1952 – Chega de mudança em Marechal Cândido Rondon, o casal pioneiro Emma (nascida Griep) e Carlos Rodrigues Alberto (apelido Erich) Vorpagel (...)
1840 — É inaugurado o primeiro jardim-de-infância (Kindergarten) do mundo, na cidade de Blankenburg, na Alemanha, a partir da ideia lançada pelo professor alemão Friedrich Wilhelm Augusto Fröbel.
O primeiro jardim-de-infância na cidade de Marechal Cândido Rondon foi criado pela Ordem Auxiliadora das Senhoras Evangélicas (OASE) e teve como primeira professora Elinore Guthof nos anos iniciais da colonização da Maripá, na década de 1950.
Atualmente (09.05.2018), os jardins-de-infância são algo muito comum em qualquer cidade. Porém,a antiga designaçao está em desuso, substituída por centro de Educação Infantil.
___________________________________
1888 — O extinto jornal curitibano "Gazeta Paranaense", com o título "Colonia militar na foz do Iguassú", elogia a iniciativa do Ministro da Guerra de organizar uma comissão para fundar uma colônia militar nas proximidades da desembocadura do Rio Iguaçu no Paraná. Ao mesmo tempo em que exalta a proposta de abrir uma via de comunicação entre Guarapuava e a margem esquerda do Rio Paraná:
"Nunca será por demais aplaudida a resolução do actual ministro da guerra de mandar a esta provincia a commissão, que já se acha na capital, sob a direção do illustre capitão Bellarmino¹ com o fim de abrir estradas na fronteira e fundar uma colonia militar na foz do Iguassú, cuidando simultanbeamente da conclusão da estrada de Palmas a partir do Porto da União, e da construcção de uma outra deste ponto até Guarapuava.
Ha muito tempo os poderes publicos já se achavam avisados da necessidade de olhar seriamente para a nossa fronteira no Rio Parana, mas circumstancias diversas retardaram sempre a realisação de medidas tendentes a semelhante fim, que hoje parecer se conseguirá, graças aos esforços dos distinctos militares que foram nomeados pelo governo.
Em relação a este asumpto convem saber que se saiba que a população espalhada pelos sertões próximos a foz do Iguassú está anciosa por abrir communicações faceis para Guarapuava. Consta-nos que o tenente-coronel Alberto Marques de Almeida, juiz commissario no município de Palmas, officiou a S. Ex. o Sr. Dr. Presidente da provincia dizendo que foi informado de que em uma grande extensão do território brasileiro, entre a foz do Iguassú e o Paraná, existem mais de duzentos individuos de diversas nacionalidades, que se dedicam á lavoura, e fazem commercio com madeiras de lei e os hervaes que se encontram na região comprehendida entre os dois mencionados rios, cujas margens já se acham exploradas na distância de 8 a 10 léguas, descendo os productos em canôas e chalanas para o mercado de Posadas, Esses moradores tratam de fazer uma grande estrada com destino aos campos de Guarapuava e, tudo, segundo se diz, já alguns kilometros concluidos, e explorações feitas com uma picada até os fundos dos descampados da Larangeira.
Em boa hora, pois, chega á provincia a commissão militar encarregada das explorações nessas regiões, onde podera aproveitar os esforços dos referidos moradores, guiando-os, submetendo-os ao regimen tão moderado das leis brasileiras, com o establecimento da colonia militar ha muito reclamada.
Ainda sobre este assumpto ser nos ha permittido acrescentar que S. Ex. o Sr. Dr. Miranda Ribeiro², actual presidente da provincia, cabe grande gloria com a vinda da commissão militar para a foz do Iguassú.
O Exmo. Sr. Dr. Miranda, tendo sido sobre o assumpto bem informado Sr. Barão de Capanema³, chefe da commissão de limites, cujos officiaes, principalmente o tenente -coronel Dionisio Cerqueira⁴ e major Jardim, que passaram em Janeiro deste anno pela foz do Iguassú, lhe referindo o que haviam presenciado, resolveu officiar neste sentido á presidencia do conselho de ministros, chamando attenção do governo geral para a nossa fronteira e fornecendo por essa occasião os dados ao seo alcance.
