1914 — É instalado o município de Foz do Iguaçu com a posse do primeiro prefeito, Jorge Schimmelpfeng (...)

Imagem: Acervo Nosso Tempo (jornal), Foz do Iguaçu, ed.1983, 09 a 16.6, nº 72, p. 18 - FOTO 1 -

Da esquerda à direita: Edgar Schimmelpfeng (filho de Jorge); 3ª pessoa: Octávia, esposa de Jorge, as filhas do casal Lucilla e Ottília; o tenente Dulcídio do Espírito Santo Cardoso, Mercedes e Lúcia Samways, filhas de George Samways (por sua origem inglesa apelidado de Jorge Inglês e que foi prefeito de Foz do Iguaçu, de 1924 a 1937) e ele próprio sentado na extrema direita.
Em pé, no mesmo sentido anterior: 1º ao 3º - não identificados; 4º - General Cândido Rondon, comandante do Exército Legalista; 5º - não identificado; 6º Capitão Eurico Gaspar Dutra (anos depois foi Presidente da República), do Estado Maior do General Rondon; e 7º - não identificado.
A fotografia foi feita tendo, ao fundo, o primeiro Hotel das Cataratas (foi destruído num incêndio), de propriedade de Jorge Schimmelpfeng.
Imagem: Acervo Ottilia Schimmelpfeng - Reprodução: A Gazeta do Iguaçu - FOTO 2 -

Quando atracava no porto, as autoridades iguaçuenses eram convidadas para almoços a bordo.
Imagem: Acervo Ottília Schimmelpfeng - Reprodução: A Gazeta do Iguaçu - FOTO 3 -

Imagem: Acervo Genealogia/RS - FOTO 4 -

Imagem: Acervo da Biblioteca Nacional Digital - FOTO 5 -

Image: Acervo Deutsche Welle - FOTO 56-


A primeira igreja da cidade - chamada de capela -, em 1931, ficava onde hoje está a Igreja de Santo Antônio, perto da Praça do Migrante.
Legenda colaborativa do historiador cascavelense Alceu Sperança.
Imagem: Acervo Xico Tebaldi - Crédito: Peados Hartmann - FOTO 8 -

Imagem: Acervo Hinouye - FOTO 9 -

Imagem:: Acervo Campo Mourão Memória e Fotos Atuais - FOTO 10 -

Imagem: Acervo Fundo Fotográfico de Marechal Cândido Rondon - FOTO 11 -

Imagem: Acervo Fundo Fotográfico de Marechal Cândido Rondon - FOTO 12 -

Imagem: Acervo Fundo Fotográfico de Marechal Cândido Rondon - FOTO 13 -

Imagem: Acervo citapema - FOTO 14 -

Imagem: Acervo Projeto Memória Rondon/ Família Ariovaldo Luiz Bier - foto extraída do jornal "Rondon Hoje". - FOTO 15 -

Imagem: Acervo Geneanet - FOTO 16 -

Imagem: Arquivo pessoal/ Facebook - FOTO 17 -

Imagem: Acervo da Matriz - FOTO 18 -

Da esquerda à direita, ao fundo: Marcio da Silva (instrutor de danças), Kaio Henrique Horst,
João Pedro Machado Mendes, Guilherme Tauchert, Paulo Roberto Lange Kussmirski, Guilherme Horn, Vitor Hugo Fridrich Dall'ogio e Araceli Tauchert, secretária de Educação e Cultural de Quatro Pontes.
Sentadas: Deise C. Horn, Nicolly Rafaella Petri, Vitoria K. A. Becker, Lívia Eduarda Rodrigues da Rosa, Julia Ines Licheschi Barbosa e Leticia Naiara Heindrich.
Imagem: Acervo Imprensa PM-Quatro Pontes - FOTO 19 -

Imagem: Imprensa Copagril - FOTO 20 -

Imagem: Acervo Imprensa Copagril - Crédito: Carina Walker Ribeiro - FOTO 21 -

Imagem: Acervo O Presente - FOTO 22 -

Imagem: Acervo e crédito Cristiano Marlon Viteck - FOTO 23 -

Imagem clicada pela pioneira e professora de Educação Especial rondonense Ilda Bet, desde o Clube Náutico, no distrito rondonense de Porto Mendes. - FOTO 24 -

Imagem: Acervo Projeto Memória Rondonense - FOTO 25 -

Imagem: Acervo e crédito de Ailton Santos/Tarobá - FOTO 26 -

Imagem: Acervo "Eu Amo Curitiba"/Facebook = FOTO 27 -
"Somos Curitiba porque somos paranaenses".

