1932 — Nasce na cidade Nova Petrópolis (RS), na época pertencente ao município de São Sebastião do Caí, a pioneira rondonense Irica (nascida Schrank) Kaefer (...)
1924 — É mobilizado pelo Governo do Paraná e colocado à disposição do Governo Federal o 1º Batalhão de Infantaria da Força Militar do Paraná, com várias companhias, sob o comando-geral do capitão Joaquim Antonio Moraes Sarmento, para combater o movimento de revolta tenentista deflagrado na cidade de São Paulo, em 05 de julho anterior.
A unidade militar paranaense parte para o Estado de São Paulo no dia seguinte. Atinge a divisa entre os dois Estados no dia 17, na região de Itararé. Dali é direcionada à cidade de Sorocaba para se estacionar em Porto Feliz. Chega em 23. Neste périplo, a força militar paranaense tem os primeiros enfrentamentos com amotinados. Esses embates se tornam cada vez mais intensos e sucessivos à medida que passam os dias. Não somente para os militares paranaenses, mas, também, para as corporações advindas de outros Estados em favor do Governo Central.
Sob a pressão do poderio da artilharia da coluna contrarrevolucionária, sempre no encalço, os revoltosos em revés, vão se infiltrando cada vez mais para interior, até chegaram às margens do Rio Paraná. Uma vez ali, o comando dos amotinados se organiza e desce o caudaloso rio para começar uma nova ofensiva a partir do despovoado Oeste do Paraná.
A estratégia colocada em prática, apesar de pequenos avanços, redunda num fracasso diante da superioridade numérica de soldados e armamentos da coluna combatente, comandada pelo General Rondon. A isso soma-se o decepcionante reforço gaúcho que veio em apoio, bem inferior ao que tinha anunciado Luiz Carlos Prestes aos comandantes da força paulista amotinada.
Rechaçado o movimento rebelde no Estado de São Paulo, a força militar do Paraná retorna ao Estado e redireciona a sua ação para o Oeste Paranaense, onde a coluna de revoltosos se instalou. Encaminha-se a partir de Irati rumo a Guarapuava, com destino ao atual município de Catanduvas, para subjugar o grosso do agrupamento revoltoso tenentista entrincheirado na Serra dos Medeiros.
O sangrento combate em Medeiros, vitorioso para as tropas comandadas por Rondon, encerra a participação da força do Paraná nas operações de enfrentamento da insubordinação bandeirante.
O 1º Batalhão retorna a Curitiba em 22 de março de 1925, somando a perda de muitas vidas e centenas e centenas de feridos, entre oficiais e praças.
Após a derrocada na Serra dos Medeiros, o movimento de sediciosos vai se fragmentando e, cada vez mais acuado, é forçado a recuar à região lindeira ao Rio Paraná. Apesar das pequenas resistências que ainda arrisca, não resta outra alternativa, diante do cerco a que está submetido, a não ser a debandada do Oeste do Paraná.
Transpõe o Rio Paraná, de passagem pelo Paraguai, adentra ao atual Mato Grosso do Sul (O Estado do Paraná. O Paraná ao lado da Lei A nossa força militar. Curitiba: ano 1, nº 54, ed. 14 de março de 1925, p. 1 — Biblioteca Nacional Digital; e O Estado do Paraná. O regresso do 1º Batalhão da Força Militar do Estado A sua recepção nesta Capital. Curitiba: ano 1, nº 61, ed. 22 de março de 1925 — Biblioteca Nacional Digital). -- FOTO 4 --
____________________________________
1932 — Nasce na cidade Nova Petrópolis (RS), na época pertencente ao município de São Sebastião do Caí (RS), a pioneira rondonense Irica (nascida Schrank) Kaefer, filha do casal de Ella (nascida Morch) e Alfredo Schrank.
Ela e esposo Oscar Osvaldo Kaefer, mais os filhos Nelson e Renato chegam de mudança em Marechal Cândido Rondon, no dia 07 de fevereiro de 1954 (nota do pesquisador). -- FOTOS 1, 2 e 3 --
Ver mais, clique aqui.
