1990 — Bodas de Ouro o casal rondonense pioneiro Ervina (Harnisch) e Reinoldo Roberto Wulff, moradores na Linha Ajuricaba (...)
1932 — Pelo Decreto nº 21.076, do governo provisório de Getúlio Vargas, é instituído o Código Eleitoral que, entre as novidades, cria a Justiça Eleitoral, o direito ao voto facultativo às mulheres brasileiras e de serem votadas e torna o voto obrigatório.
Ver vídeo, clique aqui.
___________________________________
1975 — São contratadas as primeiras 11 garis pela Prefeitura Municipal de Marechal Cândido Rondon para varredura de ruas da sede municipal (nota do pesquisador)
___________________________________
1976 — Ocorre a Assembleia Geral Ordinária da Cooperativa Agrícola Mista Rondon Ltda. (COPAGRIL), agora Cooperativa Agroindustrial Copagril, com sede central na cidade de Marechal Cândido Rondon, com a presença de 1.164 cooperados. O evento foi realizado nas dependências do Armazém de Fertilizantes da Cooperativa.
Além da apresentação do relatório da Diretoria, Balanço Geral, Demonstrativo das Sobras e Perdas do exercício de 1975 e mais aprovação do Plano de Atividades para o ano de 1976, acontece a eleição da nova diretoria da entidade cooperativista para mandato de dois anos, assim composta:
Presidente: Leopoldo Piotrowski; Vice-presidente: Remy von Mühlen; Secretário: Gernot Reuter; 1º Conselheiro: Conrado Bach; 2º Conselheiro: Edulino Sieves; 3º Conselheiro: Armando Leimann; 1º suplente: Gentil F. Forlin; 2º suplente: Antônio Lovera; 3º suplente: Elmo Lauro Gall. Para o Conselho Fiscal foram eleitos: 1º conselheiro: Benjamim M. J. Laeffler; 2º conselheiro: Germano José Kuhn; 3º conselheiro: Walter Risse; 1º suplente: Bertoldo Becker; 2º suplente: Alfredo Garcia da Rocha e 3º suplente: Faustino Andreguetti.
A Assembleia também indicou os associados Leopoldo Piotrowski, Alfredo Gressler e Edulino G. Siewes como representantes da Copagril junto a COTRIGUAÇU (Informativo Copagril. Marechal Cândido Rondon: ed. Março 1976, p. 03).
____________________________________
1978 — Acontece na então sede distrital rondonense¹ de Quatro Pontes, no Clube Social Quatro Pontes, jantar comemorativo aos 73 anos de fundação do Rotary Club Internacional, promovido pelos rotarianos de Marechal Cândido Rondon.
O evento tem a palestra do engenheiro florestal Dr. José Antonio Sanches, coordenador da área de recursos renováveis do escritório regional da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, da cidade de Cascavel (VIANNA, Dirceu da Cruz. Frente Ampla de Notícias. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora Rondon AM, vol. 42, de 24.02.1978 a 05.04.78, fls. A-8 e A-20. Programa de Rádio).
¹ Gentílico do município de Marechal Cândido Rondon (PR).
___________________________________
1978 — Por iniciativa dos estudantes do então Ginásio Pio XII, da então sede distrital rondonense de Entre Rios, agora município de Entre Rios do Oeste, na praça pública local, começa a ser realizado o primeiro dos três cultos ecumênicos com o objetivo de animar a população local diante da forte estiagem e para pedir o retorno das chuvas.
O segundo culto é realizado no dia 28 de fevereiro e o último no dia 03 de março. O evento religioso é oficiado pelos próprios alunos do educandário ( (VIANNA, Dirceu da Cruz (dcv). 40 Horas de Oração pedindo chuva. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora Rondon AM, Frente Ampla de Notícias, vol. 42, de 24.02.1978 a 05.04.78, fls. A-9, A-19 e A-21. Programa de Rádio).
