1917 – Ocorre a inauguração da extinta ferrovia Guaíra a Porto Mendes, da Companhia Matte Larangeira (...)
1614 — Concedida a primeira sesmaria em território do hodierno Paraná, à Diogo de Unhate, entre as barras do Ararapira e do Superagui, no presente município de Guaraqueçaba, medindo 3x2 léguas.
NB.: No ano anterior (1613), em Loreto¹, Montoya escreveu a “Arte y Vocabulario de la Lengua Guarani”, e impresso na redução de Santa Maria, em 1626. Foi no território paranaense, portanto, escrito e impresso, o primeiro livro de toda a América, visto que o primeiro da América do Norte foi o “Bay Psalm Boock”, em Boston, 1640 (NEGRÃO, Francisco. Efemérides Paranaenses. Revisão e ampliação de Carlos Zatti. Curitiba: Instituto Histórico e Geográfico do Paraná, enviado via digital (e-mail), em 31.05.2021. -- FOTO 3 --
¹ Nossa Senhora de Loreto foi edificada pelos padres espanhóis Mazeta e Cataldino à margem esquerda do Rio Paranapanema, na desembocadura do Rio Pirapó, no atual município paranaense de Itaguajé.
Foi a 1ª redução jesuítica espanhola no Brasil, na época território pertencente à Espanha. Perdurou até 1630, quando foi atacada por bandeirantes vindos de São Paulo (IPatrimonio- Online).
² Localizada na região da Iguazú Acaray (...). Situava-se a leste do Rio Paraná e a norte do Rio Iguaçu em território atualmente brasileira, onde hoje encontra-se o Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguacú no Paraná" (SIMONETTI, Bruna Caroline et al. Morfologia das Reduções Jesuíticas: A Reconstrução Virtual de Santa Maria Mayor. Revista Pleiade — Centro Universitário Descomplica UniAmérica, cad. Abr.-Jun., 2023, p. 76 —Online).
___________________________________
1821 — Circula na cidade do Rio de Janeiro, o 1º jornal diário do Brasil, o "Diário do Rio de Janeiro". O periódico ganhou o apelido de "Diário da Manteiga", devido o baixo custo do exemplar, comparado ao custo de uma portção do laticínio (Diário do Rio Online). -- FOTO 4 --
¹ Saber mais, clique aqui.
___________________________________
1903 — (dia hipotético) No título "Na Fronteira —O Fróylas (uma referência ao parceiro da turma brasileira encarregada de instalar os marcos fronteiriços entre o Brasil e a Argentina), o general Dionísio Cerqueira, comandante do grupamento, descreve o cenário deslumbrante que encontra o viajante navegando o trecho do Rio Paraná, desde a jusante do Rio Iguaçy até as proximidades das Sete Quedas, Guaíra:
(... Armámos as nossas tendas de campanha em pequena praia, logo acima da confluencia, na margem esquerda do Paraná.O grande rio do nosso planalto central corria veloz e redomoinhando pela nossa frente; separando-nos do Paraguay, cujas opulentas florestas viamos, á pouco mais de trezentos metros, emergindo das areias brancas e dos basaltos negros da margem.
Esse rio immenso, a que os guaranys deram o nome de — Parente do Mar — corre constrangido, entre altas barrancas, num leito, que se vai apertando mais a mais, á medida que se avisinha dos maravilhoso salto das "Sete Quedas" ou de Guayra, abaixo do qual tem apenas 60 metros.
Os torvelinhos ou funis, como são denominados pelo povo, vão não raro de margem á margem.
Quando o remontei até Pozuelos¹ em 1903, a bordo dum excellente vapor da casa de Nunez y Gibaja de Posadas, via as aguas turbinosas girando com velocidade vertiginosa para o fundo do vortice, que se abria no meio do rio, e o Espanha² vibrando a cortar rapido e offeguento as espiras que o envolviam e pareciam querer arrastal-o para o abysmo.
Desde a foz do Iguassu até o Salto de Guayra, a distancia é de 190 kilometros. Nesse curto trecho, um dos mais belos e apraziveis do mundo, affluem, do lado do Brasil uns cento e vinte rios e arroios e outros tantos do lado do Paraguay.
