1953 — Acontece a fundação da OASE (Ordem Auxiliadora das Senhoras Evangélicas), da Comunidade Evangélica Martin Luther (...)
1906 — O antigo jornal curitibano "Diário da Tarde" publica, com continuidade nas edições seguintes, entrevista com Manoel A. Silveira Netto, primeiro funcionário da Mesa de Rendas (agora Receita Federal) em Foz do Iguaçu.
Inicialmente o jornalista, que realiza a entrevista, descreve a viagem do entrevistado, de Curitiba à Paranaguá, e daí via navegação até Buenos Aires, subida do Rio Paraná até chegar em Tríplice Fronteira.
Entre as muitas indagações dirigidas à Silveira Netto, impressiona a visão do servidor público em relação ao futuro da região do Oeste do Paraná e o marasmo que ali ora prepondera: "Promettedor, de largas esperanças, desde que a navegação brazileira faça competência ao monopolio actualmente em vigor e o trem de ferro, fazendo estação terminal ali, renova as difficuldades por terra" (sic), entre outros apontamentos muito interessantes (in: "À Foz do Iguassú". ______. Curitiba: Anno IX, nº 2229, ed. 14 de junho de 1906, p. 1 — Biblioteca Nacional Digital; ______. Curitiba: ______, nº 2230, ed. 15 de junho de 1906, p.1 — Biblioteca Nacional Digital; e _____. Curitiba: ______, nº 2231, ed. 16 de junho de 1906, p. 1 — Biblioteca Nacional Digital). -- FOTO 2 --
___________________________________
1914 — Ocorre a posse da 1ª Câmara de Vereadores de Foz do Iguaçu¹, formada pelos vereadores Jorge de Oliveira Silveira, Fidélis Alves, Fulgêncio Pedroso de Almeida. Jorge Samways. João Martins Boska e Ignácio de Sá Sottomaior (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo — Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009, p. 126 e 131).
¹ Na época, todo o Oeste do Paraná pertencia ao município de Foz do Iguaçu (nota do pesquisador).
___________________________________
1934 — É concluído o assentamento dos trilhos da estrada de ferro¹ na cidade de Londrina (PR), linha ferroviária procedente de Ourinhos (SP), da Companhia Ferroviária Paraná-São Paulo. Na época, o trem ainda não tinha como chegar à cidade do Norte Paranaense, porque a ponte sobre o Rio Tibagi ainda não está concluída.
Somente com conclusão da obra, meses depois, o tráfego de trens é possível até Londrina. Contudo, a linha ferroviária não para aí. A sua construção segue até a cidade de Maringa (em colaboração de João Fernandes, extrato de "Memória Paranaense - A história do Paraná em fotos antigas, no Facebook, postado em 24 de março de 2024). -- FOTO 3 --
¹ Por esta linha de trem, muitas familias migratórias ou mesmo solteiros, procedentes da região de Piratuba (SC) e outros pontos catarinenses e gaúchos, chegaram aos seus destinos no Norte Paraná. Dois casos conhecidos, porque as famílias depois passaram a residir em Marechal Cândido Rondon: 1) Ervino e Elli (nascida Witeck) Finger que foram morar em Rio Bom, no então município de Apucarana; 2) e Arnildo Roesler, em Londrina.
Fazia-se o embarque na estação de Piratuba, no caso dessas duas famílias, e seguia-se até o entroncamento em Ourinhos e, em outro trem vinha-se até Londrina ou adiante. Muitas famílias que migraram, seus descendentes continuam residindo na região norte do Paraná.
Há casos de outras famílias que migraram. Porém, não se tem os nomes (nota do pesquisador).
___________________________________
1951 — É fundada a Ordem Auxiliadora das Senhoras Evangélicas (OASE), da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), de Toledo. Foi eleita a senhora Johana Sauer como 1ª presidente da entidade (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo — Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009, p. 131). -- FOTO 4 --
___________________________________
1951 — Chega a Toledo¹ o 1º advogado a atuar na cidade, Dátero Alves de Oliveira (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo — Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009, p.131). -- FOTO 5 --
¹ Até 1960, o então distrito de General Rondon, depois Marechal Cândido Rondon, pertenceu ao município de Toledo (NB).
