1954 – Chega de mudança em Marechal Cândido Rondon, na localidade de Iguiporã, o pioneiro Reinaldo Model, com a esposa Carolina (...)
1908 — É inaugurado o Hotel Paraguassú na cidade de Foz do Iguaçu. A inauguração foi anunciada com seguinte públicação: "Inaugurou-se hontem hotel Paraguassú, regularmente montado, apto. receber touristes vista saltos Santa Maria. Proprietário conta patrocinio imprensa Paraná necessária propaganda mesmo estabelecimento primeiro installado região — Um paranaense" (A Notícia. Telegramas. Curitiba: anno IV, nº 703, ed. 10 de fevereiro de 1908, p. 1 — Biblioteca Nacional Digital).
___________________________________
1912 — Falece em sua cidade natal, Rio de Janeiro, o estadista Barão do Rio Branco (José Maria da Silva Paranhos Júnior, 1841-1912). Herdou do pai, Visconde do Rio Branco, o ímpeto de homem de Estado e, de si, dotado de extraordinária astúcia e habilidade diplomáticas.
A ele o Brasil deve a delimitação de todas as nossas fronteiras. O ganho de causa do território das Missões, com o laudo do Presidente Cleveland, dos Estados Unidos e a solução do caso do Acre e do Amapá (NEGRÃO, Francisco. Efeméries Paranaenses. Revisão e ampliação de Carlos Zatti. Curitiba: Instituto Histórico e Geográfico do Paraná, enviado via meio eletrônico (e-mail), em 09.02.2021). -- FOTO 3 --
___________________________________
1954 — Chega de mudança em Marechal Cândido Rondon, na localidade de Iguiporã, o pioneiro Reinaldo Model, com a esposa Carolina¹ (nascida Espig) e os filhos² Hertha, Arlindo, Armando e Willi, procedente de Getúlio Vargas (RS).
A mudança é transportada pelo comerciante Alberto Meierᵌ, com seu caminhão, este estabelecido na cidade de origem do pioneiro.
Segundo informação do primogênito Arlindo, o pai esteve duas vezes na região para conhecer e comprar terras, antes de mudar-se definitivamente para o Paraná.
A primeira viagem foi em 1951, na companhia de Benno Stürmer, corretor da colonizadora da Maripá e um senhor de sobrenome Mombach, do qual não recorda mais o nome.
Na segunda viagem, em 1952, novamente em companhia de Benno Stürmer (com seu Jeep), o irmão Theobado⁵ e mais os vizinhos Otto Sander⁶ e Fensker (não lembra o primeiro nome). Nessa segunda vinda ao Oeste do Paraná, o pioneiro adquire duas colônias de terra, aproximadamente 24 alqueires, distante cerca de um quilômetro da vila de Iguiporã, na estrada que ainda permanece, sentido à sede distrital de Porto Mendes, a 2ª e 3ª colônias⁷, depois da ponte sobre o Riacho Piacuê.
Ao chegar de mudança, Reinalo Model e família foram morar numa das várias casas que a colonizadora colocava a disposição por determinado período, na vila de Iguiporã, até que o migrante conseguisse construir sua própria moradia e instalações para animais, na área adquirida.
O filho do pioneiro, Arlindo, recorda que após 8 dias morando na vila, ele, o pai e o irmãos foram abrir uma picada pela antiga estrada⁸ à Porto Mendes, tomada pela vegetação, para começar a derrubada de mata e abrir clareira nas terras compradas, para a construção da residência e espaços para os animais de criação.
Relata Arlindo que a madeira e as telhas para a construção foram fornecidas pela colonizadora, tudo pago mais tarde. As edificações foram conduzidas pelo pioneiro local e carpinteiro Osvino Ernesto Wolfart⁹, com auxílio do pai e os três irmãos. A mãe preparava a comida, às vezes, no local da construção ou em casa e depois levava as marmitas.