___________________________________
1986 — Com a presença de assessor especial da Presidência da República, os prefeitos da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (AMOP) reunem em Cascavel para tratar de assuntos comunitários, tendo por base as associações comunitárias criadas no município de Assis Chateuabriand (PR),
A iniciativa pioneira, primeiro caso no Brasil, nesse município paranaense facilita a transferências de recursos federais para a realização das obras definidas pelas associações (Assembleia de prefeitos discutiu assuntos comunitários ontem. Panorama. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora do Paraná, vol. 002. cad. janeiro a março 1986, fls. 253. Programa de Rádio).
____________________________________
1987 — Em virtude de mudança de cemitério na localidade de São Marcos, no atual município de Mercedes, são exumados 12 cadáveres do antigo cemitério e transferido para o novo local (LEDUC, Lincoln. Panorama. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora do Paraná AM, vol. 8, cad. janeiro a fevereiro de 1987, fls. 209. Programa de Rádio).
___________________________________
1990 — Comemora Bodas de Ouro o casal rondonense pioneiro Ervina (Harnisch) e Reinoldo Roberto Wulff, moradores na Linha Ajuricaba, onde chegaram com os filhos Harri, Davi, Neuli e Lori, em 06 de setembro de 1964. A comemoração festiva das bodas aconteceu no Clube Aliança de Marechal Cândido Rondon.
Ervina Harnisch¹ é filha do casal Bertha (nascida Fuhrmann) e Germano Alberto Harnisch. É natural da mesma localidade da esposa, nascido em 27 de setembro de 1917.
Reinoldo Roberto Wulff² é filho de Ida (nascida Rusch) e Frederico Wulff. É natural de Santa Coleta, município de São Lourenço do Sul (RS), onde nasce em 11 de abril de 1917.
O casal jubilar casa-se no distrito de Mauá, município de Concórdia (SC), perante o juiz de Paz, Felipe Osvaldo Mützemberger e do escrivão Antonio Heiss. O casamento religioso acontece na Igreja Luterana da mesma localidade, celebrado pelo pastor A. R. Lang, vindo da cidade gaúcha de Marcelino Ramos (colaborou Davi Wulff). -- FOTO 1 --
¹ É falecida em 25 de março de 2013. Seu corpo foi sepultado no cemitério público da cidade de Marechal Cândido Rondon.
² Faleceu em 23 de junho de 2009. Seus restos mortais também foram sepultados no cemitério público da cidade de Marechal Cândido Rondon.
___________________________________
1994 — Grupo de jovens da cidade de Toledo (PR), em ato na Câmara Municipal, criam a Câmara Junior¹ local (JCI) e elegem como primeiro presidente Odacir Fiorentin. O evento é prestigiado por juniores da cidade de Medianeira, Céu Azul, Cascavel e Marechal Cândido Rondon (Correio de Notícias. Curitiba: nº 231, ed. 24 de fevereiro de 1994, p. 4 - Suplemento Toledo).
¹ Poucos anos depois, a orgnaização local deixou de existir (nota do pesqusiador).
___________________________________
1998 — Falece na cidade de Porto Velho, o jornalista Emir Sfair, diretor dos jornais "O Paraná" (da cidade Cascavel -PR) e "Diário da Amazônia", da capital de Rondônia, aos 62 anos, vítima de embolia pulmonar.
Seu corpo é trasladado para a cidade de Cascavel para velório na Câmara Municipal e depois transferido para Curitiba para sepultamento. -- FOTO 2 --
___________________________________
2001 — Ocorre o lançamento da pedra fundamental da Congregação Alvorada, da Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB), no bairro Alvorada, em Marechal Cândido Rondon (PR) (nota do pesquisador).
_________________________________
2015 — Falece o dentista rondonense Adelar Nicolau Czapla (nota do pesquisador).
___________________________________
2016 — Acontece a 1ª Conferência Municipal de Grêmios Estudantis, organizada pela Associação Rondonense de Estudantes Secundários (ARES). O evento é realizado no pub Bunker Berlim, instalado na Casa Gaza, na cidade de Marechal Cândido Rondon (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 18 de fevereiro de 2014, p. 14).
