1992 — Falece o pioneiro Ewaldo Henke, que foi proprietário do memorável Moinho Fronteira ou mesmo Moinho Henke (...)
1931 — Pelo Decreto nº 800, a Interventoria¹ no Governo do Paraná dispõe sobre novas normas para venda de terras devolutas no Estado, declarando perniciosa a atual legislação, por permitir a aquisição de extensas áreas e como isso dar origem a formação de latifúndios ou a especulação econômica com a revenda em "tempo oportuno", com lucros "inconfessaveis" (nota do pesquisador). -- FOTOS 3, 4 e 5 --
¹ Estava sob intervenção por força da Ditadura de Getúlio Vargas.
___________________________________
1972 — Acontece comemoração festiva na então sede distrital de Quatro Pontes pela instalação da nova rede distribuição de energia elétrica pela Copel. Presenças de Dealmo Selmiro Poersch, prefeito municipal de Marechal Cândido Rondon, juíz de direito José Carlos Lins Santos, Joaquim Carlos Silva Dalmeida, diretor da Copel e José Lopes, gerente da Copel, em Marechal Cândido Rondon (Rádio Difusora Rondon AM. O Mundo em Revista. Marechal Cândido Rondon: vol. 15, cad. de 18.02.1972 a 17.07.1972. Programa de Rádio).
___________________________________
1978 — A Câmara Junior de Marechal Cândido Rondon, então conhecida como Cajumar, realiza jantar no pavilhão da Comunidade Evangélica Martin Luther, tendo como prato principal "Buchada" regada a vinhos (Rádio Difusora do Paraná AM. Frente Ampla de Notícias. Marechal Cândido Rondon: vol. 43, de 05.04.1978 a 17.05.1978, p. B- 21, B-26 e B-33. Programa de Rádio).
___________________________________
1986 — Pelo Decreto nº 7.724, o governador José Richa nomeia o juíz de Direito, Davi José Arantes, para as funções de titular da Vara Criminal, de Menores, Família, Registros Públicos e Corregedoria do Fôro Extra Judicial da Comarca de Marechal Cândido Rondon.
O novo juíz é transferido da Comarca de Tomazina, Norte do Paraná (Rádio Difusora do Paraná. Panorama. Nomeado novo juíz para a Segunda Vara de Marechal Rondon. Marechal Cândido Rondon: vol. 003, cad. abril e maio 1986, fls. 52. Programa de Rádio).
___________________________________
1988 — Começa e vai até o dia 10, o Concílio Distrital da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), com a presença dos representantes das paróquias que compreendem o distrito: Nova Santa Rosa, Maripá, Marechal Cândido Rondon, Iguiporã, Pato Bragado e Entre Rios (WIEDMER, Ronaldo Luiz. Panorama. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora do Paraná AM, vol. 019, cad. março a abril de 1988, fls. 192 e 205. Prorgama de Rádio).
___________________________________
1988 — Uma frente fria de forte intensidade atinge com rapídez o Oeste do Paraná, baixanco a amplitude térmica de 21 a 24 graus para menos de 12 graus médios, em poucas horas (WIEDMER, Ronaldo Luiz. Panorama. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora do Paraná AM, vol. 019, cad. março a abril de 1988: 192 e 211. Programa de Rádio).
___________________________________
1989 — Com palestra do diretor-presidente da Cooperativa Agrícola Mista Rondon Ltda., agora Cooperativa Agroindustrial Copagril, que aborda o planos de expansão da cooperativa, acontece a posse da nova diretoria do Clube dos Cardeais, de Pato Bragado. Presidente: Sérgio Scherer; vice-presidente: Laércio Kirsten; secretário: Gilmar Gentilini; tesoureiro: Wilson Zaltron; e diretor esportivo: José Schell (LEDUC, Lincoln. Panorama. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora do Paraná, vol. 021, cad. Março e Abril 1989, fls. 166. Programa de Rádio).
___________________________________
1992 — Falece o pioneiro Ewaldo Henke, que foi proprietário do memorável Moinho Fronteira ou mesmo Moinho Henke, localizado na esquina das Ruas Santa Catarina e Colombo, na cidade de Marechal Cândido Rondon (nota do pesquisador). -- FOTOS 1 e 2 --
__________________________________
2003 — A C-Vale Cooperativa Agroindustrial, da cidade de Palotina (PR), inaugura a ampliação do abatedouro de frangos, passando de 150 mil para 600 mil aves/dia. Durante o mesmo evento, é inaugurada a indústria de termoprocessador de aves (nota do pesquisador).
