2005 – É inaugurado o frigorífico de aves da Cooperativa Agroindustrial Copagril (...)
1937 — Nasce na cidade Crissiumal (RS), o rondonense Juliano Reichert, filho do casal Maria (nascida Ody) e Aloísio João Reichert. O pioneiro abre a primeira alfaiataria na cidade de Marechal Cândido Rondon (colaborou Carlos F. Reichert). -- FOTO 2 --
_________________________________
1941 — O Presidente Getúlio Vargas assina o Decreto Lei nº 2.944 que institui o 1º Código de Trânsito no Brasil. O documento de 147 artigos disciplinava "a circulação de veículos automotores de qualquer natureza, nas vias terrestres brasileiras.
___________________________________
1943 — Acontece na cidade de Natal, capital do Rio Grande do Norte, com término no dia seguinte, a bordo do destróier USS Humboldt, o encontro do Presidente Getúlio Vargas e o presidente dos Estados Unidos, Franklin Delano Roosewelt, onde fica acertada a intervenção militar brasileira¹, ao lado dos Aliados, na Segunda Guerra Mundial.
O encontro também é conhecido como a Conferência do Potengi, por ter acontecido junto à foz desse rio, onde o encouraçado estadunidense estava ancorado.
A guinada de Getúlio Vargas em sua posição em relação ao conflito, durante as conversações com Roosevelt, já que vinha mantendo um pragmatismo pendular em sua política externa, é compensada pelos Estados Unidos com o financiamento da construção da Companhia Siderúrgica Nacional, em Volta Redonda, no Rio de Janeiro (AH - Aventuras na História). -- FOTOS 3 e 4 --
¹ A decisão brasileira de apoiar os Aliados, originou a formação da Força Expedicionária Brasileira (FEB) que combateu em território italiano. Entre os combatentes, soldados que depois deixaram o Exército Brasileiro e nos anos seguintes, vieram residir no município de Marechal Cândido Rondon: Eugênio Berté, Godofredo Sulzbach e Otto Grings (nota do pesquisador).
___________________________________
1946 — Falece na cidade de Curitiba, o ex-interventor e ex-governador do Paraná, o pontagrossense Manoel Ribas, aos 73 anos.
Sua austeridade e a maneira singular de administrar e empreendder na condução da cousa pública, granjeia-lhe a notariedade de homem honesto, severo, intransigente e determinado.
O jornalista Heinz Schmidt, da cidade de Cascavel, identifica Manoel Ribas como o homem que deu cabo à grilagem de terras em voga no estado quando assumiu o Governo do Paraná:
Cacaçador de grileiros
Maneco Facão indentificou dezena de grandes áreas invadididas no Paraná. Um escândalo de 60 mil km2
A elite de província instalada em Curitiba não gostava dele. Nem do seu jeitão uma tanto rude, feito gaúcho xucro, embra fosse paranaense de Ponta Grossa. Quando muito, aturavam-no com salamaleques carregados de falsidade. Durante 13 anos, Manoel Ribas foi o principal esteio do getulismo no Paraná, chefiando o governo estadual de 1932 a 1945.
Ex-prefeito de Santa Maria (RS), onde Getúlio Vargas foi buscá-lo para aquietar ambições em conflito na terra das araucárias. Ribas revelou-se um administrador competente, muito sério no manejo dos recursos públicos, que deixou um elenco importante de realizações em um Estado carente de quase tudo. Construiu estradas, instalou escolas, expandiu os serviços de saúde e - embora não fosse petista - executou programas sociais que lhe valerem o reconhecimento do andar de baixo. Para ajustar as contas do governo, mexeu em um vespeiro - a inchada máquina do funcionalismo. Promoveu cortes e ganhou o apelido que carregaria pelo resto da vida: "Maneco Facão".