___________________________________
2016 — Acontece na Prefeitura Municipal de Marechal Cândido Rondon a assinatura de contrato com a empresa GCENC Serviços de Engenharia Elétrica para a instalação de uma usina de microgeração e distribuição de energia elétrica, via produção fotovoltaica (energia solar), na Escola Municipal Criança Feliz, na sede municipal (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 25 de fevereiro de 2016, p. 12).
___________________________________
2016 — É confirmado o primeiro caso de chikungunya em Marechal Cândido Rondon, em paciente oriundo de Sergipe, de onde a família retorna de mudança (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 25 de fevereiro de 2015, p. 16).
___________________________________
2016 — Morre em acidente automobilístico, em trecho rodoviário próximo a Quatro Pontes, João Geraldo Bueno, 65 anos, funcionário da Mitra Diocesana de Toledo, que tinha vindo auxiliar o Padre André Boffo Mendes na mudança de Quatro Pontes ao Jardim Botafogo, onde este assume a Paróquia Maria Mãe da Igreja (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 25 de fevereiro de 2016, p. 23).
___________________________________
2017 — Matéria do jornal O Presente informa que aconteceu a eleição para a nova diretoria para o biênio 2017/2018, da Associação do Instituto Vocacional e Assistencial Rui Barbosa: Presidente: Ito Rannov, como presidente (reeleito); 1º Vice-Presidente, Edivandro Bier; 2º Vice-presidente: Douglas Roesler; Secretário: Hilda Schultz; 1º vice-secretário: André Rohloff; 2º vice-secretário: Daiane Berwig; tesoureiro: Auri Diesel; 1º vice tesoureiro: Wilmar Güttges; 2º vice-tesoureiro: Oldemar Hanusch; e conselheiro: pastor Arnildo Schenknecht. Conselho Fiscal: Ilgo Zimmermann, Jonas Rutke e Remi Sander; suplentes: Marciano Schel, Émerson Voigt e Robison Janke (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 24 de fevereiro de 2017, p. 18).
___________________________________
2017 — O jornal O Presente, em matéria especial, informa que o Instituto Nacional de Metereologia (INMET) registra no no dia 20 de fevereiro de 2017 a terceira maior temperatura no município de Marechal Cândido Rondon desde 2006: 37.3º graus.
Segundo a notícia, com base nos dados do INMET, a segunda maior temperatura de Marechal Cândido Rondon foi registrada em 08 de fevereiro de 2012, 39.2°C. Já o dia mais quente desde 2006, ou seja nos últimos anos, ocorreu no dia 17 de outubro de 2014, quando a temperatura atinge 40,1°C (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 24 de fevereiro de 2017, p.15).
___________________________________
2017 — É eleita a nova diretoria e conselho fiscal da Associação Atlética Cultural Copagril - AACC, assim composta:
DIRETORIA:
Presidente: Jaime Benjamin Vilani
Vice Presidente: Enoir José Primon
Secretária: Ilse Guaragni
Vice Secretária: Luciane Ivanir Syperreck de Abreu
Tesoureiro: Leandro Turazzi
Vice Tesoureiro: Irineu Scheibe
Sócio Cultural: Nelsi Mittanck
Vice Sócio Cultural: Ivna Nalerio dos Reis
Esportivo: Diego da Silva
Vice Esportivo: Marco Aurélio Tavares do Nascimento
Relações Públicas: Carina Walker Ribeiro
Vice Relações Públicas: Marcos Paulo Mendes
Patrimonial: Luismar Ferreira de Souza
Vice Patrimonial: André Peres Spindulas
CONSELHO FISCAL
Juliano Ivan Weizenmann
Milton Stiehl
Marco Aurélio Stensel
Nilvo Kühler
Udo Herpich
ASSESSORIAS:
Assessoria Contábil: Valéria Veleda Reichert
Assessoria Jurídica: Juliane Raymundo
Assessoria Tecnológica: Carlos Alberto Erig
Assessoria de Eventos: Vilson Luis Schuster
Assessoria Musical/Coral: Matias Eldor Graff
DEPARTAMENTOS ESPORTIVOS:
Veteranos: Nilvo Kühler e Malvino Dalfert
Futsal Profissional:José Eduardo de Oliveira Santana
Voleibol:Fernando Trapp, Marilei Trapp e Maria Cristina Nedel Giron
Escolinhas e Futsal Feminino: Valéria Veleda Reichert, Carlos Soares de Moraes e Celso Antunes
Tênis de Mesa: Laércio Wichineski e Fabio Lizzoni
Jogos de mesa: (Sinuca, Canastra, Truco e outros):Carlos Alberto Mundt e Marco André de Oliveira
Bolão, Bocha e Boliche: Carlindo Ferreira de Souza e Virgílio Chapla
___________________________________
2018 — Falece em Campina Grande do Sul, região metropolitana de Curitiba, no Hospital Angelina Caron, rondonense Ivan Port. Seu corpo é sepultado no dia seguinte no cemitério público da cidade de Marechal Cândido Rondon.