Alguns são de consideravel cabedal como o Acaray, Iacanguassu, Santa Thereza, Itaembé, Pozuelos e Carapá ou Igurey, do Paraguay; e nossos — o Ocoy, Igovy, S. Francisco ou Jaguary, rico de hervaes, Jairy-mirim, Alvaro Nunez³ e Ipané. Todos esses duzentos e tanto affluentes despenham-se em cascatas mais ou menos proximas do leito do suzerano.
Alguns ha que se precipitam directamente sobre as aguas do Paraná; são os menores. Ambas as suas margens são povoadas de nobres florestas de preciosas madeiras de lei que occupam a parte mais elevada da barranca. Na inferior, perto das águas, vêem-se ás faxas verde-claras dos taquarussús, que atingem proporções colossais. (...) (Kosmos - Revista Artistica, Scientifica e Literaria. Rio de Janeiro: Anno V, nº 6, ed. Junho de 1908, p. 1 a 6 — Biblioteca Nacional Digital). -- FOTO 5 --
____________________________________
1917 — Ocorre a inauguração da extinta ferrovia Guaíra a Porto Mendes, da Companhia Matte Larangeira, empresa de capitais brasileiro e argentino. Nesse ano, o extinto Porto Mendes denominado inicialmente pela Matte de Depósitos — os paraguaios o chamavam de Portón —, ganhava o nome de Porto Mendes Gonçalves, em homenagem ao diretor-presidente da Matte Larangeira, então com sede central em Buenos Aires.
O traçado da ferrovia saiu da prancha do engenheiro estadunidense Wilson Sidwell há longo tempo funcionário da empresa. A primeira locomotiva foi adquirida de empresa argentina¹ e os trilhos importados da Alemanha.
A pequena linha férrea e as instalações administrativas e portuárias de Guaíra e Porto Mendes, da Cia. Matte, foram incorporadas ao Serviço de Navegação da Bacia do Prata (SNBP) pelo Presidente Getúlio Vargas, em 1944, dentro do seu Programa de Nacionalização (MAGALHÃES, Luiz Alfredo Marques. Retratos de uma Época - Os Mendes Gonçalves & a Cia. Matte Larangeira. Campo Grande: Gráfica e Editora Alvorada, 2013, 2ª ed., p.57, 91,92 e 135). -- FOTOS 1 e 2 --
¹ A locomotiva foi adquirida da empresa Nuñez Y Gibaja, com sede em Posadas, Argentina, a qual tinha uma obrage no Brasil, entre Toledo e Cascavel, que depois se conheceu por Lopeí. A ideia da companhia posadenha era instalar uma ferrovia ligando sua obrage ao Porto 12 de Outubro, junto ao Rio Paraná. A obrage mais tarde foi adquirida pelo argentino Teodoro Mateo Soldati (nota do pesquisador).
___________________________________
1955 — Começa suas atividades na então vila de Nova Santa Rosa, a Igreja Evangélica Luterana do Brasil (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo — Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica e Editora, 2009. p.116).
___________________________________
1966 — Acontece a abertura da Casa Orlando, loja de revenda de confecções, à Rua Tiradentes 567, de propriedade do casal Marina e Orlando Miguel Sturm. Historicamente a mais antiga loja de vestuário da cidade de Marechal Cândido Rondon (PR) (nota do pesquisador). -- FOTO 6 --
___________________________________
1970 — É "fundada a Livraria Livrapel, de Toledo (PR), pelos empresários Danilo e Amirta Mattielo.O estabelecimento concorre com a Livraria Araupel, sucessora da Livraria Pedrini, fundada em 1961. Em 1970, ambas distribuem os jornais do Estado de São Paulo, A Voz do Oeste, Nova Geração, Opinião Politika, Jornal das Letras, O Pasquim e Fronteira do Iguaçu. Vendem revistas femininas, de rádio e TV, esporte, histórias em quadrinhos, religiosas e técnico-profissionais, além de livros didáticos e literários. Na literatura, os livros mais vendidos são Helena, A Moreninha, Iracema, Teresa Batista, Incidente em Antares, Semeadura e Cosmo, O Pequeno Priíncipe, Éramos Seis, O Menino do Dedo Verde, Automóvel, Mulheres de Médicos, Os Honrados Mafiosos e as Pupilas do Senhor Reitor, de autores nacionais e estrangeiros" (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo — Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009, p. 123).
