1923 — Nasce na cidade de Erechim (RS), a pioneira rondonense Margarida (nascidade Schmidt) Feiden (...).
1923 — Nasce na cidade de Erechim (RS), a pioneira rondonense Margarida¹ (nascida Schmidt) Feiden.
"Devido a dificuldades financeiras na juventude, foi trabalhar de empregada doméstica na casa do Dr. Seyboth, médico residente em Piratuba (SC). Com seu bom trabalho, chamou a atenção do patrão que a convidou para fazer o treinamento de atendente de enfermagem no hospital, começando ali a exercer a nova profissão.
Quando o Dr. Seyboth foi convidado pela colonizadora MARIPÁ a transferir seu hospital para a então frente de colonização de General Rondon, Margarida se disponibilizou a acompanhar a equipe do Hospital Filadéllfia.
Em 1955, tendo o registro número 1 no primeiro cartório de General Rondon, se casou com o agricultor e motorista José Roberto Feiden, passando a usar o nome de Margarida Feiden.
Deixou o hospital para voltar a trabalhar na agricultura, numa propriedade na região que depois se tornaria a Linha João Pessoa (região onde hoje está instalado o Posto de Combustível Trovão Azul).
A preocupação com a saúde comunitária continuou presente na vida da família mesmo depois do casamento. Seu marido, José Roberto, capturava cobras que eram enviadas para estudo no Instituto Butantã, em São Paulo e, em agradecimento, recebiam soro antiofídico que ficava a disposição de quem precisasse.
Membro ativo da comunidade, atuou como agente de saúde informal, zelando para que os vizinhos mantivessem as vacinas e o acompanhamento médico das crianças em dia.
Teve ação importante como líder de grupo de mulheres e apoio aos clubes 4 S da ACARPA. Junto com seu marido, é lembrada pela recepção calorosa que oferecia às visitas, pelos churrascos e festas que aconteciam em sua casa e pela constante disposição em ajudar a comunidade. Ofereceu, durante muitos anos, residência para o professor Renaldo May, que lecionava na escola de seus filhos, além de cohabitar com a mãe e as irmãs do marido.
Também era reconhecida como exímia fabricante de queijos coloniais, que tinha um mercado bem disputado, chegando a ministrar cursos para o grupo de mulheres.
O casal teve três filhos: Alberto, Armin e Aldi. Sempre preocupados com a educação, a que tiveram pouco acesso, fizeram os maiores sacrifícios para que as crianças perseverassem e tivessem acesso ao estudo universitário. Os três se formaram em Agronomia, tendo o filho do meio (Armin) concluído também a graduação em Zootecnia. Atualmente, todos têm doutorado. Alberto é pesquisador da Embrapa Pantanal e, por convênio, professor permanente de Pós Graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável da Unioeste, Campus de Marechal Cândido Rondon, desenvolvendo um trabalho com foco na agricultura familiar. Residente de Rondon, Armin é professor de Agronomia e coordenador do Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável na Unioeste. Já em Toledo, Aldi é professor de graduação e Coordenador do Programa de Pós Graduação em Engenharia de Pesca da Unioeste.
Margarida faleceu em 30 de maio de 2006, em consequencia de um AVC, após um internamento de 15 dias em UIT
Teve seis netos: Cristiano, Eduardo e Afonso, filhos de Armin (que vivem nos Países Baixos) e Adriana, Amanda e Karl Josef, filhos de Alberto (colaboração de Alberto Feiden, enviado em 28 de agsoto de 2023). -- FOTO 1 --
¹ "É filha de Alvine Rentz, que nasceu na região de Wolinia, então Rússia, atualmente Ucrânia; e de Ludwig Schimidt, que também nasceu na Rússia, mas não tenho referência de qual região. Os bisavós eram funcionarios do Império Alemão (um era uma especie de zootecnista e outro pastor, mais não sei qual eta o que) trabalhando nas regiões de colonização alemã no Império Rússo. Com a primeira guerra mundial foram expulsos da Rússia, e como não se adaptaram à vida na Alemanha, vieram ao Brasil.
Pelas informações que nós temos é de que o nosso bisavô Renz era pastor e compositor sacro, ele escrevia hinos e orações. Nós tínhamos um livro destes. Ele deve estar com o Armin. Outra informação que nós temos é que os nossos avós vieram crianças e foram direto para o então distrito de Carlos Gomes município de Erechim (RS) (informações passadas pelo primo, Pastor Clari Trage)".