___________________________________
1953 — Ocorre a fundação da OASE (Ordem Auxiliadora das Senhoras Evangélicas), da Comunidade Evangélica Martin Luther, de Marechal Cândido Rondon, na residência do pioneiro Jorge Zeilinger. Primeira Presidente: Henriette Zeilinger, e primeira tesoureira: Carolina Ritscher (nota do pesquisador) -- FOTO 1 --
___________________________________
1958 — Chega em Toledo Dom Manoel Koenner, prelado católico da extinta prelatura de Foz do Iguaçu. Na cidade "comunica a religiosos e lideranças que está a caminho de Cascavel e lá permanece até segunda-feira, de onde viaja a Curitiba para tratar da criação da diocese do Oeste do Paraná. Na missa do dia seguinte é formada comissão para fundamentar a candidatura de Toledo. O advogado Wilson Carlos Kuhn lidera a comissão e se reúne com os religiosos Basílio Justo e Albino Paulo. Os 3 elaboram relatório sobre o potencial da cidade, juntam compromissos de apoio da Maripá e Prefeitura e concluem a documentação naquela noite".
O relatório, documentos e termos de compromisso de apoio são entregues no dia seguinte ao prelado: "Por volta da 1 hora da madrugada, Leopoldo Schmidt, motorista da Colonizadora Maripá, parte para Cascavel onde chega às 6 horas, conduzindo o padre Antonio Darius, com a missão de entregar a documentação em mãos de Dom Manoel Koenner. No dia seguinte, o prelado de Foz do Iguaçu viaja a Curitiba para tratar da criação da diocese do oeste, levando documentos de cidades da região. Menos de 1 ano depois é criada a Diocese de Toledo" (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo — Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009, p. 131 e 132). -- FOTO 6 --
___________________________________
1966 — É criada a Paróquia Nossa Senhora Aparecida com sede na então vila de Mercedes, pelo bispo D. Armando Cirio, da diocese de Toledo. Como primeiro vigário é designado o padre José Gaertner SVD) (nota do pesquisador).
___________________________________
1969 — Casam-se os jovens rondonenses pioneiros Elsira Hübner e Ervino Schöninger¹, moradores no distrito rondonense de Iguiporã, e formam família com o nascimento dos filhos Hilário, Edson Hélio, Marta, Ademir Valdir, Valdirene, Ademar e Marli.
Ela é filha de Amanda Leonara e Balduíno Hübner²; e ele filho de Ila (nascida Gebauer) e Reinoldo Schöninger³. Os noivos são naturais do Rio Grande do Sul, do município de Três Passos (colaborou Valdirene Schöninger). -- FOTOS 7 e 8 --
¹ Migrou ao Paraná junto com o irmão Reinaldo, em 30 de janeiro de 1962, para preparar morada para seus pais e mais nove irmãos que chegaram de mudança em 21 de abril de 1962, na localidade de Linha Koch, no distrito antes referenciado. O pioneiro faleceu em 11 de junho de 1994 e seu corpo foi sepultado no cemitério público da sede distrital de Iguiporã.
² Chegaram de mudança no distrito rondonense de Iguiporã, em 26 de junho de 1968.
Anotação: Na mesma data, casou o irmão Almiro com a jovem Lucinda Grebin.
___________________________________
1971 — Acontece no Colégio Luterano Rui Barbosa, a convite da Senhora Irene Suchow, palestra da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, por João Carlos Lechiski, para esclarecer sobre a implantação do Código de Endereçamento Postal em todo o País (nota do pesquisador).
___________________________________
1973 — É fundada a Cooperativa de Eletrificação Rural de Marechal Cândido Rondon (CERCAR), agora Cooperativa de Eletrificação Rural e Desenvolvimento de Marechal Cândido Rondon.
