1952 — Chega de mudança a então vila de General Rondon, após 18 dias de viagem, o casal Alfredo e Elli (Arndt) Krause (...)
1904 — É fundada a Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB), na atual cidade de São Pedro do Sul, a 30 quilômetros de Santa Maria (RS). Na ocasião havia 14 pastores, um professor, dez congregações e quatro mil membros. O primeiro presidente da diretoria da igreja foi o pastor Carl August Wilhelm.
A primeira congregação é oficialmente fundada em 1º de julho de 1900, após a vinda do pastor Christian J. Broders, missionário da Igreja Luterana do Sínodo de Missouri, Estados Unidos, que havia sido enviado para o Brasil após uma decisão do Conselho Geral sobre uma dispersão pela América do Sul.
Ele veio direto ao Rio Grande do Sul onde residiam muitas famílias de profissão evangélica. A primeira congregação da futura IELB ele estabeleceu no município de Morro Redondo, na região da cidade de Pelotas, e a chamou de "Congregação Evangélica Luterana São João".
A denominação "Igreja Evangélica Luterana do Brasil" somente foi criada em 24 de junho de 1904, após a reunião em São Pedro do Sul (nota do pesquisador). -- FOTO 2 --
___________________________________
1939 — Nasce na Linha São Martinho, no município de Santa Cruz do Sul (RS), o pioneiro de Entre Rios do Oeste, João Natálio Stein. Foi influente líder comunitário, administrador distrital e vereador enquanto Entre Rios era distrito de Marechal Cândido Rondon. Quando aconteceu a emancipação político-administrativa daloclaidade se elegeu como primeiro prefeito da nova unidade municipal.
João Natálio Stein chegou a então vila de Entre Rios no ano de 1960 e comprou a casa de comércio do senhor Bruno Spier, a qual, ao passar dos anos, se tornou um grande estabelecimento comercial, o qual ainda hoje (16.02.2017) pertence à família.
Na vila de Entre Rios, João Natálio Stein também foi o primeiro presidente da então Escola Municipal D. Pedro I (O Presente. Marechal Cândido Rondon: Especial 19 Anos de Entre Rios do Oeste, Junho 2012, p. 03 e 09). -- FOTO 3 --
___________________________________
1952 — Chega de mudança à então vila de General Rondon, após 18 dias de viagem, o casal Elli (nascida Arndt) e Alfredo Krause, com a filha Erci, de quatro meses de idade, procedente da cidade de Piratuba (SC). Por causa de chuvas, o caminhão que trazia a mudança, ficou atolado durante 15 dias, numa estrada no município de Chopinzinho, no Sudoeste do Paraná.
Em Marechal Rondon, a família inicialmente foi morar no barracão comunitário da Maripá, mudando-se meses depois para uma residência próxima a delegacia de polícia, a Avenida Rio Grande do Sul. Em 1955, transferiu residência para a chácara onde hoje está instalada a empresa Interlagos, revendedora Chevrolet, a Avenida Irio Jacob Welp.
Na então vila de General Rondon, nasceu o filho Clecio, em 1953, atualmente morador em Naranjal, Paraguai, há 34 anos. A filha Erci é casada com Pedro Acunha, nascido em Pato Bragado. O casal reside em Puente Kihja, Salto del Guairá, Paraguai.
Alfredo Krause nasceu em Canela (RS), em 19 de dezembro de 1919, filho de Maria (nascida Wolf) e Rudolfo Krause. Aos 12 anos, mudou-se com os pais para Piratuba (SC) localidade de Filadélfia. Ali casou-se com Elli Arndt, filha de Amália Diesel (irmã do pioneiro rondonense Alfonso Diesel) e Edmundo Emílio Arndt, em 04 de outubro de 1947.
Em Marechal Rondon, Alfredo Krause foi fotógrafo até 1955. Muitas imagens do começo da cidade são de sua autoria. Paralelamente, foi taxidermista (empalhador de animais), sua grande especialidade, profissão em que atuou até 1972.
Os animais taxidermizados existentes no Museu das Sete Quedas¹, em Guaíra, e no Museu das Cataratas, em Foz do Iguaçu, foram por ele trabalhados. Existem também centenas de animais empalhados, principalmente aves, espalhados pelo mundo, levados de Marechal Rondon como presentes e lembranças.