___________________________________
1971 — O Sindicato Rural Patronal de Marechal Cândido Rondon inicia a prestação de serviço odontológico aos seus associados, junto a sua sede, a cargo do cirurgião-dentista Romeu Saatkamp, em face de convênio celebrado com o FUNRURAL (nota do pesquisador). -- FOTO 7 --
___________________________________
1975 — Começa a operar ônibus-leito, do Expresso Princesa dos Campos, na linha Marechal Cândido Rondon – Curitiba (nota do pesquisador).
___________________________________
1975 — Começa 2ª Bienal da Soja, na cidade de Palotina (PR) (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo — Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009, p. 123).
___________________________________
1977 — O rondonense Plínio Kleemann inicia projeto de colonização na República do Paraguai, no departamento de Alto Paraná, o qual denomina de Doctor Raul Peña¹, Centenas de famílias rondonenses mudam-se para a nova localidade, formando aproximadamente 90% da população (Rádio Difusora Rondon AM, Panorama. Marechal Cândido Rondon: vol. 004, Junho/Julho 1986, p.1. Programa de Rádio). -- FOTO 8 --
¹ Em homenagem a um dos médicos mais conceituados do Paraguai, filho do ex-presidente Pedro P. Peña (nota do pesquisador).
___________________________________
1977 — Acontece o lançamento do LP (long-play) em vinil, do cantor rondonense Walter Basso, com o título “Quero ser seu namorado” (nota do pesquisador). -- FOTO 9 --
___________________________________
1983 — São abertas e vão até o dia 15, as inscrições para o Troféu Ampla de Notícias 1983, do Campeonato Municipal de Futebol de Salão de Inverno de Marechal Cândido Rondon ( Frente Ampla de Notícias. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora do Paraná, vol. 99, 06.1983, p. 69. Programa de Rádio).
___________________________________
1983 — Inicia o campeonato regional de bolão com equipes participantes das cidades de Marechal Cândido Rondon, Palotina, Guaíra e Toledo (Frente Ampla de Notícias. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora do Paraná. vol. 99, 06.1983, p. 16. Programa de Rádio).
___________________________________
1984 — É " instalado o Escritório Regional do Ministério da Agricultura em Toledo, tendo como 1º chefe Júlio Policarpo Rojas" (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo — Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009, p. 123).
___________________________________
1987 — A Rádio Difusora do Paraná AM noticia que agricultores de Marechal Cândido Rondon, em virtude de dívidas contraídas em instituições bancárias, tem leiloadas suas propriedades rurais:
Leilões também em Marechal Rondon
Como nos demais municípios do Estado do Paraná, Marechal Rondon também verifica casos de leilões de propriedades de pequenos agricultores, devido a dívidas junto a instituições financeiras instaladas neste município.
A partir das altas taxas de juros vigêntes (sic) atualmente, os pequenos agricultores que investiram vultuósos (sic) recursos no ano passado iludidos pelo Plano Cruzado UM, correm o risco de perder suas propriedades, por falta de dinheiro, pois além dos problemas normais da atividade agrícola o preço dos produtos não acompanha as taxas de juros.
Em tudo isso porém, fatos positivos são verificados demonstrando a solidariedade entre alguns produtores rurais.
Isso se constata através da formação de grupos de visinhos (sic) e amigos dos agricultores que terão suas terras leiloadas, os quais através da popular "vaquinha", arrematam o imóvel para devolvê-lo ao proprietário.
Este fato inclusive pode ser tornar comum, traduzindo-se numa solução para os pequenos e endividados agricultores do município de Marechal Cândido Rondon; enquanto se aguarda um posicionamento mais firme por parte do Governo Federal, na tentativa de amenizar a sobrecarga de juros que recai atualmente sobre os produtores rurais (GOMES, João Marcos (JMGomes). Panorama. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora do Paraná AM, vol. 010, cad. Mai e Jun 1987, p. 106).
