1972 — Toma posse no Palácio Iguaçu, em Curitiba, como Prefeito de Marechal Cândido Rondon, o senhor Almiro Bauermann (...)
1950 — Nasce Clausia Weirich, filha do casal de pioneiros Alice (nascida Ahmann) e Benno Weirich. Clausia é considerada a primeira criança nascida em Marechal Cândido Rondon, junto com irmão gêmio Clausio¹, na época da colonização.
A parturiente foi atendida por uma parteira de origem paraguaia, moradora no extinto Porto Britânia, no atual município de Pato Bragado (PAWELKE, Joachem. Ficando Rico no Oeste do Paraná. Marechal Cândido Rondon, PR, 1970: 27 e COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo — Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009, p. 181). -- FOTO 2 --
¹ Veio falecer meses depois do nascimento acometido de difteria. Devida as precariedades da estrada entre a então vila de General Rondon e a cidade de Toledo, que ainda era via Pato Bragado e Margarida, os pais não chegaram em tempo ao hospital com a criança.
___________________________________
1954 — Pousa no aeroporto municipal de Toledo (PR), o avião Douglas DC-3, prefixo PP-CID, da extinta companhia áerea Serviços Aéreos Cruzeiro do Sul¹, inaugurando a linha até Curitiba (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo — Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009, p. 181). -- FOTO 3 --
¹ A Cruzeiro do Sul teve origem em 1927 como Syndicato Condor. Pouco depois o Syndicato Condor mudou seu nome para Serviços Aéreos Condor Ltda. Em janeiro de 1943,o nome da empresa foi mudado para Serviços Aéreos Cruzeiro do Sul Ltda. Em 1992 a Fundação Rubem Berta (dententora da extinta Varig) incorporou todas as ações da Cruzeiro do Sul, das quais tinha 77% e 99% das ações com direito a voto. Em 1º de janeiro de 1993 a Cruzeiro deixou de existir oficialmente (nota do pesquisador).
___________________________________
1968 — O Grêmio Esportivo Mercedes, da então sede distrital de Mercedes, sagra-se campeão municipal de futebol de campo — 1ª divisão — do município de Marechal Cândido Rondon, em certame organizado pela recém fundada Liga Rondonense de Esportes.
O campeonato é iniciado no dia 04 de fevereiro de 1968 . -- FOTO 4 --
___________________________________
1971 — O presidente da República, General Emilio Garrastazu Médici assina o decreto nº 69.080, pelo qual declara de utilidade pública o Instituto Vocacional e Assistencial Rui Barbosa, da cidade de Marechal Cândido Rondon (nota do pesquisador).
___________________________________
1972 — Toma posse no Palácio Iguaçu, em Curitiba, como prefeito nomeado¹ de Marechal Cândido Rondon, o bacharel em Ciências Contábeis e professor Almiro Bauermann, em substituição ao senhor Dealmo Selmiro Poersch. A nomeação do novo prefeito aconteceu dia 11 de agosto de 1977, pelo decreto nº 2.404 (VIANNA, Dirceu da Cruz. Frente Ampla de Notícias. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora do Paraná AM, vol.nº 37, cad. 28.07.1977 a 10.09.1977, ed. 17.08.1977, p. 317. Programa de Rádio). -- FOTO 1 --
¹ A nomeação de Almiro Bauermann foi uma disputa de forças entre o ex-prefeito municipal Werner Wanderer e seu vice-prefeito Dealmo Selmiro Poersch, depois nomeado como prefeito de Marechal Cândido Rondon. A designação de Almiro Bauermann representou a vitória do grupo liderado por Werner Wanderer. O distanciamento entre o prefeito municipal Werner Wanderer e o vice-prefeito Dealmo Selmiro Poersch aconteceu durante o mandato do primeiro como chefe do Executivo Municipal de Marechal Cândido Rondon (nota do pesquisador).
___________________________________
1977 — O prefeito municipal Almiro Bauermann, de Marechal Cândido Rondon, divulga relatório (seis páginas) das ações e realizações feitas nos cinco anos de sua gestão como prefeito municipal nomeado (Rádio Difusora do Paraná. Frente Ampla de Notícias. Marechal Cândido Rondon: vol. 37, cad.28.07.1977 a 10.09.1977, p. 303 a 313. Programa de Rádio).
