1963 — Deixa como pastor da Primeira Igreja Batista de Marechal Cândido Rondon, o reverendo Ottmar Wehr.

Imagem: Acervo PIB Rondon - FOTO 1 –

Imagem: Acervo Brazil Imperial/Facebook . - FOTO 2 -

Arte publicada em A Vida Fluminense, de 27/08/1870.
Imagem: Acervo Wikipédia - FOTO 3 -

Imagem: Acervo TV Imperial - Arte de autor desconhecido - FOTO 4 -

Imagem: Acervo A República Brasileira - FOTO 5 -

Imagem: Acervo Biblioteca Nacional Digital - FOTO 6 -

Imagem: Acervo Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro - FOTO 7 -

Imagem: Acervo History - FOTO 8 -

Imagem: www.projetomemoria.art.br - FOTO 9 -

Imagem: Acervo Biblioteca Nacional Digital - FOTO 10 -

Imagem ilustrativa: Acervo Lance - FOTO 11 -

Este documento em suporte de papel foi doado ao Museu Histórico Willy Barth (de Toledo, PR), pelo Sr. Francisco de P. Calleya, em 27/02/1985. - FOTO 12 -

Imagem: Acervo Rudi Sander - FOTO 13 -

Ainda na foto, à esquerda, a senhor Úrsula (nascida Klein) Krepsky), professora Edite Feiden com sobrinho Henry Feiden no colo, e Dorneles Jochims.
Imagem: Acervo Marta Krepsky - FOTO 14 -

Imagem: Acervo Harri Walter Batschke - FOTO 15 –

Imagem: Acervo Rogério Scherer - FOTO 16 -

Imagem: Acervo Voni Berta Amaral - FOTO 16 -
As fotos 16, 17, 18, 19 e 20 são do mesmo evento carnavalesco .




Imagem: Acervo Provincialado SVD, em Curitiba - FOTO 21 -

Imagem: Acervo Provincialado SVD, em Curitiba - FOTO 22 -

Imagem: Acervo Provinciliado SVD, em Curitiba - FOTO 23 -

Imagem: Acervo Provincialado SVD, em Curitiba - FOTO 24 -


Imagem: Acervo O Presente - FOTO 26 –

Imagem: Acervo de Aurélia Liessem - FOTO 27 -

Imagem: Acervo Revista AMOP - p. 6 - FOTO 28-

Imagem: Acervo da família - FOTO 29 -

À esquerda, vereador Pedro Rauber, autor do projeto de lei; Elemar Hensel, secretário municipal de Administração de Marechal Cândido Rondon.
À direita: Ilário (Ila) Hofstaetter, vice-prefeito municipal de Marechal Cândido Rondon.
Imagem: Acervo Imprensa PM-MCR - FOTO 30 -

À esquerda, padre André Boffo Mendes, coordenador da campanha na diocese, e o bispo João Carlos Seneme (de terno).
Imagem: Acervo O Presente - FOTO 31 -

