Em destaque o local onde aconteceu o primeiro assalto a banco em Marechal Rondon. Do outro lado da Rua 12 de Outubro, em primeiro lugar o barracão de alojamento da Maripá e atrás, o prédio da filial do Empório Toledo. A fotografia é de 1958. Imagem: Acervo Família Seyboth
___________________________________________________________________________________________
Na esquina oposta ao Hotel Avenida¹, isto é, do outro lado da Avenida Rio Grande do Sul, existia no começo da década de 1963 a loja filial do Empório Toledo², pertencente à colonizadora Maripá.
Do outro lado da avenida, na mesma construção onde hoje está sediada a Funerária Cristo Luz, na esquina da Rua 12 de Outubro, estava a agência do extinto Banco Comercial do Estado do Paraná, que foi a primeira agência bancária que se instalou na cidade
Em certa manhã de 1961, um grupo de homens se dirigiu ao Empório Toledo (onde trabalhava minha irmã Rosmari) para comprar lenços, que eram experimentados por eles no balcão e na frente de todos. Os homens experimentavam se os lenços eram grandes o suficiente para encobrir o rosto e atar com um nó na nuca.
No Empório, naquele momento ninguém desconfiou de nada. À tarde, usando aqueles lenços para esconder o rosto, o grupo assaltou a agência bancária.
O fato deixou surpresos os moradores da pequena e pacata cidade. Afinal assalto a bancos só se via em filmes de faroeste no cinema do Alemão Preto², que ficava a três quadras dali, ainda na Rua Paraná, num prédio de madeira.
Os bandidos fugiram levando dinheiro, e não se tem a informação de que chegaram a ser presos.
(*) Texto do pioneiro rondonense Wili Germano Lohmann, hoje residente em Nova Petrópolis (RS).
¹ A matriz do Empório Toledo ficava em Toledo com várias filiais. Além de Marechal Cândido Rondon, Mercedes, Quatro Pontes, Dez de Maio, entre outras localidades dentro do projeto de colonização da Maripá.
² De propriedade do casal Amélia (nascido Vencatto) e José Feiden.
ᵌ Adolino Sehn.
COMENTÁRIOS