1969 — Devido a enchente do Rio Guaçu, o grande volume de águas destrói a ponte (...).
1910 — É ordenado sacerdote da congregação do Servos do Verbo Divino (SVD), Manoel Könner, futuro prelado de Foz do Iguaçu¹ (www.catholic-hierarchy.org). -- FOTO 2 --
¹ Anos depois a diocese foi extinta e em seu lugar foi criada da diocese de Toledo. Em 1978, o Papa Paulo VI recriou a diocese pela bula “ De Christiane Populi."
___________________________________
1940 — Nasce na cidade de Videira, Santa Catarina, Osmar Ranghetti¹, proponente da criação do município de Santa Tereza do Oeste (Preto no Branco. Cascavell: PB Comunicações Ltda., ed. 23 de setembro de 2022, p.2 - online). -- FOTO 3 --
¹ Foi vereador por 15 anos na Câmara Municipal de Cascavel (PR) e mais duas legislaturas no município de Santa Tereza do Oeste. Foi um dos 42 sócios fundadores da Cooperativa Agropecuária de Cascavel (COOPAVEL), em 15 de dezembro de 1970 (Revista Coopavel Online).
É falecido em 18 de setembro de 2019 (Alerta Paraná Online).
___________________________________
1951 — É realizado o primeiro culto da comunidade da Primeira Igreja Batista, de Marechal Cândido Rondon, na residência do casal Alice (nascida Menzel) e Ewald Henke, com a presença de seus familiares, os pais da esposa e do pioneiro rondonense Harry Pydd (nota do pesquisador).
___________________________________
1953 — É instalada a primeira agência dos Correios e Telegráfos na cidade de Toledo (PR), na esquina das Ruas Rui Barbosa e Sete de Setembro, numa pequena casa de madeira. A autorização da unidade foi feita em 31 de dezembro de 1952.
A primeira agente foi a senhora Maria de Lourdes Costa Pereira Mendes (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo – Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009, p.215 e 301).
___________________________________
1969 — Devido a enchente do Rio Guaçu, o grande volume de águas destrói a ponte¹ que transpõe o rio na estrada de Marechal Cândido Rondon a Guaira (PR), via Arroio Guaçu. -- FOTO 1 --
O fato alude à observação climatológica "enchentes de São Miguel" tão fortemente arraigada na cultural de pioneiros gaúchos e catarinenses chegados ao Oeste do Paraná. A literatura também nos reserva um largo acervo de artigos, crônicas e comentários sobre o sucessivo episódio climático que se verifica em final de setembro.
O histórico de intensas precipitações pluviométricas em final de setembro, na maioria dos anos, implicando em fortes enchentes, é bastante conhecido e confirma a crença popular.
O curitibano Joel Teixeira Gomes nos deixou esta crônica formidável quanto a chuvarada de final de setembro:
Enchente de São Miguel
Chove intensamente neste instante.Choveu o dia todo e muitos trovões ocorreram durante as pancadas de chuva.
Estamos no final de setembro e dia 29 deste mês é consagrado a São Miguel Arcanjo.
Então ocorre a famosa " enchente de São Miguel " que começa com muita chuva desde os três dias que antecedem ao dia do Santo.
Volto no tempo.
A casa de vó Maria imersa a dias inteiros de muita chuva. Bem próximo dali, choram os bezerros no estábulo e, aflitas , as vaquinhas de tia Flora berram em frente ao portão , solidárias às suas crias.
Não demora e titia, de botas , atolando-se ao lamaçal libera a entrada do pequeno rebanho que corre em disparada até o desengonçado abrigo.
Silenciam-se os berros e vão -se chegando meus primos para a tarefa de repontar os marrecos de vovó.
É uma festa !
Não se tem noção de quantas são aquelas aves.Algumas coloridas, outras imaculadamente brancas.Todas na maior algazarra entre o emaranhado de amoreiras na ilha dos marrecos.
Sim ! Esta é a denominação daquela pequena ilha em formato de ferradura onde prolifera-se a marrecarada.
Em ocasiões de chuvas fortes , animados, eles costumam seguir a correnteza e não mais retornam.
Nossa tarefa é conduzirmos a um local protegido por cerca até que as chuvas cessem.
Claro, haverá sempre algumas baixas entre aquelas aves mais afoitas que já tomaram o caminho da correnteza.
