1970 – Acontece palestra na Sociedade de Cantores Aliança (Clube Aliança), reunindo lideranças rurais de Marechal Cândido Rondon, tendo como palestrantes Dr. Henry Gerber [...]
1629 — Guairá: A redução de Santo Antônio é atacada pelo bandeirante paulista Raposo Tavares, comandando uma tropa de aproximadamente três mil homens, entre índios e mestiços de outras nações e 69 brancos; invadiu a missão, capturando e escravizando cerca de dois mil guaranis. Em 20 de março, sob o mando do bandeirante Manoel Morato Coelho, ataca Jesus-Maria e, em 23 de março era a vez de São Miguel de Ibituruna, quando foram feitos escravos 1.500 indígenas (NEGRÃO, Francisco. Efemérides Paranaenses. Revisão e ampliação de Carlos Zatti. Curitiba: Instituto Histórico e Geográfico do Paraná, enviado via meio eletrônico (e-mail), em 29.01.2021. -- FOTO 2 --
___________________________________
1836 — É instalada a primeira serraria no Paraná, junto ao varadouro, na localidade de Porocuara, de propriedade de Ricardo Milne & Cia. associado com Domingos Afonso Coelho (NEGRÃO, Francisco. Efemérides Paranaenses. Revisão e ampliação de Carlos Zatti. Curitiba: Instituto Histórico e Geográfico do Paraná, enviado via mei eletrônico (e-mail), em 29.01.2021).
___________________________________
1954 — É "celebrado o 1º casamento do distrito de Concórdia do Oeste (antes Nova Concórdia, grifo nossso), no município de Toledo (PR), ), unindo o casal Domingo Brum e Irene Kasper" (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo — Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009, p. 26).
___________________________________
1959 — (pode ter sido no dia anterior) Os prefeitos de Cascavel e Toledo, Helberto Edvino Schuarz¹ e Egon Pudell, respectivamente, tem agenda agencia com o governador paranaense Moisés Lupion, em Curitiba.
O primeiro formula convite ao Chefe do Executivo Estadual para participar da inaguração da usina termoelétrica de Cascavel; Egon Pudell com o governador a construção da usina hidrelétrica no Rio Iguaçu, para fornecimento de energia para os distritos de General Rondon (agora município de Marechal Cândido Rondon, grifo nosso), Quatro Pontes (agora município, id.), Sarandi e Vila Nova (O Dia. Curitiba: ano , nº 10.739, ed. 30 de janeiro de 1959, p. 3 — Biblioteca Nacional Digital). -- FOTO 3 --
¹ Nome correto: Helberto Edvino Schwarz (TRE-PR).
__________________________________
1967 — " O Sindicato Rural Patronal de Toledo (PR) é reconhecido como entidade representativa de produtores rurais de 1º grau, recebendo a Carta Sindical e assumindo as funções e atribuições da Associação Rural de Toledo" (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo — Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editor, 2009, p. 27).
___________________________________
1967 — Falece o pioneiro rondonense Reinoldo Hedel, vítima de enfarte de miocárdio. Seu corpo foi sepultado no cemitério público da cidade de Marechal Cândido Rondon (PR) (nota do pesquisador).
___________________________________
1969 — Deixa a paróquia da Igreja Evangélica de Confissão Luterana do Brasil (IECLB), do então distrito rondonense¹ de Mercedes (atual município de Mercedes), o pastor Harald Malschitzky, transferindo residência para São Leopoldo (RS) para assumir a função de professor junto ao Seminário Concórdia (nota do pesquisador). -- FOTO 4 --
¹ É o gentílico o município de Marechal Cândido Rondon (PR).
____________________________________
1970 — Liberada a segunda pista de asfaltamento da Avenida Rio Grande do Sul, da esquina da Rua D. João VI à esquina da Rua Men de Sá, na cidade de Marechal Cândido Rondon (nota do pesquisador).
___________________________________
1970 — É eleita da nova diretoria do Rotary Club, de Marechal Cândido Rondon:
Presidente: Nori Pooter
Vice-presidente: Harry Feiden
Secretário: Joaquim Felipe Laginski
Tesoureiro: Egon Wanderer
Diretor de protocolo: Leopoldo Piotrowski.
