1954 — Chega de mudança a então vila de General Rondon, o casal Olinda (nascida Dahmann) e Jorge Frederico Alexandre Koehler (...)
1920 — Em atenção "as difficuldades de vida e fiscalisação (...)", o Governo do Paraná via Decreto nº 947, decreta que os servidores da Coletoria Estadual de Foz do Iguaçu, além de seus vencimentos percebam "a gratificação de 20% (vinte por cento) sobre a renda bruta da mesma Collectoria, dividida proporcionalmente aos vencimentos de cada funcionario quais ficarão sem direito a percepção de outras quaesquer porcentagens" (Diário Oficial. Curitiba: anno VII, nº 3164, ed. 21 de agosto de 1920, p. 1). -- FOTO 3 --
____________________________________
1953 — Autoridades e lideranças de Toledo e Cascavel (PR) encaminham pedido ao Governo do Estado solicitando a criação de comarcas¹ em ambas as cidades.
A reivindicação foi concretizada nos festejos do 1º aniversário de emancipação político-administrativa dos dois municípios (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo — Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009, p. 182).
¹ Antes as duas cidades pertenciam à Comarca de Foz do Iguaçu (nota do pesquisador).
___________________________________
1954 — Chega de mudançã à então vila de General Rondon, o casal Olinda (nascida Dahmann) e Jorge Frederico Alexandre Koehler, na companhia dos filhos¹ Norma, Anila, Hugo, Erna, Ilse e Ivone, procedente de Piratuba (SC).
O casal se instalou na propriedade adquirida (uma chácara) localizada na Sanga Borboleta, hoje dentro do perímetro urbano da cidade de Marechal Cândido Rondon.
Por seu pioneirismo, Jorge Frederico Alexandre Koehler foi homenageado pelo Poder Público de Marechal Cândido Rondon com nome de rua no Loteamento Fukita (colaborou Norma Koehler Livi e Nilson Hachmann). -- FOTOS 1 e 2 --
¹ Norma c.c. Alberto Livi; Anila c.c. Ervino Zastrow; Hugo c.c. Herta Zastrow; Otmar c.c. Gerda Roesler; Erna c.c. Erno Hachmann; Ilse c.c. Alípio Lettnin e Ivoni c.c. Orlando Laske.
___________________________________
1960 — Acontece nos Estados Unidos o lançamento da pílula anticoncepcional. O que significou uma verdadeira revolução nos hábitos sexuais, principalmente no mundo ocidental (nota do pesquisador).
___________________________________
1963 — Chega ao Oeste do Paraná uma comissão de diretores¹ da Sadia Concórdia S.A. e mantem contatos com autoridades municipais e empresários com o propósito de instalar um frigorífico na região (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo — Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009, p. 182).
¹ A comissão também esteve em Marechal Cândido Rondon fazendo contatos com o prefeito municipal e empresários. No entanto, não encontrou grande receptividade à ideia de instalar uma unidade local de abate de suínos. A instalação de uma filial da Sadia, por aqui, contrariava interesses de um grupo de empresários locais, abonados, que vinha alimentando o sonho de construir um frigorífico por conta própria. O que, de fato, aconteceu meses depois. No entanto, o frigorífico nunca ganhou grande relevância e, por uma série de desdobramentos adminstrativos e transferência majoritária de ações para outros grupos empresariais, deixou de funcionar. Atualmente (25.07.2018), as instalações e terrenos são de propriedade da Coatol, ligada ao Grupo Sperafico, da cidade de Toledo (PR).
___________________________________
1967 — Toma posse o novo delegado de polícia da Delegacia de Polícia de Mal. Cândido Rondon, o capitão Adélio Mouzinho de Oliveira (nota do pesquisador).
___________________________________
1972 — Acontece na Câmara Municipal de Marechal Cândido Rondon, a transmissão de cargo de prefeito municipal de Marechal Cândido Rondon, do senhor Dealmo Selmiro Poersch para o senhor Almiro Bauermann (nota do pesquisador). -- FOTOS 4, 5, 6, 7 e 8 --
___________________________________
1976 — A então Casa Rieger é nomeada pelo Chevrolet do Brasil como sua concessionária na cidade de Marechal Cândido Rondon. Anos depois a empresa deixa de ser a representante da montadora, e a revenda passa para a empresa Interlagos Veículos (nota do pesquisador).
