1952 — Chega de mudança à então General Rondon, o casal Adiles (nascida Mohr) e Ervino Jochims, na companhia dos filhos Ivo, Nauro e Vane [...]
1909 — Falece em Steyl, na Holanda, o padre Arnald Janssen, fundador das congregações dos padres e irmãos missionários do Verbo Divino, das irmãs missionárias Servas do Espírito Santo e das Servas do Espírito Santo da Adoração Perpétua.
Os padres missionários do Verbo Divino e as irmãs missionárias Servas do Espírito Santo foram pioneiros no Oeste Paraná e em Marechal Cândido Rondon (nota do pesquisador). -- FOTO 2 --
___________________________________
1928 — Começa a funcionar o primeiro educandário público estadual no Oeste do Paraná, o Grupo Escolar Prof. Munhoz da Rocha¹, na cidade de Foz do Iguaçu.
A unidade escolar foi criada pelo governador Caetano Munhoz da Rocha, em 1927.
O primeiro diretor do grupo escolar foi o padre verbita Guilherme Maria Thiletzek, vigário da Matriz São João Batista, paróquia local. Ainda foram da primeira turma de professores do educandário, os dois padres verbitas J. Worth e José Winks, Aretuza Reis da Silva, Francisca Vesino Correia e Ottilia Schimmelpfening (Wagner Dias, in "Foz e Cataratas Memória e Fotos Atuais"/ Facebook)
O Grupo Escolar foi inaugurado em 15 de novembro de 1927 (Diário da Tarde. Curitiba: ed. 16 de novembro de 1927, p.1) -- FOTOS 3 e 4 --
¹ No ano seguinte, a denominação da escola foi alterada para Grupo Escolar Bartolomeu Mitre, em homenagem ao militar argentino que destacou-se na guerra da Tríplice Aliança.
1942 — O agricultor holandês Martin Nieuwenhoff é preso no Porto Meira (junto ao Rio Iguaçu). Motivo da prisão: ele trazia da Argentina um jornal escrito em alemão.
Na época, por decreto ditatorial do presidente da República, Getúlio Dorneles Vargas, a prática da língua alemã, italiana e japonesa e a leitura de publicações nesses idomas, estavam totalmente proibidos, passível de severa punição para quem não seguisse à risca o decreto-lei presidencial.
A vigilância sobre as famílias das origens citadas, na cidade de Três Fronteiras, foi severa e ostensiva, a ponto de muitas delas abandonarem a região migrando para o interior do Paraná e outras regiões (nota do pesquisador). -- FOTO 5 --
1951 —É celebrado o primeiro culto da Comunidade Evangélica Martin Luther, de Marechal Cândido Rondon, na casa do pioneiro Anton Rockembach, oficiado pelo Pastor Wilhelm Schiemann, da cidade de Erechim (RS).
O pastor veio a pedido do senhor Henrique Jorge Isenhagen, da cidade de Toledo (PR), para atender a comunidade evangélica instalada no projeto de colonização da Maripá (nota do pesquisador).
___________________________________
1951 — É criado o Conselho Nacional de Pesquisas, hoje denominado Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico — CNPq. O CNPq é considerado uma das instituições mais sólidas na área de investigação científica e tecnológica.
A lei de criação do Conselho estabelecia como suas finalidades promover e estimular o desenvolvimento da investigação científica e tecnológica, mediante a concessão de recursos para pesquisa, formação de pesquisadores e técnicos, cooperação com as universidades brasileiras e intercâmbio com instituições estrangeiras. A missão do CNPq era ampla, uma espécie de "estado-maior da ciência, da técnica e da indústria, capaz de traçar rumos seguros aos trabalhos de pesquisas" científicas e tecnológicas do país, desenvolvendo-os e coordenando-os de modo sistemático.
A criação de uma agência responsável por incentivar o desenvolvimento de pesquisas no Brasil foi o ápice dos esforços para estabelecer um órgão responsável por fomentar o desenvolvimento da ciência nacional (texto do Arquivo Nacional, publicado em sua página no Facebook em 15.01.2023). -- FOTO 6 --
___________________________________
1952 — Chega de mudança à então General Rondon, procedente de Santa Cruz do Sul, o casal Adiles (nascida Mohr) e Ervino Jochims¹, na companhia dos filhos Ivo, Nauro e Vane e dos sogros dele Laureana e Emílio Mohr.