___________________________________
1962 — É fundado o Yara Country Clube, na cidade de Toledo (PR), após conversações entre os membros do Lions Clube local, quanto à necessidade de um clube de recreação campestre. A comissão para a organização do novo clube é assim constituída: Lamartine Braga Côrtes, Ondy Hélio Niederauer, Luiz Carlos Lima, Celso Spíndola Fagundes, Paulo Gbur, Waldemiro Alberto Giacomazzo, Hilário Koppe Zenni (presidente eleito), Luiz Carlos Klenke e o doutor Friedrich Rupprecht Seyboth (médico pioneiro da cidade de Marechal Cândido Rondon - PR).
Em 17 de junho de 1998 em fusão com o Clube do Comércio, surge o Country Clube de Toledo, de curta duração. Em 20 de maio de 2003 volta a denominar-se Yara Country Clube. Três anos depois ocorre composição com o Campestre Clube Recreativo Cultural e o Yara Country se torna num dos maiores clubes de campo e social do Paraná (nota do pesquisador).
___________________________________
1963 — O pastor Ottmar Wehr, da Comunidade da Primeira Igreja Batista de Marechal Cândido Rondon, muda-se para a cidade de Panambi (RS) (nota do pesquisador).
___________________________________
1969 — Falece na cidade de Curitiba, o pioneiro rondonense e imigrante alemão Alexander Koniecziniak¹. O sepultamento ocorreu no dia seguinte no cemitério público da sede municipal Marechal Cândido Rondon. -- FOTO 5 --
¹ O nome completo é Alexander Albert Wilhelm Koniecziniak, nascido em Lehe, próximo a cidade portuária de Bremen, Alemanha, em 1889. Casou-se com Teekla Kornelia Johanna Schröder, natural de Detern, região administrativa de Leer, Baixa Saxônia, onde ela nasceu em 19 de abril de 1890.
O casal imigrou para o Brasi, na companhia de seus dois filhos² Karl-Heinz e Alexander, em 18 de dezembro de 1922, com embarque no porto de Bremerhaven, pelo navio navio “Gotha” e aportou na cidade do Rio de Janeiro em 08 de janeiro de 1923. No Brasil, se estabeleceram em Santa Catarina, na região de Rio do Sul, na localidade de Matador. Mais tarde mudaram-se para a cidade de Piratuba, também em Santa Catarina, e alguns anos após transferiram residência para Marechal Cândido Rondon.
Alexander Albert faleceu em 15 de março de 1969 e sua esposa Teekla Kornelia Johanna em 22 de julho de 1964. Ambos estão sepultados no cemitério público da sede municipal de Marechal Cândido Rondon (colaboração de Fred Koniecziniak, via Facebook, em 09.12.2015 e 10.12.2015).
² Em solo brasileiro nasceram mais o filho Theodoro, que foi proprietário da Auto Mecânica Rondon, na cidade de Marechal Cândido Rondon, e mais as filhas Algunda e Hanni (colaborou Renate Isenberg, via facebook).
___________________________________
1971 — Toma posse como 40º governador do Paraná, na condição de nomeado pela Presidência da República, o advogado e político Haroldo Leon Peres, em sucessão a Paulo da Cruz Pimentel.
Acusado de corrupção e arbitrariedades, Peres permanece no cargo até 23 de novembro do mesmo ano. Em seu lugar, assume o vice-governador Pedro Viriato Parigot de Souza.
Haroldo Leon Peres falece na cidade de Maringá (PR), em 16 de setembro de 1992. -- FOTO 5 --
Saber mais, clique aqui (item 1971).
___________________________________
1970 — Chega de mudança em Marechal Cândido Rondon, o casal Wenilda Luiza (nascida Orlandini) e Orlando Facini, na companhia das filhas Salete, Dolores, Jaqueline e Bibiane procedente de Encantado (RS), da localidade de Palmas.
