1826 — Diante da miserabilidade e de abandono em que se encontram, 40 colonos alemães imigrantes, atônitos (...)
Image,: Acervo do Arquivo Público do Rio Grande do Sul / Leandro Luis Selegar / Facebook - FOTO 1 -
Imagem: Acervo CVINYL.COM - FOTO 2 -
Imagem: Acervo Câmara Municipal de Marechal Cândido Rondon - FOTO 3 -
Imagem: Acervo Edelar Heinrich - FOTO 4 -
Imagem: Acervo Pietro (Xico) Tebaldi - Cascavel - FOTO 5 -
Imagem: Acervo Família Seyboth - FOTO 6 -
Imagem: Acervo CadaMinutuo - FOTO 7 -
Imagem: Acervo Unioeste - FOTO 8 -
Imagem: Acervo Marechal News - FOTO 9 -
Imagem: Acervo e crédito de Cristiano Marlon Viteck - FOTO 10 -
Imagem: Acervo pessoal - FOTO 11 -
Imagem: Acervo pessoal - FOTO 12 --
Imagem: Acervo Copagril - FOTO 13
Imagem: Acervo Portal Rondon - FOTO 14 -
Imagem: Acervo O Presente - FOTO 15 -
1826 — Diante da miserabilidade e de abandono em que se encontram, 40 colonos alemães imigrantes, atônitos, representando as 63 famílias¹ que saíram da Alemanha, dirigem carta ao Governo Imperial Brasileiro, clamando desesperadamente por ajuda.
A correspondência formulada em alemão gótico, intitulada "Unterthänigst gehorsamste Beschwerde von Seiten der von Rio Janeiro (!) nach Porto Negre (!) gehenden Colonisten" (tradução:"Submissa e mui obediente queixa de parte dos colonos em viagem do Rio de Janeiro a Porto Alegre"):
Mui louvável Governo Imperial:
Extrema precisão nos obriga e faz indispensavelmente necessário comunicar a um Alto Governo a situação miserável em que nos encontramos e a pedir socorro.
Durante quinze dias estivemos atracados na Praia Grande perto do Rio de Janeiro, onde fomos alimentados à satisfação de todos. Depois fomos transferidos para o navio "Carolina", onde nos encontramos atualmente e onde nos foram reduzidos os víveres.
Inicialmente recebíamos um pouco de biscoito e ao meio dia feijão e arroz, mas apenas para saciarmo-nos deficientemente. De um dia para o outro, fomos privados dos biscoitos e recebemos, em seu lugar, farinha de mandioca. Inicialmente não sabíamos o que fazer com ela; depois a gente começou a prepará-la em frigideiras. Mas tivemos que pagar por isso aos negros que trabalham na cozinha.
Mas agora também a farinha escasseia, tanto que já não podemos aguentar mais! Antes de chegarmos a Rio Grande, o capitão costumava consolar-nos dizendo que tivéssemos paciência, ele, lá, compraria pão. Mas não cumpriu com nenhuma palavra, pois, quando chegamos ao porto de lá, o capitão foi para a vila ao lado do porto e, ao voltar, declarou que não havia pão. Depois de muito rogar, quatro pessoas obtiveram a licença de passar para lá, de noite, a fim de comprar pão com dinheiro próprio. O capitão ainda prometeu que, na manhã seguinte, outros quatro poderiam ir a terra. Apesar da notícia trazida pelos primeiros quatro de que haveria pão de sobra, isso não nos ajudava mais, pois o capitão, ao clarear o dia, deu ordens para partir. Os marinheiros haviam trazido um saco cheio de pão e algumas garrafas de aguardente, o que venderiam aos colonos ao preço dobrado.