___________________________________
1941 — O governo russo emite um decreto determinando que toda a população de ascendência alemã residente na Rússia, deveria ser deportada para o Cazaquistão e à Sibéria.
Acusados de espiões e agentes nazistas, o exército vermelho começa a repressão contra os alemães. Milhares de pessoas são capturadas e baleadas, especialmente do sexo masculino, arrancadas de suas casas e carregadas como animais em vagões de carga com destino à Ásia Central e à Sibéria, passando pelo Círculo Polar Ártico. Nem os militares (soldados e oficais) do exército russo de etnia alemã são poupados.
Aqueles que se negam ao embarque, simplesmente são fuzilados. Quem chega aos campos de concentração, após semanas ou meses de penosa viagem e maus tratos, são condenados a trabalhos forçados, sob rigorosa vigilância e brutalidades.
A maioria morre de exaustão, por causa, do peso do serviço, castigos cruéis, fome e frio, separados de suas famílias por centenas ou milhares de quilômetros.
Os guardas soviéticos não se importam com a alta taxa de mortalidade entre os trabalhadores escravos. Os mortos eram simplesmente substituídos por novos deportados trazidos em sucessivos comboios, como animais ao abate (El Dia - Online). -- FOTO 2 --
Saber mais, clique aqui.
A tragédia se liga aos milhares de descendentes de russos-alemães que vivem no Brasil, e muitas famílias na região de Marechal Cândido Rondon (nota do pesquisador).
________________________________
1955 — O candidato ao Governo do Paraná Moyses Lupion (1908-1991 ), realiza campanha e comício na cidade de Toledo¹ (PR) (O Dia. Curitiba: Ano XXXI, nº 10.047, ed. 28 de agosto de 1955, p. 16 — Biblioteca Nacional Digital). -- FOTO 3 --
¹ Na época, a atual cidade de Marechal Cândido Rondon era distrito administrativo do citado município; e uma caravana de rondonenses foi prestigiar o comício do candidato ao Governo do Paraná (nota do pesquisador).
____________________________________
1959 — É formada a primeira comunidade católica na atual cidade de Nova Santa Rosa (PR) (COSTA. Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo — Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009, p. 189).
___________________________________
1960 — Acontece a sagração episcopal de D. Armando Círio¹, na Igreja Matriz de Apucarana, sendo sagrante d. Armando Lombardi, então Núncio Apostólico no Brasil (CAPELESSO, Pe. Antônio et alii. Dom Armando Cirio Apóstolo e Missionário do Oeste do Paraná. Cascavel: Coluna do Saber, 2010, p. 51). -- FOTO 4 --
¹ Foi o primeiro bispo da diocese de Toledo (nota do pesquisador).
___________________________________
1971 — O Corinthians Esporte Clube, da sede distrital rondonense de Margarida, inicia a construção de sua sede social, em madeira (nota do pesquisador).
___________________________________
1976 — É inaugurada a filial das então Casas Felipe, construída à esquina da Rua Paraná com a Rua Sete de Setembro, na cidade de Marechal Cândido Rondon (nota do pesquisador). -- FOTO 5 --
___________________________________
1976 — É eleito como novo presidente da Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (ACIMACAR), o empresário Heitor Danilo Brenner. -- FOTO 6 --
__________________________________
1977 — A diretoria e associados do extinto Grêmio Atlético Sampaio, da cidade de Nova Santa Rosa, decidem doar à Prefeitura Municipal local a sua área de 25 mil metros quadrados, reservando uma área de 1.600 m2 para a construção da futura de sua sede social (VIANNA, Dirceu da Cruz. Frente Ampla de Notícias. Marechal Cândido Rondon: vol.nº 37, cad. 28.07.1977 a 10.09.1977, ed. 29.07.1977, p. 15. Programa de Rádio).
__________________________________
1977 — A comunidade católica do distrito rondonense de Entre Rios, agora município de Entre Rios do Oeste, realiza grande festa para auferir recursos para a construção da casa paroquial.
A organização dos festejos é liderada pelo padre José Backes¹ (Rondon Hoje. Marechal Cândido Rondon: ed. 24 a 30 de agosto de 1977, nº 5, p. 9). -- FOTO 7 --
¹ Saber mais, clique aqui (item 1988).
___________________________________
1978 — Pela lei municipal nº 1.297/78, é criada a Fundação Educacional de Marechal Cândido Rondon, entidade mantenedora da Faculdade de Ciências Humanas de Marechal Cândido Rondon (Facimar), anos depois transformada num campus da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo — Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFMGráfica & E ditora GFM, 2009, p. 189).