Ao migrar para o Paraná, o casal vende todos os pertences, exceto uma caixa de louças, sacolas de roupas, a máquina manual de fazer macarrão e uma malinha de metal com os documentos. A viagem desde Encantado é realizada com uma kombi.
A senhora Wenilda Luiza nasce em 20 de outubro de 1930, em Encantado (RS), filha do casal Anna Maria (nascida Signori) e José Francisco Orlandini, que também veio residir na cidade de Marechal Cândido Rondon, pelo ano de 1972. Nesta cidade o casal veio a falecer.
Orlando Facini, natural de Arroio do Meio (RS), nascido em 18 de junho de 1932, é filho do casal Miloca Mercedes (nascida Kayser) e Albino Facini (ambos falecidos no Rio Grande do Sul).
Em Marechal Cândido Rondon, Orlando Facini destaca-se como construtor de grandes obras, como a grande ampliação (ala psiquiátrica) do Hospital e Maternidade Filadélfia, a Igreja Matriz da sede Municipal de Mercedes, entre outras construções de significado vulto (nota do pesquisador). -- FOTO 6 --
___________________________________
1971 — É eleita a nova diretoria do Sindicato Rural Patronal de Marechal Cândido Rondon, via chapa única, com 229 votos favoráveis e dois contra: membros efetivos: Alfredo Guilherme Wiebrantz, Alfredo Mülling, Adolfo Uescher e Fridolino Rauber. Suplentes: Hugo Freitag, Eldor Egon Lamb, Lauro Arnaldo Freitag e Arturo Bogorni. Conselho Fiscal – Efetivos: Conrado Bach, Ceslau Kozic e Alfredo Kunkel. Suplentes: Armindo Fenstersiefer, Willy Radoll e Miguel Weinfortner. Delegados representantes: Estanislau Czycza, Otávio de Oliveira. E suplentes: Arlindo Alberto Lamb e Eldor Egon Lamb (nota do pesquisador).
___________________________________
1974 — Em sessão especial do Congresso Nacional, em Brasília, toma posse como 29º presidente do Brasil¹, o general Ernesto Geisel. A sua eleição acontece, por votação indireta dos congressistas, em 15 de janeiro. Recebe 400 votos favoráveis contra 76 contrários em favor da candidatura dde deputado federal Ulisses Guimarães. -- FOTO 7 --
¹ O ex-presidente tem um vínculo histórico com a cidade de Marechal Cândido Rondon, por visitá-la em março de 1976 (nota do pesquisador).
___________________________________
1974 — Circula a primeira edição do então jornal rondonense “Rondon Comunicação¹” (O Presente. Marechal Cândido Rondon, PR, 1960 - 2010. Edição Especial, p. 22).
¹ O informativo foi de propriedade da empresa Grafoset, do jornalista cascavelense Eduardo Lima, e mais tarde vendido para o empresário Ivo Kappmann que anos depois desativou a empresa (nota do pesquisador).
___________________________________
1975 — Toma posse como 44º governador do Estado do Paraná, na condição de nomeado pela Presidência da República, o empresário Jayme Canet Júnior. -- FOTO 8 --
___________________________________
1977 — O Hospital e Maternidade Filadélfia, da Família Seyboth, da cidade de Marechal Cândido Rondon, lança o seu convênio médico-hospitalar, com a denominação de “Convênio-Médico do Hospital Filadélfia”, mais tarde "Plano de Saúde Sempre Vida".
O convênio é idealizado por Dieter Leonard Seyboth, filho do médico pioneiro rondonense Dr. Friedrich Rupprecht Seyboth e sua esposa, dra. Ingrun Klagges¹, com base em modelo em voga na Capital Paulista, do qual é conveniado.
Em 2021, o plano de saúde é vendido ao grupo Athena, de São Paulo, e o Hospital Marechal Cândido Rondon alugado por 20 anos para o mesmo conglomerado (nota do pesquisador). -- FOTO 9 --
¹ Doutora em filosofia na Alemanha.
