1972 — Acontece na vila de Flor da Serra, no então distrito de Quatro Pontes, no salão local a exposição do Clube 4-5 local (...)
1937 — O imigrante alemão Siefried Adler funda no Bairro Belém, na Capital Paulista, a Fábrica de Brinquedos Estrela, que se tornaria a maior indústria de brinquedos do Brasil.
Tudo começou com a compra de uma pequena fábrica de bonecas e carrinhos de madeira, onde Adler investiu todo o seu dinheiro e seu tempo para criar uma marca que é referência na infância de milhões de brasileiros. -- FOTOS 4 e 5 --
___________________________________
1946 — "Chega a 3ª caravana de pioneiros da colonização de Toledo, vinda de Farroupilha, Rio Grande do Sul. O motorista é Reinaldo Arrosi, tendo como passageiros Primo Arrosi, Francisco Studzinski, Ãngelo Brogliato, Antônio Capelari, o carpinteiro Domingos Zambom e José Bolson, acompanhado da família. O caminhão era uma Ford 46" (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo — Crononlogia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo.Toledo: GFM Gráfica e Editora, 2009, p. 140).
___________________________________
1957 — Édson Arantes¹ do Nascimento (Pelé), mineiro de Três Corações, aos 16 anos, assina seu primeiro contrato como jogador de futebol profssional com o Santos Futebol Clube, da cidade portuária paulista de Santos. Antes da assinatura do contrato, o atleta já tinha atuado pelo clube em 30 partidas como atleta amador. Do total das partidas, foram 19 vitórias, 4 empates e 7 derrotas. Nesse período, Pelé marcou 18 gols.
No ano seguinte, 1958, o jogador é convocado pera a Seleção Brasileira, vitoriosa na Copa do Mundo na Suécia (A História Esquecida. Postada em 26.12.2022, em Facebook). -- FOTO 6 --
¹ Casais rondonenses deram o nome do atleta para seus bebes. Um exempo: o casal Clarice (nascida Uhlein) e Irineu Wolfart que registraram o primogênito com o nome do renomado jogador (nota do pesquisador).
____________________________________
1972 — Acontece na vila de Flor da Serra, no então distrito de Quatro Pontes, no salão local, a exposição do Clube 4-S. O evento se estendeu por todo o dia tendo na agenda programática um culto ecumênico, almoço, demonstração de máquinas e equipamentos agrícolas e exposição dos trabalhos dos jovens 4-S locais (Rádio Difusora Rondon AM. O Mundo em Revista. Marechal Cândido Rondon: vol. 15, de 18.02.1972 a 17.07.1972. Programa de Rádio). -- FOTOS 1, 2 e 3 --
___________________________________
1976 — Um incêndio destrói parcialmente a extinta Serraria Marsul, do sr. David Diedrichs, na atual sede distrital rondonense¹ de Bela Vista, (nota do pesquisador).
¹ Gentílico do município de Marechal Cândido Rondon (PR).
___________________________________
1976 — É formado o subdiretório do MDB, no distrito rondonense de Margarida, em reunião no Salão Adams. Presidente: Almiro Rodrigues da Silva, Vice-Presidente: Félix Carletto, Secretário: Eloi Heinrich, tesoureiro: Elvino Gebauer. Suplentes: Armindo de Freitas, Arlindo Sauer e Orestes Rossetto.Delegados: Roque Steffens e Orestes Rossetto – Suplentes: Olibio Hübner e Mariano Habowski (nota do pesquisador).
___________________________________
1983 — Acontece no Clube Concórdia, o 5º Festival Regional do Vinho, promovido pela Câmara Júnior de Marechal Cândido Rondon (LEDUC, Lincoln. Frente Ampla de Notícias. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora do Paraná AM, vol. 99, junho de 1983, ed. 22.06.83, p. 457, ed. 25.06.83, p.525, e ed. 27.6.83, p. 543. Programa de Rádio).
__________________________________
1986 — O governador do Paraná, João Elizio Ferraz de Campos, tem encontro em Brasília, com o ministro das Minas e Energia, Aureliano Chaves, onde pede a não paralização das obras da construção da ponte que interligaria as cidades de Guaíra e Mundo Novo (MS).