___________________________________
1993 — O grupo Sperafico assume a administração da fábrica de esmagamento de soja¹ adquirida da Copagril. A fábrica localizada próximo ao portal de entrada da cidade de Marechal Cândido Rondon, foi iniciada por um grupo de empresários rondonenses e de fora.
Contudo, o grupo empresarial não conseguiu colocar a indústria em funcionamento, em virtude de questões administrativos-financeiras. Anos depois a planta industrial foi adquirida pelo empresário Pedro Cereser, da cidade de Três Maio (RS). O empreendedor, anos depois, vendeu a unidade fabril para o grupo Soceppar, de Curitiba, que ficou à frente da indústria por longos anos.
Por interesse em outra linha de atuação comercial, a Soceppar vendeu a fábrica para a Copagril e esta um tempo depois a vendeu para o grupo Sperafico.
A indústria desde a entrada em operação tem sua base principal de atividade no esmagamento de soja, produzindo óleo degomado e farelo de soja.O óleo degomado é adquirido pelas indústrias de refino localizadas principalmente no estado de São Paulo e a outra parte é exportada para a Europa. Já o farelo de soja até a aquisição da unidade fabril pela Copagril, em sua maior parte era comprado por diversas fábricas de rações e o restante exportado para o continente europeu. Quando a indústria passou para a administração da Copagril, o farelo de soja abastecia as fábricas de rações da própria cooperativa e a parte que sobrava era vendida para indústrias similares.
Na época que a indústria foi adquirida pelo grupo Sperafico a sua capacidade de esmagamento de soja era de 600 toneladas/dia. Com os vários investimentos feitos pelo grupo empresarial proprietário, a capacidade de esmagamento atualmente (20.05.2018) chega a 900 toneladas de grãos/ dia, com a produção de óleo degomado, farelo de soja e extração de lecitina de soja.
Os três derivados são vendidos para o mercado interno e o excedente é exportado. Grande parte do farelo de soja, no entanto, é usado na fábrica de rações que o grupo Sperafico instalou junto a unidade de esmagamento de soja (colaborou Heitor Bonzanini, gente da unidade industrial).
¹ Em 2021 a Cooperativa Agroindustrial Copagril reassumiu a unidade de processamento de soja, depois de uma demanda judicial (nota do pesquisador).
___________________________________
1993 — É constituída a empresa rondonense "Vorpagel Materiais de Construção Ltda". pelo agricultor Delcio Vorpagel e pelos empresários José Camilio (dono de posto de combustível) e Gernot Reuter (do ramo de farmácia).
Cinco anos depois, os dois últimos deixam a sociedade e vendem as suas suas cotas de participação para o sócio Delcio Vorpagel. Em 2020, com see própria, à Avenida Maripá 1770, a empresa era uma das maiores lojas de revenda de material de construção na cidade de Marechal Cândido Rondon, com 26 colaboradores (nota do pesquisador). -- FOTO 10 --
___________________________________
1998 — Começa a venda do medicamento "Viagra" indicado para disfunção erétil, produzido pela Pfizer, em farmácias do Oeste do Paraná, com os preços nas alturas. Uma caixa com 4 compromidos era vendida a R$52,00. As primeiras vendas foram feitas em Cascavel. Em poucos minutoszerou o estoque do produto na cidade (O Pitoco. Cascavel: Ano XXVI, nº 2.398, ed. 23 de junho de 2023, p. 42). -- FOTO 11 --
___________________________________
2003 — O maratonista rondonense¹ Gilmar “Batata” Debus conquista a 7ª colocação na classificação final da 20ª Maratona Internacional de Porto Alegre (nota do pesquisador). -- FOTO 12 --
¹ Gentílico de Marechal Cândido Rondon (PR)
___________________________________
2004 — "Inicia a circulação da revista Friends, de Toledo, com periodicidade mensal, de propriedade do jornalista Jean Carvalho" (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo — Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009, p. 123).