Imagem: Acervo Globo Esporte (divulgação) - FOTO 32 -

Imagem: Acervo da Empresa - FOTO 33 -

Imagem: Acervo Prefeitura Municipal de Tapera - FOTO 34 -

Imagem: Acervo da entidade classista - FOTO 35 -
1856 — Assume a presidência da Província do Paraná, o padre, advogado, político e professor paulistano Vicente Pires da Mota (1799-1882) com mandato até 26 de setembro do mesmo ano. Substitui a Henrique Beaurepaire-Rohan (1812-1894). -- FOTO 2 --
___________________________________
1870 — Termina a Guerra do Paraguai com a morte do mandatário paraguaio Francisco Solano Lopez, às margens de um afluente do Rio Aquidabán (no melhor português, Aquidabã), nas proximidades de Cerro Corá, ao norte do Paraguai, próximo a divisa com o atual Mato Grosso do Sul.
O conflito que durou 16 anos, foi a maior contenda internacional da América do Sul, travada entre os aliados Brasil, Argentina e Uruguai contra o Paraguai. -- FOTOS 3 e 4 --
Dois textos relevantes se reportam à morte do governante guarani e quem o fere mortalmente:
Chico Diabo: o Camaquense que matou um Ditador na Guerra do Paraguai
Feito de Chico Diabo, como era conhecido, pôs fim à Guerra do Paraguai, matando o ditador Solano López
Na história brasileira, ele é tratado como herói. Em território paraguaio, no entanto, é vilão e assassino. São visões distintas sobre o cabo José Francisco Lacerda, responsável pela morte do ditador Solano López, em 1870, durante a Batalha de Cerro Corá, na Guerra do Paraguai. Chico Diabo, como era conhecido, avançou sobre os inimigos e desferiu um golpe fulminante de lança em Solano, encerrando o conflito, que completa 150 anos.
Nascido em Camaquã, em 1848, Lacerda ganhou o apelido de “diabinho” da própria mãe quando ainda era adolescente. Aos 15 anos, teve de se mudar com os pais para Bagé, na Região da Campanha. Dois anos depois foi convidado pelo coronel Joca Tavares para integrar o contingente dos “Voluntários da Pátria” que lutariam na Guerra do Paraguai.
Parte da história conta que Chico Diabo teria trabalhado como açougueiro em São Lourenço do Sul, levando a crer que foi ali que aprendeu o manuseio da faca com o seu patrão, que era um italiano que fazia embutidos de carne. Acredita-se que ele deve ter morado na localidade de Boqueirão, pois foi ali que iniciou a civilização de São Lourenço do Sul.
Chico Diabo ficou com uma faca de ouro e prata de Solano López. Por coincidência, a arma tinha as mesmas iniciais do seu nome: FL. Como recompensa, recebeu cabeças de gado e teve seu nome popularizado com a quadrinha “o cabo Chico Diabo, do diabo Chico deu cabo”.
Na Guerra do Paraguai, Chico, que já era cabo, comemorou por haver matado, na Batalha de Cerro Corá, o ditador Francisco Solano López, com um certeiro golpe de lança na virilha.
Segundo o que a história conta, o golpe foi aparentemente fatal, embora, na seqüência, o soldado gaúcho João Soares, tenha alvejado López com um tiro de revólver.
Chico faleceu em 1893 no Uruguai. Anos depois seus restos mortais foram recolhidos pela família no país vizinho e novamente enterrados no Cemitério da Guarda, em Bagé. O jazigo recebe cuidados até hoje e representa uma grande atração turística da cidade. A história da lança usada para matar Solano López está exposta no Museu Nacional, no Rio de Rio de Janeiro (LUZ, Juares e LARUSSO, Daniel; in: Blog do Juares, ed.09.032019).
Texto 2:
A morte de Solano López, no Rio Aquidabã.
O final da perseguição a Solano López se deu no seu último acampamento, em Cerro Corá, onde foi cercado pelas tropas imperiais comandadas pelo general Câmara, onde mesmo cercado, Solano López ainda e contra todo o bom senso esboçou uma reação contra a numerosa tropa que o cercava, na esperança de tentar fugir mais uma vez, mas não houve espaço para escapar, como já havia feito outras vezes.
Registra a História que a tarefa de identificar Solano López pelos seus perseguidores foi facilitada em razão dele ser o único indivíduo notadamente gordo, enquanto os outros militares eram bem magros, devido à falta de alimentos.
