2001 — Falece em Ijuí (RS) o reverendo Ottmar Wehr, que assumiu como primeiro pastor da Primeira Igreja Batista de Marechal Cândido Rondon [...]

Imagem: Acervo PIB Rondon

Imagem: Acervo Biblioteca Nacional Digital - FOTO 2 -

Imagem: Acervo Domínio Público - FOTO 3 -

Imagem: Acervo Lenach Artes e Antiguidades - FOTO 4 -

Imagem: Acervo da Província da Congregação - Ponta Grossa - FOTO 5 –

Imagem: Acervo Bem Paraná - FOTO 6 -

Imagem: Acervo Projeto Memória Rondonense/Família Ariovaldo Luiz Bier - extrato do jornal "Rondon Hoje" - FOTO 7 -

Da esquerda à direita: vice-cônsul, motorista do vice- cônsul, dr. Friedrich Rupprecht Seyboth e Dietrich Rupprecht Seyboth.
Imagem: Acervo Projeto Memória Rondonense / Familia Ariovaldo Luiz Bier - extrato do jornal "Rondon Hoje" - FOTO 8 -

Imagem: Acervo Clelia Ritter - FOTO 9 -

Imagem: Acervo do rondonense Paul Lírio Berwig - FOTO 10 -

Imagem: Acervo Emdur - FOTO 11 -

Imagem: Acervo Agência Brasil - FOTO 12 -

Da esquerda à direita: 1º - não identificado. 2º - deputado federal Evandro Roman; 3º - deputado estadual Elio Rusch, 4º - prefeito municipal Jones Heiden; 5º - Denise Liell, chefe da 20ª Regional de Saúde; 6º - não identificada e 7º - deputado estadual José Carlos Schiavinato.
Imagem: Acervo Imprensa - PM -Entre Rios do Oeste - FOTO 13-