Já faz três dias que partimos de Rio Grande e estamos a onze milhas de lá, conforme disse o capitão. Vemo-nos diante da nossa completa ruína por causa da viagem expressamente má, dos ventos desfavoráveis e pelo fato de ficarmos seguidamente atolados em bancos de areia. Dizem que o barco está abastecido de víveres para 5 a 6 dias somente e é bem provável que mesmo em quinze dias ainda não tenhamos chegado ao nosso destino!
De manhã cedo, nossas crianças, as que ainda estão em vida, choram gritando de fome, pois, até agora, nenhuma vez foram saciadas satisfatoriamente! Muitas destas crianças e também pessoas idosas, por não estarem acostumadas a esta vida ruim e inusitada, já estão doentes e serão, em breve, jogadas à água!
Francamente, não podemos imaginar que este tratamento de escravos seja da vontade de Sua Majestade, o Imperador, considerando o quanto lhe temos custado para chegar até aqui.
Pedimos, pois, a esse Alto Governo que esta nossa situação de miséria seja modificada e esperamos confiantes que o nosso desejo seja cumprido, firmando-nos desse Alto Governo Imperial mui humildes e submissos colonos.
A bordo do Bergantin "Carolina", aos 4 de janeiro de 1826.
A pesquisa feita do documento conseguiu identificar os 40 imigrantes peticionários: Ewald Ermel, Christoph Wilhelm Weinz, Jacob Purper, Friedrich Bohrer, Georg Nic. Herrringer, Anton Wehling, Valentin Heinek, Martin Zimmermann, Georg Krämer, Franz Martin, Georg Lore. Jacob Feeck, Carl Veeck, Christian Ritter, Philipp Cornelius, Friedrich Engers, Nicolaus Helbig, Johannes Vetter, (xxx) Philipp Koch, Ph. Peter Schmitt, Wilhelm Stahlhofer, Franz Weingertner, Paul Diehl, Johannes Daudt, Jacob Dick, Peter Sieben, Peter Borger, Johannes Niederauer, Johannes Schmidt, Adam Belz/Pelz, Philipp Hoffmann, Peter Knobloch, Philipp Schneider, Lorenz Dexheimer, Konrad Brand (t), Martin Schneider, Johannes Niederauer (pai), Martin Huster, Joh. N. Schuler e Jacob Krebs.
O pesquisador Leandro Luiz Selegar em postagem em sua página no Facebook, em 04 de janeiro de 2026, o tece o seguinte comentário sobre o episódio em referência:
Ao ler esta carta-petição, duas coisas, profundamente, nos emocionam: a vileza do capitão e a ingenuidade dos colonos. A vileza chega a tal ponto que o capitão, calculando que pela eclosão da guerra com Buenos Aires subiriam os preços dos víveres em Porto Alegre, subtrai dos seus passageiros os comestíveis a eles reservados, sem medir a mortandade que isso provocaria. Mais ainda: impede maliciosamente que os pais de família possam comprar, no porto de Rio Grande pão para seus filhos famintos, mentindo que lá não havia pão, quando, pouco depois, os seus marinheiros voltam da vila trazendo "um saco cheio de pão e algumas garrafas de aguardente", que vendem a preço dobrado. São comovedoras as palavras que formula o simples e ignorado autor da carta: "De manhã cedo , nossas crianças, as que ainda estão em vida, choram gritando de fome..." Esta vileza do capitão é contrastada pela ingênuidade dos 40 pais de família que assinam uma queixa a um "mui louvável Governo Imperial", não se dando conta do ilógico desse procedimento, velejando em águas desconhecidas, entregues a um capitão irresponsável. Que interessará a este uma ponderação justa como esta: "Francamente não podemos imaginar que este tratamento de escravos seja da vontade de Sua Majestade, o Imperador, considerando o quanto que lhe temos custado para chegar até aqui".
