1953 — Chega de mudança em Marechal Cândido Rondon, após 8 dias de viagem, procedente de Vila Machado, município de Tucunduva (RS) o casal Emilio e Erna (Makus) Pedde [...]
1904 — Pelo Decreto nº 5.283 é fixado o número, classe e vencimentos dos funcionários que atuarão na "Mesa de Renas, de 1ª classe" (hoje Delegacia da Receita Federal), criada para a cidade de Foz do Iguaçu via Decreto nº 1.209, de 30 de julho de 1904.
Os dois primeiros funcionários da unidade de arrecadação tributária federal foram Manoel Azevedo da Silveira Netto¹, 1º Escriturário da Delegacia Fiscal do Tesouro Nacional do Paraná, como Administrador; e Benedito Nicolau dos Santos, 1º Escriturário da Alfândega de Paranaguá, como escrivão.
A Mesa de Rendas tem "início em uma casa de madeira na barranca do Rio do Paraná, próxima do ponto de desembarque".
Silveira Netto relata que viagem para chegar a Foz do Iguaçu, é inicialmente pelo litoral marítimo, a partir de Paranaguá até Buenos Aires e dali subindo o Rio Paraná:
"Foi por água que aportei a então colônia militar da Foz do Iguaçu em 1905, com a missão de instalar a Mesa de Rendas do Ministério da Fazenda naquela paragem meio deserta, o que se realizou a 19 de abril desse ano.
Acompanhavam-me a família e o meu colega de função Benedito Nicolau dos Santos, escritor e musicista, hoje autor célebre da monumental SONOMETRIA, obra técnica e filosofia musical" (NETTO, Silveira. Do Guairá a Foz do Iguaçu.Curitiba: Fundação Cultural, 1995, p. 21 e 27). -- FOTO 3 --
¹ Paranaense de grande cultura. Consagrou-se na cidade do Rio de Janeiro como um dos grandes poetas do Paraná (nota do pesquisador).
___________________________________
1908 — Falece na Capital Paranaense a senhora Josephina Lopes Schimmelpfeng, após longa enfermidade. Era viúva de Albino Schimmelpfeng e mãe de Jorge Schimmelpfeng, 1º prefeito municipal de Foz do Iguaçu.
Josephina era filha de Cândido Lopes¹ e sogra de Leopoldo Pereira, tenente Hermenegildo Seixas e Alfredo Dulcidio Pereira (Fallecimento.Diário da Tarde. Curitiba: anno XI, nº 2879, ed, 10 de agosto de 1908, p. — Biblioteca Nacional Digital).
¹ Cândido Martins Lopes (1803-1871) veio ao Paraná a convite de Gois e Vasconcellos, 1º presidente da província, para montar uma oficina tIpográfica, até então instalada em Niterói. No dia 01 de abril de 1854 lança o jornal "O Dezenove de Dezembro (PILOTTO, Osvaldo. Cem Anos de Imprensa no Paraná (1854 -1954). Curitiba: Instituto Histórico e Geográfico do Paraná, ano 1 , nº 1, Estante Paranista, 197, p. 7).
___________________________________
1916 — Pelo Decreto nº 696, o Governo do Paraná encampa a "Estrada Paraná Matto Grosso", da qual eram "concessionários Colle, Weiss & Companhia" (Diário Oficial do Estado. Curitiba: Imprensa Oficial do Estado: anno IV, nº 1336, p. 01). -- FOTO 4 --
Saber mais, clique aqui.
___________________________________
1949 — Chegam os primeiros povoadores para a formação da vila de Novo Sarandi¹, hoje distrito do município de Toledo (PR). Junto com o distrito toledano de Dois Irmãos, os dois são próximos ao município de Marechal Cândido Rondon.
Atualmente, as unidades distritais são adjacentes ao município de Quatro Pontes (nota do pesquisador). -- FOTOS 5, 6 e 7 --
¹ O nome é uma homenagem ao município de Sarandi (RS), de onde vieram os primeiros migrantes.
___________________________________
1951 — (Dia incerto). São fabricadas as primeiras telhas de barro pela olaria¹ da colonizadora Maripá, instalada no KM 10, no atual município de Pato Bragado (PR).
As primeiras peças foram usadas no telhado da residência do pioneiro toledano Ondy Hélio Niederauer², na cidade de Toledo. Até então todas as construções na região do projeto de colonização da Maripá foram cobertas com tabuinhas de madeira (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo — Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009, p. 191). -- FOTOS 8 e 9 --
¹ Poucos anos depois, a cerâmica foi vendida para o pioneiro rondonense Arlindo Alberto Lamb. Atualmente (22.08.2018), a olaria é de propriedade de Sibio Reginato e encontra-se desativada. O prefeito municipal de Pato Bragado Leomar (Mano) Rohden trabalhou na olaria, de 18 de novembro de 1973 até 08 de agosto de 1984.