Quanto à alimentação nos primeiros meses no Paraná, o primogênito do pioneiro adianta que o básico era a carne de caça (abundante na época), a mandioca que recebiam, de boa vontade, do pioneiro Carlos Rudolfo Bofinger¹ᴼ que morava cerca de quatro quilômetros distante da vila, na Linha Flor de Maio, e da compra dos víveres, como farinha, sal, açúcar e café na casa de comércio (a pioneira na vila) de Luiz Ernesto Fleck, com a pequena reserva de dinheiro que a família trouxe do Rio Grande do Sul.
“O pai, uma vez e outra, me pedia para ir até o Porto Britânia para comprar peixe. Ia de bicicleta, fazendo quase 40 quilômetros, entre ida e volta, pela antiga estrada⁹, via Rio Branco, que passava no meio do matão, fechado nos dois lados. Saia de madrugada, por volta das 4 horas. Era uma escuridão só. Mas a minha bicicleta tinha farol tocado por um pequeno dínamo, instalado na parte posterior da bicicleta. Certa vez, levei um tremendo cagaço, passei um medo danado. Ia pedalando pela estrada, tudo escuro, ainda não tinha amanhecido e, de repente, dois pontos brilharam uns 100 metros, à minha frente, com o foco da luz da minha bicicleta. Logo pensei: é onça – tinha bastante na época – desci da bicicleta e fiquei parado sem saber o que fazer, mas continuei pelando a bicicleta para não ficar sem luz. Fiquei ali observando e os dois pontos não se mexiam. Avancei e nada dos dois pontos se moverem. Fui me aproximando, bem devagar, e quando cheguei bem perto vi que era uma arbusto de fumeiro brabo que tinha se dobrado para dentro da estrada e com a luz bicicleta, a parte debaixo das folhas refletiam. Mesmo passado quase 70 anos do episódio, não esqueci de seus detalhes pelo tamanho do medo que passei”, conta Arlindo sobre a dificuldade de conseguir diversidade de alimentos.
O casal pioneiro Reinaldo e Carolina Model é um dos casais fundadores da Comunidade Evangélica Esperança em Cristo, na então vila de Iguiporã. -- FOTOS 1 e 2 --
¹ Era filha do casal Emilia (nascida Schell) e João Espig. Faleceu em28 de agosto de 1995. O esposo faleceu em 11 de agosto de 1972. Ambos estão sepultados no cemitério público da sede distrital de Iguiporã.
² Os três filhos se casaram em Marechal Cândido Rondon: Arlindo, com Sofia Grohmann⁵; Armando, com Liria (?); e Willi, com Lúcia Schuck.
³ Trouxe perto de 60 mudanças de conterrâneos para Marechal Cândido Rondon, principalmente para os distritos de Bom Jardim e Iguiporã. Ele próprio, anos depois, transferiu residência de Getúlio Vargas para o Paraná e abriu uma casa comercial na atual sede distrital de Bom Jardim.
Em 22 de julho de 1969, foi nomeado como delegado de polícia de Marechal Cândido Rondon. Permaneceu na função até se aposentar, abrindo mão de seus negócios em favor da função pública. É natural de Concórdia (SC).
⁵ Antes era noiva de Siegfried Römer, cunhado de sua irmã Tereza, morto num acidente de derrubada de mato, no interior do distrito de Bom Jardim. É filha do casal Catharina (nascida Müller, natural da Alemanha) e Arthur Grohmann. Nasceu em Marcelino Ramos (RS). São suas irmãs: Tereza, Maria e Ana.
⁵ Pouco tempo depois também se mudou para a vila de Iguiporã. Comprou duas chácaras juntas, uma margeando a estrada da atual sede Iguiporã à atual sede de Bom Jardim, distante uns 600 metros da primeira localidade citada. Era casado com Olinda Klitzke.
⁶ Também comprou terras no interior de Iguiporã e se estabeleceu nelas meses depois, vindo de mudança do interior de Getúlio Vargas.
⁷ A primeira colônia, após a ponte, pertenceu ao pioneiro Ernesto Witeck que vendeu a propriedade, décadas depois, para Ari Adams, casado com a sua sobrinha Izoldi Witeck, filha de seu irmão mais velho, Leopoldo José, casado com Hilda Rauber.
⁸ Era o antigo caminho que ia do empreendimento do argentino Julio Tomas Allica, Porto Artaza, em Porto Mendes, até além das margens do Rio Piquiri, região do atual município de Mamborê, onde era feita coleta de erva-mate.
