1926 — Por decreto pontifício, o missionário Guilherme Maria Thiletzek, é nomeado como prelado da recém criada prelatura de Foz do Iguaçu (...)
1926 — Empresários e cidadãos da cidade de Foz do Iguaçu participam da campanha de doações de valores para a aquisição de uma avião para a Força Militar do Paraná, hoje Polícia Militar do Estado do Paraná.
As maiores contribuições são ofertadas por Herminio Coser, A. Nacar Correia, Jorge Schimmelpfeng e Philinto Braga, cada um com 50$000 réis (Susbcripção popular para acquisição de um aeroplano para a Frça Militar do Paraná. Diário da Tarde. Curitiba: ano XIX, nº 5.767, ed. 31 de junho de 1917, p. 1 — Biblioteca Nacional Digital). -- FOTO 2 --
___________________________________
1926 — Por decreto pontifício, o missionário Guilherme Maria Thiletzek, da Congregação dos Servos do Verbo Divino, até então encarregado do curato da Igreja Católica de Foz do Iguaçu, é nomeado como prelado da recém criada prelatura local, com abrangência sobre todo o Oeste do Paraná (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo — Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009, p. 167). -- FOTO 1 --
___________________________________
1931 — O Almanak Laemmert: Administrativo, Mercantil e Industrial (RJ) — 1891 a 1940, edição 1930, destaca o censo¹ 1930 do município de Foz do Iguaçu, com interessantes informações que tem nexo com a história dos atuais municípios de Marechal Cândido Rondon e Toledo (Editora Almanak Laemmert. Rio de Janeiro: vol. IV, 1930 (Estado do Paraná) p. 530, 531 e 532. -- FOTOS 3, 4 e 5 --
¹ Um detalhe que se revela na informação censária, é a forte presença de ascendência alemã na cidade. Muitos deles imigrantes que inicialmente foram alocados no Sul do Paraná. Porém, com a distribuição de terras na região das Três Fronteiras, muitas famílias migraram para Foz do Iguaçu (ver mais, clique aqui).
___________________________________
1962 — A então vila de Entre Rios é elevada a condição de distrito administrativo do município de Marechal Cândido Rondon, pela Lei Municipal nº 31/1962 (O Presente. Marechal Cândido Rondon: Especial 19 Anos de Entre Rios do Oeste, junho de 2012, p. 303).
___________________________________
1969 — É destruída, por incêndio, a residência de Orlando Schütz, na sede distrital rondonense de Quatro Pontes. Na época, ele era subprefeito do distrito local (nota do pesquisador|).. -- FOTO 6 --
___________________________________
1970 — É nomeado pelo Tribunal de Justiça do Paraná, o juiz Jossoé do Amaral Campos, para funções de juiz subsituto na Comarca de Marechal Cândido Rondon (nota do pesquisador). -- FOTO 7 --
___________________________________
1976 — É eleita a nova diretoria do Clube Roda d’Água, de Marechal Cândido Rondon:
Presidente: Odorico de Souza
Vice-Presidente: Plínio Kleemann
Secretário: Valmor Klein
2º Secretário: Romeu Gebauer
Tesoureiro: Valdoir Dickel
Vice-Tesoureiro: Antonio Zago
Conselho Fiscal: Gualberto Batschke, Ervino Schmidt, Edvino Wermuth, Waldemar Dahmer e Evaldo Schulz. Suplentes: Ervino Arndt e João Luiz Sabka.
A posse da nova diretoria aconteceu dia 05.08.1976 (nota do pesquisador).
___________________________________
1976 — É eleita a Miss Brotinho 1976 do extinto Grêmio Estudantil Paulo Sarasate, do extinto Colégio Cenecista Pe. Montóia, de Quatro Pontes, em baile realizado no Clube Cultural de Quatro Pontes. A eleita foi a estudante Susete Winter (nota do pesquisador).
___________________________________
1977 — Assume como pároco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, da sede municipal de Marechal Cândido Rondon, o Padre Hans Lamprecht SVD, em solenidade presidida pelo então bispo diocesano D. Armando Cirio.
O novo vigário permaneceu no cargo até 28 de março de 1981 (VIANNA, Dirceu da Cruz. Frente Ampla de Notícias. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora Rondon AM: vol.nº 37, cad. 28.07.1977 a 10.09.1977, ed. 29.07.1977, p. 35. Programa de Rádio). -- FOTO 8 --
___________________________________
1977 — Acontece na cidade de Marechal Cândido Rondon , junto a Congregação Cristo, o encontro das 16 diretorias de juventudes luteranas que integram o Distrto Sete Quedas (VIANNA, Dirceu da Cruz. Frente Ampla de Notícias. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora Rondon, vol.nº 37, cad. 28.07.1977 a 10.09.1977, ed. 29.07.1977, p. 51. Programa de Rádio).
