1912 — O Governo do Paraná titula em favor de Isnardi, Alves & Cia¹. uma área de terras de noventa e nove milhões, quinhentos e trinta mil e quarenta e oito metros quadrados (9.953,48 hectares) ...
1570 — Melgarejo, funda a Vila Rica Del Espiritu Santo (a cidade itinerante), à 350 km ao leste dos saltos do rio Paraná. — Em 1592, por decisão do capitão Rui Díaz de Gusmán, Vila Rica é transferida para a costa do Ivaí, na foz do Corumbataí, atualmente município de Fênix. Foi destruída pelos paulistas em 1632. — 7 vezes mudou de lugar, até se instalar na atual Vilarrica¹, no Paraguai (NEGRÃO, Francisco. Efemérides Paranaenses. Revisão e ampliação de Carlos Zatti. Curitiba: Instituto Histórico e Geográfio do Paraná, enviado via meio digital (e-mail, em 13.05.2021).
¹ Era natural desta cidade, Sandálio Prates, capataz da unidade de destilamento de petgrain (extraída da laranja-apepú), na localidade de Rio Branco, às margens do Rio Paraná (agora submersa pela águas do reservatório da Itaipu). A destilaria foi instalada pela Companhia de Maderas del Alto Paraná, proprietária da Fazenda Britânia.
Sandálio Santander faleceu na cidade de Pato Bragado (PR) e seu corpo sepultado no cemitério local (nota do pesquisador).
Saber mais, clique aqui.
_________________________________
1912 — O Governo do Paraná titula em favor de Isnardi, Alves & Cia¹. uma área de terras de noventa e nove milhões, quinhentos e trinta mil e quarenta e oito metros quadrados (9.953,48 hectares) no lugar conhecido como Margem Esquerda do Rio Alto Paraná², no município de Guarapuava.
Em 05 de janeiro de 1920, a Cia. Matte Larangeira como sucessora da empresa mato-grossense obtém do governo paranaense o deferimento do pedido de apostilamento da referida área de título direto para título pleno. -- FOTOS 1 e 2 -
¹ O jornal Correio do Estado, da cidade de Corumbá, edição de 07 de agosto de 1909, destaca com a seguinte nota o surgimento dessa empresa:
" Os srs. Antonio Isnardi, Alfredo Francisco Alves, Juan Bauttista Isnardi, Ladislao Monte, Francisco Mojoli e Raul Mendes Gonçalves¹·¹, este residente em Porto Murtinho, e aquelles na República do Paraguay, acabam de constituir uma sociedade de commercio e industria, em nome colletivo, para o fim de explorar o negocio de herva matte, na zona concedida à firma Larangeira, Mendes & Compᵃ, neste Estado. A sede da nova empresa, que pretende estabelecer diversas filiadas, dentro e fora do paiz, será no Porto Murtinho.
Foi lavrada, no dia de hontem, no cartório do primeiro tabelião de notas, Sr. Tiburcio Valeriano da Costa,a respectiva escriptura, contendo as cláusulas da sociedade, que girará sob o nome de Isnardi, Alves & Cia. Fazemos votos para que a nova sociedade seja bem sucedida em seus intentos" (in: MAGALHÃES, Luiz Alfredo Marques. Retratos de uma Épca - Os Mendes Gonçalves & a Cia. Matte Laranjeira. Campo Grande: Gráfica e Editora Alvorada, segunda edição, 2013: 65).
¹·¹ Raul Francisco Mendes Gonçalves (Raul Carapé, 1855-1922), era irmão de Heitor e Mario Mendes Gonçalves, sendo na época um dos homens mais importantes da Matte Larangeira no Mato Grosso (Ibidem: 65).
² A área referida comprende a atual cidade de Guaira e adjacências (nota do pesquisador).
___________________________________
1941 — Pelo Decreto Federal nº 3.196 é criada a Comissão de Estradas de Rodagem para os Estados do Paraná e Santa Catarina¹ (nota do pesquisador).
¹O novo órgão deu continuidade a construção da BR 277, interligando Foz do Iguaçu ao Porto de Paranaguá.
____________________________________
1949 — Pioneiros do distrito toledano¹ de Novo Sarandi afirmam que na citada data ocorreu uma geada tão forte que "só não se via gelo nas copas das árvores" (COSTA, Luiz Alberto Martins da.Calendário Histórico de Toledo — Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009, p. 104).
¹ Natural, morador ou pertencente ao município de Toledo (PR) (nota do pesquisador).
