1922 — O vapor "Villafranca", de propriedade do argentino Julio Tomaz Allica, dono do empreendimento Puerto Artaza¹, é sinistrado por um grande incêndio quando navegava Rio Paraná (...)
1920 — O antigo jornal curitibano "A República" publica a crônica "Saltos do Iguassú", de Julio Nogueira. Ele descreve o seu deslumbramento com as Cataratas do Iguaçu, e detalha testemunhos de famosos que igualmente se fascinaram com os saltos (in: Anno XXIV, nº 133, ed. 05 de junho de 1920, p. 1 — Biblioteca Nacional Digital). -- FOTO 3 --
___________________________________
1922 — O vapor "Villafranca", uma portentosa nave de 126 toneladas com muito requinte e luxo a bordo, de propriedade do argentino Julio Tomaz Allica, dono do empreendimento Puerto Artaza¹, é sinistrado por um grande incêndio, quando navegava Rio Paraná acima, de Posadas a Porto Mendes, com cerca de 30 tripulantes e mais de uma centena de passageiros, entre turistas viajando na 1ª classe e trabalhadores na 2ª classe, estes com destino à mão-de-obra nas obrajes. No comando da embarcação estava o experiente capitão Roque Chácon.
Ao longo do trajeto, a embarcação faria várias paradas para subida e descida de passageiros e carregamento e descarregamento de mercadorias. Os turistas, quase todos, ficariam em Puerto Aguirre² (hoje Puerto Iguazú), para conhecer as Cataratas do Rio Iguaçu e serem hóspedes do hotel recém-construído.
O fogo irrompeu por volta da 1h30 da manhã, quando a nave estava fundeada em um ponto do Rio Paraná próximo à cidade de Hohenau, Paraguai, para carregamento de bolsas de milho, e todos os passageiros dormiam em suas cabines. Sentindo forte cheiro de gasolina, um dos sentinelas do navio tomou, displicentemente, uma lâmpada e foi até o compartimento da embarcação onde se encontravam armazenados dezenas de tambores do combustível destinado ao Hotel das Cataratas, no lado argentino.
Tão logo houve o contato da chama da lamparina com o vapor da gasolina, o fogo explodiu, desencadeando uma grande catástrofe com mais de 40 mortos e dezenas de feridos. Certamente, esta foi a maior catástrofe da navegação comercial no Alto Paraná (nota do pesquisador). -- FOTOS 1 e 2 --
¹ Localizava-se no distrito rondonense de Porto Mendes, no atual município de Marechal Cândido Rondon. O empreendimento começou em meados da década de 1900. O que restou do antigo estabelecimento, hoje está submerso nas águas do Reservatório da Itaipu Binacional.
² Em homenagem à senhora Victoria Aguirre, uma rica mulher de Buenos Aires, que se estabeleceu no local e principiou a atividade turística, no lado argentino, às Cataratas do Iguaçu.
Saber mais, clique aqui.
____________________________________
1946 — Casam-se na cidade de Cândido Godói (RS), o casal pioneiro de Quatro Pontes,Francisca Regina (nascida Spies) e Adolfo Rukhaber, que formou família com o nascimento dos filhos Pedro Nilson, Senilda Irene e Amanda Erica.
Francisca Regina nasceu na cidade antes enunciada, filha de Thecla (nascida Acker) e Pedro Spies; e Adolfo em Palmeiras da Missões (RS), em 20 de novembro de 1921, filho de Maria (nascida Schneider) e José Rukhaber.
No dia seguinte ao casamento, o casal fixou residência em 25 de Mayo, na província de Misiones, Argentina. -- FOTO 4 --
Ver mais, clique aqui.
___________________________________
1960 — Acontece a confirmação da primeira turma da Comunidade Luterana Redentor, na atual Linha Concórdia, presidida pelo reverendo pastor Cristiano Steyer. O catequista foi o professor Roberto Graff. Foram confirmandos: Vilton Graff, Albino Zimpel, Natal Oliveira, Miguel Zimpel, Arnoldo Zimpel, Leonida Graff, Ilse Geib, Maria Silva, Alice Brachmann, Bronilda Graff e Margarida Silva.
