1896 — Nasce em Mielno, na atual Polônia, D. Ignacy Krause (D. Inácio Krause, no Brasil) ...

Imagem: Acervo Wikipedia - FOTO 1 _

Imagem: Acervo do Tribunal - FOTO 2 -

Imagem: Acervo Memória Paranaense - FOTO 3 -

Imagem: Acervo do Tribunal - FOTO 4 -

Imagem: Acervo do Tribunal - FOTO 5 -

Imagem: Acervo do Tribunal - FOTO 6 -

Imagem e ficha de identificação: Museu Histórico Willy Barth (Toledo - PR) - FOTO 7 -

Imagem: Acervo Projeto Memória Rondonense - FOTO 8 -

Imagem: Acervo Projeto Memória Rondonense/Família Ariovaldo Luiz Bier - extrato de Rondon e Palotina Hoje - FOTO 9 -

Imagem: Acervo Acimacar - FOTO 10 -

Imagem: Acervo Arquivo Pessoal/Facebook - FOTO 11 -

Imagem: Acervo do atleta - FOTO 12 -

Imagem; Acervo do atleta - FOTO 13 -

Imagem: Acervo pessoal - FOTO 14 -

Imagem: Acervo do atleta - FOTO 15 -

Imagem: Acervo Jorge L. Dorneles, Guia de Turismo - Foz do Iguaçu - FOTO 16 -

Imagem: Acervo O Presente - FOTO 17 -

Imagem: Acervo da família - FOTO 18 -

Imagem: Acervo pessoal - FOTO 19 -

Imagem: Acervo e crédito Elizabeth Thessing - FOTO 20 -

Imagem: Acervo Imprensa PM-MCR - FOTO 21 -

Imagem: Acervo Prefeitura Municipal de Toledo - FOTO 22 -

Imagem: Acervo Câmara Municipal de Toledo - Crédito Paulo Torres - FOTO 23 -

Imagem: Acervo Imprensa - PM-MCR - FOTO 24 -

Imagem: Acervo da Câmara Municipal - Crédito Cristiano Marlon Viteck - FOTO 25 -

Imagem: Acervo e crédito do autor - FOTO 25 -


Em destaque, o ciclista rondonense Cristiano Marlon Viteck.
Imagem: Acervo pessoal - FOTO 28 -