Menos conhecida é a atuação de Ribas contra a gatunagem de terras devolutas no Paraná. Ele conseguiu identificar quase 30 grandes áreas, localizadas em 10 municípios, que haviam sido ocupadas irregularmente. O governador foi à Justiça para reivindicar os direitos do Estado sobre uma área total de nada menos que 60 mil quilômetros quadrados - maior que a Holanda e o equivalente a quase um terço do território paranaense. Maneco Facão faleceu em 1946, aos 72 anos, já fora do governo. Não se tem notícia dos desdobramentos de sua ofensiva judicial. Mas ficou a certeza de que ele foi o maior "caçador" de grileiros da história do Paraná (in: Magazine Pitoco. Cascavel: ed. 21.01.2022, ano XXV, nº 2.327: 44). -- FOTO 5 --
___________________________________
1970 — É assinado no Palácio do Iguaçu, na Capital Paranaense, o termo de parceira entre a Companhia Paranaense de Energia (COPEL) e a Eletrosul par a construção da Usina Hidrelétrica do Salto Osório, no Rio Iguaçu (Paraná ganha a maior usina hidrelétrica do Extremo-Sul. Diário da Tarde. Curitiba: nº 21.241, ed. 29 de janeiro de 1970, p. 5 — Biblioteca Nacional Digital).
____________________________________
1974 — A Prefeitura Municipal de Marechal Cândido Rondon começa o ensaibramento da avenida principal¹ da então sede distrital rondonense de Quatro Pontes (VIANNA, Dirceu da Cruz. Frente Ampla de Notícias. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora Rondon AM, vol. 019, de 21.09.73 a 04.03.74, ed. 28.01.1974, p. 439. Programa de Rádi).
¹ Trata-se na Avenida Presidente Epitácio que anos depois foi asfaltada quando da contrução da rodovia estadual PR - 239 (nota do pesquisador).
___________________________________
1978 — Casam-se na Igreja Evangélica Martin Luther, da cidade de Marechal Cândido Rondon, os jovens Pedro Oscar Weirich, filho do casal pioneiro Benno e Alice (Amann) Weirich, e Amélia Maria Fell (Rádio Difusora Rondon. Frente Ampla de Notícias. Marechal Cândido Rondon: vol.41, de 16.01.1978 a 23.02.a 1978. Programa de Rádio).
___________________________________
1978 — Começa a funcionar a sauna coletiva do Clube Concórdia, da cidade de Marechal Cândido Rondon (Rádio Difusora Rondon. Frente Ampla de Notícias. Marechal Cândido Rondon: vol.41, de 16.01.1978 a 23.02.a 1978. Programa de Rádio).
___________________________________
1988 — Falece o ex-assessor jurídico da Prefeitura Municipal de Marechal Cândido Rondon, Irineu Limberger, aos 36 anos, vitimado por um câncer. Seu corpo é sepultado no cemitério público Cristo-Rei, na cidade de Toledo (PR), onde residiam seus pais.
Por ocasião de seu falecimento era responsável pelo cerimonial da citada prefeitura (WIEDMER, Ronaldo Luiz e LEDUC, Lincoln. Panorama. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora do Paraná, vol. 014,cad. janeiro e fevereiro de 1988, fls. 164 e 175. Programa de Rádio).
___________________________________
2005 — É inaugurado o frigorífico de aves da Cooperativa Agroindustrial Copagril, às 17 horas, com a presença do ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, do vice-governador e secretário de Agricultura e Abastecimento do Paraná, Orlando Pessuti, entre outras autoridades. -- FOTO 1 --
___________________________________
2005 — Acontecem as assembleias gerais do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu e da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (AMOP), no Centro de Eventos de Marechal Cândido Rondon, com eleição de Eli Ghellere, prefeito de São Miguel do Iguaçu, e de Lísias Tomé, prefeito de Cascavel, para os cargos de Presidente do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu e Presidente da AMOP, respectivamente (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 12 de dezembro de 2005, p. 20).