Este veleiro entrará na história como um barco negreiro, rondado pela fome e pela morte. Pelas nossas verificações, chegamos à conclusão de que, durante os 30 dias de viagem (viagem iniciada em 15/12/1825) do Rio de Janeiro a Porto Alegre , faleceram a bordo do "Carolina" 20 pessoas, principalmente crianças em tenra idade. Mas também pessoas idosas pereceram na viagem ou morreram pouco após a chegada, em conseqüência das privações sofridas, como ocorreu com João Niederauer (pai), genearca de todos os Niederauer no Brasil, que deixou de existir poucas semanas depois da sua chegada a São Leopoldo, em 3 de abril de 1826.
O comentarista aponta como fonte de sua pesquisa, a obra: "O Ano 1826 da Imigração e Colonização Alemã no Rio Grande do Sul", Porto Alegre: Editora Metrópole, 1977, p. 250 a 254. -- FOTO 1 --
¹ Descendentes desses imigrados residem hoje no Oeste do Paraná e outras regiões brasileiras, inclusive na Argentina, província de Misisones, e no Paraguai (nota do pesquisador do Projeto Memória Rondonense - Oeste Paranaense).
___________________________________
1906 — É nomeado como inspetor da Colônia Militar de Foz do Iguaçu, o coronel Severiano Carneiro da Silva, em substituição ao major Francisco Mendes de Moraes, designado para as funções de delegado do Estado Maior (A República. Curitiba: Ano XXI, nº 13, ed. 04 de janeiro de 1906, p. — Biblioteca Nacional Digital).
____________________________________
1939 — Pelo Decreto Estadual nº 7.960, o Governo do Paraná anula a concessão "formalizada em 1919 ao colonizador Miguel Matte, para ocupação da região Leste de Foz do Iguaçu" (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo: Cronologia de Fatos Registros, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009, p. 12).
___________________________________
1946 — Via Decreto-Lei nº 8.555, o Governo Federal (presidência de Getúlio Vargas) abre crédito especial de 10.000.000, 00 cruzeiros para a continuidade das obras de construção da rodovia entre as cidades paranaenses de Ponta Grossa e Foz do Iguaçu.
____________________________________
1950 — A empresa estadunidense RCA Victor inicia a divulgação comercial do disco de vinil¹, mais conhecido como LP. -- FOTO 2 --
¹ Centenas e centenas de famílias rondonenses, donas de aparelhos fonográficos de reprodução em suas residências, foram proprietários ou ainda (04.01.2018) são de LPs , os quais muitos pioneiros trouxeram em suas mudanças, em especial aqueles que vieram a partir dos anos de 1960. Muitos daqueles que se mudaram para cá, antes dessa década, acabaram comprando o toca discos, equipamento para a reprodução de vinis - funcionava à pilha ou bateria, nas lojas de Toledo e depois em Marechal Cândido Rondon.
Os rondonenses e outros povoadores de ascendência alemã e italiana, tinham apreço pela música de orquestra de sopro e metais, exemplo Os Futuristas¹·², Os Montanari¹·³ (bandas que já conheciam desde do Sul) e também a música gaúcha e sertaneja de raíz, animavam as tardes de sábado e domingo dos pioneiros e, não menos, as noites calorentas.
¹·² Os Futuristas iniciam suas atividades no dia 28 de junho de 1959 na cidade de Ijuí (RS). O nome “Os futuristas” origina-se de um grupo de bolão na cidade de Ijuí (RS) formado por integrantes dos mesmos. Hoje na sua 4ª geração levam em frente “Os famosos FUTURISTAS”, que seus admiradores e fãs sempre dizem quando escutam suas majestosas composições, conhecidas fora e dentro desse imenso Brasil (ver fonte, clique aqui).
¹·³ Os Montanari surge por obra dos irmãos músicos Bruno e Osvaldo Montanari. A orquestra, além dos dois irmãos, ainda integravam a banda: Fridolino Kiekov, Arthur Tessmann, Erwino Watzlavick, Urbano Bloss e Werno Falh. (ver fonte, clique aqui).
