Na Fronteira, de Dionísio Evangelista de Castro Cerqueira¹

Pioneiros 30 de Outubro de 2023

O cronista foi chefe do grupo de trabalho na implantação dos marcos fronteiriços com a Argentina, após a solução da Questão de Palmas, arbitrada pelos Estados Unidos.

Na crônica o militar brasileiro fala das proezas de Fróylaz, um parceiro da expedição demarcatória, e das vivências no dia a dia na longa jornada para fixar a linha divisional com o país vizinho. Como também, traz interessantes informações sobre aspectos geográficos da região percorrida, cujo périplo começou no Rio Grande do Sul e terminou em Foz do Iguaçu (in: Kosmos. Rio de Janeiro: Anno V, nº 6, ed. junho de 1908 — Biblioteca Nacional Digital). 

 
 


|| Dionísio Evangelista de Castro Cerqueira

|| Dionísio Evangelista de Castro Cerqueira



¹ "Nascido em Curralinho (BA) e falecido em Paris, participou da Guerra do Paraguai como soldado. Seguiu carreira militar e, com a Proclamação da República, decidiu concorrer a uma vaga na Câmara dos Deputados (1890). Eleito deputado federal constituinte pelo Estado da Bahia, foi reeleito em três ocasiões (1895, 1897 e 1900). Em 1892, como enviado extraordinário e ministro plenipotenciário, partiu em missão especial para Washington. Nomeado em 1896 ministro das Relações Exteriores, ocupou o cargo até novembro de 1898" (Funag).
 

² A publicação teve curta ciculação. De 1904 a 1909 (Wikipédia).

 

Compartilhe

COMENTÁRIOS

Memória Rondonense © Copyright 2015 - Todos os direitos reservados