Imagem: Acervo CNBB2S) - FOTO 29 -

Imagem: Acervo e crédito de Tarcísio H. Vanderlinde - FOTO 30
1896 — Nasce em Mielno, na atual Polônia, D. Ignacy Krause (D. Inácio Krause, no Brasil) consagrado bispo em 23 de abril de 1944, antes nomeado para a diocese de Xingtai, China, em 13 de janeiro de 1944.
Expulso pelo governo comunista chinês, depois de curta temporada nos Estados Unidos, o religioso chega ao Brasil. Aqui é designado para diversas e sucessivas funções, entre elas, Administrador Apostólico Extraordinário para a implantação da Diocese de Toledo (PR). -- FOTO 1 --
____________________________________
1932 — Acontece na cidade de Curitiba, a sessão de instalação do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná¹ (TRE-PR) e assume como seu primeiro presidente, o desembargador Carlos Pinheiro Guimarães. -- FOTOS 2, 3, 4, 5 e 6 --
¹ A instalação do Tribunal Regional é resultado da criação da Justiça Eleitoral, uma das maisrepresentativas inovações formuladas pelo Decreto-Lei nº 21.076, de 24 de fevereiro de 1932, assinado pelo presidente da República, Getúlio Vargas.
___________________________________
1954 — A cidade de Cascavel ganha esta denominação em definitivo, por decisão das lideranças locais, em reunião para esta finalidade convocada pelo governador Bento Munhoz da Rocha Neto (SPERANÇA, Alceu. Na História. Cascavel: PretonoBranco, ano V, nº 225, ed. 07 de junho de 2024, p. 4).
___________________________________
1954 — É instalada a comarca da Justiça Estadual na cidade de Toledo¹. É designado como primeiro juíz de direito, Cid Cordeiro Simas e como promotor público, Clóvis Espírito Santo².
A primeira banca de advocacia aberta na nova comarca foi do bacharel Dátero Alves Oliveira (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009, p. 127). -- FOTO 7 --
Nas mesma data, é instalada a comarca de Cascavel (PR) (SPERANÇA, Alceu. Na História. Cascavel: PretonoBranco, ano V, nº 225, ed. 07 de junho de 2024, p. 4).
¹Até 02 de julho de 1970, o município de Marechal Cândido Rondon pertenceu à comarca de Toledo¹·¹ (O Presente. Marechal Cândido Rondon — PR, 1960 -2010, edição especial, p. 03).
¹·¹ Abrangia o município de Guaíra (Diário do Paraná. Curitiba: ano 1, nº 46, ed. 24 de maio de 1956, p. 4 — Biblioteca Nacional Digital).
² Teve um forte relacionamente com a população do então distrito de General Rondon vindo a participar de muitos eventos e visitas (nota do pesquisador).
___________________________________
1955 — Falece na cidade de Toledo¹ (PR), o secretário municipal da cidade, Francisco Sanoff, em decorrência de disparo acidental ao manusear a sua arma para uma caçada. O projeto transpassa a sua face (NIEDERAUER, Ondy H. De Toledo — Falecimento. Curitiba: Diário do Paraná, Ano 1, nº 65, ed. 16 de junho de 1955, p. 4 — Primeiro Caderno — Biblioteca Nacional Digital).
¹ Na época, atual cidade de Marechal Cândido Rondon era distrito do citado municípío, com o nome de General Rondon (nota do pesquisador).
___________________________________
1956 — O "Diário do Paraná" com o título "Onde a iniciativa privada lança um exemplo a seguir", seu correspondente Ondy Helio Niederauer, descreve com certa dose de ufanismo o processo de colonização em desenvolvimento da antiga Fazenda Britânia, liderada pela colonizadora Maripá (in: Curitiba: ano 1, nº 46. ed. 24 de maio de 1956, p. 4 — Biblioteca Nacional Digital).
____________________________________
1969 — É fundada a Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (AMOP), em Foz do Iguaçu. O primeiro presidente¹ eleito da entidade foi o prefeito da citada cidade, Julio Werner Hackhardt, cujo mandato foi até 09 de junho de 1971 (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo: Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica e Editora, 2009. p.127). -- FOTO 8 --
¹Ainda fizeram parte da primeira diretoria da AMOP, o prefeito municipal de Marechal Cândido Rondon, Werner Wanderer, no cargo de 1º vice-presidente, e o prefeito municipal de Cascavel, Otacilio Mion, como 2º vice-presidente.
A associação inicialmente foi criada com o nome de "Associação dos Prefeitos do Oeste do Paraná" (nota do pesquisador).
___________________________________
1977 — É inaugurado o sistema de iluminação da quadra esportiva do então Ginásio Cenecista Willy Barth, da então sede distrital de Mercedes, com a realização de torneio de futebol de salão, durante o dia. À noite, houve a partida entre os veteranos de Mercedes e os vereadores da Câmara Municipal de Marechal Cândido Rondon, o que marcou oficialmente a inauguração do sistema (nota do pesquisador).
