II "Júlio Pasa": último prefeito do grande município de Foz do Iguaçu indiviso.
Pioneiros 13 de Fevereiro de 2025
Pelo neto – Joao Jorge Ziemann
Foz, 13-02-2025
DA PESSOA DE JÚLIO PASA
JÚLIO PASA – nasceu em 08.02.1895 na localidade de Nova Treviso, então Município de Júlio de Castilho, RS; área da Quarta Colônia Italiana estabelecida na Região de Santa Maria-Silveira Martins (RS).
Era filho de CARLOS PASA, italiano originário da cidade de Agordo, Província de Belluno, Itália;e de ROSA CAPRIZ PASA, originária da cidade de Gemona Del Friulli, Província de Údine, Itália; imigrantes vindo ao Brasil em janeiro de 1883.
CHEGADA EM FOZ DO IGUAÇU
JÚLIO PASA chegou a Foz do Iguaçu com 23 anos de idade, por volta de 1917- 1918 , e desde então trabalhou nesta fronteira com a Argentina e o Paraguai; tendo como profissão a construção e a agricultura avançada para a época, com conhecimento expert na sirgaria, de criação do bicho-da- seda até a sua industrialização.
Atuou como construtor-pedreiro na grande Região de Foz (desde o Rio Iguaçu ao Rio Piquiri, e de Catanduvas até o Rio Iguaçu); além de se estabelecer como pequeno agricultor diversificado na periferia da cidade.
Porém, por ter estudo e bom trato com as letras, atuou como rábula e também como “guarda-livros” dos colonos; tendo participação constante, e depois direta, na política da cidade.
CASOU com ISABEL BONINI PASA em 22.08.1919 na cidade de Foz do Iguaçu, PR.
A ESPOSA - ISABEL BONINI PASA nasceu em 15.11.1901 em Posadas, Missiones – Argentina- era filha de JORGE BONINI (italiano de Florença (Toscana) nascido em 02.11.1886) e de ANTONIA IRALA (nascida em 13.11.1882 em Posadas (Missiones) Argentina); tendo a sua família mudado para a Colônia do Iguaçu com ano e meio, por volta de 1903/4.
Uma irmã dela ainda nasceu em Posadas em 1905 por necessidade médica ante a então precariedade de atendimento em Foz; e os demais irmãos já nasceram em Foz.
FILHOS – JÚLIO PASA e ISABEL BONINI PASA tiveram 11 filhos, sendo 10 nascidos em Foz do Iguaçu e 1 nascido na Argentina, também por necessidade médica ante a então precariedade de atendimento em Foz.
Filhos Naturais: Alberto Pasa, Joconda Pasa, Dante Pasa, Adelina Pasa, Guiomar Pasa, Gentilina Pasa, Rosa Pasa, Letícia Pasa, Natalia Pasa,Beatriz Pasa e Nélida Pasa.
Filhos acolhidos: Ramona Rosa, Roberto Ribeiro.
JÚLIO PASA - FALECEU aos 61 anos em 03.02. 1956 em Foz do Iguaçu.
ISABEL BONINI PASA - FALECEU no dia 20.12.1958 em Foz do Iguaçu.
Ambos faleceram na residência, no começo da Av. General Meira.
VIDA POLÍTICA
Ainda jovem no Sul, JÚLIO PASA já era muito ativo na política, tendo publicado em 1917 (junto com seu irmão ANTÔNIO) um artigo em jornal da cidade de Júlio de Castilho (RS) manifestando-se contra a permanênciado governador Borges de Medeiros no cargo há décadas, o que motivou a sua perseguição pela Polícia Política e o obrigou a fugir, de trem de Santa Maria até São Borja, atravessando o Rio Uruguai para a Argentina e tomando trem de Santo Tomé até Posadas; de cujo Porto tomou barco e
subiu o Rio Paraná até a fronteira em Foz do Iguaçu.
Em Foz ficou como autoexilado político de 1918 até depois da Revolução de 1923, cujo levante no do Grande do Sul obrigou o Borges de Medeiros a deixar o cargo ao final do mandato, cessando a perseguição.
Porém, a esse tempo JÚLIO PASA já estava casado e era cidadão de Foz do Iguaçu, nunca mais deixando de residir na cidade. O irmão havia fugido para a fronteira Sul com o Uruguai fixando-se,também exilado, em Bagé (RS).
Embora a “referida publicação” política tenha sido um ato isolado da Região na época, a história mostrou que foi uma das sementes que culminaram na Revolução dos Maragatos de 1923 no Rio Grande do Sul, levantada contra a “eternização” do Borges de Medeiros no Poder daquele Estado.
PREFEITO NOMEADO EM FOZ DO IGUAÇU
Desde que chegou, em 1917-1918, JÚLIO PASA continuou com a sua atuação na política, mas após ficar livre da “perseguição” participou diretamente e em 21.12.1930
sido nomeado Prefeito de Foz do Iguaçu por Getúlio Vargas , na pós-revolução de 1930.
E assim atuou pela primeira vez no cargo de PREFEITO até 09.03.1931, na reorganização política antes do Estado Novo de 1937.