Foram sócios fundadores da entidade: Arnildo Dreier, Otavio de Oliveira, Norberto E. Schaefer, Elio Becker, Alvin Bier, Lauro Freitag, Willy Radoll, Osvaldo Hübner, Nercy Bennemann, Ervino Wachholz, Helmuth Hartleben, Ary Lang, Adolfo Ebert, Waldomiro Grünewaldt, Arsenio Lippert, Angelo Ragazzan, Adolfo Uecker, Armindo Dalgalo, Jacob Inácio Becker, Arnoldo Reinke, Zeno Vorpagel, Benno Vorpagel, Roberto Sorge, Honorio Ragazzan, Helmuth Wachholz, Olindo Vorpagel, Georg Vorpagel, Arno L. Wiebbeling, José Roberto Feiden, João Henning, Carlos A. Boff, Silvino N. Hofmann, Weetker & Schlosser, Remy von Mühlen e Ilmo Kopper.
Extrato da ata de fundação, página 2, descreve a sua constituição e o seguinte estabelecimento de objetivos para a Cooperativa:
Assim feito, o Sr. Presidente, após consultar a Assembleia declarou definitivamente constituída, desta data para o futuro a Cooperativa de Eletrificação Rural de Marechal Cândido Rondon Ltda. , com o objetivo de promover o desenvolvimento sócio-econômico de sua área de atuação, através do fornewcimento de energia elétrica principalmente aos seus associados, e do estímulo à prática de novas atividades rurais, mediante o emprego de modernos processos tecnológicos e de racionalização dessas atividades, sendo seus fundadores todos os associados cujo nome, idade, nacionalidade, profissão, estado civil, residência e número de quotas-partes subsritas do presente ato constitutivo (PLETSCH, João. A Evolução Histórica da Cercar. Monografia de Pós Graduação em Administração de Cooperativas, extinta Facimar. Marechal Cândido Rondon: 1991, p. 20 e 21).
As obras de eletrificação rural no município de Marechal Cândido Rondon começaram em fevereiro de 1974 (op. cit., p. 21) -- FOTO 9 --
Saber mais, clique aqui (item 1973)
___________________________________
1976 — É eleita a nova diretoria do então Centro Cívico do Colégio Luterano Rui Barbosa: Presidente: Pedro Sphor, vice-presidente: Ariston Limberger, secretária: Ruth Schulz. 2ª Secretária: Marli Link, tesoureiro: Nélio Kuhn. A promulgação do resultado da eleição aconteceu no dia 16.6.1976 (nota do pesquisador).
___________________________________
1976 — É criado o Museu Histórico de Cascavel (PR) (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo — Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009, p. 131).
___________________________________
1977 — A Câmara Municipal de Toledo (PR) nega a concessão de título de Cidadão Honorário do Município ao governador paranaense Jaime Canet Junior (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo — Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009, p. 131).
___________________________________
1984 — Apresenta-se no pavilhão de festas da Comunidade Católica Sagrado Coração de Jesus, de Marechal Cândido Rondon, o cantor Wando. Promoção: Valdomiro Persch/Difusora Promoções. Mesmo sendo noite de frio intenso, o público lotou o centro de eventos.
Foi apresentador do show Miguel Fernandes Reichert. O cantor pernoitou no Hotel Flamingo e no dia seguinte concedeu longa entrevista ao programa “Show da Manhã” da Rádio Difusora do Paraná (nota do pesquisador). -- FOTO 10 --
___________________________________
1986 — É implantado no município de Marechal Cândido Rondon, o programa de Compras Comunitárias do CEASA, com a distribuição da 1ª carga de produtos alimentícios adquirida pelas comunidades dos bairros rondonenses (GOMES, João Marcos. Panorama. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora Rondon AM, vol. 004, junho e julho 1986, ed. 02.06.1986, p. 9 e ed. 14.06.1986, p. 105. Programa de Rádio).
___________________________________
1987 — " depois de demitir 22 funcionários ligados à Pastoral Operária, Grupos de Jovens e Grupos de Famílias Católicas, a Frigobrás/Sadi, de Toledo, é chamada de "empresa desumana, anti-cristã, exploradora de trabalhadores e contrária a valorização do ser humano", pelo padre André Kasper. O sacerdote é pároco da Igreja São Pedro e São Paulo, da Vila Operária¹" (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo — Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009, p. 131).