___________________________________
1970 — Acontece palestra na Sociedade de Cantores Aliança (Clube Aliança), reunindo lideranças rurais de Marechal Cândido Rondon, tendo como palestrantes Dr. Henry Gerber, técnico em cooperativismo da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), atuando na época junto ao extinto Instituto Nacional de Desenvolvimento Agrário (INDA) e do Dr. Luiz Mendes de Lima, técnico em comercialização agrícola do mesmo Instituto. -- FOTO 1 --
Esta reunião foi o ponto de partida para a posterior fundação da atual Cooperativa Agroindustrial Copagril, em Marechal Cândido Rondon, em 09 de agosto de 1970.
A criação das cooperativas agropecuárias brasileiras, com apoio da USAID, a partir da década de 1970, tinha como pano de fundo a expansão mercadológica das empresas internacionais de sementes, máquinas e equipamentos dos Estados Unidos e Europa, somada ao interesse mundial de grupos transnacionais para terem o monopólio da produção de alimentos e medicamentos.
Muito interessante a leitura do texto sobre o tema, produzido por Harto Viteck, para as comemorações dos 50 Anos da Rádio Difusora do Paraná:
"Ano de 1970.
No final da década de 1960, as grandes empresas norte-americanas e europeias, fabricantes de máquinas, implementos, defensivos agrícolas e produtoras de sementes e alimentos começaram a enfrentar uma grave crise por falta de espaço para ampliação de suas vendas. Os mercados internos, principalmente a agricultura, já se encontravam altamente tecnificados.
Era preciso encontrar novos mercados para ampliar os negócios e majorar os lucros. A partir dessa certeza, as grandes empresas se juntam e formam um grande plano de expansão internacional via abertura de novas fronteiras de produção agrícola em outros países. Somaram-se também ao plano, as grandes instituições financeiras.
Para executar a proposta, as empresas solicitaram o apoio da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional, a USAID, para celebrar convênios com países de interesse de mercado, sob o pretexto de cooperação e transferência de conhecimento técnico.
Um dos países de interesse para a expansão dos negócios foi o Brasil: por suas imensas áreas agricultáveis passiveis de uso de alta tecnologia. O que vinha de encontro aos interesses comerciais das grandes empresas.
Para a implementação do grande projeto de expansão, a USAID convenceu o governo brasileiro a aderir a proposta do governo do USA de cooperação técnica para a modernização da agricultura. A proposta do governo dos Estados Unidos não era nada mais, nada menos, que o plano de expansão das grandes empresas do setor agrícola norte-americano.
Uma vez firmado o convênio, a agência dos Estados Unidos enviou ao Brasil especialistas na formação de cooperativas agrícolas. Para o Paraná veio o teuto-estadunidense Henry Gerber. Anos depois ele até se tornou cidadão honorário de Marechal Cândido Rondon, com a justificativa de ter prestado relevantes serviços ao município.
A cooperativa era uma instituição necessária para a implementação do “grande plano”. Os agricultores unidos numa cooperativa eram mais fáceis de manipular coletivamente e subordiná-los à indústria e ao mercado financeiro, ao contrário se agissem individualmente.
O grande plano começou pelo sul do Brasil, onde o eurobrasileiro era culturalmente mais adiantado que o restante do país e mais aberto as novas tecnologias na agricultura.
Em especial, em relação a Marechal Cândido Rondon, para a formação da cooperativa agrícola, que conhecemos hoje como Copagril, o ponto de partida foi uma reunião promovida pela então Acarpa e o extinto Instituto Nacional de Desenvolvimento Agrário, com a presença do especialista estadunidense Henry Gerber.
A reunião aconteceu no Clube Aliança no dia 30 de janeiro de 1970, com a presença de grande número de agricultores locais. Reuniões idênticas aconteceram também em outros municípios no Oeste do Paraná com o mesmo objetivo.
Motivados pela palestra de Gerber e dos técnicos brasileiros, os agricultores rondonenses fundam em 09 de agosto de 1970, a atual Cooperativa Agroindustrial Copagril" .
(Texto foi apresentado pela Rádio Difusora do Paraná, em 24 de agosto de 2016. Na reprodução aqui, recebeu adequações).
___________________________________
1976 — É "aprovada pela Câmara Municipal de Toledo (PR) a Lei 802 declarando hino oficial do município a marcha-rancho "Toledo cidade labor", de autoria de Inami Custódio Pinto¹" (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo — Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009, p. 26).
¹ Folclorista e compositor paranaense (1940 -2014) (nota do pesquisador).
