamente de todas as ações desenvolvidas pelo Conselho da Mulher Empresária. “A cada edição que realizamos nos empenhamos para que o propósito da campanha seja alcançado: chamar a atenção para a importância do autoexame e do diagnóstico precoce para o aumento das chances de cura.
Desde a primeira edição da campanha Outubro Rosa – Um Toque Pela Vida, o Conselho da Mulher Empresária recebe diversos depoimentos e relatos de mulheres que foram incentivadas pelas ações do conselho a realizar o autoexame e buscar tratamento. “Foram vários os relatos que recebemos de mulheres que conseguiram o diagnóstico precoce e hoje estão curadas. Quando ouvimos esse tipo de depoimento, temos a certeza de que nosso esforço vale a pena e de que estamos no caminho certo”, complementa.
Grupo de Apoio Elis Regina
Criado em 2014, o Grupo de Apoio Elis Regina atualmente conta com 53 participantes. Ele surgiu com o nome “Um Toque Pela Vida”, por estar ligado diretamente à campanha do Conselho da Mulher Empresária.
A mudança do nome do grupo aconteceu para homenagear sua criadora, Elis Regina dos Santos Schwingel. Ela faleceu em março de 2016, após lutar bravamente contra o câncer de mama, nos deixando uma linda história coragem, determinação e amor”, conta a coordenadora do Grupo de Apoio, Vanusa Schulz Ceruti.
O primeiro encontro do grupo aconteceu na sede da Acimacar, por meio de um convite aberto a todas as mulheres que enfrentavam algum tipo de câncer. “Na época, Elis usou a seguinte frase na publicação: ‘Às vezes uma mulher que descobre a doença precisa primeiro ser abraçada e ouvida’. Este tornou-se o propósito do grupo desde a primeira reunião, acolher quem está passando ou já passou por essa doença”, menciona.
Respeitando as regras de distanciamento social e não aglomeração para evitar a propagação do Covid-19, no momento o Grupo de Apoio Elis Regina não tem realizado os encontros presenciais, que normalmente aconteciam uma vez ao mês. “Nesses encontros, podemos falar, ouvir, compartilhar experiências e tirar dúvidas, rir e nos divertirmos. Muitas vezes temos convidados que trazem uma palestra e sempre procuramos ajudar alguém que esteja precisando”, diz Vanuza.
Por meio de um grupo no Whatsapp, as mulheres mantém-se unidas neste momento de distanciamento social, continuando o apoio mútuo e a troca de experiências. “Se alguém tem alguma dúvida sobre reações que está tendo ou alguma dúvida, ela posta no grupo e logo tem a resposta de outras dizendo que é normal, que também tiveram. Este grupo serve para compartilharmos experiências e animar umas às outras”, detalha.
Luta contra o câncer
Vanusa também já enfrentou a doença. Recebeu o diagnóstico de câncer de mama em setembro de 2017. “Foi a pior notícia da minha vida, especialmente por não ter histórico na família. Fui pra casa e cai de joelhos diante de Deus. Não consegui falar nada, só chorar, porque o sentimento que eu tinha era de morte. Infelizmente temos a visão de que câncer é uma sentença de morte”, compartilha.
No mês seguinte ao diagnóstico, Vanusa realizou a cirurgia para retirada do tumor. Um mês depois, iniciou a quimioterapia. “Quando meu cabelo começou a cair, fiquei decepcionada. Logo que descobri o câncer eu cortei meus cabelos, esperei cair um pouco e ficar bem ralo porque minha filha mais velha não queria que eu rapasse, mas não teve jeito. Foram as minhas filhas que cortaram, uma de cada lado para não ter briga, e meu esposo raspou o restante”, relembra.
Após os ciclos de quimioterapia e radioterapia, muitos momentos de conversas com Deus, reflexão e luta, Vanusa venceu a parte mais árdua da batalha contra o câncer e hoje ajuda outras pessoas que passam pela doença. “Não foi fácil e nem está sendo. O câncer me transformou. Aprendi a viver um dia de cada vez, a vencer uma dificuldade de cada vez, a orar mais e melhor, a realmente viver pela fé, a valorizar todo dia como sendo um presente especial”, conclui Vanusa.