Os novos moradores residiram alguns dias em Toledo numa moradia de Baltazar Jochims, irmão de Ervino (informação de Vane Jochims Hensel). -- FOTO 1 --
¹ O casal foi proprietário de uma forte casa comercial localizada na confluência da Avenida Rio Grande do Sul e Rua Colombo (sentido sul-norte, à direita, na cidade de Marechal Cândido Rondon. O senhor Ervino foi um dos fundadores do extinto Esporte Clube Flamengo, de Marechal Cândido Rondon, e um de seus mais ativos dirigentes.
___________________________________
1954 — Chega de mudança ao distrito de Novo Sarandi, município de Toledo (PR), o casal Emília (nascida Müller) e Waldemar Janjar¹, com os filhos Arnaldo, Ilga, Edela², Claudino e Lauro (este nascido no Paraná e falecido bebe), procedente de Tuparendi, agora município, na época distrito do município de Santa Rosa (RS). -- FOTOS 7, 8 e 9 --
¹ Filho primogênito do casal Helena e Oscar Janjar.
² É mãe da empresária rondonense do ramo imobiliário, sócia-proprietária da Edemar Imóveis, Marize Regina Felizardo Cota.
__________________________________
1956 — A Imobiliária Ipiranga, de atuação inicial no Norte do Paraná, inaugura a cidade de Terra Roxa D'Oeste, agora município de Terra Roxa¹. Durante o evento foram feitas as inaugurações do campo de aviação que ganhou o nome de Nilo Begnino e o Hotel Maracajú. Aos convidados ao final das cerimônias foi oferecida uma churrascada (Diário do Paraná. Curitiba: Ano 1, nº 248, ed. 24 de janeiro de 1956, p. 6 - Biblioteca Nacional Digital). -- FOTO 10 --
1967 — É inaugurado o estádio¹ do extinto Esporte Clube Flamengo, no atual Bairro Vila Gaúcha, de Marechal Cândido Rondon (nota do pesquisador).
¹ Atualmente (2022) em parte da área está instalado o Supermercado Copagril II.
___________________________________
1968 — A professora Idalina Joanna Guzzoni é nomeada pela Portaria Estadual nº 278, como diretora do então Grupo Escolar de Marechal Cândido Rondon; e a professora Maria da Luz Nascimento, transferida do Grupo Escolar Professor João Loyola Filho", de Curitiba, para exercer a função de secretária do Ginásio Estadual de Marechal Cândido Rondon (Diário Oficial do Estado. Curitiba: nº 268/1968, de 23 de janeiro de 1968).
" Foi Assessora Especial da Secretaria Municipal de Educação em 1985. Pessoa formidável" (comentário da rondonense Lidia Agnez Glitz Sander¹, na página "Memória Rondonense" no Facebook, em 15 de janeiro de 2024). -- FOTOS 11 e 12 --
¹ Funcionária por décadas da Prefeitura Municipal de Marechal Cândido Rondon, na área de ensino, até aposentar-se (nota do pesquisador).
___________________________________
1971 — Assume a função de diretor do então Internato Martin Luther, o senhor … May, procedente da Itália (nota do pesquisador).
___________________________________
1972 — Casam-se na cidade de Maravilha (SC), o casal rondonense Nassi (nascida Fries) e Valdir Zimmermann. Ela filha de Semilda (nascida Dressel) e Evaldo Fries; e ele filho de Hilda (nascida Schimmelfennig) e Alsídio Zimmermann.
Nassi e Valdir migraram para Marechal Cândido Rondon em 1974, estabelecendo moradia nas terras adquiridas pelo pai dele, na Linha Concórdia, onde o casal reside até hoje (2022). -- FOTO 13 --
Sobre a efeméride de seus pais, o jornalista Jadir Zimmermann escreveu o seguinte em 15 de janeiro de 2022:
A história comum de Nassi e Valdir começou a ser escrita no verão de 1967, num baile de révellion em Arabutã, Santa Catarina. Valdir acabara de retornar do exército, ao qual serviu na cidade de Porto União, também no Estado de Santa Catarina. Nassi cursava o ginásio em Arabutã.
O namoro seguiu normalmente até que em 1970 a família de Nassi mudou-se para a cidade de Maravilha, distante cerca de 160 km de Arabutã. Para visitar a namorada Valdir passava horas na estrada que naquela época não era asfaltada.
