1949 — Assume como diretor-gerente, eleito em assembleia geral, da Industrial Madeireira e Colonizadora Rio Paraná (MARIPÁ), o senhor Willy Barth (...)
1824 — D. Pedro I, 1º imperador do Brasil, impõe a primeira Constituição das sete que o Brasil já teve (TRESP). -- FOTOS 2 e 3 --
___________________________________
1867 — Falece o químico alemão Friedlieb Ferdinand Runge, o descobridor da cafeina, produto presente no nosso café de todos os dias, no chá e na erva-mate do chimarrão. -- FOTO 4 --
Ver mais, clique aqui.
__________________________________
1911 — O Governo do Paraná concede a Manoel Schamber autorização para construção de uma via férrea entre a cidade de Ponta Grossa até a confluência do Rio Piquiri no Rio Paraná "e por este até o Salto Sete Quedas; bem como para o ramal que construir e que, partindo de um ponto conveniente da linha principal vá até um ponto navegável¹ do baixo Parana", mediante a concessão de um amplo rol de favores (nota do pesquisador). -- FOTO 5 --
¹ O ponto extremo para navegar a montante do Baixo Paraná era o extinto Porto Mendes Gonçalves (nota do pesquisador).
__________________________________
1949 — Assume como diretor-gerente, eleito em assembleia geral, da Industrial Madeireira e Colonizadora Rio Paraná (MARIPÁ), o senhor Willy Barth substituindo Alfredo Paschoal Ruaro. Era a vitória do grupo alemão de sócios sobre o grupo de sócios italianos, e Willy Barth, esposa e filhas passavam a residir¹ em Toledo.
Barth vinha com larga experiência em projeto de colonização e extração e exportação de madeiras nativas para a Argentina e Uruguai, via Rio Uruguai, pois vinha do recente processo colonizatório de São Miguel do Oeste, em Santa Catarina.
Willy Barth a partir de sua posse, por disposição estatutária, teria como colegas na administração da industrial e colonizadora, os descendentes de alemães Egon Werner Bercht e Julio Gertum de Azevedo Bastian.
A administração de Willy Barth abriu uma nova dinâmica de gerenciamento e do ambiente de colonização da Fazenda Britânia e também a exploração madeireira. Como próprio novo diretor-gerente confirmou, Toledo não passava de um núcleo urbano insipiente de 200 moradores e "uma porção de paraguaios, batendo os facões no balcões da Maripá, reclamando a falta de salários" (RIPPEL, Ricardo. Willy Barth Uma Biografia. Toledo: GFM Gráfica e Editora, 2018, p. 14, 81, 82,83 e 84; e COSTA, Luis Alberto Martins da . Calendário Histórico de Toledo — Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidade da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica &Editora, 2009, p.61). -- FOTO 1 --
"A família só veio para Toledo no dia 15 de agosto de 1950. O pai veio em março de 49, a mãe e nós quatro (irmãs) chegamos em agosto de 50. Quando a casa ficou pronta. Viemos com um avião fretado da Varig, vieram também outras pessoas que iriam trabalhar na Maripá.Chegamos em Foz e o pai estava nos esperando" (SANTOS, Vera Regina Barth. Toledo: 25.03.2020. Facebook: Memória Rondonense. Disponível em: < https://www.facebook.com/groups/toledofotos/ >. Acesso em 25.03.2020).
___________________________________
1949 — Destituído do cargo de diretor-presidente da colonizadora Maripá, em assembleia geral dos sócios, Alfredo Paschoal Ruaro assume função equivalente na Colonizadora Pinho e Terra¹. A nova empresa adquire o Imóvel Lopeí, de propriedade do argentino Teodoro Mateo Soldati, e passa a colonizar² a área.
Ruaro, além de fundar Toledo, dedica-se a fundação das cidades de Céu Azul, Matelândia, Medianeira, Santa Terezinha de Itaipu e São Miguel do Iguaçu (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo — Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009, p. 61).