___________________________________
1955 — O município de Toledo (PR) formado por sete distritos¹ começa a tornar-se expoente no cultivo do tabaco. A safra do ano atingiu 53 mil kg. Ao tempo em que é estimado aumento significativo da cultura em 1956, em face do alto preço pago pelo produto (NIEDERAUER, Ondy Helio. Aumenta notavelmente a produção de fumo em Toledo. Curitiba: Diário do Paraná, Ano 1, nº 54, ed. 15 de maio de 1955, p. 4 - Primeiro Caderno - Biblioteca Nacional Digital). -- FOTO 3 --
¹ Entre os distritos estava General Rondon, hoje cidade de Marechal Cândido Rondon (nota do pesquisador).
Obs.: Nas décadas as lavouras de fumo foram diminuindo dando lugar para outras cutluras. Atualmente (2022) culturas ainda ocorrem em pequenas proriedades rurais do distrito rondonense de Porto Mendes (id.).
___________________________________
1967 — Chega o caminhão-tanque adquirido pela Prefeitura Municipal de Marechal Cândido Rondon, para combater a poeira nas ruas da Sede Municipal (nota do pesquisador).
___________________________________
1967 — Acontece baile no Clube Aliança, promovido pela Associação Rondonense de Estudantes Secundários (ARES) e animado pelo conjunto “Os Zíngaros”, para a eleição da 1ª Rainha da Soja de Marechal Cândido Rondon, cuja vencedora participaria da eleição da Rainha da Soja do Estado do Paraná.
Candidatas: Neusa Deckert, Lurdes Ricardi, Janice Sippert, Mirian Sales, Hannelore Hope, Edela Heinrich e Mirna Feiten. A Comissão Julgadora era composta pelo então deputado estadual Werner Wanderer, prof. Dilmo Antonio Bedin, Mirian Pooter, Helga Port e o estudante Waldir Perondi, vice-presidente da UPES – União Paranaense de Estudantes Secundários.
A apuração dos votos foi feita por Leodir Pasetti e Elio Lino Rusch. Vence o certame: 1º lugar: Neusa Deckert; 2º lugar: Mirna Feiten, e 3º lugar Lurdes Ricardi (nota do pesquisador).
___________________________________
1967 — É "criada a Paróquia Católica dio distrito de Novo Sarandi, de Toledo, tendo como 1º páraco o padre Aloísio Baumeister" (COSTA, Luiz Alberto Martins da.Calendário Histórico de Toledo — Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009, p. 104).
___________________________________
1972 — Acontece no Clube Aliança evento comemorativo ao Dia das Mães, organizado pela comissão municipal de festejos do Sesquicentenário da Independência do Brasil. São homenageadas: a mãe mais idosa, a mãe com o maior número de filhos e a mãe mais nova.
As mães que compareceram à festividade receberam um "diploma de homenagem" em nome do Poder Público Municipal e da Comissão de Festejos do Sesquicentenário da Independência.
Após o evento, acontece o Baile do Dia das Mães, promovido pelo então Oeste Paraná Futebol Clube (Rádio Difusora Rondon AM. O Mundo em Revista. Marechal Cândido Rondon: vol. 15, de 18.02.1972 a 17.07.1972. Programa de Rádio). -- FOTO 4 --
___________________________________
1974 — É "fundada a Associação dos Contabilistas Profissionais de Toledo (PR)" (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo — Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009, p. 104).
___________________________________
1977 — É eleita a nova diretoria do então Centro Cívico Escolar Rui Barbosa, co Colégio Luterano Rui Barbosa, da cidade de Marechal Cândido Rondon: Presidente: Ariston Limberger; vice-presidente: José Maria do Nascimento; 2º vice-presidente: Eliane Roesler; 2ª Secretária: Ana Dóris Carlet; tesoureiro: Lair José Bersch e 2º tesoureiro: Darvil Bianchet (nota do pesquisador).
___________________________________
1978 — Acontece em Marechal Cândido Rondon, a comemoração nacional do 35º aniversário da Campanha Nacional das Escolas da Comunidade (CNEC). Na época, Marechal Cândido Rondon concentrava o maior número de escolas da Campanha, por município, no Brasil (Rádio Difusora do Paraná AM. Frente Ampla de Notícias. Marechal Cândido Rondon: vol. 43, de 05.04.1978 a 17.05.1978, p. 319, 320, 321, 325 e 327. Programa de Rádio).