No referido officio, dirigido em 04 de abril do corr. anno, ao Exm. conselheiro João Alfredo⁵, pediu a presidencia a attenção solicita do ministro para o facto importante da existencia de um grande centro de população que se fundara, do anno passado até esta data, na confluencia dos rios Paraná e Iguassú. Esse centro de população, composto de indivídios de nacionalidades diversas, foi fundado por D. Anastacio Gonzales, que, com outros moradores, dirigiram-se á presidencia pedindo providencias protectoras de segurança individual e medidas relativas a garantias judiciarias, auxilios espirituaes e instrucção publica. Com esses pedios enviaram os moradores quadros estatisticos relativo ao numero de familias que compõem o aludido nucleo e dos diversos ramos de produção do mesmo, taes como algodão, cafe, cana de assucar e cereaes. "Os officios desses moradores (acrescentava a presidencia) vem confirmar a importante noticia dada no "Paiz" da côrte, de 28 de fevereiro do corrente anno, os factos a que essa noticia e os officios alludem, são também attestados pelo Barão de Capanema e mais membros da commissão de limites, que ha pouco estiveram de regresso nesta capital. A riqueza da extensissima região entre os rios Iguassú e Paraná é apregoada por todos os seos exploradores desde longa data".
"Hoje, com grande afluxo de população que se alastra na dita zona, a creação de uma colonia militar ahi, parece indispensavel já .....para garantia daquela povoação que pede a protecção do Imperio". "São devolutas as terras desta vasta região que ora se povoa fóra das condições da lei de 18 de setembro de 1850, em detrimento dos grandes interesses do Estado". "Ha annos tentou o Sr. general Beaurepaire Rohan⁶ fazer um caminho de Guarapuava parallelo ao Iguassú, chegando estabelecer um povoado no lugar denominado Xagir". " A repartição dos telegraphos, que teve de fazer explorações para levar a linha telegraphica á fronteira, procedeu a diversos estudos a respeito da communicação desta provincia com a zona de que trato".
"Lembra o Exmo. sr. Barão de Capanema a conveniencia de se approveitarem esses estudos".
Já se vê, que S. Ex o Sr. Dr. Miranda Ribeiro, pedindo a abertura de communicação directas com uma zona importante da provincia, hoje já povoada, nas condições acima expostas, e vendo attentidas pelo governo geral as suas solicitações, prestou um grande e incomensuravel serviço á nossa provincia, e é preciso que lhe faça a devida justiça.
A presença, pois, nesta capital da commissão militar dirigida pelo distincto capitão Bellarmino, deve encher de orgulo a S. Ex., e a sua administração será sempre lembrada, porque foi principalmente pelos seus esforços q' o governo resolveu occupar-se tão momentoso assumpto.
A providencia ser-lhe há sempre agradecida (in: Curitiba: anno XII, nº 144, ed. 28 de junho de 1888, p. 2 — Biblioteca Nacional Digital).
¹ Belarmino Augusto de Mendonça Lobo (1850-1913), fundador da colônia militar de Foz do Iguaçu (nota do pesquisador).
² José Cesario de Miranda Ribeiro (1854-1807), foi presidente da Província do Paraná, de 09 de fevereiro a 30 de junho de 1888 (id.).
³ Guilherme Schüch (1824-1908), intelectual e militar brasileiro, criado do Telégrafo Nacional no Brasil em 1852 e seu diretor até 1889 (id.).
⁴ Dionísio Evangelista de Castro Cerqueira (1847 -1910), militar brasileiro que chefiou a equipe brasileira na comissão brasileiro-platina de fixação dos limites após a decisão na Questão dos Limites (id.).
⁵ João Alfredo Correia de Oliveira (1825-1919), iniciou a sua tranjetória ministerial em 1871 (id.).
⁶ Henrique Pedro Carlos de Beaurepaire-Rohan (1812-1894), engenheiro militar brasileiro, projetista de um caminho para interligar Guarapuava à margem esquerda do Rio Paraná, em 849. Também foi presidente da Província do Paraná, de 27 de julho de 1855 a 01 de março de 1856 (id.).