⁹ Antes de mudar-se para Iguiporã morou com sua família, na então vila de General Rondon, onde chegou de mudança em 07 de junho de 1953, procedente de Arabutã (SC).
¹ᴼ Chegou de mudança, com família , à sua propriedade, em 03 de julho de 1952, procedente de Erechim (RS).
___________________________________
1955 — É fundada na cidade do Rio de Janeiro, a Câmara Júnior do Brasil¹, com a eleição da seguinte composição diretiva:
Presidente: João Carlos Guimarães do Valle – Rio de Janeiro
Vice-Presidente: Eduardo Caio da Silva Prado – São Paulo
Secretário: Walter Mesquita – Rio de Janeiro
Tesoureiro: René Zaulo – Niterói
Conselheiro: Victor Bouças
¹ Organização com forte unidade na cidade de Marechal Cândido Rondon (PR).
___________________________________
1956 — O extinto jornal curitibano "Diário do Paraná" destaca em "Sómente no próximo dia dezesseis voltará a reunir-se o Legislativo" (sic) que o deputado estadual Julio Xavier, da bancada trabalhista, usa a tribuna da Assembleia Legislativa para fazer um relato de sua viagem a Toledo, tecendo adjetividades elogiosas ao novo município paranaense, ainda em fase de colonização.
Na oportunidade, durante a sua alocução critica a contrapartida do Governo Estadual oferece à cidade do Oeste do Paraná, se comparado o volume de tributos que arrecada o empresariado local à Fazenda Pública Estadual.
Ao final de seu discurso, o legislador apresenta projeto de lei com o objetivo de criar um ginásio estadual na sede municipal de Toledo.
Na mesma matéria informativa, o periódico da Capital Paranaense noticia que o deputado estadual Mário de Barros formula proposição legislativa, com o fito "de doar às dioceses de Jacarezinho, Londrina, Maringá, Foz do Iguaçu e Palmas uma área¹ de terras de mil alqueires, a título de auxílio, para formarem os respectivos patrimônios" (Diário do Paraná. Curitiba: Ano 1, nº 262, ed. 10 de fevereiro de 1956, p. 3 - Biblioteca Nacional Digital). -- FOTO 4 --
¹ A doação se concretizou pela Lei Estadual nº 2.672 e ficou conhecida como a "Gleba dos Bispos", que colonizada deu origem ao atual município de Missal (KLAUCK, Samuel. Gleba dos Bispos - Colonização no Oeste do Paraná - Uma experiência católica de ação social. Porto Alegre: Edições EST, 2004, p. 31 a 33).
___________________________________
1966 — É realizada a primeira Festa da Cerveja, de Marechal Cândido Rondon, promovida pelo extinto Oeste Paraná Futebol Clube (SAATKAMP, Venilda. Desafios, Lutas e Conquistas: História de Marechal Cândido Rondon. Cascavel: Assoeste, 1984).-- FOTOS 5 e 6 --
___________________________________
1967 — O governador Paulo Pimentel assina contrato para implantação de serviço telefônico, via Telepar, para 31 municípios, incluindo Marechal Cândido Rondon (nota do pesquisador).
___________________________________
1970 — É eleita a nova diretoria do Esporte Clube Botafogo, da cidade de Marechal Cândido Rondon:
Presidente: Antonio Maximiliano Ceretta
Vice-Presidente: Dirceu da Cruz Vianna
Secretário: Bruno Limberger
Tesoureiro: Silvino Dierings
Diretor Esportivo: Bento Schulle
Presidente do Depto. de Bolão
A nova diretoria é completada na reunião do dia 25 de fevereiro de 1970.
___________________________________
1971 — O coral masculino do Sociedade de Cantores Aliança participa da Festa Internacional de Cantores, na cidade de Hohenau, na República do Paraguai (informação Tito Debus). -- FOTO 7 --
___________________________________
1974 — É inaugurada a então Escola Municipal Carlos Chagas, na localidade de Linha Mineira, no então distrito rondonense de Mercedes, ora município de Mercedes.