___________________________________
1977 — Segundo notícia da Rádio Difusora Rondon ocorreu pela manhã uma das celebrações mais bonitas de Corpus Christi de todas já realizadas até então em Marechal Cândido Rondon, com a presença de mais de duas mil pessoas em procissão, todas "cantando e rezando por várias ruas da cidade". Relata ainda a informação: " profissão de fé feita com entusiasmo por crianças e adultos neste ano somam destaque e quadros diferentes, como a passagem de crianças vestidas de anjos portando cestinhas, semeando ao longo do curso da procissão um rastro de pétalas de flores".
A cerimônia acontece após a celebração da missa solene oficiada pelo padre-vigário Hans Lamprecht (Rádio Difusora Rondon AM. Frente Ampla de Notícias. Marechal Cândido Rondon: vol.45, de 29.4.1977 a 11.6.1977. Programa de Rádio).
___________________________________
1977 — O então Serviço Antonômo de Pavimentação de Marechal Cândido Rondon (SAPAM) começa as obras, como meio-fio, implantação de galerias de águas pluviais e preparação do terreno de rua, para o asfaltamento da Avenida Maripá, desde a Rua Ceará até o final do Conjunto Habitacional Itamaraty (BNH-1).
Para executar esses serviços, a Prefeitura Municipal de Marechal Cândido Rondon desvia o trânsito da Avenida Maripá, no trecho a ser pavimentado, para a Rua Sete de Setembro (Rádio Difusora Rondon AM. Frente Ampla de Notícias. Marechal Cândido Rondon: vol. 35, de 20.4.77 a 11.06.77. Programa de Rádio).
___________________________________
1978 — O governo municipal de Marechal Cândido Rondon (PR), é instalado por um dia no distrito de Mercedes, para atender as demandas e reivindicações da comunidade local (Rondon Hoje. Marechal Cândido Rondon: nº 42, ed. 10 a 17 de junho de 1978, p. 4 e 5; e nº 43, ed. 18 a 24 de junho de 1978, p 4).
___________________________________
1979 — É eleita a nova diretoria do Clube Concórdia, de Marechal Cândido Rondon: Presidente, Ademir Antonio Osmar Bier; vice-presidente, João Carlos Schinitzer; secretários, Egon Hachmann e Dirso Hackbardt; tesoureiros, André Herrmann e Deylor Giordani; diretor social, Darci Bonadiman e Luiz Carlos Lirio; diretores esportivos, Geronimo Gomes e Paulo Castilho, diretores de patrimônio, Dieter Leonard Seyboth e Nelson Kuhn (Rondon e Palotina Hoje. Marechal Cândido Rondon, nº 89, ed. 12 a 18 de junho de 1978, p. 15). -- FOTO 9 --
___________________________________
1983 — Acontece a despedida festiva aos funcionários Calixto Schneider, sub-gerente, e Roque Luiz Theobald, chefe de setor, da antiga agência do extinto Banco Bamerindus, na então sede distrital de Mercedes, por suas transferências para a cidade de Mourinhos, no Maranhão, para assumirem a gerência e a subgerência da agência local, respectivamente (Rádio Difusora do Paraná AM. Frente Ampla de Notícias. Marechal Cândido Rondon: vol. 99, de 06.1983 p. 86. Programa de Rádio).
___________________________________
1983 — É eleito o novo conselho diretor do Rotary Club de Marechal Cândido Rondon: Presidente: Alcido Port; vice-presidente: Ilácio Lemke; Secretário: Carlos Alberto Rodrigues; vice-secretário: Romito Graebin; tesoureiro: Gernot Reuter; vice-tesoureiro: Orlando Miguel Sturm; diretor de protocolo: Leodir Pasetti; avenida de serviços comunitários: Ercy Sturm; avenida de serviços internos: Ilmar Priesnitz; avenida de serviços profissionais: Norberto Neumeister; e avenida de serviços internacionais: Elmir Port (GROLLI, Carlos A. Frente Ampla de Notícias. Marechal Cândido Rondon: vol. 99, junho de 1983, ed. 09.06.83, p. 193 e ed. 10.06.83, p. 215. Programa de Rádio). -- FOTO 10 --
___________________________________
1983 — A Prefeitura Municipal de Marechal Cândido Rondon começa o ensaibramento das ruas do Bairro Copagril¹ (LEDUC, Lincoln. Frente Ampla de Notícias. Marechal Cândido Rondon: vol. 99, junho de 1983, ed. 09.06.83, p. 187. Programa de Rádio).
¹ Atualmente este bairro integra o conjunto do Bairro Alvorada (nota do pesquisador).
___________________________________
1983 — Falece o senhor Theno Hendrichsen, morador no então distrito de Mercedes, vítima de acidente de trânsito na estrada sede municipal de Marechal Cândido Rondon à sede distrital do distrito citado (LEDUC, Lincoln. Frente Ampla de Notícias. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora do Paraná AM, vol. 99, junho de 1983, ed. 09.06.83, p. 195. Programa de Rádio).
