2011 – Falece o pioneiro rondonense Alli Weimann que chegou de mudança ao atual município de Marechal Cândido Rondon, em setembro de 1951 [...]
1905 — Publicação no extinto jornal curitibano "A República" informa que o vice-presidente (hoje vice-governador) do Estado do Paraná exarou parecer favorável ao requerimento de Domingo Barthe¹ para obtenção de terras no território paranaense:
Sim, quanto á primeira parte (compra) pagando immediatamente, e quanto á segunda (aforamento²) na forma da lei — Foi o despacho exarado pelo sr. dr. Vice Presidente do Estado no requerimento de Domingo Barthe, solicitando 200 hectares de terras no interior do Estado, e mais 200 no porto Sól de Maio³ a fim de n'ellas construir poucos e outras instalações industriaes (A República. Curitiba: Anno XXI, nº 178, ed. 29 de junho de 1905, p. 2 — Biblioteca Nacional Digital).
¹ Empresário estabelecido em Posadas, capital da província argentina de Misiones, de origem francesa. Entre a elite dos grandes comerciantes extrativistas e venda de erva mate e madeiras nobres, Barthe se tornou o mais abastado naquela época (ALCARÁZ. Alberto Daniel. La Empresa Domingo Barthe — Extrativismo Yerbatero-Maderero en La Fronteira Alto Paranaense 1870-1930. Buenos Aires: Prometeo Libros, 2019, p. 113 e 139).
² Também conhecida por enfiteuse, também denominada emprazamento, é o negócio jurídico pelo qual o proprietário (senhorio) transfere ao adquirente (enfiteuta), em caráter perpétuo, o domínio útil, a posse direta, o uso, o gozo e o direito de disposição sobre bem imóvel, mediante o pagamento de renda anual (nota do pesquisador).
³ Atracadouro no Rio Paraná, no atual município de Missal, submerso pelas águas do Reservatório da Itaipu Binacional (nota do pesquisador).
__________________________________
1940 — É ordenado como sacerdote D. Armando Círio, de origem italiana, pela Congregação dos Padres Oblatos de São José – Josefinos, na cidade de Asti. Anos depois é nomeado como primeiro bispo da diocese de Toledo e depois arcebispo de Cascavel (nota do pesquisador). -- FOTO 2 --
___________________________________
1957 — É ordenado como sacerdote, na Catedral de São Paulo, o mineiro Geraldo Majella Agnelo, pelas mãos do arcebispo de São Paulo, Antonio Maria Alves Siqueira (nota do pesquisador). -- FOTOS 3, 4 e 5 --
¹ É nomeado em 05 de maio de 1978 pelo Papa Paulo VI como 2º bispo da diocese de Toledo (PR).
Ver mais, clique aqui (ítem 1982).
___________________________________
1958 — A Seleção Brasileira de Futebol conquista na Suécia o primeiro título de campeã do mundo¹, a Taça Jules Rimet, em jogo contra a equipe do país anfitrião, na cidade de Solna. O Brasil vence a partida por 5 a 2. -- FOTOS 6, 7 e 8 --
¹ Tempo em que os pioneiros rondonenses conseguiam acompanhar, mal e mal, as notícias esportivas pelo rádio, equipamento quase sempre alimentado por bateria (nota do pesquisador).
___________________________________
1963 — É construída a primeira casa da comunidade de São Pedro, no município de Toledo (PR). Mais tarde a localidade se torna município com o nome de São Pedro do Iguaçu (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo — Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009, p. 143).
___________________________________
1973 — O prefeito municipal de Toledo, advogado Wilson Carlos Kuhn, assume a presidência da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (AMOP). "Permanece na função por 2 mandatos, até 13 de junho de 1975" (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo — Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009, p. 143).
___________________________________
1975 — Acontece na sede distrital rondonense¹ de Porto Mendes, grande festa junina junto ao então Colégio Cenecista Capitão Heitor Mendes (informação enviada via e-mail para pesquisa@memoriarondonense.com.br, por Darcila Luiza Haubert, em 13.06.2017). -- FOTO 9 --
¹ Gentilício do município de Marechal Cândido Rondon (PR).
