1969 — É inaugurado festivamente o primeiro posto de saúde de Marechal Cândido Rondon, com a presença do deputado estadual Arnaldo Busatto (...)

À esquerda, a 1ª dama Virica (nascida Zarth) Poersch, o prefeito municipal Dealmo Selmiro Poersch, e, à esquerda do secretário, o vereador Berdinand Spitzer e esposa.
Imagem: Acervo Fundo Fotográfico de Marechal Cândido Rondon - FOTO 1 -

Imagem: Acervo Público do Paraná - FOTO 2 -

Imagem: Acervo Tropeiro Soledad / Facebook - FOTO 3 -

Imagem: Acervo pessoal - FOTO 4 -

Imagem: Acervo de Claci Ansolin - FOTO 5 -

Imagem: Acervo da pioneira rondonense Irica Kaefer - FOTO 6 -

Imagem: Acervo do casal - FOTO 7 -

Imagem: Acervo Elisa Schwingel - FOTO 8 -

Imagem: Acervo da Hemeroteca da Biblioteca Nacional Digital - FOTO 9 -

Imagem: Acervo pessoal - FOTO 10 -

Imagem: Acervo Imprensa PM-MCR. Crédito: Ademir Herrmann - FOTO 11 -

Imagem: Acervo Caciopar - FOTO 12 -

Da esquerda à direita: Karina Aparecida Almeida, Sharon Rayssa Kaiser, Bruna Luiza Schmidt, Cláudia Schlindwein, Camila de Oliveira, Carolina Silva Wendland, Cristine Regina Gregory, Gabriela Steinmacher Bloemer, Marina Eduarda do Nascimento, Cleciane Storch, Carolina Schneider Schaufeberger, e Djenifer Rhaely Huppes.
Imagem: Acervo Imprensa PM-MCR - FOTO 13 -

Imagem: Acervo Memória Rondonense - FOTO 14 -

Imagem: Acervo Arquivo pessoal/Facebook - FOTO 15 -

Imagem: Acervo CNBB - FOTO 16 -

Imagem: Acervo Rádio Difusora do Paraná - FOTO 17 -

Imagem: Acervo Assembleia Legislativa do Estado do Paraná - crédito: Sandro Nascimento - FOTO 17 -