Imagem: crédito e acervo de Carina Ribeiro - FOTO 14-

Imagem e crédito: Roberto Kleinschmidt - FOTO 15 -

Imagem: Acervo Projeto Memória Rondonense - FOTO 16 -

Imagem: Acervo e crédito de Elson Antonio Gehlen - FOTO 17 -

Imagem: Acervo Tribuna do Oeste - FOTO 18 -

Imagem: Acervo Acit - FOTO 18 -

Imagem: Acervo O Presente Digital - Crédito Rafael Miguel Sturm - FOTO 20 -

Imagem: Acervo Acimacar - FOTO 21 -

Imagem: Acervo Lia Dorotéa Pfluck - FOTO 22 -

Imagem: Acervo da autora - FOTO 23 -

Imagem: Acervo da autora - FOTO 24 -



Imagem: Acervo e crédito Aílton Santos / Taroba / Facebook - FOTO 27 -

Imagem: Acervo Agrícola Horizonte / Rádio Difusora do Paraná - FOTO 28 -

Imagem: Acervo de Sandra Meine Rieger - FOTO 29 -

Imagem: Acervo e crédito de Ailton Santos / Tarobá Cascavel / Facebook - FOTO 30 -
1894 — Reescrevendo nota do jornal argentino La Nación, edição de 21 de junho, o jornal carioca "Diário de Notícias", da cidade do Rio de Janeiro, destaca que a diplomacia brasileira no Paraguai comunicou à sua congênere em Montevidéo, Uruguai, "que uma columna revolucionária¹, composta de 500 ou 600 homens havia tomado a colônia militar de Iguaçu, liderada por Juca Tigre². Esta colônia, na época, guarnecida por um destacamento de 20 soldados sob o comand de um capitão. O grupo de militares e alguns colonos refugiaram-se em Taquaru-Tuyú³.
Na mesma publicação, reproduzindo matéria do jornal platense, agora edição de 19 de junho, noticia que Juca Tigre e sua tropa 540 homens já se encontravam com Gumercindo Saraiva², em Soledade (RS), depois de serem rechaçados da colônia militar e perseguidos pela brigada do coronel Braz Abrantes (in: anno XI, nº 3.267, ed. 07 de julho de 1894, p. 1 — Biblioteca Nacional Digital). -- FOTOS 2 e 3 --
¹Trata-se da Revolução Federalista, cujos revolucionários era conhecidos como "maragatos" ou "chimangos", conforme o grupo que integravam, desencadeada no Rio Grande do Sul e que caracterizou-se pela barbárie da degola dos adversários. No Paraná, o movimento federalista teve violentos e sangrentos desdobramentos como o Cerco da Lapa e o assassinato do Barão do Serro Azul.
² Coronel maragato, natural de São Gabriel (RS), figura marcante da Revolta Federalista de 1893 (Ação Popular). -- FOTO 4 --
³ Localidade paraguaia às margens do Rio Paraná, na Triplice Fronteira.
___________________________________
1923 — É celebrado o primeiro batismo no atual município de Santa Helena, de João Bortolini, filho de Oliveira Andreotti e Amadeu Bortolini; e o casamento, entre Maria Todeschini e Antônio Torquato de Castro, pelo padre Paulo Schneider, durante visita que fez à comunidade (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo: Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009, p. 152).
___________________________________
1961 — Chega a Irmã Almátis, da Congregação das Missionárias do Divino Espírito Santo, para substituir a irmã Christiane Barhorst na direção do então Educandário Sagrado Coração de Jesus, em Quatro Pontes.
A Irmã Christiane Barhorst seguE para Medianeira (PR) e assume a direção do Colégio Nossa Senhora de Fátima (nota do pesquisador). -- FOTO 5 --
___________________________________
1962 — É aprovado pela Câmara Municipal de Toledo o projeto de lei que origina a Lei nº 338/1962, que cria o distrito administrativo de Nova Santa Rosa (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo: Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009, p. 152).
___________________________________
1962 — Pela Lei nº 261 é criado o distrito administrativo de Dois Irmãos, no município de Toledo (PR) (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo: Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009, p. 152).
___________________________________
1968 — Acontece a 1ª Passeata das Velas na cidade de Toledo (PR), realizada por estudantes e populares, em protesto aos problemas de abastecimento de energia elétrica na cidade (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo: Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009, p. 152).
____________________________________
1971 — É aberto na cidade de Londrina o 22º Congresso Paranaense de Estudantes Secundários. A delegação de Marechal Cândido Rondon é composta pelos estudantes Ursula Strenske, Elaine Watthier, Ledi Lamb, Clarice Nadir von Borstel, Lorena Woida, Simplício Zart, Arno Scheffler, João Seefeld e Armindo Fercho.