___________________________________
1978 — A Administração Pública de Marechal Cândido Rondon, do prefeito municipal Verno Scherer, instala por um dia o governo na sede distrital rondonense de Margarida, para atender as demandas e revindicações da população local (Rondon Hoje. Marechal Cândido Rondon: nª 54, ed. 02 a 8 de setembro de 1978, p. 6). -- FOTOS 8 e 9 --
__________________________________________
1986 — O Departamento de Assuntos Comunitários da Prefeitura Municipal de Marechal Cândido Rondon realiza reunião no Clube Aliança (antiga sede, grifo nosso) com os interessados em aderir ao projeto habitacional Mutirão II, na sede municipal (Rádio Difusora AM. Panorama. Marechal Cândido Rondon: vol. 005, ed. 23.08.1989, p. 205; ed. 25.08.1989, p. 227 e ed. 29.08.1989, p. 255. Programa de Rádio).
___________________________________
1988 — Chega em Marechal Cândido Rondon a intercambiária do Rotary Club Internacional, Ursula Carrie Wilkerson, de 16 anos, oriunda cidade de Catskill, no estado de Nova York, para a permanência de um ano (LEDUC, Lincoln. Panorama. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora do Paraná, vol. 017, cad. julho e agosto de 1988, fls. 258. Programa de Rádio).
___________________________________
1990 — O vereador Guido Herpich tem requerimento aprovado pela Câmara Municipal de Marechal Cândido Rondon (PR), pelo qual sugere à Itaipu Binacional a construção de murunduns ao longo da área do reservatório da empresa, como medida repressora à marginalidade que ocorre em virtude de fronteira com o Paraguai (nota do pesquisador).
____________________________________
1994 — Acontece a 3ª Festa do Leitão na Estufa de Vila Nova, município de Toledo (PR), no Clube Grêmio, com a preparação de 62 leitões.Em evento dias antes, a jovem Adriana Basso é eleita a Rainha da Festa; e as jovens Tatiane Schossler e Marcia Seiderfuss, como 1º e 2ª princesas, respectivamente (Rádio Difusora do Paraná. Panorama. Marechal Cândido Rondon: vol. 052, cad. julho a agosto 1994, fls. 430 e 499. Programa de Rádio).
____________________________________
2000 — Falece a pioneira rondonense Ivona Gehlen Sturm, víuva do pioneiro Henrique Afonso Sturm, que foi o primeiro tesoureiro da Prefeitura Municipal de Marechal Cândido Rondon.
Seu cropo foi sepultado no cemitério público da sede municipal de Marechal Cândido Rondon (informação recebida de Rafael Sturm, via Facebook, em 07 de fevereiro de 2017 e colaboração de Orlando Miguel Sturm e ver também calendário histórico de 14 de setembro e 04 de novembro). -- FOTO 10 --
Ver mais, clique aqui.
___________________________________
2015 — Começa e segue até o dia 28 nos ginásios de esportes do Colégio Evangélico Martin Luther e Ney Braga¹, na cidade de Marechal Cândido Rondon, a 2ª etapa do Campeonato Estadual Sub-15 de Volei, promovida pela Federação Paranaense de Voleibol (nota do pesquisador).
¹ É o maior ginásio de esportes do município.
___________________________________
2015 — Acontece no Ginásio de Esportes, da Vila Gaúcha, na cidade de Marechal Cândido Rondon, a fase final da Taça Paraná de Basquete Masculino Sub-17, competição organizada pela Federação Paranaense de Basquete.
A equipe Marechal Rondon/Colégio Rui Barbosa/Associação Rondonense de Basquete (AROBA) conquistou o o vice-campeonato ao perder para o Circulo Militar/ Dom Bosco, de Curitiba, por 50 a 45 .
___________________________________
2017 — O rondonense Cristiano Bortolon é eleito como primeiro presidente da Liga Futsal do Paraná (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 01 de setembro de 2017, p. 32). -- FOTO 11 --
___________________________________
2017 — São abertas as inscrições para o Campeonato Municipal de Futsal Feminino, de Marechal Cândido Rondon (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 01 de setembro de 2017, p. 32).
___________________________________
2018 — Promovida pela Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (ACIMACAR) e a Sicredi Aliança PR/SP acontece a palestra "Cenário Econômico" do doutor em Economia e superintendente de Riscos e Economia do Banco Cooperativo Sicredi, Alexandre Barbosa.