Ela compartilha que sempre acompanhou a campanha Outubro Rosa – Um Toque Pela Vida, mas ela tornou-se real em sua vida após o diagnóstico. “A campanha é muito importante por vários motivos: nos faz lembrar de olhar para nós mesmas, ver se está tudo bem em nosso corpo, nos lembra de olhar com carinho especial para aquelas pessoas que estão em tratamento, é um alerta para família de quem está passando ou já passou por isso, de que não é fácil, mas existe cura sim e é um momento de compartilhar sua história, para animar e fortalecer quem passa por isso”, complementa ela.
Programação
Para relembrar a importância do autoexame e do diagnóstico precoce do câncer de mama, aumentando as chances de cura, as ações do Conselho da Mulher Empresária neste ano celebram os dez anos da campanha Outubro Rosa – Um Toque Pela Vida.
21/09 – Início das vendas de máscaras comemorativas ao valor de R$ 10 – Sandra’s Confecções, Raquel Malhas e Marcelo Uniformes
10/10 e 17/10 – Blitz nos supermercados rondonenses para arrecadação de leite longa vida, das 8h30 às 18 horas
19/10 – Entrevista com o diretor de Relações Públicas da Uopeccan, Wilson Riedlinger, no Picolo Esporte Clube, às 7h30, com transmissão pelo Facebook. Serão abordados aspectos gerais sobre o câncer de mama e importância do diagnóstico precoce, bem como sobre o trabalho da Uopeccan na região Oeste do Paraná.
23/10 – “Live do Bem” marcando o encerramento da campanha “Outubro Rosa – 10 Anos”, com uma retrospectiva das ações do movimento Um Toque Pela Vida, apresentação da Orquestra Municipal de Sopros e da dupla Douglas e Ana Paula. A transmissão acontecerá pela página do Facebook do Paraná Mídias TV, Picolo Esporte e Notícias e dos parceiros Acimacar, Uopeccan e OutubroRosa.MCR
___________________________________
2021 — Anunciados os cinco vencedores da 4ª edição do CNA Jovem, em transmissão online, desde a sede do Sistema CNA/Senar, em Brasília. O concurso tem a participação de 3,7 inscritos.
Entre os cinco vencedores, o paranaense Lucas Dierings¹, de Palotina mas com forte vínculo em cidade de Marechal Cândido Rondon. -- FOTO 27 --
¹Tem um forte vínculo com a cidade de Marechal Cândido Rondon. Inclusive eleito presidente da JCI local e para 2023 vice-presidente da organização nacional (nota do pesquisador).
___________________________________
2021 — O domingo é de céu fechado com chuvas intermitentes, de pancadas volumosas, no Oeste do Paraná, a partir da meia-noite. A cidade de Marechal Cândido Rondon registra um índice de 180 mm, nos últimos dois dias. Ventos do quadrante Norte, sem co-relação com as precipitações pluviométricas. A amplitude térmica do dia fica entre 17 e 27 graus (nota do pesquisador)
___________________________________
2022 — Com investimento de R$ 2.515.878,82, deste total cerca de R$ 2 milhões oriundos de emenda do deputado federal Fernando Giacobo e o restante, contrapartida do município, a Prefeitura Municipal de Marechal Cândido Rondon inicia a revitalização da Rua Sete de Setembro, trecho Prefeitura Municipal até o Núcleo Habitacional Itamaraty (BNH1), na sede municipal.
O projeto beneficia 20 quadras, com total de 33.292,20m² com recape asfáltico do trecho de rua, renovação do passeio público com paver e a colocação de ciclofaixa em toda a extensão .
