1954 — Casam-se os jovens e depois pioneiros rondonenses (chegaram em 1951), Ivona Gehlen e Henrique Afonso Sturm e Ivona Gehlen (...)
1824 — Parte do porto de Hamburgo, Alemanha, o veleiro Anna Louise, sob a capitania do Johann Heinrich Knaack e como comandante do transporte o Barão Joseph von Kettler — o nobre era capitão de infantaria e sob as suas ordens estavam 200 alemães militares que vinham contratados pelo recém Império Brasileiro. A galera hamburguesa chega ao porto do Rio de Janeiro, em 04 de junho de 1824.
Para a historiografia do Sul Brasileiro, na lista de passageiros dessa nau, estão os 39 alemães pioneiros que chegam em São Leopoldo (RS), em 25 de julho de 1824 (FEY, Ademar Felipe. Imigração Alemã no Brasil: Navios e Passageiros Anos 1824 a 1830. Caxias do Sul: Ademar Felipe Fey, 2018, p. 51 e 52). -- FOTOS 3, 4, 5 e 6 --
Uma canção do século XIX, interpretado pelo grupo alemão "Zupfgeigenhansel", expressa todo o sentimento do imigrante alemão em deixar para sempre a sua pátria (para ouvir: clique aqui).
1913 — (dia e mês aproximados). A indústria têxtil A. J. Renner lança a capa de lã Ideal contra a chuva e frio, um produto revolucionário para época, por ser uma indumentária impermeável. Nos anos seguintes novas versões da peça são lançadas. -- FOTOS 7 e 8 --
Antonio Jacob Renner¹, de descendência alemã, quando jovem, foi aprendiz de ourives na joalheria Foernges, e também percorreu as veredas da serra gaúcha como musterreirer (caixeiro viajante) por 4 anos. Dessas andanças percebe a necessidade de mudança no vestuário diante das intempéries climáticas. O tradicional “Poncho” espécie de manta de lã usada pelos viajantes gaúchos, que não garantia o abrigo desejado em tempos de vento e chuva. Seu ideal: desenvolver um abrigo eficiente.
Já com algumas ideias sobre a necessidade de desenvolver novos produtos, decide abrir em 1911, com outros dois sócios, uma pequena fabrica fabrica têxtil em um velho galpão de tropeiros em São Sebastião do Caí.
Contudo, após o primeiro ano de funcionamento, foi necessário reformular o conceito inicial devido às grandes dificuldades da pequena fábrica, dentre elas o maquinário precário para época, com teares de madeira. É então percebida a necessidade de não apenas tecer os fios como também fiar. Surge a primeira inovação da empresa, a aquisição de dois teares mecânicos.
Nesse período A.J. Renner montou um pequeno laboratório para realizar experiências com tinturaria, tecelagem e filtragem, em que tinha como objetivo desenvolver um tecido impermeável. Sua ideia era desenvolver um produto diferenciado e mais eficiente do que o tradicional “Poncho”, algo como uma capa redonda de abotoar na frente, com aberturas laterais para a passagem das mãos, feita de tecido relativamente leve e impermeabilizado, com forro igualmente impermeável nos ombros e nos joelhos, que eram as partes mais expostas à infiltração da água da chuva naquela peça do vestuário gaúcho.
Adaptou uma máquina de costura em que procurava reproduzir os movimentos realizados durante a cavalgada, colocou também um chuveiro em cima da máquina de costura para observar a penetração da água. A partir desses inúmeros testes desenvolveu a modelagem e o tecido para o que viria ser um produto revolucionário na vestimenta dos gaúchos, a capa “IDEAL”, que foi oficialmente lançada em 1913.
Neste período a razão social foi mudada para A. J RENNER & CIA. Por volta de 1916 a Capa Ideal² já estava consolidada no mercado, e foi totalmente adotada pelos gaúchos.
¹ Era natural de Alto Feliz (RS) e faleceu em Porto Alegre, em 27 de dezembro de 1966 (nota do pesquisador).
² A famosa capa veio entre as preciosidades dos migrantes gaúchos e catarinenses ao Oeste e Sudoeste do Paraná (id.).
