1926 — Por decreto pontifício, o missionário Guilherme Maria Thiletzek, é nomeado como prelado da recém criada prelatura de Foz do Iguaçu (...)

Imagem: Acervo Projeto Memória Rondonense - FOTO 1 -

Imagem: Acervo Biblioteca Nacional Digital - FOTO 2 -

Imagem: Arquivo Biblioteca Nacional - FOTO 3 -

Imagem: Acervo Biblioteca Nacional - FOTO 4 -

Imagem: Acervo Biblioteca Nacional - FOTO 5 -

Imagem: Acervo Elio Edvino Winter - FOTO 6 -

Imagem: Acervo Décio Carlos Schütz - FOTO 7 -

Imagem: Acervo Câmara Municipal de Marechal Cândido Rondon - FOTO 8 -

Imagem: Acervo Miguel Fernandes Reichert - FOTO 9 -

Imagem: Acervo O Presente Digital - FOTO 10 -

Imagem: Acervo OPresente Digital - FOTO 11 -

Imagem: Acervo O Presente - Crédito: Cristiano Marlon Viteck - FOTO 12 -

Imagem: Acervo Comunicação Copagril/Facebook - FOTO 13 -

Imagem: Acervo Imprensa CM-MCR - Crédito: Cristiano Viteck - FOTO 14 -

Imagem: Acervo Memória Rondonense - FOTO 15 -

Imagem: Acervo pessoal - FOTO 16 -

Imagem: Acervo Imprensa - PM-MCR - FOTO 17 --

Imagem: Acervo Projeto Memória Rondonense - FOTO 18 -


Imagem: Acervo e crédito do rondonense Matias Graff - FOTO 20 -

Imagem: Acervo Projeto Memória Rondonense - FOTO 21 -

Imagem: Acervo e crédito de Aílton Santos / Tarobá Cascavel / Facebook - FOTO 22 -

Imagem: Acervo Flightradar - FOTO 23 -

Imagem: Acervo e crédito de Ailton Santos / Tarobá Cascavel / Facebook - FOTO 24 -