___________________________________
2007 — É domingo de Páscoa.
___________________________________
2012 — É domingo de Páscoa.
___________________________________
2016 — O jornal O Presente noticia que o Aeroporto Municipal Rubem Berta que, após longo período de interdição, é novamente liberado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para pousos e decolagens (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 08 de abril de 2016, p. 13).
___________________________________
2016 — Toma posse Vilmar Mantovani como secretário municipal de Agricultura e Políticas Ambientais de Marechal Cândido Rondon, em subsituição a Ronaldo Pohl, que deixou a função para disputar o cargo de vereador (Imprensa PM-MCR). -- FOTO 6 --
___________________________________
2017 — A equipe do Colégio Rui Barbosa/Associação Rondonense de Basquete (AROBA), Sicredi/MCR conquista o título de campeã do VI Campeonato Brasileiro de Desporto Escolar, na modalidade de basquetebol, na cidade do Recife, Pernambuco.
O título habilita a equipe para a disputar o Mundial, na Croácia (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 11 de abril de 2017, p. 31). -- FOTO 7 --
___________________________________
2018 — Acontece na cidade de Medianeira (PR), a terceira etapa do Campeonato Regional Oeste de Mountain Bike 2018. As provas disputadas são nas categorias PRO (48 Km), SPORT (30 km) e JUVENIL (17 KM). Em todas as categorias competiram atletas da Associação Rondonense de Ciclismo (ARC).
Na SPORT a colocação dos rondonenses é a seguinte: Paul Lírio Berwig, campeão da Master 5; Marco Aurélio Stenzel, 2° na Master 4; Leonardo Davi Schaufelberger, 2° na Amador 2; Rosângela Cristina Schmitz, 2° lugar na Master A Feminino; Marlise Berwig, 4° na Master B Feminino; Jean Michael da Silva, 5° na Amador 1; Sérgio Birck, 6° na Master 5; e André Freitag, 9° na Master 2. Na PRO, Marcelo Konzen termina a prova em 2° lugar na Master B; Maria Muller ficou em 4° na Elite Feminina; e Douglas Thomas chegou em 8° na Sub 30. Na JUVENIL, Rodrigo Berghofer fica em 4° lugar (nota do pesquisador). -- FOTO 8 --
___________________________________
2018 — Em solenidade em Bela Vista, até então no distrito de Iguiporã, o prefeito municipal Marcio Andrei Rauber sanciona a Lei nº 5.032, passando a vila à condição de distrito administrativo, com áreas desmembradas dos distritos de Iguiporã e Novo Horizonte.
A autoria do projeto de lei é do vereador Pedro Rauber, presidente da Câmara Municipal de Marechal Cândido Rondon (nota do pesquisador). -- FOTO 9 --
___________________________________
2018 — Começa a agenda de eventos comemorativos ao 42º Aniversário de Emancipação Político-Administrativa de Nova Santa Rosa, com Culto Fraternal e a Noite dos Corais, no Teatro Municipal Gustavo Fischer (nota do pesquisador). -- FOTO 10 --
___________________________________
2019 — Ocorre uma das sessões mais tensas e longas da Câmara Municipal de Marechal Cândido Rondon. Na sessão foram apreciados e votados os pedidos de abertura de processo disciplinar contra os vereadores Adelar Neumann, Dorivaldo Kist (Neco), Nilson Hachmann e Josoé Pedralli.
O processo de abertura de processo disciplinar contra o vereador Adelar Neumann é admitida por unanimidade de votos; a abertura de processo contra o vereador Dorivaldo Kist é admitido por oito votos favoráveis formalizados pelos vereadores: Adelar Neumann, Adriano Backes, Adriano Cottica, Arion Nasighil, Cláudio Koehler, Cleiton Freitag (Gordinho do Suco), Josoé Pedralli e Ronaldo Pohl; e a abertura de processo disciplinar contra o vereador Nilson Hachmann é aceita por sete decisões favoráveis manifestadas pelos edis Adelar Neumann, Adriano Backes, Adriano Cottica, Arion Nashighil, Cláudio Koehler, Josoé Pedralli e Ronaldo Pohl.
