2015 — Falece aos 89 anos o senhor Estanislau Czycza, pioneiro do distrito de Margarida, na localidade de Linha Palmital (...)
1894 — O governador Vicente Machado da Silva Lima, em exercício em virtude da licença da Xavier da Silva, para tratamento de saúde, transfere a Capital Pararanense provisoriamente para a cidade de Castro, nos Campos Gerais, em virtude da chegada dos revoltosos federalistas, movimento eclodido no Rio Grande do Sul, rumo ao Rio de Janeiro.
Os subelevados chegam ao Paraná, de forte vínculo com o Governo Central. O número de paranaenses simpatizantes ao movimento federalista é bastante pequeno.
Sem forças suficientes para resistir ao poder da força federalista forasteira, que ameça as instituições, Vicente Machado toma a iniciativa de transferir interinamente a Capital para a histórica cidade de Castro. A interinidade dura até o dia 05 de maio, data em que, sem resistência, os federalistas deixam o Estado.
Enquanto instalados em terras paranaenses, a coluna dos federalistas comete várias atrocidades, fuzilamentos, degolas, etc, com destaque para o fuzilamento, na Serra do Mar, do Barão do Serro Azul (Ildefonso Pereira Correia), destacado industrial curitibano e fundador da Associação Comercial do Paraná (nota do pesqusiador). -- FOTOS 2 e 3 --
___________________________________
1896 — Chegam a então Colônia Conde D'Eu, atual Garibaldi, no Rio Grande do Sul, os freis capuchinhos franceses Bruno de Gillonnay e Leão de Montasapey para atender espiritualmente e culturalmente os imigrantes italianos e suiços-franceses¹.
Os dois frades também foram os fundadores da província capuchinha rio-grandense (Carta do Correio Riograndense, de novembro de 2016). -- FOTO 4 --
¹ Esses imigrantes tem larga descendência no Oeste do Paraná (nota do pesquisador).
____________________________________
1910 — O Governo do Paraná celebra termo de transferência da concessão da Estrada do Paraná - Mato Grosso (indiviso), do trecho que liga o alto ao baixo Paraná¹, dos concessionários da estrada referenciada, Henrique Palm, Santiago M. Colle, Guilherme Weiss e outros, para a empresa Isnardi, Alves & Cia² , ficando responsável pela sua abertura (A República. Curitiba: ed. 20.01.1910, Anno XXIV, nº 16, p. 2). -- FOTO 5 --
¹ Trata-se do trecho de estrada desde a cidade de Guaira, na época Porto Mojoli, até Porto Artaza¹·¹, no atual distrito rondonense de Porto Mendes(nota do pesquisador).
¹·¹ Extinto empreendimento do argentino Júlio T. Allica e submerco pelas águas do reservatório da Itaipu Binacional (id.).
² Empresa vinculada à Cia. Matte Larangeira (MAGALHÃES, Luiz Alfredo Marques. Retratos de Uma Época - Os Mendes Gonçalves & a Cia. Matte Larangeira. Campo Grande: Gráfica e Editora Alvorada, 2013: 65).
___________________________________
1956 — Toma posse como presidente da Câmara Municipal de Toledo (PR), o vereador José Ayres da Silva (COSTA, Luiz Alberto Martins. Calendário Histórico de Toledo — Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009, p. 19).
___________________________________
1972 — É eleito o novo diretório da então Aliança Renovadora Nacional (ARENA), de Marechal Cândido Rondon:
Presidente: Guido Port
Vice-Presidente: Simon Scherer
Secretário: Harry Feiden
Tesoureiro: Werner Salomon
Líder da bancada: vereador Nori Pooter
__________________________________
1970 — É inaugurado o 1º espaço para camping no Paraná. A área de acomodação foi instalada no Km 9 da Rodovia das Cataratas, no município de Foz do Iguaçu (Diário da Tarde. Curitiba: nº 21.808, ed. 15 de dezembro de 1969, p. 3 — Biblioteca Nacional Digital). -- FOTO 6 --
__________________________________
1972 — É formada uma comissão em nome dos proprietários de televisores na sede municipal de Marechal Cândido Rondon, visando a instalação de uma repetidora de sinais. O jantar-reunião aconteceu no então Restaurante Flórida, onde hoje está instalado o Banco Bradesco.
Presidente: Antonio Guedes de Moura (então Chefe da Exatoria Estadual)
Vice-Presidente: Dr. Ezio Bernardinis
Secretário: Levi Martins Gomes
2º Secretário: Dr. Ruy Basso
Tesoureiro: Daltro Paluch
2º Tesoureiro: Beno Schmidt
No começo da década de 1970 era extremamente precária a recepção dos sinais televisivos na cidade de Marechal Cândido Rondon. Boa parcela das famílias já tinham adquirido o seu aparelho para a Copa do Mundo de 1970. Algumas já tinham comprado o televisor antes da competição, na expectativa de, vez em quando, captar algum sinal.