Não conseguindo fugir, López foi intimado a se render, mas não aceitou a rendição, apostando na resistência e, ficando separado dos que lhe defendiam, foi ferido pelo cabo "Chico Diabo" e intimado a render-se novamente, neste momento já estava caído dentro de um afluente do rio Aquidabã, momento em que foi intimado a render-se novamente; como não aceitou a rendição, o general Câmara mandou desarmá-lo, ao que ele impôs fraca resistência, acabando por levar um tiro do soldado gaúcho João Soares, morrendo em razão dos ferimentos sofridos (TV Imperial/Facebook , publicação de 29.05.2017).
Um número expressivo (centenas) de alemães e descendentes¹ são combatentes nos campos de batalha em território paraguaio, de sobrenomes comuns no Oeste do Paraná: João Birck, Pedro Schneider, João Niederauer Sobrinho, Nicolau Dockhorn, August Zeidler, Pedro Werlang, Jakob Franzen, João Schmitt, Christiano Spindler, Nicolau Engelmann, Felippe Dreyer, Adolph Peter Fritsch e Pedro Hahn, entre outros mais. Muitos dos citados assumem comandos de pelotões e grupamentos de artilharia e cavalaria e alçaram patentes militares graduadas no Exército Brasileiro (BECKER, Klaus. Alemães e descendentes - do Rio Grande do Sul —na Guerra do Paraguai. Canoas: Editora Hilgert (PAH) & Filhos Ltda., 1968, 208 p.).
¹ É quase 100% de certeza que muitos dos combatentes nominados acima e demais citados na obra referida, tem larga descendência em Marechal Cândido Rondon e regiáo (nota do pesquisador).
___________________________________
1891 — Começa a funcionar a linha de correio entre Guarapuava e a então Colônia Militar de Foz do Iguaçu, por ordem da Administração Geral dos Correios do Paraná (Diário do Commercio. Curitiba: anno I, nº 54, ed. 07 de março de 1891, p. — Biblioteca Nacional Digital).
___________________________________
1902 — É eleito o 5º presidente do Brasil, Francisco de Paula Rodrigues Alves, para o quadriênio 1902 a 1906. A sua posse se dá em 15 de novembro seguinte (cpdoc.fgv). -- FOTO 5 --
_______________________________
1922 — Na eleição presidencial desse dia, o reduzido colégio eleitoral de Foz do Iguaçu¹ dá 45 votos para o candidato à Presidente da República, Arthur Bernardes, e nenhum voto ao seu adversário, Nilo Peçanha (A República. Curitiba: anno XXX VI, nº 51, ed. 2 de março de 1922, p.2 — Biblioteca Nacional Digital). -- FOTOS 6 e 7 --
A posse de Bernardes se dá em 15 de novembro de 1922.
¹ Na época todo o Oeste do Paraná era território do município de Foz do Iguaçu (nota do pesquisador).
___________________________________
1923 — Falece na cidade Petrópolis (RJ), o renomado jurista baiano Ruy Barbosa¹ (nota do pesquisador). -- FOTOS 8 e 9 --
¹ O famoso brasileiro tem homenagem representativa no tradicional e conceituado educandário rondonense: o Colégio Luterano Rui Barbosa (nota do pesquisador).
__________________________________
1940 — É retido, por algumas horas, em Foz do Iguaçu, o avião "Douglas" da Panair, extinta companhia aérea brasileira, o futebolista Leônidas da Silva¹ em virtude de irregularidades na documentação, que viaja na aeronave com destino a Buenos Aires (A Batalha. Rio de Janeiro: anno XI, nº 4.159, ed. 02 de março de 1940, p. 6 — Biblioteca Nacional Digital). -- FOTOS 10 e 11 --
¹ Tinha o apelido de "Diamante Negro" e participou pela Seleção Brasileira das Copas de 1933 e 1938. É criador do lance no futebol conhecido como "bicicleta".
__________________________________
1948 — "Iniciam as atividades do Instituto Imaculado Coração de Maria (Colégio Incomar), o 1º educandário de Toledo (PR), tendo como sala de aula a igreja católica e 1ª diretora a irmã Verônica Sawtczuk¹" (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo: Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009, p. 45).
¹ As outras duas religiosas, Lúcia Mikosz e Elia Bassani, junto com a Irmã Verônica, as três pertencentes à congregação "Companhia das Filhas da Caridade, também conhecidas como "Irmãs Vicentinas", chegaram em Toledo em 01 de fevereiro de 1948, por interferência do padre pioneiro Antônio Patuí (Museu Histórico Williy Barth, em postagem no Facebook, em 31 de março de 2024).