¹ É um bairro na cidade de Toledo (PR) (nota do pesquisador).
___________________________________
1988 — Por decreto governamental, assinado pelo governador Álvaro Dias, é transferido o titular do Cartório Cível da Comarca de Marechal Cândido Rondon, Hugo Cézar Messias, para uma unidade cartorial da comarca de Mamborê, no noroeste do Estado.
O títular daquele cartório, Aggêo Hilgemberg Moraes, pelo mesmo documento decretal é designado para exercer suas funções em Marechal Cândido Rondon (LEDUC, Lincoln. Panorama. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora do Paraná, vol. 016, cad. Maio e Junho 1988, fls. 183 e 238. Programa de Rádio). -- FOTO 11 --
____________________________________
1994 — O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TREPR) divulga que o colégio eleitoral tem 5. 620.000 eleitores aptos a votarem nas eleições de 03 de outubro vindouro. Desse total, 46% dos eleitores estão na faixa dos 16 aos dezoito anos (Rádio Difusora do Paraná. Panorama. Marechal Cândido Rondon: vol. 041, cad. maio a junho 1994, fls. 715. Programa de Rádio).
____________________________________
1994 — Com a presença do ministro da Agricultura, Sinval Guazelli, e do governador paranaense, Mario Pereira, é aberto e segue até a sexta-feira seguinte, na cidade de Foz do Iguaçu, o 1º Encontro Nacional de secretário municipais de Agricultura (Rádio Difusora do Parana. Panorama. Marechal Cândido Rondon: vol. 051, cad. maio a junho 1944, fls. 724. Programa de Rádio).
____________________________________
2000 — É inaugurada a Fazenda Esperança Cristo Rei, de Toledo (PR). A instituição voltada à recuperação de viciados em drogas, é vinculada à Obra Social Nossa Senhora da Glória¹ (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo — Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009, p. 132).
¹ Entidade "fundada em 1964 e oficializada em 1970. É uma associação civil de direito privado, sem fins econômicos, com sede em Guaratinguetá/SP. Em 1983, a Fazenda da Esperança foi incorporada à entidade e seu nome foi alterado para Obra Social Nossa Senhora da Glória – Fazenda da Esperança" (nota do pesquisador)
___________________________________
2005 — Forte tempestade atinge o município de São Pedro do Iguaçu provocando destelhamento de residências e estabelecimentos comerciais na sede do município. No interior, provoca destruição de lavouras e instalações em propriedades rurais (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo — Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009, p. 132).
___________________________________
2005 — O vereador rondonense João Marcos Gomes pede para o seu colega Albenice de Souza deixar o PPS¹ (Partido Popular Socialista), depois de ter votado a favor do prefeito Edson Wasem, caso contrário ele (João Marcos) deixaria o partido.
Como Albenice não se desfiliou, João Marcos deixou o partido (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 31 de dezembro de 2005, p. 04).
¹ Em março de 2019 foi alterada o nome da sigla partidária para Cidadania (nota do pesquisador).
___________________________________
2016 — Assume como titular da 47ª Delegacia de Polícia Civil, de Marechal Cândido Rondon, o delegado de polícia Diego Fernandes Valim. -- FOTO 12 --
___________________________________
2018 — Acontece na cidade de Moscou, capital da Rússia, a abertura da Copa do Mundo 2018. Como nas copas anteriores, desde que existe o televisionamento, milhares de rondonenses se postaram em frente aos seus televisores para assistir a solenidade. Nada diferente do que aquilo que foi feito por bilhões de pessoas no mundo. -- FOTO 13 --
____________________________________
2018 — Acontece a apresentação do "Partido Novo¹" para um grupo de rondonenses, em evento realizado na cidade de Marechal Cândido Rondon, sob a coordenação do empresário Leandro Krause (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 19 de junho de 2018, p. 09). -- FOTO 14 --
¹ O Partido Novo foi fundado em 2011, por iniciativa de empresários, médicos e advogados e ganhou registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em 2015.
