1817 — Casa-se a Arquiduquesa Leopoldina Carolina Josefa Habsburg, quarta filha de Francisco I, Kaiser da Aústria e de Maria Tereza de Nápoles e da Sicília [ ..]
1817 — Casa-se a Arquiduquesa Leopoldina Carolina Josefa Habsburg, quarta filha de Francisco I, Kaiser da Aústria e de Maria Tereza de Nápoles e da Sicília, por procuração, com Pedro de Bragança (futuro D. Pedro I, primeiro Imperador do Brasil), Príncipe Herdeiro do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarve.
Com o casamento a Arquiduquesa tornou-se posteriormente Imperatriz do Brasil e nessa função incentivou a imigração alemã ao país. -- FOTOS 1 e 2 --
Ver vídeo sobre Princesa Leopoldina, clique aqui (todos créditos reservados aos seus autores).
___________________________________
1875 — É inaugurada a primeira ponte de concreto¹ do Brasil, construída sobre o Rio Piracicaba, na cidade do mesmo nome, no estado de São Paulo. A engenharia foi dos irmãos baianos André Pinto Rebouças (1836 -1898) e Antonio Pereira Rebouças Filho (1839 -1874).
Ainda em uso, é conhecida como a Ponte do Mirante. -- FOTO 3 --
¹ As primeiras pontes de concreto começaram a serem construídas no município de Marechal Cândido Rondon, a partir da década de 1970.
___________________________________
1920 — Nasce Cristian Wiemann (Pe. Cristiano Wiemann), futuro vigário da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, na localidade Schmahlzhofen, na Áustria, filho de Josefine (nascida Gindele) e Christian Friedrich Wiemann (nota do pesquisador).
___________________________________
1951 — "Chegam a Toledo os pioneiros Pergentino e Itália Rotava Covatti, com 2 filhos, vindos de Guaporé, Rio Grande do Sul" (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo — Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009, p. 105).
___________________________________
1952 — "Chegam a Marechal Cândido Rondon os pioneiros Luiz e Santina Grando, acompanhado dos filhos. vindos de Videira, Santa Catarina" (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo — Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009, p. 105).
___________________________________
1952 — Nasce na cidade de Curitiba, o senhor José Carlos Lins Santos, o primeiro juíz de direito da comarca de Marechal Cândido Rondon, filho de Luisa Lins e Alcino Santos (Rádio Difusora Rondon AM. Mundo em Revista. Marechal Cândido Rondon: vol. 15, de 18.02.1972 a 17.07.1972. Programa de Rádio).
___________________________________
1955 — Acontece a fundação da Primeira Igreja Batista de Marechal Cândido Rondon, com o batismo de 100 membros. Neste mês, é inaugurado o 1º tempo da comunidade. Em 18 de dezembro de 1955 chega o pastor Ottmar Wehr, para assumir o pastorado da Igreja (PAWELKE, Joachen. Ficando Rio no Oeste do Paraná. Marechal Cândido Rondon> [s.n.], outubro de1970, p. 39).
___________________________________
1958 — "Chega a Toledo o advogado Wilson Carlos Kuhn, para exercer os cargos de prefeito e vice-prefeito e se destacar como defensor da cultura local" (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo — Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009, p. 105).
___________________________________
1968 — É criado pela Lei Estadual nº 5.774, o distrito administrativo e judiciário de Margarida. A publicação da lei ocorreu no Diário Oficial de 15 de Maio de 1968. A autoria do respectivo projeto de lei foi do deputado estadual Paulo Poli (Diário Oficial do Estado. Curitiba: ed. de 15.05.1968, p. 01). -- FOTO 4 --
___________________________________
1972 — É "assinado o Decreto Federal 70.521 autorizando o funcionamento da Fecivel, depois campus da Unioeste, de Cascavel" (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo — Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009, p. 105).
_________________________________
1972 — O prefeito municipal Dealmo Selmiro Poersch, de Marechal Cândido Rondon, assina convênio com a então Companhia de Telecomunicações do Paraná (TELEPAR) repassando o serviço público municipal de telefonia para a empresa estatal (Rádio Difusora Rondon AM. Mundo em Revista. Marechal Cândido Rondon: vol. 15, de 18.02.1972 a 17.07.1972. Programa de Rádio).
