1963 — Casam-se em Quatro Pontes, os jovens pioneiros Emilia Klein e Rudi Antonio Leobet, na Igreja Matriz Nossa Senhora da Glória (...)
1864 — É lançado ao mar a canhoneira "Greenhalgh" na Ponta da Areia, na cidade do Rio Janeiro, junto aos estaleiros de construção naval, de propriedade do industrial, de origem gaúcha, Irineu Evangelista de Souza (Barão de Mauá, ). A nau foi um dos 72 navios produzidos na Ponta da Areia, nos primeiros 11 anos da megaempresa (TEIXEIRA, 1948, p.8).
A nave de armada recebe o batismo de "Greenhalgh" em homenagem ao guarda-marinha João Guilherme Greenhalgh¹, morto na Batalha do Riachuelo, na Guerra da Tríplice Aliança (Guerra do Paraguai), aos 20 anos (JORNAL DO COMERCIO, 1865, p.1; .
O primeiro comandante do vaso de guerra foi o 1º tenente Ricardo Greenhalgh, primo-irmão de João Guilherme Greenhalg, como sugerido pela imprensa. A nomeação para o cargo se dá em
Em 1866, a canhoneira Greenhalgh integra a divisão de canhoneiras "Itajaí", "Henrique Martins" e os vapores argentinos "Chacabuco" e "Buenos Aires" que sobe o Rio Paraná até a cidade argentina de Itati, "explorando os passos" (A MANHÃ, 1942, p.13).
Como em teatro de guerra nenhum flanco pode ficar descoberto em favor de tropas inimigas, aqui no caso, à soldadesca paraguaia, a canhoneira "Greenhalgh", e provavelmente outros vapores da Armada Imperial patrulharam o Rio Paraná à jusante das Sete Quedas (WIKIPEDIA [s.d] e [s.p.].
Um indicativo provável do monitoramento da linha fronteiriça, está na inscrição encontrada numa pedra no caudaloso curso d'água, na cidade de Foz do Iguaçu. Está gravado na rocha: “Vapor Brazil. Greenhalgh. 23/9/1869” (UNILA, 2023, [n.p.).
Neste ano os combates do grande conflito sul-americano já se desenvolvem no setor norte do território paraguaio (SENADO FEDERAL, [s.d.], p.31). O que é mais uma hipótese provável da guarnição do Alto Paraná feita por vasos de guerra brasileiros.
É o diário de bordo da "Greenhalgh" que vai confirmar, se ele existe, o que a embarcação fazia na Tríplice Fronteira, naquele ano de 1869.
Em 1884, com um pouco mais de 20 anos na navegação, a canhoneira "Greenhalgh" é condenada. "O casco (... ) depois de retirada a macchina e as caldeiras, vai ser aproveitada como depósito de carvão no arroio Cambahy (A FOLHA NOVA, 1884, p. 1).
Fontes pesquisadas:
(OLIVEIRA, José Teixeira. Mauá, o homem Dínamo. Rio de Janeiro: ano VII, nº 1977, ed. 18/Jan./1948 — Suplemento Dominical: Homens Ideias Fatos — Biblioteca Nacional Digital).
COMERCIO, jornal do. Ao Exmo. Sr. ministro da marinha. Rio de Janeiro: anno 43, nº 297, ed. 23/Out./1865 — Biblioteca Nacional Digital;
A MANHÃ. Marinha de Guerra. Rio de Janeiro: ano 1, nº 201, ed. 05/Abril./1942 — Biblioteca Nacional Digital;
WIKIPEDIA. Manobra de flanco. Disponível em:< https://pt.wikipedia.org/wiki/Manobra_de_flanco >. Acesso em 14/Set./2024.
UNILA (Universidade Federal de Integração Latino-Americana). Pedra escrita do Iguaçu: um achado arqueológico que conecta a Triplíce Fronteira com a Guerra do Paraguai. Disponível em:< https://portal.unila.edu.br/noticias/pedra-escrita-do-iguacu-um-achado-arqueologico-e-possivel-elo-perdido-da-historia-que-cruza-a-triplice-fronteira-com-a-guerra-do-paraguai >. Acesso em 13/ Set./2024.
PARAGUAI ..., Senado Federal. Disponível em: < https://www12.senado.leg.br/institucional/arquivo/documentos-apenas/guerra-do-paraguai >. Acesso em 13/Set./024).