___________________________________
1889 — O extinto jornal curitibano Dezenove de Dezembro publica a seguinte nota:
COMMUNICAÇÃO IMPORTANTE
De Guarapuava foram passados par a Corte, ao sr. capitão Berlamino, chefe da commissão das estradas estrategicas desta provincia, alguns telegramas annunciando que o tenente Firmino, no dia 02 do expirante chegou á margem esquerda do arroio Acohy no Iguassú, a 3 leguas da sua foz no Paraná. Nessas paragens encontrou o referido tenente um grande accampamento de 80 hervateiros que informaram da existencia de cerca de 1000 habitantes entre o Acohy e o Paraná. Essa população, que pelo menos na provincia era desconhecida, applica-se á lavoura e faz granbde commercio com o porto de Taquary, acima da foz do Iguassú, onde chegam vapores da cidade de Posadas.
Estas noticias causaram bastante regosijo na cidade de Guarapuava.
O intrepido tenente Firmino ha de fornecer nos dados mais completos a respeito desta importante descoberta (in: ______. Curitiba: anno XXXVII, nº 45 (3787), ed. 28 de junho de 1889, p. 2 — Biblioteca Nacional Digital).
____________________________________
1890 — É assinado pelo Presidente da República, Marechal Deodoro da Fonseca, o Decreto Federal nº 528 fixa regulamentação para "o serviço de introducção e localisação de immigrantes na República dos Estados Unidos do Brazil" (sic).
O Art. 1º definia: "E' inteiramente livre a entrada, nos portos da Republica, dos individuos válidos e aptos para o trabalho, que não se acharem sujeitos á acção criminal do seu paiz, exceptuados os indigenas da Asia, ou da Africa que sómente mediante autorização do Congresso Nacional poderão ser admittidos de accordo com as condições que forem então estipuladas (sic)".
A legislação contribuiu para a colonização do Oeste do Paraná.
O decreto referenciado foi aditado pelo Decreto nº 68, de 21.03.1891 (NB).
___________________________________
1952 — Chega de mudança em Marechal Cândido Rondon, o casal pioneiro Emma (nascida Griep) e Carlos Rodrigues Alberto (apelido Erich) Vorpagel, procedente de São Paulo das Missões, Linha Emanuel (RS), na companhia dos filhos Armindo, Marcos, Ruben, Holdina, Delfina, Elfrida, Marta, Anisia e Lucia. Em Marechal Cândido Rondon ainda nasceu o filho Nestor.
A família fixa residência na propriedade rural adquirida na Linha Arroio Fundo.
O filho Georg, casado com Ida Harleben, veio de mudança para à então Vila de General Rondon, em 1951.
Emma e Carlos Rodrigues casaram-se no distrito de Roque Gonzales, município de São Luiz Gonzaga (RS), em 1929. Ela natural do 6º Distrito do município de Pelotas (RS), nascida em 29 de outubro de 1920, filha dos imigrantes alemães Alvica (nascida em 04 de maio de 1869) e Henrique Griep (falecido em 2 de julho de 1920). Ele nascido no 5º Distrito de São Lourenço do Sul (RS), em 07 de abril de 1910, filho do casal Leonor (nascida em 04 de julho de 1871, em São Lourenço do Sul e falecida em 09 de março de 1921, no município gaúcho de São Luiz Gonzaga) e de Emilio Vorpagel, natural de São Lourenço do Sul, onde nasceu em 04 de julho de 1871 e é falecido em Marechal Cândido Rondon — foi a terceira pessoa a ser sepultada no cemitério público da cidade (certidão de casamento nº 13, fls.66, do Livro B-UM, do Registro Civil do Distrito de Roque Gonzales e mais a colaboração de Clarice Verônica Vorpagel). -- FOTO 1 --
___________________________________
1969 — É inaugurado o Auto Posto Rondon Ltda., revendedor produtos Shell, de propriedade de Helmuth Roesler, localizado a Avenida Maripá, esquina com a Rua Sergipe, em Marechal Cândido Rondon. A unidade de abastecimento de combustível ainda é existente (2019).