¹ GREGORY & SCHALLENBERGER registram a presença das peças taxidermizadas por Krause no museu da cidade de Guaira:
" O museu conta com três ambientes. No primeiro, são expostos animais que fizeram parte da fauna de Guaira, taxidermizados por Alfredo Krause. Durante anos, os animais pertenceram a Shingiro Matsuyama e Yoshico Murakami Matsuyama, que os doaram ao município junto com o seu acervo" (GREGORY, Valdir & SCHALLENBERGER, Erneldo. Guaira - Um Mundo de Águas e Histórias. Marechal Cândido Rondon: Editora Germânica, 2008, p. 323).
}
Alfredo Krause também foi um exímio clarinetista e pistonista. Por longo tempo fez parte da banda de trombones da Comunidade Evangélica Martin Luther. Nos últimos anos, integrou a Banda Municipal de Pato Bragado, em cuja cidade faleceu no dia 22 de julho de 2005 (Informações prestadas por Clecio Krause, via Facebook). -- FOTO 1 --
*A data de chegada da família a Marechal Cândido Rondon também pode ser julho, o informante não tem condições de precisar se foi junho ou julho, mas sabe que foi em um desses dois meses.
___________________________________
1952 — Chegam ao Oeste do Paraná os primeiros moradores do atual município de Pato Bragado¹, no período colonizatório da empresa Maripá (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo — Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009, p. 139).
¹ Desmembrado do município de Marechal Cândido Rondon pela Lei Estadual nº 9.299, de 18 de junho de 1990 (nota do pesquisador).
___________________________________
1957 — A Prefeitura Municipal de Toledo recebe do Governo do Paraná, via governador Moisés Lupion, o repasse de um trator de esteiras para abertura de estradas no município. Foi a primeira doação desse tipo de máquina ao município.
Na época faziam parte do território toledano, muitas das atuais cidades, como Marechal Cândido Rondon, Quatro Pontes, Maripá, Nova Santa Rosa, Mercedes, Pato Bragado e Entre Rios do Oeste (nota do pesquisador). -- FOTO 4 --
___________________________________
1976 — A filial da extinta Cerealista Toledo inaugura na cidade de Quatro Pontes, o Supermercado São João (nota do pesquisador).
___________________________________
1986 — O jovem rondonense Dirceu da Cruz Vianna Júnior¹ embarca para os Estados como intercambiário do Rotary Club Internacional, para permanecer naquele país por 1 ano (O Paraná. M. C. Rondon Especial. Cascavel: Editora OPR S/C Ltda., 1987, p. 5). -- FOTO 5 --
¹ É filho da bancária e professora Miram Beatriz Herrmann e do radialista Dirceu da C Vianna. Anos depois, Junior se tornou o único brasileiro no restrito e altamente qualificado Masters of Wine (nota do pesquisador).
___________________________________
1988 — É inaugurado o novo fórum da Comarca de Toledo (PR), com a presença do Presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, desembargador Mário Lopes dos Santos ( LEDUC, Lincoln. Panorama. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora do Paraná, vol.016, cad. Maio e Junho 1988, fls. 220 e 223. Programa de Rádio).
__________________________________
1989 — Albino Corazza Neto¹ é o 1º empresário de Toledo a assumir a presidência da Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná (CACIOPAR) (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo — Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009, p. 139). -- FOTO 6 --
¹ Também foi vereador, prefeito municipal e deputado estadual pela cidade (nota do pesquisador).
___________________________________
1994 — Pesadas chuvas acompanhadas de ventos fortes provocam estragos na cidade de Toledo (PR). A ventania provoca a queda de árvores, derrubada a chaminé da caldeira da Malharia Xalon; e o grande volume de água pluvial provoca inundações de residências e alagamentos (Rádio Difusora do Paraná. Panorama. Marechal Cândido Rondon: vol. 051. cad. maio a junho 1994, fls. 828. Programa de Rádio).
______________________________________
1995 — É fundada na cidade de Dois Vizinhos, no Sudoeste do Paraná, a primeira cooperativa do sistema Cresol(nota do pesquisador).