__________________________________
2015 — O Conselho da Mulher Empresária de Marechal Cândido Rondon lança a campanha “Conscientização da Reciclagem”, com vistas a preservação do meio-ambiente, com a entrega de cartilhas educativas e lixeiras ecológicas, com início na Escola Municipal Oswino Weirich, no Jardim Higienópolis (O Presente).
____________________________________
2017 — O padre rondonense Neimar Troes, da família do distrito de São Roque, estudante da Universidade Gregoriana de Roma, profere conferência na Academia Teológica de Moscou, Rússia, na Lavra de São Sérgio (Sejgejev Posad ou Zagorsk).
É o primeiro brasileiro a dar uma conferência neste famoso centro acadêmico teológico russo, ligado a Igreja Ortodoxa (mensagem de Pe. Neimar Troes, via Facebook, em 1º.06.2017). -- FOTOS 13, 14, 15 e 16 --
___________________________________
2017 — Em solenidade junto ao Hospital Municipal Dr. Cruzatti, o prefeito municipal Marcio Andrei Rauber anuncia oficialmente que a unidade de saúde volta a atender parturientes para partos (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 02 de junho de 2017, p. 22 e 23). -- FOTO 17 --
___________________________________
2019 — É inaugurada a arena esportiva multiuso do núcleo habitacional Recanto Feliz, no Bairro Botafogo, na cidade de Marechal Cândido Rondon (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 04 de junho de 2019, p. 23). -- FOTO 18 --
___________________________________
2020 — Falece na cidade de Quatro Pontes, Arnildo Wilibaldo Kirch, aos 90 anos, vítima de um carcinoma pulmonar. Chegou de mudança ao atual município em 1951, quando ali residiam menos de 15 famílias (fonte: Rádio Tropical FM, de Quatro Pontes).
__________________________________
2020 — Boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde de Marechal Cândido Rondon informa que o município tem 14 casos confirmados de pessoas acometidas pelo novo coronavírus (COVID 19), um aumento de três infectados em relação ao dia anterior (nota do pesquisador). -- FOTO 19 --
__________________________________
2020 — Acontece a inauguração da Gastroclínica Rondon, do médico Adriano Benitez Tagarra, na esquina das Ruas Espírito Santo e Cabral, na cidade de Marechal Cândido Rondon (nota do pesquisador). -- FOTOS 20 e 21 --
___________________________________
2020 — Assume a presidência da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Pato Bragado (ACIBRA), o empresário Vinícios do Amaral Facco, do ramo de ótima e relojoaria e de mecânica e autocenter. Ele substitui na presidência o empresário Márcio Schons (O Presente, ed. 09 de junho de 2020, p. 24 e 25). -- FOTO 22 --
__________________________________
2020 — Ocorre o 50º aniversário de abertura da Casa Orlando, loja de revenda de confecções, de propriedade do casal Marina e Orlando Miguel Sturm. Historicamente o mais antigo estabelecimento comercial de vestuário da cidade de Marechal Cândido Rondon (PR). -- FOTO 23 --
___________________________________
2021 — Com o começo da pandemia do coronavírus em Marechal Cândido Rondon, em 2020, o número de casamentos decresceu. Contudo, nos meses do 1º semestre de 2021 até aqui, os matrimônios retornaram à normalidade (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 01 de junho 2021, p. 24 e 25). -- FOTO 24 --
___________________________________
2021 — Um quadro comparativo de nascimentos em Marechal Cândido Rondon, em 2021, registra aumento de 12%, número de nascimentos comparável ao período pré-pandemia de coronavírus. A concepção das crianças nascidas em 2021 coincide com os primeiros meses de medidas rígidas de isolamento, período também não recomendado para uma gestação, considerando os riscos e as limitações no atendimento no sistema de saúde (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 01.06.2021: 26). -- FOTO 25 --
__________________________________
2021 — A terça-feira foi de céu esparsamente nublado, com amplitude térmica aquecida, entre 17 e 27 graus e com tempo seco. Persistindo a estiagem que se prolonga há muitos meses (nota do pesquisador). -- FOTO 26 --
Ver vídeo, clique aqui, com visual captado ao final da tarde em Flor do Sertão, Pato Bragado, feito por Caio César Pazini.
