1916 – Nasce na Itália, na localidade de Calamandrana, província de Piemonte, Armando Círio, futuro primeiro bispo de Toledo.
1880 — O extinto jornal paulista "Folha da Tarde", noticia que desde o dia anterior encontrava-se na cidade de São Paulo, um grupo de índios¹ Coroados do Paraná:
"Hontem chegaram a esta cidade algumas famílias de índios coroados de Guarapuava².
Ao contrario dos índios que aqui têm vindo estes são homens fortes e robustos. Acham-se em um estado lastimavel por falta de vestuario. Os auxílios, de que carece esta pobre gente, são roupas e armas de fogo" (in: ano II, nº 173, ed. 28 de abril de 1800, p. 2).
¹Os indigenas quando se dirigiam para as capitais para falar com o presidente da província ou mesmo com o próprio Imperador, se deslocavam a pé. Notícias dão conta que índios Coroados sairam do Paraná e caminharam até o Rio de Janeiro, aproximadamento de 1.800 quilômetros, para falar com D. Pedro II e foram recebidos por ele. O Imperador sabia comunicar-se em várias línguas nativas (nota do pesquisador).
² Na época todo o Oeste Paranaense era parte do município de Guarapuava, o maior do Paraná (id.).
___________________________________
1899 — É concedida pelo Governo Federal ato concessionário ao desbravador Timóteo Feijó para construir uma ferrovia de Guarapuava a Guaira (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo — Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica e Editora, 2009, p. 91).
__________________________________
1925 — Em "Campanha no Paraná — um momento difficil para as tropas legais", o jornal curitibano "O Estado do Paraná" relata detalhes da dificuldade enfrentada pelas tropas do então General Rondon, em combate contra os revoltosos paulistas, na região de Bellarmino¹; e destaca o destemor e a proeza do sargento Martiniano Francisco de Oliveira, para rechaçar a ofensiva da guarnição rebelde.
À vista, das tropas legais, o militar transformou-se no herói do Bellarmino:
A Campanha no Paraná - Um momento difficil para as tropas legaisNa lucta em que se acham empenhadas as forças legalistas e rebeldes no sertão do Paraná não houve até agora, encontros mais sangrentos e impetuosos do que os que se feriram em Bellarmino, onde os rebeldes organisaram a sua primeira resistencia. O terreno favorável à defensiva e avanço eram feitos á custa de sacrificios enormes.
O tiroteio intenso não cessava e, noite e dia, a vigilancia tinha quer ser terrivel, o que extenuava a tropa, obrigada a permanecer em trincheiras sob formidaveis aguaceiros.
Houve um dia, prém, em que o tiroteio amainou um pouco. As metralhadoras rebeldes cessaram de atirar em toda a frente. Na guerra todos receiam mais o inimigo quando elle está silencioso. Não ha nada peor do que a espectativa. Nesse dia, tudo indicava que os rebeldes pretendiam descansar um pouco apóz tantos dias de fogo ininterrupto.
No flanco esquerdo o Sargento Martiniano Francisco de Oliveira do 13 B.C. que tinha assentado a sua metralhadoras em um ponto excellente, batendo a estrada e causando damnos inculculaveis aos revoltosos, a ponto de obrigal-os a fazer um novo caminho atravez do matto para fugirem ás suas rajadas fulminantes, resolveu desmontar a sua peça para limpeza. As sentinellas estavam attentas.
Eis, porém, que surgindo do matto fechado, inopinadamente, os rebeldes atiram-se sobre a sua trincheira aos gritos, num arranco vertiginoso. O panico foi terrivel. Era o desastre. Rompida a linha, naquelle ponto, tudo estava perdido. A tropa existente a retaguarda era insufficiente para qualquer resistência.
Houve uma balburdia inevitável.
A surpresa abalou os mais intrepidos. Muitos abandonaram as trincheiras apavorados. E o inimigo avança aos gritos para occupar a posição abandonada.