Da esquerda à direita: padre Hélio Bamberg, vigário geral da Diocese, d. José Carlos Senene, bispo diocesano; Beto Luniti, prefeito municipal; e vereador Leoclides Bisognin.
Imagem: Acervo Prefeitura Municipal de Toledo - FOTO 28 -

Imagem: Acervo do Museu - FOTO 29 -

Imagem: Acervo Portal Rondon - FOTO 30 -

Imagewm: Acero e crédito da professora rondonense Sandra Regina Lui - FOTO 31 -

Imagem: Acervo e crédito do professor e fot´[ografo cascavelense Julio Szymanski - FOTO 32 -

Imagem: Acervo G1.Globo - crédito de Sérgio Felipe Rodrigues/Arquivo Pessoal - FOTO 33 -
1871 — Falece Johann Adam Gerhardt, primeiro colonizador de Arroio do Meio (RS), município de onde migraram muitas famílias para os atuais municípios de Toledo e Marechal Cândido Rondon, muitas delas pioneiras.
O corpo do patriarca está sepultado no cemitério católico São Caetano do citado município gaúcho (colaborou Genealogia/RS - Facebook). -- FOTO 4 --
____________________________________
1888 — Em edição desta data, o jornal curitibano " A República — Pátria e Democracia" publica a seguinte nota que envolve a criação da Colônia Militar de Foz do Iguaçu:
Colonias Militares e Estrada para Matto Grosso
Recebemos um exemplar do discurso do sr. conselheiro Alves de Araujo, pronunciamento na camara temporaria em sessão de 24 de maio ultimo, S. ex. depois de referir com exatidão os sucessos havidos da duplicata da assembléia provincial e seu novo adiamento, ocupou-se de negócios de subido alcance e maxima importancia para esta província, relativamente a creação de colonias militares e estrada para Matto Grosso.
É um relevante serviço q' acaba de prestar o ilustre representante do 2º districto, incentivando no animo do governo a conveniencicia de pôr em execução similhante emprehendimento cujas vantagens são de incalculavel valor.
O sr. ministro da guerra respondeu que reconhecia a necessidade de attender ao estado de nossa fronteira nesta provincia, manifestou a conveniencia de estabelecer uma colonia militar na confluencia do Paraná e Iguassú, convindo igualmente aproveitar os cursos navegaveis de sorte a estabelecer uma via mixta de communicação para Matto Grosso; abrir-se uma outra estrada pelo valle do Iguassú q' comunique Guarapuava com a colonia q' vae ser fundada na confluencia dos dois rios, e finalmente uma terceira estrada desse ponto pelo valle do Pequery até a margem do Paraná, no Salto do Guayra, aproveitando-se a parte navegavel dos rios Ivinheima e Brilhante até o porto de Santa Rosalinda.
Ao concluir o sr. Thomaz Coelho, disse que já se acham promptas as instruções das commissão que vae ser encarregada desses trabalhos (sic) ( A República - Pátria e Democracia. Curitiba: ed. 20.06.1888, Anno III, nº 22, p. 01). -- FOTO 5 --
___________________________________
1907 — É apresentada na cidade de Paris, capital da França, a primeira fotografia colorida pelos irmãos franceses Auguste e Louis Lumière. Encantado com a novidade, o banqueiro conterrâneo Albert Kahn — um dos homens mais ricos da época — lançou o projeto audacioso "Arquivo do Planeta", um extenso compêndio de fotos coloridas de culturas e paisagens de diferentes nações. -- FOTOS 6 e 7 --
___________________________________
1914 — É instalado o município de Foz do Iguaçu com a posse do primeiro prefeito, Jorge Schimmelpfeng. O novo município foi desmembrado de Guarapuava e o primeiro criado no Oeste do Paraná. Todos os atuais municípios oestinos já foram parte do território do novo município.
Em 16 de junho de 1912, a atual cidade de Foz do Iguaçu passou para o controle do Governo do Paraná. Antes disso, a administração era federal via "Colônia Militar de Fóz do Iguassu", instalada em 1889 (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo: Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009, p. 126, 128 e 133). -- FOTOS 1, 2 e 3 --
Ver vídeo "Pioneiros de Foz do Iguaçu", clique aqui. Direitos da Câmara Municipal de Foz do Iguaçu.