___________________________________
1978 — Devido a uma pane seca, o piloto de um avião Cessna é obrigado a realizar um pouso de emergência da rodovia PR 495, no atual município de Entre Rios do Oeste. -- FOTO 5 --
O ocorrido é relatado por Ari Backes, morador próximo de onde a aeronave fez pouso, em sua página no Facebook, em postagem de 17 de agosto de 2020:
"O DIA EM QUE A GOLONDRINA PAROU".
Um bela dia ensolorado, época de uma longa estiagem, meia tarde do dia 17 de agosto de 1978, quando de repente 1 vôo rasante de uma aeronave sobrevoou a comunidade por alguns instantes, a população ficou apreensiva, meio cabreira, alguns premeditaram que houvesse um entrevero na Hidrelétrica Itaipu, pois a mesma estava em construção e havia muitas divergências com a formação do lago, sepultava as Sete Quedas de Guaíra, considerada entre as Sete Maravilhas do Planeta.
Não demorou o monomotor Cessna aterrisou na Rodovia PR 495, formando uma enorme nuvem de poeira, na época sem pavimentação, taxiou até o acesso da estrada vicinal da Linha Golondrina, foi um estalo aglomerou uma multidão de curiosos. No entanto, a aeronave com 4 passageiros a bordo, apenas aguardava o momento oportuno para realizar um pouso de emergência, decorrente de uma pane seca. Rebocamos o avião de trator até a nossa propriedade por medida de segurança. No dia seguinte auxiliamos na busca de combustível no aeroporto de Marechal¹ e logo após o registro da foto, avião decolou rumo a cidade de origem, Londrina - PR
¹ Aeroporto Municipal Rubem Berta, da cidade de Marechal Cândido Rondon (nota do pesquisador).
___________________________________
1986 — (A dia pode ser anterior ou posterior — documento não define data). Ocorre no final da tarde a invasão do prédio da Faculdade de Ciências Humanas de Marechal Cândido Rondon (FACIMAR) por um grupo de aproximadamente 30 ciganos.
Sobre o episódio a faculdade emite a seguinte:
"Ciganos invadem a Faculdade
Na tarde de ontem, por volta de 18 horas e 30 minutos, um grupo de aproximadamente de 30 pessoas, na maioria crianças, vindas em dois carros, invadiu o prédio da Faculdade de Ciências Humanas de Marechal Cândido Rondon.
Estas pessoas, aparentemente ciganos, pediram para pousar no prédio, alegando que um integrante do grupo estaria passando mal.
Elementos ligados à Faculdade, não acreditando muita na estória, pediram que eles se retirassem do local, pois se tratava de uma escola, e que aulas seriam realizadas ali algumas horas depois.
O grupo foi informado também, que em nossa cidade existem instituições que fornecem abrigo e alimentação para carentes, como por exemplo o Centro Social Urbano.
Mesmo assim, o grupo liderado por um elemento mal encarado, e sem um dos braços, negava-se terminantemente a deixar o local.
Um dos elementos inclusive deitou-se no chão, gemendo, afirmando que passando mal e estava prestes a morrer.
Aí uma professora da Faculdade, sugeriu que fosse chamado um médico para atender o doente, mas o grupo não aceitou, dizendo que não sairiam dali e que ninguém tocaria no doente.
Não vendo outra saída, a professora telefonou para a polícia, solicitando a presença deles na Faculdade.
Logo que foram informados da vinda da polícia, os ciganos começaram a se retirar em seus carros, inclusive um deles sendo dirigido pelo suposto doente, que momento antes dizia estar prestes a morrer.
Os policiais ao chegarem ao local, já o encontraram desocupado, mas alertaram os responsáveis pela faculdade, para tomar cuidado, pois este grupo poderia voltar, inclusive existindo a suspeita, de que não seriam ciganos, mas sim sem-terras tentando encontrar um local para acampar em nossa cidade.
Até o momento, no entanto, não foi possível apurar a origem do grupo, e nem tão pouco para onde foram (Rádio Difusora Rondon AM. Panorama. Marechal Cândido Rondon: vol. 005, ed. 16.08.1989, vol. 137. Programa de Rádio).
___________________________________
1987 — Chega no Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu o intercambiário do Rotary Club Internacional, o estadunidense Christopher Lee, para permanecer por 12 meses na cidade de Marechal Cândido Rondon (PR).