A abertura do processo disciplinar contra o vereador Josoé Pedralli é rejeitada por 12 votos contrários e um contra. O voto contrário é do vereador Nilson Hachmann que formalizou a denúncia contra o colega.
A denúncia contra o vereador Dorivaldo Kist foi formalizado pelo controlador interno do Legislativo rondonense, servidor Luiz Carlos Diesel. A denúncia contra o vereador Nilson Hachmann foi apresentada pelo colega de Câmara, vereador Josoé Pedralli. Já a denúncia contra o vereador Adelar Neumann decorre de investigação do Ministério Público local (O Presente. Marechal Cändido Rondon? ed. 09 de abril de 2019, p. 08 e 09).
Ver mais, clique aqui, aqui e aqui.
___________________________________
2020 — Por decisão de ofício do desembargador Reynaldo Soares da Fonseca, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), o vereador Nilson Hachmann, é reconduzido ao seu mandato de vereador em Marechal Cândido Rondon.
A decisão acontece depois que a defesa do vereador ingressou com pedido de Habeas Corpus (HC) no STJ. O relator do processo Reynaldo Soares da Fonseca não concede o HC, mas por ordem de ofício revoga as medidas cautelares em vigor, entre elas o afastamento das funções de vereador do município.
O relator decide ainda que Nilson deveria manter o comparecimento periódico em juízo e o dever de permanecer na cidade e não poderia assumir qualquer outra função diversa da atividade típica da atuação parlamentar, o que inclui cargos de direção na Câmara Municipal.
Logo, nos dias seguintes, o ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF) julga procedente o recurso do Ministério Público do Paraná que recorreu da decisão do Juizado da comarca de Marechal Cândido Rondon. A decisão ministerial determina que o juiz que proferiu a sentença em 1ª instância, deveria decidir se anulava ou mantinha a votação secreta da Câmara Municipal que cassou o mandato do vereador (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 10 de abril de 2020, p. 13). -- FOTOS 11 e 12 --
___________________________________
2020 — Falece a pioneira rondonense Metha Elisa (nascida Scheifele) Lange, vítima de um carcinoma pulmonar. Seu corpo é sepultado no cemitério público da cidade de Marechal Cândido Rondon.
É natural de Luzerna (SC), nascida em 27 de agosto de 1937, filha de Minna Louise Getrud (nascida Schubert, na cidade alemã de Karlsdorf, em 17 de março de 1896) e João Gottlob Scheifele.
Metha Elisa contrai núpcoas com Haroldo Lange¹, em 27 de setembro de 1958, em Linha Salto, Luzerna, com quem constitui família com o nascimento dos filhos Werner, Marli, Sigmar, Haidi, Lauro, Paulo, Marlene, Martinho e Ingrid (todos nascidos no Paraná).
Em 1960, Metha Elisa e Haroldo que residiam na localidade de Santa Clara, Joaçaba (SC), transferem residência para Marechal Cândido Rondon e fixam residência na propriedade rural adquirida em Esquina Guaíra, proximo a atual sede distrital rondonense de Novo Três Passos. -- FOTO 13 --
¹ É falecido em 27 de março de 1981, aos 46 anos. Seu corpo foi sepultado no cemitério público da cidade de Marechal Cândido Rondon.
___________________________________
2020 — O Poder Executivo de Marechal Cândido Rondon edita o Decreto nº 105/2020 que redefine orientações e determinações para enfrentamento da pandemia de coranavírus (COVID-19), com destaque para a autorização de reabertura do comércio rondonense a partir do próximo dia 11 de abril. O qual se encontrava fechado em função de uma decisão judicial (nota do pesquisador).
Ver vídeo (clique aqui) do pronunicamento do prefeito Marcio Andrei Rauber, referente a assinatura do Decreto nº 105/2020.
___________________________________
2021 — Falece na cidade de Toledo, na residência de sua filha Gerda, a pioneira quatropontense Cháritas (nascida Arendt) Grings aos 94 anos, de causas naturais.Era filha do casal Litvina (nascida Bickl) e Paulo Arndt. Seu corpo é sepultado no cemitério público da sede distrital de Alto Santa Fé, no município de Nova Santa Rosa.
Ela chega de mudança ao atual município de Quatro Pontes, na companhia do esposo Otto (precede-lhe na morte em 21 de abril de 1992) e filhos, em 12 de fevereiro de 1953, procedente de Nova Petrópolis (RS). Com o esposo constitui família com nascimento dos filhos Eurico, Gilberto, Dânia e Gerda.