___________________________________
1943 — É patenteada pelo jornalista húngaro László Biró (1899-1955), morador na Argentina, a caneta esferográfica como a conhecemos hoje. As primeiras peças da invenção foram vendidas na Argentina.
Biró vendeu a sua patente por um milhão de dólares para o francês Marcel Bick, que se tornou multibilionário. A sua empresa BIC lidera o mercado mundial de esferográficas.
___________________________________
1952 — É criada a Paróquia Nossa Senhora Aparecida, na cidade de Cascavel. Décadas depois, no lugar da primeira igreja de madeira, é construída a portentosa catedral, templo sede da província eclesiástica do Oeste do Paraná (informação de Pietro Tebaldi - Cascavel). -- FOTO 8 --
___________________________________
1957 — Nasce o menino Miguel Vaspeano Lepeco, a bordo de um avião Douglas C-3, da Vasp, durante vôo entre as cidades paranaenses de Guaíra e Maringá, com escala em Campo Mourão.
Devido o alto risco de sua gravidez, Maria Alice Ribeiro Lepeco é orientada ir em busca de apoio clínico em cidade com maiores recursos clínicos.
Assim, ela e o esposo José Lepeco, moradores na cidade de Guaíra, decidem viajar para Maringá, referência regional em melhores meios médicos.
Quarenta minutos após a decolagem no aeroporto, às margens do Rio Paraná, Maria Alice entra em trabalho de parto e Miguel Vaspeano nasce nas alturas. Torna-se a primeira criança a nascer a bordo de um avião em pleno vôo, no mundo (Diário da Tarde. Curitiba: ano 59, nº 20.371, ed. 22 de junho de 1957, p. 5 — Biblioteca Nacional Digital; e hinouye.wordpress). -- FOTOS 9 e 10 --
___________________________________
1967 — Toma posse o então Conselho Pró-desenvolvimento do distrito rondonense¹ de Margarida, com a presença do Prefeito Werner Wanderer e do vice Dealmo Selmiro Poersch.
Presidente: Olmiro Wenzel
Membros: Odilo Rex, Antonio Lorenzi, Avelino Wobetto, Werner Gruber, Ari José Hoff, Inácio Gromoski e Aloísio Hoff.
¹ Gentilício de Marechal Cândido Rondon (PR).
___________________________________
1969 — Assume a agência do Expresso Princesa dos Campos, em Marechal Cândido Rondon, o senhor Bruno Weirich, em substituição a Edgar Stein (nota do pesquisador).
___________________________________
1970 — Falece na cidade de Curitiba, Juvelina Ramos Alegre Alarcon¹, viúva de Fernando Alegre Alarcon²(Diário do Paraná. Convite para a Missa de 7º Dia. Curitiba: ano XVI , nº 4.475, ed. 17 de junho de 1970, p. 4 - 1º caderno — Biblioteca Nacional Digital).
¹ É avó da rondonense Maria Helena Alárcon Alegro, esposa do médico Roberto Biaggi Alegro (nota do pesquisador).
² Foi cônsul da Argentina na cidade de Foz do Iguaçu. É falecido em 16 de setembro de 1937 na cidade de Jaraguá do Sul (SC). Seu corpo foi sepultado no cemitério da Capital Paranaense (Memória Rondonense).
____________________________________
1971 — É iniciado em Marechal Cândido Rondon o então programa ACISO-FRONTEIRA 71, do Governo Federal, programando a pintura e a construção de sanitários e banheiros na Escola João João Batista, na sede distrital de Novo Três Passos; pintura, colocação de forro e construção de banheiros no grupo escolar da sede distrital de São Roque; pintura e construção de sanitários no grupo escolar de Novo Horizonte; pintura e repasse de material pedagógico na Escola Normal Colegial, na sede municipal de Mal. C. Rondon; e a construção de uma unidade escolar com seis salas na sede distrital de Entre Rios.
A administração do programa é feito pela 5ª Cia. de Fronteiras, do Exército Brasileiro, sediada na cidade de Guaira (nota do pesquisador). -- FOTOS 11, 12 e 13 --
__________________________________
1972 — Acontece Assembleia Geral Extraordinária da Cooperativa Agrícola Mista Rondon¹ (COPAGRIL), com chamamento de seus 1.542 associados, no Clube Aliança, para decidir sobre autorização para construção de uma fábrica de rações e aprovação de realização de empréstimo para a execução da obra e compra de equipamentos (Rádio Difusora Rondon AM. O Mundo em Revista, agora Frente Ampla de Notícias. Marechal Cândido Rondon: vol. 15, de 18.02.1972 a 17.6.1972, [s.p.]. Programa de Rádio).