O jovem é recepcionado por uma comitiva de rotários rondonenses no citado aeródromo; e depois em evento festivo especial na cidade de Marechal Cândido Rondon (O PARANÁ. Mal. C. Rondon Especial. Cascavel: Editora OPR S/C Ltda., ed. 20.08.1987: 5 e ed. 27 de agosto de 1987, p. 10). -- FOTO 6 --
___________________________________
1989 — A Associação Comercial e Industrial (agora Empresarial) de Marechal Cândido Rondon (ACIMACAR) realiza assembleia geral ordinária para eleição e posse da nova diretoria da entidade. O evento assemblear acontece no Clube Concórdia.
São eleitos e tomam posse: Presidente, Itamar Dall'agonol; vice presidente, Victor Giacobbo; secretário, Miguel Fernandes Reichert; tesoureiro, Cesar Luiz Scherer; vogais: Vivian Helena Follmann, Deoclides da Silva, Valdemar Notter, Ulrich Siegel e Valter Vanzella. Conselho fiscal, efetivos: Ledi Lamb Winter, Nilson Anklan e Adevilson Gonçalves.
Após a posse acontece jantar de confraternização, com a presença de Jorge A. Weber, presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) e superintendente do Sesi.
Na oportunidade, o dirigente anuncia a instalação de uma unidade do SESI em Marechal Cândido Rondon (LIMA, Luiz Ari. Panorama. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora do Paraná AM, vol. 023, cad. julho e agosto de 1989, fls. 220 e 223).
___________________________________
1991 — A Câmara Junior de Marechal Cândido Rondon, hoje (2022) JCI Marechal Cândido Rondon, lança a pedra fundamental de construção de sua sede própria (nota do pesquisador). -- FOTO 7 --
___________________________________
2006 — Falece a pioneira rondonense Tereza (nascida Grohmann) Römer, esposa de Ludwig Frederico Römer e mãe de Norma, Holdi, Irma, Vilma e Selma. Seu corpo é sepultado no cemitério público de distrito rondonense de Bom Jardim.
A pioneira chegou à então General Rondon com o esposo e os filhos Norma, Irma e Holdi, procedente de Marcelino Ramos (RS) em 20 de fevereiro de 1959.
Na mesma mudança, vieram os sogros Fridolina (nascida Appel) e Fritz Friedrich Römer e os cunhados e cunhadas Siegfried, Verner, Valter, Emilia e Olinda. Depois de morar um ano na atual sede distrital de Iguiporã, em frente a atual igreja da comunidade evangélica, a família foi morar no interior da atual sede de Bom Jardim, em terras de sua propriedade (informações de Selma Römer Krack). -- FOTO 8 --
___________________________________
2013 — É ordenado padre diocesano, Marcelo Ribeiro da Silva, na Catedral de Toledo (PR), pelo bispo D. João Carlos Seneme. Após a ordenação assume como vigário paroquial da Matriza Católica Sagrado Coração de Jesus, de Marechal Cândido Rondon (PR). Permanece no cargo até final de 2024.
É natural de Formosa do Oeste. Filho d do casal Lucindo e Aurea de Souza Ribeiro. -- FOTO 9 --
___________________________________
2017 — A equipe do Colégio Frentino Sackser/Crescendo com o Basquete, representante de Marechal Cândido Rondon, na fase final dos Jogos Escolares do Paraná, fica com título de vice-campeão do certame, ao ser derrotado pelo Colégio Estadual Jardim Europa, de Toledo, por 27 X12 .
A equipe feminina classifica-se em terceiro lugar na competição final (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 18 de agsoto de 2017, p. 37). -- FOTO 10 --
___________________________________
2018 — Em matéria de duas páginas, o jornal O Presente aborda a estiagem que marca o inverno 2018 na região da comarca de Marechal Cândido Rondon, considerado o mais seco dos últimos 18 anos (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 17 de agosto de 2018, p. 18 e 19).
___________________________________
2018 — Acontece na sede municipal de Mercedes (PR), o lançamento solene da agenda programática de eventos alusiva às comemorações dos 26º aniversário de criação do município. As comemorações acontecem nos dias 07, 08 e 09 de setembro (nota do pesquisador). -- FOTO 11 --
___________________________________
2018 — Com o tema "Bicicleta: saúde, bem-estar e qualidade de vida", a Associação Rondonense de Ciclismo (ARC) lança oficialmente, no auditório do SESC, a 2ª Semana do Ciclista de Marechal Cândido Rondon, agendada para a semana, de 15 a 22 de setembro de 201 (nota do pesquisador). -- FOTO 12 --
___________________________________
2018 — O final de tarde em Marechal Cândido Rondon é marcado por um exuberante pôr de sol, provocado pela difração¹ da luz dos raios solares nas nuvens, tipo nimbostratus, com precipitações pluviométricas pontuais.