Houve um homem, porém, um menino quasi, que comprehendeu a gravidade da situação. Com uma calma extraordinaria o Sargento Martiniano Francisco de Oliveira montou novamente a sua metralhadoras, sob a fusillaria intensa dos rebeldes, dispondo-se, abnegadamernte, a fazer um ultimo esforço.
Dois ou tres homens acompanharam-n'o na resistencia.
E enquanto estes com seus fuzis, procuravam impedir o avanço, a peça montada. Sahiram, então as primeiras rajadas.
Os rebeldes titubearam.
Contavam se organisar. As rajadas cahiram sobre elles, impiedosamente. O inimigo, que avnçava em massa, tomado pela surpreza, susteve os passos. Era a victoria. A metralhadora continuava a batel-os em todas as direções. Dominando a situação e percebendo que só elle poderia evitar o rompimento do sector, o Sargento Martiniano se desdobrou em actividade. Indifferente as balas, fez prodigios com a sua peça.
Debandaram então deixando dois mortos e toda a munição.
Refizeram-se as linhas e tudo voltou a calma. O menino que salvara as tropas legalistas, de uma terrivel derrota foi chamado á presença do commandante do destacamento um pouco pallido e excitado pelas emoções passadas contou singelamente o que se dera.
A prova de tudo foi encontrada depois. Os padioleiros trouxeram um dos cadavares dos rebeldes mortos sobre a nossa trincheira, um F. M. ensanguentado e cerca de tres mil cartuchos. O terreno cheio de sangue demonstrava que o inimigo tivera grandes perdas.
O heroi obscuro teve, porém, seu premio. O Sr. General Rondon comissionou-o no posto de segundo tenente mais do que isto, deve lhe valer gratidão de todos os que se achavam na frente de Bellarmino e que teriam sido cruelmente massacrados, si as linhas fossem rompidas (sic) (O Estado do Paraná - Jornal da Manhã. Curitiba: Anno 1, nº 91, ed. 28 de abril de 1925, p. 5 e 8 - Biblioteca Nacional Digital). -- FOTO 2 --
¹ Atualmente (2023) a localidade está localizada no município de Guaraniaçu. O nome é uma uma homenagem ao general Bellarmino Augusto de Mendonça Lobo (1850-1913), comandante da expediação que abriu a picada de Guarapuava até a foz do Rio Iguaçu, em 1888 (nota do pesquisador).
Obs.: Ao eclodir o movimento revoltoso na cidade de São Paulo, o Governo do Paraná logo posicionou-se favorável ao Governo Federal. Em apoio ao Presidente da República, Arthur Bernardes (1875-1955), no dia 16 de julho de 1924 seguiu, de trem, para o território paulista, o 1º Batalhão de Infantaria da Força Policial.
Com a debandada dos insurretos para o Oeste do Paraná, o batalhão foi remanajeado, em seguida, para posições de ofensiva de combate para os sertões paranaenses de Catanduvas e margeantes ao Rio Paraná (TOLEDO JUNIOR, Capitão PMPR João Carlos. A participação da Polícia Militar do Paraná nas Revoluções de 1924, 1932 e 1934. São Paulo, 2020, p. 16 a 19 - Dissertação para aprovação no Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais - Online).
___________________________________
1925 — O jornal curitibano "O Estado do Paraná" noticia o fim¹ da revolução, que ficou mais conhecida como Coluna Prestes, consoante o Boletim Oficial do dia anterior, após a debandada das tropas revolucionárias do Oeste do Paraná (O Estado do Paraná. Curitiba: ed. 25 de abril de 1915, p.5 - Biblioteca Nacional Digital). -- FOTO 3 --
¹ O fim anunciado do conflito não se estabeleceu. As tropas revolucionárias transpuseram o Rio Paraná, em Porto Mendes Gonçalves e Porto Artaza, adentram o território paraguaio, de passagem, para em seguida dirigir-se ao atual Mato Grosso do Sul e seguir com a oposição beligerante contra o Governo Federal .