___________________________________
1954 — Casam-se em Lageado (RS) os jovens e depois pioneiros rondonenses (chegaram em 1951), Henrique Afonso Sturm e Ivona Gehlen. Ele em segundas núpcias. No primeiro casamento, Henrique Afonso Sturm casou com Hilda Reinheimer que veio a falecer em 1949 (informação recebida de Rafael Sturm, via Facebook, em 07 de fevereiro de 2017 e colaboração de Orlando Miguel Sturm). -- FOTOS 1 e 2 --
1971 —Falece na cidade de Guaíra (PR), aos 80 anos de idade, a senhora Cristaforia Sara Santa Cruz Allica, viúva de Julio Tomaz Allica. É quase certo que ela foi a primeira mulher de ascendência européia, a residir no atual município de Marechal Cândido Rondon.
Ela e o marido instalam o empreendimento (obrage) Puerto Artaza, às margens do Rio Paraná, na região do antigo Porto Mendes, no município de Marechal Cândido Rondon (Assentamento de óbito nº 2.646, p. 397 — Registro Civil da cidade de Guaíra (PR). -- FOTO 9 --
¹ Cristaforia nasceu no dia 24 de novembro de 1884 (nota do pesquisador).
1975 — Falece na atual cidade de Quatro Pontes, o pioneiro Vicente Lauro Lang, irmãos dos pioneiros Arno Nicolau e Seno José e esposa Ottilia (os primeiros moradores de Quatro Pontes no projeto de colonização da Maripá). Seu corpo é sepultado no cemitério público local.
Vicente Lauro Lang contrai núpcias em Quatro Pontes com Carlota Stenzel, filha do casal José Ricardo Stenzel, no dia 18 de outubro de 1953 (colaborou Iara Lang — sobrinha). -- FOTO 10 --
1986 — São sorteadas as 36 moradias populares entre os mutuários habilitados para receber um casa do conjunto habitacional edificado no Bairro Botafogo, na sede municipal de Marechal Cândido Rondon (Projeto Mutirão será entregue hoje á 36 famílias; e No sorteio das casas, a emoção dos mutirantes. Panorama. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora do Paraná, vol. 002, cad. janeiro a março 1986, fls. 383 e 388. Programa de Rádio).
____________________________________
1987 — Começa e segue até o dia seguinte, num dos salões de eventos do Congresso Nacional, o Encontro Nacional de Municípios pela Constituinte Municipalista e Reforma Tributária de Emergência. De Marechal Cândido Rondon participa o prefeito municipal Ilmar Prienitz (nota do pesquisador). -- FOTO 11 --
___________________________________
1988 — Ocorre a abertura da Exposição Fotográfica "Sintonia" de Airton Kramer. A mostra acontece no saguão da Prefeitura Municipal de Marechal Cândido Rondon e conta com 60 painéis fotográficos com imagens de autoria do rondonense (LEDUC, Lincoln e WIEDMER, Ronaldo Luiz). Panorama. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora do Paraná, vol. 015, cad. março e abril 1988, fls. 110 e 134. Programa de Rádio).
___________________________________
1988 — Acontece na cidade de Curitiba a posse do professor Celso Almiro Hoffmann¹, como diretor da Faculdade Arnaldo Busato de Toledo (FACITOL²) e do professor Célio Escher como vice-diretor.
A solenidade é presidida pelo secretário de Estado de Ciência e Tecnologia (LEDUC, Lincoln). Panorama. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora do Paraná, vol. 015, cad. março e abril 1988, fls. 127. Programa de Rádio).
¹ É falecido em 01 de dezembro de 2018, na cidade de Cascavel, durante procedimento cirúrgico (nota do pesquisador).
² Anos depois foi transformada em campus da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), do qual o professor foi diretor entre 1984 a 1994 (id.)