___________________________________
2005 — A empresa Kaefer Motos e o Rondon Moto Clube de Marechal Cândido Rondon, realizam no então Centro Cultural Eloi Urnau (antigo cinema), às 20h00, palestra motivacional com o viajante de moto Raphael Karan, que fala sobre suas viagens de motocicleta pelo continente americano, Europa, Ásia e Oceania (nota do pesquisador). -- FOTO 6 --
___________________________________
2013 — Acontece pela manhã a apresentação da nova equipe Copagril/Sempre Vida /Dalponte /MCR de futsal, temporada 2013, para a imprensa, diretoria e patrocinadores:
Equipe Técnica:
Técnico: Marcos Xavier de Andrade "Marquinhos"
Supervisor: José Eduardo de Oliveira Santana
Fisiologista (ex-Corinthians): David Francisco Vidal Cardoso
Preparador de goleiro: Ademir Biesdorf (Ade)
Fisioterapeuta: Tiago Duarte Vieira
Massoterapeuta: Nei Lautenchleger (Tanaca)
Escalação:
Alvim Costa de Jesus (29) – Ala – Botafogo-RJ
Caio César Garcia (23) – Ala/Fixo - Minas Tênis Clube
Carlos Henrique Cavalcanti (24) – Ala – Sport Recife (se apresentou em 01/02)
Diego Rodrigo Fonsêca Menezes (27) – Pivô - SPFC/Colégio Londrinense
Diego Matheus Reinicke (17) – Ala Direito – Copagril
Francisco Márcio de Souza “Márcio” (31) – Ala/Pivô - CSM/Jaraguá do Sul
Jhonatan Willian Fernandes “Macaco” (19) – Goleiro – Copagril
João Sabino de Matos Neto “João Neto” (21) – Goleiro – Treze-PB
José Joaquim Dutra Junior “Quinzinho” (28) – Goleiro/Capitão – Copagril
Marcelo Luis Pinto Silva “Marcelo Paulista” (30) – Fixo – Adu -Tubarão-SC
Michel André Haskel (18) – Ala Esquerda - Copagril
Rangel Pereira (22) – Fixo – Guarapuava
Paulo Sérgio de Souza Pedroso “São Pedro” (20) – Ala Direito – Copagril
Suelton Marques de Souza (21) - Bento Gonçalves Futsal – RS
Thales da Mata Feitosa (24) – Ala - Copagril
Thiago Rodrigues “Thiaguinho” (25) – Pivô – Rio do Sul
Fonte: Imprensa Copagril -- FOTO 7 --
___________________________________
2016 — Acontece a Assembleia Geral Ordinária da Copagril no pavilhão da Matriz Católica Sagrado Coração de Jesus, na sede municipal, para a Prestação de Contas 2015 e eleição do novo Conselho Fiscal. Antes do evento a cooperativa realiza várias pré-assembleias em localidades da área de sua atuação.
O faturamento da Copagril em 2016 é 13% superior em relação ao ano anterior, alcançando mais R$ 1,3 bi.