Somente em 03 de fevereiro de 1927, em território boliviano, o grupo restante da coluna decidiu pela deposição de armas (As Noites das Grandes Fogueiras — Uma História da Coluna Prestes. São Paulo: Editora Record, 1999, p. 365 a 367, 6ª edição) ).
__________________________________
1962 — Casam-se na cidade de Três Passos (RS), os moradores rondonenses Hilga (nascida Borchardt) e Edgar Schneider. Ela nascida em Três Passos no dia 30 de novembro de 1944 , filha de Elma (nascida Lagemann, em 02 de janeiro de 1920) e Germano Borchardt (nascido em 17 de março de 1900); e ele nascido em Estrela (RS), filho de Sophia (nascida Steinbach, em 21 de abril de 1919) e Henrique Schneider (nascido em 16 de junho de 1916).
Chegaram de mudança em Marechal Cândido Rondon, procedente da cidade de Cascavel (PR), no dia 15 de maio de 1968 (colaborou Isa Vasques). -- FOTO 4
--
Ver mais, clique aqui.
___________________________________
1971 — Acontece o segundo júri da comarca de Marechal Cândido Rondon, sendo réu Gerônimo Ferreira Freitas, acusado de ter matado Sebastião Doralino Vieira, em 15 de abril de 1970, no distrito rondonense de Porto Mendes.
Na acusação atuou o promotor público José Maria Bezerra Valente e na defesa o advogado Osmar Lautenschleiger. O acusado foi condenado a 13 anos de prisão.
___________________________________
1977 — A Associação de Servidores Municipais de Marechal Cândido Rondon (ASSEMAR), em nota divulgada pela Rádio Difusora Rondon AM, informa que adquiriu área de terras¹ na região suburbana da cidade de Marechal Cândido Rondon, para instalação da sede campestre (VIANNA, Dirceu da Cruz (dcv). Associação dos Servidores Municipais adquiriu àrea de terra. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora do Paraná AM, Frente Ampla de Notícias, vol. nº 34, cad. 01.02.1977 a 29.04.1977, ed. 28.04.1977, p. 511. Programa de Rádio).
¹ A chácara era de propriedade do casal pioneiro rondonense Adolfo Emilda Maria (nascida Meinhardt) Hirt. Com a venda, comprou outra área de terras no distrito rondonense de Margarida (colaborou Ina Terezinha Weschenfelder, filha do casal, moradora em Nova Mutum (MT)
___________________________________
1978 — A Câmara Municipal aprova em terceira discussão a compra de área¹ para a implantação do depósito de lixo urbano (Rádio Difusora do Paraná AM. Frente Ampla de Notícias. Marechal Cândido Rondon: vol. 43, de 05.04.1978 a 17.05,1978, p. B-163 e B-205. Programa de Rádio).
¹ Esta área de terra foi adquirida na região nordeste do Aeroporto Municipal Rubem Berta (nota do pesquisador).
___________________________________
1978 — Em baile realizado no clube da sede distrital de Novo Horizonte, a Sociedade Esportiva Recreativa Novo Horizonte recebe a taça de campeão municipal 1977, da 1ª divisão de futebol de campo (Rádio Difusora do Paraná AM. Frente Ampla de Notícias. Marechal Cândido Rondon: vol. 43, de 05.04.1978 a 17.05,1978, p. B-170 e B-203. Programa de Rádio).
__________________________________
1978 — É indicado o novo juiz de direito¹ da comarca de Marechal Cândido Rondon, Paulo Roberto Hilgenberg, em substituição a José Carlos Lins Santos, por ter sido transferido para a comarca de Umuarama.
Paulo Roberto Hilgenberg é transferido da comarca de Pitanga (Rádio Difusora do Paraná AM. Frente Ampla de Notícias. Marechal Cândido Rondon: vol. 43, de 05.04.1979 a 17.05.1978, B-214 e B-233. Programa de Rádio). -- FOTO 5 --
¹Foi o segundo magistrado a assumir a Comarca (nota do pesquisador).