Algazarra geral pelo quintal de vó Maria !
Escandalosos, gritam os marrecos, eufóricos gritamos nós conduzindo-os às dezenas.
Da janela dos fundos vovó vai nos passando as
coordenadas.
Assustados, os marrecos gritam no fechado de ripas.As águas barrentas do Rio das Antas,bufam castigando a delicadeza de avencas pelas margens. Alguém retorna da ilha trazendo uma bacia repleta de amoras.
Pretas, sumarentas...
Nossos corpos molhados cheiram a inhaca de lama e marrecos.
A chuva rola de manso benzendo os telhados e , refugiados ao redor da carroça, devoramos a bacia de amoras.
Nossos lábios ostentam um batom cor de vinho da natureza.
Um cheiro de fritura vem da cozinha.
Não demora e uma figura meio agreste surge na porta dos fundos ostentando uma vasilha repleta de guloseimas.
-Bolinhos da graxa para os "trabaiadores" !
Cheguem que o café " tá na mesa ".
Um grande número de marrecos havia sido resgatado.A futura venda de penas estava sob controle.
As águas rolando pelo terreiro e nosso apetite estimulado ao redor da mesa.
Agora, depois de tantas décadas, espio a grama encharcada nesta tarde fria de domingo e me perco entre marrecos, vacas, bezerros chorões e as amoras da ilha.
Um estampido, um trovão...
É a enchente de São Miguel.
¹ A ponte foi reconstruída e anos mais tarde ficou submersa com a formação do reservatório da Itaipu Binacional). Atualmente (25.09.2020), a transposição do rio, no local, é feita por balsa.
___________________________________
1978 — É aberta e vai até o dia 1º de outubro a VI Feira de Ciências do Colégio Luterano Rui Barbosa, de Marechal Cândido Rondon (Rondon Hoje. Marechal Cândido Rondon: Editora Independente Ltda., nº 58, ed. 03 de outubro a 10 de outubro de 1978, p. 11).
___________________________________
1981 — Começa o primeiro semestre letivo da Faculdade de Ciências Humanas de Marechal Cândido Rondon (Facimar), hoje campus da UNIOESTE, e se estende até o dia 17 de janeiro de 1982 (O Presente – jul 2014).
___________________________________
1984 — Falece o rondonense Ferdinando Lizzoni, morador no distrito rondonense de Iguiporã, na Linha Ouro Verde, aos 70 anos. Seu corpo foi sepultado no cemitério público da sede distrital.
Era natural de Tapejara (RS), nascido em 18 de fevereiro de 1914, filho de Esperança (nascida Rech) e Luiz Lizzoni. Casou-se com Maria Poleto¹ e com ela formou família com o nascimento dos filhos Luiz, Vilma, Olga, Terezinha, Antonio, José, Inês, Domingos, João, Lurdes, Rita, Carmem, Pedro e Liberaci.
No ano de 1968, migrou com a família do Rio Grande do Sul para Marechal Cândido Rondon e se estabeleceu na Linha Ouro Verde (colaborou Lurdes Lizzoni Müller e Pedrinho Lizzoni). -- FOTO 4--
¹ É falecida em 02 de novembro de 1990.
___________________________________
1986 — É aberta e segue até o dia 03 de outubro, a 13ª Festa do Porco Assado no Rolete, no Clube de Caça e Pesca, da cidade de Toledo (PR), paralela a 2ª Exposição Regional de Suínos (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo — Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009, p. 214).
___________________________________
1986 — Oficializam matrimônio os jovens rondonenses Maria Felder e Celso Weber, na igreja¹ de Linha Ajuricaba, em Marechal Cândido Rondon, em celebração presidida pelo pastor Flávio Schmitz, da Paróquia Evangélica de Pato Bragado.
Antes da cerimônia do casamento, o noivo foi confirmado na Igreja Evangélica Luterana no Brasil (IECLB). E depois ocorreu o batizado do primeiro filho do casal, Marcelo. Meses depois nasceu mais a filha Carla Luíza.
Os noivos são filhos dos casais rondonenses, ela de Araci (nascida Wilhelms) e Alfredo José Felder Filho; e ele Neli (nascida Appel) e Sadi Weber (colaborou Maria Weber). -- FOTO 5 --
¹ A confirmação, o casamento e o batismo foram os três últimos oficíos nessa igreja, antes de ser demolida para dar lugar a um novo templo.