Para o Conselho Fiscal, são eleitos: Efetivos: Eloi Schiochet, Mauro João Herthal, Edio Luiz Chapla; Suplentes: Valmor Francisco Kaiser, Valdir Walter Schneider e Hilário Schöninger. -- FOTOS 8, 9 e 10 --
___________________________________
2016 — A Copagril Futsal, em evento festivo realizado no pavilhão da Comunidade Católica Sagrado Coração de Jesus, em Marechal Cândido Rondon, apresenta a Comissão Técnica e os jogadores para a temporada 2016:
Elenco de jogadores
Goleiros: Dalton, Obina, Deivd e Eduardo (Dudu)
Fixos: Djaelson, Biel, Pelé e Vandão
Pivôs: Rafinha Silva, Barbosinha, Tiago Selbach, Marquinhos, Basi e Caio
Alas: Augusto, Carlos, Parrel, Jotinha, Eduardo Jabá, Deivão, Jaiminho e Cristian Alfinete
Comissão técnica:
Paulinho Sananduva (técnico), Eduardo Santana (supervisor técnico), Harrison Muzzy (preparador físico), Tiago Duarte Vieira (fisioterapeuta), Ademir Biesdorf (preparador de goleiros), Tanaca (massoterapeuta) e Karl Schmidt (mordomo). -- FOTOS 11 e 12 --
___________________________________
2019 — Acontece o parto de nº 500 no Hospital Municipal Dr. Miguel Cruzatti, de Marechal Cândido Rondon, desde a implantação da maternidade em 2017. A parturiente é Marta Aparecida do Nascimento que dá ao filho nascido, o nome de Lucas José (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 29 de janeiro de 2019, p. 25). -- FOTO 13 --
___________________________________
2019 — A Prefeitura Municipal de Marechal Cândido Rondon via Secretaria de Viação e Obras Públicas começa a pavimentação, com pedra poliédrica, da estrada municipal desde a rodovia estadual PR 491 até à Linha Boa Vist (nota do pesquisador). -- FOTO 14 --
___________________________________
2020 — A Cooperativa Agroindustrial Copagril, com sede central na cidade de Marechal Cândido Rondon (PR), realiza Dia de Campo Cultivares de Soja, no distrito de Bela Vista, município de Guaíra (PR). Durante o evento, a cooperativa apresenta 29 cultuvares de soja aos participantes (Revista Copagril. Copagril realiza dia de campo de cultivares em Bela Vista. Marechal Cândido Rondon: ed. 114, ano 15, cad. Janeiro/ Fevereiro 2020, p. 33).
___________________________________
2021 — Acontece a Assembleia Geral Ordinária da Cooperativa Agroindustrial Copagril, com sede central na cidade de Marechal Cândido Rondon, na modalidade semipresencial devido à pandemia de coronavírus, para a prestação de contas referente ao exercício de 2020 (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 29 de janeiro de 2021, p. 29). -- FOTOS 15 e 16 --
Sobre o encontro assemblear, a Assessoria de Marketing, Comunicação e Cooperativismo da cooperativa emitiu a nota que segue:
Copagril tem 43% de aumento no faturamento e ultrapassa R$ 2,5 bilhões em 2020
A Cooperativa Agroindustrial Copagril completou 50 anos de fundação em 2020 e essa marca histórica também é acompanhada de outros destaques, um faturamento com incremento de 43% em relação ao ano anterior. Mesmo em um período marcado pela pandemia, os negócios da Copagril foram adiante e por meio dos esforços dos cooperados e empregados, apoio dos clientes e parceiros, resultaram em valores recordes para a cooperativa e que representam 86% a mais do resultado em relação ao ano anterior e as sobras que serão distribuídas aos cooperados será 70% maior e estarão disponíveis em 1º de fevereiro.
Os resultados foram apresentados durante a Assembleia Geral Ordinária (AGO), realizada na modalidade semipresencial, nesta quinta-feira (28). O diretor-presidente da Copagril, Ricardo Sílvio Chapla, conduziu os trabalhos e durante a apresentação destacou que o ano trouxe desafios, mas que foram encarrados por todos com muita responsabilidade. “Houve o entendimento e a confiança das pessoas envolvidas e assim foi possível continuar produzindo, industrializando e comercializando. Evidentemente, o reflexo desta determinação está nos resultados de toda cooperativa”, reforça Chapla.
O destaque na composição do faturamento está na recepção de grãos como, por exemplo, a recepção da soja de 82% maior em relação ao ano de 2019 e o trigo, que representa 128% a mais em 2020. Assim como, todos os negócios também apresentaram bom desempenho. “Superamos os R$ 2,5 bilhões em faturamento, uma marca histórica para a Copagril e que representa um bom aumento no comparativo com o ano anterior. Em relação às sobras, na próxima semana os associados já podem ir até sua Unidade Copagril de negócios e retirar os valores correspondentes”, destaca o diretor-presidente.
O relatório de 2020 foi aprovado na AGO, onde também foram apresentadas e validadas as projeções e objetivos para 2021, entre eles ampliação e modernização de unidades de recebimento de cereais (soja e milho), fomentar a produção pecuária (aves, suínos, peixes e leite), estudos de viabilidade de novos negócios e o início da operação da unidade de esmagamento de soja, em Marechal Cândido Rondon.