___________________________________
1962 — Pelo ofício nº 4/61, o prefeito municipal de Marechal Cândido Rondon (PR), Arlindo Alberto Lamb, pede autorização à Câmara Municipal para receber, em doação da empresa Industrial Madeireira e Colonizadora Rio Paraná S/A¹, a quadra 161, com os lotes nºs 1 a 12, incluindo o prédio que abriga a Prefeitura Municipal (nota do pesquisador). -- FOTO 3 --
¹ Trata-se da colonizadora Maripá.
____________________________________
1962 — "A Rádio Colméia, de Cascavel, passa de serviço de alto-falantes, com todas as suas limitações, à condição de emissora radiofônica" (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo: Cronologia de Fatos, Registros de Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009, p. 13).
___________________________________
1973 — "Falece Antônio Vilas Boas, colonizador do município de Vera Cruz do Oeste" (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo: Cronologia de Fatos, Registros de Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009, p. 13).
_____________________________________
1974 — Com a manchete "Crise da cerveja não é falta, é consumo" a Rádio Difusora Rondon AM se reporta a falta do produto no mercado:
" Fala-se em crise de vários produtos de fabricação nacional em todos os setores porém, cada qual tem o seu motivo. Especialmente agora no verão e com a estabilidade aquisitiva da população, chegou-se a conclusão que não é praticamente falta de fabricação de produtos mas sim, o aumento do consumo. Com a passagem das festas natalinas e de fim de ano, a população se viu às duras penas com a falta de bebidas, especialmente a cerveja. Nas proximidades da data natalina, estivemos mantendo uma conversa com os nossos amigos Hedo Schneider e Euclides¹ da Serramalte, assim como os demais depositários de bebidas nesta cidade, quando ficamos sabendo que, a falta não é motivada pela fabricação mas, sim pelo excesso de consumo. Dizem nossos amigos que a fabricação é normal mas não houve estocagem dos produtos, fato que fêz (sic) gerar a crise que agora vimos sentindo. Por várias vêzes (sic) temos ouvido a suspensão de bailes, festas e competições esportivas popis, com a falta de bebidas, os presidentes de sociedades acreditam que as mesmas não terão êxito, como na realidade acontece. Existe no entanto, a promessa das fabricas (sic) de fazer com que os seus produtos voltem a circulação normal, com o aumento na produção, apesar de terem suas capacidades limitadas" (VIANNA, Dirceu da Cruz. Frente Ampla de Notícias. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora Rondon AM, vol. 019, de 21 set. 73 a 04 mar. 74, ed. 04 jan.1974, p. 361. Programa de Rádio).
¹ Euclides Bregoli.
___________________________________
1976 — Falece na cidade de Cascavel (PR) o empresário e colonizador Sérgio Mauro Marcondes Festugato, aos 37 anos, vítima de enfarte do miocárdio. Quatro anos antes, no dia 08 de março, tinha perdido a esposa Helena (nascida em 26 de novembro de 1940), num acidente de trânsito.
Sérgio Festugato é natural de Lages (SC), nascido em 18 de janeiro de 1939. Chegou ao Oeste do Paraná acompanhando seu pai e família para assumir as serrarias que pertenceram ao ex-governador Moisés Lupion, compradas em 1946 junto com 87 mil alqueires para colonização.
A cidade paranense presta homenagem ao pioneiro com seu nome em escolas, ruas e o principal ginásio de esportes do município (Exatta Pesquisas). -- FOTO 4 --
___________________________________
1978 — Casam-se na Igreja Evangélica Martin Luther, de Marechal Cândido Rondon, os jovens pioneiros¹ Isoldi Heinrich, filha do casal pioneiro Olga (nascida Weimann) e Sigismundo Heinrich, e Harald Striebel, filho de Ada e Ervino Striebel (Rádio Difusora Rondon. Frente Ampla de Notícias. Marechal Cândido Rondon: vol. 40, de 03 dez. 1977 a 16 jan.1978, [s.p.]. Programa de Rádio). -- FOTO 5 --
¹ O casal reside atualmente (04.01.2018) na cidade de Erechim, RS (nota do pesquisador).