PREFEITO ELEITO
No curso da política, foi eleito novamente prefeito do Município de Foz do Iguaçu, assumindo o cargo em 01 de dezembro de 1947 através das primeiras eleições diretas do Município após a Constituição de 1946, denominada de Primeira Legislatura Municipal, que findou em 01.12.1951 ao assumir o Prefeito seguinte, Francisco Guaraná
de Menezes, na segunda legislatura de 4 anos até 1955. -- FOTOS 1, 2 e 3 --
ÚLTIMO PREFEITO DA “GRANDE” FOZ DO IGUAÇU
Com a emancipação dos três maiores Distritos da parte Norte do Território do Município no final de sue mandato, JÚLIO PASA tornou-se o último Prefeito a gerir toda a extensa Região original, que antes se limitava a Oeste pelo Rio Paraná, com o Paraguai de Foz até Guaíra; ao Norte pelo Rio Piquiri, de Guaíra até a Serra do Rio Tormenta; a Leste pelo Rio Tormenta, de Catanduvas até o Rio Iguaçu no local atual de Boa Vista da Aparecida; e ao Sul pelo Rio Iguaçu, com Capanema e com a Argentina, até a Foz no Rio Paraná.
VEREADOR EM FOZ DO IGUAÇU
Sempre ativo na política, ainda no tempo do Estado Novo foi eleito vereador na gestão de 1936-1937. -- FOTO 4 --
Após A CONSTITUIÇÃO DE 1946 (depois de ter sido Prefeito da 1ª Legislatura de 1947 a 1951), JÚLIO PASA foi eleito novamente Vereador na 2ª Legislatura de 1952 a 1955, tendo sido Presidente da Câmara em 1952 e 1º Secretário em 1953. -- FOTO 5, 6 e 7 --
NO CENÁRIO POLÍTICO E SOCIAL
JÚLIO PASA assumiu pela segunda vez a Prefeitura em 1947, em momento peculiar da extinção do então TERRITÓRIO FEDERAL DO IGUAÇU, sendo este novamente integrado ao Estado do Paraná.
Porém, nessa gestão houve o enfrentando de um movimento separatista pela criação de um Estado Independente, nos moldes do então movimento separatista do Triângulo Mineiro.
A articulação política de Júlio Pasa, Affonso Camargo (prefeito de Curitiba), junto do então governador Bento Munhoz da Rocha , possibilitou um fim pacífico ao tema, trazendo para a região investimentos e o reconhecimento da importância da região.
Essa visão progressista possibilitou, ainda antes do final de sua gestão, a criação dos municípios de Guaíra, de Toledo e de Cascavel, em novembro de 1951.
Foi ativista na integração de competências do ensino público com o governo estadual e os municípios, algo complexo e difícil de se realizar na época.
JÚLIO PASA viveu na Região e conhecia profundamente os problemas do Estado do Paraná - em especial do Meio-Oeste.
E por isso sempre foi incansável batalhador pela criação do Parque Nacional do Iguaçu , da construção da Estrada Estratégica do Paraná no trecho que liga Ponta Grossa a Foz do Iguaçu ( BR-277 ) e do Hotel das Cataratas.
NA AGRICULTURA- ESPORTE E CULTURA
JÚLIO PASA atuou como produtor de hortaliças, frutas e alimentos para a logística da Cavalaria da Cia. Militar, depois tornado 1º Batalhão de Fronteira.
ASSOCIAÇÃO RURAL - Ajudou a fundar, e até foi presidente de 1954 a 1955, da Associação Rural de Foz do Iguaçu (atual Sindicato Rural), trabalhando muito para o desenvolvimento da lavoura local.
ABC-FUTEBOL CLUBE - Criou linhas de incentivo ao clube ABC Futebol Clube , do qual o seu sogro JORGE BONINI foi sócio fundador em 12.09.1915. JÚLIO PASA era o presidente da entidade quando em 1942 - por conta da Segunda Guerra Mundial - o Clube foi fechado pelo Governo Federal por conta de alguns sócios serem
italianos ou alemães.
O CENTRO AGRÍCOLA E SOCIAL tinha sede em um barracão de madeira na Rua Alm. Barroso (perto da Livraria Kunda) e tinha o perfil de “Clube dos Colonos”; sendo os outros Clubes mais elitizados, tal como o Oeste Paraná Clube.
VALORIZAÇÃO DAS CATARATAS – Como tantos outros pioneiros, JÚLIO PASA reconheceu a importância turística das Cataratas do Iguaçu para a cidade e para sua fruição buscou a tríade necessária de estrutura para acesso à essa maravilha.
Além de ter contribuído na gestação do Parque Nacional do Iguaçu - primeiro pelo Estado e depois pela União - no seu mandato de 1947-51, junto com muitos outros iguaçuenses, buscou a construção da Estrada BR 277; e em paralelo na sua gestão, JÚLIO PASA promoveu o incentivo à construção do HOTEL DAS CATARATAS, obra importante e simbólica, iniciada ainda no seu tempo de Prefeito.