¹ No município de Marechal Cândido Rondon, a Pinho e Terra colonizou o atual distrito de Porto Mendes (nota do pesquisador).
² Essa colonização deve ter acontecido em parceria com Teodoro Mateo Soldati, como se pode deduzir da imagem postada apensa ao tópico histórico. Porém, é um assunto que carece de uma pesquisa mais profunda. -- FOTO 6 --
___________________________________
1951 — É Domingo de Páscoa de 1951.
___________________________________
1958 — Casam-se na atual sede distrital rondonense de Iguiporã, na então Escola Municipal Floriano Peixoto, os jovens Elma Kurtz e Lindolfo Koch¹, em ofício religioso ministrado pelo pastor da atual IECLB, Kurt Henrich, vindo de Toledo.
Ela nascida na localidade de Rio Ligeiro, município de Getúlio Vargas (RS), em 03 de maio de 1943, filha única do casal Adelina (nascida Espig) e Arnaldo Kurtz. Ele nascido na localidade de Linha Cachoeira, também no município de Getúlio Vargas, em 25 de novembro de 1936, filho de Olga (nascida Ritter) e Theobaldo Koch².
O casamento cívil acontece no cartório de Toledo, em 14 de janeiro de 1958.
Os dois jovens chegam de mudança em Iguiporã, com seus respectivos pais, em abril de 1956 e março de 1957, respectivamente (nota do pesquisador). -- FOTO 7 --
¹ É falecido em 25 de fevereiro de 2024 (id.).
² Instalou o primeiro moinho na vila de Iguiporã (ib).
___________________________________
1964 — "O vereador José Ivo Alves da Rocha assume interinamente a Prefeitura de Toledo pelo período de 15 dias. No mesmo ano, ocupa o cargo mais 2 vezes, nos dias 16 e 17 de abril e entre 1º de setembro e 13 de dezembro" (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo — Cornologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009, p. 61).
___________________________________
1972 — Acontece em assembleia geral a eleição da nova diretoria da Copagril para o biênio 1972/1973:
- Presidente: Arlindo Alberto Lamb (reeleito);
- Vice-presidente: Guido Rockenbach (reeleito);
- Secretário: Harry Pydd
- Conselho de Administração: Siegfried Graff, Emilio Pedde e Silvério Stapenhorst. Suplentes: Cornélio Rossato, Ilmo Kooper e Adolfo Helfenstein.
- Conselho Fiscal: Rui Wiebrantz, Ehrenfired Welzel e Aldino Scheffel - Suplentes: João Driwoski, Erno Greef e Lauro Arnoldo Freitag.
(Fonte: Rádio Difusora Rondon, Mundo em Revista, atual Frente Ampla de Notícias: vol. 15, de 18.2.1972 a 17.6.1972. Programa de Rádio).
___________________________________
1968 — Durante seminário sobre o desenvolvimento do Oeste do Paraná, a Associação Comercial e Empresarial de Cascavel lança a campanha "Industrialização Já" (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo — Cornologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009, p. 61).
___________________________________
1972 — Devido o forte crescimento da cidade de Marechal Cândido Rondon está ocorrendo a falta d'água, porque a atual capacidade de abastecimento não supre mais a necessidade. O que exige investimentos imediatos para solucionar a demanda (Rádio Difusora Rondon AM. Mundo em Revista. Marechal Cândido Rondon: vol. 15, de 18.2.1972 a 17.6.1972. Programa de Rádio).
____________________________________
1986 — Falecem as pioneiras rondonenses Ernestina Feiden, de 95 anos; e Luiz Winter, com 97 anos. Aquela nasceu em 10 de maio de 1889, no município de São Sebastião do Caí (RS). Chegou de mudança em Marechal Cândido Rondon em 1960 (Faleceram ontem duas das mais idosas senhoras do município. Panorama. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora do Paraná, vol. 002, cad. janeiro a março 1986, fls. 394. Programa de Rádio).