___________________________________
1977 — Em nota à imprensa, a Prefeitura Municipal de Marechal Cândido Rondon informa que pessoal técnico especializado está procedendo o "chumbamento" das esquadrias para a fixação dos vidros que formarão a parede externa do novo e atual Paço Municipal (Rádio Difusora Rondon AM. Frente Ampla de Notícias. Marechal Cândido Rondon: vol. 40, de 03 dez.1977 a 16 jan.1978, [s.p.]. Programa de Rádio). -- FOTO 6 --
___________________________________
1977 — Em nota à imprensa, a Prefeitura Municipal de Marechal Cândido Rondon informa que as máquinas da municipalidade está procedendo a terraplanagem para a construção deuma piscina semi-olímpica¹ junto ao Módulo Esportivo, hoje na área do Parque de Exposições Álvaro Dias (Rádio Difusora Rondon AM. Frente Ampla de Notícias. Marechal Cândido Rondon: vol. 40, de 03 dez.1977 a 16 jan.197, [s.p.]. Programa de Rádio).
¹ Anos depois a piscina foi aterrada para dar espaço para o Parque de Exposições do município, deixando a população sem uma piscina pública de propriedade do município para treinamentos de atletas (nota do pesquisador).
___________________________________
1977 — Devido a concordata do Frigorífico Rondon S/A, do Grupo Frimesa (não confundir com a atual cooperativa Frimesa), deferida pelo juíz de direito José Carlos Lins Santos, da comarca de Marechal Cândido Rondon, a Rádio Difusora informa que viajaram à Curitiba o vereador Pedro Rauber e Alcino Biesdorf, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Marechal Cândido Rondon, para discutir com o governador Jayme Canet Júnior e com o secretário de estado por ele designado para atendê-los sobre a questão das Notas Promissórias Rurais - NPRs em nome de suinocultores no papel de avalistas, descontadas junto as instituições bancárias, somando em torno de 11 milhões de cruzeiros, cujas agências ameaçavam cobrá-las judicialmente dos agricultores (Rádio Difusora Rondon AM. Frente Ampla de Notícias. Marechal Cândido Rondon: vol. 40, de 03 dez.1977 a 16 jan.1978, [s.p.]. Programa de Rádio).
____________________________________
1986 — O Clube Internacional, da cidade de Nova Santa Rosa (PR), inaugura seu salão com grande baile, animado pelo grupo musical rondonense "A Chama", as melhorias implantadas em sua sede social: palco, pista de danças, copa e cozinha. A presidência do clube é exercida por João Modes (Nova Santa Rosa ganhou seu novo salão com grande baile. Panorama. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora do Paraná, vol. 002, cad. janeiro a março de 1986, fls. 9. Programa de Rádio).
___________________________________
1988 — "Iniciada a transferência de documentos, móveis e equipamentos da Câmara Municipal de Toledo, para o 1º prédio próprio, no Centro Cívico Presidente Tancredo Neves" COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo: Cronologia de Fatos, Registros de Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009, p. 13).
____________________________________
2007 — Falece em São Paulo o padre Léo¹ (Léo Tarcisio Gonçalves Pereira SCJ, aos 43 anos, vítima de um câncer linfático. É natural de Delfim Moreira (MG).
Ligado ao movimento da Renovação Carismática Católica (RCC) foi um dos maiores pregadores católicos da última década no Brasil.
¹O religioso mineiro tinha adeptos nas comunidades católicas do Oeste do Paraná, em larga escala, principalmente entre os seguidores da RCC. O apreço pelas pregações do religioso se mantém na região mesmo passado já 13 anos de sua morte, com a audiência forte das palestras reprisadas pelo canal de televisão Canção Nova (nota do pesquisador). -- FOTO 7 --
____________________________________
2007 — "Anunciada a implantação da 2ª agência do Banco do Brasil em Toledo" COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo: Cronologia de Fatos, Registros de Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009, p. 13).