___________________________________
1996 — O ciclista rondonense Paul Lírio Berwig conquista o 1º lugar na Prova Ciclística Aberta de São Miguel do Iguaçu, na categoria "master A" (nota do pesquisador). -- FOTO 7 --
___________________________________
2005 — O jornalista Walter Zimmermann lança o livro "Hienas & Crocodilos". Nele aborda "o assassinbato do radialista e deputado estadual Tiago de Amrin Novaes e a banda podre da mídia do Oeste do Paraná" (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo — Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009, p. 139). -- FOTO 8 --
___________________________________
2006 — É liberado ao tráfego a rodovia entre as sedes distritais de Novo Sobradinho e Vila Nova, no município de Toledo (PR), após concluída a pavimentação asfáltica do trecho rodoviário (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo — Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009, p. 139).
___________________________________
2008 — É inaugurado na cidade de Toledo (PR) o Memorial 100 Anos da Imigração Japonesa no Brasil, na rotatória da Rua 1º de Maio e Avenida Egydio Munaretto, na Vila Pioneiro (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo — Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009, p. 140).
____________________________________
2015 — Falece na cidade de Porto Alegre, o músico e compositor Nico Fagundes (Antonio Augusto da Silva Fagundes), um dos maiores estudiosos da cultura e história nativista do Rio Grande do Sul.
A sua composição "Canto Alegretense", feita em parceira com o irmão Bagre Fagundes, se mantém como maior clássico de seu repertório de produções artísticas e de maior compatibilidade com o público apreciador da música gaúcha em toda a Região Sul.
Era natural de Alegrete (RS), onde nasceu em 04 de novembro de 1934. Tinha pós-graduação em História do Rio Grande do Sul e mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS). Também era bacharelado em Direito. -- FOTO 9 --
2015 — Acontece no auditório da Prefeitura Municipal de Marechal Cândido Rondon, o 1º Fórum de Assistência Técnica em Extensão Rural, organizado pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Agropecuário e a Secretaria Municipal da Agricultura e Política Ambiental (O Presente).
___________________________________
2015 — A Copagrilrealiza o Seminário Anual de Produtores de Aves, no pavilhão de eventos da comunidade católica da sede municipal de Marechal Cândido Rondon.
A abertura do evento é feita pelo diretor-presidente da Copagril, sr. Ricardo Silvio Chapla.
Duas palestras aconteceram durante o seminário: o médico-veterinário Ricardo Ribeiro Guerra abordou o tema “Manejo e Tecnologia, o caminho para a eficiência"; e o médico-veterinário Paulo Roberto Raffi falou sobre “Salmonella e biosseguridade, qual a minha responsabilidade?”
No mesmo encontro, a Copagril premiou os produtores destaque nos últimos 12 meses em Índice de Eficiência Produtiva (IEP) e Fidelização e Qualidade na Propriedade e Fidelização.
Melhor Índice de Eficiência Produtiva (IEP)
1º lugar: propriedade de Sigmar Luiz Lohmann e Vilmar Miguel Lohmann, da Linha Guavirá -- FOTO 10 --;
2º lugar: propriedade de Gilberto Daniel Oswald e Ariete Leila Keiber Oswald, da Linha Schmidt, Curvado;
3º lugar: propriedade de Ademir Luis Griep e Egon Griep, Linha Água Verde, em Quatro Pontes;
5º lugar: propriedade de Césio Alves, Linha Sanga Mineira, em Mercedes;
6º lugar: propriedade de Alexandre Ricardo Wickert, Linha Tereza, em Quatro Pontes;
7º lugar: propriedade de Valdir José Copetti e Antonietta Copetti. Linha Sub-Sede, Santa Helena;
Melhores produtores em qualidade na propriedade
1º lugar: propriedade de Milton Balbosco, Linha Quinta das Seleções, em Marechal Cândido Rondon -- FOTO 11 -- ;
2º lugar: propriedade de Ari Hansen, Linha Horizonte, Marechal Cândido Rondon.
___________________________________
2016 — Falece aos 90 anos de idade o pioneiro e ex-diretor do SAAE, senhor Nelson Alois Hack. Ele era casado com a pioneira Elly Diesel, filha do pioneiro rondonense Alfonso Diesel, um dos principais sócios-fundadores do extinto Frigorífico Rondon. -- FOTO 12 --
Em depoimento a historiadora rondonense Venilda Saatkamp, o pioneiro contou de sua chegada a Marechal Cândido Rondon:
"Vim para General Rondon em abril de 1951, quando ainda funcionava o transporte de madeira de lei pela Companhia Mate Laranjeira.
