1971 — Falece na cidade de Três Passos (RS) o ex radialista rondonense Antonio Maximiliano Ceretta (...)
1898 — Pela Lei Estadual nº 276, o Governo do Paraná cria a Administração dos Correios no Estado ( NEGRÃO, Francisco. Efemérides Paranaenses. Revisão e ampliação de Carlos Zatti. Curitiba: Instituto Histórico e Geográfico do Paraná, via meio eletrônico (e-mail), em 05.01.2021. -- FOTOS 2, 3, 4, 5 e 6 --
___________________________________
1920 — A Empreza Colonizadora Petri, Meier, Azambuja & Cia., proprietária da Colônia DR. Affonso, torna público que tem 10.000 colônias para assentamento de colonos¹ à margem do Rio Paraná e que começará o estabelecimento destes nos próximos meses de outubro e novembro; como também a implantação de núcleos industriais (A República. Curitiba: ano XXXVII, nº 0005, ed. 7 de janeiro de 1920, p. 4 — Biblioteca Nacional Digital).
¹ A colonização anunciada não aconteceu e, por isso, o Governo do Paraná anulou a concessão (nota do pesquisador).
___________________________________
1928 — Nasce em Santa Clara do Sul, na época distrito do município de Lageado (RS), o pioneiro rondonense Guido Rockembach. Chegou de mudança em Marechal Cândido Rondon em 28 de julho de 1956. Instalou-se com a produção de mudas de árvores frutíferas e flores e agropecuária, empreendimento conhecido como “Quinta das Seleções” (nota do pesquisador). -- FOTO -- 7 --
___________________________________
1955 — "Chega a Toledo o pioneiro José Moreira Fontenele, vindo do Ceará, após haver prestado serviço militar na 5ª Companhia de Fronteira do Exército, em Guaíra. Começa a trabalhar no escritório do Empório Toledo e em 1º de abril ingressa no Banestado, como um dos 1º funcionários da cidade. Depois ocupa a função de gerente de agências de Guaíra e Foz do Iguaçu. Em 1964 volta ao Ceará e retorna a Toledo em 1980, quando é contratado como caixa pela Sadia. Em 1995 assume a direção financeira do Jornal do Oeste, coordenando o processo de recuperação da empresa" (COSTA, Luiz Alberto Martins. Calendário Histórico de Toledo — Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009, p. 14).
___________________________________
1967 — Casam-se na Igreja Evangélica Martin Luther, de Marechal Cândido Rondon, os jovens pioneiros rondonenses Venilda Mees e Romeu Saatkamp.
Ela professora e filha de Hertha (nascida Wohlemberg) e Aloicius Mees¹; e ele cirurgião-dentista, filho de Azira (nascida Diemer) e João Saatkamp² (informação recebida via Facebook, in box, de Venilda Saatkamp, em 12.02.2017). -- FOTO 8 --
¹ O casal Hertha e Aloicius Mees e filhos chegaram à então vila de General Rondon em 20 de agosto de 1954, vindos de Santo Ângelo, Rio Grande do Sul.
² O casal Azira e João Saatkamp e filhos chegaram de mudança à então sede distrital de General Rondon em 12 de maio de 1957, procedente de Arabutã, então distrito do município de Concórdia (SC).
___________________________________
1971 — É emitido comunicado pelos proprietários e gerentes de lojas de tecidos e confecções de Marechal Cândido Rondon, que a partir daquela data seus estabelecimentos não mais abririam após o meio dia de sábado (nota do pesquisador).
___________________________________
1971 — Falece na cidade de Três Passos (RS) o ex-radialista rondonense Antonio Maximiliano Ceretta, primeiro diretor da Rádio Difusora Rondon AM (depois Rádio Difusora do Paraná AM), vereador e presidente da Câmara Municipal de Marechal Cândido Rondon (nota do pesquisador). -- FOTO 1 --
___________________________________
1974 — É inaugurado o Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu. As obras do novo aeroporto e sua pavimentação iniciaram em 1965 (colaborou Waldir Guglielmi Salvan). -- FOTOS 9, 10 e 11 --
___________________________________
1977 — Acontece na cidade de Assis Chateuabriand (PR), na Matriz Católica Nossa Senhora do Carmo, a ordenação sacerdotal do diácono Irineu Roque Scherer¹, de família moradora no distrito de Dois Irmãos, município de Toledo, onde no dia seguinte oficiou sua primeira missa (Rádio Difusora Rondon AM. Frente Ampla de Notícias. Marechal Cândido Rondon: vol. 40, de 03.12.1977 a 16.01.1978). -- FOTO 12 --
¹ Anos depois foi sagrado bispo e nomeado para a diocese de Garanhuns, Pernambuco. Alguns anos mais tarde, designado bispo de Joinville, Santa Catarina. Faleceu nessa cidade catarinense em 02 de julho de 2016 (nota do pesquisador).