Prestigiaram o evento a inauguração o prefeito municipal Almiro Bauermann, Arnold Lamb, diretor de Administração; professor Ilmar Priesnitz, diretor do Departamento de Educação e Cultura; Lauro Ohlweiller, chefe do Departamento de Obras e Viação; o vereador licenciado Roberto Tenfen (representante do distrito de Mercedes), os vereadores Harry Feiden, da sede municipal de Marechal Cândido Rondon; e Werno Ivo Lamb, vereador do distrito de Quatro Pontes. Também prestigiaram a solenidade os ex-vereador Luiz Groff e Teobaldo Loffi (VIANNA, Dirceu da Cruz. Frente Ampla de Notícias. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora Rondon AM, vol. 019, de 21.09.73 a 04.03.74, ed. 10.02.1974, p. 489. Programa de Rádio).
___________________________________
1977 — Com a presença do Secretário do Interior, senhor Noel Lobo Guimarães, e do Presidente da Telepar, Renato Johnsson, é inauguraao a ampliação da rede de terminais telefônicos em Marechal Cândido Rondon com 950 novos telefones e o sistema de Discagem Direta Internacional (DDI ), via central telefônica da cidade de Cascavel (nota do pesquisador).
___________________________________
1978 — A Rádio Difusora Rondon AM noticia, que em consequência do êxodo rural que vem acontecendo no município, muitos agricultores e empresários se mostravam receosos, uma vez que isso estava implicando no fechamento de pequenas unidades escolares e estabelecimentos comerciais interioranos (Rádio Difusora Rondon AM. Rádio Frente Ampla de Notícias. Marechal Cândido Rondon: vol. 41, de 16.01.1978 a 23.02.1978. Programa de Rádio).
___________________________________
1981 — Ocorre a fundação do Sindicato dos Empregados no Comércio de Toledo (PR). Assumiu como primeiro presidente, Dario Roberto dos Santos (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo — Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do município de Toledo. Toledo: GMF Gráfica & Editora, 2009, p. 34).
___________________________________
1989 — Acontece no Centro de Ensino Profissionalizante (CEMEP), de Marechal Cândido Rondon, encontro organizado pela Central Única dos Trabalhadores (CUT), para tratar de organização sindical e seu funcionamento e finalidade, paralelo às explicações informativas sobre a entidade sindical nacional.
O palestrante do encontro é Henrique Pizzolato, dirigente regional da CUT residente na cidade de Toledo (PR) e funcionário da agência Banco do Brasil local. Como estava em atividade sindical, Pizzolato encontrava-se afastado de suas funções no Banco do Brasil (WIEDMER, Ronaldo Luiz. Panorama. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora do Paraná AM, ed. 09.02.1989, fls. 199. Programa de Rádio).
Ver mais, clique aqui.
___________________________________
1995 — Acontece na cidade de Entre Rios do Oeste (PR), o lançamento da pedra fundamental para a construção do prédio da Câmara Municipal local (nota do pesquisador). -- FOTO 9 --
___________________________________
2003 — É inaugurado o campus da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), na cidade de Toledo, em estrutura construída de 9 mil m2, em área de 50 alqueires. A instituição começa com cinco cursos de graduação: Administração, Medicina Veterinária, Ciências Biológicas, Engenharia de Produção e Filosofia (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo — Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009, p. 34).
___________________________________
2005 — Inicia as atividades na cidade de Marechal Cândido Rondon a instituição de crédito colaboratio "SICOOB Marechal", por iniciativa de alguns empresários rondonenses. O projeto para a criação da entidade de caráter bancário, foi aprovado pelo Banco Central (BC), em 2004.
Em 2008, o BC autoriza o "SICOOB Marechal" atuar com a livre admissão de associados (Tribuna do Oeste. Marechal Cândido Rondon: ed. 18 de fevereiro de 2021, p. 8). -- FOTO 10 --
___________________________________
2009 — Falece na cidade de Cascavel (PR) o empresário e esportista do automotor, Delcy Damian. Natural do Rio Grande do Sul, de Sarandi, veio à citada paranaense citada 1951. NO Oeste do Paraná começou a trabalhar com recapadora de pneus, cujo negócio se ampliou muito nos anos seguintes. A Vulcanizadora Damian chegoua ter 21 filiadas espalhadas em cidades paranaenses.