___________________________________
1969 — É fundada a então Sociedade Esportiva Vasco da Gama, da Linha Guavirá, em Marechal Cândido Rondon:
Primeira diretoria:
Presidente: Werno Backmann
Vice-Presidente: Atalíbio Stiehl
2º Vice-Presidente: Elio Ivo Dalferdt
Secretário: professor Léo Hickmann
2º Secretário: Sérgio Hammes
Tesoureiro: Waldi Wellmann
2º tesoureiro: Celso Henning
___________________________________
1970 — É inaugurado o Grupo Escolar Costa e Silva, da atual sede distrital rondonense de Margarida, construído em alvenaria. Foi padrinho do corte da fita simbólica de inauguração, o senhor Gabriel Wiectzikoski.
___________________________________
1971 — Acontece solenidade festiva pela passagem do primeiro aniversário da instalação da comarca de Marechal Cândido Rondon,esta ocorrida em 02 de julho de 1970.
O evento festivo do 1ºaniversário é prestigiado pelo corregedor-geral do Tribunal de Justiça do Paraná, desembargador Joaquim de Oliveira Sobrinho, de Jossué de Amaral Campos, juiz de direito da comarca de Toledo, e de Helio Engelhardt e Jamil Lourenço, juízes da comarca de Cascavel.
A solenidade ocorreu na parte da manhã no fórum e ao meio dia foi servido um almoço no Clube Concórdia (nota do pesquisador)
___________________________________
1971 — O então Ginásio Estadual, hoje Colégio Estadual Eron Domingues, da sede municipal de Marechal Cândido Rondon, realiza para estudantes e a população, a primeira palestra no município sobre doenças venérias e problemas sexuais.
A palestra para as mulheres acontece no Clube Concórdia e para os homens no Clube Aliança, proferida por uma médica e um médico da cidade de Cascavel (PR), respectivamente (nota do pesquisador).
___________________________________
1980 — Casam-se os jovens Lorena Copetti e Arno Kunzler¹ na igreja do então Seminário Santo Américo, na sede municipal de Nova Santa Rosa (PR), em celebração presidida pelo padre benedetino D. Severino Kögl.
Ela filha do casal Olivia (nascida Cavallero) e Leonardo Euclydes Copetti, e ele filho de Suzana Regina (nascida Bohn) e Antônio Willibaldo Kunzler (nota do pesquisador). -- FOTO 2 --
¹ Anos depois, o casal foi fundador da empresa Editora O Presente, proprietária do jornal O Presente, da cidade de Marechal Cândido Rondon, em circulação até a presente data (29.06.2020).
___________________________________
1983 — Toma posse a nova diretoria do Lions Clube de Marechal Cândido Rondon. Presidente: Ademir Antonio Osmar Bier; vice-presidente: médico Ettore Roncaglia; secretário: Sérgio Koefender; tesoureiro: Frederico von Borstel; diretor-social: Dieter Leonard Seyboth; e diretor-esportivo: Edson Esteves Lopes.
Ademir Bier assumiu a presidência substituíndo o empresário rondonense Rui Schmmel (LEDUC, Lincoln. Frente Ampla de Notícias. Marechal Cândido Rondon: vol. 99, junho de 1983, ed. 29.06.83, p. 591. Programa de Rádio). -- FOTO 3 --
___________________________________
1988 — Acontece no Clube Concórdia, a posse da nova diretoria do Lions Club de Marechal Cândido Rondon: Presidente: Loivo Köhler, Vice-presidente Nelson Kuhn,Secretário: Dambrí Modesto de Faria Franco e tesoureiro: Elio Winter (LEDUC, Lincoln. Panorama. Marechal Cândido Ropndon: Rádio Difusora do Paraná, vol. 016, cad. Maio e Junho 1988, fls. 239. Programa de Rádio).