Ver mais, clique aqui.
___________________________________
1978 — Integrantes da Jotacê, orgão da juventude da Comunidade Luterana Cristo, de Marechal Cândido Rondon, participam na cidade de Naviraí, Mato Grosso do Sul, do 1º Congresso do Distrito Juvenil Brasil-Oeste - Dijubrá (Rádio Difusora AM. Frente Ampla de Notícias. Marechal Cândido Rondon: vol. 40, de 03.12.1977 a 16.01.1978).
___________________________________
1978 — Acontece às 15 horas, no então Ginásio Estadual hoje Colégio Estadual Eron Domingues, reunião com o prefeito municipal Almiro Bauermann, então deputado estadual Werner Wanderer e a comunidade rondonense - uma espécie de audiência pública informal - com o objetivo de encetar uma campanha de embelezamento da cidade de Marechal Cândido Rondon, como ajardinamento de residências, conservação de muros e calçadas por parte dos moradores; enquanto o poder público se comprometia revitalizar as então praças Médici e 25 de julho, hoje praças Dealmo Selmiro Poersch, respectivamente, e a construção de abrigos nos princiupais pontos de parada de ônibus (Rádio Difusora Rondon AM. Frente Ampla de Notícias. Marechal Câmdido Rondon: vol. 40, de 03.12.1977 a 16.01.1978. Programa de Rádio).
___________________________________
1986 — 730 municípios das Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste sofrem com a prolongada estiagem. O que acarreta enormes prejuízos para agricultura, pecuária, para os pequenos produtores rurais e o abastecimento de água (A estiagem continua sem previsão de normalidade do quadro climático. Panorama. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora do Paraná, vol. 002, cad. janeiro a março de 1986, fls. 11. Programa de Rádio).
___________________________________
1987 — Assume a Delegacia de Polícia Civil de Marechal Cândido Rondon, o delegado Pedro Notari (WIEDMER, Ronaldo Luiz. Novo delegado de Mal. Rondon tomou posse ontem. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora do Paraná AM, Panorama, vol. 08, cad. janeiro e fevereiro de 1987, fls. 25. Programa de Rádio).
___________________________________
1989 — Celebra Bodas de Ouro o casal rondonense Amanda (nascida Waldow) e Edmundo Wondracek, em celebração religiosa oficiada pelo pastor Gustavo Neumann, na Primeira Igreja Batista de Marechal Cândido Rondon (colaborou Arno Wondracek). -- FOTO 13 --
Ver mais, clique aqui.
___________________________________
2003 — Falece, em Pato Bragado, o imigrante alemão Willy Albert Spiecker, conhecido na região como "Willy Pescador", por seu modo de vida de pescador e por residir anos no alto do barranco na confluência do Rio São Francisco Verdadeiro no Rio Paraná, defronte ao extinto Porto Britânia.
Era natural de Flatow, norte da Alemanha, onde nasceu em 11 de março de 1914, filho de Maria e Willy Alfred Spiecker.
Casou-se em 08 de fevereiro de 1964, em Pato Bragado, com Margarida Felder, nascida em 10 de maio de 1940, filha do casal austríaco imigrante Tereza (nascida Hausberger) e Alfred Joseph Felder¹.
¹ Imigrou de Mellau, Voralberg, para Treze Tílias (SC) e, depois, para Pato Bragado.
São filhos do casal Margarida e Willy Spiecker: João Gabriel, Willy Alfredo e Tony Uwe.
De profissão marinheiro, Willy Albert Spiecker foi tripulante do navio alemão Poseidon, abandonado pela tripulação² no porto argentino de Mar del Plata, por causa da 2ª Guerra Mundial. Ele e mais um colega foram os últimos a abandonar a embarcação. O último registro oficial da atracagem do navio num porto, no passaporte de Willy Albert, é a cidade platina.