Após a Copa, o sinal televisivo devido a questão comercial que não mais atendia os interesses da emissora (TV Tibagi, de Apucarana), algumas repetidoras que reproduziam o sinal para Marechal Rondon foram desligadas.
A finalidade da comissão era conseguir instalar uma repetidora com maior altura, que capta-se o sinal da TV Tibagi desde a região de Campo de Mourão. A pretensão se concretizou meses depois com a instalação de uma antena repetidora de sinal próximo ao Clube Concórdia, na 1ª quadra do lado leste da sede social (nota do pesquisador).
___________________________________
1974 — A Rádio Difusora Rondon AM noticia que no começo do ano a Companhia Paranaense de Energia Elétrica (COPEL) efetuou remanejamento no seu quadro de funcionários. Para a chefia do escritório da estatal, na cidade de Marechal Cândido Rondon, foi indicado o funcionário Sérgio Limberger em substituição a José Lopes de Farias Netto, transferido para a unidade da cidade de Guarapuava (VIANNA, Dirceu da Cruz. Frente Ampla de Notícias. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora Rondon AM, vol. 019, de 21.09.73 a 04.03.74, ed. 18.01.1974, p. 409).
___________________________________
1978 — Casam-se em Nova Santa Rosa, na vila de Alto Santa Fé, os jovens Maidi Bohn e Elio Migliorança, em missa oficiada pelo bispo D. Estanislau Kreutz, primo da mãe da noiva. Maidi é filha do casal Erica (nascida Kreutz) eJosé Albino Bohn¹ (Rádio Difusora Rondon AM. Frente Ampla de Notícias. Marechal Cândido Rondon: vol.41, de 16.01.1978 a 23.02.a 1978).
¹ José Albino Bohn foi um dos primeiros professores da cidade de Marechal Cândido Rondon e um dos fundadores do Colégio Cristo-Rei (nota do pesquisador).
___________________________________
1972 — É concluída pelo então Serviço de Pavimentação de Marechal Cândido Rondon (SAPAM), a pavimentação asfáltica da Rua XV de novembro, entre as Ruas Santa Catarina e São Paulo (Rádio Difusora Rondon AM. Frente Ampla de Notícias. Marechal Cândido Rondon: vol.41, de 16.01.1978 a 23.02.a 1978).
___________________________________
1986 — É empossado como presidente do Legislativo Municipal de Toledo (PR), o vereador José Grabowski (COSTA, Luiz Alberto Martins. Calendário Histórico de Toledo — Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009: 19)
___________________________________
1990 — A Cooperativa Agrícola Mista Rondon Ltda., Sindicato Rural Patronal e outras entidades de Marechal Cândido Rondon, por seu dirigentes, sugerem à Câmara Municipal de Marechal Cândido Rondon que seja incluída cláusula na nova proposta da Lei Orgânica do Município, que destina 25% dos royalties provenientes da Itaipu Binacional, para a criação de um centro de pesquisas no município(LEDUC, Lincoln. Panorama. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora do Paraná: vol. 025, cad. janeiro - fevereiro 1990, fls. 88. Programa de Rádio).
____________________________________
2015 — Falece o rondonense Estanislau Czycza, pioneiro do distrito de Margarida, na localidade de Linha Palmital, onde residia, aos 89 anos. Seu corpo foi sepultado no cemitério local.
Estanislau nasceu no município de Santa Rosa (RS) em 10 de julho de 1925, filho do casal Michalina (nascida Woichinski) e Antôno Czycza¹. Foi batizado e depois crismado na Capela Santíssima Trindade, da Linha Silva Jardim, pertencente à Paróquia Santa Tereza, de Guarani das Missões, Rio Grande do Sul.
Em 05 de fevereiro de 1948, o pioneiro rondonense casou com Isabela Piotrowski², na mesma igrejinha onde foi batizado, em celebração oficiada pelo padre Pedro Wastoski.
Isabela e Estanislau constituiram família com o nascimento dos filhos: Eugênio (c.c Irene Targanski), Claudino (c.c. Leocádia Statkiecwz); Carlos (c.c. Nelci Targanski), Lídia (c.c. Pedro João Mates), Dionísio (c.c.Cidonia Fábio), Floriano (c.c. Valmi Unfried), Terezinha (solteira) e Marli (c.c. Alceu I. Dresch).
¹ O casal formou família com o nascimento dos filhos Estanislau,Cecília, Dominica, Ramão, Cristina, Angelina, Tadeu e Zofia.