No começo de 2017, o funcionário da Emater/PR, em Marechal Cândido Rondon, tinha se submetido a um transplante cardíaco na citada casa de Saúde. No entanto, o corpo de Ivan apresenta sinais de rejeição, de tempos em tempos.
O falecido é filho do casal Laura (nascida Ludwig) e Beno Port (pioneiro em Marechal Cândido Rondon), e casado com Terezinha Hoffmann.
O atestado médico de morte, registra falecimento em consequência de parada cardíaca. -- FOTO 3 --
___________________________________
2018 — Acontece na cidade de Maringá e vai até o dia seguinte, a Copa Nutri Center Jiu-Jitsu 2018. O rondonense Victor Sabino conquista o título de campeão da categoria master e 2º lugar na categoria adulto, na faixa roxa (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 27 de fevereiro de 2018, p. 29). - -- FOTO 4 --
___________________________________
2018 — É ordenado padre o entreriense Claudemir Ricardo Pioner, na Igreja Matriz Cristo Rei, de Entre Rios do Oeste. É nascido nesta cidade em 05 de maio de 1982. Aos 12 anos ingressa no Seminário Maria Mãe da Igreja, em Curitiba, da congregação Legionários de Cristo, em Curitiba, na qual conclui seus estudos.
Desde 2016 faz parte do clero da Diocese de Toledo (PR) (Revista Cristo Rei/Facebook, em fevereiro de 2024). -- FOTO 5 --
___________________________________
2020 — O bispo diocesano de Toledo, João Carlos Seneme, é recebido pelo Papa Francisco em audiência de Visita Ad limina apostolorum, na companhia dos demais bispos das dioceses paranaenses. -- FOTO 6 --
Ver vídeo, clique aqui (audiovisual o bispo diocesano de Toledo, João Carlos Seneme, é o primeiro a ser cumprimentado pelo Papa e, em seguda, o arcebispo metropolitano de Cascavel, Mauro Aparecido dos Santos).
____________________________________
2022 — A globalização da notícia em tempo real ou quase pelas mídias sociais, despertou o interesse de rondonenses sobre o ataque de guerra da Rússia contra à Ucrânia,´com início a partir da meia noite pelo horário brasileiro.
Muitas famílias rondonenses e nova-santa-rosenses tem suas origens ancestrais nas famílias imigrantes da região ucraniana de Volínia para o Brasil.
O memorialista rondonense Harto Viteck, em um pequeno texto publicado na página da Memória Rondonense, no Facebook, explica a pertinência:
"RONDONENSES E NOVA-SANTA-ROSENSES TEM UMA LIGAÇÃO HISTÓRICA ANCESTRAL COM A UCRÂNIA.