A FOLHA NOVA. Rio de Janeiro: ano III, nº 430, ed. 28/Jan./1884 — Biblioteca Nacional Digital.
A FOLHA NOVA. Rio de Janeiro: ano III, nº 439, ed. 06/Fev./1884 — Biblioteca Nacional Digital ).
¹ É nascido em 1884, filho do casal Agostina Frois e Guilherme Greenhalgh. Em 1962 ingressa na Marinha Imperial. Em 29 de novembro de 1864 galga o posto de guarda marinha. "Embarcou nesse mesmo ano de 1864 na fragata "Constituição", da qual passou, em começo de 1865, para a corveta "Paranaíba, em operações de guerra no Rio da Prata, a cujo bordo pereceu gloriasamente em 11 de junho do dito ano (Batalha do Riachuelo), na defesa do sagrado estandarte da Pátria".
Durante o embate entre as forças brasileiras e paraguaias, pereceu junto ao jovem Greenhalgh, o marinheiro gaúcho Marcílio Dias, também em defesa da Bandeira Nacional, ao esta ser ultrajada por soldados inimigos (Gazeta de Notícias. Rio de Janeiro: ano 67, nº 151, ed. 3/Jul./1941, p. 5 — Biblioteca Nacional Digital; MACEDO, Roberto. Dois Heróis do Mar: Marcílio Dias Guilherme João Greenhalgh. Rio de Janeiro: Tico Tico, ano XLVII, nº 1.999, ed. junho de 1952, p. 10 e 11 — Biblioteca Nacional Digital).
___________________________________
1891 — Os irmãos alemães imigrantes Franz, Ernest e Max Neugebauer e o sócio Fritz Gerhardt fundam na cidade de Porto Alegre, a primeira fábrica de chocolates no Brasil: Neugebauer Irmãos & Gerhardt, ou popularmente Fábrica de Chocolates Neugebauer.
A marca do chocolataria veio na bagagem dos migrantes sulinos ao Oeste do Paraná como referência, para compra de quitutes para presentear às crianças no Natal e Páscoa. Até o final da década de 1970, as crianças ganhavam chocolates nas duas datas, isso se a família tinha condições financeiras. -- FOTOS 3 e 4 --
___________________________________
1919 — Nasce em Veranópolis (RS), o pioneiro de Toledo, Adolfo Ângelo Seganfredo¹ (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo — Crononologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009, p. 205).
¹ Homem de confiança do diretor-geral da colonizadora Maripá, Willy Barth. O pioneiro foi escolhido para ser o administrador do Porto Britânia, local onde a empresa despachava, via Rio Paraná. madeiras em toras ou beneficadas para a Argentina (nota do pesquisador).
___________________________________
1963 — Casam-se em Quatro Pontes, os jovens pioneiros Emilia Klein e Rudi Antonio Leobet, na Igreja Matriz Nossa Senhora da Glória, em cerimônia celebrada pelo padre Aloísio Baumeister SVD.
O ato civil do casamento ocorreu no cartório de Willy Carlos Trentini, na cidade de Marechal Cândido Rondon (PR).
A noiva é filha do casal pioneiro Paula (nascida Kliemann) e Libino Klein¹, nascida em 30 de dezembro de 1942, na cidade de Caibaté, na época distrito do municípío de São Luiz Gonzaga (RS).
O noivo é natural de Cerro Largo (RS), na época distrito de São Luiz Gonzaga, nascido em 07 de janeiro de 1938, filho do casal Lúcia Helga (nascida Zenzen) e Jacob Valentin Leobet² (colaborou Adriana Leobet Bregoli). -- FOTOS 1 e 2 --
¹ O casal chegou de mudança à Quatro Pontes no ano de 1952.
² Permaneceu residindo no Rio Grande do Sul.
___________________________________
1968 — É criado o distrito administrativo de São Roque, no município de Marechal Cândido Rondon, e nomeado seu primeiro administrador, o pioneiro Miguel Weinfortner (fonte: Arquivo da Secretaria Municipal de Educação de Marechal Cândido Rondon).