___________________________________
1988 — O Rotary Clube e Lions Club, de Marechal Cândido Rondon, realizam a primeira reunião festiva conjunta. O evento é organizado pelos seus presidentes Romeu Gebauer e Haari Stresnke, respectivamente, no Clube de Campo Roda d'Água (WIEDMER, Ronaldo Luiz. Panorama. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora do Paraná AM, vol. 009, cad. março e abril de 1987, fls. 319. Programa de Rádio).
___________________________________
1989 — Ocorre baile de escola da Rainha da 4ª Olimpíada Interna da Cooperativa Agroindustrial Copagril, na sede social da Associação Atlética Cultural Copagril (AACC).
Em sexto lugar, entre as 18 candidatas concorrentes, foi eleita Janete Sirçei Brixner, do Departamento Financeiro, com 99 pontos; em 5º lugar: Janete Terezinha Petry, da unidade de Sub-Sede, Santa Helena, com 102 pontos; em 4º lugar: Carmen Lucia dos Santos Maia, da unidade de Guaíra, com 105 pontos; em 3º lugar: Cleci Terezinha Kurtz, do Departamento de Produtos Agrícolas, com 105,5 pontos; em 2º lugar: Marlene Maria Schuster, do Departamento de Administração, com 115,5 pontos; e Rainha da Olimpíada, Joice Maria Froehner, do Departamento Financeiro, com 116 pontos. A vencedora foi a candidata da Copagril no concurso Miss Marechal Cândido Rondon 1989 (WIEDMER, Ronaldo Luiz). Panorama. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora do Paraná AM, vol. 021, cad. março e abril de 1989, fls. 266. Programa de Rádio).
___________________________________
1998 — Falece o pioneiro e agricultor Georg Vorpagel que chegou de mudança em Marechal Cândido Rondon, em 13 de março de 1951 (informação na sepultura no cemitério público de Mal. C. Rondon). -- FOTO 6 --
Ver mais, clique aqui.
___________________________________
2004 — " Denúncias de irregularidades, como supressão de trechos de gravação de sessões, impressão de panfletos contra vereadores e pagamentos de horas-extras excessivas a servidores, resultam em escândalo na Câmara Municipal de Toledo" (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo — Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica e Editora, 2009, p. 91).
___________________________________
2007 — A empresa Sadia, com abatedouro na cidade de Toledo (PR), implanta 200 de 500 biodigestores em propriedades de criadores de suínos na região de sua atuação, participantes do seu sistema de integração.
O objetivo do projeto é gerar biogás e biofertilizante e baixara contaminação ambiental e agregar renda para o produtor com o sequestro de carbono (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo — Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades Históricas do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009, p. 91).
___________________________________
2012 — Acontece no pavilhão comunitário da sede distrital rondonense de Novo Horizonte, apresentação e a premiação do concurso "Projetos Agropecuários 2012", organizado pela Associação dos Comitês de Jovens da Copagril (ACJC).
___________________________________
2015 — Profere palestra na cidade de Marechal Cândido Rondon, a empresária Luiza Helena Trajano, presidente da rede de lojas Magazine Luiza. A promoção é da Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (ACIMACAR) e Câmara Júnior de Marechal Cândido Rondon.
A palestra aconteceu no auditório Ecos da Liberdade. -- FOTO 7 --
___________________________________
2016 — A Copagril noticia que estabeleceu parceria com o SESI para trazer a Marechal Cândido Rondon a cozinha móvel do Programa Cozinha Brasil¹. Na mesma nota, a Copagril informa que é a pioneira entre as cooperativas paranaenses a realizar essa parceria. O veículo da Cozinha Brasil esteve em Marechal Cândido Rondon nos dias 10 e 11 de maio, na sede da Associação Atlética e Cultural Copagril - AACC - , local onde foram realizados dois cursos: Culinária de Reaproveitamento de Alimentos, e Boas Práticas de Manipulação de Alimentos. - FOTOS 8 e 9 --
¹ É um programa desenvolvido pelo SESI que promove ações de educação alimentar e nutricional com o objetivo de elevar o nível de saúde e qualidade de vida das pessoas, por meio da orientações de nutricionistas que estimulam uma alimentação de alto valor nutricional de baixo custo.