____________________________________
1983 — Num grave acidente na rodovia entre a sede municipal de Marechal Cândido Rondon e atual sede municipal de Mercedes, na curva do Guavirá, morrem os estudantes rondonenses Gastão Luiz Franciosi, Sérgio Gaona e Marcio Eduardo Welzel, quando retornavam de uma festa na sede distrital rondonense de Mercedes (LEDUC, Lincoln. Frente Ampla de Notícias. Marechal Cândido Rondon: vol. 99, junho de 1983, ed.30.06.83, p. 605. Programa de Rádio).
___________________________________
1988 — Celebra Jubileu de Ouro de ordenação sacerdotal, o padre Vitoldo Kosicki, na paróquia Santa Margarida, com sede na sede distrital rondonense de Margarida, com celebração de missa pelo bispo diocesano D. Lúcio Inácio Baumgartner.
O religioso nascido e ordenado na Polônia, começou sua atividade missionária na França, antes de ser designado para o Brasil, para trabalho no Rio Grande do Sul. Trabalhou por dez anos na França.
Depois veio ao Paraná e assumiu funções nas paróquias de Catanduvas, Matelândia, Toledo, na sede distrital toledana de Vila Nova e depois na Paróquia Santa Margarida, na sede distrital rondonense de Margarida.
Nesta última comunidade permaneceu residindo, mesmo depois de ser acometido por umderrame, pouco tempo depois que assumiu como pároco (LEDUC, Lincoln. Panorama. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora do Paraná, vol.016, cad. Maio e Junho 1988, fls. 235. Programa de Rádio).
___________________________________
1988 — Ocorre jantar festivo de posse da nova diretoria do Lions Club de Nova Santa Rosa (clube de serviço com 22 membros): Presidente: Nilson Pinz, Secretário: Jandir Dal Moro e tesoureiro: Irineu Winck (LEDUC, Lincoln. Panorama. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora do Paraná, vol. 016, cad. Maio e Junho 1988, fls. 239. Programa de Rádio).
___________________________________
1991 — Acontece baile de inauguração da sede própria¹ do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Tertúlia do Paraná, construída no Bairro Botafogo, na sede municipal de Marechal Cândido Rondon. O evento foi animado pelo grupo musical gaúcho "Os Monarcas" (O Paraná. Cascavel: M. C. Rondon Especial, ed. 16.06.1991, p. 11). -- FOTO 10 --
¹ Décadas depois a área e a construção foram vendidas para uma empresa revendedora de veículos da marca VW, com sede na cidade Pato Branco (PR), que pretendia construir uma estrutura para abrigar uma filial. As obras foram começadas e depois paralizadas, por questão de inviabilidade econômica em decorrência de mercado.
Com a venda o CTG comprou uma nova área, localizada na área suburbana de Marechal Cândido Rondon, estrada Marechal Cândido Rondon - sede distrital rondonense de Margarida, e ali edificou sua nova sede (nota do pesquisador).
___________________________________
1994 — Acontec no então Centro Cultural Elói Urnau, na cidade de Marechal Cândido Rondon (PR), o 3º Encontro Regional de Produtores de Leite. Mais de 500 produtores participaram do evento organizado peloa Cooperativa Agrícola Mista Rondon Ltda., agora Cooperativa Agroindustrial Copagril.
A agenda progromática do encontro discutiu e avaliou o panorama da pecuária leiteira regional, manejo do gado leiteiro, condição corporal das vacas leiteiras, novas alternativas de alimentação para o gado leiteiro e a questão do Mercosul a ser formado a partir de janeiro de 1995.
Um dos principais palestrantes do encontro foi o criador Guilherme Kniebel, da cidade de Londrina, Norte do Paraná (Rádio Difusora do Paraná. Panorama. Marechal Cândido Rondon: vol. 051. cad. maio a junho 1994, fls. 865. Programa de Rádio).
____________________________________
1998 — Falece a pioneira Edith Lidia (nascida Schröder) Weber, filha do casal pioneiro Amanda Joana (nascida Dunke) e Rudolfo Carlos Schröder, que chegou com seus pais a então vila de General Rondon em 1º de maio de 1953, procedente Rolândia¹, no norte do Paraná.