___________________________________
1957 — "Iniciam as aulas da 1ª turma de alunos do Colégio La Salle¹, de Toledo, tendo como 1º diretor o irmão Egydio Buzanello. O educandário inicia atividades em prédio alugado na Avenida Maripá e alunos internos são recepcionados em dependências cedidas por particulares" (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo: Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009, p. 45).
¹ Entre os rondonenses que estudaram anos mais tarde na instituição, para cursar o ginásio, estão o empresário Elio Edvino Winter (morador em Curitiba, em 2022) e o ex-prefeito de Marechal Cândido Rondon, professor Ilmar Priesnitz (nota do pesquisador).
___________________________________
1959 — "O professor Irineu Agnes¹ começa a lecionar na escola General Osório, do distrito de Dez de Maio, de Toledo para alunos das 1ª a 4ª séries do ensino primário. Em outubro, também passa a dar aulas na escola da sede do distrito" (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo: Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009, p. 45).
¹ É falecido em 05 de maio de 2017 (nota do pesquisador).
Saber mais, clique aqui.
___________________________________
1962 — O vereador Moraes Rêgo, da Câmara Municipal de Guaíra (PR), lança campanha Pró-Criação do Estado do Iguaçu¹, assumindo a vanguarda do movimento no Oeste do Paraná. -- FOTO 12 --
¹ A campanha pela criação do Estado do Iguaçu tem suas pretensões autonomistas frustradas em 31 de março de 1993, com a rejeição do Projeto 141/91 pela Câmara dos Deputados por 177 votos contrários, 90 favoráveis e 13 abstenções. Pesa para não aprovação da matéria, a forte pressão exercida sobre os deputados federais pelos governos estaduais e Assembleias Legislativas dos Estados do Paraná e Santa Catarina, unidades federativas que teriam partes de seus territórios suprimidos, caso acontecesse a criação do novo estado.
No Paraná, o movimento contrário à criação do Estado do Iguaçu é liderado pelo deputado Anibal Khury, presidente da Assembleia Legislativa, com a avassaladora campanha "O Paraná é Indivisível" (LOPES, Sérgio. "Estado do Iguaçu": A trajetória de um movimento. Toledo: Unioeste, Revista Informe Gepec, vol. 08, nº 2. jul./dez., 2004, p. 4 — Online).
___________________________________
1966 — Falece o pioneiro rondonense da atual sede distrital rondonense¹ de Iguiporã, Luiz Ernesto Fleck, aos , vítima de infarto do miocárdio. Instala o primeiro armazém de secos e molhados na localidade, a pedido da colonizadora Maripá.
Natural de Montenegro (RS), da localidade de Maratá (agora município) casa com Elly Erig e forma família com a nascimento das filhas Clair (casada com Eldir Mahs — casal já falecido), Eliane casa com José Hübner e Marlene casa com Harry Pilger, ambos casais moradores agora (2022) em Taquara (RS).
Por sua benevolência com os pioneiros do distrito nos anos iniciais, em fornecer mantimentos e outras produtos de imediata necessidade e que pagassem a conta quando possível, o comerciante é reconhecido pela comunidade que deu seu nome ao então Colégio Cenecista, quando este é criado.
Seu corpo é sepultado no cemitério público do distrito citado (colaboraram Rudi Sander e Carlos Alberto Erig, de Iguiporã). -- FOTO 13 --
¹ Gentílico do município de Marechal Cândido Rondon (PR).
___________________________________
1967 — Começa a funcionar o atual Colégio Luterano Rui Barbosa, de Marechal Cândido Rondon (PR), vinculado à Comunidade Evangélica Luterana Cristo. É diretor da instituição de ensino, o pastor Guilherme Figur (PAWELKE, Joachim. Ficando Rico no Oeste do Paraná. Marechal Cândido Rondon: [s.n.], outubro de 1970, p. 39).
___________________________________
1969 — Começa a funcionar o então Internato Martin Luther, em Marechal Cândido Rondon, onde hoje está instalado o Colégio Evangélico Martin Luther (PAWELKE, Joachim. Ficando Rico no Oeste do Paraná. Marechal Cândido Rondon: [s.n.], outubro de 1970, p. 39).