___________________________________
1977 — Instala-se em Marechal Cândido Rondon o advogado Afonso Ibaldo Kunzler, procedente do Rio Grande do Sul. Sem conseguir destaque com a sua banca na cidade, anos depois o advogado se transfere para o Estado do Mato Grosso, para a cidade Sinop (nota do pesqusiador).
__________________________________
1978 — Em nota à imprensa, a Prefeitura Municipal de Marechal Cândido Rondon noticia que aconteceu no então Centro Municipal de Ensino Profissionalizante (CEMEP), o segundo ensaio da recém criada Banda Municipal (Rádio Difusora Rondon. Frente Ampla de Notícias. Marechal Cândido Rondon: vol. 42, de 24.02.1978 a 05.04.1978, p. A-173. Programa de Rádio).
___________________________________
1978 — Em nota a imprensa, a Prefeitura Municipal de Marechal Cândido Rondon noticia o início do plantio da arborização da Avenida Rio Grande do Sul, desde o cruzamento com a atual Avenida Irio Jacob Welp até o atual trevo de acesso da rodovia BR 163 à cidade de Guaíra (Rádio Difusora Rondon. Frente Ampla de Notícias. Marechal Cândido Rondon: vol. 42, de 24.02.1978 a 05.04.1978, p. A-170. Programa de Rádio).
___________________________________
1978 — Visita a cidade de Marechal Cândido Rondon o candidato a deputado federal pelo então MDB, Heitor Alencar Furtado, filho do ex-deputado Alencar Furtado (Rádio Difusora Rondon. Frente Ampla de Notícias. Marechal Cândido Rondon: vol. 42, de 24.02.1978 a 05.04.1978, p. A-177. Programa de Rádio).
___________________________________
1979 — Assume como 45º governador do Paraná, o General Ney Aminthas de Barros Braga, cujo mandato vi até o dia 14 de maio de 1982.
Ney Braga já tinha sido o 37º governador do Estado, de 31 de janeiro de1961 a 17 de novembro de 1965. -- FOTO 10 --
___________________________________
1983 — José Richa (político de Londrina) toma posse como 47º governador do Paraná e o primeiro eleito por sufrágio universal após a abertura política do Governo Militar de 1964. Tem como vice, o empresário da área de seguros, João Elízio Ferraz de Campos. A eleição aconteceu no dia 15 de novembro.
Candidato do MDB, José Richa disputa a eleição contra o engenheiro-civil curitibano Saul Raíz (filiado ao PDS), apoiado pelos governistas, e ganha a eleição por 1.715.842 votos contra 1.130.475. A disputa ao Governo do Paraná tm candidatos de outros partidos, porém com votações pouco expressivas.
Richa exerce a governadoria até 09 de maio de 1986 quando deixa o cargo para disputar uma vaga ao Senado Federal (nota do pesquisador). -- FOTO 11 --
___________________________________
1986 — Com a derrota na assembleia geral da chapa única, montada para destituir a diretoria da Cooperativa Agroindustrial Cascavel (COOPAVEL) e iniciar o processo de liquidação da cooperativa¹, é mantida a atual direção da entidade e com isso a pretensa liquidação afastada (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo — Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009, p. 54).
¹ Na época a Coopavel se encontrava num cenário difícil de gestão administrativa e financeira. Com a permanência da antiga diretoria, esta convidou o economista Ibrahim Fayad que implantou um novo direcionamento administrativo e a cooperativa se recuperou da fase falimentar em curto recorte de tempo (nota do pesquisador).
___________________________________
1987 — É criada a extinta Comissão Pró-Desenvolvimento do distrito rondonense de Entre Rios. Nas ações da Comissão, o ítem principal é transformar o distrito em município (LEDUC, Lincoln. Panorama. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora do Paraná AM, vol. 009, cad. março e abril de 1987, fls. 72. Programa de Rádio).