___________________________________
1971 — Visita pela primeira vez Marechal Cândido Rondon, para apresentações artísticas, a dupla sertaneja Compadre Moreira e Adelaide¹ (Rádio Difusora Rondon AM. O Mundo das Notícias... As Notícias do Mundo. Marechal Cândido Rondon: vol. de ). -- FOTO 5 --
¹A dupla Compadre Moreira e Adelaide era o nome artístico de Valdemar Moreira e sua esposa Adelaide Balbo. Ele nascido em Cândido Mota (SP) em 04 de janeiro de 1933. Ela na cidade de Assis (SP) em 05 de outubro de 1937. Os dois artistas iniciaram a carreira a partir de 1964 e alcançaram grande sucesso entre o público apreciador da música caipira, até meados da década de 1980. Devido um grave acidente que sofreu a companheira Adelaide em 1985, a dupla encerrou a carreira. A artista veio a falecer em 1999 e Valdemar Moreira em novembro de 2009 (nota do pesquisador).
___________________________________
1973 — Assume as funções como primeiro engenheiro civil contratado pela Prefeitura Municipal de Marechal Cândido Rondon, Armin Priesnitz (nota do pesquisador).
___________________________________
1990 — O vereador Guido Herpich tem requerimento aprovado pela Câmara Municipal de Marechal Cândido Rondon, pelo qual pede que seja oficiada a Itaipu Binacional para que esta implante o "Toque de Recolher", a partir das 20 horas todos os dias, na fronteira brasileira junto ao Reservatório da Empresa, para conter a criminilidade, como roubos de tratores e veículos (nota do pesquisador). -- FOTO 6 --
___________________________________
1999 — Comemora "Bodas de Ouro", o casal rondonense pioneiro Libera Maria¹ (nascida Turmina) e Alvino Anildo Faccin². O casamento se deu em Iomerê, município de Videira (SC), em 17 de setembro de 1949 (colaborou Jacó Faccin, filho). -- FOTO 7 --
¹ É falecida em 17 de março de 2006.
² É falecido em 28 de agosto de 2024.
Saber mais, clique aqui (item 1961).
___________________________________
2005 — É inaugurado na cidade de Quatro Pontes, o Centro de Eventos da cidade. O evento é parte da agenda programática alusiva aos 13º aniversário de emancipação político-administrativa da cidade (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 31 de dezembro de 2005, p. 14).
___________________________________
2015 — Falece o pioneiro rondonense Haroldo Alberto Güttges, aos 84 anos, em decorrência de insuficiência cardíaca. Seu corpo é sepultado no cemitério público da cidade de Marechal Cândido Rondon (PR).
Era natural de Porto Vitória, cidade no sul do Paraná, nascido em 03 de fevereiro de 1931, filho do casal Hulda (nascida Baier) e Werner Miguel Güttges. Nessa cidade paranaense, Haroldo casou-se com Elga Lamb¹ (precedeu-lhe na morte em 07 de setembro de 2011), com quem constituiu família com o nascimento dos filhos Werner Miguel, Wilmar Alberto, Dulcineide e Gilmar (precedeu-lhe na morte em 06 de junho de 1966).
Em 1958, o pioneiro migra com a sua família para a cidade de Pato Branco, sudoeste do Paraná; e, em 1969, transfere residência para a atua cidade de Marechal Cândido Rondon.l
Começou a sua vida profissionalmente como jangadeiro ou marinheiro, trabalhava num barco de transporte de madeira. Morava em Porto Vitória. Depois fixa residência em Ponta Grossa e trabalha como açougueiro. Tempos depois migra com a família para a cidade de Pato Branco, no sudoeste do Paraná, ali trabalha num posto de gasolina em todas as funções.
Em 1969, ao mudar-se com a família para Marechal Cândido Rondon, começa atrabalhar no posto de combustível do pioneiro Helmuth Roesler (Posto Shell) à Avenida Maripa esquina com a Rua Sergipe), em todas as funções.
Quando foi trabalhar com Clair Winter no atual Posto Panorama (2024), ali aluga a parte de lavagem e lubrificação. Tempos depois aluga o posto do Zoca como proprietário, na esquina da Avenida Rio Grande do Sul e a Rua Cabral. Ambos postos localizados em Marechal Cândido Rondon.
A cidade de Marechal Cândido Rondon homenageia o pioneiro ao dar o seu nome à Unidade Coletora de Sangue (colaborou Wilmar Alberto Güttges). -- FOTOS 8 e 9--
___________________________________
2016 — Acontece a abertura e vai até o dia seguinte, o 10º Torneio de Pesca ao Tucunaré, junto ao Lago da Itaipu Binacional, no distrito rondonense¹ de Porto Mendes (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 16 de setembro de 2016, p. 14).
