1958 — Chega de mudança em Marechal Cândido Rondon o casal pioneiro Hedwig e Rudolfo Tierling [...]
1925 — Próximo à Picada Benjamim, na região do município de Céu Azul, acontece a junção das forças paulistas (General Izidoro Dias Lopes), com as gaúchas (Luiz Carlos Prestes), na formação da histórica Coluna Prestes¹ (NEGRÃO, Francisco. Efemérides. Revisão e ampliação de Carlos Zatti. Curitiba: Instituto Histórico e Geográfico do Paraná, enviado via meio eletrônico (e-mail), em 02.04.2021). -- FOTO 2 --
¹ A presença dos revolucionários em oposição ao presidente Arthur Bernardes (1922-1926) no Oeste do Paraná, findou quando estes, encurralados pelas tropas do General Rondon, transpuseram o Rio Paraná em Porto Artaza e em Porto Mendes e adentram em território paraguaio rumo ao atual Mato Grosso do Sul.
___________________________________
1956 — Por ser pouca conhecida a devoção à Nossa Senhora do Rocio¹ no Oeste do Paraná, o bispo-prelado² de Foz do Iguaçu, D. Manoel Könner, com sede diocesana em Laranjeiras do Sul, organiza calendário de peregrinação da imagem pela sua prelatura.
O itinerário de peregrinação da imagem, elaborado pelo religioso, foi: de 03 a 05 abril, Foz do Iguaçu; de 5 a 7, Medianeira; de 7 a 10, Cascavel; de 10 a 13, Toledo, de 13 a 15, Quatro Pontes³; de 15 a 18, Guaíra; de 18 a 20, Corbélia; e de 20 a 22 de abril, Guaraniaçu.
A imagem é conduzida desde Paranaguá (Diário do Paraná. Curitiba: Ano 1, nº 256, ed. 25 de março de 1956, p. 2 - Segundo Caderno - Biblioteca Nacional Digital). -- FOTO 3 --
¹" A devoção data do final do século XVII, quando os parnanguaras – como são chamados os habitantes de Paranaguá –, assolados por uma peste, recorreram à intercessão de Maria, sob o título de Senhora do Rocio.
A história da devoção parnanguara guarda semelhanças com a da padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida: conta-se que a pequena imagem de 35 centímetros, uma representação de Nossa Senhora do Rosário, foi “pescada” na baía de Paranaguá por um pescador chamado “Pai Berê”. Isso teria acontecido, porém, mais de cinquenta anos antes de a imagem de Aparecida ser encontrada nas águas do rio Paraíba do Sul.
A palavra “rocio” é outro termo da língua portuguesa para “orvalho”. A imagem passou a ser chamada assim porque, segundo se conta, o sítio em que morava Pai Berê era chamado de Rocio – que, por sua vez, era chamado assim por ficar na periferia da vila de Paranaguá, no fim do povoamento, em um lugar onde se formava muito orvalho" (Gazeta do Povo).
² Era titular da prelatura, D. Manoel Koenner (1885-1968) (nota do pesquisador).
³ Além de Toledo e Quatro Pontes, a imagem foi levada à Paróquia de Deze Maio, às capelas de Novo Sarandi e Vila Nova. A caminho de Guaíra, houve para em General Rondon (atual sede municipal de Marechal Cândido Rondon) e na atual sedemunicipal de Mercedes (Biblioteca Nacional Digital).
___________________________________
1958 — Chega de mudança à então sede distrital de General Rondon, o casal Hedwig (nascida Henke) e Rudolfo Tierling com os filhos Valdi, Raini, Maidi e Harri, procedente do interior do município de Tuparendi (RS).
O pioneiro se estabelece com o ramo de marcenaria (informação Valdi Tierling). -- FOTO 1 --
Ver mais, clique aqui.
___________________________________
1962 — Por causa do falecimento do prefeito municipal Willy Barth, da cidade de Toledo (PR), assume a Prefeitura do município, o Presidente da Câmara Municipal, vereador Egon Pudell, e permanece no cargo até o dia 28 de agosto (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo - Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009, p. 70).
___________________________________
1967 — Assume como vereador, o suplente Lauro Matias Weirich, do distrito rondonense¹ Pato Bragado, em virtude da renúncia do vereador Helmuth Priesnitz, por mudança para a cidade de Toledo (PR) (nota do pesquisador). -- FOTO 4 --
¹ Gentílico do município de Marechal Cândido Rondon (PR).
___________________________________
1967 — É instalada a extinta Agência Municipal de Estatística, do IBGE, na cidade de Marechal Cândido Rondon, em solenidade na Sociedade de Cantores Aliança. A sede da agência é montada no prédio da extinta Gráfica Elite, a Rua Sete de Setembro.Primeiro agente: Norivel Camargo Valadão.
Anos mais tarde a agência é desativada (nota do pesquisador).
___________________________________
1970 — É nomeado para a direção do então Colégio Comercial David Carneiro, da Campanha Nacional das Escolas da Comunidade (CNEC) de Marechal Cândido Rondon, o senhor Almiro Bauermann (nota do pesquisador).