Como esportista, Delci participa de muitas competições automobolísticas até 2004, ano em que sofre um grave acidente no autódromo de Laranjeiras do Sul (PR). Como dirigente, foi um dos grandes idealizadores da construção do Autódromo da cidade de Cascavel (Portal Kartmotor). -- FOTO 11 --
___________________________________
2015 — Em função de greve geral dos servidores da rede pública estadual de ensino, um pequeno grupo de professores concentram-se na praça Willy Barth e um grupo em frente ao escritório do deputado estadual Elio Rusch, por este manifestar-se a favor do projeto de lei que reajusta as diretrizes da Paraná Previdência (O Presente). -- FOTO 12 --
___________________________________
2017 — Em solenidade (sessão solene) no Centro de Eventos do Hotel Olinda, na cidade de Toledo, o médico Torao Takada é reconhecido com o título de Cidadão Honorário do Paraná, por proposição apresentada pelo deputado estadual José Carlos Schiavinatto e transformado na Lei nº 18.898, de 10 de novembro de 1986 (nota do pesquisador). -- FOTO 13 --
___________________________________
2019 — Acontece na cidade de Nova Santa Rosa a abertura do Campeonato Regional Oeste de Bike 2019. Dos 16 competidores da Associação Rondonense de Ciclismo (ARC), oito classificam-se para o pódio (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 12 de fevereiro de 2019, p. 25). -- FOTO 14 --
___________________________________
2021 — Após a vacinação das pessoas envolvidas na área da saúde, a Secretária Municipal de Saúde de Marechal Cândido Rondon inicia a vacinação dos idosos com mais de 90 anos contra a COVID 19, seguindo um cronograma¹ previamente estabelecido.
A Secretaria de Estado do Saúde disponibiliza 300 doses da superaguardada vacina para município, para imunizar a população acima de 90 anos (nota do pesquisador). -- FOTO 15 --
O cronograma ficou assim definido:
Quarta-feira (10/02)
Manhã: Margarida e São Roque;
Tarde: Iguiporã, Bom Jardim, Porto Mendes e Vila Gaúcha.
Quinta-feira (11/02)
08h: Bairro São Lucas
09h: Bairro Marechal
10h: Bairro Líder
13h30: Bairro Primavera
14h30: Bairro Augusto
15h30: Bairro Botafogo
Sexta-feira (12/02)
08h: CIS (Centro Integrado de Saúde)
08h: Bairro Alvorada
09h: Novo Horizonte
10h: Novo Três Passos
____________________________________
2021 — Acontece o Dia de Campo Copagril 2021, da Cooperativa Agroindustrial Copagril, com sede na cidade de Marechal Cândido Rondon. Em função da pandemia, que exige dos órgãos governamentais a implementação de medidas restritivas à aglomeração social, o evento é realizado de forma online (nota do pesquisador). -- FOTO 16 --
Assistir vídeo da live do evento, clique aqui.
___________________________________
2022 — O secretário de Estado da Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, visita a cidade de Marechal Cândido Rondon. Na oportunidade, anuncia que está prestes a deixar a secretaria para reassumir o mandato de deputado federal para tentar uma reeleição.
Durante a presença no município, promete seu empenho de atuar junto ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT) para que haja a continuidade e conclusão das obras de duplicação da rodovia federal BR-163 (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 11 de fevereiro de 2022, p. 03). -- FOTO 17 --
___________________________________
2022 — O deputado federal Gustavo Fruet, filiado ao Partido Democrático Brasileiro (PDB), visita a cidade de Marechal Cândido Rondon e se reúne com partidários (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 11 de fevereiro de 2022, p. 03). -- FOTO 18 -
___________________________________
2022 — O comandante geral da Polícia Militar do Estado do Paraná (PMPR), coronel Hudson Leêncio Teixeira, vem à cidade de Marechal Cândido Rondon PR) para visita de rotina ao Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron) e autoridades locais (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed.11 de fevereiro de 2022, p. 30). -- FOTO 19 --
___________________________________
2022 — São iniciadas as obras de construção do complexo que abrigará o Hospital Geral da Unimed (HGU) em Marechal Cândido Rondon (PR), com a previsão de conclusão até o final do ano de 2022 (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 11 de fevereiro de 2022, p. 19).