__________________________________
1987 — Com o fim de seu mandato como governador do Paraná, João Elisio de Ferraz de Campos, envia cartão de agradecimentos para prefeitos, lideranças políticas e câmaras de vereadores (nota do pesquisador). -- FOTO 12 --
___________________________________
1987 — O senador Álvaro Fernandes Dias (candidato do MDB) toma posse como 48º governador do Paraná, eleito em 15 de novembro de 1986, com 2.347.795 votos contra 797.292 sufrágios de seu principal opositor, Alencar Furtado (PMD). Álvaro permanece no cargo de governador até 15 de março de 1991, sucedido pelo o ex-prefeito de Curitiba, Roberto Requião (nota do pesquisador). -- FOTO 13 --
___________________________________
1989 — Falece o empresário e político Attílio Francisco Xavier Fontana, fundador do grupo Sadia (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo — Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: Gráfica & Editora GFM, 2009, p. 51). -- FOTO 14 --
___________________________________
1991 — Toma posse como 50º governador, o ex- deputado estadual e ex-prefeito de Curitiba, Roberto Requião de Mello e Silva (MDB), sucedendo a Álvaro Fernandes Dias, da mesma sigla partida, tendo como vice Mário Pereira, da cidade de Cascavel.
Requião permanece no cargo até o dia 09 de abril de 1994. Licencia-se para disputar uma vaga ao Senado, com vitória. Em seu lugar assume o vice, até 1º janeiro de 1995¹.
Na eleição de 15 de novembro, Roberto Requião conquista os sufrágios de 1.877.282 contra 1.489.172 de José Carlos Martinez, seu principal adversário na disputa ao Governo do Paraná, no 2º turno que ocorre em 29 de novembro. Vence as eleições valendo-se da figura fantasiosa "Ferreirinha — o pistoleiro de Assis Chateuabraind", criada pelo marketing de sua campanha, para desconstruir a reputação e o favoritismo de Martinez na eleição (nota do pesquisador). -- FOTO 15 --
¹ A Constituição Brasileira de 1988 estabeleceu que a posse dos eleitos, doravante, aconteceria sempre em 1º de janeiro.
___________________________________
2006 — Assume a presidência da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (ACIT), o empresário Rainer Zielasko (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo — Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009, p. 54). -- FOTO 16 --
___________________________________
2011 — Falece o senhor Osvino Lemke, na cidade de Cascavel. Foi o primeiro secretário de administração da Prefeitura Municipal de Marechal Cândido Rondon, no governo do prefeito municipal Arlindo Alberto Lamb (nota do pesquisador). -- FOTO 17 --
___________________________________
2016 — Acontece a Assembleia Geral Ordinária da SICOOB - Marechal Cândido Rondon com apresentação do balanço 2015 e posse do novo presidente da entidade cooperativista de crédito, sr. Luciano Cremonese, como também de integrantes do Conselho Fiscal (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 18 de março de 2016, p. 23).
____________________________________
2019 — Acontece a abertura oficial da agenda programática de eventos alusiva aos 26 anos de emancipação político-administrativa do município de Pato Bragado.
A festividade culmina com a realização da 31ª Festa Nacional do Cupim Assado no domigo, dia 17 de março (nota do pesquisador). -- FOTO 18 --
___________________________________
2019 — O rondonense Arneldo (Guido) Krampe, morador na póvoa rondonense¹ de Linha Boa Vista, é citado como um caso inusitado, pois, aos 83 anos, ainda é atleta ativo e participativo jogando futebol de campo todos os sábados à tarde e disputando competições internas do Canarinho, clube de sua localidade, do qual já foi presidente e treinador (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 15 de março de 2019, p. 36). -- FOTO 19 --
¹ Gentilício do municiípio de Marechal Cândido Rondon (PR).
___________________________________
2019 — Acontece a Assembleia Geral Ordinária da Associação Atlética Cultural Copagril (AACC), na sede social da entidade, com prestação de contas do exercício de 2018 e eleição e posse da diretoria para a gestão 2019/2021 (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 19 de março de 2019, p. 27). -- FOTO 20 --
___________________________________
2020 — Acontece na cidade de Campo Grande (MS), o Grande Prêmio Doble Rochedo de Ciclismo de Estrada. A prova é disputada em trajeto de 80 quilômetros.