¹ Hoje (04.06.2018), com o nome de Cooperativa Agroindustrial Copagril.
___________________________________
1976 — A Coopervale, atual C-Vale, com sede em Palotina, assina contrato com as empresas Sherson Hayden Incorporation, dos EUA, e a Roxo Corretagens S/C, para operar diretamente na Bolsa de Cereais de Chicago (nota do pesquisador).
___________________________________
1977 — É fundado na cidade de Marechal Cândido o então Clube Rondonense de Xadrez, com diretoria assim composta:
- Presidente: Helio Sackser
- Vice-presidente: Guinter Krüger
- Secretário: Teófilo Kempa Neto
- 2º Secretário: Frederico von Borstel
- Tesoureiro: Heinz Glitz
- Diretor-Social: Roberto Cantarella
- Diretor de Torneios: Edgar Ghetti
- FOTO 14 -
___________________________________
1978 —O extinto jornal rondonense "Rondon Hoje", com a manchete "Faz frio, Crianças famintas, nuas, descalças ... É o bairro Alvorada" destaca em reportagem de uma página, a questão social que assola o bairro da cidade de Marechal Cândido Rondon, gerada pela violenta seca que assola nos último meses a Região Sul. Segundo o periódico, faltam roupas, alimentos e muitas crianças não frequentam a escola.
Para amenizar a grave situação, o pastor Ari Pfluck, diretor do Colégio Luterano Rui Barbosa, realiza campanha para ajudar as famílias desfavorecidas (in: Marechal Cândido Rondon: nº 42, ed. de 10 a 17 de junho de 1978, p. 7).
____________________________________
1978 — Em entrevista ao antigo periódico rondonense "Rondon Hoje", o médico rondonense dr. Friedrich Rupprecht Seyboth, brasileiro com nacionalidade alemã, relata como foi a sua saída do campo de concentração, antes um potreiro e depois um local mais organizado, controlado pelos ingleses, ao fim da Segunda Guerra Mundial:
Eles começaram a chamar quem tinha nacionalidade diferente, e eu me apresentei. Então eles me levaram para Bruxelas, na Bélgica. Lá eu entrei para o serviço médico (já era médico). A primeira coisa que procurei fazer foi regularizar minha papelada, que era brasileira, porque senão eu não poderia vir para o Brasil. E eu queria voltar para casa. Ver minha mulher.
Nós, do corpo médico, éramos considerados pessoal protegido, não tínhamos obrigação de trabalhar, inclusive tínhamos outros privilégios... Certa vez chegou um sargento inglês que fora prisioneiro de guerra dos alemães "berrou" com a turma: "Vocês tem ainda outros direitos". Enumerou as outras regalias e fez a turma cumprir. Nós tínhamos o direito de sair do campo de prisioneiros, sem guarda.
(...) Em 1946 ele me deram baixa e me levaram a uns 30 quilômetros da minha cidade, me deram um dinheirinho para comprar passagem e daí fui de trem. Fui conhecer o meu filho¹, já tinha nove meses (in: nº 42, ed. 10 a 17 de junho de 1978, p. 13 e 14). -- FOTO 15 --
¹ Trata-se do médico rondonense Dietrich Rupprecht Seyboth, "Dr. Hippi") (nota do pesqusiador).
____________________________________
1987 — É anunciada a criação de mais duas novas associações de moradores no município de Marechal Cândido Rondon: uma no Jardim Botafogo, na sede municipal, e a outra na Linha São José, no então distrito rondonense de Quatro Pontes (GOMES, João Marcos. Panorama. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora do Paraná AM, vol. 010, cad. mai e jun 1987, fls. 140. Programa de Rádio).
___________________________________
1994 — Começa com término no dia seguinte, o Seminário Rondon 2000, com a proposta de formular incentivos ao crescimento econômico de Marechal Cândido Rondon e região.
O encontro é realizado no então Centro Cultural Elói Urnau, antigo Cine Maver (Rádio Difusora do Paraná. Panorama. Marechal Cândido Rondon: vol 051, cad. maio a junho 1994, fls. 69. Programa de Rádio).
___________________________________
1994 — Falece na cidade de São Paulo, o pioneiro e empresário de Palotina (PR), Ludovico Riedi, aos 69 anos. Seu corpo é sepultado no cemitério público da cidade paranaense citada.
