1969 — É investido no Palácio Iguaçu, em Curitiba, o então vice-prefeito de Marechal Cândido Rondon, o senhor Dealmo Selmiro Poersch, como prefeito nomeado (...)
1920 — Pela Lei nº 1909 e pelos decretos nº 256, de 23 de fevereiro do mesmo ano e mais o Decreto nº 957, de 20 de agosto de 1920, o Governo do Paraná concede à Companhia de Estrada de Ferro São Paulo-Rio Grande a concessão de construção e exploração da linha férrea de Guarapuava às margens do Rio Paraná, a Estrada de Ferro Oeste do Paraná.
O contrato para a execução das obras é assinado em 23 de agosto do citado ano. No mês de novembro, dia 23, em vista do requerimento apresentado em 16 do mês anterior de outubro, deferido pelo Governo do Estado, a companhia de Ferro São Paulo-Rio Grande transfere a concessão obtida para a Companhia Brasileira de Viação e Comercio (BRAVIACO), sob a alegação de não poder dar execução às obrigações contratuais (Mensagem dirigida ao Congresso Legislativo pelo Dr. Caetano Munhoz da Rocha, Presidente do Estado, ao installar-se a 2ª Sessão da 17ª Legislatura. Curitiba: 1º de fevereiro de 1925, p. 65 - Biblioteca Nacional Digital; A Divulgação. Curitiba: Ano VIII, Setembro de 1954, p. 29 - Biblioteca Nacional Digital; e DIA. Ligação Brasil-Paraguai — Estudo Retrospectivo Estrada Guarapuava. Curitiba: nº 380, ed. 07 de outubro de 1924, p. 2). -- FOTOS 2 e 3 --
____________________________________
1934 — O jornal "Lar Catholico", editado pela Província Brasileira da Congregação do Verbo Divino, informa, que devido a enfermidade e convalescença do padre Leopoldo Pfad, até então provincial superior no Brasil, o Conselho Superior dos padres do Verbo Divino, nomeou para exercer o cargo o padre Manoel Koenner.
O informativo relata que Koenner passou os primeiros anos de seu sacerdácio em missão na África, Moçambique. De onde teve que sair, junto com os seus confrades, em virtude da guerra.
Após deixar o continente africano, o periódico confirma que Manoel Koenner foi designado para vir ao Brasil. Uma vez aqui, passou a ser professor em colégios da congregação: do corpo docente da Academia de Comércio, do Colégio Arnaldo, em Belo Horizonte; reitor do Instituto Missionário, em Sítio; e por fim, reitor do afamado Colégio Arnaldo. "Debaixo de sua direccção o Collegio (fundado em 1913), chegou a culminancia de sua prosperidade. No anno passado o numero de alumnos não foi inferior a 1.300, cousa verdadeiramente phantastica nestes dias de crise e difficuldades" (in: Pelo Brasil. Juiz de Fora: anno XXII, nº 7, ed. 18 de fevereiro de 1934, p. 55 — Biblioteca Nacional Digital).
___________________________________
1946 — Parte da cidade de São Marcos (RS), o primeiro grupo de 16 homens interessados na compra de terras da recém criada colonizadora Maripá, liderados pelos irmãos Alfredo Paschoal e Zulmiro Antônio Ruaro.
A caravana chegou às margens do Arroio Toledo após penosa viagem de várias semanas, num pequeno caminhão Ford 42. O trajeto entre a Serra Gaúcha e o Oeste do Paraná foi de aproximadamente 960 quilômetros de estradas de chão batido e trilhas abertas em matas.
O entusiamo que motivou o grupo gaúcho a empreender a viagem, aos poucos foi esmorecendo às margens do Arroio Toledo, diante da rudez do ambiente, da ausência de conforto mínimo e da distância dos familiares. A disposição era abandonar tudo e regressar.