Em nome do nacionalismo, o czar russo Alexandre II (1855-1881, foi assassinado) anulou todos os privilégios concedidos por sua antecessora czarina Catarina II aos alemães, atraídos para povoarem os imensos espaços vazios do território russo, ao qual se incluia a atual Ucrânia desde 1795.
Destituídos de seus privilégios pela medida alexandrina, o imenso contingente de povoadores alemães e seus descendentes se viu inseguro e ameaçado com as ações dos movimentos nacionalistas, e começou imigrar para o continente americano. Este processo se estendeu até o começo da Primeira Guerra Mundial.
O Brasil foi um dos muitos países que recebeu levas de imigrantes alemães-ucranianos², quase todos procedentes de Volínia¹, uma região de alta produção agrícola, depois que os alemães drenaram os imensos pântanos, um penoso trabalho de décadas.
O noroeste do Rio Grande do Sul, na região dos atuais municípios de Santa Rosa, Salgado Filho e Ubiretama, foram os locais onde os imigrantes alemães-ucranianos se instalaram e novamente prosperaram e encontraram a paz tão almejada.
¹ Um território de aproximadamente 70 mil km2. Quando principiou a Segunda Guerra Mundial, a Volínia abrigava cerca de 230 alemães distribuídos em mais ou menos 400 aldeias.
Ao final da Segunda Guerra Mundial, os russos acabaram com todos os vestígios da presença alemã. Poucos conseguiram salvar suas vidas e chegar aos países da Europa Ocidental" (Fonte: Josemar Valdir Modes, in "Da Volínia para Guarani").
²Muitos descendentes desses imigrantes foram pioneiros na colonização da Maripa, nos atuais municípios de Marechal Cândido Rondo e Nova Santa Rosa, por exemplo, as famílias Wutzke, Giese (pastor Bruno Giese), em Nova Santa Rosa; e em Marechal Cândido Rondon temos como referência o pastor Valdemar Martin, cujos avós paternos foram imigrantes de Volínia, e família Winter, avós paternos do empresário Elio Winter.
___________________________________
2022 — A quinta-feira é de tempo seco em Marechal Cândido Rondon e no Oeste do Paraná. A nebulosidade esparsa com formação de nuvens de chuvas isoladas e precipitações pontuais de baixa e alta intensidade, a partir do meio dia.
Na cidade de Marechal Cândido Rondon chove um pouco em pontos isolados, ao final do dia, não ultrapassando aos 2 mm . Vento do quadrante Norte. Temperaturas entre 26 e 39 graus, com umidade relativa do ar em torno de 35% (nota do pesquisador).
____________________________________
2023 — O município de Planalto, no Sudoeste do Paraná, é admitido como 58º município-membro da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (AMOP) com a posse do prefeito Luiz Carlos Boni (CORAZZA, Maycon.Prefeito de Planalto é oficialmente empossado na AMOP. Cascavel: Revista Amop, Ano XXIII, nº 164, p. 3). -- FOTO 7 --
____________________________________
2023 — A Secretaria Municipal de Saúde de Marechal Cândido Rondon (PR) divulga boletim sobre a Covid 19 no município,com a confirmação de oito casos positivos, todos sem internamento hospitalar (nota do pesquisador). -- FOTO 8 --
____________________________________
2023 — Fato pitoresco e inusitado é compartilhado pelo semanário "Pitoco", de Cascavel, como título "A Escola que veio do "xixi". A manchete faz referência ao pedido do prefeito municipal Marcio Andrei Rauber, de Marechal Cândido Rondon, por ter conseguido do vice-governador em exercício, Darci Piana, a liberação de recursos para a construção de uma escola, quando ambos estão num banheiro do Show Rural fazendo necessidades fisiológicas (EDUARDO, Jairo. A escola que veio do "xixi". Cascavel: Pitoco, ano XXVI, nº 2.381, ed. 24 de fevereiro de 2023, p. 8). -- FOTO 1O --
____________________________________
2023 — A sexta-feira é de céu parcialmente nublado na cidade de Marechal Cândido Rondon, com nebulosidade tipo altostratus. Após o meio-dia, ocorre uma leve precipitação pluviométrica, de curta duração; e nebulosidade se dissipa. Ventos do quadrante Nordeste, fracos. Temperaturas entre 24 e 29 graus, esta última com sensação térmica de 32 graus (nota do pesqusiador). -- FOTOS 11 e 12 --
____________________________________
2024 — É sábado. O dia amanhece na cidade de Marechal Cândido Rondon com temperatura de 23 graus e ventos do quadrante Nordeste, brisa. Sem nebulosidade. Mais tarde, presença de nuvens cumulus. Após o meio-dia, formação de nuvens cumulonimbus, que provoca chuva à leste do município e da sede municipal. Ao entardecer também aparição de nebulosidade nimbostratus.
