
Catarinense Thomaz Larangeira, fundador da companhia Matte Laranjeira. =========================================== ===================================




Este documento presidencial do 3º ano da República Brasileira, firmado pelo então presidente Marechal Manoel Deodoro da Fonseca, concede autorização a Thomaz Laranjeira para fundar a Companhia Matte Laranjeira¹, cuja empresa nas décadas iniciais do século 20 teve forte atuação no Oeste do Paraná, principalmente na região de Guaíra.
No atual município de Marechal Cândido Rondon, a empresa instalou o extinto Porto Mendes², à esquerda, no alto do barranco do Rio Paraná. A denominação do local foi em homenagem ao seu principal acionista na época, Francisco Mendes Gonçalves.
¹ A antroponímia correta do sobrenome é: Larangeira.
² As instalações administrativas da companhia no antigo Porto Mendes, submergiram com o represamento do Rio Paraná para a formação do reservatório da Itaipu Binacional.
Catarinense Thomaz Larangeira, fundador da companhia Matte Laranjeira. =========================================== ===================================
COMENTÁRIOS