__________________________________
1978 — A Rádio Difusora AM noticia que se encontra na cidade Toledo, dois diretores da Pontifícia Univerisadade Católica do Paraná (PUCPR), irmão Albano e o professor Arthur Almeider, em reunião com o prefeito municipal Duílio Genari, para tratar sobre a implantação de quatro faculdades da área de ciências agrárias — zootecnia, engenharia florestal, veterinária e agronomia —, no município (Frente Ampla de Notícias. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora Rondon AM, vol. 41, de 16.01.1978 a 23.02.1978).
___________________________________
1978 — Falece o jovem rondonense Valmor Vitor Brenner, filho do casal Vilma e Vicente Brenner, de 19 anos de idade, vitimado pelo acidente de trânsito do dia 29 de janeiro de 1978, em que morreu o jovem Carlos Thessing, na rodovia entre Quatro Pontes e Marechal Cândido Rondon.
Vicente Brenner foi por muitos anos funcionário da Casa Rieger — estabelecimento pioneiro em Marechal Cândido Rondon (Frente Ampla de Notícias. Marechal Cândido Rondon:Rádio Difusora Rondon, vol. 41, de 16.01.1978 a 23.02.1978).
___________________________________
1982 — Casam-se os jovens rondonenses Remi Sander e Lidia Agnes Glitz, às 18 horas, na Igreja Evangélica Luterana Congregação Cristo, da cidade de Marechal Cândido Rondon.
Após a cerimônia, a comemoração festiva do casamento se deu na pavilhão da Congregação. Remi é filho do casal Leonel e Herta (Müller) Sander e Lidia Agnes filha do casal Neomy (nascida Leffler) e Erich Walter Glitz (mensagem recebida de Remi Sander in box via Facebook, em 01.2017). -- FOTO 4 --
___________________________________
1982 — Casam-se na Igreja Evangélica de Pato Bragado, os jovens rondonenses¹ Telci Viteck e Hildor Dreyer, em celebração oficiada pelo pastor Ernildo Oscar Voelz. Ela filha do casal Olinda Camila (nascida Wolfart) e Ernesto Viteck, morador no distrito rondonense de Iguiporã; e ele filho de Nelly (nascida Waechter) e Fridolino Dreyer, morador no então distrito rondonense de Pato Bragado.
Telci e Hildor constituíram família com o nascimento dos filhos Maigel e Michel (nota do pesquisador). -- FOTO 6 --
¹ Próprio de quem nasce ou reside no município de Marechal Cândido Rondon (PR).
___________________________________
1986 — João Alberto Odebrecht assume a gerência da agência do Banco do Brasil, de Marechal Cândido Rondon, em substituição a Danilo Strausd, transferido para a agência da instituição bancária de Paranavaí (PR).
Ele é transferido da cidade de Taió (SC), onde é gerente desde 1983 da agência local (Banco do Brasil tem novo gerente. Panorama. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora do Paraná, vol. 002. cad. janeiro a março 1986, fls. 124. Programa de Rádio). -- FOTO 7 --
____________________________________
1989 — Toma posse como vereador em exercício na Câmara Municipal de Marechal Cândido Rondon, o suplente Guido Herpich, em sessão presidida pelo vereador vice-presidente Ário Martiny, em virtude da licença solicitada pelo presidente vereador Pedro Rauber (WIEDMER, Ronaldo Luiz. Panorama. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora do Paraná AM, ed. 30.01.1989, fls. 156. Programa de Rádio).
Ver mais, clique aqui.
___________________________________
1990 — Falece o cartorário rondonense Ely Antonio Nardello. Nasceu em 07 de julho de 1929, natural do município de Antonio Prado (RS), filho de Josephina Cléia¹ (nascida Mondadori) e João Elias Nardello, ambos nascidos no Rio Grande do Sul.
Os avós paternos de Ely Antonio Nardello, o casal imigrante italiano Angela (nascida Drago, natural de Zane, província de Vicenza) e Antonio Nardello, natural de Santorso, da mesma província, localizada no norte da Itália, fixou inicialmente residência na atual cidade de Flores da Cunha (RS).
Ely Antonio Nardello casou em Concórdia (SC) com Ercília Maria Zandonai, nascida na cidade catarinense de Itá, em 28 de outubro de 1937, filha do casal Amabile (nascida Fiorini) e Fioravante Zandonai. -- FOTO 8 --
¹ Com a morte do esposo em 1948, ela mudou-se em 1950 com os quatros filhos para o município de Concórdia (SC). Na época, o filho Ely Antonio tinha 21 anos.
Ver mais, clique aqui (item 2018).