____________________________________
1987 — É inaugurado o aerporto da cidade de Medianeira (PR). Movimentado no começo, ao longo dos anos seguintes foi perdendo importância. Atualmente (2024), é inexistente (Medianeira Histórica/Facebook). -- FOTO 8 --
____________________________________
1988 — A rondonense Lúcia Weber e sua tragédia, com a queda da ponte pênsil no Salto 19 das Sete Quedas, é matéria da revista Veja, última edição.
O tópico noticioso da Rádio Difusora do Paraná, de Marechal Cândido Rondon, sobre a publicação da revista, assim destaca:
A TRAGÉDIA DE SETE QUEDAS: VÍTIMA RONDONENSE É DESTAQUE DA VEJA
"Em matéria de praticamente página inteira, a viúva Lúcia Weber e seu drama mereceram destaque da última eidição da revista Veja, da Abril Cultural.
A revista hoje tem uma tiragem de mais de 650 mil exemplares, com circulação e todo Brasil e vários países. Lúcia Weber, por ocasião da tragédia das Sete Quedas, quando caiu a ponte pênsil sôbre o Salto 19, perdeu seu marido Júlio e o filho de 9 anos, até hoje nunca localizados. Ela e outros filhos conseguiram salvar-se, juntamente com outras dezenas de pessoas.
Enquanto isso, as revoltas águas de Sete Quedas engoliam as 32 vítimas fatais cujos corpos apenas 23 foram localizados e resgatados. O fato se deu há 6 anos, no dia 17 de janeiro de 82 e na época o movimento nas Sete Quedas era de volume impressionante haja vista o interesse de todos em ver as suas belezas mesmo porque poucos meses depois elas também seriam afogadas.
A partir de então Lúcia Weber e seus filhos passaram a viver o drama do desaparecimento do pai da família, assalariado na Prefeitura Municipal (Marechal Cândido Rondon, grifo nosso).
A municipalidade, aliás, precisou auxiliar a viúva de início e atualmente, pela perda em acidente cuja responsabilidade até hoje não foi apurada.
Na condição de viúva, Lúcia Weber está recebendo atualmente uma pensão mensal de 1.800 cruzados. Enquanto isso, naquele ano eleitoral de 82, uma das pessoas que ajudou no salvamento de pessoas, João Lima Morais, o João Mandí, recebeu do então governador Ney Braga, em solenidade que contou com a presença do candiato Saul Raiz, condecoração especial, uma casa como presente e ainda duas promoções na Copel, onde trabalha até hoje.
Quanto ao inquérito a respeito da tragédia que ceifou a vida de 32 pessoas, a prefeitura de Guaíra ficou fora porque as quedas estavam localizadas no parque nacional, a Itaipú, apezar de já ter indenizado também disse que nada tinha a ver com o caso e o IBDF se defendeu dizendo que a Itaipú é que já era a responsável, por já ter feito a indenização da área. Até hoje o caso está do mesmo geito como no dia seguinte à tragédia do dia 17 de janeiro de 82" (sic) (LEDUC, Lincoln. Panorama. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora do Paraná, vol. 015, cad. março e abril 1988, p. 131. Programa de Rádio).
__________________________________
2007 — Reúnem-se na cidade de Nova Santa Rosa (PR) líderes de igrejas evangélicas e aprovam normas para caracterizar e punir eventuais abusos no assédio de fiéis de outros credos, visando a boa convivência em todas as regiões (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo — Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009, p. 61)
___________________________________
2013 — Falece a rondonense Ervina (nascida Harnisch) Wulff, aos 95 anos de idade, pioneira da localidade rondonense¹ Linha Ajuricaba. Era casada com Reinoldo Roberto Wulff². Veio de mudança com a família a Marechal Cândido Rondon, em 06 de setembro de 1964. É mãe de Harri, Lori, Neuli e Davi (informação de Davi Wulff). -- FOTO 9 --
¹ Gentílico do município de Marechal Cândido Rondon (PR).
² É falecido em 23 de junho de 2009. Foi sepultado no cemitério público da cidade de Marechal Cândido Rondon (nota do pesquisador).
Ver mais, clique aqui.