___________________________________
1987 — Acontece a posse do empresário rotariano Romito Graebin como presidente do Rotary Club Marechal Cândido Rondon, em substituição a Elmir Port, por término de gestão.
No mesmo evento, é oficializado o segundo Rotary da cidade, Rotary Club Marechal Cândido Rondon Beira Lago (O Paraná. Cascavel: M. C. Rondon Especial, ed. 16 de junho de 1991, p. 11). -- FOTO 4 --
___________________________________
2005 — Começa em Brasília e vai até o dia 30, o movimento Tratoraço organizado por entidades ligadas ao agronegócio nacional, com a participação de cerca de 20 mil produtores rurais, vindos de todas as regiões brasileiras, inclusive de Marechal Cândido Rondon. O movimento leva à Capital Federal 2.500 tratores, centenas de caminhões e ônibus que foram estacionados na Esplanada dos Ministérios.
O protesto reivindicava mais apoio governamental à agricultura, principalmente crédito (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo — Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009, p.143). -- FOTOS -- 5 e 6 --
___________________________________
2016 — A cidade de Marechal Cândido Rondon conquista nos Jogos Abertos do Paraná 2016, na cidade de Palotina, uma medalha de ouro no futebol masculino; medalha de prata no handebol masculino e na bocha; e medalha de bronze no bolão (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 28 de junho de 2016, p. 25),
____________________________________
2018 — O atleta rondonense de bocha, Luiz Henrique Winter, de 18 anos, é convocado para a Seleção Paranaense de Bocha Sub 18, para a disputa o 24 º Campeonato Brasileiro de Bocha, na cidade de Toledo (PR), nos dias 19 a 22 de julho.
Luiz Henrique Winter é atleta da equipe AACC/Copagril/Prefeitura Municipal de Marechal Cândido Rondon (nota do pesquisador). -- FOTO 7 --
___________________________________
2018 — Reconhecendo a importância de compartilhar informações estratégicas que proporcionem aumento de produtividade das culturas, contribuindo para a melhoria da renda e da qualidade de vida de seus associados, a Copagril realiza, no período vespertino, o Seminário Anual de Soja e Milho 2018, no Salão Social da AACC, em Marechal Cândido Rondon.
A abertura do evento é feita pelo diretor-presidente da Copagril, Ricardo Silvio Chapla, juntamente vice-presidente Elói Darci Podkowa e diretor-secretário, Márcio Buss, além da presidente da Associação dos Comitês de Jovens da Copagril (ACJC), Vanessa Wommer.
Durante o evento é ministrada palestra sobre "Estratégias de manejo para altas produtividades de soja e milho”, com o engenheiro agrônomo e pesquisador da Universidade Federal de Pelotas (RS), Dr. Paulo Dejalma Zimmer.
Ainda durante o seminário, a Copagril homenageia os produtores associados que tiveram as melhores produtividades nas culturas de soja e milho na safra verão 2017/2018.
Na categoria de soja a premiação foi dividida em duas categorias, sendo uma categoria de produtores com área até 10 alqueires de cultivo e a outra para produtores com área de cultivo acima de 10 alqueires no período.