A agenda programática de eventos esteve assim organizada: 09h30m — Recepção festiva, no acesso à cidade de Marechal Cândido Rondon, na rodovia PR 239, da Comitiva Cenecista que partiu no dia anterior de Curitiba. 10 horas — Desfile das representações do educandários CNEC, saíndo da Avenida Rio Grande do Sul seguindo pela Avenida Maripá até a Praça Willy Barth, local do palanque oficial. 11 horas — Sessão Solene comemorativa aos 35 anos da CNEC, seguida de visita as obras de construção do Colégio David Carneiro. 12 horas — almoço para as autoridades no Clube Concórdia e churrasco de confraternização no Módulo Desportivo para as delegações participantes, de 9 municípios, cerca de 4 mil alunos.
À tarde, ocorreram competições esportivas nas modalidades de futebol de salão, voleibol masculino e voleibol feminino, organizadas pelo professor Harraldo Altmann, diretor do Departamento de Esportes de Marechal Cândido Rondon (Rondon Hoje. Marechal Cândido Rondon: Ano I, nº 38, ed. 13 a 20 de maio de 1978, p. 5, 8 e 11; e 39, ed. 20 a 27 de maio de 1978, p. 4).
___________________________________
1985 — É "aprovada pela Câmara Municipal de Toledo a Lei 1.228 autorizando a aquisição do antigo prédio da agência do Banco do Brasil, na Praça Willy Barth, para implantação do Centro Cultural Oscar Silva" (COSTA, Luiz Alberto Martins da.Calendário Histórico de Toledo — Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009, p. 104). -- FOTO 5 --
___________________________________
1986 — Em evento na Unidade Sanitária de Marechal Cândido Rondon é instalado o Centro de Pesquisas Científicas de Marechal Cândido Rondon, integrado pelos seguintes especialistas¹: médico Miguel Cruzatti na pesquisa da medicina, imunologia, bioplasma e terapia; Hans-Joachim Gasa, na área da física; Johann Reichel na engenharia termodinâmica, Jurgen Henry Sauk, na área de biogenharia antropotécnic;, médico-veterinário Flávio Dias, na área de ecologia e veterinária; e José Wenzel, na área de técnica mecânica (Será instalado hoje, o Centro de Pesquisas Científicas de Marechal Rondon. Panorama. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora do Paraná, vol. 003, cad. abril e maio de 1986, p. 176. Programa de Rádio).
¹ Do grupo, somente Flávio Dias é brasileiro. O primeiro é de origem peruana, o 2º, 3º e 4º originários da Alemanha; e o último de origem iugoslava (nota do pesquisador).
___________________________________
1994 — O Governo do Paraná proibe em todo o estado a comercialização de lápis de cera importados da China, das marcas Jumbo Crayons, Safe Nontoxix, US Kid Crayon, Crayon Glory, Grayon That Paint, Crayon School Qualiti e Crayjon 8812, por causa alta presença de chumbo em suas composições, produto altamente tóxico para o ser humano (Panorama. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora do Paraná, vol. 051, cad. maio a junho 1994, fls. 225 . Programa de Rádio).
___________________________________
2002 — Falece na cidade de Foz do Iguaçu, o pioneiro quatropontense¹, Segisfredo Euclides Anschau¹, aos 62 anos, vítima de parada cardíaca e, conforme sua vontade, seu corpo é sepultado no cemitério público de Quatro Pontes.
Era natural de São Luiz Gonzaga (RS), nascido em 15 de outubro de 1940, filho do casal Lidia (nascida Kuhn) e Aloísio Anschau. Veio para Quatroo Pontes em 1962 onde já residiam seus pais, colonizadores da região, e seus irmãos Lothário, Ana Nely, Eugênio Roque, Leocádia e Luiz Afonso.
Instalou ali um escritório e teve a contabilidade como profissão. Casou nesta sede distrital com Silvia Elizabeta Hansel e com ela formou família com o nascimento das filhas Ana Lígia, Elizabeth, Adriana e Cláudia.
Em 1965 é eleito vereador em Marechal Candido Rondon, pelo Partido Social Progressista, onde também exerceu o cargo de Secretario na Mesa Executiva da Câmara de Vereadores e, em 1968, quando da fundação da Associação Comercial e Industrial, foi o primeiro vice secretario.
Sempre ligado ao esporte, foi fundador da Liga Rondonense de Esportes e professor de Educação Física no extinto Ginásio Padre Montoya, de Quatro Pontes.
Em 1969, como um dos idealizadores e sócio fundador, tornou-se o primeiro presidente da extinta Coopagro, a qual tinha sede em Vila Nova e depois transferida para Toledo no início dos anos 70. Euclides Anschau foi reeleito presidente da Coopagro em sua terceira gestão, quando então participou também da fundação da Cotriguaçu.