___________________________________
1987 — Começa na cidade de Toledo (PR) e vai até o dia 21, o 1º Encontro Nacional de Manejo Integrado de Solos e Águas em Microbacias Hidrográficas. O evento foi realizado no auditório do Colégio La Salle (O Paraná. Cascavel: ed. 20 de agosto de 1987, p. 6).
___________________________________
1988 — É fundada a Associação Regional de Engenheiros de Marechal Cândido Rondon. É eleito primeiro presidente da entidade, o engenheiro-civil Vitor Giacobbo, período 1988/1990 (O Presente. Marechal Cândido Rondon: cad. 1960 - 2010. Edição Especial, p. 44). -- FOTO 9 --
___________________________________
1989 — É fundada a empresa Romagril (Romagril Máquinas Agrícolas) pelo casal Noemia¹ e Paulo Rempel², com sede à Avenida Rio Grande do Sul - 5080, em Marechal Cândido Rondon (PR).
Até abrir a própria empresa, Paulo Rempel vinha como vendedor de tratores e implementos agrícolas da empresa Giombelli, da cidade de Palotina.
Em relato do empresário, ele comenta que as dificuldades vividas com a empresa nos meses iniciais foram muito difíceis, precipitando não poucas vezes ideias e vontades de fechar o empreendimento e retornar à lide de vendedor. Todavia, a solidariedade e o encorajamento de amigos retemperavam a esperança e o sentimento de vencer. De efeito, isso foi determinante para superar as agruras.
No começo a empresa atuava na mecânica de tratores, colheitadeiras, caminhões e carros, em instalações muito modestas e precárias, sem a possibilidade de ter um pequeno espaço para um escritório. Somente um ano após, quando houve a possibilidade de ampliar e melhorar um pouco as instalações, é que foi possível instalar um precário escritório. O que foi algo top para o casal de empresários: a empresa já tinha um escritório.
A terceira ampliação da estrutura física da empresa foi iniciada em meados do segundo semestre de 2002, com nova fachada e espaços com mais praticidade, conforto e um novo escritório, em substituição ao velho espaço que foi usado por mais de uma década para a função. A inauguração da revitalização se deu em 31 de janeiro de 2003.
Com a demanda por novas ampliações e adequações para atender a conjuntura de mercado do setor, em 2011, o casal de empresários voltou a investir em adaptações e revitalizações, modernizando a funcionalidade da loja, oficinas e espaços administrativos, com as quais segue até hoje .
Consolidada fortemente na área comercial e de assistência técnica ao longo de mais de três décadas, com sucessiva expansão de sua carteira de clientes e negócios, pôde a empresa recentemente abrir uma filial na cidade de Toledo (PR), em março de 2019.
Hoje (18.08.2020) a Romagril tem em seu portfólio de produtos a representação regional das marcas HUSQUARNA, MXF (motos e quadricicolos), CFMOTO (quadricicolo) e KÄRCHER (lavadoras). No agronegócio, os tratares LS TRACTOR 4x4; e desensiladeiras HARAMAQ e KLR IMPLEMENTOS e NETZ.
Em 2011, a empresa Romagril por seu destaque alcançado em Marechal Cândido Rondon e região recebe o Prêmio Marechal, com MÉRITO EMPRESARIAL.
Por seu empreendedorismo, tenacidade, superação e crescimento de sua empresa, o empresário Paulo Rempel é agraciado como Troféu "Guerreiro do Comércio 2015", da Fecomércio-PR, em concorrida solenidade, em Curitiba, no dia 24 de julho de 2015 (colaborou o empresário) -- FOTOS 10, 11 e 12 -
¹ É filha do casal Saly (nascida Züge) e Ermindo Matthes que chegou de mudança ao distrito rondonense de Bom Jardim em 1965, procedente de Três Passos (RS).