Em janeiro de 1972, no dia 15, aconteceu o casamento na Igreja Evangélica de Maravilha. A cerimônia foi conduzida pelo pastor Armando Claas e teve como padrinhos da noiva, Loni e Irineu Meiner e do noivo, Dársi e Erni Schimmelfenig. Em seguida houve a confraternização, realizada numa churrascaria da cidade e que teve convidados apenas as duas famílias e alguns vizinhos.
Na semana após o casamento, Valdir e Nassi mudaram-se para a Linha Pelotas no interior de Arabutã, onde passaram a dividir a residência que era dos pais dele, com um arrendatário que já morava no local. Na época, o pai de Valdir, Alcídio, já tinha adquirido terras no Paraná e queria muito que algum dos filhos fosse ocupá-las. O desafio foi aceito pelo jovem casal, que mudou-se para a cidade de Marechal Cândido Rondon, no Oeste do Paraná, em maio de 1974.
A mudança levou cerca de 2 dias para percorrer os cerca de 500 km que separavam Arabutã de Marechal Cândido Rondon, para finalmente instalarem-se numa precária moradia de madeira, praticamente no meio da mata, na localidade de Linha Concórdia. Na mudança, além do pequeno filho Jadir, com pouco mais de um ano de idade, eles traziam poucas roupas, alguns móveis, animais, sementes e o compromisso firmado entre ambos, que não se falaria em retornar nos primeiros dois anos.
Assim começou a vida nova, com muitas dificuldades, tendo que desbravar a mata para transformá-la em lavoura, o que era um trabalho pesado e por vezes também perigoso. Numa dessas incursões, no ano de 1977, Valdir acabou sofrendo um acidente, quando uma árvore o atingiu, provocando sérios ferimentos. Nestas horas e também em muitas outras ocasiões, a solidariedade dos vizinhos sempre foi preponderante para que o casal não desistisse e seguisse a sua vida com coragem e determinação.
Em 1976 nasceu o segundo filho, Narciso. Três anos depois, em 1979, o casal construiu a sua residência definitiva onde mora até os dias de hoje. Antes disso, morava numa construção que servia também de galpão e estrebaria, ambientes estes que eram divididos apenas pelas paredes de madeira. Ainda não havia energia elétrica na propriedade. Daquela construção não existe nenhuma fotografia, mas ela foi reproduzida pelas lembranças numa pintura da irmã e cunhada Roselene, hoje exposta neste local.
No final dos anos 70 também vieram para Marechal Rondon a irmã de Valdir, Roseli e o cunhado Iloi Appel, e posteriormente os pais dele, Hilda e Alcídio Zimmermann, bem como a irmã caçula Roselene.
Nos primeiros anos, o deslocamento entre as localidades no interior de Marechal Cândido Rondon era feito a pé ou de bicicleta e, mais tarde, com o trator CBT 1000 adquirido pela família em 1975. O primeiro automóvel, um Fiat Uno, foi adquirido apenas no ano de 1985.
Os anos passaram, a família prosperou, os filhos cresceram e hoje tem suas próprias famílias. Jadir é jornalista com empresa na cidade de Cascavel, casado com Beatriz Neunfeld, pais de dois filhos: o engenheiro agrônomo Juliano e a acadêmica de direito Ana Julia. Narciso seguiu a profissão dos pais na agricultura, casado com Marlei Mattes, com quem teve três filhos: a acadêmica de agronomia Poliana, o estudante Vitor e a pequena Mariana, in memorian.
Ver vídeo, clique aqui, produzido na data da comemoração das Bodas de Ouro, em 2022.
___________________________________
1974 — Chega em Marechal Cândido Rondon o reverendo Jan Serfas para atender a Comunidade Evangélica Congregacional, em substituição ao pastor Gustavo Altmann, que transfere-se para a cidade gaúcha de Três Passos (nota do pesquisador). -- FOTO 14 --
1977 — É inaugurada a iluminação da quadra esportiva do Clube Esportivo e Recreativo Cristal, de Pato Bragado(nota do pesquisador).