Era casada com o pioneiro Relindo Weber, que veio de Piratuba (SC) à então Vila de General Rondon, em 23 de março de 1951, em companhia de mudança de seu tio Oswaldo Weber.
O casamento de Edith Lidia Schröder e Relindo Weber aconteceu no dia 30 de julho de 1955. O ato civil se deu no cartório de Toledo, para onde foram levados pelo senhor José Feiden, em veículo de sua propriedade — o primeiro carro de passeio na então Vila General Rondon.
A cerimônia religiosa se deu na igreja da comunidade Martin Luther da atual cidade de Marechal Cândido Rondon (informações de Roseli Weber).
¹ Cerca de um ano e alguns meses antes a sua família tinha se mudado de Tuparendi (RS), para norte paranaense. O filho Alzido que não tinha se mudado com os pais e irmã, ao visitá-los convenceu-os de se mudarem para a então vila de General Rondon. Alzido, na época, era funcionário contratado da colonizadora Maripá e não tinha acompanhado os pais de mudança para Rolândia (nota do pesquisador).
Ver mais, clique aqui e aqui.
___________________________________
2001 — A Assembleia Geral Extraordinária da Associação do Instituto Vocacional Rui Barbosa, de Marechal Cândido Rondon, decide pela criação da Faculdade Luterana Rui Barbosa¹, com a oferta de dois cursos: Administração em Empreendedorismo e Gestão Ambiental (O Presente. Marechal Cândido Rondon: — jul 2014).
¹ A faculdade ulteriormente deixou de existir e os cursos ofertados foram repassados para o ISEPE-Rondon (nota bdo pesquisador).
___________________________________
2007 — A Câmara Municipal de Marechal Cândido Rondon outorga o título de Cidadão Honorário do Município ao pastor Guilherme Lüdke, pertencente ao quadro da Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB), com décadas de atuação na Congregação Cristo.
A proposição da homenagem foi apresentada pelo vereador Albenice Pinto de Souza (nota do pesquisador). -- FOTO 11 --
___________________________________
2011 — Falece o pioneiro rondonense Alli Weimann. Chegou de mudança à atual cidade de Marechal Cândido Rondon, em setembro de 1951. Foi o primeiro motorista de ônibus, no trajeto entre a então vila de General Rondon e à cidade deToledo. Estabeleceu a primeira rodoviária junto ao extinto Bar Floresta (ficava em frente a atual agência do Banco do Brasil). Ali também funcionou o correio de 1952 a 1958, atendido pela sua esposa Erica.
Posteriormente desenvolveu atividades no comércio de bens de consumo, que deu origem anos mais tarde ao Supermercado Alli, o primeiro da cidade de Marechal Cândido Rondon (nota do pesquisador). -- FOTO 1 --
¹ O estabelecimento foi vendido para a família Ruzza e passou denominar-se de Supermercado de Ruzza. Quando novamente vendido para outro empresário, a designação muda para Supermercado Rimmava. Décadas depois, o filho do pioneiro, Celso, volta ao ramo e monta um novo supermercado , com o antigo nome, com localização no bairro rondonense Jardim Higienópolis.
___________________________________
2015 — Acontece no auditório da Associação Comercial de Empresarial de Marechal Cândido Rondon (ACIMACAR) , o 1º Simpósio de Sustentabilidade — O Futuro é Agora, organizado pela Acimacar, Prefeitura Municipal, Conselho Municipal do Meio-Ambiente, SAAE e Unioeste. O principal palestrante do encontro foi o diretor de Meio-Ambiente da Itaipu Binacional, Nelton Friedrich. -- FOTO 12 --
___________________________________
2016 — É inaugurada na cidade de Nova Santa Rosa, a Praça do Exército (O Presente. Marechal Cândido Rondon: edição 01 de julho de 2016, p. 17).
___________________________________
2018 — Acontece no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (ACIMACAR), no período matutino, o lançamento oficial da ExpoRondon 2018, evento comemorativo aos 58 anos de emancipação político-administrativa de Marechal Cândido Rondon. -- FOTO 13 --
___________________________________
2018 — Acontece na cidade de Quatro Pontes, no Ginásio de Esportes Paulinho Hoffmann, a 10ª Mostra Regional de Danças, com a participação de grupos locais e de municípios da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (AMOP).