Para reacender o ânimo de seus conterrâneos, Alfredo Ruaro, sabendo da presença do padre Antônio Patuí, na cidade de Cascavel¹, encarregou dois de seus colaboradores de viajarem até lá e trazer o sacerdote de origem italiana até o local do acampamento.
Ruaro tinha conhecido o sacerdote em viagens anteriores ao Oeste do Paraná, na cidade de Foz do Iguaçu.
A vinda do padre e a promessa dele de fixar residência no local, devolveu o ânimo a comitiva rio-grandense. Para os 16 gaúchos de ascendência italiana, certamente fervorosos católicos, encontrar um "prete" (padre) que falava o italiano, a língua que eles próprios dominavam, mesmo dialeticamente, foi decisivo para se fixarem no local e trazer mais tardes as famílias do Sul.
A intervenção do religioso italiano, natural de Casarza della Delícia, província de Udine, da congregação dos Servos do Verbo Divino (SVD), foi determinante para o sucesso do projeto colonizatório da Maripá (BEAL, Vitor. Um Coração Valente — História do Padre Antônio Patuí — Fatos da Colonização de Toledo e Oeste do Paraná. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2012, p. 35 a 39; e COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo — Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009, p. 37).
¹ Na época, Cascavel era apenas da "Encruzilhada dos Gomes" - uma pequena localidade que abrigava um posto telegráfico instalado pelo então General Rondon e equipe (nota do pesquisador).
___________________________________
1967 — Acontece abertura de Missões junto a Paróquia Sagrado Coração de Jesus, de Marechal Cândido Rondon, pelos padres missionários Moacir Bossay CSsR e Afonso O´Sullivan CSsR¹. Ambos já falecidos (nota do pesquisador).
1969 — É investido no Palácio Iguaçu, em Curitiba, o então vice-prefeito de Marechal Cândido Rondon, Dealmo Selmiro Poersch, como prefeito nomeado do município¹, pelo decreto governamental nº 18.275, assinado pelo então governador do Estado do Paraná, Paulo da Cruz Pimentel, em função da Lei Federal nº 5.449/1968. -- FOTO 1 --
¹ No dia 4 de junho de 1968, o general-presidente Artur da Costa e Silva instituiu a mencionada lei, que estabeleceu os Municípios de Segurança Nacional. A partir de então, os prefeitos destas áreas passaram a ser nomeados pelo governador de seu respectivo estado, mediante aprovação da autoridade máxima da República. Antes, as capitais já seguiam o mesmo modelo, decretado pelo Ato Institucional nº 3 (AI-3), publicado em 5 de fevereiro de 1966 pelo general-presidente Humberto de Alencar Castelo Branco. Também passaram a ter eleições indiretas as estâncias hidrominerais e as cidades de fronteiras.
___________________________________
1974 — O diretor do Departamento de Educação e Cultura, da Prefeitura Municipal de Marechal Cândido Rondon, professor Ilmar Priesnitz, comunica que os alunos da rede municipal de ensino passarão a ter uniforme padrão, custeado pela Municipalidade (VIANNA, Dirceu da Cruz. Frente Ampla de Notícias. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora Rondon AM, vol. 019, de 21.09.73 a 04.03.74, ed. 18.02.1974, p. 519. Programa de Rádio).
___________________________________
1976 — Odilo Scheibler¹ renuncia a presidência da Liga Rondonense de Esportes (nota do pesquisador).
¹ Na época é funcionário da Rádio Difusora do Paraná, como locutor. É admitido na emissora em 15 de novembro de 1966. Natural de Chapecó (SC), filho do casal Carolina (nascida Kirst) e Armando Scheibler (dados colhidos no Livro de Registros de Empresados, em 17 de fevereiro de 2021).
___________________________________
1976 — É eleita a chapa oposicionista à Liga Rondonense de Esportes. Presidente: Ireno Bayer, Vice-Presidente: Conrado Kempa. Diretores Efetivos: João Natálio Stein, Jaime Gerhardt, Bento Schüller e Gilberto Maehler. Suplentes: João Aguinelo Bokorni, Dealmo Scherer e Harraldo Altmann. A posse dos eleitos foi no dia 27 de fevereiro de 1976 (nota do pesquisador).