___________________________________
1971 — Acontece na cidade de Rio Claro (SP), na fábrica da Cervejaria Skol-Caracu, o lançamento da cerveja em lata no Brasil (nota do pesquisador). -- FOTO 5 --
___________________________________
1971 — Acontece a constituição da Associação de Orientação de Cooperativas do Estado do Paraná (ASSOCEP), com o objetivo de prestar serviços na gestão, informação, administração e auditoria do sistema junto às entidades cooperativas existentes no Estado (Paraná Cooperativo — Informativo da Ocepar. Curitiba: Impressoart Gráfica e Editora, 2021, ano 16, nº 188, Abr/2021, p. 18).
___________________________________
1972 — Um grupo de jovens do distrito rondonense de Bom Jardim, pertencente à Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), é confirmado em celebração presidida pelo pastor Egon Marterer, da paróquia do atual município de Mercedes (colaborou Selma Römer Krack). -- FOTO 6 --
___________________________________
1973 — Liderada por Martin Cooper, a Motorola faz a primeira ligação do mundo por um telefone celular. Durante o evento a empresa apresenta o DynaTAC 8000, considerado o primeiro telefone móvel. O aparelho tinha 33 centímetros de altura, 4,5 cm de largura e 8,9 cm de espessura. Custava em torno de 4 mil dólares.
O DynaTAC 8000 somente começou a ser comercializado a partir de 1993 (FAEP, Sistema. Boletim Informativo. Curitiba: Ano XXXV, nº 1522, de 12/10/2020 a 25/10/2020, P. 34). -- FOTO 7 --
___________________________________
1976 — É fundada na Associação Comercial e Empresarial de Cascavel (ACIC), a Coordenadoria da Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná (CACIOPAR) e é eleito o empresário cascavalense Hylo Bresolin como primeiro presidente (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 1º de abril de 2016, p. 15).
___________________________________
1983 — É Domingo de Páscoa.
___________________________________
1988 — É Domingo de Páscoa.
___________________________________
1989 — Em Assembleia Geral realizada no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (ACIMACAR), é criado o Conselho Municipal de Segurança de Marechal Cândido Rondon.
Na oportunidade, é eleita a primeira diretoria da entidade: Presidente: Romualdo Carignano (chefe da Agência de Renas Estadual); vice-presidente: José Camilo; secretário: Nelson Belincanta; 1º secretário: Loivo Jacó Koehler; 2º secretário, Olavo dos Santos; tesoureiro, Dário José Stülp; e 2º tesoureiro: Nilton Lang. Para o Conselho Fiscal foram eleitos, efetivos: Taciano Heinen, Marcos Wickert e Renato Wolff; e suplentes: Adir Fiorini, Nilson Hachmann e Eduan Van Der Sand (LEDUC, Lincoln. Panorama. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora do Paraná, vol. 021, cad. Março e Abril 1989, fls. 147. Programa de Rádio).
___________________________________
1994 — É Domingo de Páscoa .
___________________________________
1995 — Pelo Decreto nº 1.436¹, o Governo Brasileiro promulga a execução integral do acordo subscrito entre o Brasil e o Paraguai para a construção de uma segunda ponte internacional sobre o Rio Paraná, na região da cidade de Foz do Iguaçu. O acordo entre os dois países foi firmado em 26 de setembro de 1992², na cidade paranense antes referenciada.
¹ Este decreto foi substituído pelo Decreto nº 6.676, de 04 de dezembro de 2008.
² O acordo subscrito nesta data não prosperou e um novo foi firmado entre os dois países em 08 de dezembro de 2005, na cidade Montevideo, Uruguai.
___________________________________
2017 — A Escola Municipal Antonio Rockembach, de Marechal Cândido Rondon, lança o programa Novo Mais Educação, do Ministério da Educação. O programa visa melhorar a aprendizagem da Lingua Portuguesa e Matemática no Ensino Fundamental via ampliação da jornada escola. A Escola é a primeira a implantar o programa entre as escolas do Município (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 04 de abril de 2017, p. 23).
___________________________________
2017 — Começa a construção da pista de caminhada no entorno ao lago no parque de Lazer da sede municípal de Mercedes (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 04 de abril de 2017, p. 14).
___________________________________
2018 — Com o título "O rei do açai", o jornal O Presente destaca em reportagem de duas páginas, a Fazenda Açaizal, no município de Humaitá (AM), de propriedade do rondonense Giuliano Quintino dos Santos.
O empreendimento de produção de fruto de açai é o maior do estado do Amazonas (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 03 de abril de 3018, p. 14 e 15). -- FOTO 8 --
___________________________________
2023 — O deputado federal paranaense Dilceu Sperafico (Partido Progressista, PP), da cidade de Toledo, é eleito presidente da Comissão de Agicultura, Pecuária, Abastecimento Rural da Câmara dos Deputados. -- FOTO 9 --
___________________________________
2019 — Ocorre a posse da nova diretoria da OAB -Subseção de Marechal Cândido Rondon, em solenidade realizada no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (ACIMACAR), com a presença do Presidente OAB do Paraná, advogado Cássio Telles.
