1958 — Chega de mudança em Marechal Cândido Rondon, o casal pioneiro Charlotte (nascida Frank) e Wilhelm Stoef (...)
1931 — Nasce na cidade de Foz do Iguaçu, Eugenia Maidana, filha de Francisca Maidana e Pedro Vargas. Ainda criança mudou-se com seus pais para Posadas, capital da província argentina de Posadas.
Apaixonada pela música e canto, Eugenia, desde jovem, estreou como cantora do Coro Polifônico Municipal de Posada, na década de 1970. Por 10 anos integrou o reonmado grupo de vozes.
Residiu por 15 anos em Porto Alegre (RS), onde ela e o marido Salvador (Chaloy) Jara, mantinha o conjunto musical "Chaloy Jara". Eugenia se apresentava como cantora solo.
De retorno a Posadas, foi estudar piano no Conservatório Francês; e guitarra com Calistrato Alvarez.
A sua versatilidade na área de música e canto rendeu-lhe gravações em vinil, como também a condecoração com o "Prêmio Municipal Arandú 1999", da cidade de Posadas.
Eugenia faleceu em 16 de fevereiro de 2022 (Leo Duarte / Posadas del Ayer / Facebook, em 13 de julho de 2024). -- FOTO 5 --
____________________________________
1933 — O jornal "Correio da Manhã", da cidade do Rio de Janeiro, publica nota de seu correspondente em Campo Grande (época do Mato Grosso indiviso).
A notícia fala do assassinato de dois operários da Cia. Matte Larangeira, na região de Guaíra, que poderia ter sido praticado por capatazes da empresa:
Nos Hervaes da Matte Larangeira
Uma representação oá Federação do Trabalho
Campo Grande, 11 (Do correspondente) — Movimentam-se as populações fronteiriças, tal como nos começos do anno passado, em prol da revisão dos arrendamentos da Matte Larangeira. Nas villas de Patrimonio União, Nhuverá, Paranahos e Juty as pessoas mais influentes; a exemplo do que foi em Dourados têm convocado reuniões a fim de serem ouvidos os posseiros cujas terras se encontram encravadas nos dominio da Matte e redigidos memeoraes que serão encaminhados ao governo provisorio¹, com a exposição das necessidades das massas agrarias.
Espera-se que o governo tome as providencias que as condições de vida dessas populações sugerem indo ao encontro dos anceios que se consubstanciam no respeito pelo capatazes da matte ás suas posses e na aquisição de terras para a localisação dos seus trabalhos.
Nessas reuniões não tem sido esquecida a situação dos operarios, devendo ser redigida uma representação á Federação do Trabalho dessa capital, referindo casos que estão a exigir as attenções dos poderes publicos , dentre os quaes reslata o assassinio de dois operarios nas mattas de Guahira (in: anno XXXIII, nº 11.844, ed. 13 de julho de 1933, p. 7 — Biblioteca Nacional Digital).
¹ Governo provisório de Getulio Vargas.
____________________________________
1958 — Chega de mudança em Marechal Cândido Rondon, o casal pioneiro¹ Charlotte (nascida Frank) e Wilhelm Stoef, na companhia dos filhos Bruno e Úrsula e mais o filho adotivo Lauro Kunde, após 3 dias de viagem, procedente de Ipira (SC), da localidade de Península.
Ao chegar no Oeste do Paraná a mudança foi descarregada no porão da residência de Carlos Alberto Tatsch, na Linha Horizonte, próximo das chácaras adquiridas por Wilhelm Stoef. Residiram neste local por cerca de meio ano, quando houve a mudança para o paiol construído na chácara de moradia. Em 1959, a família mudou-se para a residência recém construída.
Segundo o filho Bruno, o pai vinha seguidamente desde 1952 para o Oeste do Paraná e comprava chácaras próximas da cidade de Marechal Cândido Rondon (nota do pesquisador). -- FOTOS 1, 2, 3 e 4 --
¹ Ambos são naturais da Alemanha. Chegaram solteiros ao Brasil em 1923, em navios de passageiros diferentes, acompanhando os respectivos pais e irmãos. Ela filha de Emma e August Frank; e ele natural de Winsen (Luhe), filho do casal Emma e Heinrich Stoef¹·².
¹·² O casal tinha mais os filhos Heinrich Filho, Wilhelm, Erna , Ernest e esposa estava grávida quando chegou ao Brasil .
___________________________________
1994 — "A Comissão Liquidante da Coopagro (da cidade de Toledo, grifo nosso) arrenda indústria de fiação de algodão a empresários da cidade. Em fevereiro de 1995,a Coamo assume 7 entrepostos e escritório central da cooperativa, com a possibilidade de expansão de aluguel para outras unidades" (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo — Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009, p. 156).