Imagem: Acervo Rádio Tropical FM, de Quatro Pontes - FOTO 25 -
1926 — Empresários e cidadãos da cidade de Foz do Iguaçu participam da campanha de doações de valores para a aquisição de uma avião para a Força Militar do Paraná, hoje Polícia Militar do Estado do Paraná.
As maiores contribuições são ofertadas por Herminio Coser, A. Nacar Correia, Jorge Schimmelpfeng e Philinto Braga, cada um com 50$000 réis. (Diário da Tarde. Subcrição popular para acquisição de um aeroplano para a Força Militar do Paraná. Curitiba: ano XIX, nº 5.767, ed. 31 de junho de 1917, p. 1 — Biblioteca Nacional Digital). -- FOTO 2 --
___________________________________
1926 — Por decreto pontifício, o missionário Guilherme Maria Thiletzek, da Congregação dos Servos do Verbo Divino, até então encarregado do curato da Igreja Católica de Foz do Iguaçu, é nomeado como prelado da recém criada prelatura local, com abrangência sobre todo o Oeste do Paraná (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo: Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009, p. 167). -- FOTO 1 --
___________________________________
1931 — O Almanak Laemmert: Administrativo, Mercantil e Industrial (RJ) — 1891 a 1940, edição 1930, destaca o censo¹ 1930 do município de Foz do Iguaçu, com interessantes informações que tem nexo com a história dos atuais municípios de Marechal Cândido Rondon e Toledo (Editora Almanak Laemmert. Rio de Janeiro: vol. IV, 1930 (Estado do Paraná) p. 530, 531 e 532. -- FOTOS 3, 4 e 5 --
¹ Um detalhe que se revela na informação censária, é a forte presença de ascendência alemã na cidade. Muitos deles imigrantes que inicialmente foram alocados no Sul do Paraná. Porém, com a distribuição de terras na região das Três Fronteiras, muitas famílias migraram para Foz do Iguaçu (ver mais, clique aqui).
___________________________________
1931 — O extinto jornal curitibano "O Dia", em dois espaços da mesma edição, publica o artigo "Ouvindo Estatuas", de Domingos do nascimento. O próprio subtítulo da matéria descreve o seu conteúdo: "(...) fala sobre a vida dos peões nas emprezas hervateiras do sudoeste — O "antecipo" — O papel do "Major domo" — A "china" — O fugitivo — A moral da peonada — O absurdo dos armazens de mercadorias — Entre o "reviro" e o "jupará" — O contrabando — As obras federaes da Fóz do Iguassú — Os latifundios — A justiça — A escola uma lição de civismo!" (sic).
Em seu relato, Nascimento aponta para a presença de brasileiros, principalmente gaúchos, como peões das empresas extrativas de erva-mate (in:[s.a], º 2.304, ed. 31 de julho de 1932, p. 1 e 8 — Biblioteca Nacional Digital e Biblioteca Nacional Digital).
____________________________________
1962 — A então vila de Entre Rios é elevada a condição de distrito administrativo do município de Marechal Cândido Rondon, pela Lei Municipal nº 31/1962 (O Presente. Marechal Cândido Rondon: Especial 19 Anos de Entre Rios do Oeste, junho de 2012, p. 303).
___________________________________
1969 — Circula a 1ª edição do jornal "O Desbravador", órgão de imprensa da Associação Rondonense de Estudantes Secundários (ARES), de Marechal Cândido Rondon (PR) sob a direção do estudante Elio Edvino Winter, presidente da entidade classista. -- FOTO 6 --
Saber mais, clique aqui.
___________________________________
1969 — É destruída, por incêndio, a residência de Orlando Schütz, na sede distrital rondonense de Quatro Pontes. Na época, ele era subprefeito do distrito local (nota do pesquisador). -- FOTO 7 --
___________________________________
1970 — É nomeado pelo Tribunal de Justiça do Paraná, o juiz Jossoé do Amaral Campos, para funções de juiz subsituto na Comarca de Marechal Cândido Rondon (nota do pesquisador). -- FOTO 8 --
___________________________________
1976 — É eleita a nova diretoria do Clube Roda d’Água, de Marechal Cândido Rondon:
Presidente: Odorico de Souza
Vice-Presidente: Plínio Kleemann
Secretário: Valmor Klein
2º Secretário: Romeu Gebauer
Tesoureiro: Valdoir Dickel
Vice-Tesoureiro: Antonio Zago
Conselho Fiscal: Gualberto Batschke, Ervino Schmidt, Edvino Wermuth, Waldemar Dahmer e Evaldo Schulz. Suplentes: Ervino Arndt e João Luiz Sabka.
A posse da nova diretoria aconteceu dia 05.08.1976 (nota do pesquisador).