__________________________________
1976 — É fundado na cidade de Cascavel (PR), o jornal diário "O Paraná", pelo jornalista Emir Sfair¹ e pelo empresário Heitor Costi², com forte cobertura jornalística da região do Oeste do Paraná.
Em 2007, o periódico é vendido para o empresário e ex-deputado federal Alfredo Kaefer. Com o novo proprietário, o veículo de comunicação foi perdendo, aos poucos, a sua alta credibilidade na região e no Estado, de que era detentor, por causa de adoção de uma linha editorial voltada aos interesses do parlamentar (nota do pesquisador).
¹ De ascendência libanesa (pais imigrantes), nasceu em Canoinhas (SC), Chegou em Cascavel em 1979, para tornar-se sócio do jornal em referência. Anos depois criou na cidade de Porto Velho (Rondônia), o informatívo "Diário da Amazônia". Faleceu nesta capital em 24 de fevereiro de 1998. Seu corpo foi sepultado num cemitério da Capital Paranaense (Ibidem).
² Natural de Guaporé (RS), veio de mudança para Cascavel para atuar como contabilista nas empresas do empresário Jacy Miguel Sccanagatta. É falecido em 15 de outubro de 2020 (Ib.).
Saber mais, clique aqui.
___________________________________
1977 — Com grande festividade, o Corintians Esporte Clube, da sede distrital rondonense de Margarida, recebe a Taça Rainha do Sertão, pela conquista do campeonato municipal de futebol de campo 1976 – 1ª divisão (nota do pesquisador).
___________________________________
1977 — Com grande festividade, o Guarani Esporte Clube, do Arroio Fundo, hoje Linha Guarani, recebe a Taça Imobiliária Bier pela conquista do Campeonato Municipal de Futebol de Campo 1976 – 2ª divisão.
A comemoração conta com a presença do então deputado estadual Werner Wanderer, prefeito municipal Almiro Bauermann, Presidente da Liga Rondonense de Esportes Ireno Bayer, e vereador Ariovaldo Luiz Bier — patrocinador do troféu por sua empresa (nota do pesquisador). -- FOTO 5 --
___________________________________
1977 — Acontece o primeiro passeio ciclístico de Marechal Cândido Rondon, organizado pela filial da então rede de lojas Casas Felipe. O trajeto percorrido, com saída da esquina da Ruas Paranás e Sete de Setembro, seguindo pela Paraná até a Rua D. João VI, indo por esta até a Rua Sergipe e desta até a Avenida Maripá. Seguindo pela Maripá até alcançar a Avenida Rio Grande do Sul e por esta até o encontro com a Rua Colombo, desta até a Rua Santa Catarina e seguindo por esta até o encontro com a Rua Sete de Setembro e desta até a esquina da Rua Paraná – ponto de partida (nota do pesquisador). -- FOTO 6 --
___________________________________
1977 — Em assembleia geral ordinária, o Clube Concórdia elege nova diretoria: Presidente: Nori Pooter – reeleito; Vice-Presidente: Victor Hugo Borgmann; Secretário: Elói Lohmann; 2º Secretário: Norberto Neumeister; Tesoureiro: Rudi Reuter; 2º tesoureiro: Orlando Trentini; Diretores sociais: Carlos Rudolf Guinther e Mariza Goebel; Diretores esportivos: Sady Luiz Cecatto e Ivo Jochims; Assessoria jurídica: Ivanor Brum de Brum; Conselho Fiscal: Titulares: Dieter Leonhard Seyboth, Heitor Danmilo Brenner e Aur Osmar Zart (nota do pesquisador).
___________________________________
1977 — É inaugurada festivamente a Escola Municipal Prof. Waldomiro Liessen, no então Bairro Frigorífico, em alvenaria, com duas salas de aula e dependências administrativas.
Participam da inauguração o então deputado estadual Werner Wanderer, prefeito municipal Almiro Bauermann, secretário municipal de Educação e Cultura, prof. Dilmo Antonio Bedin, e a senhora Veleda Liessen, viúva do homenageado com o nome do educandário (nota do pesquisador).
___________________________________
1977 — É inaugurada festivamente a então Escola Municipal Ébano Pereira, na Linha Oriental, no então distrito de Pato Bragado. Participam da solenidade o então vereador Verno Scherer, prefeito municipal Almiro Bauermann, secretário municipal de Educação e Cultura, prof. Dilmo Antonio Bedin (nota do pesquisador).