___________________________________
2017 — Acontece no auditório da ACIMACAR encontro empresarial da Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná (CACIOPAR), seguida de palestra proferida pelo professor Arthur Schuller da Igreja, da Fundação Getúlio Vargas (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 24 de março de 2017, p. 30). -- FOTO 10 --
____________________________________
2017 — Acontece no Parque de Lazer de Entre Rios do Oeste, junto ao Lago de Itaipu, e vai até o dia 26, o 3º Encontro Sul-Americano de Pesca com Caiaques (Kayk Fishing), com a participação de brasileiros, argentinos, paraguaios e uruguaios (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 28 de março de 2017, p. 26).
___________________________________
2017 — A empresária rondonense Marisa Dupond, diretora independente de vendas da marca de cosméticos Mary Kay, é agraciada com o "carro rosa", premiação oferecida pela multinacional aos destaques em vendas (nota do pesquisador). -- FOTO 11 --
___________________________________
2018 — Com base sediada em Marechal Cândido Rondon, no Parque de Exposiçoes, o Exército Brasileiro deflagra a Operação Fronteira Sul com o objetivo de blindagem das áreas de atuação do crime transfronteiriço na região (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 27 de março de 2018, p. 27).
___________________________________
2018 — A equipe de Marechal Cândido Rondon Sub 16 de Basquetebol conquista, em Curitiba, o 2º lugar na Taça Paraná Sub 16 de Basquete (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 27 de março de 2018, p. 29).
___________________________________
2018 — O atleta rondonense Victor Sabino ficam com o 3º lugar no Floripa Fall Open de Jiu-Jitsu, disputado na cidade Florianópolis, SC (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 27 de março de 2018, p. 29).
____________________________________
2018 — Acontece na cidade de Cascavel, o 11° Torneio Regional Gilson Corradi. A competição é organizada pela AMC Cascavel em parceria com a Federação de Tênis de Mesa do Paraná (FTMP), realizada no Ginásio de Esportes do Sesc local.
Sete rondonenses disputam o torneio: Aline Frank, Priscilla Mewes, Marcelo Glovacki, Alan Berghofer, Juliano da Costa, Eduardo Kirch e Cristiano Stenzel.
A atleta Aline Frank sagra-se campeã individual e vice-campeã nas duplas femininas, ao lado de Priscila Mewes. Entre os homens, Marcelo Glovacki fica em 6º lugar na classe Iniciante Adulto.
___________________________________
2019 — Assume o comando da 47ª Delegacia de Polícia, com sede na cidade de Marechal Cândido Rondon, o delegado Rodrigo Baptista Santos, procedente de delegacia da cidade de Cascavel (PR). Ele substitui Diego Valim que é designado para a Delegacia de Polícia de cidade de Capitão Leônidas Marques. -- FOTO 12 --
___________________________________
2019 — Os vereadores rondonenses Cláudio Köehler e Adriano Cottica protocolam requerimento na Câmara Municipal de Marechal Cândido Rondon propondo a realização de audiências públicas para debater a ampliação dos investimentos municipais nos distritos.
Pela mesma proposição sugerem a criação do Plano Municipal de Desenvolvimento Rural (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 29 de março de 2019, p. 12).
___________________________________
2019 — O juíz de Direito Clairton Mário Spinassi, da Vara Criminal da comarca de Marechal Cândido Rondon, revoga a prisão preventiva do vereador rondonense Adelar Neumann¹, decretada pelo magistrado em 04 de fevereiro de 2019.
Na decisão de revogação, o juiz determina que o vereador utilize tornozeleira eletrônica e que permaneça em casa das 20 horas até às 06 horas do dia seguinte, e não se manifeste nas redes sociais (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 26 de março de 2019, p. 10).
Ver mais, clique aqui.
