Este documentário audiovisual revisita, entre outras atenções, a trajetória histórica da antiga arte popular, muito comum entre as famílias pioneiras do município de Marechal Cândido Rondon, em especial aquelas de origem alemã. Trata-se do "wandschoner" mas que, por aqui e em algumas regiões do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, no dialeto hunsrückisch-brasileiro, passou a ser designado de "wandschein"(estampa de parede).
A peça decorativa antes tão usual nas residências foi perdendo importância na decoração, na medida que as novas residências de alvenaria dificultivam a sua fixação. Ao tempo em que também novos artefatos decorativos surgiam, mais atraentes e de manuseio mais fácil, transformando os "wandscheine" em itens descartáveis, diante das novas preferências em decoração manifestadas pelas famílias, resultado do surgimento de novos conceitos na arte de decorar.
O projeto foi patrocinado pela Lei Federal nº 14.017/2020 via Chamamento Público nº 001/2021 (ARTE POR TODA A PARTE) e autorizado pelo art. 20 do Decreto Municipal nº 293/2021.
COMENTÁRIOS