¹ É gentílico do município de Marechal Cândido Rondon.
___________________________________
2016 — Acontece a abertura e vai até o dia seguinte a 3ª Cavalgada Ecológica, no Clube Guarani, na Linha Guarani, no município de Marechal Cândido Rondon,com a participação de cavaleiros e amazonas do Oeste do Paraná (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 16 de setembro de 2016, p.32).
___________________________________
2017 — A atleta rondonense Neilse Silva de França conquista o primeiro lugar, na categoria feminina, da prova de 10 quilômetros, na 17ª etapa do Circuito SESC de Caminhada e Corrida de Rua (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 19 de setembro de 2017, p. 32).
____________________________________
2017 — Ciclistas rondonenses participam da 3ª Copa Farmavida, na cidade de Santa Rita, na República do Paraguai. A classificação dos atletas de Marechal Cândido Rondon é a seguinte: Marlise Berwig, 1° lugar na categoria Master B Feminino; Suzana Konzen, 1° lugar na Promocional Feminino; Rosangela Schmitz, 2°lugar na Master A Feminino; Marcelo Konzen, 2° lugar Master B; Paul Lírio Berwig, 3° lugar Master C; André Freitag, 4° lugar Master A; e Sergio Birck, 4° lugar Master (colabrou Paul Lirio Berwig). --FOTO 10 --
___________________________________
2018 — Visitam a cidade de Marechal Cândido Rondon, pela manhã, e mantêm encontro com empresários, autoridades e lideranças, no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (ACIMACAR), os candidatos ao Governo do Paraná, Ratinho Júnior para governador e Darci Piana, para vice-governador.
No mesmo dia, os dois candidatos também mantêm encontro na sede municipal de Mercedes, no clube do Grêmio Esportivo Mercedes, com prefeitos do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 18 de setembro de 2018, p. 06, 07, 08 e 09). -- FOTOS 11 --
___________________________________
2018 — Ocorre no município de Terenos (MS), na Fazenda Jaraguá, a 7ª Abertura Nacional do Plantio de Soja Safra 2018/2019, organizada pela Associação Brasileira de Produtores de Soja (APROSOJA BRASIL). -- FOTO 12 --
___________________________________
2018 — Acontece, com inicio às 13 horas, no auditório do Tribunal do Júri do campus de Marechal Cândido Rondon da Unioeste, palestra da psicóloga Flávia Figel, ligada à Divisão da Saúde da Secretaria de Estado de Saúde do Paraná, sobre o tema "Prevenção ao suicídio e a valorização da vida" (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 28 de setembro de 2018, p. 22).
___________________________________
2018 — O jornal O Presente destaca a questão dos suicídios em Marechal Cândido Rondon, com o seguinte título : "Índice de suicídios em Marechal Rondon é preocupante" e subtítulo: "Mesmo ocupando o 7º lugar entre os municípios da 20ª Regional de Saúde¹, Marechal Rondon apresenta alto número de mortes por suicídio em relação ao número de habitantes". (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 18 de setembro de 2018, p. 26).
¹ Está sediada na cidade de Toledo e abrange os municípios, além da sede, Guaíra, Terra Roxa, Assis Chateaubriand, Tupãssi, Mercedes, Nova Santa Rosa, Maripá, Marechal Cândido Rondon, Pato Bragado, Entre Rios do Oeste, São José das Palmeiras, Ouro Verde do Oeste, São Pedro do Iguaçu, Diamante d'Oeste e Santa Helena. (nota do pesquisador).
___________________________________
2019 — Começa na cidade de Pato Bragado a agenda de eventos alusivos ao Setembro Amarelo, com a palestra do psicólogo Cristiano de Souza, no Centro Cultural, com início às 19 horas e 15 min. Ele sobre a promoção da saúde mental e prevenção do suicídio.
No dia 26 de setembro acontece o show humorístico de Juca Bala (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 13 de setembro de 2019, p. 38). -- FOTO 13 --
___________________________________
2020 — Após 29 dias sem chuvas, uma frente fria provoca uma fraca precipitação pluviomética na cidade de Marechal Cândido Rondon e nos muncípios circunvizinhos.