Imagem: Acervo pessoal - FOTO 19 -

Imagem: Acervo O Presente - FOTO 20 -

Imagem: Acervo Revista Copagril edição 127 - ano 19 - FOTO 21 -

Imagem: Acervo e crédito de Cristiano Marlon Viteck - FOTO 22 -

Imagem: Acervo Projeto Memória Rondonense - FOTO 23 -


Imagem: Acervo Rede Social - FOTO 25 -
1859 — Pela lei n. 54 dessa data, é criada a 4.ª Comarca¹ da Província do Paraná, compreendendo a Vila de Guarapuava, a freguesia de Palmas e a Colônia Thereza² (NEGRÃO, Francisco. Efemérides Paranaenses. Revisão e ampliação de Carlos Zatti. Curitiba: Instituto Histórico e Geográfico do Paraná, enviado via meio eletrônico (e-mail), em 01.03.2021). -- FOTO 2 --
A comarca é instalada em 03 de julho do mesmo ano. O bacharel Antonio de Araújo Vasconcellos é o 1º juíz de Direito designado para à nova jurisdição (Guarapuava. Curitiba: Empreza Editora Olivero, edição especial 1928 , p. 144 — Biblioteca Nacional Digital).
¹ Toda a região do Oeste do Paraná pertenceu a essa circunscrição judiciária até a criação da comarca de Foz do Iguaçu em 03 de março de 1917, pela Lei Estadual nº 1.658/1917. A instalação da 1ª comarca no oeste paranaense se deu em 17 de junho do citado ano, pelo Decreto Judiciário nº 317/1917 e seu primeiro juíz de Direito titular foi Manoel Barbalho Cavalcanti Júnior.
² Foi um núcleo fundado pelo francês Jean-Maurice Faivre (1795-1858), às margens do Rio Ivaí, em 1847, em área que fica hoje entre os municípios de Prudentópolis e Cândido Abreu. A ideia da Faivre era reproduzir com as 63 famílias patrícias, que se dispuseram acompanhá-lo, atravessar o Atlântico, uma comunidade socialista, baseada nas propostas do conterrâneo Charles Fourier (1772 -1837). Pregava este "o malefício do dinheiro e a degeneração moral que esse causava, e em seu lugar propunha uma forma de trabalho cooperativo". O projeto de Faivre teve vida curta: apenas 11 anos. A colônia Theresa foi a primeira experiência de cooperativismo no Paraná (Gazeta do Povo).
___________________________________
1906 — Segue para a então vila de Foz do Iguaçu, para assumir a direção da Colônia Militar, o major João Soares Neiva de Lima e outros militares. "Para a colonia do Iguassu, embarcaram hontem os srs. Major João Soares Neiva de Lima, 2º sargento Manique M. N. de Lima, cabo d'esquadra Marcos Pereira, soldados João Müller Neiva de Lima, Salvador Sampaio e Estanisláo Micuta" (A Notícia. Curitiba: anno II, nº 100, ed. 03 de março de 1906, p. 2 — Biblioteca Nacional Digital).
___________________________________
1907 — O jornal curitibano "A Notícia" assinala a presença na Capital Paranense do coronel Manoel Fabrício Vieira¹, anunciado ele como sócio da empresa argentina Nuñez e Gibaja², e explorador de erva-mate (in: Chegadas e sahidas. Curitiba: ano III, nº 401, ed. 02 de março de 1907, p. 2 — Biblioteca Nacional Digital). -- FOTO 3 --
¹ Foi um temido latifundiário, sanguinário, nascido em Vacaria (RS), dono de várias fazendas na região de Lages (SC) e no Sul do Paraná. Teve participações em diversos combates na Guerra do Contestado, na Revolta de 1923 e na Revolta Federalista de 1893. Agia matando adversários e inimigos pela degola.
Saber mais, clique aqui.
² Empresa com atuação no Oeste do Paraná.
Saber mais, clique aqui (item 1905).
___________________________________
1952 — É fundada a Capela Católica Nossa Senhora do Rosário, da atual sede distritial de Dois Irmãos, no município de Toledo (PR) (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo: Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009, p. 46)
___________________________________
1962 — Acontecem os três primeiros batizados na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, de Marechal Cândido Rondon (PR): Dulce Maria, filha do casal Genoveva e Paulo Sehnen; Mauro Aparecido, filho de Josefina e Pedro Pinatti; e Edith, filha de Josefina Scheidt e Seno Schneider (KUNZLER, Arno. Paróquia Sagrado Coração de Jesus - 60 Anos. Marechal Cândido Rondon: edição especial Novembro de 2022, p. 7). -- FOTO 4 --
___________________________________
1963 — Ocorre a fundação da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP), constituída pela Lei nº 4.214, de 02 de março de 1963.
Ver mais, clique aqui.
___________________________________
1968 — Começa o sábado inglês, em Marechal Cândido Rondon, através de nota publicada pelos proprietários das quatro relojoarias da sede municipal: “Queremos por meio desta emissora (Rádio Difusora do Paraná, grifo nosso) tornar público a todos os fregueses das quatro relojoarias desta cidade que as mesmas cerrarão suas portas aos sábados à tarde¹. Portanto, fica esclarecido que as mesmas não atenderão aos sábados à tarde”.
A nota é assinada por Arthur Granich, Rudi Reuter e Edmundo Granich.
¹ A iniciativa dos três empresários foi adotada por outros comerciantes e industriais e vem persistindo na cidade de Marechal Cândido Rondon (nota do pesquisador).