“Em 2021 temos investimentos planejados com o objetivo de potencializar nossas atividades. E de mesmo modo, com várias oportunidades para os associados da Copagril ampliarem e diversificarem seus negócios, pois temos a necessidade de aumentar a capacidade produtiva e todos serão fundamentais neste processo”, completa do diretor-presidente Ricardo Chapla.
___________________________________
2022 — A Cooperativa Agroindustrial Copagril, com sede central na cidade de Marechal Cândido Rondon (PR), realiza, modalidade presencial, a Assembleia Geral Ordinária (AGO) para a prestação de contas de resultados do ano de 2021. O relatório aprovado pela AGO registra um crescimento de 24% em relação ao ano de 2020. -- FOTO 17 --
___________________________________
2022 — A sexta-feira foi de tempo parcialmente nublado na cidade de Marechal Cândido Rondon, com pancadas de chuvas após o meio dia, pontuais e de curta duração, acompanhadas de trovões. Temperaturas amenas para a estação, de 22 a 29 graus. Ventos do quadrante Noroeste, fracos (nota do pesquisador).
___________________________________
2023 — Falece a rondonense Melita Vier, esposa de Lucilo Vier, com quem formou família com o nascimento dos filhos Luiz Carlos, Adalberto, Genair, Marlise (religiosa), Laudir, Vera e Neiva. Seu corpo é sepultado no cemitério público da sede municipal de Marechal Cândido Rondon (nota do pesquisador). -- FOTO 18 --
___________________________________
2023 — Sábado em Marechal Cândido Rondon com sol pleno no período matutino. No começo da tarde, formação de nuvens tipo nimbostratus e cumulonimbus, com precipitação pluviométrica pontual de volume irregular. Ocorre chuva em parte da cidade de Marechal Cândido Rondon. Ventos do quadrante Nordeste, fracos. Temperaturas entre 26 e 36 graus, esta última com sensação térmica de 41 graus (aferição feita via aplicativo digital AccuWeather (nota do pesquisador). -- FOTO 19 --
___________________________________
2024 — É domingo. O dia amanhece na cidade de Marechal Cândido Rondon com temperatura mínima média de 16 graus e ventos do quadrante Leste, brisa. Céu com pequena presença de nebulosidade tipificada como cirrocumulus. Á tarde, presença de nuvens tipo cumulus. No entardecer, à leste, distante, avistamento de nuvens tipo cumulonimbus. Temperatura máxima do dia é de 30 centígrados com sensação térmica de 32° Celsius (nota do pesquisador).
___________________________________
2024 — Acontece no município de Nova Santa Rosa (PR) a 1ª etapa da Copa Cicles Motos Racing Extreme. De Marechal Cândido Rondon, participam clicistas integrantes da Associação Rondonense de Ciclismo (ARC). A classificação dos atletas rondonenses pode ser vistA no recorte jornalístico anexo ao presente tópico (Tribuna do Oeste. Marechal Cândido Rondon: Ano VI, nº 298, ed. 01 de fevereiro de 2024, p. 14). -- FOTO 20 --
________________________________________
2024 — 38 conselheiras do Conselho da Mulher Empresária, da Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (ACIMACAR), realizam viagem técnica para as cidades de Carambeí e Ponta Grossa.
Nestas duas cidades, na primeira, a comitiva conhece o Parque Histórico de Carambeí, considerado o maior museu histórico a céu aberto do Brasil; em continuidade uma visita ao lavandário no Vilarejo Holandês Het Drop, onde experienciam o turismo rural ao estilo holandês; e cafeteria Frederica's Koffehuis. E, por fim, na segunda, antes de encerrar a viagem técnica, um passeio turístico no Parque Vila Velha (nota do pesquisador). -- FOTO 21 --
__________________________________
COMENTÁRIOS