O evento acontece no auditório da Acimacar, com ínicio às 8 horas30minutos (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 28 de agosto de 2018, p. 16). -- FOTO 12 --
___________________________________
2018 — Com a manchete "Quatro Pontes tem alta de 85% em furtos e roubos", o jornal O Presente aborda com base na análise dos dados da 2ª Companhia da Polícia Militar do Estado do Paraná (PMPR), os dados estatísticos da criminalidade nos municípios de Quatro Pontes, Mercedes, Pato Bragado e Entre Rios do Oeste, todos emancipados do município de Marechal Cândido Rondon, refente ao primeiro semestre de 2018 em comparação ao mesmo período de anos anteriores (O Presente. Marechal Cândido Rondon ed. 28 de agosto de 2018, p. 22 e 23).
___________________________________
2018 — O Paraná tem evasão fiscal de R$ 239 milhões em 2017, prejuízo decorrente do mercado ilegal de cigarros. O principal ponto de entrada do contrabando de cigarros do Paraguai, é o Oeste do Paraná.
Segundo o Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (IBOPE), 48% do cigarro consumido no Brasil é de origem contrabandeada (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 28 de agsoto de 2018, p. 24).
___________________________________
2018 — Ocorre na sala de treinamentos, na unidade sede da Cooperativa Agroindustrial Copagril, curso de capacitação de suinocultores, voltado à certificação de granjas de suínos no Programa Suíno Certificado Frimesa.
O treinamento é ministrado pelo especialista Andrei Dietrich, coordenador do programa junto a Cooperativa Central Frimesa, com sede em Medianeira (PR).
O objetivo da capacitação dos produtores de suínos, é para que todas as 23 Unidades Produtoras de Leitões (UPLs) da Copagril obtenham a certificação, sendo que o treinamento faz parte dos requisitos para alcançá-la. O programa abrange atenção à biosseguridade, segurança no alimento, proteção e bem-estar animal, saúde ocupacional do produtor e rastreabilidade do produto.
A certificação é somente obtida depois de cumprir uma série de requisitos na propriedade, que abrangem desde a estrutura física até as práticas diárias de manejo. Além disso, as granjas são auditadas periodicamente. Durante esse trabalho, pelo menos 85 a 100 itens são checados.
Dentre os pontos importantes está o programa 5S, que precisa ser adotado na propriedade. Ele preconiza: descarte/utilização, ordenação, limpeza, higiene/saúde e autodisciplina.
O programa Suíno Certificado ainda envolve a correta localização e adequadas condições das instalações; isolamento; controle de acessos na granja; carregadores adequados; alimentação recomendada; medicamentos registrados e autorizados pelo programa; controle de vetores e correta destinação de carcaças e dejetos; assim como o registros de atividades.
___________________________________
2018 — A Prefeitura Municipal de Mercedes e o Instituto Federal do Paraná (IFPR), em Curitiba, convênio para instalação no município de um pólo de Educação à Distância (EAD), com oferta inicial de 125 vagas para a formação de profissionais em Administração, Agente Comunitário de Saúde, Meio-Ambiente, Segurança do Trabalho, Serviços Públicos e Técnico em Vendas.
___________________________________
2018 — Com a derrubada do veto pela Câmara Municipal de Marechal Cândido Rondon, 9 a 4, e não a promulgação da projeto de lei complementar nº 01/2018 pelo Presidente do Legislativo Municipal, a proposta de lei aprovada e vetada pelo Executivo Municipal, é promulgada pelo vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Ronaldo Pohl e autor da proposição da lei complementar.
O presidente da Câmara, vereador Pedro Rauber, alegou que poderia promulgar o referido projeto, por este conflitar com o Plano Diretor do Município e, por, inconstitucionalidade:
"Tanto é verdade (a inconstitucionalidade) que me tornou obrigatório não promulgar, dando a oportunidade ao autor do projeto, que pode vir a ter consequência lá na frente" (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 31 de agsoto de 2018, p. 03).
___________________________________
2019 — Estimativa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aponta que o município de Marechal Cândido Rondon é 34ª unidade municipal mais populosa do Estado do Paraná, com 52.994 habitantes.
A data de referência é 01 de julho de 2019 (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 30 de agsoto de 2019, p. 12 e 13).