___________________________________
1968 — Acontece no salão paroquial da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana do Brasil, do distrito rondonense de Mercedes, a aula inaugural do então Ginásio Willy Barth, da Campanha Nacional dos Educandários Gratuitos — CNEG (hoje CNEC), ministrada pelo senhor Antonio Maximiliano Ceretta, diretor da Rádio Difusora Rondon AM (nota do pesquisador).
___________________________________
1969 — É inaugurado festivamente o primeiro posto de saúde da cidade da Marechal Cândido Rondon, com a presença do deputado estadual Arnaldo Busatto, secretário de Estado da Saúde do Paraná (nota do pesquisador). -- FOTO 1 --
___________________________________
1969 — Acontece a aula inaugural da primeira turma do curso científico do Instituto Vocacional Rui Barbosa, agora Colégio Luterano Rui Barbosa, de Marechal Cândido Rondon (nota do pesquisador).
___________________________________
1969 — Falece na cidade de Curitiba, Ivo Witeck, onde estava em tratamento de saúde, o ex-pioneiro do atual município de Quatro Pontes. Seus restos mortais estão sepultados na cripta da catedral da cidade de Toledo (PR).
Segundo a pioneira de Quatro Pontes, Cháritas Grings, e primeira professora contratada pela colonizadora Maripá, a família Ivo Witeck é a terceira a se estabelecer na localidade durante o processo colonizatório. Porém, mais tarde o pioneiro vende a propriedade e vai residir com a família no interior do município de Toledo. Ao falecer residia na área suburbana do Jardim Porto Alegre, na sede municipal toledana.
O pioneiro chega de mudança com a sua família em Quatro Pontes no começo da década de 1950, procedente de Peritiba (SC), Linha São João. É natural de São Pedro do Maratá, município de Montenegro (RS), onde nasce em 12 de janeiro de 1924, filho de Catarina (nascida Michaud) e Leopoldo Witeck.
Ivo Witeck foi casado com com Irika (por erro de cartório foi registrada Irka) Wolfart, nascida em 27 de dezembro de 1926, filha de Paulina (nascida Allebrandt) e Carlos Alfredo Wolfart. O casal forma família com o nascimento dos filhos: Camila, Camilo, Irineu, Iraci (os quatro nascidos em Santa Catarina), Claudi (Nuki), Claci e Sali (Nena), estes no Paraná (nota do pesquisador). -- FOTO 5 --
Ver mais, clique aqui e aqui.
___________________________________
1971 — Despede-se de Marechal Cândido Rondon, com jantar festivo no Clube Concórdia, o gerente local da agência do extinto Banco Mercantil e Industrial do Paraná, depois Bamerindus, Rogério Dante de Oliveira, transferido para a cidade de Irati (nota do pesquisador). -- FOTO 6 --
___________________________________
1974 — Casam-se na Igreja de Deus, de Marechal Cândido Rondon, os jovens rondonenses Herta Scheufele e Valdi Tierling, em cerimônia oficiada pelo pastor Mário Hort. Ela filha do casal Marta (nascida Tydercke) e Arnoldo Scheufele; e ele filho do casal pioneiro Hedwig (nascida Henke) e Rudolfo Tierling (nota do pesquisador). -- FOTO 7 --
Ver mais, clique aqui.
___________________________________
1974 — Visita Marechal Cândido Rondon o secretário de Estado da Agricultura do Paraná, senhor Cassiano Ricardo Gomes, para tratar sobre a futura safra de soja (VIANNA, Dirceu da Cruz. Frente Ampla de Notícias. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora Rondon AM, vol. 019, de 21.09.73 a 04.03.74, ed. 02.03.1974, p. 549 e ed. 04.3.1974, p. 555. Programa de Rádio). -- FOTO 8 --
___________________________________
1974 — São inauguradas mais duas salas de aula junto ao então Grupo Escolar Afonso Pena, na sede distrital rondonense¹ de Bom Jardim (VIANNA, Dirceu da Cruz. Frente Ampla de Notícias. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora Rondon AM, vol. 019, de 21.09.73 a 04.03.74, ed. 04.03.1974, p. 555. Programa de Rádio).
¹ Gentílico do município de Marechal Cândido Rondon (PR).
___________________________________
1974 — É inaugurada uma sala de aula na localidade de São José, no atual município de Quatro Pontes, pela Prefeitura Municipal de Marechal Cândido Rondon (VIANNA, Dirceu da Cruz. Frente Ampla de Notícias. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora Rondon AM, vol. 019, de 21.09.73 a 04.03.74, ed. 04.03.1974, p. 555. Programa de Rádio).
___________________________________
1977 — Visitam a cidade de Marechal Cândido Rondon e recebidos pelo Prefeito Municipal Almiro Bauermann, o coronel Gessy Seroa da Motta – comandante do 1º Batalhão de Fronteiras, sediado na cidade Foz do Iguaçu, e mais o capitão Lidio Ramalho Bittencourt e 1º tenente Osmar Rüdeger, todos do Estado Maior do citado Batalhão (nota do pesquisador).