___________________________________
1969 — É nomeado como primeiro médico do Posto de Saúde, de Marechal Cândido Rondon, o Dr. Aylson Confúcio de Lima (nota do pesquisador). -- FOTO 14 -
___________________________________
1971 — É realizada a aula inaugural do então Ginásio Luiz Ernesto Fleck, do distrito rondonense Iguiporã, com a presença do vereador Elmo Lauro Gall, presidente do educandário, e subprefeito local, Auro Becker, e do diretor do ginásio, Moacir Moratelli (nota do pesquisador).
___________________________________
1971 — Ocorre a aula inaugural do então Ginásio Capitão Heitor Mendes, da sede distrital rondonense de Porto Mendes, na presença de 70 alunos e autoridades, e ainda dos vereadores Salvino Wanderlinde, Rainwald Adolfo Prochnow, do diretor da Radio Difusora Rondon, Arlindo Alberto Lamb, do diretor municipal de educação, Carlos Vanzin e do diretor do estabelecimento Francisco de Paula Geleski.
Mais a diretoria do Ginásio, assim composta: Presidente Waldemar José Greselle; 1º vice-presidente: João Dalgalo; 2º vice-presidente: Severino Valiati; Secretário: Alfredo Kunkel; 2º secretário: Rozalina (Parisoto) Cemin. Conselho Fiscal: Ivo Senger, Hugo Hauberth e Severiano Lopes (nota do pesquisador).
___________________________________
1976 — A Prefeitura Municipal de Marechal Cândido Rondon emite nota de esclarecimento solicitando aos munícipes a adoção e cumprimento do código de posturas (nota do pesquisador). -- FOTO 15 --
___________________________________
1977 — Reassume como pastor da Primeira Igreja Batista de Marechal Cândido Rondon, o reverendo Ottmar Wehr, permanecendo na função até 28 de fevereiro de 1982 (nota do pesquisador)
___________________________________
1977 — Começa a atender em novas dependências, alugadas, no andar superior do prédio à Rua Rio de Janeiro, 745, a então 58ª Inspetoria de Ensino, na época com sede em Marechal Cândido Rondon.
Anos mais tarde, com a vitória do MDB ao governo do Paraná, a inspetoria é tirada de Marechal Cândido Rondon e instalada na cidade de Assis Chateuabriand. As antigas inspetorias de ensino posteriormente mudam de designação para núcleos regionais de educação (nota do pesquisador).
___________________________________
1978 — Acontece no clube da sede distrital rondonense de Iguiporã, às 20he30m, reunião visando a eletrificação rural no distrito (Rádio Difusora do Paraná AM. Frente Ampla de Notícias. Marechal Cândido Rondon: vol. 42, cad. 24.02.1978 a 05.04.1978, p. 44. Programa de Rádio).
___________________________________
1978 — Depois da longa seca, retornam as chuvas ao Oeste do Paraná (Rádio Difusora do Paraná AM. Frente Ampla de Notícias. Marechal Cândido Rondon: vol. 42, cad. 24.02.1978 a 05.04.1978, p. 65. Programa de Rádio).
___________________________________
1978 — É fundado o Grupo de Escoteiros 25 de Julho, da cidade de Marechal Cândido Rondon (JMGomes, GOMES, João Marcos). Panorama. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora do Paraná, vol. 015, cad. março e abril 1988, fls. 69. Programa de Rádio).
___________________________________
1979 — O governador do Paraná, Jaime Canet Júnior, nomeia pelo Decreto nº 6.373, o vereador Verno Scherer, do então distrito de Pato Bragado, como prefeito municipal de Marechal Cândido Rondon, em virtude do município integrar a então Área de Segurança Nacional
O vereador Verno Scherer já vinha exercendo interinamente o cargo, desde o dia 17 de abril de 1978, em virtude da exoneração, a pedido, de Almiro Bauermann (nota do pesquisador). -- FOTO 16 --
___________________________________
1985 — Toma posse como presidente da Câmara Municipal de Toledo (PR), o vereador Tarcísio Jacy Herkert (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo: Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009, p. 45; e (LEDUC, Lincoln.Em Toledo, Tarcisio Herkert foi eleito por 7x6. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora do Paraná, Frente Ampla de Notícias, vol. 120, cad. março de 1985, ed. 02.03.85, [s.p.]. Programa de Rádio. ).