² Após o fim do conflito mundial, o marinheiro alemão procurou a representação de seu país na Argentina, para tentar voltar à Alemanha. Foi aconselhado a desistir da ideia sob a alegação que estava muito ruim a situação em sua terra natal.
Para sobreviver em solo argentino, Willy Spiecker se dedicou à caça e pesca, cujas carnes vendia. Sem se fixar num local, o marinheiro foi subindo o Rio Paraná, de parada em parada, até certo dia chegar a região de Puerto Iguazu, na região das Três Fronteiras, onde começou a vender o seu pescado ao destacamento local do Exército argentino.
Em seu périplo rio acima, Willy também se fixou por uma curta temporada no antigo Porto Felicidade, no atual município de Entre Rios do Oeste, antes de se estabelecer em definitivo à foz do Rio São Francisco Verdadeiro.
Por sua habilidade como marinheiro, foi contratado pela Maripá para ajudar na manobra de jangadas de toras e navios, durante o período de embarque de madeiras, em Porto Britânia. Foi a colonizadora que lhe construiu a residência no alto da borda dos dois rios - afluente e afluído.
Willy granjeou muito reconhecimento e simpatia na região, por sua habilidade de pesca, principalmente entre os pescadores, e por sua história de vida. -- FOTOS 14, 15, 16, 17, 18 e 19 --
___________________________________
2011 — O Congresso da República do Paraguai, pela Lei nº 4261, declara o terere¹ como patrimônio cultural e bebida nacional do País. Institui o último sábado do mês de fevereiro de cada ano, como "Dia Nacional do Terere".
¹ A legislação paraguaia se infere com o Oeste do Paraná, onde o terere é amplamente consumido (nota do pesquisador).
___________________________________
2018 — Assume interinamente a Prefeitura Municipal de Marechal Cândido Rondon até o próximo dia 15 de janeiro, o vice-prefeito Ilário (Ila) Hofstaetter, em virtude do período de férias do prefeito municipal Marcio Andrei Rauber (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 08 de janeiro de 2018, p. 08).
___________________________________
2019 — Foi o dia de maior precipitação pluviométrica na sede municipal de Marechal Cândido Rondon, no mês de janeiro: 60mm.
___________________________________
2020 — O ciclista rondonense Walmor Buche (57 anos), como confirmado pelo aplicativo Strava, contabilizou 18.481 quilômetros percorridos de bicicleta em 2019.
Com este resultado, o ciclista superou a marca recorde de 17.366,50 quilômetros alcançada em 2018 (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 07 de janeiro de 2020, p. 24 e 25). -- FOTO 20 --
Ver mais, clique aqui.
___________________________________
2022 — O rondonense Renan Felipe Hartmann Nunes¹, especialista em preparação física, é contratado pelo Coritiba Foot Ball Club, da Capital Paranaense, para atuar no departamento de preparação física do clube (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 07 de janeiro de 2022, p. 30 e 31). -- FOTO 21 --
¹ É doutor em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Universidade Tecnológica de Sidney, Austrália; mestrado e especialização pela Universidade Federal do Paraná (UFPR); e bacharelado e docência na Universidade Estadual do oeste do Paraná (Unioeste), campus de Marechal Cândido Rondon.
___________________________________
2022 — A sexta-feira é ensolarada na cidade de Marechal Cândido Rondon (PR), com nebulosidade dispersa. Temperaturas amenas para a estação, entre 21 e 29 graus. Durante a madrugada ocorre precipitação pluviométrica intermitente, totalizando 20 mm. No período vespertino ocorreu a formação de nuvens e choveu em pontos isolados na parte leste da cidade.
Nas serras catarinenses teve ocorrência de geadas, em função da queda da temperatura. A Rádio Clube de Canoinhas (SC) em sua mídia digital (Facebook) compartiu a seguinte nota sobre o fenômeno:
Em pleno verão, a Serra catarinense amanheceu nesta sexta-feira (7) com temperaturas baixas e geada. O fenômeno mudou o cenário do Vale do Caminhos da Neve, a três km do centro de São Joaquim, onde as plantas rasteiras ficaram cobertas por uma fina camada de gelo.
A temperatura ficou entre 4°C e 5°C e ainda mais baixa na relva. Já na estação do INMET/São Joaquim, próximo ao centro da cidade, a temperatura registrada foi de 8,4°C. Há 26 anos não fazia tão frio no dia 7 de janeiro. O último registro foi de 7,0°C no dia 7 de Janeiro de 1996.