___________________________________
1992 — A Câmara dos Deputados aprova por 441 votos favoráveis, 38 abstenções e 23 contra, em sessão presidida pelo deputado gaúcho Ibsen Pinheiro¹ a abertura do processo de impeachment do presidente da República, Fernando Collor de Mello. -- FOTO 6 --
¹ Após ser acusado de enriquecimento ilícito e irregularidades fiscais, fruto do mau jornalismo, Ibsen Pinheiro teve o seu mandato cassado. Posteriormente, foi absolvido das acusações fomentadas pelo sindicalista Waldomiro Diniz.
Ver mais, clique aqui.
___________________________________
1993 — Ocorre a abertura da Expo Toledo, 40ª Exposição Regional de Suínos e o 4º Seminário da Suinocultura Industrial de Toledo (PR) Os três eventos tem seu encerramento no dia 03 de outubro (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo — Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009: 214).
___________________________________
1993 — Acontece a 13ª Festa do Porco Assado no Rolete, no Clube de Caça e Pesca, da cidade de Toledo (PR), paralelo o 4º Seminário de Suinocultura Industrial de Toledo. Os dois eventos tem seu encerramento no dia 03 de outubro (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo — Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009: 214).
_________________________________________
2001 — É instalada a 3ª Vara da Justiça Federal na cidade de Cascavel (PR) (Preto no Branco. Cascavel: PB Comunicações Ltda., ed. 23.09.2022, p.2 - online).
___________________________________
2009 — É aberto na cidade de Toledo (PR) e segue até o dia 30, o Seminário Internacional Stark Milk, com a presença de cerca de mil produtores, técnicos e empresários da cadeia produtiva do leite. O evento aconteceu no Teatro Municipal de Toledo (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009: 214).
__________________________________
2004 — O Papa João Paulo II nomeia D. Anuar Battisti, bispo da diocese de Toledo, como arcebispo de Arquidiocese de Maringá, em substituição a D. Jaime Coelho.
A posse se deu no mesmo ano, em 24 de novembro (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo – Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009. p. 214). -- FOTO 7 --
___________________________________
2012 — Falece na cidade de São Paulo, apresentadora Hebe Camargo (Hebe Maria de Camargo Ravagnani), ligada ao Sistema Brasileiro de Televisão (SB). A artista tinha largo contingente de rondonenses e do Oeste do Paraná, como fãs de seu programa semanal de entretenimento (nota do pesquisador). -- FOTO 8 --
___________________________________
2013 — Falece na cidade de Toledo, o senhor Egon Henrique Pudell, ex-gerente do Empório Toledo, ex-prefeito do município do citado município, ex-deputado estadual (de três mandatos) e ex- presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (nota do pesquisador). -- FOTO 9 --
___________________________________
2014 — Foi o dia mais chuvoso do mês na sede municipal de Marechal Cândido Rondon, com 105mm (nota do pesquisador).
___________________________________
2015 — São abertas as inscrições para as candidatas ao concurso de rainha e princesas da Oktoberfest de Marechal Cândido Rondon 2015 (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 29.9.2015, p. 17).
___________________________________
2017 — Concorre ao prêmio da 2ª edição do Prêmio Caciopar Mulher Empreendedora, a empresária e professora rondonense Luciana Roesler, classificada entre as cinco finalistas. A premiação aconteceu durante o 4º Congresso da Caciopar, na cidade de Cascavel (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 29.09.2017, p. 14).
___________________________________
2017 — A Câmara Municipal de Marechal Cândido Rondon aprova, em discussão final, o projeto de lei nº 25/2017 (originou a Lei Ordinária nº 4.979, de 02 de outubro de 2017) , de autoria do vereador Cláudio (Claudinho) Köhler, que dá direito a meia-entrada em eventos no município de Marechal Cândido Rondon, aos doadores de sangue (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 29.09.2017, p. 29).
___________________________________
2017 — Falece em Porto Alegre, o narrador e comentarista esportivo João Wianey Carlet, aos 68 anos, vítima de complicações pós-cirurgia cardíaca. Seu corpo foi sepultado no cemitério da cidade de Viamão (RS).