___________________________________
1985 — Assume a Secretaria Municipal de Viação e Obras Públicas de Toledo (PR), ex-vereador João Leonardi. Ele subsitui a Edmir Cezar Dalla Costa (LEDUC, Lincoln. Prefeitura de Toledo tem novo secretario de Viação e Obras. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora do Paraná, Frente Ampla de Notícias, vol. 120, cad. março de 1985, ed. 01.03.85, [s.p.]. Programa de Rádio.
___________________________________
1985 — Vereador José Cláudio Cavalcanti (PMDB) é eleito e empossado presidente da Câmara Municipal de Cascavel (PR) (Correio de Notícias. Novo presidente da Câmara. Curitiba: ano IV, nº 1108, ed. 03 de março de 1985, p. 6).
___________________________________
1987 — Começa no Clube Concórdia e segue até o dia 04 de março, o Carnaval 1987 de Marechal Cândido Rondon, animado pela rainha da festa momesca, Christyna Smaniotto e o Rei Momo, Sérgio Schneider (O PARANÁ. Mal. C. Rondon Especial. Cascavel: Editora OPR S/C Ltda.. ed. 05.03.1987, p. 10 e d. 26.03.1987, p. 10). -- FOTOS 17, 18, 19 e 20 --
___________________________________
1988 — Assume as funções de promotor público junto a Comarca de Marechal Cândido Rondon, o bacharel Marcos Bonetti, em substituição ao titular, Daniel Romaniuk da Silva, nomeado como diretor da Colônia Penal Agrícola do Estado, na cidade de Piraquara, região metropolitana de Curitiba.
Marcos Bonetti vem da comarca de Formosa do Oeste (GOMES, João Marcos (JMGomes). Panorama. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora do Paraná, vol.015, cad. março e abril 1988, fls. 4. Programa de Rádio).
___________________________________
1988 — Assume como diretor do Departamento de Esportes do município de Marechal Cândido Rondon, o professor Dorivaldo Teixeira (GOMES, João Marcos (JMGomea). Panorama. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora do Paraná, vol. 015, cad. março e abril 1988, fls. 14. Programa de Rádio).
__________________________________
2009 — Falece na cidade de Foz do Iguaçu, o padre verbita Germano Lauck (Hermann Joseph Lauck), aos 75 anos. Seu corpo é sepultado na cripta da Catedral de Foz do Iguaçu.
É natural da Alemanha, nascido em 23 de março de 1934, em Hasborn, Saar, filho do casal Berta (nascida Trockur) e Konrad Lauck.
É ordenado padre na congregação dos Servos do Verbo Divino (SVD), em 19 de março de 1961. Chegou ao Brasil em 14 de agosto de 1962.
Nomeado pároco da paróquia Catedral São João Batista, de Foz do Iguaçu, toma posse em 30 de janeiro de 1962 (colaborou padre Mario Steffens, Provinciliado SVD, em Curitiba). -- FOTOS 21, 22, 23 e 24 --
____________________________________
2015 — Os rotarianos de Marechal Cândido Rondon se reúnem no Parque de Lazer de Porto Mendes para comemorar os 110 anos de fundação do Rotary Club, para o plantio da 110ª muda de árvore.
Desde o centenário do clube de serviço, em 2005, os rotarianos rondonenses se reúnem no parque de lazer para celebrar a data festiva de fundação.
No Bosque do Rotary, criado durante em comemoração da data centenária, os rotarianos plantam 100 mudas de árvores e repetem o gesto com a plantio de uma muda de árvore a cada passagem de ano (O Presente). -- FOTOS 25 e 26 --
___________________________________
2016 — Falece a pioneira Veleda (nascida Haas) Liessem¹, aos 90 anos de idade. Nascida em Taquari (RS) em 14 de fevereiro de 1926, casou-se com o professor Waldomiro Liessem, primeiro secretário de municipal de Educação de Marechal Cândido Rondon, no mandato de Arlindo Alberto Lamb (1961-1964).
O casal chega ao Oeste do Paraná, em 1954, procedente de Piratuba (SC) da localidade de Filadélfia, influenciado pelo médico rondonense pioneiro Dr. Friedrich Rupprecht Seyboth² (informações recebidas de Heiderose Liessem Mayer, via e-mail: rose_mcr@yahoo.com.br , em 21.04.2017 e 12.09.2017 e Aurélia Liessem). -- FOTO 27 --
¹ A falecida foi proprietária da Livraria Bororo, depois adquirida pelo empresário Elonir José Kochen, dando origem as Livrarias Globo, na cidade de Marechal Cândido Rondon (nota do pesquisador).