² É filho do casal Maria Valéria (nascida Henz) e Oscar Rempel que migrou para Quatro Pontes com os filhos pequenos, em 1959, procedente de Santo Cristo (RS). Em 1961, a família mudou-se para o distrito rondonense de Porto Mendes.
Antes de ser vendedor de tratores e máquinas agrícolas, Paulo Rempel foi agricultor e professor primário no município de Marechal Cândido Rondon.
Ver galeria de imagens, clique aqui.
___________________________________
1989 — Acontece (sexta-feira à noite) a abertura da 8ª Convenção Estadual¹ de Câmaras Junior do Paraná, no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon. O encontro segue até o domingo. O coordenador da organização do evento é do rondonense Harto Viteck.
Durante o evento é eleita a nova diretoria da entidade estadual, com Rubens Camargo, de Pato Branco, na presidência, e Harto Viteck, como vice-presidente (LIMA, Luiz Ari. Panorama. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora do Paraná AM, vol. 023, cad. julho e agosto de 1989, fls. 201, 226, 231 e 238).
___________________________________
1994 — Informação do Tribunal Regional Eleitoral detalha que o Paraná terá 206 zonas eleitorais para as próximas eleições para atender os 370 municípios paranaenses.
O mesmo Tribunal informa que o colégio eleitoral de Marechal Cândido Rondon é de 27.573 eleitores, Quatro Pontes com 2.749 votantes, Entre Rios do Oeste com 2.488 sufragiantes, Pato Bragado com 3.283 eleitores e Mercedes com 3.578 votantes. E que a 121ª Zona Eleitoral da comarca de Marechal Cândido Rondon soma 39.671 eleitores ( Rádio Difusora do Paraná. Panorama. Marechal Cândido Rondon: vol. 052, cad. julho a agosto 1994, ed. 18.8.1994, p. 395. Programa de Rádio).
___________________________________
2008 — É celebrado o primeiro "Dia Nacional do Campo Limpo", por iniciativa do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV).
O objetivo do dia é reconhecer a participação dos diferentes agentes da logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas no Brasil, como agricultores, canais de revenda, cooperativas, indústria fabricante e poder público. O dia também é uma oportunidade para conscientizar e educar a sociedade sobre sustentabilidade e para alertar para a importância do desenvolvimento sustentável.
___________________________________
2012 — Acontece na cidade de Assis Chateaubriand (PR), a ordenação sacerdotal de André Boffo Mendes, que pouco tempo depois assume o vicariato da Paróquia Maria Mãe da Igreja, do Bairro Botafogo, na cidade de Marechal Cândido Rondon (nota do pesquisador). -- FOTO 13 --
___________________________________
2014 — Assume as funções de diretor do Colégio Luterano Rui Barbosa e da Faculdade Luterana Rui Barbosa (FALURB), de Marechal Cândido Rondon, o pastor Emerson Zielke. -- FOTO 14 --
O religioso permanece no cargo até o final de 2017, em sua subsituição assue o pastor Carlos Krache.
A faculdade anos depois é extinta e seu acervo passa para o Isepe-Rondon (nota do pesquisador).
___________________________________
2015 — Em assembleia geral extraordinária, os associados da ACIMACAR decidem pela venda da atual sede da entidade, à Rua Sergipe, em razão da construção da nova unidade administrativa, à Avenida Rio Grande do Sul (O Presente. Marechal Cândido Rondon: edição 4436)
___________________________________
2016 — Acontece na cidade de Apucarana a final de basquete masculino categoria A (15 a 17 anos), da 63º Jogos Escolares do Paraná (JEPs), com a equipe do Colégio Rui Barbosa/Aroba/Marechal Cândido Rondon sagrando-se campeã da modalidade (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 19 de agsoto de 2016, p. 29).