___________________________________
1989 — A Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (ACIMACAR) inaugura o Balcão do Empresário junto à sede da entidade, à Rua Sergipe, para prestar informações e orientações para o empresariado.
Ao tempo em que inaugurou também a ampliação de seu auditório (LIMA, Luiz Ari. Panorama. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora do Paraná AM, vol. 023, cad. julho a agosto 1989, fls. 133. Programa de Rádio).
___________________________________
1994 — A cidade de Naranjal¹, no Departamento de Alto Paraná, Paraguai, povoada principalmente por famílias rondonenses, por coincidir a sua data de emancipação político administrativa, com a cidade de Marechal Cândido Rondon (25 de julho), realiza a festa do município neste dia 31 de julho. É o 4º aniversário do município.
A festividade tem a presença do governador do Departamento de Alto Paraná, Carlos Barreto Sarubi, do prefeito de Foz do Iguaçu, Dobrandino da Silva e do senador paranaense Afonso Camargo Neto.
A agenda progrmática de eventos tem a inauguração do prédio da prefeitura municipal, pavimentação das ruas de 10 quadras com pedra poliédricas e a 1ª etapa de eletrificação rural.
Era presidente da Câmara Municipal local, na época, o rondonense Aldo Bortolini (LEDUC, Lincoln. Panorama. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora do Paraná, vol. 052, cad. julho a agosto de 1994, fls. 223 e 255. Programa de Rádio).
¹ O principal colonizadora do município foi o rondonense Willy Lüdke, ex-gerente geral da Cooperativa Agroindustrial Copagril e executivo da extinta empresa rondonense Orgasol (nota do pesquisador).
____________________________________
2007 — Acontece a colação de grau da primeira turma de Administração de Empresas da Faculdade Luterana Rui Barbosa (FALURB), de Marechal Cândido Rondon (nota do pesquisador).
___________________________________
2014 — A somatória das precipitações pluviométricas do mês, na sede municipal de Marechal Cândido Rondon, fechou em 128 mm (nota do pesquisador).
___________________________________
2015 — É lançada na cidade de Marechal Cândido Rondon, a campanha educativa de trânsito “Beber ou Dirigir? Depois de beber, não é mais uma decisão sua”, organizada pela Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito (O Presente).
___________________________________
2016 — Acontece a convenção do diretório municipal do PSOL que define os nomes de Maicon Palagano e Paulo Goehl como candidatos a prefeito e vice-prefeito de Marechal Cândido Rondon, respectivamente, nas eleições de 02.de outubro de 2016 (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 02 de agosto de 2016, p. 7). -- FOTO 9 --
___________________________________
2016 — Acontece a convenção conjunta dos diretórios municipais do PMDB e Democratas, de Quatro Pontes, que aprova os nomes dos vereadores Tiago Hansel (Democratas) e João Laufer (PMDB), como candidatos a vice-prefeito e prefeito do município, respectivamente, nas eleições de 02 de outubro de 2016 (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 02 de agosto de 2016, p. 7). -- FOTO 10 --
___________________________________
2017 — Começa e vai até o dia 21 de agosto, em dias pré-determinados, os encontros de prestação de contas da Sicredi Aliança PR/SP, outorga o título referente ao 1º semestre de 2017 (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 25 de agosto de 2017, p. 35).
___________________________________
2018 — Em sessão solene na Igreja Assembleia de Deus, a Câmara Municipal outorga o título de cidadão honorário de Marechal Cândido Rondon a Jaime Forte Daros, diretor do Centro de Recuperação Caminho da Vida, entidade que dá atendimento a dependentes químicos e alcoólatras.
A proposição legislativa para a concessão da honraria foi dos vereadores Cleiton Freitag (Gordinho do Suco) e Nilson Hachmann (O Presente: Marechal Cândido Rondon: ed. 03 de agosto de 2018, p. 12). -- FOTO 11 --
___________________________________
2019 — Após 46 anos, a rondonense Dulci (nascida Dickel) Debona deixa o quadro de funcionários da sede central da Cooperativa Agroindustrial Copagril, em Marechal Cândido Rondon (nota dos pesquisador). -- FOTO 12 --
___________________________________
2019 — Em sessão especial, o vereador rondonense Adelar Neumann é absolvido no processo disciplinar¹ que respondia na Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Municipal de Marechal Cândido Rondon.
O legislador municipal era acusado de exigir parte de salário de servidor comissionado na prefeitura (nota do pesquisador).
¹ O pedido de abertura do processo disciplinar na Comissão de Ética e Decoro Parlamentar, foi protocolado pelo colega, vereador Vanderlei Sauer. Em seu lugar, na sessão de análise votação do relatório foi convocado o suplente de vereador André Soffa.