Na sequência da programação foi realizada divulgação dos vencedores do 40º Concurso de Projetos Agrícolas da ACJC, que envolve os comitês de jovens da Copagril. Foram homenageados os comitês que tiveram as melhores produtividades em soja e milho, além da premiação dos campeões gerais:
Produtores destaque safra 2017/2018:
Maior produtividade de soja em área até 10 alqueires:
1º lugar: Marcos C. Erig - Iguiporã (Marechal C.Rondon) - Média 197,9 sacas por alqueire
2º lugar: Cesar Luiz Maldaner - Entre Rios do Oeste - 195,1 sacas por alqueire
3º lugar: Edson Knaul - Mercedes - Média 192 sacas por alqueire
Maior produtividade de soja em área acima de 10 alqueires:
1º lugar: Albino José Petrykoski - Itaquiraí (MS) - Média 185,7 sacas por alqueire
2º lugar: Mauro Luiz Marcato - Bela Vista - Média 182 sacas por alqueire
3º lugar: Wilson Lotário Risse - Média 177,4 sacas por alqueire
Maior produtividade de Milho:
1º lugar: Lucia Maria Eckstein - Quatro Pontes - Média 436 sacas por alqueire
2º lugar: Alexandre Ricardo Wickert - Quatro Pontes - Média 433,5 sacas por alqueire
3º lugar: Odacir Rupolo e família - Margarida (Marechal C. Rondon) - Média 432 sacas por alqueire
Resultado Concurso de Projetos Agrícolas ACJC Safra 2017/2018:
Maior produtividade de soja:
1º lugar: CJC Flor da Serra - Iguiporã (M.C.Rondon)
2º lugar: CJC Ordem e Progresso - Quatro Pontes
3º lugar: CJC Juntos Venceremos - Linha São João e Wilhelms (M.C.Rondon)
Maior produtividade de milho:
1º lugar: CJC Ordem e Progresso - Quatro Pontes
2º lugar: CJC Flor da Serra - Iguiporã (M.C.Rondon)
3º lugar: CJC Força Jovem - Linha Ajuricaba (M.C.Rondon)
Classificação Geral:
1º lugar: CJC Flor da Serra - Iguiporã (M.C.Rondon)
2º lugar: CJC Ordem e Progresso - Quatro Pontes
3º lugar: CJC Ação Jovem - Novo Três Passos (M.C.Rondon).
-- FOTOS 8, 9, 10 e 11 --
___________________________________
2018 — Em sessão solene, no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (ACIMACAR), o empresário rondonense William da Silva, diretor-proprietário do grupo Sooro, recebe o título de cidadão honorário de Marechal Cândido Rondon.
A homenagem foi requerida na Câmara Municipal pelo vereador Cláudio Köhler (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 29 de junho de 2018, p. 11). -- FOTO 12 --
___________________________________
2018 — Começa na cidade de Toledo (PR) e vai até o dia 1º de Julho, a Copa Brasil de Tênis. Entre os tenistas rondonenses competem, durante o evento, o atleta Rafael Botam Bauermann, que se classifica em 2º lugar na categoria Rating J; e João Otávio Nortolini que conquista o 3º lugar na categoria Absoluto E. Enquanto Julião Adão da Costa, fica em 5º lugar nas categorias Sênior e Rating N. (nota do pesquisador). -- FOTO 13 --
___________________________________
2018 — A publicação "Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM)", da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (FIRJAN), aponta a cidade de Marechal Cândido Rondon como a 12ª melhor cidade do Paraná para se viver e 88ª do país, com base nas informações dos anos-base 2015 e 2016 (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 03 de julho de 2018, p. 14 e 15). -- FOTO 14 --
___________________________________
2018 — Acontece no Ginásio de Esportes Ney Braga, na cidade de Marechal Cândido Rondon (PR), a partida final do 42º Troféu Difusora de Futebol de Salão, entre o Guaíra Futsal, da cidade de Guaíra, e a equipe Jaclani, de Marechal Cândido Rondon.
O título, em função do resultado no tempo normal e prorrogação, é decidido na cobrança de penalidades máximas, com a vitória do time da cidade de Guaíra.
A classificação final da competição, fica assim: 1º lugar, Guaíra Futsal; 2º lugar, Jaclani Esportes; 3º lugar, Entre Rios Futsal; e 4º lugar, Quatro Pontes. O artilheiro foi o atleta Inácio Kratz, do Mercedes Futsal, e o goleiro menos vazado Juninho (Ernesto Júnior da Rosa), do Entre Rios Futsal (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 03 de julho de 2018, p. 29). -- FOTO 15 --
___________________________________
2018 — Deixa as funções de titular da Vara Civil e Fazenda Pública da comarca de Marechal Cândido Rondon, o juíz José Carlos Montini que passa a ser juíz de Direito da comarca de Santo Antônio do Sudoeste (nota do pesquisador). -- FOTO 16 --
___________________________________
2019 — Os atletas rondonenses Rosemeri Girardi, Marli da Veiga e os irmãos Mariano e Adrian Fernandes conquistam destacadas classificações no 29º Campeonato Brasileiro de Kickboxing (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 28 de junho de 2018). -- FOTO 17 --
___________________________________
2021 — A empresa de metereologia Metsul noticia que a massa polar que derrubou as temperaturas no Cone Sul Americano (com queda de neve no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná) trouxe "a maior anomalia negativa de frio no mundo fora do polos".