² Foi o primeiro contabilista da Maripá.
___________________________________
1953 — Chega de mudança em Marechal Cândido Rondon, após 8 dias de viagem, procedente de Vila Machado, município de Tucunduva (RS), o casal Erna (nascida Makus) e Emilio Pedde, acompanhado das filhas Hildegard, Renata, Iloni, Irene e Úrsula, vindo a residir por cerca de 25 dias num barracão cedido pelo senhor Waldi Winter, até construir casa própria, de madeira, à Rua Tiradentes, em frente ao Supermercado Rimmava, que depois veio a pertencer a família Matteis.
Em 2018 a residência foi demolida (informações de Alita Pedde Rusch). -- FOTOS 1 e 2 --
___________________________________
1953 — Acontece a instalação do distrito administrativo de Novo Sarandi, no município de Toledo (PR), criado pela Lei Municipal de 06 de julho de 1953 (Museu Histórico Willy Barth, de Toledo). -- FOTO 10 --
____________________________________
1965 — É registrada na Justiça Eleitoral de Toledo, a chapa Werner Wanderer e Dealmo Selmiro Poersch, para concorrer ao pleito da segunda eleição municipal de Marechal Cândido Rondon, marcada para o dia 03 de outubro de 1965 (nota do pesquisador).
____________________________________
1970 — É fundada a Cooperativa Agrícola Mista Rondon Ltda., agora Cooperativa Agroindustrial Copagril, em reunião dos associados fundadores, na Sociedade de Cantores Aliança, na cidade de Marechal Cândido Rondon (nota do pesquisador). -- FOTO 11 --
Primeira diretoria:
Presidente: Arlindo Alberto Lamb
Vice-Presidente: Guido Rockenbach
Secretário: Plínio Kleemann
Conselho de Administração: Titulares: Arlindo Schwantes, Siegfried Graff e Harry Pydd. Suplentes: Elmo Lauro Gall, Vicente Lauro Lang e Ilmo Kopper.
Conselho Fiscal: Titulares: Reinwald Adolfo Prochnow, Alberto Dresch e Ercy Anelino Sturm; e suplentes: Guido Port, Artur João Toeber e Teodoro Koniecziniak.
Abordando o assunto da fundação da Copagril, a historiadora rondonense Venilda Saatkamp (p. 152,153 e 154), relata:
No inicio da década de 60 surgiram os primeiros movimentos em prol do cooperativismo na região. Nesta época o extensionista local da Acarpa, Engenheiro Agronômo Polan Lacki, já transmitia alguns conhecimentos sobre Cooperativismo aos agricultores, e também aos jovens dos extintos Clubes 4S¹.
Após esta motivação inicial somente em 1969, é que o movimento tomou novo impulso em função da crise enfrentada pela suinocultura, provocada principlamente pelas dificuldades de aquisição de insumos e comercialização da produção.
Ainda no 1º semestre de 1969, foi iniciada uma campanha de esclarecimento do sistema cooperativista, realizada por algumas entidades ligadas ao setor agrícola e líderes rurais: Dr. Joaquim T. Laginski (Acarpa), Dr. Leopoldo Piotrowski (Sindicato Rural), Dr. Ezio G. Bernardinis (Sindicato Rural) e os senhores Arlindo Alberto Lamb, Siefred Graff, Alberto Dresch, além de outros.
Todos eles, já na época, afirmavam " que o cooperativmso é o caminho para o bem da classe Rural".
Em outubro do mesmo ano foram promovidos pelo Sindicato Rural em conjunto com a ACARPA, cursos de suinocultura nos distritos de Mercedes, Quatro Pontes, Margarida, Porto Mendes e na sede municipal, oportunidade em que se discutiu a necessidade da organização de uma cooperativa. Em seguida foi encaminhado ao Governo do Estado do Paraná, um documento contendo 2.000 assinaturas de agricultores que relatavam as dificuldades que vinham enfrentando, ficando evidente mais uma vez a necessidade da fundação de uma cooperativa. Com esse objetivo, no dia 04 de outubro de 1969, foi realizado o 1º Encontro de Líderes Rurais de Marechal Cândido Rondon, promovido pela ACARPA, Sindicato Rural e Prefeitura Municipal.