___________________________________
1994 — Na condição de candidato ao Governo do Paraná, Jaime Lerner, ex-prefeito de Curitiba, visita a cidade de Marechal Cândido Rondon (Rádio Difusora do Paraná. Panorama. Marechal Cândido Rondon: vol. 052, cad. julho a agosto 1994, fls. 107. Programa de Rádio).
___________________________________
2014 — O tenista rondonense Thiago Seyboth Wild conquista em Paris o título de campeão mundial categoria simples 14 anos da BNP Paribas Cup, em Roland Garros, em disputa contra o tenista japonês Naoki Tajima, pelo placar de 2 sets a 0, com parciais de 6/4 e 7/5. Ele foi o primeiro brasileiro a ganhar o renomado torneio disputado desde 1990 (nota do pesquisador). -- FOTO 6 --
___________________________________
2014 — A equipe feminina de vôlei de Marechal Cândido Rondon consagra-se campeã da segunda etapa da fase regional dos Jogos Abertos do Paraná (JAPs), na cidade de Santa Helena, jogando contra equipe da referida cidade, pelo placar de 3 sets a 0, com parciais de 25/1, 25/17 e 25/22 (Fonte: O Presente).
___________________________________
2014 — Acontece na cidade do Rio de Janeiro, no Estádio do Maracanã, a partida final da Copa do Mundo 2014, entre a Alemanha e a Argentina. O jogo é vencido pelo time alemão por um a zero. A Alemanha tinha derrotada a Seleção Brasileira, em Belo Horizonte, por 7 x1, nas quartas-de-final.
A partida final volta a ser marcada pela vaia de parte do público, que compareceu ao estádio, contra a presidente Dilma Roussef. Ela foi hostilizada 5 vezes ao todo.
Os telões do Maracanã evitaram de mostrar a presidente sozinha entre as autoridades durante a cerimônia de entrega da taça aos alemães campeões.
Protestos idênticos já tinham acontecido na cerimônia de abertura da competição esportiva mundial.
Dois anos depois, Dilma seria destituída da Presidência da República por um impeachmet do Congresso Nacional, não bem explicado e justificado (O Estadão). -- FOTO 7 --
___________________________________
2017 — É publicada no Diário Oficial, a Lei Municipal 4.961, de 11 de julho de 2017, que institui o Dia Municipal do Ciclista, a ser comemorado em 20 de setembro. O autor do projeto de lei foi o vereador Nilson Hachmann (nota do pesquisador).
___________________________________
2018 — Nas competições deste e do dia seguinte, da fase final dos Jogos Escolares do Paraná, categoria B, na cidade de Apucarana, os atletas rondonenses Maria Eduard Arndt Fritschi e Esdras Furmanovicz conquistam a medalha de ouro, na faixa amarela e laranja (1º Taeguk – 16 movimentos) e na faixa branca (Saju Tirigui — 18 movimentos), respectivamente. -- FOTO 8 --
___________________________________
2018 — Em evento na Capital Paranaense, o empresário rondonense Orlando Miguel Sturm¹ é condecorado com o troféu "Guerreiro do Comércio", edição 2018, concedido pela Fecomércio (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 13 de julho de 2018, p. 18). -- FOTO 9 --
¹ É proprietário da mais antiga loja de confecções de Marechal Cândido Rondon, com abertura do estabelecimento em 1966.
___________________________________
2018 — O jornal O Presente informa sobre o aparecimento na região, de uma nova doença na cultura do milho, a estria bacteriana, até então desconhecida no Brasil.
A doença é produzida pela bactéria Xanthomonas vasicola pv. vasculorum. A sua infestação pode reduzir à metade o rendimento de grãos em milhos híbridos (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 13 de julho de 2018, p. 30, e ed. 17 de julho de 2018, p. 24).
___________________________________
2018 — Com o título "Assaltos à mão armada voltam a atormentar comunidade rondonense" e subtítulo: "Ações criminosas vêm acompanhadas de violência com emprego de pânico nas vítimas", o jornal O Presente aborda o aumento dos crimes de furto de automóveis, motociclistas, barcos e eletrônicos em Marechal Cândido Rondon (nota do pesquisador).
___________________________________
2019 — Acontece na sede social da Associação de Moradores e Amigos de Novo Horizonte, na sede distrital rondonense de Novo Horizonte, a etapa final da Maratona Cultural ACJC 2019.