² Foi na mesa de jantar da residência do citado médico em que é assinado o documento de contratação do professor (colaborou o médico Dietrich Rupprecht Seyboth - Dr. Hippi).
___________________________________
2017 — A Revista AMOP, edição Março 2017, da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná, destaca o vice-prefeito de Quatro Pontes, Tiago Hansel, com o título "Conheça o mais jovem vice-prefeito da região Oeste" (nota do pesquisador). -- FOTO 28 --
___________________________________
2018 — Falece o pioneiro rondonense Silvio Graff, filho do casal Constância (nascida Breitkreiz) e Evaldo Graff. Chegou de mudança à então vila General Rondon, na companhia dos pais e irmãos Carlos, Vilton, Vilma e Gerda, em 08 de outubro de 1953, procedente da Linha Quatro Irmãos, município de Erechim (RS).
É casado com Liane Beatriz Pfluck, filha do casal pioneiro Orsi (nascida Kamphorst) e Hugo Pfluck que chega a Marechal Cândido Rondon em 20 de julho de 1969, procedente de Lageado (RS).
Seu corpo é sepultado no cemitério público da cidade de Marechal Cândido Rondon (nota do pesquisador). -- FOTO 29 --
___________________________________
2018 — O prefeito municipal Marcio Andrei Rauber, de Marechal Cândido Rondon, sanciona a lei nº 5.012/2018, que declara como evento oficial do Município, a "Noite de Luzes", do Colégio Evangélico Martin Luther, que acontece desde 1999, no mês de dezembro.
O respectivo projeto de lei foi apresentado pelo vereador Pedro Rauber, presidente da Câmara Municipal (nota do pesquisador). -- FOTO 30 --
___________________________________
2019 — É apresentado pelo bispo diocesano de Toledo, João Carlos Seneme, na sede da Cúria Diocesana, o tema da Campanha da Fraternidade 2019, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB): "Fraternidade e políticas públicas", com o lema: "Serás libertado pelo direito e pela Justiça".
Na diocese de Toledo, a campanha é coordenada pelo padre André Boffo Mendes, da Pároquia Maria Mãe da Igreja, do bairro Jardim Botafogo, em Marechal Cândido Rondon (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 05 de março de 2019, p. 17). -- FOTO 31 --
___________________________________
2020 — O tenista rondonense Thiago Seyboth, 19 anos e número 182 do mundo, conquista o título do ATP 250 de Santiago, no Chile. O atleta derrota na final o norueguês Casper Ruud por 2 sets a 1, parciais de 7/5, 4/6 e 6/3, em 2h16min de jogo.
Com o resultado, o rondonense não só fatura o maior título da carreira como profissional, como quebra um feito que era até então do ídolo Gustavo Kuerten, entre outras marcas do catarinense: "Mais jovem brasileiro a ganhar um torneio ATP. Guga é campeão de Roland Garros aos 20 anos" (Globo Esporte; e o Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 03 de março de 2020, p. 01, 30 e 31). -- FOTO 32 --
___________________________________
2022 — Devido as sucessivas irregularidades climáticas e a elevação do custo de insumos, alguns itens com mais de 200%, agricultores da região anunciam que estão repensando as modalidades de contratos de arrendamento. "Muitos contratos são firmados para pagamento de 50 sacas por alqueire ou 30% da produção, no caso da soja. Contudo, com o aumento de mais de 100% dos insumos, custo para produzir um alqueire subiu de 45 para até 90 sacas. Tal patamar pode inviabilizar economicamente muitos arrendatários nas próximas safras, caso sejam mantidas as atuais cláusulas contratuais".
Para o engenheiro agrônomo Urbano Metz, vice-presidente do Conselho de Desenvolvimento Agropecuário de Marechal Cândido Rondon, "em geral os contratos são feitos prevendo condições normais de produção e produtividades das culturas a serem plantadas nas terras arrendadas. Condições excepcionais de frustração de safra eventualmente constam em contrato de venda de terras, que podem ser fixadas para pagamento em sacas de soja por ano" (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 01 de março de 2022, p. 28 e 29).