·
² Faleceu em 12 de julho de 2014. Seu corpo foi sepultado no cemitério público de Linha Palmital.
²·¹ É filha do 3º casamento de Brunislava (nascida Pilarski), com João Piotrowski. Em primeiras núpcias esteve casada com Statkievicz e em segundas núpcias com Liezkoski. De seus três casamentos, Brunislava teve oito filhos.
___________________________________
2016 — O prefeito municipal Moacir Froelich reassume o cargo de prefeito municipal de Marechal Cândido Rondon, após o período de férias de 15 dias (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 19 de janeiro de 2016, p.12). -- FOTO 7 --
___________________________________
2019 — A rondonense radicada na Capital Federal e ex-professora do Colégio Estadual Eron Domingues, de Marechal Cândido Rondon, Roberta Cantarela, que vinha atuando no Instituto Federal de Brasília (IFB), passa a integrar o corpo de docentes da Universidade Nacional de Brasília (UnB), na condição de professor adjunto. -- FOTO 8 --
___________________________________
2019 — O jornal O Presente destaca em reportagem que o município de Marechal Cândido Rondon é o maior operador do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF) visando a produção de alimentos.
O montante liberado de financiamento pelas cooperativas de crédito com sede e atuação no município foi de R$ 108 milhões em 2018. Dessa soma, 101 milhões foram via Sicredi Aliança PR/SP, que tem sua sede central em Marechal Cândido Rondon (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 18 de janeiro de 2018, p. 28 e 29).
___________________________________
2021 — Falece em unidade de saúde da cidade de Marechal Cândido Rondon, a professora aposentada toledana Neusa Ferret Bisognin, esposa do vereador e presidente da Câmara Municipal de Toledo, aos 71 anos, em consequência de complicações advindas da COVID 19. -- FOTO 9 --
___________________________________
2021 — O período matutino é de chuvas intensas na cidade de Marechal Cândido Rondon, parando pelo meio da tarde (nota do pesquisador).
___________________________________
2022 — A terça-feira é de altas temperaturas em Marechal Cândido Rondon e clima seco, com baixa umindade do ar; menos de 25%. A estiagem recrudesce, apesar das chuvas razoáveis da semana de começo de janeiro. Ventos do quadrante Nordeste, fracos. A nebulosidade é esparsa. A meia tarde ocorrem formações isoladas de nuvens de chuvas, tipo cumuloninbus, com precipitações esporádicas na região. À noite, registros de temporais na cidade de Cascavel (PR).
Mesmo com o tempo seco, agricultores arriscam plantar o milho safrinha (nota do pesquisador).
___________________________________
2023 — A quarta-feira amanhece em Marechal Cândido Rondon com nebulosidade esparsa, presença de nuvens tipos stratus (até, por volta, das 12:00hras) e cumulus. Após o meio-dia ocorre a formação de nuvens cumulonimbus com precipitações pontuais e de intensidade irregular
Uma dessas formações de nuvens origina forte temporal, acompanhado de fortes rajadas de vento em torvelinhos. O que provoca grandes estragos e prejuízos nas estruturas físicas e eventos do Dia de Campo da Copagril, em realização nas proximidades do Aeroporto Municipal Rubem Berta. O local é o mais atingido pela intempérie.
O Dia de Campo é retomado no dia seguinte a partir do período vespertino, com a realização somente de eventos externos
Os ventos normais do dia, provenientes do quadrante Nordeste, fracos. Temperaturas entre 28 e 38 graus, com sensação térmica de 41 graus, mormacento (nota do pesquisador). -- FOTOS 10, 11, 12, 13 e 14 --
2024 — É quarta-feira. O dia amanhece na cidade de Marechal Cândido Rondon com temperatura de 23 graus. Ventos do quadrante Nordeste, fracos. Céu parcialmente encoberto com nebulosidade tipificada como cirrus. Mais tarde aparecem formações de nuvens tipo cumulus. A temperatura máxima do dia atingiu os 35 graus com sensação térmica de 39° Celsius (aferição feita via aplicativo digital AccuWeather (nota do pesquisador).
____________________________________
2024 — Em solenidade no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (ACIMACAR), acontece o lançamento da Patrulha Comercial. Um iniciativa da 2ª Companhia da Polícia Militar do Estado do Paraná (PMPR), com sede na cidade de Marechal Cândido Rondon (PR).
A nova patrulha policial militar, criada nos moldes da patrulha rural, fica com a missão de oferecer maior segurança na zona comercial da cidade, com a proposta de "proporcionar um ambiente mais seguro para negócios e transações financeiras" (Tribuna do Oeste. Marechal Cândido Rondon: Ano VI, nº 298, ed. 01 de fevereiro de 2024, p. 1 e 9).
COMENTÁRIOS