Assume como presidente a advogada Nair Scripchenko Galles para o triênio 2019/2021, em substituição ao advogado Antonio Ferreira França (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 05 de abril de 2019, p. 28 e 29). -- FOTO 10 --
___________________________________
2020 — Em virtude das orientações sanitárias decretadas pelo Estado do Paraná e o município de Marechal Cândido Rondon, a Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (ACIMACAR) transfere a Assembleia Geral Ordinária, em cujo evento iria acontecer a eleição da nova diretoria (nota do pesquisador). -- FOTO 11 --
___________________________________
2020 — O vereador rondonense Adriano Backes (Democratas) se desincompataliza do cargo de Secretário Municipal de Agricultura e Política Ambiental de Marechal Cândido Rondon e retorna à Camara de Vereadores para concorrer à reeleição nas próximas eleições municipais (nota do pesquisador). -- FOTO 12 --
___________________________________
2020 — Em virtude de muitos questionamentos (a maioria infundados por falta de conhecimento técnico) de moradores rondonenses, porque não usar-se os hospitais Dr. Fumagalli e o Hospital Filadélfia para o tratamento de pessoas acometidas pelo coronavírus (COVID-19), em vez de montar uma estrutura hospitalar (hospital de Campanha) no Centro de Eventos do Parque de Exposições, na sede municipal de Marechal Cândido Rondon, o prefeito Marcio Andrei Rauber grava vídeo explicando as razões por serem preteridos os dois hospitais (nota do pesquisador). -- FOTO 13 --
Ver vídeo, clique aqui.
___________________________________
2021 — Falece na cidade do Rio de Janeiro, o cantor Agnaldo Timóteo, aos 84 anos, vítima de complicações que sobrevieram com o acometimento pela COVID 19.
O artista está presente na memória da juventude rondonense da época e de outras regiões, com a música "Os verdes campos de minha terra", muito requisitada para ser rodada na Rádio Difusora do Paraná, pelos jovens da década de 1970.
Os Verdes Campos de Minha Terra é uma versão da composição inglesa: Green Grenn Grass of Home, do cantor britânico Tom Jones (nota do pesquisador). -- FOTO 14 --
___________________________________
2022 — Os esportistas rondonenses Henrique Buss e Renan Nunes, atleta e preparador físico, respectivamente, atuando no Coritiba FootClub, da Capital Paranaense, se realizam como campeões ao clube conquistar o Campeonato Paranaense 2022, título não mais conquistado desde 2017 (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 05 de abril cd2022,p. 28 e 19). -- FOTO 15 --
___________________________________
2022 — O domingo amanhece em Marechal Cândido Rondon e no Oeste do Paraná com nebulosidade esparsa. Ventos do quadrante Nordeste, moderados. Temperaturas médias entre 22 a 29 graus (nota do pesquisador). -- FOTOS 16 e 17 --
___________________________________
2023 — A rede de tv pública franco-alemã ARTEde no Youtube apresenta a reportagem "No espaço dos Amigos de Bolsonaro". Os repórteres percorreram o Estado do Paraná, as localidades de Quatro Pontes, Guarapuava e Curitiba. De Marechal Cândido Rondon aparece parte da BR-163, um pouco adiante da rotatória do Portal, sentido trevo de Quatro Pontes. Os jornalistas visitaram uma loja de revenda de produtos.
A descrição sobre o documentário audivisual traz a seguinte texto em alemão:
Im Lager der Bolsonaro-Freunde
Bei den Präsidentenschaftswahlen in Brasilien im Oktober 2022 gewann Lula gegen Bolsonaro mit 50,9% der Stimmen gegenüber 49,1% für Jair Bolsonaro.
Seitdem is das Land stärker als je zuvor zwischen politischen Lagern gespalten. In einigen Regionen im Süden er hielt der rechtsgerichetete kanditat Bolsonaro über 70% der Stimmen.
Dies gilt insbesondere für den Bundestaat Paraná, der zu den reichsten des Landes gehört und wirtschaflich von der Landschaft lebt. Die Bevölkerung dort ist nach wie von vor den deutschen Migranten geprägt, die den Bundestaat vor und 100 Jahren besiedelten. In kleinen landwirtschaftlichen Städten wie Quatro Pontes wir bis heute Deutsch gesprochen. Die Wahl für Jair Bolsonaro ist dort mit dem Aufsteig der evangelikalen Kirchen verbunden.
Für seine Wähler ist Bolsonaro kein Rechtsextremer, sondern einfach ein Konservativer. In Curitiba, der reicher schönen Hauptstadt des Bundesstaates Paraná, warteten die Anhänger von Jair Bolsonaro schon lange auf seine Rückkehr aus dem Exil in Florida. Die Wunschen hat er ihnen nur gerade erfüllt.
COMENTÁRIOS