___________________________________
1983 — Assume a Delegacia da Polícia Civil de Marechal Cândido Rondon, o delegado Dirceu de Castro Andrade, no lugar do delegado Orlando José Pires transferido para assumir a 14ª Sub-divisão na cidade de Guarapuava (GROLLI, Carlos A. Frente Ampla de Notícias. Marechal Cândido Rondon:Rádio Difusora do Paraná AM, vol. 99, junho de 1983, ed.08.06.83, p. 163 e ed. 09.06.83, p.165. Programa de Rádio).
___________________________________
1983 — Acontece na cidade de Campo Grande (MS), o Encontro Nacional das Cooperativas Agrícolas. Como convidado para o evento, participa o rondonense Alcino Biesdorf, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Marechal Cândido Rondon, na condição de representante da Região 2 que abrange todo o Oeste do Paraná (GROLLI, Carlos A. Frente Ampla de Notícias. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora do Paraná AM, vol. 99, junho de 1983, ed. 09.06.83, p. 193. Programa de Rádio).
___________________________________
1986 — É destruído completamente, por um incêndio, o Bar Gross, na sede distrital rondonense¹ de Novo Horizonte (LEDUC, Lincoln. Panorama. Marechal Cândido Rondon:Rádio Difusora do Paraná AM, vol. 004 (junho e julho 1986), ed. 09.06.1986, p. 57. Programa de Rádio).
¹ Gentílico do município de Marechal Cândido Rondon (PR).
___________________________________
1995 — É aberta e segue até o dia 16, a exposição da artista rondonense Maria Angélica Calhau Botelho. O evento acontece junto a agência da Caixa Econômica Federal (CEF), de Marechal Cândido Rondon.
São trabalhos de óleo sobre tela e pintura em espelho (KUNZLER, Lorena. O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 09 de junho de 1995, p. 12). -- FOTO 11 --
___________________________________
2008 — O pontagrossense Oldemar Mazzardo Junior¹, morador em Curitiba, depois de concluir doutorado nos Estados Unidos, inicia tour de bicicleta por paísas da América Central e América do Sul. Inicia a pedalada, nesta data, na cidade de Guatemala (Capital).
"Dia 18 de julho iniciei o recorrido pela Guatemala, saindo de Maya Pedal (ONG) do município de San Andrés Itzapa".
Conclui a viagem em 18 meses depois de percorrer 16.500 quilômetros, entrando por Foz do Iguaçu (colaboração do atleta). -- FOTOS 12, 13, 14 e 15 --
¹ Anos depois se tornaria professor concursado do colegiado do curso de Educação Física do campus de Marechal Cândido Rondon da Unioeste.
Saber mais, clique aqui.
_______________________________________
2014 — Acontece o recorde de volume d'água nas Cataratas do Iguaçu. Às 10 horas, 46.700 m3 de água mudam a geografia dos saltos, danificando passarelas e instalações (Jorge L. Dorneles, Guia de Turismo - Foz do Iguaçu). -- FOTO 16 --
Ver imagens,clique aqui.
___________________________________
2017 — Em matéria especial, o jornal rondonense O Presente apresenta matéria sobre os cinco anos do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron), da Polícia Militar do Estado do Paraná, com sede em Marechal Cândido Rondon (in: Marechal Cândido Rondo: ed. 09 de junho de 2017, p. 30, 31, 32 e 33).
___________________________________
2017 — Começa a agenda programática de eventos alusivos a comemoração do 27º aniversário de emancipação político-administrativa de Pato Bragado, com a realização de festa junina, no Centro de Eventos do município (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 06 de junho de 2017, p. 23).
___________________________________
2018 — Falece o ex-vereador rondonense Genésio Machiner, aos 50 anos, vítima de complicações de saúde provocadas por um câncer. Também era policial-militar reformado da Polícia Militar do Estado do Paraná.
Elegeu-se vereador em 2000 para a 10ª legislativa da Câmara de Marechal Cândido Rondon, pelo partida PFL, com 660 votos. Renunciou ao mandato em 03 de novembro de 2004. Em seu lugar, assume o suplente Silvestre Cottica.
Era natural de São João (PR), onde nasceu em 17 de julho de 1967. Casou em Marechal Cândido Rondon como Izalete Eidelwein com quem formou com o nascimento da filha Ana Cecília e do filho Jéferson Luiz.
Seu corpo é sepultado no cemitério público da cidade de Marechal Cândido Rondon (NB). -- FOTO 17 --