___________________________________
1997 — (data aproximada) Circula o primeiro caderno (encarte) rural numa edição do Jornal O Presente. (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 24 de março de 2017, p. 19). -- FOTO 12 --
___________________________________
2006 — Falece o primeiro prefeito municipal de Toledo e primeiro médico da cidade, dr. Ernesto Dal'oglio. Também foi vereador, deputado estadual e deputado federal (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo — Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo.Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009, p. 60). -- FOTOS 13 e 14 --
___________________________________
2006 — "Mais de 300 pessoas de Terra Roxa (PR) e região entregam 1,8 mil reais cada uma a golpistas, mediante promnessa de emprego nos Estados Unidos com salário de 6 mil reais (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo — Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009, p. 60).
___________________________________
2006 — Entre as 3.154 agências do Banco do Brasil existentes no País e Exterior, a agência da cidade de Toledo (PR), se destaca na 81ª posição entre as 314 unidades Classe 1, em 12ª no Estado do Paraná e 1ª na Superintendência Regional de Cascavel (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo — Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009, p. 60).
___________________________________
2006 — "A perda de renda do agricultor tem exemplos ilustrativos. Em 2004, vendendo 3 litros de leite comprava 1 lietro de óleo diesel. Apenas 2 anos depois são necessários 6" (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo — Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009, p. 61).
___________________________________
2006 — O engenheiro agronômo Alfredo Lang, presidente da Conselho de Administração da Cooperativa Agroindustrial C-Vale, com sede central na cidade de Palotina (PR), é agraciado com o título de Cidadão Honorário do Paraná pela Assembléia Legislativa do Estado do Paraná, em solenidade na cidade paranense anteriormente citada. -- FOTO 15 --
___________________________________
2008 — Assume a presidência da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (ACIT), o empresário Hermes João Inácio (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo — Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009, p. 61). -- FOTO 16 --
___________________________________
2014 — Falece na cidade Tupã (SP), Domingos Falleiros de Pádua, que o primeiro gerente da agência do Banco Bradesco, na cidade de Marechal Cândido Rondon, aos 72 anos. -- FOTO 17 --
2017 — É publicada no Diário Oficial da União o decreto do presidente Temer que torna sem efeito a nomeação de Rubens de Camargo Penteado, como diretor-técnico executivo da Itaipu Binacional; e Ramiro Wahrhaftig, como diretor de Coordenação da Binacional (O Presente. Marechal Cândido Rondon; ed. 28 de março de 2017, p. 5).
___________________________________
2017 — São iniciadas as disputas do Campeonato Municipal de Futebol Amador 2017 - Troféu Copa Cercar/SICOOB/Prefeitura Municipal de Marechal Cândido Rondon -, no Estádio Valdir Schneider, com o jogo entre Corinthians/Laticínio Nituano e EC São Remo/Romal Madeiras/ Basivil Materiais de Construção/OCC Frigorífico de Peixes (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 28 de março de 2017, p. 5).
___________________________________
2018 — Começa e segue até o dia seguinte, na Loja Maçônica Quintino Bocaiúva, de Marechal Cândido Rondon, o X Encontro Paranaense da Ordem Cavalaria (EPOC). -- FOTOS 18 e 19 --
___________________________________
2019 — Falece o imigrante alemão Professor Doutor biólogo e engenheiro civil e biologista Jürgen Henry Sauk, esposo da professora Aurélia Liessem, aos 92 anos. Seu corpo é sepultado no cemitério público da cidade de Marechal Cândido Rondon.
Durante a Segunda Guerra Mundial, como soldado alemão, é detido pelo exército russo e enviado para o campo de trabalhos forçados na Sibéria. Quando liberto tomou a decisão de emigrar para o Brasil.
Devotado à Ciência estudava com afinco os efeitos da radioatividade sobre a saúde humana a partir dos testes nucleares subterrâneos. O que provocaria no aumento dos cânceres no mundo. Para ele, o globo terrestre é uma espécie de espuma por cujos veios a radiotividade se espalhava e chega à superfície, afetando as pessoas. Paralelamente, estuda os efeitos da eletricidade sobre a saúde humana, principalmente aquela vertida de pontos elétricos dentro das residências.
Defensor da alimentação naturista, é precursor da agricultura orgânica em Marechal Cândido Rondon. Encaminha o pioneiro Germano Hardke na prática desse modelo agrícola, em sua produção hortigranjeiros. Sauk também foi membro fundador do Centro de Pesquisas Científicas de Marechal Cândido Rondon, entidade de associação científica restritiva.