Ao final dos anos 70, mudou-se para Curitiba, seguindo porém com suas atividades de agropecuarista no oeste paranaense, região pela qual sempre nutriu grande carinho (colaborou Ana Lígia Anschau Caetano). -- FOTO 7 --
Ver mais, clique aqui.
____________________________________
2005 — A revista paulistana Veja, de circulação nacional, divulga vídeo em que o funcionário dos Correios, Maurício Marinho, então Chefe do Departamento de Contratação e Administração de Material, negociava propina com empresas interessadas em licitações do Governo.
No audiovisual, Marinho afirma que agia em nome do deputado federal Roberto Jefferson, então líder da bancada do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), na Câmara dos Deputados.
Em contra ofensiva, no dia 06 de junho de 2005, Roberto Jefferson, em entrevista ao jornal paulistano Folha de S. Paulo, afirma que o Partido dos Trabalhadores (PT) vem pagando a vários deputados, um valor mensal de R$ 30 mil, para votarem favoravelmente na Câmara Federal propostas legislativas que beneficiassem o PT .
O escândalo fica conhecido como "Mensalão" (nota do pesquisador).
___________________________________
2005 — Seguindo sua promessa de campanha eleitoral¹ ao Governo do Paraná, Roberto Requião, extingue a cobrança do pedágio² na Ponte Ayrton Senna, de Guaíra, após dois anos, cinco meses e 14 dias de funcionamento (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo — Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: Gráfica e Editora GFM, 2009, p. 104).
¹ A campanha eletiva de Requião esteve praticamente toda centrada nas tarifas do pedágio cobradas nas rodovias concessionadas no Paraná, com o mote: "Abaixa ou acaba.
²A extinção da cobrança de pedágio na Ponte de Guaíra foi um ato fácil, já que era o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) que cobrava. No entanto, o fim da cobrança resultou num enorme prejuízo na qualidade de manutenção da ponte. Em pouco tempo a iluminação noturna foi se deteriorando, a ponto de não mais ter qualquer lâmpada funcionando (com o tempo quase 100% dos cabos, fios e outros equipamentos foram roubados), o perfilamento das pistas acabou se estragando por falta de manutenção, entre outros detrimentos.
Quanto ao pedágio cobrado pelas concessionárias de rodovias pedagiadas, a tentativa do Requião em findá-lo ou baixar as tarifas, redundou em fracasso.
Sem conseguir a reduçãop, por questões jurídicas de contrato, Roberto Requião negociou um famigerado acordo com as empresas detentoras de concessão. Pelo acerto, as empresas ficaram desobrigadas de implementar as melhorias contratuais, como duplicação de trechos, construção de 3ª pista, e elas em troca deixaram reivindicar qualquer reajuste nas tarifas de pedágio enquanto durou o governo de Requião (nota do pesquisador).
____________________________________
2015 — Falece o pioneiro rondonense Ingo Appel. É natural de Piratuba (SC), filho do casal pioneiro Adela (nascida Schroeder) e Amando Aloísio Appel. Era casado com a professora Ivane Bauermann (nota do pesquisador).
Ver mais, clique aqui.
____________________________________
2015 — Acontece o Seminário Anual dos Produtores de Leite 2015, organizado pela Copagril, no Pavilhão de Eventos da Comunidade Católica Matriz Sagrado Coração de Jesus, de Marechal Cândido Rondon.
Durante o evento foram premiados:- a senhora Alsi Mielke, da Linha Flor do Oeste, distrito de Iguiporã, na categoria de “maior quantidade produzida”, com um total de 581.703 litros/anos; - Ivonir Luiz Stalhoffer, da Linha Arroio Fundo, Pato Bragado, na categoria “melhor qualidade de leite”; e - João Pedro Fischer – premiado por “maior produtividade de litros por hectare nos últimos 12 meses: 156.042 litros/ano – 86.690 litros por hectare/ano.
O encontro teve palestra de José Augusto Horst, gerente do Programa de Análise de Rebanhos Leiteiros do Paraná, da Associação Paranaense de Criadores Bovinos da Raça Holandesa (APCBRH), abordando o tema “Leite com Qualidade Aumenta sua Renda – Como Atingir? " . -- FOTOS 8, 9, 10 e 11 --
___________________________________
2016 — É assinado pelo prefeito municipal Moacir Froelich, de Marechal Cândido Rondon, o processo licitatório para a revitalização da parte central da Avenida Rio Grande do Sul e outras obras.