____________________________________
2019 — A mesatenista rondonense Aline Frank ganha a medalha de ouro da 4ª etapa do Campeonato Paranaense 2019 de Tênis de Mesa, realizada na cidade de Foz do Iguaçu (O Presente. Marechal Cândido Rondon ed. 11 de junho de 2019, p. 31). -- FOTO 18 --
___________________________________
2019 — O diretório municipal do Partido Progressistas (PP), de Marechal Cândido Rondon, em reunião interna, lança o nome do advogado Oscar Nasighil como candidato a prefeito municipal do município, nas eleições municipais de 2020 (Tribuna do Oeste. Marechal Cândido Rondon: ed. 13 de junho de 2019, p. 3). -- FOTO 19 --
___________________________________
2020 — O pôr do sol na cidade de Marechal Cândido Rondon destaca um visual muito atrativo devida a refração da luz na nebulosidade cirrostratus. -- FOTO 20 --
___________________________________
2020 — A Secretaria de Saúde de Marechal Cândido Rondon divulga boletim epidemiológico com a confirmação de mais um novo caso testado positivo de COVID 19, passando de 16 para 17, em relação ao dia anterior. -- FOTO 21 --
___________________________________
2020 — Pela Lei "R" nº 030, a cidade de Toledo (PR), concede ao empresário Angelo Caetano Costamilan, diretor da empresa Maripá, o título de cidadão honorário do município.
O Governo Municipal de Toledo apresentou a seguinte justificativa ao propor a concessão da honorária:
"(...) Angelo Caetano Costamilan nasceu em Caxias do Sul (RS), em 31 de maio de 1943, onde realizou os cursos de Técnico em Contabilidade e Superior em Ciências Econômicas, este na Universidade de Caxias do Sul -UCS.
Veio para Toledo em 15 de agosto de 1968, a convite do Sr. Luiz Dalcanalle Filho e da Sra. Diva Paim Barth para exercer a função de Diretor da Industrial Madeireira e Colonizadora Rio Paraná S. A. - MARIPÁ, empresa colonizadora de Toledo e de parte da região, abrangendo uma área total de 120.000 alqueires, função que vem desempenhando desde janeiro de 1969 até a presente data.
Sob a direção do Sr. Angelo, a MARIPÁ ampliou a sua área de atuação, passando a desempenhar atividades na agricultura, pecuária, indústria e comércio, em que se destacaram o funcionamento de um dos primeiros supermercados de Toledo - o Supermercado Maripá, a participação temporária no Frigorífico Rondon S.A., da vizinha cidade de Marechal Cândido Rondon, e a exportação de madeira através dos Portos Britânia, no Rio Paraná, e Meira, no Rio Iguaçu.
Após o Sr. Angelo assumir a direção da empresa, a MARIPÁ recebeu , em 1974, o título de propriedade de suas áreas ratificado pelo Incra, o que garantiu segurança a tranquilidade a todos os adquirentes de imóveis, mantendo até hoje as atividades de regularização de imóveis urbanos e rurais.
Além de sua atuação profissional, o Sr. Angelo Caetano Costamilan teve participação efetiva em diversas entidades e atividades sociais e comunitárias de nossa cidade, destacando-se a de membro fundador da Fundação Educacional de Toledo (FUNET) e de colaborador da Associação Pais e Amigos dos Excepcionais de Toledo, entidade da qual sua esposa Ana Beatriz Barth Costamilan, falecida em 08 de outubro de 2018, foi presidente por diversos anos" (...)". -- FOTOS 22 e 23 --
___________________________________
2021 — O diretor clínico, médico Thiago Lucietto Krielow, da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), informa sobre a situação crítica de ocupação da unidade de saúde em função do recrudescimento dos casos positivados de COVID 19 no município de Marechal Cândido Rondon e dirige um apelo à população para reforçar as medidas preventivas contra o mal. -- FOTO 24 --
Ver vídeo, clique aqui.
___________________________________
2021 — É lançado em Marechal Cândido Rondon o Projeto Ecopontos, em comemoração à Semana do Meio Ambiente. A iniciativa objetiva despertar a conscientização da população, incentivando à destinação dos resíduos recicláveis ao Ecoponto¹ em troca de um vale para utilização em feiras de produtores (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 11 de junho de 2021, p. 38).
¹ É um local no Parque de Exposições destinado ao recebimento de pequenas cargas de entulhos, restos de cortes de árvores e cercas vivas, plásticos, descarte de móveis e sofas, etc (NB).
___________________________________
2022 — A Câmara Municipal de Marechal Cândido Rondon outorga a Dhieison Giovani Grun (21 anos), demolay, a medalha de "Honra ao Mérito", por proposição aprovada de autoria do vereador João Eduardo dos Santos (Juca).