Cháritas Grings foi a segunda professora contratada pela Prefeitura Municipal de Toledo, para lecionar na unidade escolar de Quatro Pontes.
Era a história viva de Quatro Pontes e de boa parte da cidade de Marechal Cândido Rondon. Uma mulher muito distinta, culta e afeiçoada à leitura em língua portuguesa e alemã e ligada a assuntos históricos (nota do pesquisador). -- FOTO 14 --
___________________________________
2022 — Dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), atualizados em final de março, registra que rondonenses acumulam R$ 5.103.507,79 em dívidas referentes a 8.303 compromissos de débitos. R$ 258.184,13 dizem respeito a cheques.
Do total de endividados, 3,8 mil de pessoas físicas e 277 jurídicas (alguns CPfs e CMPJs têm mais de uma dívida). Os dados revelam que 11,73% da população economicamente ativa de Marechal Cândido Rondon está inadimplente (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 08 de abril de 2022, p. 18 e 19).
___________________________________
2022 — Moradores do Bairro Boa Vista, na cidade de Marechal Cândido Rondon realizam ação conjunta entre vizinhos para manter a reserva ambiental próximo do núcleo habitacional limpo e preservado. Ao tempo em que adotam medidas para manter o espaço de moradia num local arejado e atrativo (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 08 de abril de 2022, p. 26 e 27). -- FOTOS 15 e 16 --
___________________________________
2022 — A sexta-feira é de céu encoberto na cidade de Marechal Cândido Rondon e no Oeste do Paraná, com chuviscos esporádicos. Temperaturas entre 22 e 28 graus. Ventos do quadrante Sul, fracos (nota do pesquisador).
___________________________________
2023 - É Sábado de Aleluia. A referência à data é marcada por uma tradição multissecular:"malhar Judas", folclore trazida ao Brasil pelos colonizadores portugueses. Sua origem cultural e histórica é desconhecida.
"Em geral, a prática de “malhar Judas” se espalhou por vários países de tradição católica e tornou-se uma parte da cultura popular, especialmente durante a Semana Santa. Isso acontece porque, na Bíblia, Judas Iscariotes é apontado como sendo o discípulo que traiu Jesus Cristo, entregando-o às autoridades judaicas e romanas que o condenaram à morte por crucificação. Na noite em que Jesus foi preso no Horto das Oliveiras, Judas identificou-o aos soldados romanos com um beijo, sinalizando que aquele era o homem que deveria ser preso" (Bem Paraná Online).
Conforme a tradição, Judas é representado por um boneco que antes de ser enforcado como o traidor, é açoitado e xingado. Às vezes, Judas é representado um um político detestado. Em 2023, o presidente da Rússia, Vlademir Putin, por causa da guerra que inicou com a Ucrânia em 2022, é o personagem mais transfigurado na milenar tradição católica.
Ao contrarío do que acontece em outras cidades brasileiras, principalmente do Nordeste, a tradição em Marechal Cândido Rondon não é registrada. -- FOTO 17 --
___________________________________
2023 — O sábado amanhece de céu parcialmente nublado, com nuvens tipíficadas com stratocumulus e stratus. A partir da meia-manhã também a presença de nuvens tipo cumulus e mais tarde avistamento de algumas nuvens cumulonimbus à distância. Não houve precipitação pluviométrica na cidade. Temperaturas entre 22 e 27 graus, esta última com sensação térmica de 31 graus (aferição via aplicativo AccuWeather). Ventos do quadrante Nordeste, fracos (nota do pesquisador).
____________________________________
2024 — É segunda-feira. O dia amanhece na cidade de Marechal Cândido Rondon com temperatura de 22 graus, com sensação térmica de 25°, e ventos do quadrante Nordeste, brisa. Céu encoberto com nebulosidades tipificadas como stratus e stratocumulus. A temperatura máxima do dia atinge os 36 centígrados com sensação térmica de 38 ° Celsius (aferição feita via aplicativo digital AccuWeather) (nota do pesquisador).
Este também é marcado de uma eclipse solar total, visível tão somente no Hemisfério Norte. O próximo evento como esse só acontecerá em 2044 (CNNBrasil). -- FOTO 18 --
____________________________________
COMENTÁRIOS