_________________________________
2022 — Miguel Hachen¹, expoente da Arte Neoguarani, de nascença argentina, radicado em Foz do Iguaçu, numa iniciativa proativa pessoal em favor da Cultura, distribui gratuitamente 1.000 exemplares de sua obra "Poelendas das Cataratas", livro para o público infantil, entre as entidades educacionais e culturais da cidade da Tríplice Fronteira. -- FOTOS 28 e 29 --
No entanto, a grandeza de seu gesto não recebe de jornalistas e dos meios de comunicação qualquer grande destaque pela relevância de sua ação. Como contributo cultural à cidade, para a geração de conhecimento e exercício do pensamento, valores transformadores do indivíduo e da sociedade.
Alias, historicamente um mal nacional, num país onde os donos de jornalões recomendam aos seus jornalistas a produção de matérias sensacionalistas, histéricas, populistas e futricas políticas, porque é isso que gera interesse público e dá dinheiro. Cultura, não.
Em postagem feita em sua página no Facebook, em 06 de março de 2024, Hachen lamenta este desdém local. Ao tempo em que a sua obra é meritória de elogiosas palavras no país vizinho, a Argentina:
Periodismo al servicio de las expresiones culturales
Hace pocos días, el periodista argentino Claudio Salvador dedicó todo su programa "Así como Somos", que se emite por Radio Nacional Iguazú, para hablar gratuita y desinteresadamente sobre "Poelendas das Cataratas", un libro de mi autoría dirigido al público infantil de Foz de Iguazú que fue publicado hace ya casi dos años.
Lamentablemente, en Foz de Iguazú tanto los periodistas como los medios de comunicación no se interesan por arte y mucho menos por libros porque no comprenden la importancia de la lectura en las escuelas ni la trascendencia de la cultura local como patrimonio material e inmaterial. Aquí los periodistas, cuando no están promocionando a grandes empresas, prefieren hablar de la cantidad de accidentes o del número de mercancías contrabandeadas diariamente.
En ese sentido, llama la atención que un periodista argentino haya demostrado interés por una publicación en portugués, que se complementa con su versión en audio, porque su programa se emite en otro país, cuya lengua es el castellano. Al contrario de lo que ocurre aquí, tanto Claudio como la emisora radial demuestran que están al servicio de las expresiones culturales de la región y sin cobrar nada.
La masa, decía Henrik Ibsen, es materia bruta que hay que transformar en pueblo. Y yo agrego que para transformarla es necesario educarla.
M. H.
¹ O artista tem um vínculo afetivo com Marechal Cândido Rondon. É de sua autoria o mural "Cultura e Movimentos Sociais" junto ao prédio da Administração do campus da Unioeste.
___________________________________
2022 — Segunda-feira de tempo estável na cidade de Marechal Cândido Rodon e no Oeste do Paraná, A partir da meia-tarde, presença esparsa de nebulosidade tipo cirrus e cirrostratus. Ventos do quadrante Sudoeste, fraco, persistentes aé o final da tarde. Temperaturas entre 18 e 26 graus (nota do pesquisador). -- FOTO 30 --
____________________________________
2023 — É terça-feira. O mundo católico ocidental recorda a morte de São Francisco de Assis (1182-1226), considerado o protetor dos animais e do meio ambiente e expoente do pacifismo e da prática da humildade.
O dia amanhece na cidade de Marechal Cândido Rondon de céu encoberto parcialmente com nebulosidade tipificada como cirrocumulus. Não ocorrem precipitações pluviométricas no transcorrer do dia. Não chove significativamente na cidade desde o dia 08 de setembro.
Temperatura no começo da manhã é de 26 graus. A máxima do dia atinge os 33 centígrados com sensação térmica de 35° Celsius (temperaturas aferidas via aplicativo digital AccuWeather). Ventos do quadrante Nordeste, fracos (nota do pesquisador).