___________________________________
1976 — É eleita a Miss Brotinho 1976 do extinto Grêmio Estudantil Paulo Sarasate, do extinto Colégio Cenecista Pe. Montóia, de Quatro Pontes, em baile realizado no Clube Cultural de Quatro Pontes. A eleita é a estudante Susete Winter (nota do pesquisador).
___________________________________
1977 — Assume como pároco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, da sede municipal de Marechal Cândido Rondon, o Padre Hans Lamprecht SVD, em solenidade presidida pelo então bispo diocesano D. Armando Cirio.
O novo vigário permaneceu no cargo até 28 de março de 1981 (VIANNA, Dirceu da Cruz. Frente Ampla de Notícias. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora Rondon AM: vol.nº 37, cad. 28.07.1977 a 10.09.1977, ed. 29.07.1977, p. 35. Programa de Rádio). -- FOTO 9 --
___________________________________
1977 — Acontece na cidade de Marechal Cândido Rondon, junto a Congregação Cristo, o encontro das 16 diretorias de juventudes luteranas que integram o Distrto Sete Quedas (VIANNA, Dirceu da Cruz. Frente Ampla de Notícias. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora Rondon, vol.nº 37, cad. 28.07.1977 a 10.09.1977, ed. 29.07.1977, p. 51. Programa de Rádio).
___________________________________
1989 — A Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (ACIMACAR) inaugura o Balcão do Empresário junto à sede da entidade, à Rua Sergipe, para prestar informações e orientações para o empresariado.
Ao tempo em que inaugurou também a ampliação de seu auditório (LIMA, Luiz Ari. Panorama. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora do Paraná AM, vol. 023, cad. julho a agosto 1989, fls. 133. Programa de Rádio).
___________________________________
1994 — A cidade de Naranjal¹, no Departamento de Alto Paraná, Paraguai, povoada principalmente por famílias rondonenses, por coincidir a sua data de emancipação político administrativa, com a cidade de Marechal Cândido Rondon (25 de julho), realiza a festa do município neste dia 31 de julho. É o 4º aniversário do município.
A festividade tem a presença do governador do Departamento de Alto Paraná, Carlos Barreto Sarubi, do prefeito de Foz do Iguaçu, Dobrandino da Silva e do senador paranaense Afonso Camargo Neto.
A agenda programática de eventos tem a inauguração do prédio da prefeitura municipal, pavimentação das ruas de 10 quadras com pedra poliédricas e a 1ª etapa de eletrificação rural.
É presidente da Câmara Municipal local o rondonense Aldo Bortolini (LEDUC, Lincoln. Panorama. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora do Paraná, vol. 052, cad. julho a agosto de 1994, fls. 223 e 255. Programa de Rádio).
¹ O principal colonizador do município foi o rondonense Willy Lüdke, ex-gerente geral da Cooperativa Agroindustrial Copagril e executivo da extinta empresa rondonense Orgasol (nota do pesquisador).
____________________________________
2007 — Acontece a colação de grau da primeira turma de Administração de Empresas da Faculdade Luterana Rui Barbosa (FALURB), de Marechal Cândido Rondon (nota do pesquisador).
___________________________________
2014 — A somatória das precipitações pluviométricas do mês, na sede municipal de Marechal Cândido Rondon, fechou em 128 mm (nota do pesquisador).
___________________________________
2015 — É lançada na cidade de Marechal Cândido Rondon, a campanha educativa de trânsito “Beber ou Dirigir? Depois de beber, não é mais uma decisão sua”, organizada pela Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito (O Presente).
___________________________________
2016 — Acontece a convenção do diretório municipal do PSOL que define os nomes de Maicon Palagano e Paulo Goehl como candidatos a prefeito e vice-prefeito de Marechal Cândido Rondon, respectivamente, nas eleições de 02.de outubro de 2016 (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 02 de agosto de 2016, p. 7). -- FOTO 10 --
___________________________________
2016 — Acontece a convenção conjunta dos diretórios municipais do PMDB e Democratas, de Quatro Pontes, que aprova os nomes dos vereadores Tiago Hansel (Democratas) e João Laufer (PMDB), como candidatos a vice-prefeito e prefeito do município, respectivamente, nas eleições de 02 de outubro de 2016 (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 02 de agosto de 2016, p. 7). -- FOTO 11 --