___________________________________
1978 — Começa a funcionar a União de Ajudantes Mirins¹ de Marechal Cândido Rondon, sob a coordenação do cartorário Noroaldo Boska (Rádio Difusora Rondon AM. Frente Ampla de Notícias. Marechal Cândido Rondon: vol. 43, de 05.04.1978 a 17.05.1978, p. B-265. Programa de Rádio).
¹ Anos depois a entidade passou a denominar-se Associação Comunitária 12 de Outubro (nota do pesquisador).
___________________________________
1978 — O empresário rondonense Elio Winter comunica à Câmara de Vereadores de Marechal Cândido Rondon que acabara de assumir a direção-geral da Rádio Difusora Rondon, agora Rádio Difusora do Paraná. No mesmo expediente, informa que deixam, doravante, de existir os cargos de diretor comercial e diretor técnico (nota do pesquisador). -- FOTO 7 --
___________________________________
1982 — "Com renúncia do prefeito Duílio Genari, que deixa o cargo para concorrer a deputado estadual, o vice-prefeito Arnopldo Bohnen assume a Prefeitura (de Toledo, grifo nosso) até 31 de janeiro de 1983.
Antes já havia ocupado a função interinamente entre 19 de janeiro e 19 de fevereiro de 1978 e de 13 a 27 de maio de 1981" (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo — Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009,p. 105).
__________________________________
1982 — Casam-se os jovens rondonenses Margaret Krepsky e Sérgio Giordani, em celebração na Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus, de Marechal Cândido Rondon (PR).
Ela filha do casal pioneiro Úrsula (nascida Klein) e Erich Krepsk; e ele, filho do casal (nota do pesquisador). -- FOTO 8 --
___________________________________
1985 — Falece na cidade de Curitiba, onde estava internado para tratamento de saúde, o pioneiro rondonense Cornélio Rossato em consequência de insuficiência respiratória, septecemia e neoplasia pancreática. Seu corpo é sepultado no cemitério público da sede municipal de Marechal Cândido Rondon.
Natural do Rio Grande do Sul, era filho do casal Anastacia e João Rossato. Casou-se com Cornelia Simonetti e com ela formou família com o nascimento dos filhos Roque Inácio ( em 2024, morador em San Cristóbal, Alto Paraná, Paraguai), Decio (falecido em Marechal Cândido Rondon), Selso (falecido na cidade de Sinop (MT) com terras em Porto dos Gaúchos), Terezinha (em 2024, moradora em Marechal Cândido Rondon), Sergio (em 2024, morador em San Cristóbal, Alto Paraná, Paragaui), Daniel (falecido em Agro Cafeeira, Matelândia, PR), e Antonina Cecília ( falecida em Marechal Cândido Rondon).
Em 1951 chega de mudança com a sua família na então vila de General Rondon, hoje Marechal Cândido Rondon( PR), procedente de Passo Fundo (RS). Inicialmente vai morar numa chácara na Sanga Borboleta, agora área central da cidade. A morada é por pouco tempo até mudar-se para a sua propriedade rural adquirida no distrito rondonense de Novo Horizonte, na época Mercedes Velha.
Foi um forte líder rural com participação ativa na fundação da Cooperativa Agroindustrial Copagril, na época Cooperativa Agrícola Mista Rondon Ltda. Como também, liderou junto com o rondonense Romeu Saatkamp a fundação da Associação de Pais e Amigos dos Excepecionais de Marechal Cândido Rondon (APE) e na criação da primeira escola de Educação Especial, em função de ter uma filha excepcional.
Ao falecer residia no Loteamento Von Borstel na sede municipal de Marechal Cândido Rondon.
A certidão de óbito foi lavrada no Cartório de Nascimentos, Casamentos e Óbitos Arthur Antunes, na Capital Paranaense, sob o nº 24.430, fls. 108, do Livro nº C/32 (colaborou Sergio Rossato, filho). -- FOTO 9 --
____________________________________
1986 — Retorna às atividades profissionais junto a Rádio Difusora do Paraná, o comunidador João Marcos Gomes. (informação do comunicador). -- FOTO 10 --
___________________________________
1986 — Começa durante a semana a ocupação do anexo da Assembleia Legsilativa do Paraná, especialmente edificado para abrigar os gabinetes parlamentares dos deputados. Um investimento de 50 milhões de cruzados.