___________________________________
2020 — Matéria informativa do jornal rondonense O Presente aponta que nos meses de março e abril de 2020, os divórcios superaram os casamentos no município. É aventado que o número pode ter relação ocasionada pelo aumento convivência na quarenta imposta para enfrentamento do coronavírus nos dois meses, o que potencializou os conflitos que já existiam (in: Marechal Cândido Rondon: ed. 28.08.2020, p. 26 e 27). -- FOTOS 13 e 14 --
___________________________________
2020 — Toma posse a nova diretoria da Cooperativa Agrofamiliar Solidária dos Apicultores da Costa Oeste do Paraná (COOFAMEL).
Como novo presidente assume Antonio Henrique Schneider, em substituição a Wagner Gazziero; como secretária, Sandra Bussler; como tesoureiro, Valdoir da Luz Júnior; diretor administrativo Jandrei Brandt; vogal, Zelio Zanesco; diretor da unidade de Santa Helena, Clóvis Bellini; e diretor da unidade de Marechal Cândido Rondon, Rolando Hedel (nota do pesquisador). -- FOTO 15 --
___________________________________
2021 — Em sessão solene, a Câmara Municipal de Nova Santa Rosa outorga o título de cidadão honorário ao senhor Leopoldo Schirmer, em gratidão aos relevantes serviços prestados ao município (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 27 de agosto de 2021, p. 16). -- FOTO 16 --
___________________________________
2023 — Começa e segue até o dia seguinte o curso: Licitações Sem Mistérios: como aumentar a sua receita vendendo para o Poder Público.
O evento é promovido pela Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (ACIMACAR) (nota do pesquisador). -- FOTO 17 --
___________________________________
2024 — É quarta-feira. O amanhecer na cidade de Marechal Cândido Rondon tem temperatura de 14 graus. Ventos do quadrante Nordeste, fracos, persistentes durante o dia. Céu encoberto com nebulosidade tipificada como stratocumulus.
Sobre as condições de tempo no Estado do Paraná, nesta data, o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (SIMEPAR emitiu duas notas informativas compartilhadas em sua página na internet:
"Madrugada de tempo estável no Paraná, mas com aumento de nuvens e formação de nevoeiros. As temperaturas apresentaram uma elevação em comparação aos últimos dias, mas, mesmo assim, ainda faz frio numa faixa que passa pelo centro-sul, leste e parte do norte do estado, com valores inferiores aos 10°C. Destaque para os Campos Gerais e a RMC (Região Mteropolitana de Curitiba, grifo nosso) que têm as menores temperaturas de hoje, agora perto dos 5°C". Palavra do metereologista Lizandro Jacóbsen, às 04:43 horas.
"Nesta quarta-feira, a massa de ar estável continua predominando sobre o estado e o frio apresenta enfraquecimento, mesmo que de forma gradual. Entre o centro-sul, Campos Gerais e RMC, o frio é mais intenso no amanhecer (temperaturas perto dos 5°C) e há condição para formação de nevoeiros. Entre o oeste, noroeste e o norte esquenta durante a tarde e a umidade relativa do ar fica baixa".
A temperatura máxima do dia alcança os 28° Celsius (nota do pesquisador). -- FOTO 18 --
__________________________________
2024 — Falece o pioneiro rondonense Alvino Nildo Faccin, aos 95 anos, em decorrência de falência múltipla de órgãos. Seu corpo é sepultado no cemitério público de Marechal Cândido Rondon (PR).
É natural de Feliz, município deJulio de Castilhos (RS), nascido em 12 de julho de 1929, filho do casal Paulina (nascida Colombo) e Jacó Faccin.
Anos depois acompanhou pais e irmãos de mudança para a localidade de Iomerê, município de Videira (SC). Ali casou-se com Libera Maria Turmina¹(precedeu-lhe na morte e17 de 2006) e com ela constitui família com o nascimento dos filhos Marcelina, Antonio, Maria, Marilene e Pedro, este nascidos em Santa Catarina; e Marinês, Jacó Osvaldo e Rogério, nascidos no Paraná.
Em 1961, o casal e filhos migraram para Marechal Cândido Rondon (PR) e se estabeleceram em sua propriedade rural adquirida na localidade de Quinta das Seleções (colaborou Jacó Osvaldo Faccin, filho). -- FOTO 19 --
¹ Filha do casal Rosa (nascida Menegat) e Julio Turmina, nascida 03 de fevereiro de 1931, em Iomerê.
____________________________________
COMENTÁRIOS