É natural de Erechim (RS), nascido em 12 de junho de 1924, filho do casal Helen (nascida Mattia) e Antonio Riedi. Casou-se com Ida Vendrusculo¹ e com ela constituiu família com o nascimento dos filhos Ivo Ilario, Ademir Antonio, Helene Maria e Liane Marie (gw.geneanet.org/). -- FOTO 16 --
¹ É nascida na cidade gaúcha de Maximiliano de Alemida, em 18 de julho de 1925, filha do casal Josepha (nascida Zago) e Jacob Vendrusculo. É falecida em 05 de janeiro de 2021, aos 95 anos.
___________________________________
1994 — Acontece na cidade de Cascavel, o 2º Encontro Estadual da Magistratura Eleitoral, com a presença de todos juízes eleitorais paranaenses. O encontro aberto pelo presidente do Tribunal Eleitoral do Paraná (TREPR), desembargador Oto Sponholz, é prestigiado pelo ministro Sepúlveda Pertence, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) (Rádio Difusora do Paraná.Panorama. Marechal Cândido Rondon: vol. 041, cad. maio a junho 1994, fls. 687. Programa de Rádio).
___________________________________
1995 — Acontece na cidade de Toledo (PR), a apresentação da Esquadrilha da Fumaça, da Força Aérea Brasileira (FAB). O evento é parte da agenda programática do Festival de Inverno de Toledo (FESTIN) (KUNZLER, Lorena. O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 09 de junho de 1995, p. 12).
___________________________________
1995 — Em evento festivo na Casa da Amizade, espaço do clube de serviço, ocorre a posse de Silvani Cecatto na presidência da Associação de Senhoras de Rotarianos, de Marechal Cândido Rondon (PR), em substituição a Letizia Lamb, por fim de gestão (KUNZLER, Lorena. O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 09 de junho de 1995, p. 12). -- FOTO 17 --
___________________________________
2017 — Em visita à cidade de Marechal Cândido Rondon, o padre Leandro Fazolini, que atualmente (23.08.2017) trabalha junto àcomunidade latina em Washington, D.C., Estados Unidos, celebra missa na Matriz Católica Sagrado Coração de Jesus, em cuja paróquia trabalhou com padre-coadjutor (postagem feita na página da Igreja, no Facebook, em 10.06.2017). -- FOTO 18 --
___________________________________
2018 — Acontece na cidade de Palotina, o 1º Encontro Infantojuvenil do "Grupo Folclórico Tanz und Liebe Kinder". Participam do evento grupos folclóricos de Palotina, Nova Santa Rosa, Marechal Cândido Rondon e Quatro Pontes.
O grupo folclórico "Die Klein Tanzen", de Quatro Pontes, formado por crianças de 4 a 12 anos, é campeão da gincana do Encontro. -- FOTO 19 --
___________________________________
2018 — São abertas as Olímpíadas ACJC 2018, da Associação dos Comitês de Jovens da Copagril, na sede distrital de Margarida, no município de Marechal Cândido Rondon.
A competição desta edição é realizada em quatro etapas. A etapa de abertura tem as disputas de vôlei entre as equipes formadas pelos comitês. -- FOTOS 20 e 21 --
___________________________________
2018 — O município de Marechal Rondon conquista duas medalhas de bronze, nas modalidades de bocha e bolão masculinos nos Jogos Abertos do Paraná Divisão B, sediados em Palotina, de quinta-feira (07) a domingo (10).
___________________________________
2019 — O Governo do Paraná divulga que as exportações de milho pelo Porto de Paranaguá, entre janeiro e maio de 2019, superaram o volume exportado em todo o ano de 2018.
Nos primeiros cinco meses de 2019 são exportadas 1,4 milhão de toneladas. Nos meses de 2018 foram 1,09 milhão de toneladas (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed.11 de junho de 2019, p. 32).
___________________________________
2019 — Ocorre no Auditório Ecos da Liberdade, da Igreja de Deus, em Marechal Cândido Rondon, a premiação aos classificados do concurso de Oratória, Redação e Desenhos para alunos de educandários do município de Marechal Cândido Rondon.