De acordo com o meteorologista Piter Scheuer, a passagem de uma massa de ar fria e úmida no oceano favorece a formação de geada, sobretudo, nas baixadas de cidades de grande altitude como São Joaquim, Urubici e Urupema.
Esse comportamento em pleno verão, segundo Piter, se deve à atuação do La Niña, que resfria as águas do oceano Pacífico equatorial.
“O La Niña tem essa característica de trazer frio fora de época. Períodos de calor bem representativos também podem acontecer, principalmente, no Oeste do Estado onde existe a influência de uma massa de ar mais aquecida”, explica (...).
___________________________________
2022 — O sábado foi de tempo estável na cidade de Marechal Cândido Rondon e no Oeste do Paraná, com nebulosidade esparsa tipo cumulus. Ventos do quadrante Nordeste, fracos. Temperaturas entre 21 (com sensação térmica de 18) e 29 graus (nota do pesquisador).
___________________________________
2023 — Sábado de tempo estável em Marechal Cândido Rondon e nos Oeste do Paraná. Nebulosidade a partir da meia manhã tipo cumulus. Ventos do quadrante Nordeste, fracos. Temperatura entre 20 e 29 graus (nota do pesquisasor). -- FOTO 22 --
___________________________________
2024 — É domingo. O dia amanhece na cidade de Marechal Cândido Rondon com temperatura de 23 graus e ventos do quadrante Nordeste, brisa. Sem nebulosidade (nota do pesquisador). -- FOTO 23 --
___________________________________
2024 — Falece o pioneiro rondonense Ralf Alex Koniecziniak, aos 73 anos, em decorrência de uma parada cardíaca. Vinha de longa data em tratamento contra leucemia. Seu corpo foi sepultado no cemitério público de Marechal Cândido Rondon.
Era filho do casal pioneiro de Marechal Cândido Rondon, Úrsula Schmitz (precedeu-lhe na morte em 11.04.2005) e de Theodoro Koniecziniak (precedeu-lhe na morte em 24.06.2020), antigo proprietário da Auto Mecânica Rondon.
Foi casado em 1ª núpcias com Elizabeth Thessing com quem teve os filhos Eduardo, Gustavo e Nicole. Mais William e Robert com Claudenice Gonzaga Konieczniak, 2º casamento.
Ralf Alex tinha atualmente suas atividades econômicas no Paraguai, em Raul Peña (colaborou Heitor Danilo Brenner). -- FOTO 24 --
___________________________________
2024 — Falece a pioneira rondonense Laura¹ (nascida Müller), aos 82 anos, em decorrência de complicações advindas de um câncer. Seu corpo foi sepultado no cemitério público da sede municipal de Marechal Cândido Rondon.
A pioneira foi casada com Veno Guido Gerhardt (precedeu-lhe na morte em 25 de agosto de 1982) com quem formou família com o nascimento dos filhos Roseli, Ailson, Rosângela e Gilson.
Era natural de Piratuba (SC), nascida em 31 de março de 1941, filha do casal Hilda (nascida Wallauer) e Alfredo Müller.
O casal veio de mudança em Marechal Cândido Rondon em 1962. Inicialmente, a família residiu na cidade. Posteriormente, transferiu residência para o distrito rondonense de Bom Jardim (colaborou Rosângela Müller Gerhardt). -- FOTO 25 --
¹ É irmã de Iracema que foi casada com o pioneiro rondonense Alfredo Bausewein, falecido 03 de novembro de 2022; e de Eroltide casa com Sinécio Dickel (nota do pesquisador).
____________________________________
2024 — A Comunidade Evangélica Martin Luther, de Marechal Cândido Rondon, realiza culto comemorativo aos 72 anos de fundação da comunidade, com Santa Ceia. Após o ofício religioso, os participantes confraternizaram entre sí pela efeméride. Para o evento, cada um trouxe quitutes e delícias de casa (nota do pesquisador). -- FOTO 26 --
____________________________________
2024 — Falece na cidade austríaca de Salzburg, onde residia, Franz Beckenbauer, um dos maiores astros do futebol da Alemanha, aos 78 anos, de causas não informadas. O ícone da Seleção Alemã, de 1966 a 1974, vinha tendo problemas de saúde, depois de uma cirurgia cardíaca, realizada poucos anos atrás, e outras complicações patológicas (bild.de/sport). -- FOTO 27 --
__________________________________________
COMENTÁRIOS