___________________________________
2022 — Persiste a longa estiagem no Oeste do Paraná e leste da República do Paraguai e porção meridional do Mato Grosso do Sul, nesta terça-feira de Carnaval. Em Marechal Cândido Rondon as temperaturas são elevadas, entre 27 e 41 graus. Ventos do quadrante Noroeste, moderados, persistentes até o começo do final da tarde.
A nebulosidade é esparsa com formação de nuvens de chuvas após o meio-dia. As precipitações são pontuais, de intensidade irregular (nota do pesquisador). -- FOTO 33 --
___________________________________
2023 — A quarta-feira amahece na cidade de Marechal Cândido Rondon com céu encoberto com nebulosidade tipificada como altostratus. Durante a tarde, formações de nuvens tipo nimbostratus que provocam precipitações pontuais e de intensidade irregular na região. Ventos do quadrante Nordeste, fracos, persistentes até o começo do final da tarde. Temperaturas entre 22 e 27 graus, esta última com sensação térmica de 31 graus (aferidas via aplicativo digital AccuWeather (nota do pesquisador).
___________________________________
2024 — É sexta-feira. O dia amanhece na cidade de Marechal Cândido Rondon com temperatura de 23 graus. Ventos do quadrante Sul, fracos, persistentes durante todo o dia. Céu com filamentos de nebulosidade identificada como cirrus. Ao final da tarde, surgem ao norte do município nuvens tipificadas como cumulonimbus. Não ocorrem precipitações pluviométricas no município.
A temperatura máxima do dia alcança os 34 centígrados com sensação térmica de 37° Celsius (aferição feita via aplicativo digital AccuWeather) (nota do pesquisador).
___________________________________
2024 — Acontece a Abertura Nacional da Colheita da Safra da Soja 2023/204, no município de Tapera (RS), na Fazenda Grandespe Sementes, uma propriedade 4 mil hectares, da Família Starlick. É a 1ª vez que o evento é realizado no estado gaúcho.
A celebração da colheita da oleaginosa é promovida pela AproSoja Brasil (Canal Rural). -- FOTO 34 --
___________________________________
2024 — O Conselho da Mulher Empresária da Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (ACIMACAR) realiza evento alusivo ao "Dia Internacional da Mulher", no auditório da associação classista.
O encontro com café da manhã tem palestra Fabiana Torres Basso Zielasko, da cidade de Toledo (PR) mentora de vida e empresas, consteladora familiar e empresarial, empresária, palestrante e escritora da obra "Destrave Sua Vida" (nota do pesquisador). -- FOTO 35 --
___________________________________
2025 — É sabado. O amanhecer na cidade de Marechal Cândido Rondon tem temperatura de 24 graus. Ventos do quadrante Nordeste, fracos. Céu parcialmente enconberto com cirrostratus.
Durante a noite que passou, ocorre volumosa precipitação pluviométrica na cidade de Marechal Cândido Rondon, de curta duração.
Sobre as condições do tempo do Estado do Paraná, nesta data, o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (SIMEPAR) compartilha a seguinte nota informativa em sua página na internet:
"Uma frente fria avança na altura do Uruguai neste sábado, mas se afasta em direção ao oceano. No Paraná, o sol predomina e as taxas de umidade diminuem. Apesar disso, ainda há possibilidade de chuva isolada, especialmente no leste do estado e nas áreas de serra. As temperaturas devem subir rapidamente durante a tarde".
À tarde, presença de formações de nuvens cumulus. Distante, presença de nuvens cumulo nimbus.
A temperatura máxima do dia na cidade de Marechal Cândido Rondon alcança 38 graus, com sensação térmica de 42° Celsius (temperaturas aferidas via aplicativo digital AccuWeather (nota do pesquisador).
___________________________________
2025 — Começa e segue até o dia seguinte a 7ª Festa Pomerana de Marechal Cândido Rondon, no Pavilhão do GTG do Parque de Exposições, com a presença de caravanas do Rio Grande do Sul e da República do Paraguai.
O evento conta com palestra do professor José Carlos Heinemann, de Novo Hamburgo (RS), maior especialista sobre a imigração pomerana no Brasil (nota do pesquisador).
Ver vídeo do 1º dia da Festa, clique aqui.
Ver vídeio do 2º dia da Festa, clique aqui.
___________________________________
COMENTÁRIOS