____________________________________
2021 — A Cooperativa Agroindustrial Copagril, com sede central em Marechal Cândido Rondon, reinaugura a sua loja em novo endereço na cidade de Realeza, no Sudoeste do Paraná. A unidade tem a gerência de Rodrigo Rafael Weber (LAURETH, Jean Michel. Revista Copagril.Marechal Cândido Rondon: Gráfica Tuicial, 2021, p. 10 e 11). -- FOTOS 27 e 28--
__________________________________
2022 — A quarta-feira é de céu encoberto na cidade de Marechal Cândido Rondon e no Oeste do Paraná, com precipitações pluviométricas intermitentes, de baixa à alta intensidades, durante todo o dia e noite adentro. Ventos do quadrante Sudoeste, fracos. Temperaturas entre 13 e 17 graus (nota do pesquisador). -- FOTO 29 --
___________________________________
2023 — Começa e segue até o dia 04, o 10º Simpósio Sul Leite e o 1º Hackathon¹, no Centro Cultural do Parque da Exposições de Marechal Cândido Rondon (PR) e no Tribunal do Júri do Curso de Direito da Unioeste — campus de Marechal Cândido Rondon.
O primeiro evento se dá até o dia 03, o outro de 03 a 04 de junho. O simpósito e o hackathon foram organizados por docentes e pesquisadores das Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) e Universidade Estadual de Maringá (UEM).
A temática principal dos dois eventos foi a tecnologia e inovação na pecuária leiteira, com enfoque em manejo sustentável, uso de aditivos naturais e alimentos alternativos na produção de leite. -- FOTO 30 --
¹ "É uma combinação entre os termos hack (programar) e marathon (maratona), são eventos que reúnem programadores, designers e outros profissionais ligados ao desenvolvimento de software onde pode durar de um dia a uma semana e em geral é um ambiente ideal para o desenvolvimento da inovação e resolução de problemas" (Fiocruz).
* O dia 1º de junho é considerado o "Dia Mundial do Leite" (Embrapa).
___________________________________
2023 — Falece a professora Carmen Orlando, da Rede Pública do Ensino do Paraná, aos 55 anos, em decorrência de complicações de um carcinoma cerebral. Seu corpo é sepultado no cemitério público de Marechal Cândido Rondon (PR)
A educadora era esposa do professor da Unioeste — campus de Marechal Cândido Rondon, Paulo José Kolling, e irmã do professor Alcebíades Orlando¹, ex-reitor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) (nota do pesquisador). -- FOTO 31 --
¹ É falecido em acidente de trânsito no município de Sananduva (RS), em 08 de novembro de 2012.
___________________________________
2023 — A manhã de quinta-feira foi de pleno sol na cidade de Marechal Cândido Rondon. A partir do meio-dia formação de nuvens tipo cumulus. Temperaturas entre 16 e 26 graus (aferição feita via apliciativo digital Accu Weather). Ventos do quadrante Nordeste, fracos (nota do pesquisador). -- FOTOS 32 e 33 --
___________________________________
2024 — É sábado. O dia amanhece na cidade de Marechal Cândido Rondon com pequena presença de formações de nuvens tipificadas como cirrus. Mais tarde a nebulosidade se dissispa. Temperatura ao amanhecer de 16 graus com sensação térmica de 14 centígrados. Ventos do quadrante Nordeste, fracos porém gélidos.
A temperatura máxima do dia atinge os 22° Celsius (aferição feita via aplicativo digital AccuWeather. Ao final da tarde, novo avistamento de nebulosidade identificada como cirrus (nota do pesquisador). -- FOTO 34 --
____________________________________
2024 — O Lions Clube de Marechal Cândido Rondon comemora os 60 anos de fundação com evento festivo e homenagem aos ex-presidente do clube de serviço.
O encontro se dá no salão social da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) (nota do pesquisador). -- FOTO 35 --
____________________________________
COMENTÁRIOS