Nesse congresso, a Associação Rondonense de Estudantes Secundários (ARES), começou a integrar o Conselho Estadual de Estudantes Secundários (UPES) (nota do pesquisador).
___________________________________
1975 — É destruído, por incêndio, o Bar, Bolão e Churrascaria Ijuí, instalado à Avenida Rio Grande do Sul esquina com Sete de Setembro, em Marechal Cândido Rondon.
O incêndio é provocado pelo senhor Seno Golmann, a mando de Pedro Menussi, então proprietário do extinto Bar Dallas, conforme depoimento na Delegacia de Polícia de Marechal Cândido Rondon (nota do pesquisador).
___________________________________
1976 — O Rotary Club de Marechal Cândido Rondon recebe com jantar festivo no Clube Concórdia, o governador distrital Ivo Arzua, ex-prefeito de Curitiba e ex-ministro da Agricultura (nota do pesquisador). -- FOTO 6 --
___________________________________
1978 — Rainer Mühlig, vice cônsul da Alemanha em Curitiba, faz a sua primeira visita à cidade de Marechal Cândido Rondon, com o objetivo de conhecer o município e o Oeste do Paraná.
O visitante se hospeda na residência do imigrante alemão Heribert Hans-Joachim Gasa (Rondon Hoje. Marechal Cândido Rondon: nª (...), ed. 15 a 22 de julho de 1978, p. 2). -- FOTOS 7 e 8 --
___________________________________
1984 — "Carta dos Produtores Rurais do Oeste do Paraná, assinada por sindicalistas, trabalhadores rurais e pequenos agricultores de 30 municípios, pede assentamento em latifúndios inexplorados na região" (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo: Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009, p. 152).
___________________________________
1988 — Dentro da agenda programática de eventos comemorativos ao 28º aniversário de emancipação político-administrativa, acontece a 3º edição do Festival de Teatro Amador de Marechal Cândido Rondon, no Salão e Atos do Colégio Luterano Rui Barbosa (JMGOMES (João Marcos). Panorama. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora do Paraná, vol. 017, cad. Julho e Agosto 1988, fls. 14. Programa de Rádio).
____________________________________
1988 — Ocorre na Igreja Evangélica Martin Luther, de Marechal Cândido Rondon, a apresentação do Coral do Morro¹, procedente do Rio Grande do Sul (JMGOMES (João Marcos). Panorama. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora do Paraná, vol. 017, cad. Julho e Agosto 1988, fls. 29. Programa de Rádio).
¹ Tem sede na cidade de São Leopoldo (RS) e é vinculado a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB).
___________________________________
1989 — Informação das indústrias de fécula instaladas no município de Marechal Cândido Rondon aponta que o parque fabril de transformação de mandioca tem capacidade de processar 200 toneladades do produto, por ano (LEDUC, Lincoln). Panorama. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora do Paraná AM, vol. 023, cad. Julho e Agosto 1989, fls. 24. Programa de Rádio).
____________________________________
1989 — Comitiva de cooperativistas franceses chega a Marechal Cândido Rondon (PR), para conhecer as indústrias de derivados de leite da Sudcoop, hoje Frimesa Cooperativa Central e da Confepar, atualmente Sooro Renner S. A. O grupo veio conhecer o sistema de industrialização do leite praticado aqui com aquele em voga na França.
Segundo a nota noticiosa da Rádio Difusora do Paraná, os cooperativistas visitantes se impressionaram quanto ao recolhimento do leite in-natura.
"Um dos pontos mais observados pelos franceses foi o ligado ao recolhimento do leite in-natura e que lhes chamou a atenção, em vista da distribuição dos vários postos para recebimento e posteriormente a central de envase ou de transformação" (LEDUC, Lincoln). Panorama. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora do Paraná AM, vol. 023, cad. Julho e Agosto 1989, fls. 29. Programa de Rádio).
____________________________________
1994 — É aberto em Curitiba, o quinto congresso de vereadores e quarto congresso Sul-brasileiro de Câmaras Municipais. O evento é realizado no Edifício Castelo Branco.
O tema principal do evento é: "O vereador, as eleições e o Mercosul" (Rádio Difusora do Paraná. Panorama. Marechal Cândido Rondon: vol. 052, cad. julho-agosto 1994, fls. 68. Programa de Rádio).
____________________________________
1994 — É inaugurada em Curitiba, a Casa do Vereador¹ (Rádio Difusora do Paraná. Panorama. Marechal Cândido Rondon: vol. 052, cad. julho-agosto 1994, fls. 68. Programa de Rádio).