___________________________________
2018 — Termo de convênio celebrado entre a Itaipu Binacional, Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e a Universidade Federal de Integração Latino Americana (UNILA) objetiva identificar os resíduos de tipos de pestecidas presentes na água e no solo da região lindeira, quantativos de maior incidência e avaliar o poder de degradação desses micropoluentes (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 06 de julho de 2018, p. 30).
___________________________________
2018 — Assume como titular da Vara Civil e Fazenda Pública da comarca de Marechal Cândido Rondon, o juiz de Direito Renato Cigerza em substiuição a José Carlos Montini, este designado para a comarca de Santo Antônio do Sudoeste (nota do pesquisador).-- FOTO 14 --
___________________________________
2019 — Acontece no Centro de Eventos do Parque de Exposições Álvaro Dias, o concurso de escolha da Miss e Mister da Terceira Idade de Marechal Cândido Rondon. Participam do concurso 16 casais representando os clubes de idosos existentes no município.
O vencedor do certame é o casal: Iria Maria Anschau e Rudi Silvino Schons, do Clube Paz e Amor, da sede municipal (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 02 de julho de 2019, p. 30). -- FOTO 15 --
___________________________________
2019 — A Cooperativa Agroindistrial Copagril, com sede central na cidade de Marechal Cândido Rondon, realiza Dia de Campo do Milho Safrinha 2019, na Fazenda Jangada II, no município de Eldorado, Mato Grosso do Sul (LAURETH, Jean Michel. Copagril realiza dia de campo safrinha em Mato Grosso do Sul. Marechal Cândido Rondon: Revista Copagril, ed. 111 - Julho/Agosto 2019, p. 23). -- FOTO 16 --
___________________________________
2020 — O Poder Executivo de Marechal Cândido Rondon divulga vídeo institucional sobre as melhorias que está implantando nos parques industriais da cidade (nota do pesquisador).
Ver vídeo, clique aqui.
___________________________________
2020 — Após quase 30 anos de funcionamento, a Receita Federal encerra suas atividades na cidade de Marechal Cândido Rondon. A medida é parte do novo regimento do órgão federal que prevê o fechamento das agências com menos de cinco servidores.
O atendimento presencial passa a ser feito pela agência da Receita Federal na cidade de Toledo (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 03 de julho de 2020, p. 20).
___________________________________
2021 — Com temperatura mínima abaixo de zero grau, ocorre nesta terça-feira intensa geada em todo o município de Marechal Cândido Rondon — fenômeno verificado em toda a Região Sul e parte da Região Sudeste (nota do pesquisador). -- FOTO 17 e 18 --
Ver galeria de imagens, clique aqui.
___________________________________
2021 — O setor de alfaiataria de Marechal Cândido Rondon registra queda de 70% no faturamento, em consequência das imposições sanitárias restritivas de enfrentamento da COVID 19.
A medida profilática de não aglomeração de pessoas, implicou na suspensão de casamentos, premiações, formaturas e outros eventos comemorativos (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 29 de junho de 2021, p. 1, 14 e 15).
___________________________________
2021 — A Unimed Costa Oeste anuncia a construção de um complexo hospitalar na cidade de Marechal Cândido Rondon, de 13 mil m2, no prolongamento da Avenida Irio Jacob Welp, nas proximidades do Clube de Campo Roda d' Água.
A unidade de saúde será edificada pela empresa Blume, de propriedade do rondonense Daniel Felipe Niedermeyer (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 29 de junho 2021, p.1 e 10).
___________________________________
2022 — A quarta-feira é de tempo bom na cidade de Marechal Cândido Rondon e no Oeste do Paraná, sem qualquer nebulosidade. Temperaturas em ascenção, entre 18 e 27 graus. Ventos do quadrante Nordeste (nota do pesquisador).
___________________________________
2023 — Falece em Belo Horizonte o ex-ministro da Agricultura, o engenheiro agronômo Alysson Paolinelli, aos 86 anos, em decorrência de complicações de pós operatório de quadril.