A chuva começa por volta das 10 horas e segue até 16 horas, totalizando: 7 mm. O final da tarde já é de céu aberto e temperaturas amenas, nada comparável aos dias anteriores, todos com temperatura oscilando entre 23 e 35 graus (nota do pesquisador).
___________________________________
2020 — Assembleia Geral Ordinária da Agência de Desenvolvimento Cultura e Turístico da Região Cataratas do Iguaçu e Caminhos ao Lago de Itaipu (ADETUR), elege o empresário Bruno Cesar Domingos Pereira, da empresa Alpha Adventure, para a gestão 2020/2022, como presidente.
O evento assemblear se dá no espaço da empresa do dirigente eleito (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 22 de setembro de 2020, p. 12). -- FOTO 14 --
___________________________________
2021 — A sexta-feira é de tempo seco na cidade de Marechal Cândido Rondon. Sem nebulosidade. Amplitude térmica entre 24 e 33 graus. Vento do quadrante Nordeste, fracos, persistentes até o começo da final da tarde. Umidade do ar com menos de 30% (nota do pesquisador). -- FOTO 15 --
___________________________________
2021 — Falece na cidade de Cascavel (PR), o médico Luiz Carlos de Lima, mais conhecido com "Dr. Lima", um dos pioneiros da cidade, aos 90 anos de idade (CRM-PR).
Muitos rondonenses estiverem sob os seus cuidados ou de médicos de seu hospital que leva o seu nome (nota do pesquisador). -- FOTO 16 --
___________________________________
2022 — O pastor emérito rondonense Waldemar Martin, da Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB), Waldemar Martin, é agraciado com o título de Chefe Honorário do Grupo Escoteiro Luterano Harpia¹, da cidade de Marechal Cândido Rondon (nota do pesquisador). -- FOTO 17 --
¹ O grupo iniciou as suas atividades na cidade de Marechal Cândido Rondon, no ano de 2018, por iniciativa de membros da Igreja Luterana Cristo é Vida, do bairro rondonense Vila Gaúcha. O grupo é vinculado à Associação Luterana de Escotismo do Brasil, fundada em 11 de março de 2012 pelo pastor e chefe escoteiro, Guinter Alencastro Hervella na cidade de Cascavel (PR).
A associação pertence Modalidade do Ar, cujas atividades educativas para crianças e jovens são relacionadas à toda temática aeronáutica. Tem como objetivo a prática do escotismo tradicional, fundado na Inglaterra no ano de 1907 pelo General Robert Baden-Powell. Tem como princípios: a reverência a Deus, o respeito com a natureza, a promoção da disciplina, lealdade, ajuda ao próximo, formação de caráter. Assim, auxiliando no desenvolvimento físico, intelectual, social, emocional e espiritual. Sua organização é feita por Ramos de acordo com as faixas etárias, sendo: Ramo Lobinho: para crianças de 06 anos a 10 anos / Ramo Escoteiro: para jovens dos 11 anos aos 16 anos / Ramo Rover: para jovens de 17 anos a 21 anos / Chefe: qualquer pessoa a partir dos 22 anos. As reuniões são realizadas todos os sábados, das 14h às 16h, nas dependências da Igreja Luterana Cristo é Vida, localizada à Rua Américo Vespúcio 5724, no bairro Vila Gaúcha. O Grupo Escoteiro Luterano Harpia tem como atual (2022) Diretor,o chefe Adão Jonas de Meira, e como mantenedora, a Igreja Luterana Cristo é Vida, representada pelo seu presidente, Douglas Berwig. A assistência religiosa é feita pelo Capelão do Grupo, pastor Cláudio Bündchen.
___________________________________
2022 — Casam-se na Igreja Evangélica Martin Luther (IECLB), de Marechal Cândido Rondon (PR), os jovens rondonenses Daiana Lunkes e Gerson Sander. Ela filha do casal Leci Maria e Seno João Lunkes, morador na cidade de Quatro Pontes (PR); e ele, filho do casal Iraci (nascida Koch) e Rudi Sander.
Os convidados foram recepcionados para comemoração, no Clube Social e Cultural Quatro Pontes (nota do pesquisador). -- FOTOS 18 e 19 --
___________________________________
2022 — Falece na cidade de Cascavel, onde estava internado na UOPECCAN, o rondonense Darci Vitor Kamphorst, professor de danças folclóricas, aos 54 anos anos, em decorência de um câncer de pulmão diagnosticado uma semana antes. Seu corpo é sepultado no cemitério público de Marechal Cândido Rondon (PR).