¹ Trata-se de local de hospedagem e espaço de trabalho em benefício do vereador paranaense, durante sua permanência em Curitiba, a serviço de sua Câmara Municipal (nota do pesqusiador).
____________________________________
1995 — Falece em Foz do Iguaçu, o pioneiro rondonense Arno Ervino Ritter, filho de Erna (nascida Schwingel) e Ivo Ritter, natural de Piratuba, Santa Catarina.
Seu corpo é sepultado no cemitério público de Marechal Cândido Rondon (Certidão de Óbito, Termo 256 - 20.331 - Folha C/30, do Cartório Registro Civil, de Marcelo Esteves Santos, de Foz do Iguaçu, Paraná). -- FOTO 9 --
_______________________________
1996 — Acontece na cidade de Cascavel a etapa final do Campeonato Regional de Ciclismo, organizado pela Liga Cascavelense de Ciclismo.
Na prova na categoria "principal", é ganhador o ciclista João Nunes dos Santos, da cidade de Foz do Iguaçu. Na categoria "aspirantes/juniores", os rondonenses Paul Lírio Berwig, Renato Roesler e Ademir Schillo ficam em 3º, 4º e 5º lugar, respectivamente. Na categoria "novatos", o rondonense Maicol dos Santos, se classifica na 3ª posição.
Os classificados e suas posições ao final do Campeonato podem ser vistos no recorte de jornal que trata do presente tópico (nota do pesquisador). -- FOTO 10 --
_____________________________________
2001 — Falece em Ijuí (RS) o reverendo Ottmar Wehr, que assumiu como primeiro pastor da Primeira Igreja Batista de Marechal Cândido Rondon, em 18 de dezembro de 1955 e permaneceu até 1º de março de 1963.
Reassumiu a mesma igreja, em 1º de março de 1977, e permanece até 28 de fevereiro de 1982.
Seu corpo é sepultado no cemitério da cidade de Ajuricaba, Rio Grande do Sul. Anos depois, a família fez o traslado dos restos mortais para o cemitério público da cidade de Marechal Cândido Rondon (colaborou Regina Wehr, filha). -- FOTO 1 --
___________________________________
2001 — O empresário toledano Antonio Aparecido Lange assume a presidência da Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná (CACIOPAR), com mandato até 12 de julho de 2003 (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo: Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: Gráfica e Editora GFM, 2009, p.152). -- FOTO 11 --
___________________________________
2002 — A Câmara Municipal de Quatro Pontes (PR) outorga o título de Cidadão Honorário do Município ao deputado estadual Duílio Genari, da cidade de Toledo (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo: Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: Gráfica e Editora GFM, 2009, p.152).
___________________________________
2016 — O time de basquete masculino B do Colégio Estadual Frentino Sackser, do Bairro Botafogo, da cidade de Marechal Cândido Rondon, conquista a medalha de ouro na fase final dos Jogos Escolares do Paraná (JPES), contra a equipe do Colégio Marista de Curitiba, pelo placar de 46 a 42.
Com o resultado o time do Colégio disputará os Jogos Escolares Brasileiros, em João Pessoa, capital da Paraíba (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 08 de julho de 2016, p. 29).
____________________________________
2016 — O deputado federal Eduardo Cunha, afastado da presidência da Câmara dos Deputados e suspenso do exercício de mandato parlamentar, renuncia ao cargo de presidente da Casa Legislativa, alegando em carta escrita que "Resolvi ceder aos apelos generalizados dos meus apoiadores (...) Somente a minha renúncia poderá por fim a essa instabilidade sem prazo. A Câmara não suportá infinitamente (...) -- FOTO 12 --
___________________________________
2017 — É inaugurada a nova unidade de Saúde Básica, da sede municipal de Entre Rios do Oeste, anexo ao Centro de Saúde Eugênio Schwanke (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 07 de julho de 2017, p. 21). -- FOTO 13 --
___________________________________
2018 — Acontece Assembleia Geral Extraordinária da Associação Atlética Cultural Copagril (AACC), no centro administrativo da instituição cooperativa, para aprovação do novo estatuto da entidade social. O objetivo da mudança estatutária é tornar a associação apta a acessar recursos por meio da Lei de Incentivo ao Esporte (Lei nº 11.438/2006¹).
As alterações realizadas no estatuto são a limitação de reeleição da Diretoria Executiva, que passa a ser de apenas uma recondução; e do mandato do Conselho Fiscal, que será de três anos.
¹ A lei permite que empresas e pessoas físicas invistam parte do que pagariam de Imposto de Renda em projetos esportivos aprovados pelo Ministério do Esporte. As empresas podem investir até 1% desse valor e as pessoas físicas até 6% do imposto devido.