O Comitê de Jovens Copagril (CJC) Ação Jovem, do distrito rondonense de Novo Três Passos, sagrou-se campeão geral do grande evento cultural (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 16 de julho de 2019, p. 27). -- FOTOS 10 e 11 --
___________________________________
2020 — É segunda-feira. O dia amanhece com a presença de nebulosidade. O impacto da luz do raiar dá às nuvens aspecto multicolorido. As temperaturas são amenas, porém o final da tarde é marcada com a chegada de massa polar sem chuva. O que faz declinar as temperaturas nos dias seguintes (nota do pesquisador) -- FOTO 12 --
___________________________________
2020 — O prefeito municipal de Marechal Cândido Rondon, Marcio Andrei Rauber, concede a primeira entrevista para o canal televisivo Picolo Esporte e Notícia. -- FOTO 13 --
Assistir entrevista, clique aqui.
___________________________________
2021 — Por causa da prolongada estiagem e a recente forte geada, líderes cooperativas regionais alertam para a falta de milho no segundo semestre de 2021 e afirmam que a importação do grãos será inevitável para atender a demanda da Região Sul, porque a região Centro-Oeste não terá volume suficiente para abastecê-lo (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 13 de julho de 2021, p. 24 e 25).
___________________________________
2022 — A quarta-feira é de tempo bom, com céu com baixa nebulosidade tipo cirrus em Marechal Cândido Rondon e no Oeste do Paraná. Ventos do quadrante Nordeste, moderados. Temperaturas entre 20 e 29 graus. A noite do dia também é marcada pela superlua ou a Lua dos Cervos¹ (nota do pesquisador). -- FOTO 14 --
¹ É quando o astro celeste estará à menor distância da Terra no ano de 2022, a exatos 357.263 quilômetros do planeta. O nome Lua dos Cervos tem origem na tribo indígena Algonquin, do nordeste do Canadá, e está associado ao período em que a galhada desses animais volta a crescer, podendo significar o resgate a uma sabedoria ancestral (O Liberal).
___________________________________
2023 — Em matéria do jornal rondonense Tribuna do Oeste, com o título "Marechal Cândido Rondon: as etapas do desenvolvimento", o diretor-presidente da Cooperativa Agroindustrial Copagril, Elói Darci Podkowa; e Harto Viteck, coordenador do Projeto Memória Rondonense, emite suas opiniões sobre o momento histórico que vice o município de Marechal Cândido Rondon (ver recortes anexos). -- FOTOS 15 e 16 --
___________________________________
2023 — A Cooperativa Agroindustrial Copagril, com sede central na cidade de Marechal Cândido Rondon (PR), firma parceria em Programa de Sustentabilidade Ambiental e Saneamento Rural, para implementação da iniciativa em sua região de atuação.
Sobre a parceria firmada, a Cooperativa emeitiu a seguinte nota informativa:
Copagril firma parceria em Programa de Sustentabilidade Ambiental e Saneamento Rural
A Cooperativa Agroindustrial Copagril firmou, nesta semana, uma parceria com o objetivo apoiar a implementação do Programa de Sustentabilidade Ambiental e Saneamento Rural na região de abrangência da Copagril.
Esse programa advém de estudos realizados por empresas do estado de Mecklenburg, na Alemanha, e posterior análise do potencial da região Oeste do Paraná. Elas identificaram a possibilidade de promover o uso adequado da biomassa residual na cadeia de produção e industrialização da proteína animal, além de compartilhar conhecimentos sobre energias renováveis, hidrogênio verde e soluções energéticas a partir de resíduos, como a produção de biogás e biometano.
A iniciativa propõe a criação de unidades industriais micro regionalizadas para o tratamento, transformação e industrialização de resíduos da cadeia de produção de proteína animal, a partir da adaptação de tecnologias e metodologias de processos.
O programa também busca promover o uso sustentável da água, visando melhorar a condição financeira dos produtores de suínos ao transformar passivos em ativos econômicos.
Para concretizar os passos do projeto, foi criada uma Cooperativa de Saneamento Rural, Bioenergia e Biocombustíveis, formada por produtores rurais, e que será responsável pela gestão das atividades e ações do programa.
Essa nova cooperativa atuará em parceria com outras cooperativas organizadas com os mesmos propósitos nos municípios de Toledo, Nova Santa Rosa, Quatro Pontes, Marechal Cândido do Rondon, Entre Rios do Oeste e Pato Bragado.
A novidade é que existe uma predisposição das empresas que lideram o programa firmarem parcerias nacionais e internacionais para captação de ecursos financeiros necessários para as atividades e projetos do programa.
Apesar de não ter atuação direta no programa, a Copagril entra como apoiadora no sentido de divulgar a oportunidade que os seus associados têm de aderir à iniciativa visando buscar a eliminação de passivos ambientais em suas propriedades, bem como angariarem uma possível alternativa a mais de renda. -- FOTO 17 --
COMENTÁRIOS