___________________________________
2017 — Começa e vai até o dia 21 de agosto, em dias pré-determinados, os encontros de prestação de contas da Sicredi Aliança PR/SP, referente ao 1º semestre de 2017 (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 25 de agosto de 2017, p. 35).
___________________________________
2018 — Em sessão solene na Igreja Assembleia de Deus, a Câmara Municipal outorga o título de cidadão honorário de Marechal Cândido Rondon a Jaime Forte Daros, diretor do Centro de Recuperação Caminho da Vida, entidade que dá atendimento a dependentes químicos e alcoólatras.
A proposição legislativa para a concessão da honraria foi dos vereadores Cleiton Freitag (Gordinho do Suco) e Nilson Hachmann (O Presente: Marechal Cândido Rondon: ed. 03 de agosto de 2018, p. 12). -- FOTO 12 --
___________________________________
2019 — Após 46 anos, a rondonense Dulci (nascida Dickel) Debona deixa o quadro de funcionários da sede central da Cooperativa Agroindustrial Copagril, em Marechal Cândido Rondon (nota do pesquisador). -- FOTO 13 --
___________________________________
2019 — Em sessão especial, o vereador rondonense Adelar Neumann é absolvido no processo disciplinar¹ que respondia na Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Municipal de Marechal Cândido Rondon.
O legislador municipal era acusado de exigir parte de salário de servidor comissionado na prefeitura (nota do pesquisador).
A decisão dos vereadores contraria o relatório da comissão que sugeria a cassação de mandato. A votação secreta registra seis votos favoráveis pela cassação, quatro nulos e três contrários. Para a cassação do mandato, a norma regimental exige nove votos favoráveis (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 02 de agosto de 2019, p. 11). -- FOTO 14 --
¹ O pedido de abertura do processo disciplinar na Comissão de Ética e Decoro Parlamentar, foi protocolado pelo colega, vereador Vanderlei Sauer. Em seu lugar, na sessão de análise votação do relatório foi convocado o suplente de vereador André Soffa.
Ver mais, clique aqui e aqui.
___________________________________
2019 — É eleita a nova diretoria da Associação Rondonense de Ciclismo (ARC),da cidade de Marechal Cândido Rondon, em assembleia geral, na qual também ocorre a prestação de contas da gestão 2017/2019.
Para o cargo de presidente é eleito o pastor e diretor do Colégio Luterano Rui Barbosa, Carlos Krache; vice-presidente: Paulo Rodrigo Copetti; Eli Hofer, como tesoureira; Cesar Carlos Lima, como vice-tesoureiro; Deisi Schuller, com secretária; vice-secretária, Rosângela Cristina Schmitz; diretor de Comunicação, Cristiano Marlon Viteck; vice, Sergio Mokfa; Maicon Raupp, diretor de eventos; e Marcelo Konzen, vice; e diretor de Esportes, André Michel Kuntz; e vice, Juliano Adão da Costa (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 02 de agosto2019, p. 29). -- FOTO 15 --
___________________________________
2021 — Falece na cidade de Toledo, onde estava internado, o rondonense Leandro Marcio (Nino) Limberger, aos 37 anos, em decorrência de um infarto do miocárdio que teve durante. semana.
É filho do casal Marilusa (nascida Osmarini) e Paulo Limberger e sobrinho do ex-prefeito municipal Ariston Limberger.
Era casado com Maura Limberger (nota do pesquisador). -- FOTO 16 --
____________________________________
2021 — A somatória das precipitações pluviométricas do mês de julho, na cidade de Marechal Cândido Rondon, totaliza 40mm (nota do pesquisador).
___________________________________
2021 — Boletim da Secretaria Municipal de Saúde de Marechal Cândido Rondon informa que o munícipio registra 123 óbitos desde o surgimento do primeiro caso positivo da moléstia. O documento ainda detalha que o município, nesta data, tem 206 casos ativos, 6.221 recuperados e 28.625 notificações. -- FOTO 17 --
___________________________________
2022 — O domingo foi de tempo bom na cidade de Marechal Cândido Rondon e no Oeste do Paraná, com sol pleno. Temperaturas entre 16 e 24 graus. Vento do quadrante Nordeste, brisa (nota do pesquisador).
___________________________________
2022 — As precipitações pluviométricas na cidade de Marechal Cândido Rondon, durante o mês de julho, somam irrisório volume total de 17 mm.