O projeto visa mudança no "aspecto visual do centro da cidade, interligando ciclovias. Entre as mudanças está um novo canteiro central da Avenida Rio Grande do Sul, com nova iluminação, nova arborização, estacionamento para bicicletas, nova sinalização horizontal, calçamento, entre outros. Conforme o projeto, a obra também trará mudanças para a Rua Santa Catarina, que ganhará ciclofaixas para interligar as ciclovias, desde a Avenida Irio Welp, passando pela Avenida Maripá, até a Rua Rogério Valter Grum (Rua do Peixe Frito). Nesta via, então, ela será interligada à Avenida Rio Grande do Sul, onde a ciclovia será instalada no canteiro central até o Supermercado Copagril. Outra alteração significativa será a implantação de uma rotatória na Avenida Rio Grande do Sul no cruzamento com a via que liga até a Assemar, no início da avenida" (nota do pesquisador). -- FOTO 12 --
___________________________________
2018 — A palestrante comportamental e motivacional rondonense Helda Elaine Völz Bier lança na Livraria Cultural, no Shopping Iguatemi, na capital paulista, o livro de sua autoria "Mulher desperte o poder que há em você" (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 11 de maio de 2018, p. 22). -- FOTO 13 --
___________________________________
2018 — É instituído no Brasil o Dia da Amizade Brasil-Argentina¹, de acordo com a Lei nº 13.664, a ser celebrado a cada ano no dia 30 de novembro (nota do pesquisador). -- FOTOS 14 e 15 --
¹ O Oeste do Paraná tem forte ligação com a Argentina, em especial com a província de Misiones. O começo se deu com os empreendimentos argentinos que prosperaram na região no final do século 19. Mais tarde, nas décadas de 1920 e 1930, a forte migração gaúcha, principalmente de descendentes de alemães para a citada província, que deu origem as cidades de Puerto Rico, Eldorado, as principais. Muitos parentes desses migrantes que permaneceram no Rio Grande do Sul depois migraram para o Oeste do Paraná, a partir da metade da década de 1940.
Os contatos familiares ainda se mantém entre parentes argentinos e brasileiros. O que é, notadamente, registrado em Marechal Cândido Rondon, Nova Santa Rosa e Toledo.
____________________________________
2019 — O deputado federal paranaense José Carlos Schiavinato¹, da cidade de Toledo, assume a presidência da Comissão Parlamentar Mista da Suinocultura, no Congresso Nacional (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 14 de maio de 2019, p. 07). -- FOTO 16 --
¹ Veio a falecer em 13 de abril de 2021, por complicações decorrentes do acometimento pelo coronavírus (NB).
___________________________________
2019 — Ocorre o lançamento do 2º Concurso Cultural "Faça Bonito" pela Secretaria Municipal de Assistência Social de Marechal Cândido Rondon, com a temática "No combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes: qual é o meu papel de atuação na sociedade?" (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 14 de maio de 2019, p. 15). -- FOTO 17 --
____________________________________
2020 — O Poder Executivo de Marechal Cândido Rondon confirma que a cidade tem o terceiro caso do novo coronavírus (COVID-19). -- FOTO 18 --
Sobre a confirmação, a Prefeitura Municipal emitiu a seguinte nota:
Marechal Rondon confirma o terceiro caso de coronavírus
O teste rápido MedTeste Coronavírus (COVID-19) IgG/IgM foi homologado pela Secretaria Estadual de Saúde e, conforme determinação encaminhada ontem, dia 13, passa a integrar os resultados dos boletins oficiais divulgados pelo Governo do Estado e municípios. A partir disso, não é mais necessária somente a confirmação por parte do LACEN (Laboratório Central do Estado do Paraná) para que o caso seja computado, quando o paciente apresentar reação positiva ao vírus.
Conforme boletim divulgado na manhã desta quinta-feira, dia 14, pela Secretaria de Saúde rondonense, já com a nova informação do teste rápido, Marechal Rondon confirmou mais um caso da doença. Trata-se de um paciente que realizou o teste rápido há algum tempo e que aguardava o resultado do LACEN. A secretaria informou que o paciente já está recuperado, com imunidade alta, não está mais em período de transmissão do vírus e cumpriu todas as normas de isolamento, assim como seus familiares.
O boletim informa, portanto, que o município registrou dois casos positivos através do LACEN; um caso positivo através do teste rápido; 42 casos foram descartados; 1 pessoa está sob investigação; 20 em monitoramento e 143 casos foram liberados da alta do isolamento.
COMENTÁRIOS