_______________________________
1977 — Acontece baile de chope da Brahma, no Clube Aliança, em Marechal Cândido Rondon, animado pela Bandinha Weiss, da cidade de Rio Negrinho (SC). Promoção: Léo Clube de Marechal Cândido Rondon(nota do pesquisador). -- FOTO 15 --
1977 — Começa o Campeonato Municipal de Futebol de Salão, vôlei masculino e feminino e atletismo, de Marechal Cândido Rondon, com a partida de futebol de salão entre Frimesa x Incorol, seguido pelo jogo de vôlei masculino entre Juventude São Paulo, de Esquina Guaíra x Difubrahma; e o encerramento da rodada foi com outra partida de futebol de salão, entre Orgasol x União Juvenil, este da sede distrital de Margarida.
O campeonato de futebol de salão teve as seguintes equipes participantes: Grêmio Esportivo Mercedes, Imaguá, Assemar Cereser, Orgasol, Reveral, Metro-Ilo, Esportiva Caça e Pesca, Associação Bamerindus, Difubrahma, Ajax, União Juvenil de Margarida, Escritório Bolinha, Grupo Esportivo Bragadense, Associação Frimesa, Faixa, 1500, Juventude Evangélica de Mercedes, Associação Copagril, Aliança/Renner, Incorol. Associação Atlética Bela União, Associação Atlética Banestado. Sociedade Lira e Panificadora Central.
No campeonato municipal de vôlei masculino, as seguintes equipes: Incorol, Primeira Igreja Batista, Juventude São Paulo de Esquina Guaíra, Ajax, Sociedade Esportiva Campos Sales, Aliança/Renner, Jotacê e Difubrahma. No vôlei feminino: Copagril, Mexa-se, Ajax, Jotacê e Aliança/Renner (nota do pesquisador).
___________________________________
1978 — Acontece assembleia da entidade mantenedora do Instituto Vocacional e Assistencial Rui Barbosa que decide pela contratação do reverendo Ari Pflug como novo diretor do Colégio Luterano Rui Barbosa, em substituição ao professor Carlos Goebel que pediu exoneração das funções. No mesmo encontro foi eleita a nova diretoria da entidade: Presidente: Waldir Sippert; vice-presidente: Elvino Gebauer; e 3º vice-presidente: Plínio Kleemann; Secretário: Jonas Lüdke; 2º secretário: Siegfried Graff; e 3º secretário: Erno Reschke. Tesoureiro: Reinart Reschke; 2º tesoureiro: Armando Pahl; e 3º tesoureiro: Evaldo Schulz. Conselheiro pastoral: reverendo Martinho Krebs. Conselho Fiscal: Benjamin Löffler, Haroldo Güttges e Benjamin Zenker (Rádio Difusora Rondon AM. Frente Ampla de Notícias. Marechal Cândido Rondon: vol. 40, de 03.12.1977 a 16.01.1978).
1985 — O Colégio Cristo-Rei passa a oferecer ensino de 5ª a 8ª séries. (O Presente – jul 2014).
___________________________________
1985 — Com o apoio de congressistas pedesistas não simpatizantes de Paulo Maluf, candidato governista Tancredo vence no Colégio Eleitoral por 480 votos contra 180, tendo como vice, o maranhense José Sarney. Este resultado colocou fim ao Governo Militar e as eleições indiretas no Pais. -- FOTO 16 --
1987 — Em solenidade no Palácio do Iguaçu, em Curitiba, o governador João Elízio de Ferraz de Campos sanciona a lei nº 8.464 que institui a Fundação Federação Estadual de Instituições de Ensino Superior do Oeste do Paraná.
Com a criação da fundação, o Estado do Paraná assumiu simultanemanete o compromisso de auxiliar financeiramente a entidade mantenedora da Fecivel (da cidade de Cascavel), da Facisa (da cidade de Foz do Iguaçu), da Facitol (da cidade de Toledo) e Facimar (da cidade de Marechal Cândido Rondon).
Diversas caravanas do Oeste do Paraná se dirigiram à Capital do Estado para o ato oficial (GOMES, João Marcos. A partir de hoje universidade do Oeste será realidade. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora do Paraná AM, Panorama, vol. 8, cad. janeiro a fevereiro de 1987, fls. 56).
___________________________________
1988 — Acontece na sede social da Associação Atlética Cultural Copagril (AACC) a final do Festival Difubrahma da Canção 1987. A entrega da premiação aos vencedores aconteceu no dia seguinte, durante grande baile no ginásio de esportes de Marechal Cândido Rondon (JMGOMES, (João Marcos). Panorama. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora do Paraná, vol. 014, cad. janeiro e fevereiro de 1988:103).