__________________________________
2019 — O suplente de vereador Reiner Klagges Seyboth encaminha expediente à presidência da Câmara Municipal de Marechal Cândido Rondon, vereador Cláudio Koehler para que fosse feita a leitura, em sessão, de seu pedido de renúncia ao mandato. O recuo do suplente é motivado pela revogação da prisão preventiva do vereador Adelar Neumann (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 26 de março de 2019, p.09). -- FOTO 13 --
___________________________________
2020 — Com o título: Maior revelação brasileira no tênis, Thiago Wild revela que está acometido com coranavírus: "Fiquem em casa", o portal Globo Esporte informa que o tenista rondonense está infectado¹ pelo vírus, como ele próprio anuncia em vídeo postado em sua página no Instagram:
Maior revelação brasileira no tênis, Thiago Wild revela que está com coronavírus: "Fiquem em casa".
Campeão juvenil do US Open em 2018 e do ATP de Santiago este, paranaense informa em sua conta no Instagram que contraiu o Covid-19, faz alerta aos fãs, mas frisa que está bem.
O tenista Thagp Wild revelou que está com coronavírus. O paranaense de 20 anos postou na noite desta terça-feira em sua conta no Instagram um vídeo informado que contratiu o Covid-19 e aproveitou para fazer alerta aos seguidores e fãs:
Ei aí, galera! Estou passando aqui para avisar a vocês que acabei contraindo o Covid-19. O resultado saiu hoje. Há uns dez dias tive alguns sintomas. Tive febre, fiquei um pouco gripado, mas daqui a pouco o período de incubação da doença já vai passar e vou ficar bem. Já estou me sentindo bem nos últimos dias. Estou passando aqui principalmente para alertar todo mundo que tem que ficar em casa, tem que tomar cuidado com isso. É uma doença séria, mas que pode ser controlada com a força de todo mundo.
Campeão juvenil do US Open em 2018 e do ATP de Santigo neste ano, o número 2 no Brasil e 114º do mundo (Thiago Monteiro é o melhor brasileiro colocado, em 82º lugar) é a maior revelação do tênis no país (com a conquista no Chile, tornou-se o mais jovem tenista do Brasil e vencer um torneio da Associação). Wild é visto por muitos como o autêntico sucessor de Guga.
¹ Por ter sido feito o exame em laboratório particular, uma nova coleta compulsória de material foi feita no atleta e enviado para o Laboratório Central do Paraná, em Curitiba, para confirmar oficialmente da infecção.
Dias depois, o caso é confirmado como positivo pelo Laboratório Central do Estado do Paraná (LACEM) e informado pela Secretaria Municipal de Saúde de Marechal Cândido Rondon (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 03 de abril de 2020, p. 18).
___________________________________
2021 — O prefeito municipal de Palotina, Luiz Ernesto de Giacometti, toma posse na presidência do Consórcio de Saúde dos Municípios do Oeste do Paraná (CONSAMU), em substituição ao prefeito de Corbélia, Giovani Miguel Wolf Hnatuw (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 26 de março de 2021, p. 04). -- FOTO 14 --
___________________________________
2022 — A sexta-feira é de tempo bom em Marechal Cândido Rondon e no Oeste do Paraná, com temperaturas elevadas entre 21 e 29 graus. Nebulosidade esparsa e ventos do quadrante Sul, moderados (nota do pesquisador).
___________________________________
2023 — Falece em Salvador, Bahia, o humorista Juca Chaves (Jurandyr Czaczkes Chaves), aos 84 anos, em decorrência de complicações nas vias respiratórias.
Tinha formação em música clássica, mas, é com seu humorismo irônico, inteligente e crítico que ganha notariedade nacional. -- FOTOS 15 e 16 --
___________________________________
2023 — A Secretaria Municipal de Saúde de Marechal Cândido Rondon realiza no auditório da Acimacar (Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon), a Conferência Municipal de Saúde, com a temática "Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia - Amanhã vai ser Outro dia".
90 delegados, representando as comunidades abrangidas nas pré-conferências ocorridas no último mês de novembro nas sedes distritais, quando na sede municipal (nota do pesquisador).