Cheguei com a mudança em 17 de junho de 1951; comprei terras por diversos motivos, queria ir para o norte do Paraná e desejava conhecer General Rondon pelo interesse por Porto Mendes, com a promessa de poder se comunicar com o mundo conforme a propaganda da Firma MARIPÁ. Como não deu certo ir para Nova Londrina, passei a morar aqui mesmo.
A firma colonizadora tinha planos de remediar as terras, dividir as chácaras e se eu não viesse logo possivelmente teria destinado outra colônia (10 alqueires). O propagandista da firma era o senhor Henrique Sturm que também era proprietário de terras e corretor que comprava as terras da firma e vendia para o visitante" (SAATKAMP, Venilda. Lutas Desafios e Conquistas. Cascavel: Assoeste, 1984, p. 56).
___________________________________
2016 — O contabilista rondonense Paulo Adriano Grenzel, assume em Curitiba, na sede do Conselho Regional de Contabilidade, as funções de delegado regional (nota do pesquisador). -- FOTO 13 --
___________________________________
2016 — Acontece no auditório da Prefeitura Municipal de Marechal Cândido Rondon, o lançamento oficial da ExpoRondon 2016, com apresentação da agenda programática de eventos (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 24 de junho de 2016, p. 24).
___________________________________
2016 — O município de Marechal Cândido Rondon participa da 2ª etapa dos Jogos Abertos do Paraná (JEPs), na cidade de Palotina, nos dias 24 a 26 de junho, na categorias masculinas de basquete, bolão, bocha, futebol, handebol e voleibol (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 24 de junho de 2016, p. 35).
___________________________________
2017 — O ex-bispo diocesano de Toledo, D. Francisco Carlos Bach¹, assume como 5º bispo da diocese da cidade de Joinville (SC), em substituição a D. Irineu Roque Scherer², falecido em julho de 2016.
A nomeação do religioso para a província eclesiástica catarinense aconteceu em 19 de abril de 2017, por decreto pontifício do Papa Francisco (nota do pesquisador). -- FOTO 14 --
¹ Nascido em Ponta Grossa (PR) no dia 4 de maio de 1954, Dom Francisco foi ordenado sacerdote por Dom Geraldo Micheletto Pellanda no dia 3 de dezembro de 1977 e incardinado na Diocese de Ponta Grossa. No ano de 2005 foi nomeado Bispo pelo Papa Bento XVI e passou pelas dioceses de Toledo (PR) e São José dos Pinhas (PR), antes de vir para Joinville.
² Era de família do distrito de Dois Irmãos, no município de Toledo (PR). Antes de assumir a diocese de Joinville foi bispo do bispado de Garanhuns (1998-2007), Pernambuco (id.).
___________________________________
2018 — Em comemoração ao Dia Mundial do Fusca (22 de junho), o Marechal Volks Club e Volkoon realiza encontro de proprietários de fuscas e outros antigos Volkswagen e de outras marcas, no Parque de Lazer Rodolfo Rieger (Lago Municipal), na cidade de Marechal Cândido Rondon (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 22 de junho de 2018, p. 13).
O encontro reuniu 100 clássicos. O fusca mais original, ano 1966, exposto no evento, de propriedade do rondonense Gilson Scherer. -- FOTOS 15, 16 e 17 --
___________________________________
2018 — Após 35 anos sem ganhar o título, o Grêmio Aimoré, da Linha São Cristóvão conquista o troféu da campeão do Campeonato Municipal de Futebol Amador 2018, de Marechal Cândido Rondon, com o resultado de 4 x3 na cobraça de penalidades contra a AACC. No tempo normal, a partida fico em 2 a 2.
O jogo final acontece no estádio municipal da SER Botafogo, no Bairro Botafogo, em Marechal Cândido Rondon.
O troféu de artilheiro é dividido para os atletas André Francisco Dalfert Freitas (AACC) e Maicon Krein¹ (Aimoré), com oito gols marcados cada. Cristiano Metzner (Suko) do Corinthians, recebeu o troféu de goleiro menos vazado, com 16 gols sofridos. O troféu disciplina fica com a equipe do SER Botafogo (nota do pesquisador). -- FOTOS 18, 19 e 20 --
¹ É pelo segundo ano consecutivo artilheiro do campeonato.