Com passagens pelas rádios Guaíba e Gaúcha, o jornalista tinha vínculo com a cidade de Marechal Cândido Rondon (PR), onde reside uma irmã e cunhado (ele engenheiro agronômo da Copagril) e residiam seus pais, depois que deixaram o Rio Grande do Sul.
João Wianey era natural de Três Passos (RS). -- FOTOS 10 e 11 --
___________________________________
2018 — Acontece a 7ª edição do Almoço da Confraria Boca Maldita/Associação Os Milionários. ambas de Marechal Cândido Rondon, na sede social da última.
Durante o evento as duas entidades homenageram o professor Sadi Hardt, da sede distrital de Novo Horizonte, pelo desenvolvimento do projeto esportivo e de cunho social que desenvolve com adolescentes através da escolinha de futebol (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 28.09.2018, p. 30). -- FOTO 12 --
___________________________________
2018 — O Rotary Clube 25 de Julho, de Marechal Cândido Rondon, realiza a 7ª edição do Almoço da Ovelha, no pavilhão do Café Colonial do Parque de Exposições. A novidade do evento foi a apresentação do prato "Cordeiro à moda de Munique".
O lucro do almoço foi revertido ao Programa de Aleitamento Materno de Marechal Cândido Rondon (Proamar) e à Fundação Rotária (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 28.09.2018, p. 31).
___________________________________
2018 — Encerra-se o 1º Campeonato Municipal de Bocha Carpê 2018 de Pato Bragado, no Centro Poliesportivo Cristal. O evento contou com a participação de 29 equipes previamente organizadas para a disputa. A equipe Confiança/La'Bella foi a campeã da competição. -- FOTO 13 --
O segundo lugar foi conquistado por Luis/Emerson, 3º Ademir/Valmir, 4º Moacir/Alceu/Gomercindo, 5º Adriano/Aneldo, 6º Volnei e Atalício, 7º Bender Hotel/Luci Móveis (Estanislau e Írio), 8º César/Neuvair/Pilati.
O secretário da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, Kleber Duarte, esse foi o primeiro campeonato no município, nessa modalidade e já de início contou com um número significativo de participantes e suas famílias (nota do pesquisador).
___________________________________
2019 — Acontece na cidade de Pato Bragado (PR), a escolha da Miss Terceira Idade do Município. O desfile das candidatas aconteceu em evento no Clube de Idosos Felicidade, onde se destacaram como Miss Terceira Idade de Pato Bragado, a senhora Sueli Kochenborger Maldaner; como 2ª Miss Terceira Idade, a senhora Senair Kammer; como 3ª Miss a senhora Rose Mary Quiosi e Miss Simpatia, a senhora Ana Marlene Kochenborger.
O desfile e a escolha das Miss fez parte da agenda programática de eventos da Semana do Idoso (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 01.10.2019, p. 22). -- FOTO 14 --
___________________________________
2019 — Falece o contabilista e advogado rondonense¹ Dorvalino Bombardelli (nota do pesquisador).
¹ É o gentilício do municipal de Marechal Cândido Rondon (PR).
___________________________________
2020 — O jornal rondonense O Presente divulga a relação dos candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereadores dos municípios de Entre Rios do Oeste, Marechal Cândido Rondon, Maripá, Mercedes, Nova Santa Rosa, Pato Bragado e Quatro Pontes para as eleições do próximo dia 15 de novembro (O Presente. Marechal Cândido Rondon; ed. 29.09.2020, p.9, 10, 12, 13, 14 e 15). -- FOTOS 15, 16, 17 ,18, 19, 20 e 21 --
___________________________________
2020 — Com recurso do Distrito 4.640, Rotary Clube Beira Lago de Marechal Cândido Rondon, e mais contrapartida própria, implanta biodigestores domésticos na Vila Rural Santa Clara Esta localizada na área suburbana da sede municipal, com aproveitamento de dejetos de suínos e gado bovino, para a produção de gás de cozinha.
Na primeira etapa do projeto, duas famílias foram beneficiadas: a de Fermino Malikowski e a de Rubem Amorim (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 29 de setembro de 2020, p. 16 e 17).
___________________________________
2022 — Quinta-feira é de céu encoberto na cidade de Marechal Cândido Rondon e no Oeste do Paraná, com chuvas intermitentes e de baixa intensidade durante o dia. Ventos do quadrante Noroeste, fracos. Temperaturas médias entre 16 e 26 graus (nota do pesquisador).