___________________________________
1977 — O professor Ilmar Priesnitz pede afastamento da função de secretário Municipal de Educação e Cultura, do governo de Almiro Bauermann. Assumiu interinamente a secretaria o professor Benício Schlickmann (nota do pesquisador). -- FOTO 4 --
___________________________________
1977 — Josef Wenzel, rondonense de ascendência ioguslava, recebe a documentação de naturalização de brasileiro, em solenidade no fórum de Marechal Cândido Rondon, com a presença do Prefeito Municipal, Juiz de Direito, Promotor Público e outras autoridades.
Ele foi o primeiro estrangeiro no município a receber a titulação de brasileiro naturalizado (nota do pesquisador). -- FOTO 5 --
___________________________________
1978 — Em Assembléia Geral Ordinária, 80% dos associados da Cooperativa Agrícola Mista Rondon Ltda., agora Cooperativa Agroindustrial Copagril, votam na "Chapa Integração" para nova diretoria da Cooperativa: Presidente, médico-veterinário Leopoldo Piotrowski (reconduzido); vice-presidente, Alfredo Kunkel; secretário, Almiro Bauermann; 1º conselheiro, Eduardo Gustavo Siews; 2º conselheiro, Alfredo Gressler; 3º conselheiro, Takajiro Murata; 1º conselheiro suplente, Edo Lothar Lohmann; 2º conselheiro suplente, Irineu José Beloni; 3º conselheiro suplente, Angelo Arcego. Conselho Fiscal, Efetivos: Gernot Reuter, Helmuth Schrader e Jenil Mantovani; e suplentes: Rudi Kolling, Alfredo Kasper e João A. da Silva (Rondon Hoje. Marechal Cândido Rondon: Editora Independente Ltda., ano 1 , nº 27, edi. 23 de fevereiro de 1978, p. 12).
___________________________________
1984 — É fundada a Associação das Câmaras de Vereadores do Oeste do Paraná - ACAMOP (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo — Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009, p. 38).
___________________________________
1984 — Com o objetivo de conhecer a sua operacionalidade e administração, a Cooperativa Agrícola Mista Rondon Ltda., agora Cooperativa Agroindustrial Copagril, com sede central na cidade de Marechal Cândido Rondon, recebe a visita de direigentes cooperativistas da cidade argentina de Santa Fé, vinculados à Cooperativa Agrícola Ganadêra. A comitiva é liderada pelo sue presidente, Hipolito de Pauli e mais o gerente geral, Rubem Rigálli e o engenheiro agronômo, José Luiz Hadian (Argentinos visitam hoje a Copagril. Panorama. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora do Paraná, vol. 002, cad. janeiro a março 1986, fls. 221. Programa de Rádio).
___________________________________
1987 — Por causa da greve dos funcionários das distribuidoras de gás, o produto começa a falta em Marechal Cândido Rondon e em todo o Oeste do Paraná.
O município de Marechal Cândido Rondon, na época, tinha um consumo médio mensal de 25 mil botijões de GLP, com maior percentual utilizado em aviários (LEDUC, Lincoln. Terminou o gaz(sic) de cozinha em Mal. Rondon. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora do Paraná AM, Panorama, vol. 8, cad. janeiro a fevereiro de 1987, fls. 184. Programa de Rádio).
___________________________________
1987 — Os advogados rondonenses descontentes com o Judiciário de Marechal Cândido Rondon, após o incêndio que destruiu o prédio do Fórum, entram em regime de greve, depois que os dois juízes de Direito da comarca declaram que só atenderiam casos de réus presos.
Os advogados também se insurgem contra o Judiciário local, pela falta de iniciativa em recolher dos escombros os processos e documentos não danificados pelo fogo. Depois do protesto da classe que resulta em visita aos destroços, o diretor do fórum escala um grupo de funcionários para recolher papéis e documentos ainda servíveis.