Informação assim descrita:
"A onda polar desta primeira metade da semana na região Centro-Sul do Brasil, Uruguai, Argentina e Paraguai traz a maior anomalia negativa de frio no mundo fora do polos. Em nenhum lugar do planeta a temperatura estão tão abaixo da média fora das regiões polares como a parte central da América do Sul.
Existem áreas de temperatura abaixo da média extensas nas Planícies Centrais dos Estados Unidos, no Norte do Canadá e na parte central da Rússia, mas fora da Antártida não há nenhuma região nesta segunda-feira com a temperatura tão abaixo da média como a porção central da América do Sul, efeito da poderosa massa de ar polar que cobre a maior parte dos países do Cone Sul da América". -- FOTO 18 --
___________________________________
2021 — Depois de um sábado com sol e amplitude térmica amena, o domingo tem nebulosidade e precipitação pluviométrica de baixa intensidade, com vento gélido do quadrante Sul bastante forte.
Nesta segunda-feira a nebulosidade se dissipa ao final de tarde. Não ocorre nenhuma precipitação durante o dia. Contudo, o vento gelado do quadrante Sul segue forte e a amplitude térmica em baixa, com prenúncio de forte geada no dia seguinte. O que, de fato, foi registrado (nota do pesquisador). -- FOTO 19 --
___________________________________
2021 — O prefeito municipal de Marechal Cândido Rondon, Marcio Andrei Rauber, toma a primeira dose da vacina Astra-Zêneca contra o Covid 19, para quem tem mais de 47 anos e com a notícia da vacinação, emendou o seguinte recado:" Quando chegar a sua vez, não deixe de se imunizar. A vacina é a melhor proteção contra a COVID-19" (nota do pesquisador) -- FOTO 20 --
___________________________________
2021 — Assume a presidência do Rotary Club de Marechal Cândido Rondon Beira Lago¹, o rotário Martinho Raupp, para o biênio 2021/202, sucedendo a rotária Elza Hofer (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 06 de julho de 2021). -- FOTO 21 --
¹ O clube de serviço foi fundado em 21 de junho de 1991 (nota do pesquisador).
___________________________________
2022 — Assume a presidência do Rotary Clube 25 de Julho, de Marechal Cândido Rondon (PR), biênio 2022/2023, o rondonense Maxion Salomão de Souza (O Presente Digital). -- FOTO 22 --
___________________________________
2022 — Assume a presidência do Lions Clube de Marechal Cândido Rondon, gestão 2022/2023, Vandeir Francisco Guimarães, em subsituição a Tiago Barcé. No mesmo evento, toma posse na presidente da Associação das Domadoras, Márcia de Moraes Echer, no lugar de Aneri Buth.(O Presente Digital).
Durante a festiva do clube de serviço também ocorre a posse de Lucas Sabka Calvi como presidente do Leo Clube de Marechal Cândido Rondon, por fim de gestão de William Schaeffer (nota do pesquisador). -- FOTOS 23 e 24 --
___________________________________
2022 — Com a palestra de Renner Silva, no auditório Ecos da Liberdade de Marechal Cândido Rondon, começa e vai até 11 de julho, o Fórum Empresarial 2022, promovido pela Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon ( ACIMACAR) (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 24 de junho 2022, p. 17). -- FOTO 25 --
___________________________________
2022 — O diretor da Unioeste — campus de Marechal Cândido Rondon diz que 55% dos acadêmicos da unidade de ensino superior público são originários do município de Marechal Cândido Rondon.
Ao total, 1.826 rondonenses distribuídos em dez cursos de graduação, seis de mestrado e cursos de doutorado. O dirigente ressalta também que a evasão pós-pandemia registrou um aumento de 7% (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 28 de junho de 2022, p. 14).