___________________________________
2005 — Paul Lírio Berwig, ciclista rondonense, conquista o 5º lugar na Copa Sul Master de Ciclismo, em competição que começou no dia 28 e foi realizada no Estado de Santa Catarina (nota do pesquisador). -- FOTO 9 --
___________________________________
2009 — São encontrados, na zona rural do município de Marechal Cândido Rondon, os corpos do vendedor de carros Euclides Henrique Ernzen (Mano), 37 anos, a filha dele, Bruna Immich Ernzen, 12 anos, e o sobrinho Fabrício Immich Catalan, 2 anos, todos de Pato Bragado, mortos com tiros na cabeça e semi carbonizados.
O acusado pela barbárie¹ é um policial militar (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo — Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009, p. 27).
¹ Os corpos das duas crianças foram localizadas numa lavoura de milho, enquanto Euclides foi encontrado num sítio, a cerca de um quilômetro de onde estavam a filha e o sobrinho.. "Seu corpo estava enrolado em três cobertores, com uma viga de madeira amarrada" (nota do pesquisador).
___________________________________
2010 — Casam-se os jovens rondonenses Katiuscia Klein e Edson Stolarski, na Igreja da Congregação Luterana Alvorada (IELB), da cidade de Marechal Cândido Rondon, em celebração oficiada pelo pastor Alfredo Bischoff. Ela filha do casal Simoni (nascida Buss) e Valdomiro Klein; e ele filho do casal Ana (nascida Pazdiora) e Henrique Marino Stolarski -- FOTO 10 --
___________________________________
2012 — Morre o deputado federal Moacir Micheletto¹ (PMDB), vítima de acidente de carro na rodovia PR-239, no trecho que interliga os municípios de Assis Chateuabriand e Toledo. O parlamentar tinha forte representação política na comarca de Marechal Cândido Rondon (nota do pesquisador). -- FOTO 11 e 12 --
¹ Nasceu em Xanxêre, Santa Catarina, no ano de 1942 e veio ao Paraná ainda criança, fixando-se com a família em Toledo. Em 1972 formou-se em Agronomia pela Universidade de Passo Fundo (RS). No ano seguinte, foi morar na cidade de Assis Chateaubriand, no oeste do Paraná. No município, passou a desempenhar atividades ligadas à agricultura e realizou diversos cursos e treinamentos na área.
Antes de ser deputado, Micheletto trabalhou por 18 anos na Emater e desempenhou funções de chefia em associações de agrônomos, cooperativas e companhias agrícolas. De 1993 a 1999, foi vice-presidente da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep).
Em 1991, Micheletto assumiu o primeiro mandato como deputado federal.
Micheletto era filiado ao PMDB desde 1982 e, por ocasião de sua morte, exercia o sexto mandato como deputado federal.
___________________________________
2015 — Acontece o falecimento do secretário municipal de Agricultura e Políticas de Meio Ambiente de Marechal Cândido Rondon e vereador licenciado, Hilário Gauer, vítima de enfarte do miocárdio (nota do pesquisador). -- FOTO 13 --
___________________________________
2016 — O jornal O Presente anuncia em matéria especial que nos últimos dez anos aconteceu a abertura de 55 novos loteamentos na cidade de Marechal Cândido Rondon (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 30 de janeiro de 2016, p. 18 e 19).
___________________________________
2017 — Acontece a Assembleia Geral Ordinária 2017 da Cooperativa Agroindustrrial Copagril, no pavilhão de eventos da Matriz Católica Sagrado Coração de Jesus, na cidade de Marechal Cândido Rondon (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 03 de fevereiro de 2017, p. 33).
___________________________________
2018 — Casam-se no Clube Naútico, em Porto Mendes, Agnes Batschke e Nélio Mosconi, ela filha do casal pioneiro Dalira (nascida Koehler) e Gualberto Batschke (nota do pesquisador).
___________________________________
2018 — Em matéria públicada pelo jornal O Presente informa que a sede municipal de Marechal Cândido Rondon tem 5,2 terrenos baldios¹ e destes, ao menos, 3 mil em mau estado de conservação (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 30 de janeiro de 2018, p. 14 e 15).
¹ Estes números mostram que esses lotes se destinam a especulação econômica (nota do pesquisador).
___________________________________
2019 — Falece o pioneiro e empresário rondonense Heitor Pedro Berté, na cidade de Cascavel, onde estava internado para tratamento de câncer. Seu corpo foi sepultado no cemitério público da cidade de Marechal Cândido Rondon.