A temperatura máxima do dia atinge 33 graus com sensação térmica de 36° Celsius (aferição feita via aplicativo digital AccuWeather) (nota do pesquisador). -- FOTO 13 --
__________________________________________
2024 — Falece na cidade de Ouro Preto (Rondônia), onde residia com a filha Arlete, a rondonense Romilda (nascida Land) Gauer, aos 87 anos, em decorrência de falência múltipla de órgãos.
É natural da Filadélfia, município de Ipira (SC), nascida em 14 de agosto de 1936, filha do casal Marta (nascida Michel) e Frederico Lan Filho. Romilda casa-se, nesta localidade catarinense em 20 de janeiro de 1957, com Oscar Artur Gauer (precede-lhe na morte em 24 de novembro de 2011) e forma família com o nascimento dos filhos Nerci Oscar, Arlete, Marta e Carlos.
Em dezembro de 1968, a família migra para Marechal Cândido Rondon. Por muitos anos, o casal é ecônomo do Clube Aliança. Mais tarde, proprietário de bar e merceria à Rua 12 de Outubro e, por final, à Rua Cabral (colaborou Milton Schroeder, sobrinho). -- FOTO 14 --
____________________________________
2024 — Com um café da manhã na sede da Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (ACIMACAR), o Conselho do Jovem Empreendedor da Marechal Cândido Rondon (COJEM Marechal Cândido Rondon) comemorou os 30 anos de fundação da entidade representativa da juventude empresarial e de formação de lideranças. -- FOTO 15 --
Sobre o evento comemorativo, a asessoria de comunicação do Cojem publica a seguinte nota informativa:
Cojem Marechal comemora 30 anos com legado de transformação e impacto positivo na vida de centenas de jovens
O Conselho do Jovem Empreendedor de Marechal Cândido Rondon (Cojem Marechal), vinculado à Acimacar, completa três décadas de existência, marcadas por uma trajetória repleta de conquistas, comprometimento e crescimento pessoal e profissional dos seus membros. Desde sua fundação, em 1993, o Cojem tem sido um catalisador de mudanças transformadoras na vida de centenas de jovens lideranças e empresários.
Para celebrar os 30 anos de fundação, o conselho organizou um café da manhã no sábado (24), realizado na sede da Acimacar. O evento contou com a presença dos ex-presidentes Sandro Scherer, Legário Gilberto von Mühlen (Beto), Lari Pedro Nunes, Harry Cassel Jr., Eda Benkendorf, Paulo Coppetti, Gabriel Volg Pereira, Sandra Serra, Kelin Gottardo, Thiago Wilhelms Silva, Mairus Gruber, Andreia Carlson e Rodrigo Zenatti. Além deles, participaram também do evento festivo o presidente da Acimacar, Paulo Grenzel, o gerente executivo da Acimacar, Marcelo Ewerling, a diretora de Eventos do Conselho da Mulher Empresária, Gladiane Linck, demais conselheiros e convidados.