O jipe que aparece na foto era de propriedade de Congregação Luterana Cristo, da sede municipal de Marechal Cândido Rondon (nota do pesquisador). -- FOTO 5 --
___________________________________
1974 — É inaugurada a então Loja Mônaco, sucedânea da Loja Eletrolar, de propriedade de Ahmud Abu Alli e Hassan Mussa, na cidade de Marechal Cândido Rondon (nota do pesquisador).
___________________________________
1975 — A senhora Maria Luisa Kreutz Anschau completa 93 anos, moradora na atua cidade de Quatro Pontes, esposa de Jacob Anschau (nota do pesquisador).
Ver mais, clique aqui.
____________________________________
1976 — É eleita como rainha dos estudantes do então Ginásio Padre Montóia, de Quatro Pontes, a estudante Selecia Terezinha Kunzler, como rainha; 1ª princesa, a estudante Maria Mercedi Jung; e 2ª princesa, a estudante Silvia Grünewaldt. O baile de escolha aconteceu na sede social da então Sociedade 25 de Julho (nota do pesquisador).
___________________________________
1977 — É inaugurado oficialmente o então Grupo Escolar Érico Veríssimo, hoje Escola Municipal do mesmo nome, no bairro Alvorada, com a presença do prefeito municipal Almiro Bauermann; do secretário de Educação e Cultura, prof. Dilmo Antonio Bedin; do secretário de Finanças, Victor Hugo Borgamn; a coordenadora municipal da Merenda Escolar, professora Maria Smaniotto; e da diretora da unidade escolar, professora Joanina Borgmann (nota do pesquisador).
___________________________________
1977 — É inaugurada a então Escola Municipal Antonio Carlos, na Linha Gaúcha, no distrito de Porto Mendes, com a presença do diretor do Departamento Municipal de Educação, prof. Benício Schlickmann e do diretor do Ginásio Cenecista Cap. Heitor Mendes, da sede distrital de Porto Mendes, prof. Francisco de Paula Geleski (nota do pesquisador).
___________________________________
1978 — O exinto jornal rondonense "Rondon Hoje", em sua edição de nº 41, publica em sua seção "Médicos & Hospitais", texto elaborado (ver imagem) pelo médico rondonense pioneiro, Dr. Friedrich Rupprecht Seyboth, intitulado "A Medicina de Hoje e a de tempos atrás" (in: Marechal Cândido Rondon: ed. 05 a 12 de junho de 1978, p. 9). -- FOTO 6 --
___________________________________
1978 — Francisco Kindel, que até então vinha como responsável financeiro da empresa rondonense Casa Rieger, é nomeado secretário municipal de Finanças da Prefeitura Municipal de Marechal Cândido Rondon, em subsituição a Vitor Hugo Borgmann remanejado para a recém criada Secretaria Municipal de Plenajamento (Rondon Hoje. Marechal Cândido Rondon: nº 42, ed. 10 a 17 de junho de 1978, p. 3 e 15). -- FOTO 7 --
___________________________________
1983 — Um grande incêndio na subestação da Copel, na cidade de Cascavel, deixa grande parte do Oeste do Paraná sem energia elétrica. Inclusive a sessão da Câmara Municipal de Marechal Cândido Rondon é realizada à luz de velas (LEDUC, Lincoln. Frente Ampla de Notícias. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora do Paraná AM, vol. 99, junho de 1983, ed. 07.06. p. 123 e 131 e ed. 08.06.83, p. 159. Programa de Rádio).
___________________________________
1983 — É inaugurado o atual templo¹ da Igreja Evangélica Congregacional de Nova Santa Rosa (PR), cuja construção começou no dia 21 de janeiro de 1979 (GREGORY, Valdir. IECB 50 ANOS — 1959 - 2009. Marechal Cândido Rondon: Editora Germânica, 2008, p. 124). -- FOTO 8 --
¹ Na comemoração dos 40 anos de edificação da igreja, Oscar Arndt era o único da comissão de construção, ainda vivo (informação de Ivo Köhn).
___________________________________
1985 — É fundada por produtores de suínos de Marechal Cândido Rondon, a Associação Municipal de Suinocultores. É eleito para seu primeiro presidente, o suinocultor Ari Hansen, que permaneceu no cargo de 13 de junho de 1985 a 02 de setembro de 1989.