___________________________________
1978 — Em nota à imprensa, a Prefeitura Municipal de Marechal Cândido Rondon informa que recebeu 3.500 livros do Instituto Nacional do Livro, os quais serão distribuídos entre as 10 salas de leitura existentes no município (Rádio Difusroa Rondon AM. Frente Ampla de Notícias. Marechal Cândido Rondon: vol. 42, de 24.02.1978 a 05.04.1978, p. 68. Programa de Rádio).
___________________________________
1979 — Assume a presidência da Câmara Municipal de Toledo (PR), o vereador Luís Fritzen (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo - Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009, p. 46)
___________________________________
1985 — Começa a Fase Final do Troféu Difusora 1985 (Campeonato Municipal de Futebol de Salão de Marechal Cândido Rondon, com as equipes classificadas AACC, Ótica e Relojoaria Suiça, Asesa e Argus (LUIZ, Ronaldo (Wiedmer). Começa hoje a fase semi final do Troféu Difusora. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora do Paraná, Frente Ampla de Notícias, vol. 120, cad. março de 1985, ed. 02.03.85, [s.p.]. Programa de Rádio).
____________________________________
1985 — Após sete horas de discussão, é eleita a nova diretoria executiva da Coopavel, com sede central na cidade de Cascavel (PR): Salazar Barreiros, presidente; Joaquim Laginski, vice presidente; e Dilo Grolli, secretário (Correio de Notícias. Coopavel elege diretoria. Curitiba: ano IV, nº 1108, ed. 03 de março de 1985, p. 06). -- FOTO 9 --
___________________________________
1987 — A extinta Sudcoop, hoje Cooperativa Central Frimesa, anuncia investimento de 80 milhões de cruzados para implantação de moderna indústria de queijos finos e outros derivados do leite, na cidade de Marechal Cândido Rondon (LEDUC, Lincoln. Panorama. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora do Paraná AM, vol. 009, cad. março e abril de 1987, fls. 4. Programa de Rádio).
___________________________________
1987 — São iniciadas as obras da duplicação da Avenida Rio Grande do Sul, da cidade de Marechal Cândido Rondon (PR), desde a Rua Rogério Grün (Metalúrgica Reschke) até o atual (28.07.2020) Supermercado Copagril II.
A duplicação foi implantanda pela Construtora Carpiza, contratada pelo Governo do Paraná, para a construção do contorno Sul (Anel Viário) na cidade antes referenciada (LEDUC, Lincoln. Panorama. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora do Paraná AM, vol. 009, cad. março e abril de 1987, p. 1. Programa de Rádio)
___________________________________
1988 — Toma posse como diretor do Departamento de Esportes do município de Marechal Cândido Rondon, o senhor Dorivaldo Teixeira GOMES, João Marcos (JMGomes). Panorama. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora do Paraná, vol.015, cad. março e abril 1988, fls. 14. Programa de Rádio).
___________________________________
2001 — Pelo Decreto nº 3567, assinado pelo governador Jaime Lerner, o Hospital Regional de Cascavel é transformado em Hospital Universitário do Oeste do Paraná e o transfere para a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE).
____________________________________
2005 — Com a decisão da Copel de não mais receber em sua rede de distibuição, a energia produzida pelo biogestor instalado na propriedade de Milton Becker, no município de Quatro Pontes, o suinocultor libera 150 mil toneladas de gás metano na atmosfera e tem um aumento de 5 mil reais/me em sua conta de energia.
O sistema processava os dejetos de 15 mil suínos e o gás metano produzido movimentava três geradores de energia (COSTA, Luiz Carlos Martins da. Calendário Histórico de Toledo: Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009, p. 46).
___________________________________
2015 — O contabilista rondonense Ademir Dreher é empossado como novo delegado do SESCAP-PR para Marechal Rondon e região, em solenidade realizada no auditório da Acimacar, com a presença do presidente da instituição,o senhor Mauro César Kalinke. -- FOTO 10 --
___________________________________
2015 — Toma posse como secretário de Agricultura e Políticas Ambientais de Marechal Cândido Rondon, Reinaldo Pohl (PSD), em substituição a Hilário Gauer falecido em 30 de janeiro de 2015 (nota do pesquisador).-- FOTO 11 --
___________________________________
2015 — Acontece a posse do empresário Guido Bresolin Junior, da cidade de Cascavel, como presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (FACIAP). Ele é o terceiro empresário do Oeste do Paraná a ocupar a presidência da entidade classista. O primeiro foi o emprésário Pedro Pegoraro, de CascaVel, 1994; e o empresário Rainer Zielasko, da cidade de Toledo, que antecedeu o novo presidente. -- FOTO 12 --
___________________________________
2018 — Acontece a escolha das 12 candidatas oficiais concorrentes ao Miss Marechal Cândido Rondon 2018, selecionadas entre 18 inscritas para disputa do título.