Deixa escritos vários textos científicos e outros sobre diversos temas, em língua alemã (nota do pesquisador). -- FOTO 20 --
2019 — Acontece em Marechal Cândido Rondon a 1ª Corrida Cross Country do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron), com a participação de 421 atletas (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 26 de março de 2019, p. 33)
___________________________________
2020 — Moradores do Edifício D. Pedro, na cidade de Marechal Cândido Rondon, realizam no princípio da noite uma manifestação luminosa e sonora para a prática da boa vontade, da união em favor do bem coletivo, de bons pensamentos e de alento neste período de isolamento social, devido a pandemia do coranavírus.
O evento é organizado pela professora rondonense Glasi Schio (nota do pesquisador).
2020 — O jornal rondonense O Presente estampa em sua capa a manchete: Fique em casa que ele vai embora. O título é publicado simultaneamente em todos periódicos filiados à Associação dos Jornais Diários do Interior do Paraná (ADI).
Além da capa, o informativo traz várias matérias jornalísticas sobre o coronavírus e ações e determinações adotadas pelas administrações públicas regionais para o enfrentamento da pandemia (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 24 de março de 2020, p. 01,02, 03, 04, 05, 06, 07, 08, 09, 11, 12, 13, 14, 15, 16 e 17). -- FOTO 21 --
__________________________________
2021 — É anunciada pela Prefeitura de Marechal Cândido Rondon, a pavimentação com pedras poliédricas da estrada de acesso da Linha Concórdia à estrada principal, num total de 8.537,82 m2. Com um investimento de R$ 320.622,89, a obra é executada pela empresa Milico Mineração Ltda., vencedora da licitação.
Os recursos são oriundos de emenda parlamentar do deputado federal José Carlos Schiavinato e estão inclusos em um projeto total de investimento de R$ R$ 1.161.620,14, que beneficiará também as linhas Ajuricaba e Arara/Maracanã.
No mesmo anúncio, é informado o começo da obra de pavimentação, com pedras irregulares, da estrada da Linha Wilhelms, no distrito rondonense de Margarida, que dá acesso à estrada principal, numa extensão aproximada de 2 quilômetros.O investimento é de R$ 433.097,93, através de emenda parlamentar do deputado federal Evandro Roman e contrapartida do município.
A empresa vencedora do processo licitatório e responsável pela obra é a Hidrautork (nota do pesquisador).
__________________________________
2021 — Falece a senhora Orminda (nascida Arndt) Rusch, aos 92 anos, por complicações decorrentes do acometimento pela COVID 19. Mãe do ex-vereador e ex-deputado estadual Elio Rusch. Seu corpo é sepultado no cemitério público de Marechal Cândido Rondon.
É natural de Piratuba (SC) e bastante jovem segue com os pais de mudança para Crissiumal (RS). Lá se casa com Alberto Augusto Rusch (que precede-lhe na morte em maio de 2013). O novo casal forma família com o nascimento dos filhos Ereneu (in memorian), Reni, Elio Lino e Dirce.
O casal e filhos chegam de mudança para o Paraná em 10 de julho de 1971, inicialmente fixando residência no atual município de Entre Rios do Oeste e depois na cidade de Marechal Cândido Rondon. O filho Elio somente chega em 1972, pois estava prestando serviço militar (nota do pesquisador). -- FOTO 22 --
___________________________________
2022 — Por aliar-se ao grupo político situacionista em Marechal Cândido Rondon e o consequente licenciamento do cargo do vereador Cláudio Kohler (Claudinho) para presidir a Fundação Promotora de Eventos de Marechal Cândido Rondon (PROEM), assume o suplente Carlinhos Silva, de longa carreira como assessor de vereador.
Poucos semanas antes, ele mesmo tinha anunciado que estava se desligando da política para se dedicar aos negócios particulares. Voltou atrás. (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 26 de março de 2022, p. 09).