___________________________________
2018 — Acontece na cidade de Maringá (PR) e vai até o dia seguinte, o Campeonato Brasileiro de Kickboxing Adulto, com a participação dos atletas rondonenses Adrian Fernandes, Victor Sabino e Lucas Gomes da Silva.
Os dois primeiros atletas conquistam medalha de ouro, em suas categorias: light contact (até 84 quilos) e bronze na kick light (até 84 quilos); e full contact (até 71 quilos) e prata na point fight (até 74 quilos), respectivamente. O atleta Lucas Gomes da Silva ganha a medalha de prata, na cataegoria full contact (até 60 quilos).
Com a classificação alcançada (medalhas de ouro), os atletas vão integrar a Seleção Brasileira de Kickboxing que disputará o Panamericano, em outubro, na cidade do México (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 10 de julho de 2018, p. 26).
__________________________________
2018 — É celebrado o Dia Internacional do Cooperativismo¹. A Cooperativa Agroindustrial Copagril, de Marechal Cândido Rondon (PR), em matéria distribuída à imprensa, destaca a comemoração:
"(...) Mais de 13,5 milhões de brasileiros têm motivos para celebrar pois o cooperativismo é um modelo econômico que há mais de 200 anos contribui para o desenvolvimento de nações e pessoas em todo o mundo.
Todos os anos, a celebração é pautada por um tema global definido pela Aliança Cooperativa Internacional (ACI), entidade de representação desse modelo econômico em nível global e da qual o Brasil faz parte. Assim, neste ano, o Dia Internacional do Cooperativismo celebra o tema “Sociedades sustentáveis por meio da cooperação”, mostrando à sociedade o papel transformador das cooperativas que, dia após dia, atuam na construção de um mundo mais justo, equilibrado e com melhores oportunidades para todos.
Brasil
No Brasil, atualmente, 6.655 mil cooperativas estão registradas na Organização das Cooperativas Brasileiras (a OCB), congregando 13,2 milhões de cooperados e gerando 378,2 mil empregos diretos.
O Dia C representa todo o esforço das cooperativas brasileiras em realizar, com suas parcerias, iniciativas voluntárias, duradouras e com grande impacto transformador na vida das pessoas que residem no entorno delas. O lema do Dia C no Brasil é: “Atitudes simples movem o mundo”.
Para reforçar a contribuição das cooperativas com o mundo melhor e que todos merecem, conforme a OCB, foi assinado ontem, em Brasília, junto ao Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), um memorando de entendimento com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), da ONU.
Paraná
Hoje, no Paraná, mais de um 1,5 milhão de pessoas são ligadas a uma cooperativa, em 10 diferentes ramos (agropecuário, crédito, saúde, transporte, educação, infraestrutura, trabalho, habitacional, consumo e turismo)".
¹ O Dia Internacional do Cooperativismo começou como "Dia da Cooperação", depois passou para "Dia do Cooperativismo" e, recentemente, para "Dia Internacional do Cooperativismo". A data comemorativa foi oficialmente criada em 1994 pela Aliança Cooperativa Internacional (ACI), instituindo o primeiro sábado do mês de julho de cada ano para a sua comemoração. A primeiro "Dia do Cooperativismo Internacional" foi celebrado em 1923.
__________________________________
2019 — A madrugada é marcada com frio intenso e geada em toda a Região Sul. Em Marechal Cândido Rondon, a estação meteorológica da Unioeste assinala 0° C, entre as 6 e sete horas (AquiAgora.net). -- FOTOS 14 e 15 --
Ver mais, clique aqui.
___________________________________
2020 — O dia tem temperaturas aquecidas com ventos forte do quadrante Noroeste, prenúncio de chuva. A precipitação começa ao anoitecer e perdura durante toda a noite. A chuva não é de grande intensidade e sem ventos (nota do pesquisador). -- FOTO 16 --
___________________________________
2021 — Passados quase 71 anos desde a sua construção, é demolido (em parte) Hotel Avenida, na cidade de Marechal Cândido Rondon, construído pela colonizadora Maripá, na época do surgimento da vila de General Rondon, em 1950 (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 09 de julho de 202, p. 18 e 19).
A construção do estabelecimento foi conduzida pelo pioneiro rondonense e mestre-de-obras Ervino Finger e equipe (que contou com o pioneiro Arnaldo Alfredo Escher e Conrado Bach), contratados pela Maripá desde 1948.
