Harto Viteck, idealizador e coordenador do projeto Memória Rondonense. Imagem: Pedro de Oliveira
_____________________________________________________________________________________
Trata-se do novo site do projeto Memória Rondonense, de um grupo de trabalho, coordenado pelo jornalista e historiador Harto Viteck.
O portal é resultado de um trabalho realizado ao longo de vários anos e dá continuidade a obra iniciada pelo pastor Joachim Pawelke, e publicada em "Ficando Rico no Oeste do Paraná".
Inicialmente, através de pesquisas nos arquivos de notícias da Rádio Difusora e demais órgãos de imprensa do município, Viteck começou a elaborar o calendário histórico, na qual registrava todos os acontecimentos que marcaram a história de Marechal Cândido Rondon. Já com um grande número de informações, ele também passou a realizar entrevistas com pioneiros e a coletar um grande acervo de imagens, que hoje soma mais de 7 mil fotografias. Muitas delas, inclusive, do início do século XX, quando nem mesmo havia sido iniciada a colonização da região.
Uma parte significativa deste material Viteck estava disponibilizando, há cerca de dois anos, através de página no Facebook, que já havia recebido mais de 5 mil curtidas. Diante do grande interesse do público e para poder ampliar ainda mais o conteúdo histórico, o idealizador do projeto decidiu criar o novo site, que a partir desta quarta-feira pode ser acessado no endereço eletrônico www.memoriarondonense.com.br. Viteck explica que o site será atualizado diariamente, sempre com novos registros históricos, além da produção de notícias e entrevistas.
Além disso, todos aqueles que quiserem colaborar com fotos, vídeos ou informações que ajudem a construir a histórica de Marechal Cândido Rondon também podem entrar em contato, através do e-mail : pesquisa@memoriarondonense.com.br
O site Memória Rondonense é desenvolvido com o apoio da Rádio Difusora do Paraná e outros órgãos.
COMENTÁRIOS