Logo o novo espaço físico começou apresentar graves problemas com infiltração de águas de chuvas, resultado de erros cometidos pelas empresas construtoras do anexo (O anexo da Assemnleia Legislativa, caro e ruim. Panorama. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora do Paraná, vol. 003, cad. abril e maio de 1986, p. 184. Programa de Rádio).
___________________________________
1986 — Roberto Alzaibar, gerente geral do frigorífico da Swift-Armour, em Marechal Cândido Rondon, é anunciado como presidentre da Comissão Central Organizadora (CCO) para organização dos festejos do 26º aniversário do Município (Escolhido o presidente da Comissão de Festejos do Município, e Pessoas que confirmaram participação nas sub-comissões do 26º aniversário de Marechal Cândido Rondon. Panorama. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora do Paraná, vol. 003, cad. abril e maio de 1986, p. 186 e 191. Programa de Rádio).
___________________________________
1988 — Viajam para a República Dominicana, os juniores rondonenses Vilson Leites de Oliveira, Vitor Giacobbo, Wiland Schurt, Sérgio von Mühlen, Hilário Datsch e Olinda Schneider onde participam da Conferência Latino Americana da Câmara Junior (LEDUC, Lincoln. Panorama. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora do Paraná AM, vol.016, cad. Maio e Junho 1988, fls. 44. Programa de Rádio). -- FOTOS 11 e 12 --
___________________________________
1989 — É fundada a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) — Subseção de Marechal Cândido Rondon (nota do pesquisador).
___________________________________
1995 — É "inaugurada a Incubadora Comercial ou Camelódromo de Toledo, na Avenida Maripá, com 36 salas para a instalação de bancas de vendedores ambulantes" (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo — Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009, p.105).
_________________________________
2005 — Falece o industrial rondonense Eno Thessing, proprietário da empresa Móveis Girassol. O empresário era casado com Brunilda (Bruni) Priesnitz. O casal chegou de mudança a Marechal Cândido Rondon, em 19 de abril de 1963, procedente de Três de Maio, Rio Grande do Sul.
Em Marechal Cândido Rondon, estabeleceu inicialmente com um mercadinho self-service (o primeiro da cidade), à Rua Sete de Setembro, onde hoje está o Edifício Itacorá. Por volta de 1965, mudou de atividade comercial e abriu a empresa Somerol, primeira revendedora da montadora Ford-Willys. A sede da empresa, loja de peças e oficina ocupou toda a área que abriga o Edifício Itacorá.
Anos depois Eno Thessing deixa de atuar com a sua empresa como autorizada da multinacional e associa-se com Willi Hiller e fundam a empresa Móveis Wileno, com instalações na esquina da Rua Paraná com a Rua Sete de Setembro, no final da quadra, para quem segue sentido leste-oeste, à esquerda.
Passados alguns anos, os dois sócios resolvem abrir a sociedade. E cada um segue com seu próprio negócio no ramo mobiliário, ficando com máquinário da empresa em comum, o ex-sócio Willi Hiller. Este instala sua empresa à Rua Ceará. Aos mais tarde encerra as atividades, transferindo-se para o Pará.
Eno fica com as instalações da então Móveis Wileno.
Com a abertura da sociedade, o casal Thessing, agora com empresa exclusiva, iniciam contatos para montar o parque de máquinas. Ao tempo em que pensa que nome escolher para a empresa. Várias são as ideias, sem se definir por uma. Certo dia em viagem a cidade de Jaraguá do Sul, Santa Catarina, atrás da compra de máquinas, ao passar por uma plantação de girassol, segundo a senhora Brunilda, seu marido teria dito "Bruni olha que coisa bonita essa plantação de girassol", ao que ela teria respondido, está aí o nome da nossa empresa: Móveis Girassol.
E assim fica o nome da empresa, até o encerramento das atividades com o falecimento dele (informações repassadas pela senhora Brunilda Priesnitz Thessing). -- FOTO 13 --
________________________________
2005 — "A Associação Brasil Avestruz anuncia a implantação em Itaipulândia (PR) do 1º abatedouro¹ da ave no Paraná" (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo — Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009, p. 105).
¹ O projeto não prosperou e muitos investidores locais perderam dinheiro ao apostarem na viabilização da implantação da planta industrial (nota do pesquisador).