O sério impasse entre a classe advocatícia e os titulares do Judiciário rondonense chegou, a tal ponto, que provoca a vinda à comarca do Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, desembargador Cláudio Nunes do Nascimento, e também do Procurador- Geral de Justiça do Estado, para intermediar uma reaproximação entre os juízes e advogados.
Ao final da visita, os dois magistrados pedem afastamento na condução das investigações sobre o incêndio e solicitam transferência para outras comarcas. Todavia, passados alguns dias, os dois juízes reconsideram suas decisões e anunciam que permanecerão à frente da Comarca.
Pesou na nova decisão dos dois juízes, a carta de solidariedade, endossada por cerca de 30 magistrados paranaenses e dois desembargadores do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, e de repúdio ao "movimento grevista" dos causídicos rondonenses.
A Associação dos Magistrados do Paraná também interveio no caso declarando que não aceita a transferência dos dois magistrados da comarca de Marechal Cândido Rondon (LEDUC, Lincoln. Greve dos advogados de Mal. Rondon et alli; GOMES, João Marcos. Juízes reconsideraram e não sairão de Marechal Rondon. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora do Paraná AM, Panorama, vol. 08, cad. janeiro e fevereiro de 1987, fls. 192, 196 e 216. Programa de Rádio). -- FOTO 6 --
___________________________________
1988 — A 3ª Companhia da Polícia Militar do Estado do Paraná (PMPR), com sede em Marechal Cândido Rondon, começa a funcionar em novas instalações ocupando a antiga sede da 35ª Circunscrição de Trânsito (CIRETRAN), na esqueina das Ruas D. João VI e Pernmabuco (JMGOMES (João Marcos) e LEDUC, Lincoln. Panorama. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora do Paraná, vol. 104, cade. janeiro e fevereiro de 1988, fls. 289 e 297. Programa de Rádio).
___________________________________
1998 — "Em desespero, 130 avicultores do Oeste e Sudoeste ocupam a sede da BNDES, no Ro de Janeiro, pedindo a solução para o caso do Frigorífico Chapecó, crise que obrigou o fechamento de 600 aviários" (PretonoBranco, versão eletrônica).
___________________________________
2009 — O rondonense Ademir Antonio Osmar Bier, como suplente de deputado estadual, assume o cargo em efetivo na Assembleia Legislativa do Estado do Paraná, em vista da cassação do mandato do deputado estadual Geraldo Cartário Ribeiro pelo Tribunal Superior Eleitoral (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 19 de fevereiro de 2009, p. 04). -- FOTO 7 --
___________________________________
2009 — É instalada a primeira agência da cooperativa de crédito Cresol , em Marechal Cândido Rondon (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 18 de fevereiro de 2021, p. 16). -- FOTO 8 --
___________________________________
2016 — Acontece a Assembléia Geral Ordinária da Associação dos Comitês Femininos da Copagril (ACFC) com a eleição e posse da diretoria para o ano de 2016, assim composta:
Presidente: Jucimara Bíscaro - CFC Sol Nascente, de Mercedes
Vice-presidente: Silda Gall Seibert – CFC Mulheres Campo, de Pato Bragado
Tesoureira: Leila Vorpagel - CFC Amor Esperança, da linha Três Voltas
Vice: Lori Bloedorn – CFC Horizonte, de Novo Horizonte
Secretária: Ivete Schoffen - CFC Alegres e Unidas, da Linha São João
Vice: Claudete Sônego – CFC Raio de Luz, de Marechal Cândido Rondon
Diretora Social: Elane Lopes – CFC Alegres e Unidas, da linha São João
Vice: Santina Bendo – CFC Horizonte, de Novo Horizonte
Assessora Legal: Vani Schneider – CFC 28 de Março, de Quatro Pontes
Conselheiras fiscais
Efetivas: Leoni Lengert – CFC Raio de Luz, de Marechal Rondon; Cleni Dietz – CFC Mulheres do Campo, de Pato Bragado; e Eliana Diesel – CFC Amor e Esperança, da linha Três Voltas. Suplentes: Ingrid Foellmer Sulzbach – CFC Amigas do Campo, de Entre Rios do Oeste; Edi Carla Bet Knaul – CFC Sol Nascente, de Mercedes; e Claci Lange – CFC Flor do Campo, da linha São Cristóvão. -- FOTO 9 --
___________________________________
2017 — É inaugurado na sede municipal de Entre Rios do Oeste, à Rodovia PR - 495, o Auto Posto Costa Oeste, bandeira Petrobrás, de propriedade dos empresários Cleyton Gonçalves e esposa Hauanda Maiberg e Eloir Bremm e esposa Marcia Maria Altenhofen (nota do pesquisador). -- FOTO 10 --
___________________________________
2020 — Falece o rondonense Edgar Eisele, aos 90 anos, vítima de dengue hemorrágica (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 21 de fevereiro de 2020, p. 33).