___________________________________
2017 — Começa e vai até o dia 30 de abril, no Centro de Eventos do Parque de Exposições Werner Wanderer, o 15º Feirão de Veículos Acimacar/Sicredi, cujo dia de encerramento coincidiu com a 12ª Festa do Leitão à Marechal, realizada no mesmo Parque (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 25 de abril de 2017, p. 19 e ed. 05 de maio de 2017, p 24).
___________________________________
2017 — Acontece na cidade de Pato Bragado, no Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Sepé Tiarajú, o tradicional fandango de aniversário do centro, com o conjunto tradicionalista " Os Monarcas" (O Presente.Marechal Cândido Rondon: ed. 20 de abril de 2017, p. 22). -- FOTO 10 --
__________________________________
2017 — O jornal O Presente publica matéria com o título "Busca pela Segurança", sobre o encontro de representantes dos municípios lindeiros ao Lago de Itaipu e membros de segurança para buscar união de forças para a melhoria da segurança na fronteira (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 28 de abril de 2017, p. 14 e 15).
__________________________________
2017 — O jornal O Presente publica matéria sobre o ecumenismo e bom relacionamento interreligioso existentes no município de Nova Santa Rosa (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 28 de abril de 2017, p. 16 e 17).
___________________________________
2017 — O jornal O Presente noticia que a Prefeitura Municipal está elaborando um diagnóstico sobre as empresas ativas e inativas e de terrenos ocupados e ociosos nos parques industriais da cidade de Marechal Cândido Rondon (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 28 de abril de 2017, p. 28 e 29).
___________________________________
2017 — O jornal O Presente publica ampla matéria e abre debate sobre o quanto seria interessante ou não de uma companhia independente da Polícia Militar do Estado do Paraná, em Marechal Cândido Rondon (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 28 de abril de 2017, p. 36 e 37).
___________________________________
2017 — O jornal O Presente noticia que um grupo de trilheiros do Oeste do Paraná, composto de 30 integrantes, realizou trilha na Serra da Canastra, no estado de Minas Gerais (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 28 de abril de 2017, p. 40).
___________________________________
2017 — Acontece no pavilhão de eventos da Matriz Católica Sagrado Coração de Jesus, na sede municipal de Marechal Cândido Rondon, o Seminário de Produtores de Leite Copagril 2017, com duas palestras e a premiação dos melhores produtores de elite da Copagril/Frimesa.
A primeira palestra foi do médico-veterinário João Arlindo Gouveia Gonçalves, da Cargill Alimentos, que abordou o tema "Leite com qualidade aumenta o preço. A outra palestra que destacou o tema "Como as micotoxinas interferem na reprodução animal e na produção e qualidade do leite, proferida pelo doutor Paulo Dilkin, da Universidade Federal de Santa Maria, RS (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 28 de abril 2017, p.39). -- FOTO 11 --
___________________________________
2017 — É lançado na cidade de Marechal Cândido Rondon, o Movimento Maio Amarelo com objetivo de conclamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 03 de maio de 2017, p. 17).
___________________________________
2017 — O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), recebe o título de cidadão honorário do município de Toledo (PR), por proposição do ex-prefeito da cidade, Beto Luniti.
Natural de Rondinha (RS), Fachin migrou criança com seus pais para o município de Toledo. A família se estabeleceu na localidade Três Bocas (nota do pesquisador).-- FOTO 12 --
___________________________________
2018 — Celebram, com culto festivo na Igreja Evangélica Congregacional, de Marechal Cândido Rondon, bodas de prata, o casal Kátia (nascida Rusch) e Dorival Seidel (pastor da comunidade religiosa).