____________________________________
2023 — Boletim da Secretaria Municipal de Saúde de Marechal Cândido Rondon informa que existe um caso positivado de infecção por COVID 19, no município (nota do pesquisador). -- FOTO 30 --
____________________________________
2024 — É quinta-feira. O dia amanhece na cidade de Marechal Cândido Rondon com temperatura de 20 graus. Céu encoberto com nebulosidade tipificada como stratus, também conhecida como "neblina alta". Ventos do quadrante Sul, fracos. Porém, um tanto frios.
Sobre as condições do tempo no Estado do Paraná, nesta data, o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (SIMEPAR) compartilha duas notas informativas em sua página na internet:
"Nesta quinta-feira, o tempo ainda segue um pouco instável no Paraná. Uma presença de nebulosidade e alguma chuva, persiste mais ao norte e leste do estado, áreas próximo à São Paulo. O deslocamento do eixo mais instável da frente fria, avança para o Sudeste do País. As temperaturas estão previstas para retornar a patamares mais agradáveis em várias regiões do estado".
"Áreas de instabilidade seguiram atuando sobre o Paraná no decorrer da madrugada, principalmente do centro ao leste do estado. Pancadas de chuva com raios foram registradas, com eventos isolados. Apesar da instabilidade, não houve registros de volumes significativos de precipitação pelas estações".Palavra do metereologista Lidia Luisa Mota , às 05:36 horas.
____________________________________
2024 — Falece o comunicador Cid Moreira, aos 97 anos, na cidade de Petrópolis (RJ), em decorrência de complicações de pneunomia (Metrópoles). -- FOTO 31 --
Sobre o icônico apresentador do Jornal Nacional, o poeta escritor e jornalista curitibano Fabrício Carpinejar escreveu:
BOA NOITE, CID!
Uma lenda do telejornalismo se despediu da existência terrena. Morreu nesta quinta-feira (3), de insuficiência renal crônica, o jornalista, locutor e apresentador Cid Moreira, aos 97 anos. Recém tinha soprado velas no domingo em seu exílio público, na região serrana de Petrópolis (RJ).
Suas últimas aparições se deram cuidando de horta, sem camisa, protegido por um chapéu de palha, afastado definitivamente da pose sisuda de terno e gravata.
Se ele partiu, espalhando saudade, a sua voz vai reboar ainda por muito tempo. Nenhum cantor apresentou uma assinatura vocal como a dele, capaz de ser reconhecido em qualquer lugar somente ao abrir a boca e cumprimentar alguém.
Talvez tenha sido o timbre mais hipnótico que surgiu na televisão até hoje. Seu tom não era aveludado, mas muito mais rouco do que isso: pura lã, retirada ainda quente das ovelhas.
Falava alto mesmo quando sussurrava. Sua locução tinha peso de relâmpago, tonitruante. Faria sombra a qualquer galã de novela — Tarcisio Meira ou Francisco Cuoco, destaques do folhetins, virariam coadjuvantes dividindo diálogos com ele.
Porém, não era uma voz propriamente sedutora, transmitia uma proteção incomum, uma segurança paternal.
Sua grandeza de tenor da informação alcançou tamanha influência e credibilidade, que foi escalado para narrar a Bíblia, dublando Deus entre nós.
Sua fisionomia, sua abastada cabeleira grisalha, suas sobrancelhas protuberantes ficaram conhecidas na esteira das notícias lidas com rigor e exatidão no Jornal Nacional, o primeiro telejornal transmitido em rede no Brasil.
Apareceu oito mil vezes na frente do principal noticiário da Rede Globo, de 1969 a 1996, numa fixação de imagem absurda em tempos analógicos.
Dominou a audiência em quase três décadas de realeza na bancada, ao lado, na maior parte das vezes, de Sérgio Chapelin, seu parceiro mais longevo da telinha.
Sua atuação era tão convincente, tão real, tão persuasiva, que os telespectadores retribuíam o “boa noite”, acreditando que ele poderia ouvir de volta e se encontrava fisicamente na sala de estar das famílias brasileiras.
Boa noite, Cid! Durma em paz.
Em @gzhdigital
______________________________________
COMENTÁRIOS