____________________________________
2007 — Aprovado o Curso de Psicologia no campus da PUCPR de Toledo. É o 2º da área de saúde, pois já possui o Curso de Enfermagem. Curso de Psicologia havia sido criado no campus da Unioeste, instituição pública e gratuita, em 2002, mas foi suspenso¹ em 2003" COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo: Cronologia de Fatos, Registros de Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009, p. 13).
¹ A suspensão ocorreu por um ato do governador Roberto Requião, que acabara de assumir o Governo do Paraná, sob alegação de ausência de estudos e viabilidade e também a falta de recursos para o funcionamento do curso (nota do pesquisador).
_________________________________
2016 — Acontece a posse do reitor e vice-reitor da Unioeste, gestão 2016-2019,professor Paulo Sérgio Wollf (reeleito) e prof. Moacir Piffer, respectivamente; e também dos diretores dos campi.
No campus de Marechal Cândido Rondon tomou posse, o prof. Dr. Davi Félix Schreiner (reeleito pela segunda vez ao cargo (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 05 de janeiro de 2016, p. 21). -- FOTO --
___________________________________
2017 — É nomeado como diretor-técnico¹ da Unidade de Saúde 24 horas, o médico Fernando Wild (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 06 de janeiro de 2017, p. 07). -- FOTO 9 --
¹Em 24 de março do mesmo ano pediu exoneração do cargo, sem informar os motivos. Em lugar é nomeado o médico Lidemar Bordignon (nota do pesquisador).
___________________________________
2019 — Balanço divulgado pelo 3º Subgrupamento de Bombeiros de Marechal Cândido Rondon aponta que foram dos 410 acidentes registrados na área de abrangência da unidade militar em 2018, com 489 vítimas, comparativamente parecidos aos registrados em 2017.
Os acidentes com motoclistas lideram a estatística (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 04 de janeiro de 2019, p. 24 e 25).
___________________________________
2021 — Assume como diretor geral da Câmara Municipal de Marechal Cândido Rondon, o assistente administrativo de Provimento Efetivo, Ademar Dahmer. Começou a atuar no cargo de provimento efetivo em março de 1976 e o exerceu ininterruptamente até aposentar-se próximo ao final de 2008.
Ao longo do período, por várias oportunidades, exerce cargos de confiança, como Assessor Legislativo e Diretor Geral. No ano de 2017, quando estava na Presidência o Vereador Pedro Rauber, exerce novamente o Cargo Comissionado de Diretor Geral até o final de 2018.
Reeleito à presidência, o vereador Pedro Rauber volta a convidar Ademar Dahmer para assumir novamente a direção geral do Legislativo rondonense (nota do pesquisador). -- FOTO 10 --
___________________________________
2021 — Após 30 anos ininterruptos de atuação profissional, o rondonense Evandro Neitzke se aposenta como técnico radiologista do Hospital Rondon, onde iniciou a carreira em 11 de janeiro de 1991.
Formou-se em radiologia pelo CENAP, da cidade de Cascavel. Também graduou-se em fisioterapia pela UNIPAR - campus de Toledo e em História (licenciatura) pela Unioeste - campus de Marechal Cândido Rondon, em 2004. Tem pós-graduação em fisioterapia intensiva pela Faculdade Inspirar, da cidade de Campo Grande (MS).
Em 2012 passou a atuar como fisioterapeuta no Hospital Rondon, no período matutino. Á tarde, continua na radiologia.