O pioneiro foi uma pessoa de fácil relacionamento, ativa e que deixou como marca o seu sorriso constante.
Atuava no ramo de peças antigas para automóveis. Era natural de Marquês de Souza (RS), onde nasceu em 20 de abril de 1951, filho do casal Erna (nascida Dewes) e Eugênio Berté.
Veio de mudança, em 1952, com seus pais para Marechal Cândido Rondon. Em 1971, contraiu matrimônio com a pioneira Agnes Maria Siewert¹, com quem teve as filhas Elizabete e Eliane. Divorciado, casou-se em segunda núpcias com Irene Therezinha de Christo com quem formou família com o nascimento dos filhos Elis Regina e Heitor Pedro Berté Filho (colaborou Eliane Berté). -- FOTO 14 --
¹ Ver mais, clique aqui.
___________________________________
2019 — Falece a pioneira rondonense Luzia (nascida Besen) Schmitt, moradora na Vila Curvado, aos 86 anos. Seu corpo foi sepultado no cemitério público da localidade (nota do pesquisador). -- FOTO 15 --
___________________________________
2020 — Ocorre encontro de lideranças e adeptos do Partido Progressistas (PP) de Marechal Cândido Rondon, com a presença do deputado federal José Carlos Schiavinatto.
Durante o evento foi lançado o nome do ex-árbitro da FIFA, o rondonense Roberto Braatz, como pré-candidato a prefeito de Marechal Cândido Rondon nas próximas eleições municipais de 04 de outubro (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 31 de janeiro de 2020, p. 08). -- FOTO 16 --
___________________________________
2020 — A Cooperativa Agroindustrial Copagril, com sede central na cidade de Marechal Cândido Rondon (PR), realiza Assembleia Geral Ordinária para deliberar sobre a prestação de contas do Conselho de Administração ref. ao exercício 2019.
A cooperativa teve um resultado positivo de R$1,768 bilhão no faturamento bruto do ano.
Durante o evento assembleiar foi eleito o novo Conselho Fiscal da Copagril: efetivos: Valmor Francisco Kaiser, Gione Roberto Heck e Mauro Vanroo; suplentes: Edson Luiz Sulzbach, Ademir Jasper e Arnildo Daronch (Revista Copagril. Resultados são apresentados na Assembleia geral Ordinária. Marechal Cândido Rondon: ed. 114, ano 15, cad. Janeiro/Favereiro 2020, p. 18 e 19).
____________________________________
2021 — Falece na cidade de Curitiba, na Casa Betesda, o pastor Helmuth Matschulat, aos 93 anos. Seu corpo foi sepultado no Cemitério Municipal do Bairro Boqueirão, na Capital Paranaense.
Era natural do Rio Grande do Sul, filho do casal Anna e Eugenio Matschulat, e casou com Ruth Irma Matschulat.
O religioso atuou por longo tempo junto a 1ª Igreja Batista de Nova Santa Rosa e com participações na comunidade congênere da cidade de Marechal Cândido Rondon (nota do pesquisador). -- FOTO 17 --
___________________________________
2021 — A semana que finda é marcada com chuvas todos os dias, de maior ou menor intensidade, na cidade de Marechal Cândido Rondon. Poucos foram os dias parcialmente nublados (nota do pesquisador).
___________________________________
2021 — Falece o empresário rondonense Nilson Doerzbacher, aos 44 anos, em consequência de um carcinoma intestinal. Era proprietário da Marmoraria Dimagram.
Seu corpo foi sepultado no cemitério municipal da cidade de Marechal Cândido Rondon (nota do pesquisador). -- FOTO 18 --
___________________________________
2023 — A segunda-feira amanhece de céu parcialmente encoberto com neblina alta, na cidade de Marechal Cândido Rondon. Após o meio-dia, ocorrem formações de nuvens de chuvas que provocam precipitações pluviométricas pontuais e de intensidade irregular. Ventos do quadrante Nordeste, fracos. Temperaturas entre 25 e 36 graus, esta última com sensação térmica de 39 graus (nota do pesquisador). -- FOTO 19 --
___________________________________
2024 — É terça-feira. O dia amanhece com temperatura de 22 graus e ventos do quadrante Nordeste, brisa. Céu sem nebulosidade;À tartde, presença de nuvens identificadas como cumulus. A partir da meia=tarde, sem nebulosidade. A temperatura máxima do dia alcançou os 27 centígrados com sensação térmica de 39° Celsius (nota do pesquisador).
___________________________________
COMENTÁRIOS