___________________________________
2015 — Acontece em Marechal Cândido Rondon, o primeiro workshop “Um dia delas", organizado pela Faciap – Mulher –, ente da Federação das Associações Comerciais e Empresarias do Paraná, com a presença de cerca de 100 empresárias. Foi o primeiro evento de gênero no Paraná (O Presente).
___________________________________
2019 — É preso o vereador rondonense Nilson Hachmann em ação deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), em operação nominada de Pula Pula¹.
O legislador é conduzido à 15ª Subdivisão Policial de Cascavel onde fica detido até a concessão de habeas-corpus pelo Tribunal de Justiça do Paraná, em 23 de maio seguinte.
A operação conduzida pelo Ministério Público da Comarca de Marechal Cândido Rondon investiga o edil rondonense por suposta criação de empresas em nome de laranjas para firmar contratos com a prefeitura do município de Marechal Cândido Rondon, para a pavimentação de trechos rodoviários municipais com pedras irregulares.
O mandado de prisão, expedido pela Justiça Estadual da comarca referida, se estendeu a mais quatro pessoas, incluindo um filho do vereador (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 17 de maio de 2019, p. 03 e 10). -- FOTO 14 --
¹ Ganhou essa denominação porque o político, segundo o GAECO e o Ministério Público do Paraná, teria como perfil mudar de partido e grupo político conforme a sua conveniência. Meses depois o político foi aboslvido de todas as acusações pela Justiça (NB).
Ver mais, clique aqui.
___________________________________
2019 — A Câmara Municipal de Marechal Cândido Rondon realiza audiência pública para discutir a implantação de programas e leis no município em benefício das pessoas portadores de autismo e seus familiares (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 17 de maio de 2019, p. 15).
____________________________________
2019 — Começa e vai até o dia seguinte na sede social da Associação Atlética e Cultural Copagril (AACC), o Encontro Estadual de Lideranças Femininas Cooperativistas (ELICOOP 2019), tendo com o anfritriã a Cooperativa Agroindustrial Copagril e promoção do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/PR).
O evento teve a presença mulheres de 20 cooperativas paranaenses: Frísia, Cocamar, Coopavel, Camisc, Coagru, Copacol, Castrolanda, Bom Jesus, C.Vale, Lar, Integrada, Agrária, Cooprossel, Coopertradição, Primato, Sicredi Campos Gerais PR/SP, Sicoob Unicoob Meridional, Sicredi Aliança PR/SP, Cativa e Copagril (RIBEIRO, Carina Walker. Copagril sedia maior edição do Elicoop Feminino. Marechal Cândido Rondon: Revista Copagril nº 110, ano 14, cad. Maio/Junho 2019, p. 34 e 35). -- FOTOS 15 e 16 --
___________________________________
2020 — O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (CREA-PR), escritório de Cascavel, informa que o Oeste do Paraná lidera a procura por instalações de sistemas de energia renováveis, principalmente de origem fotovoltaica. A informação aponta que nos últimos dois anos o aumento foi de 276% (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 15 de maio de 2020, p. 30).
__________________________________
2020 — O gerente da Operação Hórus, QOPM tenente-coronel Saulo Sanson, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, relata que o bloqueio evitou prejuízos de 260 milhões em ilícitos que deixaram de atravessar do Paraguai ao Brasil na região da cidade de Guaíra (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 15 de maio de 2020, p. 32 e 33). -- FOTOS 17 e 18 --
___________________________________
2020 — É encontrado o corpo de Daniel Engelmann, 19 anos, que prestava serviço militar na 15ª Companhia de Infantaria Motorizada (15ª Cia Inf Mtz), na cidade de Guaíra (PR).
O rondonense havia desaparecido nas águas do Rio Paraná após sua embarcação, com mais dois militares, ser atingida por um barco clandestino, no dia 10 de maio, durante patrulhamento.
Seu corpo é sepultado no cemitério público da sede municipal de Marechal Cândido Rondon (nota do pesquisador). -- FOTO 19 --
___________________________________
2021 — Falece na cidade de Cascavel, onde estava internada, a menina rondonense¹ Isadora Chiapetti, de 6 anos, em decorrência de neoplasia mileoproliferativa (leucemia), filha do empresário Adriano Clóvis Chiapetti e da psicólogia Josie Mainerz. Seu corpo é sepultado no cemitério da sede municipal de Marechal Cândido Rondon.