Paulo Grenzel, atual presidente da Acimacar, reconhece o Cojem como um pilar essencial na história da associação comercial, enaltecendo o legado de líderes que contribuíram para o crescimento e desenvolvimento dos jovens no município. “O Cojem é um núcleo importante na construção da história da associação comercial. São 30 anos em que grandes líderes estão cedendo sua expertise e seu tempo para o desenvolvimento dos jovens do nosso município. Estou muito feliz de, nesta cerimônia festiva, representar a Acimacar, que é a casa que propicia o crescimento desse movimento, e de ver que todos esses jovens estão muito bem encaminhados e que o movimento continua a fomentar esse crescimento e a expertise nos jovens rondonenses”, afirmou.
O vice-presidente dos Núcleos Setoriais da Acimacar, Rodrigo Glesse, evidenciou a importância do Cojem na formação de jovens lideranças, na contribuição para o desenvolvimento da classe empresarial local e a constante transformação que os participantes experimentam ao longo de sua jornada no conselho. “Muitas pessoas que deram seus primeiros passos no Cojem presidiram a Acimacar anos depois e tantos outros contribuem até hoje com o movimento associativista. Participar do Cojem é uma experiência que altera o curso de vida das pessoas. Aqueles que se envolvem e se comprometem efetivamente com o conselho não permanecem no mesmo patamar em que estavam quando ingressaram. Eles crescem, desenvolvem-se e se tornam empreendedores ou líderes dentro de suas empresas. O Cojem é um verdadeiro impulsionador do crescimento e desenvolvimento pessoal e profissional”, enfatizou.
Desenvolvimento humano e empresarial
Relembrando o início da jornada, Sandro Scherer, o primeiro presidente do Cojem Marechal, destacou o crescimento pessoal dos membros ao longo dos anos e o compromisso contínuo com o propósito inicial de desenvolvimento humano e empresarial. “Hoje, após três décadas, testemunhamos não apenas o desenvolvimento estrutural da Acimacar, mas também do Cojem, que está integrado à associação. Essa evolução é evidente, mas o que realmente me impressiona é o crescimento pessoal. O grupo começou pequeno, com um propósito claro: ajudar no desenvolvimento das pessoas. Ao retornar hoje percebo que esse propósito permaneceu intacto e, além disso, há uma dedicação genuína e um amor pelo que fazem, o que é verdadeiramente gratificante vivenciar”, salientou, acrescentando: “Ao longo dos anos, muitas pessoas passaram pelo conselho, mas os marcos que deixaram refletem no comprometimento dos jovens que hoje continuam o trabalho iniciado há três décadas. Parabéns a todos vocês”.
Legário Gilberto von Mühlen (Beto), presidente da Acimacar em duas gestões (1997/1998 e 2002/2003) após liderar o Cojem entre 1995 e 1996, realça o papel fundamental do conselho na preparação da próxima geração de empresários, especialmente em meio aos desafios da sucessão familiar. “Três décadas atrás, um grupo de jovens teve a visão de se unir para nos preparar para assumir papéis-chave no mundo dos negócios, seja no comércio, na indústria ou em qualquer outro cenário que demandasse nossas habilidades. Atualmente, muitos empresários enfrentam desafios relacionados à sucessão familiar, e o Cojem se destaca como uma porta de entrada para que esses jovens se preparem adequadamente para assumir os negócios de suas famílias. Convidamos os empresários a enviarem seus filhos para participar do Cojem, aqui encontrarão um ambiente extremamente positivo, propício para desenvolver suas habilidades, interagir com outros jovens e, sem dúvida alguma, estarão melhores preparados para assumir os negócios da família”, evidenciou Beto.
Conquistas recentes
A presidente da gestão 2023/2024, Alana Ferreira, destacou as realizações recentes do conselho, enfatizando seu papel transformador na comunidade. "É inspirador ver o poder que o conselho tem de transformar, de formar novas lideranças e de capacitar os jovens. Acredito que esse aniversário tem um significado ainda maior a ser comemorado quando olhamos para trás e vemos as conquistas do último ano. Conseguimos implantar o Impostômetro na Câmara de Vereadores, criamos junto à Câmara o Dia Municipal do Empreendedor Jovem, comemorado justamente hoje, no dia do aniversário do Cojem. É uma conquista que ultrapassa os limites regionais, somos exemplo no Paraná, pois alcançamos a nota máxima na Certificação da Faciap Jovem, sendo assim o melhor conselho jovem do Paraná”, enalteceu, complementando: “Um trabalho construído ao longo dos anos, que rendeu bons frutos e exemplos a serem seguidos. Gosto de pensar que o Cojem é uma escola, onde podemos aprender, fazer novas amizades e desenvolver a nossa liderança”.