Participam da competição os rondonenses Paul Lírio Berwig que conquista o 4º lugar na categoria Master C; e Elio Jurez Wailand que termina em 13ª colocação na categoria Master B (nota do pesquisador). -- FOTO 21 --
___________________________________
2020 — Acontece o Campeonato Regional Oeste de Mountain Bike, etapa Medianeira (PR). Participaram de Marechal Cândido Rondon da competição seis atletas, pertencentes à Associação Rondonense de Ciclismo (ARC). Cinco deles ganham pódio da prova disputada na modalidade XCO (Cross Country):
Marco Aurélio Stenzel e Andrei Kuntz, que vencem nas categorias Pro Master C e Pro Sub 30, respectivamente.
André Freitag é o terceiro colocado na Sport Master B1; mesma posição de Douglas Thomas na Sport Sub 30.
Rosângela Cristina Schmitz termina na quinta colocação na Pro Elite Feminina.
O atleta Jean Michel compete na Pro Master A1, mas não finaliza a prova por problemas mecânicos.
Os atletas da Associação Rondonense de Ciclismo têm apoio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e são patrocinados pela Farmaútil, Finex Chinelos, Kromóveis, Lacto Bom, Loja Cercar, MCR Bikes, Odontologia Boger e Rede Constru&cia – Loja Nied (nota do pesquisador). -- FOTO 22 --
___________________________________
2020 — Falece na cidade de Lucas do Rio Verde (MT), o jovem rondonense Guilherme André Zart, vítima de pneumonia. É filho do casal rondonense Ivana¹ e Auri Fernando Zart (Aurizinho), atualmente morador em Curitiba; e neto de Auri Osmar Zart e da professora Zita Decks.
Seu corpo é sepultado no cemitério público da cidade paranaense de Capanema, terra natal de sua mãe (nota do pesquisador).-- FOTOS 23 e 24 --
¹ Ivana foi por muitos anos secretária da Rádio Difusora do Paraná, na direção do empresário Elio Winter.
___________________________________
2021 — Falece aos 68 anos, Jacó Carlos Diel, fundador do Jornal do Oeste, com sede na cidade de Toledo (PR). Era casado com Neide Carletto.
Jacó vive durante muitos anos em Toledo, onde lidera o movimento estudantil à frente da Associação Toledana dos Estudantes e funda o Jornal do Oeste, em maio de 1984.
Inicialmente como semanário e impresso no parque gráfico da Folha de Londrina, o Jornal do Oeste logo passa a diário e se consolida como um dos mais importantes veículos de comunicação da região.
Em 1995 entrega a administração do jornal e muda para Ponta Grossa, onde trabalha com uma empresa de pré-moldados e de lá para Balneário Camboriú (SC), onde vinha atuando no ramo de alimentos (nota do pesquisador). -- FOTO 25 --
___________________________________
2021 — A Sicredi Aliança PR/SP, com sede central na cidade de Marechal Cândido Rondon (PR), inicia seus eventos assembleares, de forma online devido a pandemia da COVID 19, para prestação de contas do exercício de 2020 e outros assuntos da agenda das assembleias: nesta data para os associados do estado de São Paulo; dia 16, para os cooperados das agências de Marechal Cândido Rondon; dia 17, para os associados de Quatro Pontes, Mercedes e Guaíra; e dia 18, para os associados de Entre Rios do Oeste, Pato Bragado, São José das Palmeiras e Sub Sede, distrito do município de Santa Helena (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 16 de março de 2021, p. 13).