___________________________________
2023 — É sexta-feira. Pelo calendário da Igreja Católica dia consagrado ao Arcanjo São Miguel. Amanhece na cidade de Marechal Cândido Rondon com o céu encoberto. A tipificação da nebulosidade foi de stratus. A temperatura do começo da manhã foi de 22 graus. Ventos do quadrante Nordeste, fracos.
Durante do dia a nebulosidade passou para o tipo stratocumulus, de distribuição esparsa. Pelo dizer dos migrantes pioneiros gaúchos e catarinenses que chegaram ao Oeste do Paraná, " se não chove em Dia de São Miguel a seca se estica" (nota do pesquisador). -- FOTO 22 --
___________________________________
2023 — Acontece no município de Jaciara (MS), na Fazenda Aymoré, da família Giacomelli¹, a Abertura Nacional do Plantio da Soja — Safra 2023/2024 (Canal Rural). -- FOTO 23 --
¹ O grupo pretende semar a oleaginosa em 1.700 hectares na presente safra.
___________________________________
2023 — O jornal rondonense O Presente, versão digital, publica artigo do professor doutor Tarcísio H. Vanderlinde da Unioeste - campús de Marechal Cândido Rondon, adiante reproduzido:
GEROU DESCONFORTO
A observação de Jesus de que “é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus”, encerrou a conversa com um jovem abastado que procurou o Rabino para lhe fazer uma pergunta: “Mestre, que farei de bom para ter a vida eterna?”
De acordo com Mateus, Jesus respondeu: “Não matarás, não furtarás, não darás falso testemunho, honra teu pai e tua mãe e amarás o teu próximo como a ti mesmo”. Ao que replicou o jovem: “A tudo isso tenho obedecido. O que me falta?”
Jesus respondeu: “Se você quer ser perfeito, vá, venda os seus bens e dê o dinheiro aos pobres e você terá um tesouro nos céus. Depois, venha e siga-me”. Foi demais: “Ouvindo isso, o jovem afastou-se triste, porque tinha muitas riquezas”. Com pouca variação, a narrativa também é registrada por Marcos e Lucas.
Algumas fontes hebraicas, aramaicas e gregas afirmam que há um erro de entendimento relacionado à palavra “camelo”. Neste caso, camelo, seria aquela corda reforçada utilizada para amarrar navios ou malhas grosseiras que formavam as redes utilizadas pelos pescadores à época de Cristo.
Não é novidade que uma palavra mal interpretada pode mudar o contexto da narrativa. Contudo, é preciso admitir, que no caso da agulha e do camelo, não há uma alteração substancial que comprometa o ensino.
Persiste a dificuldade em passar um camelo tipo corda, pelo fundo de uma agulha literal. Já para um camelo tipo animal, fica impossível.
Uma outra interpretação, é a crença de que a agulha era uma porta menor inserida numa porta maior que ficava em lugares estratégicos das cidades. Alguns intérpretes acreditam que a porta menor era o portão do fundo da agulha e que para que um camelo tipo animal pudesse passar por ali, tinha que se ajoelhar e/ou deixar toda a sua eventual carga pelo lado de fora.
Essa última explicação foi compartilhada conosco quando passávamos por uma porta desse tipo no Monte do Templo em Jerusalém. Na ocasião, o guia ainda reforçou, que a frase utilizada por Jesus, apontava para um tipo específico de rico: o avarento. O episódio do jovem abastado contudo, ainda permite outras digressões.
A moral da citação de Jesus pode gerar desconforto nos mais prósperos que ainda creem, ao menos um pouco, nas narrativas bíblicas. Penso que talvez tenha sido por isso que a frase do Rabino que envolve o “camelo e a agulha” acabou se eternizando. Em meio aos que têm em excesso, haverá sempre alguém que poderá ter menos do que precisa. -- FOTO 24 --
___________________________________
2023 — Aconteca na cidade Santa Lúcia a etapa final do Festival Regional dos Municípios do Oeste do Paraná (FERMOP). Ver classificações no quadro anexo (foto 24), 26 municípios da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (AMOP) foram representados no Festival, um número histórico (Revista AMOP. Cascavel: Ano XXIII, nº 171, p. 8 a 11). -- FOTO 25 --
_________________________________________
COMENTÁRIOS