___________________________________
2017 — O jornal rondonense O Presente noticia que o escritor rondonense Mateus Herpich acaba de lançar mais um livro, agora intitulado: "A Sociedade dos Corvos", pela Editora Coerência, da capital paulista (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 18 de agsoto de 2017, p. 21). -- FOTO 15 --
___________________________________
2017 — Casam-se os jovens rondonenses Carlini Kemper e Fernando Alflen na Igreja Matriz Católica Sagrado Coração de Jesus, em celebração oficiada pelo padre Solano Tambosi. Ela, filha do casal Lúcia Catarina Kemper e Mario Leo Schiller, nascida na República do Paraguai por isso tem o sobrenome da mãe. Ele, filho de Alice Salete (nascida Gallas) e Paulo Alflen (nota do pesquisador). -- FOTO 16 --
___________________________________
2017 — A atleta rondonense Larissa Besen, natural do distrito rondonense de Margarida, da equipe do Colégio Evangélico Martin Luther, é esclada como titular da Seleção Brasileira no jogo, à noite, contra a Bielorússia, pelo Campeonato Mundial de Vôlei Sub 18, na Argentina (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed.18 de agsoto de 2017, p. 34). -- FOTO 17 --
___________________________________
2017 — Acontece no Clube Concórdia, a partir das 19h e30 m, palestra com João Antonio Lapolli, especialista em Agronegócios do Centro Administrativo da SICREDI, de Porto Alegre.
O evento é promovido pela SICREDI Aliança PR/SP, de Marechal Cândido Rondon (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 18 de agosto de 2017, p. 30). -- FOTO 18 --
___________________________________
2017 — O Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron), com sede em Marechal Cândido Rondon, começa operacionalizar uma nova modalidade de policiamento ostensivo com motocicletas (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 18 de agsoto de 2017, p. 39).
___________________________________
2017 — Durante o 3º Encontro de Vereadores, na cidade de Foz do Iguaçu, o vereador rondonense Pedro Rauber é homenageado pela Associação de Câmaras e Vereadores do Oeste do Paraná (ACAMOP) com o título de "Cidadão Orgulho Paranaense". -- FOTO 19 --
___________________________________
2019 — O incêndio que começou há duas semanas no Parque Nacional da Ilha Grande, acima da cidade Guaíra (PR), no dia anterior de sexta-feira, já tinha consumido cerca de 35 mil hectares do conjunto de 76 mil ha que compõe o parque.
A fumaça da queimada se espalha pelo Oeste do Paraná, Mato Grosso do Sul e o Leste da República do Paraguai, a ponto de obscurecer o brilho do sol.
A obscuridade mais acentuada na cidade Marechal Cândido Rondon, devido a fumaça, se dá na tarde deste domingo, com os ventos soprando da direção noroeste a sudoeste. -- FOTOS 20 e 21 --
___________________________________
2020 — Em virtude da pandemia do coronavírus, o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), da Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (ACIMACAR), registra a redução de 17,85% nas consultas do órgão, entre janeiro e junho de 2020, em comparação ao mesmo período do ano passado.
A inadimplência, comparada entre os dois semestres, aponta um recuo de aproximadamente 38,15% no município. As reduções averiguadas são resultados das restrições da abertura do comércio determinadas pelo Poder Público, maior controle das pessoas com seus gastos e auxílio emergencial do Governo Federal para com os brasileiros sem garantia de ganhos, em função da doença virótica (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 18 de agosto de 2020, p. 20 e 21). -- FOTO 22 --
___________________________________
2020 — Para facilitar o atendimento aos seus clientes, a Associação Central de Produtores Rurais Ecológicos de Marechal Cândido Rondon (ACEMPRE), adota o modelo de venda virtual, um sistema de entrega em domicílio dos produtos comercializados pela loja física da associação.
A nova modalidade de venda decorre das restrições para não propagação do coronavírus e também para atender a vontade do comprador, que deseja cada vez mais receber os produtos diretamente em sua casa (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 18 de agsoto de 2020, p. 22 e 23)
___________________________________
2020 — A Câmara Municipal de Marechal Cândido Rondon derruba o veto do prefeito municipal Marcio Andrei Rauber, que alegou inconstitucionalidade na matéria legislativa aprovada, de autoria do vereador Josoé Pedralli (MDB), que proibia a cobrança de tarifa mínima de água do consumidor rondonense atendido pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE).