___________________________________
2021 — O subgrupamento do Corpo de Bombeiros, com sede na cidade de Marechal Cândido Rondon, recebe uma ambulância nova Fiat Ducato, viabilizada pela emenda parlamentar do deputado estadual Washington Lee Abe, da cidade de Cascavel (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 16.03.2021, p. 26). -- FOTO 26 --
__________________________________
2021 — A Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (ADAPAR), escritório de Marechal Cândido Rondon, recebe denúncia de descarte irregular de embalagens vazias de agrotóxico contrabandeado de origem estrangeira (China), em rio localizado no município (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 16 de março de 2021, p. 29). -- FOTO 27 --
___________________________________
2022 — A pioneira rondonense e fotógrafa Irica Kaefer comemora os seus 90 anos. Ela chega de mudança em Marechal Cândido Rondon em 07 de fevereiro de 195, procedente de Piratuba (SC). É nascida em Nova Petrópolis (RS), filha do casal Ella (nascida Morch) e Alfredo Schrank (nota do pesquisador). -- FOTOS 28 e 29 --
____________________________________
2022 — Dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que o Paraná é o estado brasileiro que mais abateu frangos em 2021, "reforçando a liderança no setor, com 33,6% de participação nacional. O que representa 202,2 pontos percentuais acima de Santa Catarina, segundo colocado; Também houve crescimento expressivo na suinocultura, com abate de 786,36 mil cabeças a mais que em 2020. Nesse segmento, o Paraná é o segundo colocado, com 20,3% de participação, atrás de Santa Catarina, com 28, 4% do abate nacional".
Quanto à produção de carne bovina, pelas informações do IBGE, " houve uma redução em todo o país e o Paraná seguiu a tendência, com 238,96 mil cabeças a menos em comparação a 2020, uma queda de 16,6%.".
A produção de proteína animal (bovina, suína e frango) no Paraná totaliza 6,213 bilhões de toneladas em 2021. Somente carne de frango o Estado produz 4,879 bilhões de toneladas.
O levantamento do IBGE também revela que o Paraná está na segunda colocação no País em produção de ovos de galinha, somente atrás de São Paulo (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed.18 de março de 2022, p. 36 e 37).
___________________________________
2022 — A terça-feira é de tempo bom em Marechal Cândido Rondon e no Oeste do Paraná, com temperaturas elevadas entre 21 e 27 graus. Sem nebulosidade e ventos do quadrante Sul (nota do pesquisador).
___________________________________
2023 — No Salão de Atos Ecos da Liberdade, da Igreja de Deus, o pastor Edmar da Silva Ramos, da congregação religiosa referenciada, recebe o título de Cidadão Honorário de Marechal Cândido Rondon. A proposição da homenagem é de autoria de vereador Cristiano Metzner (Suko).
Estiveram presentes à sessão solene, além do autor da honraria, os vereadores Carlinhos Silva, Dionir Briesch (Sargento Dionir) e Moacir Froehlich.
O prefeito Marcio Rauber é representado pelo secretário municipal de Administração, Marcelo Portela. Os secretários municipais Diogo Schneider, de Esporte e Lazer; Fernando Volpato, de Educação; e Júnior Nicszak, de Cultura, e mais o pastor Isai Marcelo Hort da Igreja citada. -- FOTO 30 --
A Câmara Municipal de Marechal Cândido Rondon distribuiu o seguinte histórico do laureado:
" Edmar da Silva Ramos nasceu em em 16 de agosto 1956, na cidade de Laginha (MG). Chegou em Marechal Cândido Rondon em 1971.
Já convertido à Igreja de Deus Ecos da Liberdade, em 1980 deixou o município para estudar no Instituto Teológico Boa Terra, em Guarituba, no município de Piraquara (PR).
Durante este período conheceu a esposa Mira Susanne Hinz Ramos, com quem é casado desde 19 de janeiro de 1985. Juntos, têm os filhos, Cibelli, Jessica, Thiago e Natan.
Ele realizou estágio na Igreja de Deus de Vila Fanny, em Curitiba, de 1983 a 1984. Em fevereiro de 1985 assumiu o pastorado na Igreja de Deus de Guarituba, onde permaneceu até dezembro de 1988.
Foi em janeiro de 1989, atendendo ao convite da Igreja de Deus Ecos da Liberdade de Marechal Cândido Rondon, que retornou à cidade.
Seu trabalho na Igreja, nos primeiros anos, foi voltado aos jovens, crianças, visitas em hospitais, envolvimentos nos cultos, mensagens, entre outros.