___________________________________
2018 — É inaugurada a academia ao ar livre para a prática de exercícios físicos na Praça 31 de Outubro, na sede municipal de Marechal Cândido Rondon (PR).
A academia teve instaladado dez equipamentos: multi exercitador seis funções, cavalgada, cadeira de pressão de pernas, simulador de caminhada, simulador de esqui, alongador três alturas, prancha movimento lateral, simulador de remo, volante rotação vertical com diagonal e simulador de escada.
A solenidade contou com a presença do prefeito municipal Marcio Rauber, do vice-prefeito Ilário (Ila) Hofstaetter, do deputado estadual Elio Rusch, do representante do deputado federal Evandro Roman, o ex-vereador Elmir Port, dos secretários de Assistência Social, Josiane Laborde Rauber; de Gabinete, Valdir Sachser; de Indústria, Comércio e Turismo, Sérgio Marcucci; de Cultura, Márcia Veit; de Mobilidade Urbana, coronel Welyngton Alves da Rosa; e de Esporte e Lazer, Cristiano Metzner (Suko); do presidente da Câmara de Vereadores, Pedro Rauber, dos vereadores, Valdir Port, Chico Sauer, Cláudio Köhler e Nilson Hachman, do diretor executivo do SAAE, Dieter Seyboth, além da comunidade (NB). -- FOTO 15 --
___________________________________
2019 — Em reunião com a imprensa, o presidente do Conselho de Administração da Sicredi Aliança PR/SP anuncia a instalação do quinto ponto de atendimento da cooperativa de crédito na cidade de Marechal Cândido Rondon.
A nova agência será instalada no centro comercial do futuro Allmayer Supermercado, à Avenida Irio Jacob Welp, próximo ao Estádio Valdir Schneider (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 18 de junho de 2019, p. 12). -- FOTO 16 --
___________________________________
2020 — Falece em Quatro Pontes (PR), a pioneira Margarida (nascida Justen) Lang, esposa do primeiro morador da cidade (chegou em 1951), Seno José Lang (precedeu-lhe na morte em 08 de junho de 1989).
Margarida (apelido DEMA) e Seno José se casaram em 17 de janeiro de 1955, na cidade de Cerro Largo (RS). O casal fornou família com o nascimento dos filhos Rosani, Paulo (Paulo Seguros, em Marechal Rondon) Maria Elisa, Rudimar, Loiva, Iara e Leila (fotógrafa, em Marechal Rondon).
Seu corpo é sepultado no cemitério público da sede municipal de Quatro Pontes, -- FOTO 17 --
Ver mais, clique aqui.
___________________________________
2020 — Falece o ex-vereador do município de Mercedes (PR), Ely Pedro Francener, aos 76 anos. Foi representante eletivo do distrito mercedense de Três Irmãs, onde residia, na legislatura 1997-2000.
Seu corpo é sepultado no cemitério público da sede distrital de Três Irmãs. -- FOTO 18 --
___________________________________
2020 — Falece o professor e massoterapeuta bragadense Paulo Jorge Kohler, aos 68 anos, vítima de parada cardiorespiratória durante intervenção cirúrgica. Seu corpo é sepultado no cemitério público da cidade de Pato Bragado.
Paulo José Koehler era esposo da ex-prefeita da cidade referenciada, Normilda Kohler. -- FOTO 19 --
___________________________________
2021 — Falece na cidade de Toledo, onde era morador há muitos anos, o pioneiro rondonense Rudy Osmar von Borstel, aos 94 anos, de causas naturais. Seu corpo é sepultado no cemitério público da cidade.
O pioneiro, junto com seu irmão Ervino, foi proprietário do primeiro posto de combustível na cidade de Marechal Cândido Rondon, bandeira Esso, como o nome de "Os Pioneiros", a partir da década de 1950 (nota do pesquisador).
___________________________________
2021 — A Câmara Municipal de Marechal Cândido Rondon aprova o Projeto de Lei nº 161/2021, de autoria do vereador João Eduardo dos Santos (Juca), nomeando a praça do Loeteamento Sabka, de João Luiz Sabka (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 18 de junho de 2021, p. 18). -- FOTO 20 --
___________________________________
2022 — As empresas revendedoras de motocicletas instaladas na cidade de Marechal Cândido Rondon relatam que houve um crescimento de 10% na venda deste tipo de veículo. Segundo as revendedoras, o aumento se deve pela frequente alta de combustível, somada à versatilidade e economia.