Em função da derrubada do veto, o presidente do Legislativo promulgou em lei a proposição, com o nº 5.189/2020 (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 28 de agsoto de 2020).
Ver mais, clique aqui.
___________________________________
2021 — Iniciadas as obras de pavimentação com pedras poliédricas do trecho final da estrada, na Linha Cinco Cantos, que interliga a sede distrital rondonense de São Roque ao limite com o município de Toledo, ponte sobre o Rio Marrecos, num total de 9.372 m2. Antes, a empresa executora da obra implanta meio-fio nas laterais da pista para sustentação da readequação.
O investimento para execução da obra foi de R$ 355.163,64 (nota do pesqusiador).
__________________________________
2021 — A quarta-feira é de amplitude térmica elevada, entre 21 e 32 graus (atípica para a estação), com umidade que chega a mínima de 20%, sem nebulosidade e continuidade da estiagem severa.
Em função da prolongada seca, que se arrasta por meses, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Marechal Cândido Rondon (SAAE) adota desde o último dia 10 de agosto o racionamento no fornecimento de água na sede municipal (nota do pesquisador). -- FOTOS 23, 24, 25 e 26 --
___________________________________
2022 — Falece na cidade de Guarantã do Norte (MT), o ex-rondonense, do distrito de Margarida, Agostinho João Hoff, aos 65 anos, em decorrência de Seu corpo é sepultado no cemitério da cidade mato-grossense.
Agostinho era filho do casal rondonense pioneiro Reinilda (nascida Melchiors) e Ari José Hoff, ele ex-vereador da cidade de Marechal Cândido Rondon, pelo distrito de Margarida (nota do pesquisador). -- FOTO 27 --
___________________________________
2022 — O Parque das Águas, considerado um dos cartões postais de Pato Bragado, passa a contar com três chafarizes que projetam luzes coloridas à noite, sendo dois no lago maior e o terceiro no lago menor.
Cada chafariz conta com bicos vulcano/canhão, sendo um com sistema de articulação para formação de efeito d'água vertical a 10 metros de altura e outros seis em parábola de cinco metros. São 18 projetores de luz subaquáticos, com 7 cores, tipo led de 12 Watts - 12 Volts e, além de embelezar, também têm a finalidade de promover a aeração da água, aumentando a oxigenação para os peixes (nota do pesquisador). -- FOTO 28 --
___________________________________
2022 — Estudantes de sete escolas da rede municipal de ensino e de dois colégios da rede privada, num total de 335 alunos, recebem os certificados de formatura do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência). O evento se dá no Auditório Ecos da Liberdade, em Marechal Cândido Rondon (PR).
Os alunos concludentes do Programa são das escolas municipais Ana Paula, Antônio Rockenbach, Bento Munhoz da Rocha Neto, Criança Feliz, Costa e Silva, Érico Veríssimo e São Roque, e dos Colégios Cristo Rei e Martin Luther.
A frente de honra da solenidade esteve constituída pelo prefeito Marcio Andrei Rauber; secretários de Educação, Fernando Volpato, e de Mobilidade, coronel Welyngton Alves da Rosa; comandante da 2ª Companhia da Polícia Militar, capitão Daniel Zambon; comandante da 2ª Companhia do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária, capitão José Antônio da Silveira Júnior; instrutora do Proerd, policial militar Joselaine Oliveira; comandante do Corpo de Bombeiros, capitão Guilherme Rodrigues de Lima; representante da Polícia Civil; vereador Soldado Sauer, representando a Câmara Municipal; presidente do Conseg (Conselho de Segurança), Victor Morel; demais autoridades e lideranças (nota do pesquisador). -- FOTO 29 --
____________________________
2022 — Começa e vai até o dia 21, o 1º Encontro da Família Stacke, na sede distrital rondonense de Porto Mendes (nota do pesquisador). -- FOTO 30 --
___________________________________
2022 — Falece a pioneira rondonense Thereza (nascida Sauer) Zmyslony, aos 89 anos, moradora no interior da Vila de Curvado. Seu corpo é sepultado no cemitério local (nota do pesquisador).