_________________________________
2023 — Acontece a venda do antigo Salão Ijui, pertencente a família Bersch, para o casal de empresários Sandra e Alcir Klein, proprietário na cidade de Marechal Cândido Rondon, da empresa de alimentos naturais Pró-Saúde.
A família Bersch, na pessoa de Lair Bersch, emite a seguinte nota sobre a negociação:
Neste dia 31 de Julho de 2023, finaliza-se a negociação e concretiza-se o repasse do imóvel da Rua Minas Gerais – 1037. Após mais de 50 anos com atividades no comércio de Marechal Rondon, o prédio no centro, próximo à estação rodoviária, pertencente à família Bersch, passa para novos proprietários. Foram decadas no ramo de bar, restaurante, churrascaria, salão de baile e festas e, ainda uma charmosa cancha de bocha de areia (já desativada a mais tempo) e, após mais 20 anos no ramo de loja de cosméticos, enquanto o segundo piso servindo de depósito de móveis. O local ficou conhecido como Salão Ijuí nome de fantasia dado por “seu Carlito”, patriarca da família que conduzia os negócios nas décadas de 70, 80 e 90. Após várias locações do imóvel, inclusive como discoteca e academia ele retornou à família nos anos 2.000 em diante. No auge dos bailes, matinês, festas de casamentos, aniversário e shows, passaram pelo estabelecimento dezenas de bandas musicais, artistas e até programas das rádios locais. Destacamos The Mings¹, Montanari, Barbarella, Futuristas, Grupos Gaúchos diversos, os Vikings, Walter Basso, Dr. Silvana e Cia entre outros. A partir de agora o imóvel passa a ter outro destino e função a ser definido pelos compradores, a família Klein (Alcir e Sandra), da empresa de alimentos naturais Pró Saúde. Possivelmente o prédio deverá receber reformas e melhorias e poderá ser mantida em sua arquitetura inicial. A Família Bersch quer agradecer à toda comunidade rondonense e regional, que por aqui passou. Nossa família continua nessas terras que nos abrigou há mais de 55 anos (sic). -- FOTO 18 --
¹ Nome correto: The Minks. Grupo musical da cidade catarinense de Concórdia (nota do pesqusiador).
____________________________________
2023 — É segunda-feira. O dia amanhece em Marechal Cândido Rondon sem nebulosidade e temperatura de 14 graus. A máxima do dia atinge 28 graus (aferição feita via aplicativo ACCU Weather). Ventos do quadrante Nordeste, fracos, persistentes até o começo do final da tarde (nota do pesquisador). -- FOTOS 19, 20 e 21 --
__________________________________
2024 — É quarta-feira. O começo do dia na cidade de Marechal Cândido Rondon tem temperatura de 16 graus, com sensação térmica de 14° Celsius. Ventos do quadrante Nordeste, moderados, no entanto, frios, persistentes até o começo do final da tarde Céu sem nebulosidade. Todavia, com presença de fumaça procedente dos grandes incêndios no Pantanal.
Sobre as condições do tempo no Estado do Paraná, nesta data, o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (SIMEPAR) compartilha a seguinte nota informativa em sua página na internet:
"Nesta quarta-feira continua com presença de muitas nuvens entre a RMC (Região Metropolçitana de Curitiba, grifo nosso), Campos Gerais e o centro-sul do Paraná, com temperaturas baixas no amanhecer. Ainda deve garoar por alguns momentos. No litoral céu encoberto, com chuva fraca ocasional. Nos demais setores o tempo fica mais aberto, com pouca nebulosidade. À tarde esquenta no oeste e no noroeste do estado".
A temperatura máxima do dia atinge os 24° Celsius (temperaturas aferidas via aplicativo digital AccuWeather).
ÀS 18 horas e 50 minutos, avião A 350, da empresa aérea espanhola Iberia, sobrevoa o espaço aéreo da cidade de Marechal Cândido Rondon, em sua rota Madrid à capital Argentina, Buenos Aires (nota do pesquisador. -- FOTOS 22 e 23 --
___________________________________
2024 — O acumulado das precipitações pluviométricas na cidade de Marechal Cândido Rondon, soma 138 mm (nota do pesquisador).
___________________________________
2024 — A Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) divulga o Anuário do Cooperativismo Brasileiro 2024. A publicação aponta que 23,45 milhões de brasileiros são associados de alguma cooperativa. O que equivale a 11,55% da população brasileira, com base no último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O documento ainda mostra que 550.661 profissionais trabalham no sistema cooperativo nacional, o que crresponde a 23% da população empregada do País (O Presente Digital).