Nos anos posteriores, assumiram a presidência da associação, os seguintes empresários: Orlando Miguel Sturm, de 03 de setembro de 1989 a 14 de setembro de 1991; Paulo Alberto Dresch, de 15 de setembro de 1991 a 18 de setembro de 1993; Ari Hansen, de 19 de setembro de 1993 a 25 de novembro de 1995; Armindo Bellé, de 26 de novembro de 1995 a 20 de setembro de 1997; Silvestre Cóttica, de 21 de setembro de 1997 a 15 de setembro de 2001; Aloar Bressan (gestão interina), de 30 de maio de 2000 a 15 de setembro de 2001; e eleito, de 15 de setembro de 2001 a 31 de dezembro de 2007; Sérgio Barbian (gestão interina), de 13 de junho de 2008 a 31 de dezembro de 2009; e eleito, de 01 de janeiro (O Presente. Marechal Cândido Rondon: 1960 -2010. Edição Especial, p. 46).
___________________________________
1986 — O empresário rondonense Sadi Bugs é indicado para as funções de secretário do Departamento de Microempresas da Associação Comercial e Industrial de Marechal Cândido Rondon, agora Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (ACIMACAR), em reunião da referida entidade.
No mesmo evento, foi sugestionado para que houvesse a instalação na cidade de micro shopping, para agregar no mesmo local vários estabelecimentos comerciais (GOMES, João Marcos. Panorama. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora AM, vol. 004 (junho e julho 1986), ed. 05.06.1986, p. 29. Programa de Rádio). -- FOTO 9 --
____________________________________
1986 — Os Correios do Brasil (ECT) lançam na cidade de Foz do Iguaçu, três selos postais, alusivos a "Preservação da Fauna Brasileira", com estampa de três espécies de borboletas (nota do pesquisador). -- FOTO 10 --
____________________________________
2003 — A Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (ACIMACAR) propõe a rediscussão do projeto de germanização¹ da cidade, sob a alegação que as edificações em enxaimel são mais onerosas, não compensadas pela isenção do IPTU por 10 anos, ofertado pela legislação de 1988 (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo — Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 200, p.124).
¹ Antes da proposta de rediscussão, o projeto da construção em enxaimel e outras iniciativas de valorização da cultura alemã já tinham perdido força entre os empresários e a população local, devido seu custo e relapso da administração municipal em estimular o projeto (nota do pesquisador).
___________________________________
2017 — Nasce a primeira criança no Hospital Municipal Dr. Cruzatti, filho de Marilete Gauer e Egon Schwendler. Lucas Rafael foi o nome escolhido pelos pais para o menino (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 06 de junho de 2017, p. 16 e 17). -- FOTOS 11 e 12 --
___________________________________
2017 — Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, acontece a 1ª Caminhada da Sustentabilidade e lançamento do projeto "Cisternas Marechal" e do "Prêmio Escola Sustentável". A solenidade de abertura se dá no acesso à Prefeitura Municipal de Marechal Cândido Rondon.
A caminhada é feita por alunos das escolas municipais, estaduais e particulares rondonenses, que iniciam o trajeto a partir da Praça Willy Barth, passando pela Rua Espírito Santo, Avenidas Maripá e Rio Grande do Sul, e a Rua Men de Sá, retornando para à prefeitura. Durante o percurso, os alunos levam faixas com os 17 objetivos do desenvolvimento sustentável.
O projeto "Cisternas Marechal", prevê a construção de depósitos entre 10 mil e 30 mil litros de água das chuvas, com os respectivos sistemas de distribuição interna, dependendo da demanda de cada prédio público. Já o "III Prêmio Escola Sustentável" objetiva promover a sensibilização da população para a compreensão de que a humanidade pode e deve fazer escolhas por trajetórias tecnológicas, sociais, econômicas que maximizem os ganhos para as pessoas e para o planeta. Também, a iniciativa visa a prosperidade e a paz, de forma colaborativa, por meio de ações locais nas comunidades onde estão inseridas.