__________________________________
2022 — A quinta-feira amanhece em Marechal Cândido Rondon e no Oeste do Paraná, com nebulosidade esparsa e formação de nuvens de chuvas que provocam temporais e tempo severo na região e no sudoeste do Paraná. Em Marechal Cândido Rondon ocorre muita quebra de galhos, queda de árvores e alagamentos, enquanto no município de Pato Bragado é registrado destelhamento de residências, queda de torres e danos em coberturas de indústrias (nota do pesquisador). -- FOTO 23 --
__________________________________
2023 — O presidente Luiz Inácio Lula da Silva nomeia mais quatro diretores brasileiros para a Itaipu Binacional, além do ex-deputado federal (renuniou ao cargo) Enio Verri, de Maringá, para diretor-geral brasileiro, nomeado no dia 10 de março. São eles: Renato Soares Sacramento, para o cargo de diretor técnico executivo; Luiz Fernando Ferreira Delazari, diretor jurídico; Iggor Gomes Rocha, diretor administrativo; e Carlos Carboni, diretor de Coordenação. Eles substituem, respectivamente, David Rodrigues Krug, Mariana Favoreto Thiele, Paulo Roberto da Silva Xavier e Luiz Felipe Kraemer Carbonell.
O mandato dos cinco novos diretores vai até 16 de maio de 2027. Os membros da Diretoria Executiva podem ser reconduzidos ou substituídos a qualquer momento pelos governos do Brasil ou do Paraguai. A normativa consta no Artigo 12 do Anexo A do Tratado de Itaipu. -- FOTO 24 --
___________________________________
2023 — Jair Meyer, superintedente da Área de Suprimentos e Alimentos da Lar Cooperativa Agroindustrial, com sede central na cidade de Medianeira (PR), e intercooperada com a Cooperativa Agroindustrial Copagril, de Marechal Cândido Rondon (PR), no segmento Avícola, conquista o Prêmio Carne Forte, categoria avicultura, durante a ExpoMeat (Feira Internacional da Indùstria de Processamento de Proteína Animal e Vegetal).
O evento acontece na Capital Paulista (PretonoBranco). -- FOTO 25 --
___________________________________
2023 — Toma posse como presidente da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (AMOP), Beto Luniti, prefeito municipal de Toledo, em solenidade na cidade de Cascavel, na sede da associação. Ele substitui Elio Marciniak na presidência da Entidade por fim de gestão (CORAZZA, Maycon. Prefeito Luniti assume a presidência da AMOP. Cascavel: Revista Amop, ano XXIII, nº 165, p. 4 e 5). -- FOTO 26 --
___________________________________
2023 — A sexta-feira amanhece em Marechal Cândido Rondon com nebulosidade tipificada como cirrus. Pouco antes do meio-dia também ocorre o aparecimento de nuvens tipo cumulus e mais, ao final de tarde, algumas formações cumulonimbus. Não ocorrem precipitações pluviométricas. Temperaturas entre 24 e 33 graus, esta última com sensação térmica de 38 grauis (aferição feita via aplicativo AccuWeather) (nota do pesquisador).
__________________________________
2024 — É domingo. O amanhecer em Marechal Cândido Rondon tem temperatura de 20 graus e ventos do quadrante Nordeste, fracos. Céu sem nebulosidade. Próximo ao meio-dia surgem nuvens tipo cumulus, as quais se mantém durante a tarde. A temperatura máxima do atingeos 30° com sensação térmica de 32 centígrados (nota do pesquisador). -- FOTO 27 --
__________________________________
2024 — Falece a pioneira rondonense Adiles (nascida Mohr) Jochims, de causas naturais. Seu corpo é sepultado no cemitério público da cidade de Marechal Cândido Rondon.
Foi casada com o pioneiro Ervino Jochims (precedeu-lhe na morte) com quem formou família com o nascimento dos filhos Ivo, Nauro e Vane Vair.
A pioneira chega de mudança na então vila de General Rondon, com a sua família e seus pais, Laureana e Emílio, em 15 de janeiro de 1952, procedente de Santa Cruz do Sul (RS). Estabelecem uma casa de comércio e tem participação ativa na vida comunitária local (nota do pesquisador). -- FOTO 28 --
COMENTÁRIOS