_____________________________________
2025 — É quinta-feira. O amanhecer na cidade de Marechal Cândido Rondon tem temperatura de 12 graus, com sensação térmica de 9. Céu sem nebulosidade. A partir da meia, avistamento de presença esparsa de nebulosidade tipificada como cirrus. Ventos do quadrante Nordeste, fracos, persistentes até o começo do final da tarde. Tão logo anoiteceu, os ventos retornam.
Sobre as condições do tempo no Estado do Paraná, nesta data, o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (SIMEPAR) compartilha a seguinte nota informativa em sua página na internet:
"Nesta quinta-feira, o amanhecer será frio no Paraná, com temperaturas abaixo dos 5 °C em vários municípios do Centro-Sul, Campos Gerais, Sudeste e RMC (Região Metropolitana de Curitiba, grifo nosso), setores onde há possibilidade de formação de geada. Em algumas áreas, podem ocorrer nevoeiros, mas não em grandes extensões. Nas praias a nebulosidade fica um pouco mais variável por alguns momentos, mas sem indicativo de chuvas. Durante o dia, o céu fica com poucas nuvens sobre as diversas regiões paranaenses, situação comum quando há influência de massas de ar polar."
A temperatura máxima do dia atinge 23° Celsius (temperaturas aferidas via aplicativo digital AccuWeather (nota do pesquisador). -- FOTO 24 --
___________________________________
2025 — A Prefeitura de Toledo (PR) inaugura o Pátio Municipal de Veículos Adir Itacir Zanella¹, uma estrutura construída num imóvel de 9.200m2, de propriedade do município.
O espaço tem capacidade para abrigar até 500 veículos (Toledo News).
¹ Ex-integrante da Guarda Municipal de Toledo.
___________________________________
2025 — Falece na cidade de Quatro Pontes¹ (PR), a pioneira rondonense Lúcia Santaina Dresch, aos 94 anos, de causa não divulgada. Seu corpo é sepultado no cemitério público da cidade antes citada
"Nascida em 7 de julho de 1931 no interior do município de Arroio do Meio, no Rio Grande do Sul, Lúcia mudou-se ainda jovem com a família para o distrito de Crissiumal, em Três Passos. Foi lá que, em novembro de 1946, conheceu o jovem Oscario Ernesto Dresch, com quem se casou em janeiro de 1948, na cidade de Candelária (RS). O casal construiu uma grande família, tendo oito filhos: Ilse Maria, Irineu Antônio, Nelson José, Teresinha, Dilse Teresinha, Paulo Alberto, Pedro João e Maria Inês — muitos deles já falecidos, mas que deixaram descendentes e memórias vivas.
Em 1949, a família passou a residir em Sede Nova, também distrito de Três Passos, e em junho de 1956 chegaram a Quatro Pontes. A mudança foi feita com coragem e fé: segundo relatos, enfrentaram três mudanças e quatorze estações de via-sacra até a capela de Marechal Cândido Rondon.
Dona Lúcia dedicou sua vida à fé católica e à comunidade. Em 1957 ingressou no Apostolado da Oração, onde se destacou por sua devoção. Em 1982, assumiu a coordenação do grupo, função que exerceu por 35 anos, além de ter atuado como coordenadora do Decanato por 18 anos. Fundadora do grupo de terço semanal, que permanece ativo até hoje, também desempenhou papéis importantes na catequese e na então secretaria escolar da comunidade.
Foi Ministra da Eucaristia, missão que abraçou com gratidão e entusiasmo, sempre impulsionada por sua fé inabalável. Enfrentou muitos desafios ao longo da vida, mas, como costumava dizer, “a fé move montanhas”. Seu carinho, respeito e admiração pelo clero sempre foram evidentes: via nos padres representantes vivos de Cristo.
Com sua presença constante e exemplo de vida cristã e comunitária, Lúcia Santina Dresch deixa um vazio imensurável no coração da família, amigos e de toda a comunidade quatropontense, onde foi uma das pioneiras. Sua história se entrelaça com a história do próprio município, sendo inspiração para gerações futuras (texto da Rádio Tropical FM, de Quatro Pontes). -- FOTO 25 --
___________________________________
¹ É município desde o começo da década de 1990, desmembrado de Marechal Cândido Rondon (nota do pesqusiador).
COMENTÁRIOS