Foi o maior da rede de hotéis construida pela empresa de colonização, nas diversas vilas que criou, na área de seu projeto de povoamento. Também era único ainda existente.
A rede hoteleira da Maripá foi construída, principalmente, para servir de ponto de hospedagem para os compradores de terras.
Em 1951, o Hotel Avenida é adquirido pelo senhor José Feiden e esposa Amélia, casal pioneiro procedente de Arabutã (SC), que o mantém funcionando até a década de 1990.
Durante a administração do casal, o hotel é ampliado durante as primeiras décadas. A primeira grande intervenção é feita para atender a demanda da grande exposição agropecuária de setembro de 1958. A segunda em alvenaria, para acomodação de viajantes, em especial vendedores. O htotel também é, por muito tempo, local para eventos comemorativos.
Recebeu fachada de caracterização germânica quando estava em voga o projeto de germanização no município, agora relegado.
Por ser uma estrutura física, maior parte em madeira, com quase 3/4 de século, o prédio atualmente não mais oferecia condições seguras e sanitárias para qualquer tipo de hospedagem.
O madeirame do desmanche é adquirido pelo empresa rondonense, Romal Madeiras, de propriedade do rondonense Rogério Grenzel (nota do pesquisador). -- FOTOS 17 e 18 --
___________________________________
2021 — Falece na cidade de Curitiba, onde residia, o pioneiro toledano e contabilista Waldemiro Alberto Giacomazzo, aos 87 anos. Era natural de Getúlio Vargas (RS) e chegou na cidade de Toledo (PR), em 24 de agosto de 1954.
Foi um dos fundadores e 1º presidente da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (ACIT), gestão 1967/1971 (Toledo News e COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo: Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009, p. 186). -- FOTO 19 --
___________________________________
2022 — Acontece a posse do novo Conselho Diretor do Rotary Club Guarani, de Marechal Cândido Rondon (PR), biênio 2022/2023. Assume a presidência Ronaldo Rossarrolla em subsituição a Justina Metzner (Tina) (O Presente Digital). -- FOTO 20 --
___________________________________
2022 — Diretores e colaboradores de 19 associações comerciais e empresariais do Mato Grosso do Sul e do Sebrae/MS, das cidades de Amambai, Caarapó, Camapuã, Chapadão do Sul, Coronel Sapucaia, Dourados, Eldorado, Fátima do Sul, Figueirão, Iguatemi, Naviraí, Nova Alvorada do Sul, Novo Horizonte do Sul, Paranaíba, Ponta Porã, Porto Murtinho, Rio Brilhante, São Gabriel do Oeste e Selviria, realizam visita à Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (ACIMACAR).
A finalidade da visita é conhecer o trabalho, estratégias, ações e troca de experiências com entidade classista rondonense, para alavancar o trabalho em seus respectivos municípios.
Na oportunidade, a presidente da Acimacar, Carla Rieger, e o gerente executivo da entidade, Marcelo Ewerling, falaram sobre as atividades, a importância das ações, produtos e serviços, causas, bandeiras e conquistas alcançadas e compartilharam experiências e tiraram dúvidas (nota do pesquisador). -- FOTO 21 --
___________________________________
2022 — A professora rondonense doutora Lia Dorotéa Pfluck, do curso de Geografia da UNIOESTE — campus de Marechal Cândido Rondon (PR), lança o livro "Dos Caminhos do Oeste do Paraná (séculos XiX-XX) para as Trilhas do Ensino de Geografia por meio de Imagens", de sua autoria, publicado pela gráfica da instituição de ensino superior citada.
A solenidade de lançamento, com palestra da autora, se dá no Tribunal do Júri, do curso de Direito do campus referenciado. Durante evento são sorteados alguns exemplares da cota adquirida pela Sicredi Aliança PR/SP (nota do pesquisador). -- FOTOS 22, 23 e 24 --
___________________________________
2022 — A quinta-feira é de tempo bom e seco (há várias dias não chove) na cidade de Marechal Cândido Rondon e no Oeste do Paraná. Céu com nebulosidade esparsa tipo cirrostrattus. Temperaturas entre 19 e 30 graus. Ventos do quadrante Nordeste, fracos, persistentes até o começo do final da tarde (nota do pesquisador).
____________________________________
2023 — O jornal rondonense digital O Presente publica artigo do professor dr. Tarcísio H. Vanderlinde, da Unioeste — campus de Marechal Cândido Rondon, adiante reproduzido:
A CÁPSULA BABILÔNICA DO TEMPO
Aqueles que buscam comprovação arqueológica para confirmar narrativas bíblicas, concordam que os manuscritos datados de dois milênios, encontrados em 1947 nas cavernas às margens do Mar Morto, em meados do século XX, são possivelmente os objetos mais relevantes relacionados aos escritos do Antigo Testamento.