O concurso abrange todos os CMEI's e escolas públicas e particulares do município, envolvendo toda a comunidade escolar. Cada instituição de ensino participante é considerada uma equipe, cada qual com uma coordenação geral previamente determinada (nota do pesquisador). -- FOTO 13 --
___________________________________
2018 — Retornam à normalidade as aulas, depois do fim da greve de paralização dos caminhoneiros. As aulas em Marechal Cândido Rondon foram suspensas pelo Decreto Municipal nº 165/2018 (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 05 de junho de 2018, p. 09).
___________________________________
2019 — Como entidade compromissada com a conservação da Natureza e promotora de ações em favor da sustentabilidade, a Cooperativa Agroindustrial Copagril, por seus dirigentes e colaboradores realiza o plantio de mudas de árvores, para ampliar a área verdade junto a sua sede central na cidade de Marechal Cândido Rondon (RIBEIRO, Carina Walker. Copagril celebra Dia do Meio Ambiente. Marechal Cândido Rondon: Revista Copagril nº 110, Ano 14, cad. Maio/Junho 2019, p. 2 e 3). -- FOTOS 14 e 15 --
___________________________________
2020 — Acontece a abertura oficial do Supermercado Copagril, da Cooperativa Agroindustrial Copagril, na cidade de Eldorado (MS). É o sexto supermercado da cooperativa e o primeiro no Mato Grosso do Sul. -- FOTOS 16 e 17 --
___________________________________
2020 — É inaugurado no centro da cidade de Marechal Cândido Rondon, o Edifício Pasetti, obra implementada pela Edemar Imóveis, do empresário Edemar Wollstein junto com o bioquímico Leodir Pasetti, proprietário do terreno. -- FOTOS 18 e 19 --
___________________________________
2021 — Falece na cidade de Barreiras, Bahia, o rondonense Nilton Ruppenthal, aos 66 anos, em conseguência da COVID 19. Seu corpo é sepultado na cidade baiana.
Era o primeiro dos cinco filhos do casal pioneiro de Marechal Cândido Rondon, Nilda (nascida Groeler) e Otvin Ruppenthal (o pai precedeu-lhe na morte), sendo seus irmãos Seldi, Irio, Airton e Adair (os dois últimos precederam-lhe na morte).
Nilton era casado com Gislene Ruppentahl e foi funcionário dos muitos anos da extinta empresa Marialva, instalada à Rua Minas Gerais esquina com a Tiradentes, onde (2021) funciona o Restaurante do João (colaborou Erci Viteck). -- FOTO 20 --
___________________________________
2021 — Falece na cidade de Cascavel (PR), no Hospital Universiário, o prefeito municipal de Vera Cruz do Oeste, Marcos Vilas Boas Pescador, aos 58 anos, em consequência de acometimento da COVD 19.
Estava exercendo o segundo mandato de prefeito da cidade (NB). -- FOTO 21 --
___________________________________
2021 — Colaboradores do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Marechal Cândido Rondon (SAAE), da Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (ACIMACAR) e de entidades e clubes de serviço do município realizam o plantio de 170 mudas de áravores junto a Estação de Tratamento de Esgoto Borboleta, na sede municipal, alusivo ao Dia Mundial do Meio Ambiente (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 11 de junho de 2021, p. 26). -- FOTO 22 --
___________________________________
2022 — O domingo e de tempo bom na cidade de Marechal Cândido Rondon e no Oeste do Paraná, com nebulosidade esparsa. Ventos do quadrante Nordeste, fracos. Temperaturas entre 16 e 23 graus (nota do pesquisador). -- FOTO 23 --
___________________________________
2023 — É "Dia Mundial do Meio Ambiente". A Cooperativa Agroindustrial Copagril, com sede central na cidade de Marechal Cândido Rondon (PR), lança o projeto "Plantando o nosso Futuro".
Sobre o lançamento do projeto ambiental, a comunicação da Cooperativa compartilhou a seguinte nota informativa:
Copagril lança projeto ambiental "Plantando nosso futuro"
Projeto idealizará o plantio de 800 mudas de árvores nativas
A Cooperativa Agroindustrial Copagril, visando difundir a consciência ambiental e desenvolver a prática de ações sustentáveis, lançou na última sexta-feira (02), o projeto “Plantando nosso futuro”, em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado hoje, dia 05 de junho.