___________________________________
2022 — A quinta-feira foi de tempo bom na cidade de Marechal Cândido Rondon e no Oeste do Paraná, com nebulosidade esparsa. Temperaturas entre 22 e 32 graus, com ventos fracos do quadrante Nordeste. Umidade relativa do ar em torno de 38% (nota do pesquisador).
___________________________________
2023 — O Partido dos Trabalhadores (PT) de Marechal Cândido Rondon, reúne partidários e adeptos, na Assumar, para jantar de confraternização comemorativo aos 43 anos anos do PT Nacional e os 35 anos do PT Municipal. O evento teve a presença do deputado federal Elton Welter e dos deputados estaduais Roberto Requião Filho e Professor Lemos (nota do pesquisador).
___________________________________
2023 — O professor doutor Tarcísio H. Vanderlinde, da Unioeste - campus de Marechal Cândido Rondon, publica em sua página pessoal no Facebook, em que aborda a milenar é dada para a busca de si mesmo e da primordialidade da Paz Profunda que impregna o Universo:
DA CALMA PRIMORDIAL À PAZ DO ETERNO
Quer seja pela proximidade, ou pela possibilidade de acesso por terra, são muitos os brasileiros que buscam o Deserto do Atacama para matar a curiosidade e poder desfrutar de um ambiente único na superfície da Terra.
Localizado ao norte do Chile, estudiosos costumam dizer que o Atacama é o deserto mais seco do planeta. Contudo, o visitante pode às vezes ser surpreendido por chuvas torrenciais e nevascas em pleno janeiro. Vestígios deixados por torrentes não são difíceis de identificar ao caminhar pelo Atacama.
Embora a região apresente condições naturais severas, existe atividade econômica e muita vida no local. A flora é basicamente composta por árvores de pequeno porte e arbustos que conseguiram adaptar-se à aridez e à falta de água. Em altitudes acima de quatro mil metros a puna amarelada pode surpreender o visitante pela beleza ao associar-se ao conjunto da paisagem.
Também não é raro o viajante se deparar com animais adaptados àquele clima, como é o caso de vicunhas, guanacos, lhamas, raposas e os graciosos flamingos permanentemente escarafunchando micronutrientes nos diversos lagos e salares andinos.
São Pedro do Atacama é um pueblo aconchegante de não mais de dois mil habitantes, que recebe em meio ao deserto, viajantes de todo o planeta. É a base para diversas incursões pelo deserto. Nos arredores da cidade, o visitante pode de pronto caminhar pelo Vale de La Luna e apreciar o pôr do sol tendo a Cordilheira dos Andes como cenário.
Saindo de madrugada de São Pedro do Atacama com transporte local, pode-se chegar ao campo de geisers de El Tatio no extremo norte do Chile, no amanhecer. Ali, o alvorecer pode se transformar numa das experiências mais impactantes que podem ser vivenciadas pelo visitante do Atacama.
São várias as motivações que levam uma pessoa para o deserto. Nos textos bíblicos são encontradas inúmeras referências ao deserto, sejam elas literais ou metafóricas.
As narrativas bíblicas revelam que Cristo buscou lugares desérticos para orar e se preparar para seu ministério. Eremitas se retiravam para regiões desérticas do Oriente Médio para levar uma vida contemplativa nos primeiros séculos do cristianismo.
É notório que o aspecto místico que acompanha o ato de se retirar para o deserto ainda não foi totalmente engolido pela modernidade. Para muitos parece haver um vislumbre de eternidade ao se defrontar com a paisagem desértica.
Alguns cronistas que passaram pela experiência de visitar ou permanecer por algum tempo no deserto, concluíram que visitantes destes lugares descobrem em si mesmos uma calma primordial, que talvez seja o mesmo que a paz de Eterno. -- FOTO 20 --
COMENTÁRIOS