Mas, como a Igreja de Deus Ecos da Liberdade tem uma visão das necessidades da comunidade, o pastor Edmar esteve envolvido diretamente também no atendimento às famílias da sociedade, inclusive com muitos trabalhos de apoio nas escolas.
Apesar de estar aposentado desde 2014, o pastor Edmar continua envolvido no ministério, somando 34 anos dedicados ao pastoreio da Igreja de Deus Ecos da Liberdade" .
___________________________________
2023 — O deputado federal paranaense Tião Medeiros (Sebastião Henrique Medeiros,Partido Progressista - PP), da região de Paranavaí, é eleito presidente da Comissão¹ de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento da Câmara dos Deputados (Paraná Cooperativo. Curitiba: Sistema Ocepar, ano 18 nº 208, Mar/2023, p. 29). -- FOTO 31 --
¹ "As comissões parlamentares são órgãos temáticos formados pelos deputados para debater e votar propostas legislativas relacionadas a determinados temas".
______________________________________
2023 — A quarta-feira foi de tempo estável na cidade de Marechal Cândido Rondon, com presença de nebulosidade tipificada como stratocumulus e cirrostratus. À meia-parde ao longe, em outros municípios, algumas formações de nuvens tipo cumulonimbus. Ventos do quadrante Nordeste, fracos. Temperaturas entre 24 e 29 graus, esta última com sensação térmica de 31 graus (nota do pesquisador). -- FOTO 32 --
___________________________________
2024 — É sexta-feira. O dia amanhece na cidade de Marechal Cândido Rondon com temperatura de 26 graus e ventos do quadrante Nordeste, brisa. Céu parcialmente encoberto com nebulosidades identificadas como cirrus e altocumulus. À tarde, correm formações de nuvens tipo cumulonimbus, as quais provocam chuvas nas áreas oeste, sudoeste e sul da cidade da cidade. Precipitação pontual acompanhada de trovões e de intensidade irregular.
A temperatura máxima do dia atinge 38 centígrados com sensação térmica de 43° Celsius (aferição feita via aplicativo digital AccuWeather (nota do pesquisador). -- FOTO 33 --
___________________________________
2024 — Começa e vai até o dia 17, na cidade de Pato Bragado (PR), a ExpoPato 2024 (nota do pesquisador). -- FOTO 34 --
___________________________________
2024 — O veterano e conceituado jornalista cascavelense Paulo Danilo Batista Martins é condecorado com o título de Cidadão Honorário do Paraná, em solenidade especial na Câmara de Vereadores de Cascavel (PR). A proposição para a outorga da honraria é do deputado estadual daquela cidade, Marcio Pacheco (Os brutos também amam. Jairo Eduardo. Cascavel: ano XXVII, nº 2.434, ed. 22 de março de 2024, p. 18 e 19). -- FOTO 35 --
Saber mais, clique aqui (crédito: TV Tarobá - Cascavel).
____________________________________
2024 —É eleito o novo Conselho de Adminitração e novo Conselho Fiscal do SICOOB Confiança, gestão 2024 a 2026, com sede central na cidade de Marechal Cândido Rondon: Presidente, Gainor Sabka (reconduzido); Valdir Luiz Refatti, vice-presidente; e conselheiros efetivos: Alcenir Fachi, Carlos André Lunkes, David Correa do Prado, Iomar Bauermann, Jaime Jacinto Schneider, Kassio Alberto Rusch e Luciano Cremonese.
O Conselho Fiscal assim composto: Dione Olesczuk Soutes, coordenadora; e conselheiras efetivas: Eda Cristina Bekendorf, Vanessa Cristiane D. Rempel, Cristiana Luisa L. M. da Silva.
A posse dos eleitos se deu em 24 de maio seguinte, com jantar festivo (Tribuna do Oeste. Marechal Cândido Rondon: ed. 30 de maio de 2024, p. 14). -- FOTO 36 --
___________________________________
COMENTÁRIOS