O jovem rondonense, por ocasião da homenagem, era mestre conselheiro nacional da Ordem Demolay (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 14 de junho de 2022, p. 17). -- FOTO 25 --
___________________________________
2022 — A quinta-feira é de chuvas de média intensidade na cidade de Marechal Cândido Rondon e no Oeste do Paraná, com ventos fracos do quadrante Sudoeste, persistentes até o anoitecer. Temperaturas entre 15 e 22 graus. A precipitação pluviométrica teve início de madrugada (nota do pesquisador).
_________________________________
2023 — O professor universitário rondonense dr. Tarcísio H. Vanderlinde, da Unioeste — campus de Marechal Cândido Rondon, é autor do artigo adiante e que foi publicado nesta data pelo jornal digital O Presente:
CONTEÚDO QUE NÃO TEM PREÇO
No secularizado mundo que estamos a experienciar, registrou-se inusitado leilão de um exemplar da Bíblia Hebraica transcrita por qualificados escribas há 1.100 anos.
A versão hebraica equivale ao Antigo Testamento dos cristãos. De acordo com reportagem da BBC News Brasil, o texto ficará agora permanentemente exposto no Museu do Povo Judeu em Tel Aviv, Israel.
O valor atingido, cerca de 190 milhões de reais, coloca o artefato em forma de códice (como são conhecidos os livros primitivos), na condição do manuscrito mais valioso do mundo arrematado até agora. O leilão ocorreu em Nova Iorque em maio último.
A raridade leva o nome de Códice Sassoon, em referência a um proprietário anterior, que a adquiriu em 1929, e que reuniu em sua casa em Londres, a maior e mais importante coleção particular de manuscritos hebraicos do mundo.
O texto da Bíblia Hebraica esteve em constantes ajustes até o início da Idade Média, quando estudiosos judeus conhecidos como massoretas começaram a criar um corpo de notas para padronizá-lo.
O Códice de Alepo, outro manuscrito bíblico criado por volta do ano 930, é considerado o texto massorético de maior autoridade. No entanto, apenas 295 das 487 páginas originais permanecem conservadas, em razão de danos causados por um incêndio na cidade síria de Alepo em 1947.
De acordo com os organizadores do leilão, é a primeira vez que um livro quase completo (faltam apenas 12 páginas) da Bíblia Hebraica apareceu com as vogais, notas de rodapé e outros detalhes auxiliares, com o intuito de orientar os escribas a copiar corretamente o texto. Edições impressas só apareceriam meio milênio depois.
Anotações que acompanham o corpo do códice, revelam sua propriedade por pessoas ao longo de séculos até seu leilão em Nova Iorque. Em leilão anterior, ocorrido em Londres em 1989, o códice já havia sido arrematado pela quantia expressiva de R$ 12 milhões.
Não é novidade que o mercado de antiguidades costuma movimentar cifras consideráveis de investidores “refinados”. Em se tratando de um artefato caracterizado como “testamento de um povo”, e como tal, reconhecido por mais de 2 bilhões de cristãos no mundo, é compreensível que o Códice Sassoon tenha atingido um valor recorde no mercado de antiguidades.
Antiguidade costuma conferir um preço simbólico-especulativo aos que investem na forma física que o artefato se apresenta. Todavia, no caso de uma Bíblia, é temerário avaliar quantitativamente a palavra impressa ou transcrita, mesmo que seja muito antiga.
Talvez fosse melhor concluir que, neste caso, o conteúdo, de fato não tem preço! -- FOTO 26 --
____________________________________
2023 — Amanhece na cidade de Marechal Cândido Rondon com nebulosidade esparsa tipificada como cirrus, formação que se manteve até as primeiras horas da manhã. O restante do dia é de céu limpo. Temperaturas entre 16 e 27 graus (aferição feita via aplicativo AccuWeather). Ventos do quadrante Nordeste, fracos, persistentes até o começo do final da tarde. (nota do pesquisador).
____________________________________
2024 — É domingo. O dia amanhece na cidade de Marechal Cândido Rondon com temperatura de 16 graus. Ventos do quadrante Nordeste, fracos, persistentes até o começo do final da tarde. Céu sem nebulosidade. Mais tarde avistamento de algumas formações de nebulosidade tipificada como cirrus.
A temperatura máxima do dia alcança os 39 centígrados com sensação térmica de 31° Celsius (aferição feita via aplicativo digital AccuWeather (nota do pesquisador). -- FOTOS 27 e 28 --
____________________________________
2024 — Falece Remo Mario Lorenzoni, pioneiro e cartorário no município de Mercedes (PR), aos 90 anos. Seu corpo é sepultado no cemitério público da sede municipal citada.