___________________________________
2023 — O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística divulga os primeiros dados oficiais coletados no Censo 2022. A população atualizada pela pesquisa censitária registra está 203.062.512 brasileiros. Um crescimento de 12,3 milhões no número de brasileiros em comparação com o Censo de 2010.
Pelo novo Censo, o Paraná aparece com uma população de 11.443.208 residentes no estado e tornou-se o mais populoso entre os três estados da Região Sul. No Oeste do Paraná, o município de Cascavel concentra a maior densidade populacional: 348.051 habitantes, seguido por Foz do Iguaçu, com 285.415 habitantes; Toledo com 150.470 residentes, e em quarta posição, em concentração populacional, Marechal Cândido Rondon com 55.836 moradores¹.
Os municípios desmembrados de Marechal Cândido Rondon apresentam a seguinte densidade de habitantes: Entre Rios do Oeste com 4.575 moradores, Pato Bragado com 5.733, Mercedes com 5.931 e Quatro Pontes com 4.480 residentes.
O município de Nova Santa Rosa tem uma população de 8.322 cidadãos pelo Censo (Tribuna do Oeste. Marechal Cândido Rondon: Ano VI, nº 271, ed. 29 de junho de 2023, p. 3). -- FOTOS 26 e 27 --
¹ NO Censo anterior, de 2010, a população do município era de 46.817 cidadãos (nota do pesquisador).
___________________________________
2023 — A quarta-feira é de sol pleno na cidade de Marechal Cândido Rondon e em todo o Oeste do Paraná. Ventos do quadrante Nordeste, fracos. Temperaturas médias entre 17 e 28 graus, esta última com sensação térmica de 29 graus (aferição feita via aplicativo digital AccuWeather) (nota do pesquisador). -- FOTO 28 --
___________________________________
2024 — É sexta-feira. O dia amanhece na cidade de Marechal Cândido Rondon com temperatura de 15 graus e ventos do quadrante Nordeste, fracos. No entanto, muito frios. Céu encoberto com nebulosidade tipificada como stratus. À tarde, presença de nuvens tipo stratus e cumulus. A temperatura máxima do dia alcança os 19 graus. Temperatura em queda devido a entrada de uma massa polar na região.
Temperaturas aferidas via aplicativo digital AccuWeather (nota do pesquisador). -- FOTO 29 --
___________________________________
2024 — Falece o pioneiro rondonense Osmar Koch, morador na sede distrital de Iguiporã, aos 82 anos, de complicações de uam neoplasia pulmobar. Seu corpo é sepultado no cemitéri pública da sede distrital citada.
É natural de Charrua (RS, nascido em 04 de maio de 1942, filho do casal Olga (nascida Ritter) e Theobaldo Koch.
O pioneiro chegou de mudança em Iguiporã, em 02 de outubro de 1956, solteiro, acompanhando os pais e irmãos, procedente do município gaúcho mencionado. Meses depois retornou a Charrua para casar com Diva Wulff. Após o casamento, o novo casal vem a Iguiporã e constitui família com o nascimento dos filhos Ilário, Iton e Iliane.
Inicialmente, Osmar dedicou-se à agricultura. Nos últimos anos, era dono de uma bar e lanchonte na sede distrital antes referenciada (colaborou Rudi Sander). -- FOTO 30 --
___________________________________
2024 — É inaugurada a reforma e ampliação da sede do Corpo de Bombeiros de Marechal Cândido Rondon (Tribuna do Oeste. Marechal Cândido Rondon: ed. 04 de julho de 2024, p. 11). -- FOTO 31 --
___________________________________
2024 — A Sicredi Aliança PR/SP, com sede central na cidade de Marechal Cândido Rondon (PR), atinge 100 mil associados com a adesão de Henrique Prata, presidente do Hospital do Amor, na cidade de Barretos (SP).
A adesão se deu durante visita ao Instituto de Treinamento em Cirurgias Minimamente Invasivas (IRCAD) (nota do pesquisador). -- FOTO 32 --
___________________________________
COMENTÁRIOS