A data em comemoração ao meio ambiente foi criada em 1974 pela Organização das Nações Unidas (ONU), mais especificamente pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), e visa ressaltar a importância da preservação ambiental mediante práticas ecológicas e sustentáveis, para conservação dos recursos naturais.
O projeto idealizado pela cooperativa, realizará inicialmente, o plantio de 800 mudas de árvores nativas, as quais serão plantadas junto à Estação Experimental Copagril, em Marechal Cândido Rondon, Paraná, mesmo local que cedia o Dia de Campo Copagril.
As centenas de mudas serão plantas gradativamente em etapas, pelos próprios colaboradores da Copagril, como forma de reafirmar o compromisso da cooperativa com a sua visão: ser uma empresa sustentável, inovadora e referência no agronegócio.
O ato de lançamento do projeto contou com a participação do diretor-presidente da Copagril, Eloi Darci Podkowa; do diretor vice-presidente, Cesar Luiz Petri; e do diretor-secretário, Ademir Luis Griep.
A primeira etapa do plantio foi realizada pelos colaboradores da cooperativa que celebram seu aniversário de empresa nos primeiros meses do ano, oportunizando a eles, atuarem como geradores de riqueza material e também, como agentes de melhoria ambiental para o presente e futuras gerações.
A colaboradora Istelamares Machado Trento, que trabalha na Copagril há 36 anos, expressou grande satisfação ao participar da iniciativa. "A rodovia aqui em frente é a rota do meu filho, que trabalha em Cianorte. Sempre que passar por aqui ele poderá ver a árvore que a mãe dele plantou neste dia. Fiquei emocionada em participar deste projeto", relatou.
A iniciativa manifesta o propósito da cooperativa em adotar ações alinhadas com as boas práticas ambientais, procurando sempre o desenvolvimento econômico alinhado com as melhorias sociais e ambientais, prezando por um mundo mais sustentável e consciente.
Ação no Mato Grosso do Sul
Com a expansão dos negócios para o estado do Mato Grosso do Sul, a cooperativa reforça seu compromisso ambiental também nessa região. Para isso realizará, na quarta-feira (07/06), uma ação em parceria com a Prefeitura de Eldorado, dentro da programação da Semana do Meio Ambiente.
Trata-se de uma palestra seguida de treinamento teórico e prático para recuperação e conservação de nascentes de água. Estima-se a presença de aproximadamente 50 produtores rurais, que terão a oportunidade de se tornar multiplicadores desta ação em suas respectivas propriedades.
Além dos trabalhos na nascente, serão plantadas 100 mudas nativas para recomposição da área de preservação permanente. -- FOTO 24 --
Saber mais, clique aqui.
___________________________________
2023 — A Prefeitura Municipal de Marechal Cândido Rondon informa o início das obras de construção da Escola Municipal Idalina Guzzoni¹, com área física de 1.323,11 m2, no bairro Boa Vista, com um investimento de 3.132,340,53 reais (nota do pesquisador). -- FOTOS 25 e 26 --
¹ Professora pioneira em Marechal Cândido Rondon, pertencente à Rede de Ensino Estadual, falecida em 2017.
___________________________________
2023 — A segunda-feira amanhece na cidade de Marechal Cândido Rondon com o céu parcialmente encoberto com nebulosidade tipificada como cirrus. Temperatura ao amanhecer de 15 graus. A máxima do dia atingiu 27 graus. Ventos do quadrante Nordeste, brisa (nota do pesquisador). -- FOTO 27 --
__________________________________
2024 — É quarta-feira. O dia amanhece na cidade de Marechal Cândido Rondon com temperatura de 18 graus e ventos do quadrante Nordeste, fracos. Céu sem nebulosidade. A temperatura máxima chega aos 26 centígrados com sensação térmica de 28° Celsius (aferição feita via aplicativo digital AccuWeather) (nota do pesquisador). -- FOTO 28 --
___________________________________
2024 — O Serviço de Monitorização das Alterações Climáticas Copernicus (C3C) anuncia que "maio de 2024 marcou o décimo segundo mês consecutivo de recordes de calor na Terra, com base na temperatura média do ar no planeta" (G1.Globo).
___________________________________
COMENTÁRIOS