O casamento do casal ocorreu em 1º de maio de 1993, na igreja da mesma congregação na cidade de Nova Santa Rosa, PR. Depois do casamento fixou residência no Rio Grande do Sul atuando no ministério pastoral. Desde 2000 atuam junto a Igreja Congregacional de Marechal Cândido Rondon – PR.
Ela é filha do casal Oraide (nascida Borth) e Irineo Rusch. -- FOTO 13 --
___________________________________
2018 — Ocorre encontro de filiados e executiva municipal do MDB, de Marechal Cândido Rondon, no Clube Aliança, para definições sobre as eleições estaduais e nacionais de 2018.
Durante o evento, ficou confirmado o apoio da representação partidária local em favor da candidatura de Ademir Antonio Osmar Bier à reeleição a deputado estadual, mesmo com a sua recente filiação ao Partido Social Democrata (PSD). Na reunião também ficou ratificado apoio integral à candidatura de reeleição de Sérgio Souza a deputado federal (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 01 de maio de 2018, p. 07).
___________________________________
2018 — Acontece na sede municipal de Pato Bragado, no Centro Cultural, às 19h30m, a 1ª etapa da Maratona Cultural 2018, da Associação de Comitês de Jovens da Copagril (ACFC).
Nessa primeira etapa ocorreram as apresentações de teatro e poesia, preparadas por integrantes dos comitês de jovens da cooperativa, com o intuito de proporcionar lazer e uma experiência cultural a familiares, amigos e à comunidade.
A segunda etapa do evento se deu no dia 21 de julho, na Linha Palmital, distrito de Margarida. -- FOTO 14 --
___________________________________
2019 — Foi o dia de maior precipitação pluviométrica na cidade de Marechal Cândido Rondon, no mês de abril: 45mm.
__________________________________
2019 — Falece o rondonense Atílio Pedro Corte (Possuca¹), aos 72 anos, no Hospital Nossa Senhora da Salete, da cidade de Cascavel (PR), vítima de infarto agudo do miocárdio. Seu corpo foi sepultado no cemitério público da sede municipal de Marechal Cândido Rondon
Era natural de Sobradinho (RS), onde nasceu em 17 de julho de 1946, filho de Maria (nascidade Cremonese) e Adelino Corte.
Casou-se em 29 de dezembro de 1966 com Rosa Maria Marion, na cidade de Segreo (RS), e com ela formou família com o nascimento dos filhos: Graciete, Andriara, Sabark e Daiana.
Em 16 de junho de 1977, o casal transferiu residência para Marechal Cândido Rondon (PR) acompanhado dos filhos Graciete, Andiara e Sabark.
No Rio Grande do Sul, o rondonense atuava na cultura do tabaco. Em Marechal Cândido Rondon a profissão de corretor de imóveis (colaborou Andiara Corte). -- FOTO 15 --
¹ Como o pai não deixava ele fumar, quando ia jogar bola com os amigos possucava cigarro, o que redundou no apelido que não lhe incomodava. Fazia questão de ser chamado assim.
___________________________________
2020 — Entra em vigor a Lei Estadual nº 20.189/2020, que torna obrigatório o uso de máscaras de proteção em vias públicas e estabelecimentos privados em todo território paranaense. A medida visa o enfrentamento e a proteção do cidadão contra o contágio do coronavírus (COVID 19). A nova disposição de lei segue as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS).
___________________________________
2022 — Prefeito Municipal Marcio Andrei Rauber, de Marechal Cândido Rondon (PR), destaca num audiovisual (clique aqui) um rol de obras em realização no município (nota do pesquisador).
___________________________________
2022 — A quinta-feira é de céu encoberto com nebulosidade esparsa em Marechal Cândido Rondon e no Oeste do Paraná. Sem precipitação pluviométrica. Ventos do quadrantes Nordeste, fracos. Temperaturas entre 25 e 32 graus (nota do pesquisador). -- FOTO 16 --
___________________________________
2023 — Acontece na cidade de Cascavel, na sede da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (AMOP), a a eleição e posse da nova diretoria da Associação das Primeiras Damas do Oeste do Paraná (ADAMOP). Assume como presidente a senhora Noeli Maria Amorim, 1ª dama do município de Toledo, em substituição a Sandra Bressiani Marciniak, 1ª dama do município de Santa Tereza do Oeste (Revista AMOP. Cascavel: Ano XXIII, nº 166, p. 11).