Ganhou a promessa do vice-presidente de que as obras não seriam paralisadas. Apesar do prometido, a ponte somente foi concluída quase 12 anos depois¹. Foi inaugurada em 24 de junho de 1998 (O Paraná. Cascavel: ed. 12.540, de 28 de junho de 2017, p. 02).
¹ Não por iniciativa do Governo Federal, mas sim por ação do governador paranaense Jaime Lerner (nota do pesquisador).
___________________________________
1988 — Casam-se os jovens rondonenses Elisete Machado de Souza e Sigmar Harald Heinrich, na Igreja Evangélica Martin Luther, em celebração oficiada pelo pastor Valdecir Utach.
Ela filha do casal pioneiro Eulália (Werner) e Alípio Machado de Souza; e ele, filho do casal pioneiro Olga (nascida Weimann) e Sigmund Heinrich.
O casal reside atualmente na cidade de São Francisco do Sul (SC) (nota do pesquisador). -- FOTOS 7 e 8 --
__________________________________
1991 — O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR) pelas resoluções nº 195 e 197 autoriza a realização de consulta plebiscitária junto ao eleitorado dos distritos rondonenses de Pato Bragado e Entre Rios, respectivamente, para emancipar as duas unidades distritais rondonenses em municípios (nota do pesquisador).
Ver mais, clique aqui e aqui.
___________________________________
1991 — Começa a operar a Rádio Atlântica FM¹, com sede na cidade de Marechal Cândido Rondon. Como diretor-geral da nova emissora assume o radialista Paulo Nogueira e como gerente operacional, Délcio Luiz Parada (O Paraná. Cascavel: M. C. Rondon Especial, ed. 16 de junho de 1991, p. 11).
¹ A emissora é de propriedade do ex-deputado estadual e ex-deputado federal Werner Wanderer (nota do pesquisador).
___________________________________
1996 — É anunciado a produção do último Fusca brasileiro (série Itamar ou Série Ouro¹), na fábrica da Vokswagen, em São Bernardo do Campo (SP). Entretanto, depois desta data, nos dias 29 e 30 de junho, dias finais, de fato, de produção, ainda devem ter saído cerca de 320 unidades da montadora. -- FOTOS 9 e 10 --
¹ Não existe homogeneidade nessa série. Há versões distintas.
___________________________________
2006 — Pesquisa do campus Toledo da UNIPAR revela que 80% da população do Oeste do Paraná consome ervas medicinais e cultivam 40 espécies (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo — Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009, p. 140).
____________________________________
2008 — Falece na cidade de São Paulo, a cantora Sylvinha Araújo (Sílvia Maria Vieira Peixoto Araújo), da Jovem Guarda, aos 56 anos, vítima de câncer de mama.
A artista era casada desde 1969, com o cantor Eduardo Araújo, de estilo country.
Dezenas de músicas levaram a mineira, natural da cidade de Mariana, ficar no topo da lista dos maiores sucessos. Em Marechal Cândido Rondon foi extenso o grupo de jovens, principalmente feminino, que curtiram as gravações de Sylvinha, requisitadas à Radio Difusora Rondon para serem rodadas na programação de música jovem. Entre os sucessos preferenciais na época: "Feitiço de broto" e "Vou botar pra quebrar" (nota do pesquisador). -- FOTO 11 --
___________________________________
2015 — Falece a pioneira do distrito de Iguiporã, senhora Metha Tieges Herpich. Seu corpo é sepultado no cemitério público da sede distrital de Iguiporã. Era casada com Adolfo Herpich (nota do pesquisador).
___________________________________
2018 — Numa promoção da Secretaria Municipal de Cultura, de Marechal Cândido Rondon, começa na Praça Willy Barth, Rua Sergipe e vai até o dia 27, o projeto "Cinema é prá você, sim!", com a exibição de filmes em sucessivas sessões diárias.
A apresentação acontece numa carreta adaptada com tela e cadeiras para o público (capacidade para 80 pessoas). O projeto de cinema itinerante é da Caixa Seguradora (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 22 de junho de 2018, p. 21). -- FOTOS 12 e 13 --
___________________________________
2018 — A Prefeitura Municipal de Marechal Cândido Rondon inicia a construção da pista de atletismo no Estádio Municipal Valdir Schneider (nota do pesquisador).
___________________________________
2019 — Acontece no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (ACIMACAR), às 08 horas, o lançamento oficial da EXPORONDON 2019, de 25 a 28 de julho, no Parque de Exposições Álvaro Dias -- FOTOS 14 e 15 --
Ver vídeo, clique aqui.