O ministro do Governo Geisel (1974-1979), é considerado a maior liderança da modernização da agricultura brasileira a partir da década de 1970 (nota do pesquisador). -- FOTO 19 --
___________________________________
2023 — Ivani Herrmann assume como presidente do Rotary Guarani de Marechal Cândido Rondon, no lugar de Ronaldo José Rossarola, por fim de gestão (nota do pesquisador). -- FOTO 20 --
___________________________________
2023 — O pioneiro rondonense, agora do município de Quatro Pontes, Eugênio Roque Anschau, completa 87 anos. É natural de São Luiz Gonzaga (RS), nascido em 29 de junho de 1936, filho do casal Lídia (nascida Kuhn) e Aloísio Anschau. Casou-se com Sayra Jost (colaborou Fabio Anschau). -- FOTO 21 e 22 --
¹ Saber mais, clique aqui.
___________________________________
2023 — Marcio Andrei Rauber, prefeito de Marechal Cândido Rondon, é um dos homenageados como título de "Prefeito Inovador 2023 do Oeste do Paraná". A premição se dá durante o Fórum das Cidades Digitais e Inteligentes, na cidade de Cascavel.
O evento foi organizado pela Rede Cidade Digital (RCD), em parceria com o Parque de Inovações Fundetec e a Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (AMOP).
Em sua alocução, ao receber o prêmio, o prefeito municipal de Marechal Cândido Rondon destacou os avanços tecnológicos implementados no município:
Durante a premiação foi aberto espaço para que o prefeito rondonense pudesse apresentar algumas das ferramentas tecnológicas implantadas no município. Marcio Rauber falou sobre o Simplifica Marechal, que busca a desburocratização na abertura de empresas, além do Starter, que é uma etapa do projeto que diminuiu o tempo de liberação de licenças de baixo risco de 30 para 1 dia; também mencionou sobre a aquisição de 159 lousas digitais para todas as escolas municipais e CMEIs; implantação do programa e aquisição de equipamentos para o Tix Letramento, voltado à educação inclusiva e ao atendimento especializado para estudantes portadores de condições especiais; sobre o SIG GEO, que é uma ferramenta de geolocalização que auxilia na tomada de decisão do gestor e corrige problemas de localização, facilitando a busca de endereços; VC MCR, que é um software livre para gestão de serviços e ativos urbanos, o ZUP – Zeladoria Urbana Participativa que visa oferecer ao cidadão uma ferramenta de colaboração com a gestão pública, com relatos sobre lixo na cidade, iluminação pública e focos de dengue; além de discorrer sobre o Aprova Digital, que possibilita que protocolos de processos relativos a obras possam ser realizados pelo cidadão 24 horas por dia, através do computador ou celular. São 18 tipos de serviços 100% digitais. -- FOTO 23 --
___________________________________
2023 — A quinta-feira amanhece sem nebulosidade na cidade de Marechal Cândido Rondon e no Oeste do Paraná. Ventos do quadrante Nordeste, fracos. Temperatura ao alvorecer de 18 graus. A máxima do dia alcança 28 graus com sensação térmica de 29 graus (Aferição feita via aplicativo digital AccuWeather (nota do pesqusiador).
___________________________________
2024 — É sábado. O dia manhece na cidade de Marechal Cândido Rondon com temperatura de 16 graus (a máxima do dia), com sensação térmica de 14 centígrados. Temperatura em queda devido a entrAda de uma massa polar. Ventos do quadrante Sul, fracos. Todavia, gélidos. Céu parcialmente encoberto com nebulosidads identificada como cirrostratus. Mais tarde, além desta, também presença de nuvens altocumulus.
A temperatura mínima média do dia atinge os 12° Celsius (temperaturas aferidas via aplicativo digital AccuWeather (nota do pesquisador). -- FOTOS 24 e 25 --
____________________________________
2024 — Dom José Mario Scalon Angonese, arcebispo metropolitano de Cascavel (PR), recebe o pálio episcopal¹ das mãos do Papa Francisco, em evento na Basílica de Sao Pedro, no Vaticano (fonte: Arquidiocese de Cascavel / Facebook). -- FOTOS 26, 27 e 28 --
¹ O pálio - derivado do latim pallium, manto de lã — é uma vestimenta litúrgica usada na Igreja Católica, consistindo de uma faixa de pano de lã branca que é colocada sobre ombros dos Arcebispos.