É nascido em 21 de janeiro de 1972, no distrito rondonense de Bom Jardim, filho do casal Livete (nascida Drecksler, falecida em setembro de 2020) e Alceu Neitzke (falecido em 2015). -- FOTOS 11 e 12 --
___________________________________
2021 — A Lar Cooperativa Agroindustrial assume o comando da unidade industrial de aves da Cooperativa Agroindustrial Copagril, na cidade de Marechal Cândido Rondon (PR), e também da fábrica de rações em Entre Rios do Oeste. As duas plantas industriais transferidas são parte do processo de intercooperação firmada entre as duas cooperativas. em novembro último.
Durante a solenidade posse, o diretor presidente da Lar anunciou investimentos de 60 milhões nos dois complexos intercooperados (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 05 de janeiro de 2021, p. 01, 24 e 25). -- FOTO 13 --
___________________________________
2022 — A terça-feira é de céu nublado no período matutino na cidade de Marechal Cândido Rondon (PR). Ventos do quadrante Noroeste, fracos, persistentes até o começo do final da tarde. Temperaturas oscilaram entre 25 e 37 graus. À tarde, aconteceem chuvas pontuais de baixa intensidade, com descargas atmosféricas (nota do pesquisador).
___________________________________
2023 — A Cooperativa Agroindustrial Copagril, com sede central na cidade de Marechal Cândido Rondon (PR), em evento recente, é premiada como uma das 500 Melhores Empresas do País.
Sobre a premiação da cooperativa emitiu a seguinte nota para as mídias sociais:
Copagril está entre as 500 maiores empresas do Sul.
O Grupo Amanhã e a PwC Brasil, promovem a 32 anos um dos mais importantes acontecimentos do business, envolvendo os três estados e revelaram o ranking das 500 MAIORES DO SUL em um evento de premiação que ocorreu recentemente, em Porto Alegre, capital do RS, em cerimônia híbrida com transmissão para a imprensa e representantes de empresas no canal do grupo no YouTube.
O evento contou com a premiação e um painel com a presença das lideranças que estão em destaque no ranking, entre elas o Governador do Rio Grande do Sul Eduardo Leite, numa oportunidade de trocar informações, análises e projetar os rumos dos mais variados setores econômicos, com quem realmente
decide.
Na ocasião, além das 500 maiores, foram reveladas também as 500 empresas emergentes, formando um total de mil companhias na lista compondo um cenário completo.
O ranking é considerado o mais importante indicador regional de empresas do País.
A Copagril, nesta edição, ocupa a 110a posição entre companhias do sul do Brasil, e entre as cem maiores do estado do Paraná, encontra-se na 41a colocação.
Além da Copagril as paranaenses Copel, Sanepar, Celepar, Cohapar, Fomento Paraná, Portos do Paraná, Itaipu, Unimed, Klabin e BRDE (nesse caso, parte paranaense) estão entre as 500 maiores empresas do Sul do Brasil.
Para apurar as maiores e mais competitivas companhias nos estados do Paraná, Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, além dos destaques em 28 setores da economia, a premiação considera informações com base no Valor Ponderado de Grandeza (VPG), que tem por base números de balanço sobre o patrimônio líquido, a receita e o lucro líquido.
“Essa importante premiação dá o devido destaque às 500 maiores empresas do Sul do País e muitas delas são aqui do nosso Estado. Estes resultados marcantes mostram como a política que alia investimentos públicos, atração de novas indústrias e gestão fiscal séria e eficiente dá resultado. Hoje é um dia de celebração, de comemorar a vitória e as conquistas de todos os paranaenses”, declarou o governador Carlos Massa Ratinho Junior.
Essa excelente colocação da Cooperativa Copagril, no ranking regional das “500 Maiores do Sul”, é considerada uma honra para todos associados. O trabalho realizado para o desenvolvimento do agronegócio e da Cooperativa é um reconhecimento que reforça a nossa missão dentro do cooperativismo”, afirmou o presidente da Copagril Ricardo Chapla.
Estarmos entre as maiores empresas é resultado do enorme esforço da nossa equipe de colaboradores e associados, especialmente num momento de superação de muitos desafios, reforçou o presidente da Copagril.