___________________________________
2019 — Falece o pioneiro rondonense Bruno Weber, morador na Linha Guarani (Arroio Fundo), no município de Marechal Cândido Rondon, vítima de enfarto. Era filho do casal pioneiro Lídia (nascida Hack) e Oswaldo Weber (Schwarza Weber).
O pioneiro nasceu em Marechal Cândido Rondon em 10 de maio de 1955. Na mesma cidade casou-se com Nair do Rosário, filha de Vilma (nascida Fink) e Armando Ferreira do Rosário.
Seu corpo é sepultado no cemitério público da cidade de Marechal Cândido Rondon (colaborou Uilson Weber). -- FOTO 16 --
Ver mais, clique aqui.
___________________________________
2019 — Em reunião realizada pelo diretório provisório do Partido Social Liberal (PSL), de Marechal Cândido Rondon, decide pelo nome da ex-dama de Marechal Cândido Rondon e ex-secretária municipal de Assistência Social, Maria Cleonice Froehlich, com pré-candidata à prefeitura municipal nas próximas eleições municipais (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 28 de junho de 2019, p. 3). -- FOTO 17 --
___________________________________
2019 — Acontece no espaço de eventos da Churrascaria Três Passos, a posse da nova diretoria do Lions Clube de Marechal Cândido Rondon para o ano leonístico 2019/2020. Assume como presidente do clube de serviços Ivandro Vieira, em substituição a Scharles Abbeg.
Durante o evento ainda ocorre a posse da nova diretoria do Leo Clube de Marechal Cândido Rondon. A presidência é ocupada por Juliane Tamara de Oliveira que sucede a Darlei Warken (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 28 de junho de 2019, p. 14). -- FOTO 18 --
___________________________________
2019 — A Copagril Futsal, por seu supervisor técnico, anuncia a contratação do jogador Felipe Melo, de 31 anos, que atuava na Itália.
Ao tempo em que informa o desligamento, até o final da primeira quinzena de julho próximo, do jogador Bruno Petry que segue para o futebol de salão espanhol (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 28 de junho de 2019, p. 35). -- FOTOS 19 e 20 --
___________________________________
2020 — Com a presença do Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, acontece no Ministério da Justiça, em Brasília, a inauguração da galeria dos Heróis do Programa Vigia¹.
O primeiro homenageado é o jovem rondonense Daniel Henrique Trarbach Engelmann, soldado da 15ª Companhia de Infantaria do Exécito, na cidade Guaíra (PR), vítima de afogamento depois que a lancha em que estava com o sargento Douglas Pascoal e o soldado Fernando Borghes Zwikcher, foi atingida por uma embarcação clandestina carregada de drogas, durante um patrulhamento noturno no Rio Paraná, no âmbito da Operação Hórus. O acidente ocorreu no dia 10 de maio.
A solenidade conta com a presença dos pais do soldado morto, Liane e Ivan Engelmann, e das irmãs Camila e Jaqueline (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 26 de junho de 2020, p. 10 e 12.) -- FOTOS 21 e 22 --
¹ Programa Nacional de Segurança nas Fronteiras e Divisas (Vigia) é um projeto do Ministério da Justiça, coordenado pela Secretaria de Operações Integradas (SEOPI) e envolve diferentes órgãos no combate ao crime organizado nas fronteiras (NB).
Ver vídeo, clique aqui.
___________________________________
2021 — A Secretaria Municipal de Cultura de Marechal Cândido Rondon celebra o Dia do Imigrante com a divulgação de audiovisual (ver vídeo, clique aqui) com veiculação de apresentações dos grupos folclóricos da Associação de Danças Folclóricas Germânicas Raízes (nota do pesquisador).
___________________________________
2021 — A arquiteta e artista plástica rondonense Sarah Beatriz Balko participa de exposição na cidade de São Paulo, com seus trabalhos em ouro 18 quilates (nota do pesquisador). -- FOTO 23 --
___________________________________
2022 — Analisar o crescimento demográfico do Oeste do Paraná no período de 1940 a 2021 e identificar a importância da migração e da população no desenvolvimento da região, é tema principal da reunião empresarial da Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresarias do Oeste do Paraná (CACIOPAR), no Centro Catequético da cidade de Jesuítas (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 24 de junho de 2022, p. 24).