Saber mais, clique aqui.
___________________________________
2022 — A quinta-feira é de céu encoberto, no período matutino, na cidade de Marechal Cândido Rondon,. com precipitações leves e intermitentes; e abertura lenta após meio dia, com permanência de nebulosidade esparsa tipo cirrus. Ventos do quadrante Sul durante o período vespertino, frios, indicativo da aproximação de uma massa polar. Temperaturas entre 13 e 17 graus (nota do pesquisador).
___________________________________
2023 — Laura Catuzzo, da cidade de Toledo (PR), é eleita Miss Globo 2023, entre as 26 candidatas ao título, em evento que aconteceu no Teatro Sesi Central Park, na Capital Federal. Dias antes, Laura tinha conquistado o título de Miss Paraná Globo 2023. -- FOTO 31 --
_________________________________
2023 — O professor universitário rondonense Tarcísio H. Vanderlinde, da Unioeste — campus de Marechal Cândido Rondon (PR), tem publicado no jornal rondonense digital "O Presente", o seguinte texto em sua coluna semanal:
NO ENIGMÁTICO VALE DE BACA
As condições naturais da Terra Santa costumam incitar conexões espirituais. A geografia matiza as narrativas bíblicas. Não é incomum se deparar com pessoas que estiveram na Terra Santa admitirem a relação mística entre fé e geografia.
As referências ao “enigmático” Vale de Baca mencionado no salmo 84 podem ser consideradas exemplares neste sentido. Baca é expressão que pode ser entendida como "choro" em tradução aceitável do hebraico.
Não se sabe ao certo onde ficava o vale. É provável que a expressão há tempo utilizada seja apenas simbólica. O contexto nos leva a crer, que o vale, pode materializar a condição real vivenciada nas andanças dos peregrinos que se dirigiam a Jerusalém, com intuito de adorar a Deus no templo e participar das festas religiosas.
Já ao final da jornada, perto de Jerusalém, poderiam aparecer desafios imprevistos aos peregrinos quando estivessem atravessando o caminho pedregoso que ligava a cidade de Jericó à Jerusalém, por exemplo. Era uma escalada cansativa, além de ficar exposto às feras e salteadores.
Ao contar a parábola do “Bom Samaritano”, Jesus utilizou como recurso didático, o perigoso percurso pelo Deserto da Judeia que ligava as duas cidades para contar uma história que se eternizou e alcançou o mundo.
O episódio envolvia um ato de amor e compaixão realizado por um viajante samaritano ao encontrar uma pessoa gravemente ferida por assaltantes a beira do caminho.
O Vale de Baca, de incerta localização, espécie de encruzilhada no limiar da chegada, fala da precária condição humana ao passar por situações dramáticas. Alguém com muita propriedade afirmou que o Vale de Baca representa o lugar da impossibilidade humana e da providência divina.
Dependendo da versão, o vale pode aparecer como Vale das Lamentações ou Vale das Lágrimas. É oportuno observar como as expressões relacionadas ao sofrimento podem se conectar ainda com uma terceira que aparece em algumas traduções para se referir ao mesmo lugar:
Trata-se do “Vale das Balsameiras,” lugar que, apesar dos desafios, continham árvores salvadoras. No lugar do “choro” aparecem as “balsameiras” a exalar um aroma vital capaz de trazer conforto e refrigério ao peregrino.
Parte do salmo, diz que “quando eles (os peregrinos) passam pelo Vale das Lágrimas, ele fica cheio de fontes de água, e as primeiras chuvas o cobrem de bênçãos. Enquanto vão indo, a força deles vai aumentando; eles verão o Deus dos deuses em Sião”.
Penso que não sem motivos Jesus tenha escolhido metaforicamente o perigoso percurso pelo Deserto da Judeia para contar uma das mais belas histórias de compaixão de todos os tempos: a do bom samaritano. -- FOTO 32 --
COMENTÁRIOS