___________________________________
2023 — O sábado alvorece na cidade de Marechal Cândido Rondon com anuviamento esparso de nuvens tipificadas como cirrus e altocumulus. Perto do meio-dia também aparecimento de nuvens tipo cumulus. A partir do começo ocorrem formações de nuvens tipo cumulonimbus que provocam chuvas na região, inclusive na cidade, pontuais e de volumes irregulares.Temperaturas entre 23 graus e 34 graus, esta última com sensação térmica de 38 graus (aferição via aplicativo AccuWeather) (nota do pesquisador). -- FOTO 17 --
___________________________________
2024 — O jornalista rondonense Jadir Zimmermann publica em seu blog texto no qual expõe joga dúvidas sobre os números alardeados pelas siglas partidárias União Brasil e coligações, Partido Liberal (PR) e Partido Progressistas (PR), quanto às presenças em seus recentes encontros em Marechal Cândido Rondon, dias 16, 22 e 23 do corrente mês, respectivamente:
Cadeiras vazias, salões lotados: a guerra de narrativas dos eventos políticos
Essa obsessão pela quantidade mais parece uma distração daquilo que realmente importa: as propostas, os projetos, o futuro da cidade.
Os recentes encontros políticos que aconteceram em Marechal Cândido Rondon se assemelham à recente guerra de números na Avenida Paulista, onde o tamanho da multidão se tornou o principal assunto da semana. Bolsonaristas falando em 850 mil pessoas e pesquisadores da USP afirmando que tinha 130 mil.Quem acompanha os grupos políticos de Marechal Rondon pode acompanhar a mesma discussão por aqui nos últimos dias. Os eventos políticos mais parecem competições de quem enche mais o salão, ou melhor, de quem faz parecer que enche.
No CTG, a situação fez seu espetáculo no dia 16, com a esperança de uma multidão a aplaudir. Porém, as cadeiras vazias viraram as estrelas das redes sociais, um sinal de que talvez o público esteja mais interessado em outras programações. O público foi de 200 a 600, dependendo de quem contava.
Já a oposição, no Happy Day, optou por um cenário mais intimista, onde "casa lotada" se tornou o grito de guerra. O ex-vereador Josoé Pedralli no seu Portal Rondon arriscou: 400 pessoas. Mas teve um pequeno detalhe: uma placa apontando a capacidade de 250 pessoas no local, provocando um turbilhão de questionamentos.
Por fim, o PP tentou sua sorte em uma manhã de sábado, mas acabou apenas adicionando mais lenha na fogueira das narrativas. Falaram em 120 pessoas e a desculpa da vez foi que era um evento fechado do partido.
Enfim, cada evento se tornou numa nova oportunidade para praticar a arte da ironia nos grupos de WhatsApp, onde a contagem de cabeças se tornou quase uma modalidade esportiva.
Mas, vamos combinar, essa obsessão pela quantidade mais parece uma distração daquilo que realmente importa: as propostas, os projetos, o futuro da cidade. Será que não está na hora de mudar o foco? De deixar as cadeiras vazias e as salas lotadas de lado e prestar mais atenção no que está sendo tratado aqui?
Parece que em Marechal Cândido Rondon, como na Avenida Paulista, o verdadeiro espetáculo é a habilidade de cada um em criar sua própria versão dos fatos. Enquanto isso, o público, cada vez mais desinteressado nessas encenações, se afasta destes eventos. Os públicos não passam de um misto de seguidores fervorosos, alguns curiosos e os sempre presentes "infiltrados". -- FOTO 18 --
___________________________________
2024 — É segunda-feira. O dia amanhace na cidade de Marechal Cândido Rondon com temperatura de 22 graus e ventos do quadrante Nordeste, brisa. Céu sem nebulosidade. A partir do começo da tarde presença de formações de nuvens cumulus. A temperatura máxima do dia atinge os 28 centígrados com sensação térmica de 30°( temperaturas aferidas via aplicativo digital AccuWeather).
A noite é marcada pela eclipse lunar penumbral (nota do pesqusiador). -- FOTOS 19 e 20 --
___________________________________
COMENTÁRIOS