Contudo, houve descobertas mais antigas que também são consideradas respeitáveis para a confirmação dos textos sagrados.
Uma delas, é a do “Cilindro de Ciro” descoberto em uma escavação em Babilônia no ano de 1879. O achado não se relaciona apenas aos textos bíblicos. Constitui um objeto proeminente se considerada a história geral da humanidade.
O cilindro acabou sendo danificado durante a escavação. Com isso foram comprometidos parte dos escritos. Alguns fragmentos, porém, foram recuperados posteriormente.
A peça encontra-se hoje sob os cuidados do Museu Britânico, entidade que patrocinou a expedição histórica responsável pela descoberta.
Em um procedimento que lembra práticas atuais de arquivamento de memórias em “cápsulas do tempo”, a forma cilíndrica da época de Ciro era típica de inscrições reais, geralmente enterradas nas fundações de edifícios e muralhas da Mesopotâmia no primeiro milênio a.C., sendo uma forma padrão utilizada nas proclamações oficiais.
Gravado em escrita cuneiforme, o cilindro foi confeccionado logo após a conquista de Ciro no ano 539 a.C.. Além de marcar o domínio persa sobre Babilônia, o cilindro indica que Ciro autorizou a restauração de santuários e permitiu que povos que haviam sido deportados para Babilônia pudessem voltar para casa.
Acredita-se que o decreto de Ciro coincide com o retorno a Jerusalém dos judeus exilados para reconstruir o Segundo Templo conforme descrição bíblica. O Primeiro Templo, construído à época do rei Salomão havia sido destruído pelos babilônios no ano 586 a.C.. A nova construção marcada pelo retorno dos exilados teria se iniciado em 516 a.C..
A memória de Ciro pela Bíblia aparece nos livros de 2Crônicas, Esdras, Isaías e Daniel. Em Esdras se lê: “No primeiro ano de seu reinado o rei Ciro promulgou um decreto acerca do templo de Deus em Jerusalém, nestes termos: Que o templo seja reconstruído como local para apresentar sacrifícios, e que se lancem seus alicerces”.
Por outro lado, o cilindro é considerado um artefato que contém um decreto considerado precursor da Declaração Universal dos Direitos Humanos.
A declaração só seria promulgada pela Assembleia Geral das Nações Unidas, cerca de dois mil e quatrocentos anos após o decreto de Ciro: 10 de dezembro de 1948. -- FOTO 25 --
__________________________________
2023 — A cidade de Cascavel (PR) teve no primeiro semestre 4.238 transações imobiliárias, entre apartamentos, casas, terrenos e similares — algumas de valores multimilionários.
O número é levemente inferior ao mesmo período do 2022, quando foram registradas 4.278 compra e venda (O Pitoco. Cascavel: Ano XXVI, nº 2.400, ed. 07 de julho de 2023, p. 1).
____________________________________
2023 — A sexta-feira amanhece na cidade de Marechal Cândido Rondon com nebulosidade tipificada como stratocumulus. Ventos do quadrante Nordeste, moderados e um tanto frios, persistentes até o começo do final da tarde Temperatura ao alvorecer de 17 graus com sensação térmica de 15 graus.
A temperatura máxima do dia alcança os 35° Celsius (temperaturas aferidas via aplicativo digital AccuWeather (nota do pesquisador).
_____________________________________
2024 — É domingo. O alvorecer na cidade de Marechal Cândido Rondon tem temperatura de 16 graus com sensação térmica de 15°Celsius. Ventos do quadrante Sudoeste, brisa, persistentes até o anoitecer. Céu encoberto com nebulosidade identificada como stratus. Ao final tarde, principia uma precipitação pluviométrica calma e leve, qual se acentua em intensidade à medida que chega a noite e vem acompanhada de descargas elétricas e trovoadas. A chuva se estende até, por volta, das 22 horas.
A temperatura máxima do dia atinge os 19 graus (temperaturas aferidas via aplicativo digital AccuWeather (nota do pesquisador). -- FOTOS 26, 27 e 28 --
_____________________________________
2024 — Falece na cidade de Balneário Camboriú, o pioneiro rondonense Norberto Rieger, aos 90 anos, de causas naturais. Seu corpo é sepultado no cemitério da cidade catarinense.
Era natural de Piratuba (SC), nascido em 09 de novembro de 1932, filho do casal pioneiro Elly (nascida Luersen) e Rodolfo Rieger.
O pioneiro chegou de mudança à então vila de General Rondon, atualmente a cidade de Marechal Cândido Rondon, em junho de 1953, acompanhando os pais e os irmãos Orlando e Herbert.