O atrativo fenômeno é fotografado por vários moradores de Marechal Cândido Rondon e cujas imagens podem ser vistas na seção "Galeria" (clique aqui) deste portal. Os autores das fotografias estão identificados junto aos cromos (nota do pesquisador). -- FOTO 13 --
¹ A difração da luz do Sol ou da Lua ocorre quando a luz é desviada em volta das partículas atmonsférias quando as atravessam. A luz difratada pode provocar bandas claras, escuras ou coloridas nas nuvens.
___________________________________
2019 — É fundado em assembleia festiva, na cidade de Marechal Cândido Rondon (PR), Lions Clube Aliança (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 20 de agosto de2019, p. 16 e 17). -- FOTOS 14 e 15 --
___________________________________
2019 — O diretor-presidente e o diretor-executivo da Sicredi Aliança PR/SP, com sede central em Marechal Cândido Rondon, Adolfo Rudolfo Freitag e Fernando Barros Fenner, respectivamente, se encontram com o presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, na Festa do Peão de Boiadeiro, em Barretos, SP (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 23 de agosto de 2019, p. 22). -- FOTO 16 --
___________________________________
2020 — Falece na cidade de Campo Grande (MS), o rondonense Adaídes Schons¹ popular "Neco", aos 60 anos, vítima de complicações decorrentes do acometimento de COVID-19.
Residia na cidade de Sonora (MS), onde era gerente da empresa Agroeste, antes de mudar-se para o Mato Grosso do Sul. Anteriormnente Adaídes foi funcionário da Copagril e da filial Iguiporã da Agrícola Horizonte.
Seu corpo é sepultado no cemitério público do distrito rondonense de Iguiporã (nota do pesquisador). -- FOTO 17 --
¹ É filho do casal Lúcia (nascida Grünewald) e Egon Schons, pioneiro do distrito rondonense de Iguiporã (nota do pesquisador).
___________________________________
2020 — Começa funcionar em novas instalações a Activa Corretora de Imóveis, de propriedade Roberto Afonso Thomé, na cidade de Marechal Cândido Rondon, à Avenida Rio Grande do Sul, 455.
Por aproximadamennte duas décadas, a empresa funcionou na esquina do encontro das Avenidas Maripá e Rio Grande do Sul¹ (nota do pesquisador). -- FOTOS 18 e 19 --
¹ O antigo prédio foi demolido e uma nova construção realizada, onde foi instalada em 2021, uma filial da rede de Farmácias São João. A organização empresarial é de propriedade de Pedro Henrique Brair. Ele adquiriu sua primeira farmácia em 1982, na cidade de Campo Novo (RS) (id.).
___________________________________
2021 — Por causa das restrições sanitárias para enfrentamento da pandemia da COVID 19, que determina a não aglomeração pública, a Comissão Central Organizadora (CCO) do Prêmio Marechal Rondon¹, decide pela não realização do evento no transcorrer deste ano.
No ano anterior a CCO já tinha decidido pelo cancelamento do evento (nota do pesquisador).
¹Realizado há 23 anos, o Prêmio Marechal Rondon homenageia empresas e pessoas que se destacaram em sua área de atuação no decorrer do ano. O prêmio é entregue com base no resultado de pesquisas realizadas entre os próprios empresários e também na comunidade rondonense.
Esta é a comenda de maior expressão do município, tendo como princípio a busca por resultados que transpareçam a opinião da população rondonense com confiança e credibilidade.
____________________________________
2022 — É instalada a última aduela, de 5,78 m, para fechar o vão livre de 470m da Ponte da Integração, a segunda ponte que une Brasil e Paraguai, na cidade de Foz do Iguaçu.
As obras da construção da ponte começaram em 2019 (GDia). -- FOTO 20 --
Ver vídeo, clique aqui.
_______________________________________
2022 — Falece na cidade de Porto Alegre o narrador esportivo gaúcho Armindo Antônio Ranzolin¹, aos 84 anos, em decorrência da doença do Alzheimer.
Por 22 anos é o expoente das transmissões esportivas da Rádio Gaúcha, com destaque para o futebol (GauchaZH). -- FOTO 21 --
¹ Tinha grande compatibilidade com público rondonense e do Oeste Paranaense por suas transmissões dos clássicos grenais (nota do pesquisador).