___________________________________
1989 — Falece na cidade de Nova Santa Rosa (PR), o ex- vereador Egon Khelm, representante do distrito de Planaldo d'Oeste, aos 52 anos (LEDUC, Lincoln. Panorama. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora do Paraná AM, ed. 10.01.1989, fls. 83.Programa de Rádio).
___________________________________
1989 — Toma posse a nova diretoria do Guarani Esporte Clube, tradicional clube da Linha Guarani, no município de Marechal Cândido Rondon: Presidente: Delcio Vorpagel, vice-presidente: Arlindo Göettert, tesoureiro: Reinaldo Freitag, vice tesoureiro: Ivo Prass, secretário: Arno Scheffler, vice: Clarindo Bortolon, diretor-social: Adolfo Freitag, diretor esportivo: Dirceu Preis. Conselho Fiscal: Tercio Geir, Pedro Jorge Freitag e Milton Schmidt e suplente o presidente anterior do clube, Adelmo Scheffler (GOMES, João Marcos. Panorama. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora do Paraná AM, ed. 10.01.1989, fls. 62 e ed. 14.01.1989, fls. 76. Programa de Rádio).
___________________________________
1990 — A vazão do Rio Paraná, na cidade de Foz do Iguaçu, atinge o volume de 26.500m3 por segundo. O que é 160% a mais que a vazão normal do rio, que é de 10 a 11 mil m3 por segundo. O grande volume hídrico é resultado das fortes e prolongadas chuvas que acontecem em seus afluentes.
Este percentual somente foi superado em 1983, quando a vazão do Rio Paraná atinge a cifra de 39.850 m3 por segundo, na cidade de Tríplice Fronteira. Naquele ano é registrada a maior enchente de todos os tempos no Paraná".
" Depois desta enchente definitivamente deverão estar totalmente assoreadas as Sete Quedas. Quando da formação do reservatório, com base em fotografias, até o final do ano passado todo o "canion" deveria estar preenchido pela areia. Considerando o volume de entulhos e areia que está sendo arrastado pelas fortes correntezas neste perído de cheias, os espaços ainda não preenchidos deverão estar assoreados, o que significa que definitivamente estão encobertas as Sete Quedas, beleza natural que foi a maior fonte de renda para o município de Guaíra durante várias décadas" (LEDUC, Lincoln. Panorama. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora do Paraná: vol. 025, cad. janeiro - fevereiro 1990, fls. 79. Programa de Rádio).
____________________________________
1990 — Termina no espaço de retiros de Arnoldo Bloch, no município de Nova Santa Rosa (PR, o retiro da Igreja Evangélica Congregacional com a participação de 50 jovens, oriundos do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Argentina e do Oeste do Paraná. O evento é coordenado pelo pastor Helio Renner e teve seu início na sexta-feira anterior.
O principal palestrante do retiro foi o pastor Claúdio Schaeffer, de Três Passos (RS).
Paralelo ao encontro dos jovens, ocorre o retiro de adolescentes da congregação religiosa (LIMA, Luiz Ari. Panorama. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora do Paraná: vol. 025, cad. janeiro - fevereiro 1990, fls. 72. Programa de Rádio).
____________________________________
2009 — O prefeito municipal de Toledo, José Carlos Schiavinato¹, assume a presidência do Conselho Intermunicipal de Saúde Costa Oeste do Paraná (CISCOPAR) (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo — Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009: 18). -- FOTO 17 --
¹ Faleceu em 13 de abril de 2021, em decorrência da COVID 19, quando exercia mandato de deputado federal (nota do pesquisador).