O evento organizado pela JCI-Marechal Cândido Rondon tem a participação de 13 unidades escolares (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 14 de junho de 2019, p. 20, 21, 22, 23 e 24). -- FOTO 22 --
Ver mais, clique aqui.
___________________________________
2020 — O dia se fecha na cidade de Marechal Cândido Rondon com um pôr de sol muito vistoso. -- FOTO 23 --
___________________________________
2022 — A sexta-feira na cidade de Marechal Cândido Rondon e no Oeste do Paraná é de céu encoberto de nebulosidade identificada como stratus, a qual se dissipa, por volta, da meia tarde. Ao final do dia se tem avistamento de nebulosidade tipo cirrus.
Desde a noite do dia anterior, começou declínio da temperatura, devido a entrada de uma massa polar pela Região Sul. Os índices termométricos ficam entre 12 a 19 graus. Os ventos são do quadrante Sul, persistentes até o anoitecer (nota do pesquisador). -- FOTO 24 --
___________________________________
2023 — Acontece o Festival Rock und Bier na Casa Cultural do Parque de Exposições de Marechal Cândido Rondon, organizado pela JCI Marechal Cândido Rondon. É a segunda edição do evento (nota do pesquisador). -- FOTO 25 --
___________________________________
2024 — É segunda-feira. O dia amanhece em Marechal Cândido Rondon com temperatura de 16 graus. Ventos do quadrante Nordeste, fracos, persistentes até o começo do final da tarde. Céu sem nebulosidade ao amanhecer. Mais tarde presença esporádica de formações de nuvens identificadas como cumulus.
A temperatura máxima do dia chega a29 centígrados com sensação de 31 (aferição feita via aplicativo digital AccuWeather (nota do pesquisador). -- FOTOS 26 e 27 --
___________________________________
2024 — É aberta a exposição "Ontem, Hoje e Sempre" no Museu Histórico Willy Barth, alusiva aos 65 anos da Diocese de Toledo (PR), criada em 20 de junho de 1959, pela bula papal "Cum Venerabilis".
A mostra reúne elementos históricos documentais e iconográficos da ação evangelizadora da circunscrição eclesiástica e sua participação no desenvolvimento da região, ao longo de mais de seis décadas (Revista Cristo Rei). -- FOTOS 28 e 29 --
__________________________________
2024 — Falece o empresário rondonense Clóvis Ziger, proprietário da empresa Ziger Corretora de Seguros, aos 53 anos, vítima de uma enfarte do miocárido fulminante. Seu corpo é sepultado no cemitério público da sede municipal de Marechal Cândido Rondon (Portal Rondon). -- FOTO 30 --
__________________________________
2025 — É terça-feira. O amanhecer na cidade de Marechal Cândido Rondon tem temperatura de 8 graus. Ventos do quadrante Sul, brisa. Céu sem nebulosidade. Presença de neblina no começo da manhã. Durante raros avistamentos de nuvens stratus.
Sobre as condições do tempo no Estado do Paraná, nesta data, o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (SIMEPAR) compartilha a seguinte nota informativa em sua página na internet:
"Na terça-feira faz frio no amanhecer em todo Paraná, em função da presença de uma massa de ar polar. Apesar da chance ser baixa, não se descarta a possibilidade para a ocorrência de geada fraca e localizada em áreas do Sudoeste e do Centro-Sul. Nos Campos Gerais, RMC (Região Metropolitana de Curitiba, grifo nosso). e nas praias há uma grande variação de nuvens, ainda em virtude do ingresso de umidade do oceano, não se descartando a possibilidade para garoa/chuva fraca ocasional (especialmente na madrugada e manhã). À tarde o sol aparece. No interior fica com pouca nebulosidade durante todo o dia, mas mesmo assim não esquenta muito."
A temperatura máxima do dia alcança 19 graus (temperaturas aferidas via aplicaitivo digital AccuWeather.
São registradas geadas na serras catarinenes e gaúchas (nota do pesquisador). -- FOTO 31--
É noite de Lua Cheia aos mais ao Sul dos últimos 19 anos. Quando isso acontece, ela é conhecida a Lua do Morango, por coincidir com o começo do amadurecimento dos morangos no Hemisfério Norte (forbes.com.br). -- FOTOS 32 e 33 --
____________________________________
COMENTÁRIOS