Aqui, pais e filhos foram fundadores da histórica Casa Rieger, a qual ainda permanece em atividade.
Norberto formou-se em Contabilidade, na Capital Paranaense. Aqui, junto com o sócio Osvino Lemke, teve por longo tempo um escritório de contabilidade.
Anos depois deixou a contabilidade e passa a trabalhar na administração da Casa Rieger (fundada em junho de 1964), na revenda de tratores e implementos Valmet, carros da Chevrolet e da fazenda no atual município de Pato Bragado.
Com a dissolução da sociedade entre os irmãos, Norberto transfere residência para cidade de Guaíra e passa a trabalhar com revenda de máquinas agrícolas Valmet no Mato Grosso do Sul, e administrar a propriedade rural em Pato Bragado.
Na cidade de Guaíra, o pioneiro rondonense chega a eleger-se vereador.
Com a desapropriação das terras para a formação do reservatório da Itaipu Binacional, Norberto e família transferem residência para Balneário Camboriú e lá iniciam na atividade, 1º restaurante e, na sequência, hotel. A família segue ainda no ramo de hotelaria (2024).
Norberto era casado com Leonida Wagner, filha de família pioneira da cidade de Maripá, e com constituiu família com o nascimento das filhas Leila e Rosicler (colaborou Sandra Meine Rieger, sobrinha). -- FOTO 29 --
___________________________________
2024 — A Associação dos Comitês de jovens da Copagril (ACJC) realiza a segunda etapa das Olimpíadas, com disputas de voleibol, na sede distrital rondonense de Margarida. Durante todo o dia, 5 equipes masculinas e 5 equipes femininas enfrentam-se em busca do título da etapa e pontos nas olimpíadas.
Os grandes campeões dessa etapa foram o comitê Progresso sem Fronteiras no masculino e Juntos Venceremos no feminino.
Saber mais, clique aqui.
______________________________________
2024 — Trinta pessos identificadas como indígenas invadem a Fazenda Brilhante, no município de Terra Roxa, Oeste do Paraná. "A Fazenda Brilhante é uma das nove propriedades rurais invadidas no Oeste do Paraná". Somente no município de Terra Roxa, 17,9% é o percentual de terras com aproveitamento para atividades agropecuárias invadidas.
Áreas agricultáveis do município de Guaíra também são invadidas. A ocupação de terras agrícolas é um probelma recorrente, há de 15 anos, nos dois municípios.
Fernando Volpato, presidente do Sindicato Rural de Terra Roxa aponta que "houve depreciação nos valores dos imóveis rurais e também urbanos, por não ter segurança quanto à questão das terras", por causa das ocupações e indefinições do Governo quanto a problemática das invasões e em garantir o direito de propriedade àqueles que adquiraram as terras há décadas.
Já o presidente do Sindicato Rural de Guaíra, Silvanir Rosset, expõe que "tudo está paralisado. Quem vai investir e se instalar em uma região como todos esses problemas e com toda essa insegurança jurídica" (Boletim Informativo da FAEP. Curitiba: ano XXXVIII, nº 1615, ed. 01 de agsoto de 2024, p. 04 a 11).
____________________________________
2025 — É segunda-feira. O amanhecer na cidade de Marechal Cândido Rondon tem temperatura de 12 graus, com sensação térmica de 10. Ventos do quadrante Nordeste, brisa, persistentes até o começo do final da tarde. Céu sem nebulosidade.
Sobre as condições do tempo no Estado do Paraná, nesta data, o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (SIMEPAR) compartilha a seguinte nota informativa em sua página na internet:
"Na manhã de segunda-feira, espera-se maior concentração de nuvens entre o litoral, RMC (Região Metropolitana de Curitiba, grifo nosso), sudeste e Campos Gerais, com condições favoráveis à formação de nevoeiros. Ao longo do período, há tendência de dissipação gradual da nebulosidade. À tarde, o sol deverá predominar em todo o Paraná. No entanto, entre o litoral e a RMC, a nebulosidade volta a aumentar no decorrer da noite. As temperaturas ao amanhecer ficarão próximas ou abaixo dos 10 °C em praticamente todo o estado, com exceção das cidades litorâneas e da região noroeste."
A temperatura máxima do dia na cidade de Marechal Cândido Rondon atinge 22° Celsius (temperaturas aferidas via aplicaitivo digital AccuWeather (nota do pesquisador). -- FOTO 30 --
____________________________________
2025 — É inaugurada a nova agência da Caixa Econômica Federal (CEF) na cidade de Toledo (PR), a Rua Santos Dumont, Centro. É gerente geral da unidade bancária: Cleonice Spessato Kothe (Toledo News).
____________________________________
COMENTÁRIOS