___________________________________
2022 — O sábado é de tempo bom na cidade de Marechal Cândido Rondon e no Oeste do Paraná, com temperaturas entre 13 e 21 graus. Ventos do quadrante Sul, fracos. Sem nebulosidade (nota do pesquisador).
___________________________________
2023 — Falece, o pioneiro rondonense Ilmo Otto Müller, aos 93 anos, de falência múltipla de órgãos. Seu corpo é sepultado no cemitério público da cidade de Marechal Cândido Rondon.
Era natural de Piratuba (SC), nascido em 15 de março de 1930. Na cidade catarinense casou-se com Helma Schwingel (precedeu-lhe na morte em 25 de novembro de 2015).
O casal formou família como o nascimento do filho Rogério Heriberto, em 20 de julho de 1954.
Em 08 de abril de 1960, o casal e filho chegaram de mudança em Marechal Cândido Rondon.
Ilmo Otto Müller foi uma pessoa muito benquista na cidade e era um habilidoso construtor. Muitas construções particulares e públicas tiveram ele como mestre de obras, um exemplo a construção do 1º grupo escolar D. Leopoldina, na atual cidade de Quatro Pontes, concluído em 1971 (colaborou Rogerio Heriberto Müller). -- FOTO 24 --
___________________________________
2023 — Acontece no município de Entre Rios do Oeste (PR), a 17ª etapa do 7º Circuito Regional de Cicloturismo da Região das Cataratas e Caminhos ao Lago de Itapu, com a participação de 440 ciclistas (Tribuna do Oeste. Marechal Cândido Rondon: Ano VI, nº 271, ed. 29 de junho de 2023, p. 15).
____________________________________
2023 — Encerra-se na cidade de Marechal Cândido Rondon, a 2ª etapa, fase regional, da 35ª edição dos Jogos da Juventude do Paraná (JOJUPS).
A propósito do evento e seus resultados, o Departamento de Imprensa da Prefeitura Municipal distribuiu a seguinte nota informativa às mídias sociais:
"Foi encerrada no domingo (25), a fase regional da 35ª edição dos JOJUPS (Jogos da Juventude do Paraná), que teve a 2ª etapa disputada de sexta-feira (23) a domingo em Marechal Cândido Rondon. Na ocasião, houve a definição de sete campeões que vão competir na fase macrorregional, programada para o mês de agosto, em Palmas.
No voleibol, disputado no ginásio do Colégio Martin Luther, Marechal Rondon conquistou o título no naipe feminino ao vencer o clássico diante de Toledo por 3 sets a 0, com parciais de 25/16, 25/20 e 25/11. A 3ª colocação ficou com Palotina, que venceu Medianeira por 2 sets a 1.
No voleibol masculino, o título foi para Toledo, que levou a melhor sobre Medianeira na final, também por 3 a 0. Na preliminar, Guaíra derrotou Foz do Iguaçu por 2 a 1 e ficou em 3º lugar.
No ginásio Ney Braga aconteceram as disputas do futsal. No masculino, Marechal Rondon conquistou o título ao golear Assis Chateaubriand por 7 a 3. Em 3º lugar ficou Foz do Iguaçu, que venceu Palotina por 6 a 2.
No feminino, o título ficou com Missal, que derrotou São Miguel do Iguaçu na decisão por 2 a 1. Marechal Rondon goleou Itaipulândia por 8 a 0 e terminou na 3ª colocação.
O handebol teve como sua casa na 2ª etapa o Ginásio Clarindo Bortolon, que viu a seleção de Foz do Iguaçu conquistar o título do naipe feminino com uma vitória por 26 a 19 diante de São Miguel do Iguaçu. Maripá venceu as donas da casa por 29 a 19 e ficaram em 3º lugar.
Já no masculino, Mercedes conquistou o troféu ao superar São Miguel do Iguaçu por 27 a 20. O 3º lugar ficou com Foz do Iguaçu, que passou por Marechal Rondon por 20 a 16.
Para fechar, no basquete masculino, tendo por local o ginásio do CAF, Foz do Iguaçu comemorou o título ao vencer Santa Helena por 69 a 53. Em 3º lugar ficou Medianeira" . -- FOTOS 25 e 26 --
COMENTÁRIOS