Hoje estamos comemorando o aniversário da linda terra dos pinheiros: Marechal Cândido Rondon completa 60 anos de emancipação.

Pioneiros 25 de Julho de 2020

Neste texto o empresário rondonense Mário Elizeu Herrmann manifesta suas experiências em conhecer este município, o trabalho na cooperativa local, a graduação acadêmica, a formaçao de suas convicções sócio-politícas e a  ardorosa defesa delas, a sua inserção no mercado empresarial, entre outros apontamentos. Ao tempo em que aposta na força do cooperativismo, bem estruturado no município de Marechal Cândido Rondon, como mola propulsora de um desenvovimento sócio-econômico mais justo e igualitário.


Mário Elizeu Herrmann

Mário Elizeu Herrmann


 

Hoje estamos comemorando o aniversário da Linda Terra dos Pinheiros: Marechal Cândido Rondon completa 60 anos de emancipação.
Minha primeira experiência aqui foi em 1977, quando aos 11 anos visitei meus avós maternos, Olmario e Lucilda Bruxel. Alguns anos depois, em 1986, vim morar aqui. Lembro que me perdi quando resolvi passear de bicicleta nos primeiros dias por aqui, já que tudo parecia tão igual, tão organizado e as quadras se pareciam muito umas com as outras.
Eu, que vim de Ijuí (RS), achei maravilhoso morar em uma cidade tão plana, bonita e construída sob um projeto pré-concebido.
Logo comecei a trabalhar na cooperativa da cidade e percebi que esta era uma importante - senão a maior - base da economia local.
Na época fiz uma pesquisa junto ao setor de finanças da Prefeitura e percebi que, no que se referia à arrecadação de impostos daquele ano, a cooperativa havia representado 25% de toda a receita do município.
Sou grande admirador do papel do cooperativismo na economia do Paraná e, claro, da cidade onde eu moro.
Aprendi logo, como então responsável pela edição dos jornais escritos e programas de rádio da cooperativa, seu papel como pilar de importantes projetos de diversificação de atividades agropecuárias no município e em toda a sua área de atuação.
Após concluir o curso em Administração de Empresas pela então FACIMAR – hoje Unioeste –, optei por construir meu próprio negócio e assim o fiz, 25 anos atrás.
Há 34 anos moro aqui e sou muito grato por tudo e por todos.
Sou feliz por ter tido esta experiência e por ter vivido aqui na companhia dos meus pais e dos meus cinco irmãos (quatro irmãos e uma irmã – para deixar bem esclarecido), cunhados e sobrinhos.
Aqui nasceram meus filhos e aqui eles residem hoje.
Neste ano uma nova etapa da minha vida se inicia, exatamente quando a cidade completa 60 anos. E me sinto feliz por isso.
Estou, por uma fração pequeníssima do tempo de minha vida, presidente do Partido dos Trabalhadores na cidade. 
O PT, o partido que esteve no comando do Governo Federal nos anos de 2003 a 2015 junto com outros partidos (PMDB, PSD, PP, PR, PDT, PRB, PROS, PCdoB), ofereceu para Marechal Cândido Rondon e para todos os munícipes excelentes oportunidades de desenvolvimento. Por este motivo, merece minha gratidão, que demonstro ao assumir esta função temporária.
Nenhum outro Governo ofereceu tantas políticas públicas favoráveis ao nosso município.
Assim como a cooperativa, durante a gestão petista o Governo Federal teve enorme importância para a economia local. As políticas públicas atingiram em cheio o setor agrícola que, por aqui, é essencialmente de pequenos e médios produtores.
Para começar, o primeiro ministro da Agricultura do governo Lula foi o então presidente da Organização das Cooperativas do Brasil, o engenheiro-agronômo Roberto Rodrigues, que iniciou sua gestão oferecendo às cooperativas enorme incentivo financeiro, que resultou na sua recuperação, então altamente endividada por uma política financista. O ministro da Agricultura do governo anterior era um ex-banqueiro, ex-dono do Bamerindus, Andrade Vieira. O então presidente da Copagril, na época, dizia que era como a raposa cuidando do galinheiro.
Logo o governo Lula fomentou também o fortalecimento das cooperativas de crédito como alternativa ao sistema bancário privado.
Naturalmente que os diretores das cooperativas e associados também devem ser todos gratos ao Lula e ao Partido dos Trabalhadores.
Durante o governo Lula milhões, dezenas de milhões, foram investidos no setor agropecuário rondonense, em especial no fomento da modernização das máquinas e equipamentos agrícolas que passaram a substituir as já sucateadas colheitadeiras, tratores e implementos e possibilitaram não somente o fortalecimento do setor de venda destes na cidade, mas o desenvolvimento e a melhoria das atividades pelo agricultor.
Na cidade, foram centenas e, porque não dizer, milhares de novas moradias construídas através de programas como Minha Casa, Minha Vida.
Nunca fomos tão felizes.
O BPFron é resultado da política de segurança nacional de fronteira oferecida pelo PT.
O SAMU, a UPA, a Farmácia Básica e até o Hospital Municipal receberam verbas do governo do Partido dos Trabalhadores, que ainda ofereceu os programas Mais Médicos e a Farmácia Popular no setor de saúde. As duas supercreches, a construção da rede de esgotos, a duplicação da BR-163 na área urbana da cidade, a cobertura de várias quadras esportivas das escolas municipais, enfim, políticas públicas que fizeram toda a diferença para Marechal Cândido Rondon foram incentivos do Governo Federal enquanto comandado pelo PT.
E, certamente, os munícipes conscientes disso são todos muito gratos ao Lula.
Ser grato por tudo isso me faz sentir bem.
Marechal Cândido Rondon chega aos 60 anos de idade muito, mas muito mais bonita e mais desenvolvida do que quando eu cheguei aqui e, sem a menor dúvida, parte muito significativa deste desenvolvimento se deu e ainda se dá pelo importantíssimo papel das cooperativas (de desenvolvimento como Copagril e Cercar, ou de crédito, como Sicredi, Sicoob e Cresol – verdadeiros símbolos do socialismo dentro do sistema capitalista).
E também pelos anos em que o Governo Federal ofereceu a todos, não apenas motivos para serem felizes. Mas, recursos para que esta felicidade resultasse em um bom emprego, em uma casa própria, em um carro mais novo, em uma esperança de que o amanhã fosse ainda melhor do que o ontem.
Posso afirmar que tenho enorme gratidão por esta cidade.
Parabéns, Marechal Cândido Rondon. Feliz Aniversário!!
Que os anos vindouros sejam tão promissores como os já vividos até aqui.
Obrigado! Obrigado! Obrigado!

 

Texto revisado do original publicado pelo autor em sua página no Facebook (https://www.facebook.com/marioelizeu.herrmann/posts/1968348359963728)

Compartilhe

COMENTÁRIOS

Memória Rondonense © Copyright 2015 - Todos os direitos reservados