Em 2020 a comunidade rondonense realizou uma campanha memorável de apoio aos pais, para a aquisição de um medicamento importado para o tratamento da filha. Como também, uma coleta de sangue de doadores (nota do pesquisador). -- FOTO 20 --
¹ Natural ou residente no município de Marechal Cândido Rondon (PR).
___________________________________
2021 — Falece na cidade de São Paulo, a atriz brasileira Eva Wilma Riefle Zarattinni, aos 87 anos, vítima de câncer de ovário que implicou em insuficiência respiratória. Era filha do metalúrgico alemão Otto Riefle Júnior e de Luiza Carp, de ascendência russa.
Por sua versatilidade em interpretações de papéis de destaque em telenovelas, a artista arregimentou uma legião de milhões de admiradores em todo o Brasil. -- FOTOS 21 e 22 --
___________________________________
2021 — Quinze agricultores rondonenses participam do Movimento Verde e Amarelo do Agro, na Capital Federal, em apoio ao presidente da República, Jair Messias Bolsonaro (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 21 de maio de 2021, p. 16 e 17). -- FOTO 23 --
___________________________________
2022 — O domingo é de tempo bom com nebulosidade esparsa em Marechal Cândido Rondon e no Oeste do Paraná. As temperaturas em queda ficaram entre 17 e 23 graus (nota do pesquisador).
___________________________________
2023 — Falece a 190ª rondonense vítima de complicações decorrentes da COVD 19, aos 94 anos. Tinha como comorbidade, doença cardiovascular (nota do pesquisador).
___________________________________
2023 — A segunda-feira amanhece sem nebulosidade na cidade de Marechal Cândido Rondon, e assim se manteve¹ durante o dia. Temperatura ao amanhecer de 9 graus. A máxima do dia chegou a 26 graus (aferição via aplicativo digital AccuWeather). Ventos do quadrante Nordeste, brisa. (nota do pesquisador). -- FOTOS 24, 25 e 26 --
¹ A empresa Metsul, especializada em climatologia, em nota divulgada em seu portal, nesta data, informou que uma extensa área, que engloba o Centro e Norte da Argentina, Paraguai, a Região sul do Brasil, grande parte do Centro Oeste e parte da região Sudeste, está praticamente 100% sem nebulosidade. O fenômeno estaria sendo causado pelas áreas de baixa e alta pressão que atuam neste começo de semana na região.
__________________________________
2024 — É quarta-feira. O dia amanhece na cidade de Marechal Cândido Rondon com temperatura de 13 graus e sensação térmica de 12°. É a mais baixa temperatura de 2024 até aqui. Ventos do quadrante Sul, brisa. Céu parcialmente encoberto com nebulosidade tipificada como altocumulus; e, mais tarde encoberto completamente com nuvens altostratus. A temperatura máxima do dia atinge os 19 graus (aferição feita via aplicativo digital AccuWeather (nota do pesquisador).
__________________________________
2024 — Boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde confirma 3.212 casos de pessoas acometidas pela dengue, e dois óbitos, no município de Marechal Cândido Rondon (nota do pesquisador). -- FOTO 27 --
__________________________________
2024 — Falece na cidade de São Leopoldo (RS), onde residia no Lar Moriá (devido o Mal de Alzheimer), o pioneiro rondonense Armando Mees, aos 89 anos, vítima de infarto do miocárdio fulminante.
Era natural de Santo Ângelo (RS), nascido em 27 de dezembro de 1934, filho do casal Hertha (nascida Wohlemberger) e Aloicius Mees.
O pioneiro chegou de mudança em Marechal Cândido Rondon em 20 de agosto de 1954, acompanhando os pais e irmãos.
Aqui casou-se em 1ª núpcias com Olivia Lemke (precedeu-lhe na morte em 07 de maio de 1971 ) e com quem constituiu família com o nascimento dos filhos Carlos Alberto, Arceli e Jorge Luiz; e em 2ª núpcias com Anila Hollmann (precedeu-lhe na morte em 18 de março de 1999) e formou família com o nascimento da filha Tarita Fernanda.
Armando é irmão da professora Venilda Saatkamp e de Clair Mees (colaborou esta). -- FOTO 28 --
Saber mais, clique aqui.
____________________________________
COMENTÁRIOS