Impacto transformador
Por fim, Sandra Serra, que presidiu o conselho em 2013/2014, destacou o aprendizado pessoal e profissional que o Cojem proporcionou, enfatizando a importância do serviço à comunidade e o impacto transformador dessa experiência em sua vida. “Hoje em dia a gente não pode ser apenas um bom profissional, temos que ser também um excelente ser humano. E o Cojem me ensinou muito o ato de servir, o que me desenvolveu muito o lado humano e também o lado profissional, que me fez conhecer pessoas que na minha realidade eu jamais teria conhecido. O Cojem me levou a lugares que sozinha eu jamais iria. Se olhar para a minha história, estar onde estou hoje, não tem como não dizer que foi o Cojem que me proporcionou isso. Sou muito grata por esta oportunidade, pela Acimacar ter aberto as portas, por um grupo ter formado o Cojem e por nós termos a coragem de dar continuidade a esse legado”, frisou Sandra.
História do Cojem Marechal
Fundado em 24 de fevereiro de 1994, o Conselho do Jovem Empreendedor de Marechal Cândido Rondon completa este ano três décadas de uma trajetória dedicada ao desenvolvimento do empreendedorismo e à formação de novas lideranças.
Composto atualmente por 16 conselheiros atuantes, o Cojem tem como missão promover o fortalecimento do associativismo, integrar os jovens com a comunidade e ser uma referência de liderança empreendedora. Seus valores fundamentais incluem integridade, associativismo, crescimento contínuo, empreendedorismo, liderança, reconhecimento e comprometimento.
Ao longo dos últimos 30 anos, o Cojem Marechal realizou diversas iniciativas de destaque, demonstrando seu compromisso com o desenvolvimento local e regional. Entre essas ações, destacam-se:
O Concurso de Vídeo Amador Jovem Empreendedor de Marechal Cândido Rondon, voltado para alunos do 9º ano da rede pública e privada, com o objetivo de incentivar o empreendedorismo entre os jovens.
A Rodada de Negócios, evento realizado duas vezes por ano, que proporciona a oportunidade para 25 empresários de diferentes setores apresentarem seus produtos ou serviços a 24 empresas, estimulando o networking e gerando negócios.
O Feirão do Imposto, uma iniciativa anual que visa conscientizar a população sobre a carga tributária brasileira, destacando a importância da educação fiscal.
Os Jogos dos Jovens Empresários do Paraná (Jojeps), iniciativa que visa promover uma vida saudável por meio da prática esportiva, teve origem no Cojem Marechal e hoje é replicado em todo o Paraná.
E o projeto EU COJEM, que tem como objetivo construir a imagem pessoal dos conselheiros, contribuindo para o posicionamento de marca, espírito empreendedor e corporativo.
Em 2023, o Cojem alcançou importantes conquistas, como a instalação do Impostômetro na Câmara de Vereadores e a aprovação do Projeto de Lei que instituiu o Dia Municipal do Empreendedor Jovem, celebrado anualmente em 24 de fevereiro, data do aniversário do conselho.
Além dessas atividades, o Cojem promove viagens técnicas, treinamentos, palestras de capacitação e participa ativamente de eventos como o Dia de Cooperar e a Semana Nacional do Empreendedorismo.
Ao longo de suas três décadas de história, o Cojem teve 27 presidentes que desempenharam papéis fundamentais na construção e consolidação do conselho como um agente de transformação na comunidade local, regional e estadual.
COMENTÁRIOS