__________________________________
2020 — Falece o pioneiro rondonense Theodoro Koniecziniak, aos 96 anos, fundador da empresa Auto Mecânica Rondon, empresário em outras atividades, líder comunitário e político, principalmente na década de 1970. Seu corpo é sepultado no cemitério público da cidade de Marechal Cândido Rondon.
O pioneio chegou de mudança em Marechal Cândido Rondon, em 1959, procedente da localidade de Nova Estrela, município de Concórdia (SC).
Era natural de Rio do Sul (SC), nascido em 12 de abril de 1924, filho do casal de imigrantes alemães Teelke Kornelia Johanna (nascida Schröder) e Alexander Albert Wilhelm Koniecziniak. Foi casado com Úrsula Schmitz (precedeu-lhe na morte em 11 de abril de 2005) com quem formou família com o nascimento dos filhos Fred Theodoro, Ralf Alex, Renate e Helena. -- FOTO 21 --
Quanto ao falecimento do pioneiro anunciado pelo Projeto Memória Rondonense em sua página no Facebook, muitos foram os comentários postados. Selecionamos quatro por seu conteúdo histórico:
- Francisco Alexandre Scorza (médico-otorino rondonense) - Meus sentimentos à toda família do Sr Theodoro,que me era paternal, com sua leveza de ser! Muito triste com a perda de uma pessoa como ele!
- Voni Berta Amaral - Cidadão do bem. Contribuiu muito com o desenvolvimento do Município de Marechal Candido Rondon-Pr. Assim como toda a sua família, Fred, Ralf , Renate e Helena.
- Paulo Gregoreki (morador na Polônia) - na verdade este sobrenome está ligado à polacos que viviam na antiga prússia, ou melhor dizendo, hoje região de kalinigrado. o termo alemão confere mas em parte. infelizmente mais um pioneiro parte para o oriente eterno neste 2020 (sic).
- Arnold Lamb (ex-secretário de Administração de Marechal Cândido Rondon e morador em Cascavel) - Perdemos um grande amigo, líder inconteste em tantas ações comunitárias, no âmbito religioso, político, social, empresarial. Um excelente conselheiro, suas opiniões abalizadas sempre eram bem vindas. Tenho muitas recordações boas dele. Marechal Cândido Rondon deve bastante a ele.
___________________________________
2020 — A empresa rondonense Sooro Renner Nutrição S. A., indústria de produção de derivados lácteos, realiza o primeiro embarque de soro de leite em pó para fora do Mercosul.
A carga de 25 toneladas seguiu para às Filipinas. Esta exportação para o continente asiático é um marco histórico para o grupo empresarial (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 26 de junho de 2020, p. 19 ). -- FOTO 22 --
___________________________________
2020 — O Sistema Cresol comemora o seu 25º aniversário de fundação. A criação da primeira cooperativa do Sistema ocorreu na cidade de Dois Vizinhos, no Sudoeste do Paraná (PARANÁ Cooperativo. Curitiba: Sistema Ocepar, Ano 15, nº 181, Jul 2020, p. 42). -- FOTO 23 --
___________________________________
2021 — Acontece o Seminário Soja e Milho Copagril 2021. O evento aconteceu via modelo online, por causa das restrições para enfrentamento da pandemia de coronavírus.
O destaque do seminário foi a palestra da doutora Dagma Dionísia da Silva que abordou o tema "Complexo de nefezamwento na Cultura do Milho — Estratégias de Manejo, e a premiação dos melhores produtores. -- FOTO 24 --
2022 — Acontecem as respectivas posses dos novos conselhores diretores do Rotary Club Marechal Cândido Rondon, do Rotary Clube Marechal Cândido Rondon Beira Lago, da Associação de Senhoras de RotarianoS, Rotaract,Interact e Rotakids. Assumem como presidentes, respectivamente, Ildo Vorpagel Hoffmann, Ricardo Augusto Vollrath, Sandra Kuhn, Matheus Panazollo Rosa, Beatriz Basdão e Liz Weimann Santolin.
Os novos conselhos-diretores dos outros Rotary Clubes da cidade também tomam posse nesta data. No entanto, realizam eventos de caráter interno, cujos tópicos foram registrados nos respectivos dias neste Calendário Histórico (colaborou Rafael Miguel Sturm). -- FOTOS 25, 26, 27, 28 e 29 --
___________________________________
2022 — Com a presença do governador paranaense Ratinho Junior, na cidade de Palotina (PR), é concedida à Cooperativa C-Vale a licença ambiental para instalação de uma unidade produtora de leitões desmamados (UPD).