____________________________________
2023 — O rondonense, professor doutor Tarcísio H. Vanderlinde, da Unioeste — campus de Marechal Cândido Rondon, publica o artigo que segue na edição eletrônica do jonrla O Presente:
GERMINAÇÃO SURPREENDENTE
Massada entrou para a história como foco de resistência dos judeus contra os romanos no primeiro levante de Israel contra as tropas invasoras.
A sudoeste do mar Morto, deserto da Judeia, Massada caracteriza-se como um imponente rochedo de aproximadamente 400 metros de altitude e que à época servia como fortaleza natural de defesa.
Flávio Josefo descreve Massada como um rochedo rodeado “de todos os lados de vales profundos cujo fim não se alcança com a vista, porque outras rochas a ocultam”.
O lugar havia sido fortificado à época de Herodes com palácios e edificações como cisternas e depósitos de alimentos para suportar períodos prolongados de cerco. A facção zelote dos judeus soube tirar proveito do lugar na cruel resistência ao exército romano.
A fortaleza considerada inexpugnável foi tomada pelos romanos a partir da construção de uma rampa monumental de acesso ainda visível nos dias atuais. Massada é hoje um parque nacional procurado por visitantes de todas as partes do planeta.
O lugar mantém o simbolismo de resistência dos zelotes do primeiro século marcado pelo trágico suicídio coletivo dos 960 ocupantes da fortaleza, que no ano 73, convencidos pelo seu comandante Eleazar Bem Yair, decidiram que a morte seria melhor do que a escravidão sob os romanos.
Os serviços de arqueologia realizados no local a partir dos anos de 1960, além dos vestígios relacionados ao conflito, revelaram estoques de sementes de tamareiras que a datação radioativa do carbono considerou ser do período da guerra, ou mesmo de tempos mais antigos.
Mais recentemente, uma equipe de botânicos e agrônomos liderada pela cientista israelense Sarah Sallon obteve sucesso em experimento que culminou com a germinação de algumas destas sementes.
Concluiu-se que as tamareiras que germinaram são de uma espécie hoje extinta, e que pode ter nos dias atuais um aproveitamento genético sem precedentes.
Os cientistas acreditam que as condições climáticas do deserto tenham contribuído para a preservação das características originais das sementes. Sallon acredita que a habilidade das sementes permanecerem viáveis por longos períodos de tempo é condição importante na preservação dos recursos genéticos da planta.
O sucesso da experiência foi compartilhada recentemente em um vídeo da youtuber Aline Szewkies, para quem a germinação das sementes de espécimes de tamareiras consideradas extintas identifica-se com profecia de Ezequiel sobre os “ossos secos” que voltaram a ter vida.
Neste caso, as sementes que voltaram a ter vida, personificariam metaforicamente – não sem tensões e resistências –, a reterritorialização de Israel após quase dois milênios de diáspora do povo judeu pelo mundo. -- FOTO 17 --
____________________________________
2023 — Começa e vai até o próximo dia 01 de maio, a 44ª Festa das Nações de Guaíra, considerado o maior evento filantrópico do Paraná, e a ExpoGuaíra 2023 (nota do pesqusiador). -- FOTO 18 --
___________________________________
2024 — É domingo. O dia manhece na cidade de Marechal Cândido Rondon com temperatura de 23 graus e ventos do quadrante Nordeste, fracos. Céu parcialmente encoberto com nebulosidade identificada como altocumulus. A partir da meia-manhã avistamento de formações de nuvens cumulus. Logo após o meio-dia, também surgem formações esparsas, à oeste, de nuvens tipo cumulus congestus (nota do pesquisador). -- FOTO 19 --
____________________________________
COMENTÁRIOS