A peça é confeccionada a partir de lã de dois cordeiros criados pelos monges trapistas, numa abadia nos arredores da cidade de Roma. Depois tecida e costurada pelas freiras de clausura do convento de Santa Inês, em Trastevere.
Saber mais, clique aqui.
___________________________________
2024 — Falece a pioneira Ottilia (nascida Kuntzler) Wickert, de Quatro Pontes, aos 93 anos, em decorrência de falência múltipla de órgãos. Seu corpo é sepultado no cemitério público da sede municipal citada.
Era natural de Dois Irmãos, na época pertencente ao município de São Leopoldo (RS), nascida em 03 de abril de 1931, filha do casal Maria Angelica (nascida Bickel) e Fernando Kuntzler.
"Veio ao Paraná pela primeira vez em 1952 e veio morar em meados de 1954 em definitivo, juntos com os seus pais e irmãs, todas mais novas que ela, pois era a filha mais velha. Na época era tudo mato, meu pai ia de bicicleta até Marechal pois não tinho outro meio de transporte".
Ottilia casou-se com Edwino Wickert, nascido em Nova Petrópolis, também na época pertencente ao município de São Leopoldo. Passaram a residir em Novo Hamburgo, onde nasceu prematuramente e veio a óbito o primogênito, Luiz Fernando.
Ottília e Edwino chegaram de mudança em Quatro Pontes em 1954. No Paraná, nasceram filhos Paulo, Jorge, Carlos, Pedro, Marco Antônio (Max) e Vera.
Durante a sua vida, a pioneira dedicou-se à duas grandes paixões: jardinagem — cultivo de flores, especialmente orquídeas —, e à arte do crochê ( colaborou Vera Wickert, filha). -- FOTO 29 --
____________________________________
2024 — O rondonense Walmor Luiz Buche completa 100.021 km no pedal. Estreou no ciclismo em 08 de abril de 2016 e desde lá não mais parou.
Walmor é natural de Pinhalzinho (SC), nascido em 04 de julho de 1962, filha do casal Maria Amelia (nascida Weisup) e Theobaldo Buche. Sendo o 9º filho e quando estava com 20 dias de vida seus pais transferiram residência para Medianeira (PR) e com 45 dias de vida, sua mãe faleceu.
Paralelo à sua paixão pela bicicleta, ele tem uma significativa experiência profissional:
15/10/1981 – 31/07/2018 – CASCAVEL MAQUINAS AGRICOLAS LTDA - CAMAGRIL
Cargo: Inicio como auxiliar de escritório em 01/10/1983 passou a exercer função de gerente de filial de Santa Helena-PR, mais tarde gerente da filial de Marechal Candido Rondon-PR, durante um período ocupou a função de supervisor e o final da carreira profissional como gerente de filial de Palotina-PR.
14/07/1980 – 13/10/1981 – Distr. Agro. Maq. Zanella Ltda.
Cargo: Auxiliar de Escritório – Medianeira (PR).
01/06/1980 – 30/06/1980 – Jose Saviski e Filhos Ltda
Cargo: Serviços Gerais – Santa Rosa (RS)
27/06/1979 – 24/03/1980 – Industria de Maquinas Agrícolas Ideal S/A
Cargo: Ajudante – Santa Rosa (RS).
-- FOTOS 30 e 31 --
___________________________________
2024 — Começa e segue até o dia seguinte o Fórum dos Presidentes das Cooperativas Paranaenses 2024, promovido pelo Sistema Ocepar. Entre os vários eventos da agenda programática do evento, acontece o lançamento do Plano Paraná Cooperativo (PRC). O novo plano "estabelece como meta de faturamento de R$ 300 bilhões por todo o setor cooperativista paranaense no ano de 2026 e projeta para 2030 faturar R$ 500 bilhões" (Paraná Cooperativo. Curitiba: ano 20, nº 223 - set 2024, p. 14, 28, 29 e 30).
___________________________________
COMENTÁRIOS