A seleção das candidatas foi feita por uma comissão integrada por Caroline dos Santos, Jean Augusto Rohloff, Aline Juliane Breunig, Daniele Andressa Schneider e Liraci Sirlene Schaurich Alves (nota do pesquisador). -- FOTO 13 --
___________________________________
2019 — Acontece a abertura da agenda programática da 1ª edição do Carnaval Alemão no Parque de Lazer Annita Wanderer, junto ao Lago da Itaipu Binacional, na sede distrital rondonense de Porto Mendes, que segue nos dias 04 e 05 de março.
A agenda conta com atrações musicais na apresentação de marchinhas carnavalescas e músicas alemãs estilo oktoberfest, atividades de recreação para crianças e pais como futebol de sabão e tobogã (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 11 de março de 2019, p. 15). -- FOTO 14 --
__________________________________
2020 — É assassinado o músico rondonense Gilberto Duarte de Andrade (Soró), por volta das 20 horas, em frente à porta de sua quitinete localizada em prédio à Travessa Santo Cristo, na confluência com a Avenida Irio Jacob Welp, em Marechal Cândido Rondon. O crime é por motivo passional (nota do pesquisador). -- FOTO 15 --
__________________________________
2021 — Depois de vários dias de estiagem, acontecem chuvas pontuais ao anoitecer na sede municipal de Marechal Cândido Rondon, originárias de nuvens isoladas (nota do pesquisador).
__________________________________
2022 — Acontece o lançamento nacional da Campanha da Fraternidade 2022, com o tema "Fraternidade e Educação"; e lema "Fala com sabedoria, ensina com amor".
A campanha é anualmente organizada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). -- FOTO 16 --
Sobre a Campanha da Fraternidade do presente ano, o Papa Francisco pronuncia-se com a seguinte nota:
Queridos irmãos e irmãs do Brasil!
Ao iniciarmos a caminhada quaresmal de conversão rumo à celebração do Mistério Pascal de Cristo, nos dispomos a ouvir o chamado de Deus que deseja conduzir-nos, através das práticas penitenciais do jejum, da esmola e da oração, ao encontro pessoal e renovador com o Ressuscitado, em quem temos a verdadeira vida e do qual devemos ser fiéis testemunhas.
Para auxiliar os fiéis nesse percurso de encontro, a Igreja no Brasil propõe à reflexão de todos, na Campanha da Fraternidade deste ano, o importante tema da relação entre “Fraternidade e Educação”, fundamental para a valorização do ser humano em sua integralidade, evitando a “cultura do descarte” – que coloca os mais vulneráveis à margem da sociedade – e despertando-o para a importância do cuidado da criação.
Efetivamente, ao olhar para a sociedade hodierna, percebe-se de maneira muito clara a urgência em adotar ações transformadoras no âmbito educativo a fim de que tenhamos uma educação promotora da fraternidade universal e do humanismo integral, como recordado no convite para um Pacto Educativo Global: “Nunca, como agora, houve necessidade de unir esforços numa ampla aliança educativa para formar pessoas maduras, capazes de superar fragmentações e contrastes e reconstruir o tecido das relações em ordem a uma humanidade mais fraterna” (Mensagem, 12/09/19).
Ao mesmo tempo que se reconhece e valoriza a responsabilidade dos governos na tarefa de auxiliar as famílias na educação dos filhos, garantindo a todos o acesso à escola, deve-se igualmente reconhecer e valorizar a importante missão da Igreja no âmbito educativo: “As religiões sempre tiveram uma relação estreita com a educação, acompanhando as atividades religiosas com as educativas, escolares e acadêmicas. Como no passado, também hoje queremos, com a sabedoria e a humanidade das nossas tradições religiosas, ser estímulo para uma renovada ação educativa que possa fazer crescer no mundo a fraternidade universal” (Discurso, 5/10/21).
Desejo de todo o coração que a escolha do tema “Fraternidade e Educação” torne-se causa de grande esperança em cada comunidade eclesial e de efetiva renovação nas escolas e universidades católicas, a fim de que, tendo como modelo de seu projeto pedagógico a Cristo, transmitam a sabedoria educando com amor, tornando-se assim modelos desta formação integral para as demais instituições educativas.
Desejo igualmente, queridos irmãos e irmãs, que o itinerário quaresmal, iluminado pela reflexão proposta, seja ocasião de verdadeira conversão e que as sementes lançadas ao longo deste caminho encontrem nos corações dos fiéis a boa terra onde possam frutificar em ações concretas a favor de uma educação integral e de qualidade.
Confiando estes votos aos cuidados de Nossa Senhora Aparecida e como penhor de abundantes graças celestes que auxiliem as iniciativas nascidas a partir da Campanha da Fraternidade, concedo de bom grado a todos os filhos e filhas da querida nação brasileira, de modo especial àqueles que se empenham por uma educação mais fraterna, a Bênção Apostólica, pedindo que continuem a rezar por mim.
Roma, São João de Latrão, 10 de janeiro de 2022.
[Franciscus PP.]
COMENTÁRIOS