Remo destacou-se ao longo de sua vida como futebolista. Foi atleta da equipe do Grêmo Esportivo Mercedes, clube que conquistou o título de campeão do 1º Campeonato Municipal de Futebol de Campo de Marechal Cândido Rondon — 1ª Divisão (nota do pesquisador).
____________________________________
2024 — Dom José Mario Scalon Angonese assume como 5º arcebispo da Província Eclesiástica de Cascavel (PR). Ele substitui a dom Adelar Baruffi que passou à condição de emérito (CNBB2S). -- FOTO 29 --
_____________________________________
2025 — É segunda-feira. O amanhecer na cidade de Marechal Cândido Rondon tem temperatura de 13 graus. Ventos do quadrante Sudoeste, brisa. Mais tarde, fracos, persistentes até o anoitecer. Céu parcialmente encoberto com nebulosidade tipificada como stratus.
Sobre as condições do tempo no Estado do Paraná, nesta data, o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (SIMEPAR) compartilha a seguinte nota informativa em sua página na internet:
"Uma massa de ar frio avança sobre o território paranaense nesta segunda-feira, promovendo declínio das temperaturas no amanhecer. No início da manhã há condição também para formação de nevoeiros entre o oeste e o sudoeste, mas que perdem força ainda durante o período matutino. Com relação à precipitação, esperam-se pancadas de chuva ocasionais principalmente entre o norte, Campos Gerais, RMC (Região Metropolitana de Curitiba, grifo nosso) e o litoral. Na região central há risco de chuva forte, mas de forma bem pontual."
A temperatura máxima do dia atinge 15° Celsius (temperaturas aferidas via aplicaitivo digital AccuWeather)(nota do pesquisador).
___________________________________
2025 — O professor doutor Tarcísio H. Vanderlinde, do curso de Geografia do campus de Marechal Cândido Rondon da Unioeste, publica novo texto, o qual segue, em sua página no Facebook:
ENTRELAÇAMENTO DE FATOS E LENDAS
Massada foi o último foco de resistência judaica contra os romanos no século I. Plantada num penhasco no lado oriental do deserto da Judeia, a fortaleza é hoje um dos lugares mais visitados nas terras bíblicas. O acesso pode ser feito por trilha ou por teleférico.
No seu topo, a aproximadamente 400 metros de altitude tem-se uma visão panorâmica do mar Morto e das montanhas da Jordânia, lugar de onde Moisés teria contemplado a Terra Prometida.
Fatos e lendas se entrelaçam na história de Massada. Estudiosos consideram difícil estabelecer o limite onde terminam as lendas e começa a história admissível do lugar. O que se sabe nos é contada basicamente pelo historiador Flávio Josefo. O restante resulta de intensos trabalhos de arqueologia realizados no local no início dos anos de 1960.
Os estudos demonstraram que já havia ali vestígios de edificações deste II século a.C.. A partir do século VI, sob domínio bizantino, o local ficaria abandonado até o século XX. Massada foi local de vários palácios ativos durante o período do Novo Testamento, e durante o domínio romano tornou-se local de resistência dos judeus zelotes contra a ocupação do império.
Durante o reinado de quatro décadas, Herodes construiu no local suntuosos palácios. Muros fortificados e um sofisticado sistema coletor de águas permitiam que o lugar ficasse relativamente imune a longos períodos de isolamento.
Os judeus zelotes passaram a ocupar o local em 66 d.C.. Transformaram os palácios em postos militares avançados, e converteram outras construções em banheiros cerimoniais e numa casa de estudo. Construíram ali também uma sinagoga.
Os romanos atacaram a fortaleza em 73 d.C.. Os escravos do exército, muitos deles judeus, tiveram que construir uma rampa de 200 metros ao lado do penhasco a fim de facilitar um ataque mais efetivo. A rampa, assim como o local do acampamento do exército romano ainda pode ser visto do alto da fortaleza.
Reconhecendo a derrota inevitável, Eleazar Bem Yair, líder do grupo, teria convencido os 960 ocupantes da fortaleza de que a morte seria melhor do que a escravidão romana. Josefo detalha como foi o suicídio coletivo: Dez homens foram sorteados para matar todos os outros, incluindo mulheres e crianças. Um deles foi sorteado para matar os últimos dez inclusive a si próprio.
A dramática história de Massada teria sido registrada por Josefo a partir do depoimento de duas mulheres que haviam se escondido e conseguiram sobreviver ao episódio (publicado originalmente em opresente.com.br). -- FOTO 30 --
COMENTÁRIOS