Os galpões da unidade produtora terão capacidade alojar até 5 mil fêmeas, com a possibilidade de produzir 160 mil leitões/ano. Esse número possibilitará que mais 40 novas unidades de terminação de suínos sejam instaladas, cada uma com a possibilidade de alojar até mil animais. O investimento da cooperativa no projeto é de 75 milhões de reais (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 28 de junho de 2022, p. 08). -- FOTO 30 --
___________________________________
2022 — Anderson Loffi, presidente da Comissão Central Organizadora (CCO) da ExpoRondon 2022, informa que a Prefeitura Municipal de Marechal Cândido Rondon desembolsará R$ 683 mil em pagamento de cachê para os artistas contratados para shows durante o evento: Hugo e Guilerme, 235 mil reais; João Neto e Frederico, 120 mil reais; Padre Ezequiel Dal Pozzo, R$ 25 mil; e Maiara e Maraisa, por 303,5 mil reais (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 14 de junho de 2022, p. 16).
___________________________________
2022 — O Serviço Público de Saúde de Marechal Cândido Rondon e médicos pediatras relatam que houve um aumento das síndromes respiratórias em crianças com a chegada da estação frio.
O índice de casos é histórico, se comparado aos anos anteriores à pandemia de coronavírus (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 24 de junho de 2022, p. 01, 28 e 29).
___________________________________
2022 — Completa 100 anos de vida, a senhora Wanda Mariani Dall'Oglio, 1ª Primeira Dama de Toledo (PR), de 1952 a 1956, quando seu esposo, o médico Ernesto Dall'Oglio exerceu o cargo de 1º prefeito do município paranaense (nota do pesquisador). -- FOTO 31 --
__________________________________
2022 — A sexta-feira foi de tempo bom em Marechal Cândido Rondon e no Oeste do Paraná, com céu encoberto de neblina alta que permanece até o começo do anoitecer. Ventos do quadrante Sul, fracos, e temperaturas entre 14 e 21 graus (nota do pesquisador).
___________________________________
2023 — Toma posse como presidente do Rotaract Clube de Marechal Cândido Rondon (PR), gestão 2023-2024, Isabel Luisa Adams, por fim de gestão de Matheus Panazzolo Rosa. -- FOTO 32 --
___________________________________
2023 — O sábado amanhece sem nebulosidade na cidade de Marechal Cândido Rondon e o dia segue de pleno sol. Ventos do quadrante Nordeste, fracos. Temperaturas entre 16 e 25 graus (aferição feita via aplicativo AccuWeather) (nota do pesquisador).
___________________________________
2023 — O restaurante paulistano "A Casa do Porco", ao lado do icônico Edifício Copan, tem como carro-chefe a iguaria "Leitão à Paraguaia¹" cuja receita saiu do Oeste do Paraná, via Coluna Prestes (g1.globo.com/sp/saopaulo/ ...). -- FOTO 33 e 34 --
¹Quase certo, que a iguaria saiu de Puerto Artaza, propriedade que foi do argentino Julio T. Allica, agora no distrito rondonense de Porto Mendes. Atualmente, o estabelecimento está submerso pelas águas da Itaipu Binacional.
A Coluna Prestes ficou por um longo período ocupando a propriedade de Allica, até ser desalojada pelas tropas federais que vinham ao encalço dos rebeldes (nota do pesquisador).
___________________________________
2024 — É segunda-feira. O amanhecer na cidade de Marechal Cândido Rondon tem temperatura de 21 graus e ventos do quadrante Nordeste, fracos. Céu encoberto com nebulosidade tipificada como altocumulus. À tarde, presença de formações de nuvens altostratus e cumulus. Nas primeiras horas, presença de nuvens tipo cumulonimbus, com descargas eletricas e trovoadas, provocam uma pancada de chuva de aproximadamente 30 minutos de duração. O volume da precipitação atinge os 18 mm. É a chuva mais volumosa e única do mês.
A temperatura máxima do dia chega ao 28 centígrados com sensação térmica de 30°Celsius (temperaturas aferidas via aplicatiVo digital AccuWeather (nota do pesquisador). -- FOTO 35 --
COMENTÁRIOS