___________________________________
2023 — Quarta-feira de nebulosidade esparsa, tipo cirrostratus, na cidade de Marechal Cândido Rondon e no Oeste do Paraná. À meia tarde, ocorre a formação de uma pequena nuvem colorida¹.
O fenêmeno é avistado em diversos pontos do município de Marechal Cândido Rondon e do município de Mercedes. Ventos normais do dia do quadrante Sudoeste, fracos, persistentes até o começo do final da tarde.
Temperaturas do dia na cidade entre 21 e 27 graus (temperaturas aferidas via aplicaitivo digital AccuWeather (nota do pesquisador). -- FOTO 14 --
¹O fenômeno óptico raro se origina com a distribuição aleatória de cores, produzida pela refração dos raios solares nas gotículas minúsculas de água ou de pequenos cristais de gelo.
Ao contrário da formação do arco-iris, que ocorre durante a dispersão dos raios solares enquanto as gotículas caem em forma de chuva, a nuvem iridiscente se dá com as gotículas ou cristais de gelo em suspensão.
___________________________________
2024 — É quinta-feira. O dia amanhece na cidade de Marechal Cândido Rondon (PR sem nebulosidade. Após o meio-dia avistam-se formações de nuvens tipo cumulus Temperatura ao amanhecer de 23 graus. Ventos do quadrante Nordeste, brisa, persistentes até o começo do final da tarde.
A temperatura máxima do dia atinge os 32 graus (temperaturas aferidas via aplicativo digital AccuWeather (nota do pesquisador).
___________________________________
2025 — É sábado. O amanhecer na cidade de Marechal Cândido Rondon (PR) tem temperatura de 23 graus. Ventos do quadrante Sudoeste, fracos, persistentes até o anoitecer. Céu encoberto com nebulosidade tipificada como cirrostratus. À tarde, sem nebulosidade.
Sobre as condições do tempo no Estado do Paraná, nesta data, o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (SIMEPAR) compartilha a seguinte nota informativa em sua página na internet:
"Neste sábado, a maior instabilidade deve se concentrar nas regiões centro-norte e leste do Paraná, com pancadas de chuva com trovoadas, que podem ser pontualmente intensas, especialmente no leste do estado. Nos setores ao centro-sul do estado, o tempo deve permanecer mais estável, embora não se descarte a possibilidade de pancadas rápidas e isoladas de chuva, sem risco de fortes temporais".
A temperatura máxima do dia na cidade atinge 31 graus (temperaturas aferidas via aplicativo digital AccuWeather) (nota do pesquisador).
___________________________________
2025 — Falece o médico toledano André Avelino Campagnolo, aos 36 anos, vítima de uma parada cardíaca (O Presente). -- FOTO 15 --
___________________________________
2025 — O ano de 2024 foi o mais quente já registrado no Brasil desde 1961, quando o Instituto de Metereologia (INMET) passou acompanhar os registros anuais de temperatura (g1.globo).
___________________________________
2026 — É domingo. O começo da manhaã na cidade de Marechal Cândido Rondon (PR) tem temperatura de 23 graus. Ventos do quadrante Leste, brisa. Céu sem nebulosidade.
Sobre as condições do tempo no Estado do Paraná, nesta data, o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (SIMEPAR) compartilha a seguinte nota informativa em sua página na internet:
"Para este domingo, com o avanço de uma massa de ar mais seco sobre o território paranaense, espera-se predomínio da estabilidade atmosférica na maior parte do estado. Entre o Norte Pioneiro, Campos Gerais e a região Leste, a nebulosidade poderá variar ao longo do dia, não se descartando pancadas de chuva localizadas, inclusive com possibilidade para tempestades isoladas entre os Campos Gerais e Norte Pioneiro."
(nota do pesquisador). -- FOTO 16 --
____________________________________






COMENTÁRIOS