___________________________________
2022 — A quarta-feira é de tempo na cidade de Marechal Cândido Rondon e no Oeste do Paraná. Nebulosidade esparsa tipo cirrus. Temperaturas entre 22 e 30 graus. Ventos do quadrante Nordeste, moderados, persistentes durante o dia (nota do pesquisador) .
___________________________________
2023 — É quinta-feira. A manhã começa com temperatura de 20 graus, com sensação térmica de 18. A máxima do dia atinge 31 graus, com sensação térmica de 32 (temperaturas aferidas via aplicativo digital AccuWeather). Ventos do quadrante Nordeste, fracos, persistentes durante o dia. Sem presença de nebulosidade, exceto ao final da tarde que teve formação esporádias de nuvens tipo stratocumulus (nota do pesquisador). -- FOTO 22 --
__________________________________
2024 — É sábado. O amanhecer na cidade de Marechal Cândido Rondon têm temperatura de 20 graus. Ventos do quadrante Nordeste, brisa, persistentes durante o dia. Céu sem nebulosidade. Registra-se densa presença de fumaça nos períodos matutino e vespertino.
Sobre as condições do tempo no Estado do Paraná, nesta data, o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (SIMEPAR) emitiu duas notas informativas:
" Instabilidade bem ao sul do Brasil, na altura do Rio Grande do Sul, com algumas chuvas isoladas na região. No Paraná, poucas nuvens no céu, enquanto o ar se mantém mais aquecido e as temperaturas em média mais elevadas". Palavra do metereologista Fernando Mendonça Mendes, às 01:30 horas.
" Neste sábado, a presença de uma massa de ar quente e seco sobre o estado, mantém o tempo estável nas diversas regiões. Apenas no litoral, ainda há a presença de nuvens, mas o sol aparece em alguns momentos deixando as temperaturas agradáveis. Nas demais regiões, a tarde será com temperaturas elevadas, com os termômetros superando os 30 ºC em diversas regiões".
Por volta da 17 horas, um avião da empresa espanhola Iberia cruza o espaço aéreo da cidade de Marechal Cândido Rondon, em seu destino final na cidade de Buenos Aires, Argentina, procedente de Madrid.
A temperatura máxima do dia alcança os 33° Celsius (temperaturas aferidas via aplicativo digital AccuWeather (nota do pesquisador). -- FOTOS 23 e 24 --
___________________________________
2024 — Falece na capital paulista, o comunicador Sílvio Santos (nascido Senor Abravanel), aos 93 anos, vítima de complicações de uma broncopneunomia, após infecção H1N1.
Vinha de uma carreira como maior expoente do entretenimento televiso brasileiro. -- FOTO 25 --
_____________________________________
2024 — O professor doutor Tarcísio H. Vanderlinde, do Curso de Geografia do campus de Marechal Cândido Rondon da Unioeste, publica em sua página no Facebool, o texto adiante:
APESAR DA NOSSA FALTA DE JEITO
Muitas das nossas maiores decepções resultam de expectativas não cumpridas.
É justo acreditar que ninguém é habilidoso demais para a vida.
Todos somos propensos a cometer erros em um grau ou outro.
Ninguém está pronto para se casar, mas, se as pessoas retardarem o casamento até que estejam prontas, poderão perder muitas das alegrias da vida.
Por outro lado, se as pessoas esperarem para ter filhos apenas quando se sentirem prontas, poderão passar a vida sem ver a geração seguinte.
Não é raro perceber que uma pessoa, ao tentar algum novo empreendimento, se pareça desajeitada.
A verdade é que se alguém não se sente desajeitado em nenhuma parte da vida, é provável que também não esteja crescendo.
Talvez se consiga fazer pouca coisa se esperar para que os motivos para realizar algo sejam perfeitos.
Em algum nível, todos os atos humanos são uma espécie de gafe.
E é nesse ponto que o amor de Deus se torna tão significativo, pois ele não é dado em virtude do mérito humano, nem pode ser diminuído pelos nossos fracassos.
O amor de Deus é sempre dado APESAR DA NOSSA FALTA DE JEITO, à luz de nossa incapacidade.
Na verdade, ele nos ama apesar do nosso pecado.
E é em seu amor que aqueles que tropeçam, em sua peregrinação na vida, encontram incentivo para se levantar depois de um tombo e seguir em frente.
(Adaptado da obra “O pensamento vivo de C. S. Lewis: uma jornada espiritual pela obra do autor de As crônicas de Nárnia”). -- FOTO 26 --
COMENTÁRIOS