A decisão dos vereadores contrariou o relatório da comissão que sugeria a cassação de mandato. A votação secreta registrou seis votos favoráveis pela cassação, quatro nulos e três contrários. Para a cassação do mandato, a norma regimental exige nove votos favoráveis (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 02 de agosto de 2019, p. 11). -- FOTO 13 --
Ver mais, clique aqui e aqui.
___________________________________
2019 — É eleita a nova diretoria da Associação Rondonense de Ciclismo (ARC),da cidade de Marechal Cândido Rondon, em assembleia geral, na qual também ocorre a prestação de contas da gestão 2017/2019.
Para o cargo de presidente é eleito o pastor e diretor do Colégio Luterano Rui Barbosa, Carlos Krache; vice-presidente: Paulo Rodrigo Copetti; Eli Hofer, como tesoureira; Cesar Carlos Lima, como vice-tesoureiro; Deisi Schuller, com secretária; vice-secretária, Rosângela Cristina Schmitz; diretor de Comunicação, Cristiano Marlon Viteck; vice, Sergio Mokfa; Maicon Raupp, diretor de eventos; e Marcelo Konzen, vice; e diretor de Esportes, André Michel Kuntz; e vice, Juliano Adão da Costa (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed, 02 de agosto2019, p. 29). -- FOTO 14 --
___________________________________
2021 — Falece na cidade de Toledo, onde estava internado, o rondonense Leandro Marcio (Nino) Limberger, aos 37 anos, em decorrência de um infarto do miocárdio que teve durante. semana.
Era filho do casal Marilusa (nascida Osmarini) e Paulo Limberger e sobrinho do ex-prefeito municipal Ariston Limberger.
Era casado com Maura Limberger (nota do pesquisador). -- FOTO 15 --
____________________________________
2021 — A somatória das precipitações pluviométricas do mês de julho, na cidade de Marechal Cândido Rondon, totaliza 40mm (nota do pesquisador).
___________________________________
2021 — Boletim da Secretaria Municipal de Saúde de Marechal Cândido Rondon informa que o munícipio registra 123 óbitos desde o surgimento do primeiro caso positivo da moléstia. O documento ainda detalha que o município, nesta data, tinha 206 casos ativos, 6.221 recuperados e 28.625 notificações (nota do pesquisador). -- FOTO 16 --
___________________________________
2022 — O domingo foi de tempo bom na cidade de Marechal Cândido Rondon e no Oeste do Paraná, com sol pleno. Temperaturas entre 16 e 24 graus. Vento do quadrante Nordeste, brisa (nota do pesquisador).
___________________________________
2022 — As precipitações pluviométricas na cidade de Marechal Cândido Rondon, durante o mês de julho, somam irrisório volume total de 17 mm.
_________________________________
2023 — Acontece a venda do antigo Salão Ijui, pertencente a família Bersch, para o casal de empresários Sandra e Alcir Klein, proprietário na cidade de Marechal Cândido Rondon, da empresa de alimentos naturais Pró-Saúde.
A família Bersch, na pessoa de Lair Bersch, emitiu a seguinte nota sobre a negociação:
Neste dia 31 de Julho de 2023, finaliza-se a negociação e concretiza-se o repasse do imóvel da Rua Minas Gerais – 1037. Após mais de 50 anos com atividades no comércio de Marechal Rondon, o prédio no centro, próximo à estação rodoviária, pertencente à família Bersch, passa para novos proprietários. Foram decadas no ramo de bar, restaurante, churrascaria, salão de baile e festas e, ainda uma charmosa cancha de bocha de areia (já desativada a mais tempo) e, após mais 20 anos no ramo de loja de cosméticos, enquanto o segundo piso servindo de depósito de móveis. O local ficou conhecido como Salão Ijuí nome de fantasia dado por “seu Carlito”, patriarca da família que conduzia os negócios nas décadas de 70, 80 e 90. Após várias locações do imóvel, inclusive como discoteca e academia ele retornou à família nos anos 2.000 em diante. No auge dos bailes, matinês, festas de casamentos, aniversário e shows, passaram pelo estabelecimento dezenas de bandas musicais, artistas e até programas das rádios locais. Destacamos The Mings¹, Montanari, Barbarella, Futuristas, Grupos Gaúchos diversos, os Vikings, Walter Basso, Dr. Silvana e Cia entre outros. A partir de agora o imóvel passa a ter outro destino e função a ser definido pelos compradores, a família Klein (Alcir e Sandra), da empresa de alimentos naturais Pró Saúde. Possivelmente o prédio deverá receber reformas e melhorias e poderá ser mantida em sua arquitetura inicial. A Família Bersch quer agradecer à toda comunidade rondonense e regional, que por aqui passou. Nossa família continua nessas terras que nos abrigou há mais de 55 anos (sic). -- FOTO 17 --
COMENTÁRIOS