___________________________________
2015 — Acontece a inauguração da Indústria de Farinha e Gordura Animal Astrea/Copagril, junto a unidade industrial de aves da Copagril, em Marechal Cândido Rondon (PR). -- FOTOS 18 e 19 --
___________________________________
2015 — Em solenidade na Câmara Municipal de Marechal Cândido Rondon, o ex-técnico da equipe Copagril/Sempre Vida/ Marechal Cândido Rondon, Marquinhos Xavier, recebe a Medalha de Honra ao Mérito do Município, por requerimento apresentado pelo suplente de vereador Arlen Güttges (O Presente). -- FOTO 20 --
___________________________________
2015 — O Deputado Federal Zeca Dirceu (PT), visita a cidade de Marechal Cândido Rondon, e participa de reunião na sede da ACIMACAR, onde a entidade pede seu apoio para a implantação de campus da UTFPR no município (O Presente). -- FOTO 21 --
___________________________________
2016 — O ex-árbitro assistente da FIFA, o rondonense Roberto Braatz é indicado pelo Bom Senso Futebol Clube¹ para integrar a comissão de arbitragem² para a Primeira Liga, que reúne clubes profissionais (dois por estado) de futebol do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Paraná e Minas Gerais (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 19 de faneiro de 2016, p. 31). -- FOTO 22 --
¹ É um movimento criado em 2013 por jogadores de grandes clubes de futebol doBrasil que cobram melhores condições no futebol brasileiro.[1] O slogan do movimento é: "Bom Senso F.C., por um futebol melhor para quem joga, para quem torce, para quem transmite, para quem patrocina, para quem apita."[1]. O movimento, o primeiro na história em que manifestações dos jogadores é levada sem intermediários para os mandatários do futebol brasileiro, foi motivado pela divulgação do calendário do futebol brasileiro de 2014, que, por ser ano de Copa do Mundo, terá um tempo curto para a pré-temporada e, consequentemente, para as férias dos jogadores.[2] Após o surgimento do grupo, as federações estaduais de futebol, e a Rede Globo (detentora dos direitos de transmissão dos campeonatos), definiram que as competições começarão uma semana depois do que havia sido divulgado pela CBF.[3 .
² A comissão de arbitragem da Primeira Liga terá a responsabilidade de conduzir o processo de sorteio dos árbitros assim como a avaliação técnica de atuação destes, entre outras atribuições, tendo total autonomia para gerir estes procedimentos.
___________________________________
2016 —Em Assembleia Geral Ordinária, o esportista Marilton Barcé é reeleito para mais uma gestão como presidente da Liga Rondonense de Esportes (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 19 de janeiro de 2016, p. 31). -- FOTO 23 --
___________________________________
2020 — Começa e vai até o dia seguinte o Dia de Campo Copagril 2020, na Estação Experimental da cooperativa em Marechal Cândido Rondon (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 14 de janeiro de 2020, p. 28 e 29 e ed. 17 de janeiro de 2020, p. 34 e 35); e Revista Copagril. Dia de Campo Copagril 2020 é sucesso em visitação. Marechal Cândido Rondon: ed.114, ano 15, cad. Janeiro/Fevereiro 2020, p. 10 a 15) -- FOTOS 24, 25 e 26 --
___________________________________
2021 — É registrado em Marechal Cândido Rondon o primeiro caso de reinfecção da COVID 19, em paciente que testou positivo para coronavírus cerca de 8 meses após o primeiro acometimento (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 19 de janeiro de 2021, p. 12 e 13).
___________________________________
2021 — Mesmo com a pandemia do coronavírus prejudicando as atividades comerciais e industriais, a arrecadação de ICMS e IPVA cresceu em 2020 no município de Marechal Cândido Rondon.
Em valores, o ICMS rendeu R$ 40.275.784,18 e o IPVA 10.042.118, 63. O total das transferências do Estado, com outros valores repassados, atingiu em 2020 a soma de R$ 50.984.606,62 contra 48, 4 milhões em 2019. Na comparação, um aumento de 4% (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 15 de janeiro de 2021, p. 24 e 25). -- FOTOS 27 e 28 --
___________________________________
2023 — Domingo de tempo estável na cidade de Marechal Cândido Rondon. Nebulosidades variada, esparsa. À tarde, formação de nuvens tipo cumulonimbus aleatória, com precipitações pluviométricas pontuais e de intensidade irregular. Ventos do quadrante Nordeste, fracos. Temperaturas entre 27 e 38 graus (nota do pesquisador). -- FOTO 29 --
___________________________________
2024 — É segunda-feira. O dia amanhece na cidade de Marechal Cândido Rondon com temperatura de 24 graus e ventos do quadrante Nordeste, fracos. Céu parcialmente encoberto com nebulosidade tipificada de cirrus e altocumulus. Após o meio-dia ocorrem formações de nuvens identificadas como cumulonimbus, as quais provocam chuvas de baixa intensidade a partir da meia-tarde. A precipitação cessa no começo do final da tarde (nota do pesquisador). -- FOTO 30 --
COMENTÁRIOS