Graças aos esforços dos muitos pioneiros, hoje Foz do Iguaçu tem estrutura para visitação de um dos mais requisitados destinos turísticos, além de eventos como congressos e afins.
PERSONALIDADE
JÚLIO PASA foi uma figura popular, mesmo antes da carreira política efetiva. Nunca foi rico (nem automóvel teve); ia trabalhar à pé na Prefeitura junto com seus “pets” 2 carneiros de nomes Trabuco e Chimarrita.
Porém, o seu “saber” e senso de humor, a maneira irônica com que encarava a vida, os seus semelhantes e os fatos corriqueiros do dia-a-dia, faziam-no dono de um auditório sempre disposto a ouvi-lo e a gozar com suas tiradas filosóficas e muitas vezes sarcásticas.
CAMPANHA POLÍTICA - Sua campanha para eleição de 1947 polarizou-se entre o do “povo” e a “elite”, como demonstra o panfleto-poema de sua campanha, com amplos projetos de gestão, mas centrado na promessa de reconstrução da “Ponte do Rio Monjolo”, na baixada do Centro da Avenida Brasil, que há muitos anos havia desabado. -- FOTO 3 --
Porém, após ter sido eleito, JULIO PASA teve dificuldades em aprovar verbas para solucionar a antiga “questão da ponte”, mas assim mesmo reconstruiu a ponte de mão-própria, pois que toda tarde saía do expediente na Prefeitura e se dirigia ao local como pedreiro e, com alguns ajudantes, reconstruíram a Ponte em cumprimento à promessa de campanha e a necessidade da cidade.
RÁBULA - Defensor Leigo - Como estudioso profundo e autodidata, atuou como advogado leigo, sem assinar pelo ofício, mas defendeu diversas causas. O fato é que não existia Bacharel na cidade; e mesmo que fossem poucos os casos, qualquer que precisasse lançava mão de defensores leigos como ele.
JÚLIO PASA tinha notório “saber” e, por essa razão, foi convidado a publicar seguidas crônicas denominadas “Episódios Históricos” no Jornal de Foz do Iguaçu “A Notícia” no ano de 1955, tratando de fatos e situações que soube ou que vivenciou no decorrer da sua vida na cidade de Foz do
Iguaçu.
HOMENAGENS PÓSTUMAS
Dada a importância de seu tempo a frente da Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu, de vereança, de Associações e de defesas pessoais das causas públicas, muitas e variadas homenagens foram feitas por jornais locais e da Capital do Estado, e nomeando alguns locais públicos.
Travessa Júlio Pasa, Foz do Iguaçu - Em 1959, alguns anos após sua morte, foi atribuído o nome de Júlio Pasa à atual travessa que se localiza no centro de Foz, entre a Av. Brasil e a Av. JK.
Escola Municipal Júlio Pasa, Foz do Iguaçu - Em seguida, em 1960, a Escola Pública Municipal Prefeito Júlio Pasa, na parte Centro-Leste da cidade (Bairro Maracanã), pelo Decreto Lei 262/60 de 30/05/1960.
Rua Júlio Pasa, Curitiba - Além do velório e enterro terem sido, em época um evento com grande participação popular e de personalidades locais, também foi homenageado pela nomenclatura da Rua Júlio Pasa em Curitiba, onde sua filha Joconda Pasa morou por muitos anos, no Bairro Uberaba.
Livro de Memórias de Crônicas “EPISÓDIOS HISTÓRICOS”.
Livro compilado e escrito em Foz do Iguaçu por José Vicente Tezza, editado por Tezza editores,2006.
|| Júlio Pasa
|| Júlio Pasa discursando num comício em sua campanha para prefeito da cidade de Foz do Iguaçu, em 1946.
Imagem: Acervo João Jorge Ziemann - FOTO 1 -
|| Panfleto da campanha de Julio Pasa para prefeito em 1956.
João Jorge Ziemann -- FOTO 2 -
|| Termo de posse de Júlio Passa como prefeito da cidade de Foz do Iguaçu, gestão 1947/1951.
Imagem: Acervo de João Jorge Ziemann - FOTO 2 -
|| Composição da Câmara de Vereadores de Foz do Iguaçu, período 1936/1927: Romulo Trevisan, Carlos Coimbra, Francisco Padilha, Pedro Francisco Kure, Heleno Shimmelpfeng, Júlio Pasa.
Imagem: Acervo João Jorge Ziemann - FOTO 4 -
|| Identificação de Júlio Pasa como presidente da Câmara Municipal de Foz do Iguaçu, no ano de 1952.
O vice-presidente era representante do então distrito de Toledo.
Imagem: Acervo João Jorge Ziemann - FOTO 5 -
|| Registro de Júlio Passa como 1º Secretário da Câmara Municipal de Foz do Iguaçu.
O suplentes acima constante era o representante do então distrito de Guaíra.
João Jorge Ziemann - FOTO 6 -
|| Identificação dos mandatos de vereador de Júlio Pasa na Câmara Municipal de Foz do Iguaçu.
João Jorge Ziemann - FOTO 7 -
COMENTÁRIOS