O professor vinha enfrentando problemas com a sua saúde desde o começo do ano. Inicialmente é acometido pela COVID 19, porém assintomático. Em seguida contrai dengue hemorrágica.
O Departamento de Cultura de Nova Santa Rosa lamenta a morte do professor com a seguinte nota:
"Não imaginávamos que a sua partida seria tão rápida. Quantas apresentações, festas, reuniões, planejamentos, risadas e quanta cultura ainda teríamos para frente. Ainda é difícil de acreditar que nesta manhã tão bonita, você partiu ... Obrigado por ter sido este Amigo tão especial, competente, carinhoso, pontual, dedicado e tão preocupante em fazer o certo e promover a Cultura alemã. Esse é um momento especial para todos nós! A sua partida nos entristece. Hoje nos despedimos de você, com a certeza que iremos continuar o seu legado de promover a cultura alemã cada vez mais ... Obrigado pelo seu carinho, atenção e preocupação com a Cultura alemã. O quanto nos ensinou e o que és especial para NÓS!!! Muita gratidão!!! Que Deus conforte o coração de seus familiares e o receba de braços abertos na infinita mesiricórdia" (Portal Rondon Online). -- FOTO 20 --
___________________________________
2022 — Sábado de tempo estável na cidade de Marechal Cândido Rondon e no Oeste do Paraná. Sem nebulosidade. Ventos do quadrante Nordeste, fortes, persistentes até o começo do final da tarde. Temperaturas entre 21 e 29 graus (nota do pesquisador).
___________________________________
2023 — Dois municípios do estado do Piauí perfilam entre os 50 maiores produtores de soja e milho¹ do Brasil, segundo dados que foram levantados pela Pesquisa Agrícola Municipal (PAM) de 2022, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estátistica (IBGE).
O município piauiense Baixa Grande do Ribeiro atingiu a 20º posição no ranking nacional, com a maior produção de soja do Brasil, com "812.354 toneladas de grãos, seguido do município de Uruçuí, na 39ª posição, com 588.747 toneladas. No Brasil, a cidade com a maior produção de soja foi Sorriso, no Mato Grosso, com mais de 2 milhões de toneladas".
Quanto à produção de milho, "em 2022, Uruçuí se destacou na 36ª posição do maior volume de produção do Brasil, com 571.207 toneladas de grãos, seguido de Baixa Grande do Ribeiro, na 40ª posição, com 520.653 toneladas. A cidade município de Sorriso, no Mato Grosso, foi destaque novamente na primeira posição".
Em relação ao estado do Piaui, este produziu, em 2022, "3.077.485 toneladas de soja, ficando na 11ª posição". Com o milho, o a unidade federativa do Nordeste "teve uma produção de 2.591.483 toneladas, o que o deixou na 8ª posição do país, com 2,36% do total" (cidadeverde).
¹ Falar anos atrás que seria possível produzir soja no Nordeste Brasileiro era uma narrativa utópica (nota do pesquisador).
___________________________________
2023 — É domingo. O começo do dia é de temperatura de 22 graus. A temperatura máxima do dia chega aos 36° (temperaturas aferidas via aplicativo digitel AccuWeather). Não teve presença nebulosidade durante o dia. Ventos do quadrante Nordeste, fracos, persistentes até o começo do final da tarde (nota do pesquisador). -- FOTO 21 --
___________________________________
2024 — É terça-feira. O começo da manhã na cidade de Marechal Cândido Rondon tem temperatura de 15 graus. Céu sem nebulosidade. Ventos do quadrante Nordeste, fracos.
Sobre as condições do tempo no Estado do Paraná, nesta data, o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (SIMEPAR) compartilho a seguinte nota informativa em sua página na internet:
"Na terça-feira fica com muitas nuvens no leste do Paraná, entre a RMC (Região Mteropolitana de Curitiba) e o litoral, em virtude do ingresso de umidade do oceano. Pode garoar por alguns momentos, com temperaturas novamente variando pouco. No interior volta a esquentar (fica abafado), situação que favorece a formação de áreas de instabilidade a partir da tarde. Deve chover principalmente entre o sudoeste, oeste e o noroeste paranaense".
(nota do pesquisador).
___________________________________
COMENTÁRIOS