A preferência do comprador é pelos modelos de 125 a 250 cilindradas (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 14 de junho de 2022, p. 22).
___________________________________
2022 — A terça-feira é de tempo bom na cidade de Marechal Cândido Rondon e no Oeste do Paraná, com brisa leve do quadrante Sul. Temperaturas entre 6 e 17 graus. Com nebulosidade esparsa tipificada como cirrus. Noite de Lua Cheia (nota do pesquisador). -- FOTOS 21 e 22 --
___________________________________
2023 — A quarta-feira amanhece e segue durante o dia, na cidade de Marechal Cândido Rondon, com chuviscos, fenômeno já verificado no dia e noite anteriores. Ventos do quadrante Sul, brisa. Temperatura ao amanhecer de 10 graus. A temperatura máxima do dia atingiu 14 graus (aferição feita via aplicativo digital AccuWeather).
A onda de massa polar teve extensão continental. O que baixou até as temperaturas mínimas do estado do Acre a 9 graus, assim como no Mato Grosso (nota do pesquisador). -- FOTO 23 --
__________________________________
2024 — É sexta-feira, 24ª do ano. O amanhecer na cidade de Marechal Cândido Rondon tem temperatura de 19 graus com sensação térmica de 18. Ventos do quadrante Nordeste, fracos. Horas depois passando para moderados, com rajadas. Céu sem nebulosidade. Ao final da tarde, avistamento de formações esparsas de nuvens identificadas como cirrus. Não ocorre qualquer precipitação pluviométrica na cidade de Marechal Cândido Rondon, desde o dia 27 de maio, dia em que choveu 18mm.
A ventania do quadrante Nordeste,que oorre nos últimos dias, causa estranheza para os moradores rondonenses, em especial aosmais antigos, pelo fato, que o fenômeno nunca foi registrado em anos anteriores, em final de outono.
A temperatura máxima do dia chega aos 29 graus com sensação térmica de 31centígrados (aferição feita via aplicativo digital AccuWeather). A umidade do ar do dia fica baixo de 25%, como já verificado em dias anteriores (nota do pesquisador). -- FOTO 24 --
__________________________________
2024 — É inaugurado na cidade de Cascavel (PR), o SESC Cascavel Hotel Fazenda (Catve). -- FOTO 25 --
__________________________________
2024 — Falece na cidade São Paulo, o empresário eex-vereador de Entre Rios do Oeste, Helio Bremm, aos 63 anos, de complicações decorrentes de infecção hospitalar.
O entrerriense tinha sido dias antes acometido de dengue. Com o agravamento de seu estado de saúde é internado numa clínica na cidade de Cascavel (PR). Durante o internamento ele adquire uma infecção hospitalar. Dado a gravidade de seu quadro clínico, é levado para um hospital especializado na Capital Paulista.
É nascido em 08 de fevereiro de 1981, na cidade de Horizontina (RS) filho do casal Asela (nascida Röglin) e Arlindo José Bremm. Chegou de mudança em Entre Rios do Oeste em junho de 1969, acompanhando pais e irmãos.
Em 16 de janeiro de 1981, Helio Bremm casou-se com Liani Stein¹ e com ela formou família com o nascimento da filha Lizete Regina e João Ricardo(nota do pesquisador). -- FOTO 26 --
¹ É filha do casal Clarice (nascida Vogt) e João Natálio Stein.
____________________________________
2024 — O Supermercado Cercar, na sede municipal de Marechal Cândido Rondon, inaugura a adega de venda de vinhos e espaço de produtos importados (Tribuna do Oeste. Inauguração da adega no Supermercado Cercar promete nova experiência de compra para os clientes. Marechal Cândido Rondon: ed. 20 de junho de 2024, p. 10). -- FOTO 27 --
____________________________________
COMENTÁRIOS