___________________________________
2021 — Falece na cidade de Cachoeirinha, na região metropolitana de Porto Alegre, Telmo de Lima Freitas, ícone do nativismo gaúcho. O autor de "Esquilador¹", obra prima de sua carreira artística, morreu aos 88 anos, completados na última segunda-feira (15).
A cultura gaúcha campeira tem ainda de Telmo Lima, criações consagradas, como: Prece ao Minuano, Cantiga de Ronda, Defumando Ausências, Lembranças, Alma de Galpão, Morena Rosa, Pago Santo e Prenda Minha.
O renomado artista, presença constante nos grandes festivais de música nativa e apresentações em Centros de Tradiações Gaúchas (CTG), era natural de São Borja (RS). -- FOTO 11 --
2022 — É anunciado que o grupo empresarial rondonense Sooro Renner, do segmento de derivados de leite, bateu recordes em 2021, alcançado um faturamento de 510 milhões e distribuição de 5 milhões em participação de lucros (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 18 de fevereiro de 2022, p. 09).
___________________________________
2022 — A sexta-feira foi de tempo seco em Marechal Cândido Rondon e no Oeste do Paraná. A nebulosidade esparsa, com ventos do quadrante Nordeste, fracos, no período matutino. À tarde, os ventos vinham do quadrante Sul, indicativo de persistência da estiagem. Temperaturas entre 23 e 37 graus, com umidade relativa do ar em torno de 35%. São os mesmos registros do dia anterior. (nota do pesquisador).
____________________________________
2023 — Começa e vai até dia 20, o evento "Feriadão de Carnaval em Porto Mendes", no Parque de Lazer Annita Wanderer (Praia Artificial), na sede distrital rondonense de Porto Mendes, uma realização da Fundação Promotora de Eventos de Marechal Cândido Rondon (PROEM), Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (nota do pesquisador). -- FOTO 12 --
____________________________________
2023 — O sábado amanhece em Marechal Cândido Rondon com céu praticamente sem nebulosidade, com rara presença filamentos de nuvens tipo cirrostratus. Ventos do quadrante Sul, moderados e frios. Temperaturas entre 13, esta com sensação térmcia de 12 graus, e 21 graus. Foi necessário uso de agasalho apropriado para temperatura baixa (nota do pesquisador).
___________________________________
2024 — É domingo. O dia amanhece na cidade de Marechal Cândido Rondon com temperatura de 22 graus e ventos do quadrante Nordeste, fracos. Céu com presença de nebulosidades tipo stratus e a noroeste vista de cumulonimbus. Durante a tarde, forte presença de nuvens identificadas como de nimbostratus. Ao final da tarde, forte pancada de chuva na cidade e área suburbana.
A temperatura máxima do dia alcançou os 33 centígrados com sensação térmica de 35° Celsius (aferição feita via aplicativo digital AccuWeather) (nota do pesquisador). -- FOTOS 13, 14 e 15 --
COMENTÁRIOS