Estátua em homenagem a Santos Dumont junto as Cataratas do Iguaçu. Imagem: Acervo IgassuVilage - FOTO COMPLEMENTAR 2 -
Documento de identificação de Frederico Engel emitido pelo Governo de São Paulo. Imagem: Acervo Wagner Dias - FOTO COMPLEMENTAR 3 -
Santos Dumont veio visitar¹ as Cataratas à convite do pioneiro de Foz Iguaçu, o hoteleiro Frederico Engel² que também foi o primeiro proprietário do primeiro hotel nas proximidadas dos saltos para visitantes.
A entrevista que o mineiro concedeu ao periódico paulistano, a princípio parece desconectado do contexto histórico de Marechal Cândido Rondon e região. No entanto, um exame mais apurado mostra que não é bem assim. Na época, todo o Oeste do Paraná era o grande município de Foz do Iguaçu. E, no mais, as Cataratas do Iguaçu estão inseridos no espaço geográfico vinculado a Itaipu Binacional.
² Todo fascinado com a beleza do acidente geográfico no Rio Iguaçu e sabendo que estava em propriedade particular do uruguaio Jesus Val, Santos Dumont alertou ao hoteleiro Engel: “Posso dizer-lhe, Frederico Engel, que estas maravilhas em torno das Cataratas não podem continuar a pertencer a um particular.”
Com forte influência na política nacional e outros setores, Dumont encetou campanha pela criação do Parque Nacional do Iguaçu. Em 1939, um decreto do então Presidente Getúlio Vargas criava, enfim, o parque como queria o Pai da Aviação, falecido em 1932.
Em gratidão a visita e reconhecimento pelo seu empenho para surgimento do parque, a filha de Frederico Engel, mandou instalar uma estátua de Dumont numa das trilhas de acesso às Cataratas, em 1979. -- FOTO COMPLEMENTAR 2 --
COMENTÁRIOS