Em janeiro de 1970, dando continuidade à campanha de conscientização, o Instituto Nacional de Desenvolvimento Agrário INDA e o Departamento de Assistência ao Cooperativismo DAC, realizam diversas reuniões em 22 comunidades da região, cujos objetivos eram: Divulgar os princípios do cooperativismo e o funcionamento de uma cooperativa. No decorrer dessa campanha, no ano de 1970, foram realizadas 67 palestras das quais participaram 2.821 agricultores. No mesmo anos, nos dias 10, 11 e 12 de março foi promovido pelo Sindicato Rural, Instituto de Desenvolvimento Internacional USAID², um curso de formação de Líderes Cooperativistas.
Em 17 de maio de 1970 foi organizadauma caravana de 35 Líderes Rurais para visitarem as cooperativas agrícolas de Entre Rios (Guarapuava), Central de Laticínios de Carambeí (BATAVO, Castro), Cooperativa Witmarsum de Laticínios (Palmeira); visitaram ainda o Porto de Paranaguá e a Sociedade Rural do Norte do Paraná.
Neste mesmo mês, foi organizado o Comitê Cooperativista com o objetivo de dar continuidade aos trabalhos de constituição da Cooperativa, visto que já havia se tornado indiscutível a importância e a necessidade da fundação de uma Cooperativa. Em junho de 1970 realizou-se uma reunião com agricultores de Marechal Cândido Rondon, Palotina e Vila Nova³ na qual se discutiu a possibilidade de criação de uma única cooperativa, para atender a esta região, aproveitando o registro da Cooperativa de Palotina, que já havia sido fundada em 1963 sendo atualmente a Coopervale⁴.
Em 26 de julho de 1970 uma comissão organizada para construir a Cooperativa de Marechal Cândido Rondon, estudou e elaborou o ante-projeto do Estatuto Social e iniciou a subscrição do capital adquirindo a 1ª chácara no prolongamento da avenida Maripá. Como a safra do trigo estava próxima foi solicitado o auxílio da CIBRAZEM (Companhia Brasileira de Armazéns) para a instalação de um armazém inflável na Sede da Cooperativa de Marechal Cândido Rondon.
A localização da sede provocou desentendimentos entre os agricultores, sendo que alguns queriam que fosse em Vila Nova, outros defendiam a ideia de que deveria se localizar em Marechal Cândido Rondon e, em função de não se ter conseguido um consenso a respeito da localização da sede, houve uma divisão entre os agricultores. Buscando uma solução para o problema gerado, programou-se nova reunião para o dia 06 de agosto de 1970, comparecendo 90 produtores e novamente não se conseguiu o entendimentoentre os dois grupos.
Os produtores que defendiam a localização da Cooperativa em Vila Nova (60 agricultores) se retiram da reunião e juntamente com outros produtores de Toledo fundaram em 08 de agosto de 1970 a Cooperativa de Vila Nova, denominada de COOPAGRO⁵, nome este que já havia sido escolhido para a Cooperativa de Marechal Cândido Rondon.
A Assembleia Geral de Constituição convocada pela Comissão Organizadora para o dia 09 de agosto de 1970, fundou a Copagril - Cooperativa Agrícola Mista Rondon Ltda⁶ (SAATKAMP, Venilda. Desafios, Lutas e Conquistas: História de Marechal Cândido Rondon. Cascavel: Assoeste, 1984, p. 152 a 154).
Afonso Francener, morador na cidade Quatro Pontes (PR), expendeu o seguinte comentário junto ao post ref. ao tópico de fundação da cooperativa postado na página do Projeto Memória Rondonense, no Facebook, em 09.08.1970. Um interessante testemunho dos anos iniciais:
Ainda lembro de ter ido junto com o caminhão do Sr Reinholdo Pertinus Sackser, descarregar o soja ensacado em sacos grandes de café, cheios de soja, cada saca pesava até 90 kg, e eu tive que ajudar carregar nas costas até dentro do primeiro barracão da COPAGRIL, colocar na balança e depois colocar na pilha de sacas.... Naquele tempo, soja, trigo e milho era tudo ensacado. Não havia caminhões graneleiros e nem moegas pra descarregar caminhões.... (sic).
¹ Modelo copiado do 4-H dos Estados Unidos.
² United States Agency for International Development (Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional).
³ É um distrito do município de Toledo (PR).
⁴ Deixou de existir no começo da década de 1984, falida por má administração.
⁵ Desde .... C-Vale.
⁶ Agora Cooperativa Agroindustrial Copagril.
____________________________________
1970 — Acontece o lançamento da pedra fundamentaL do atual templo da Comunidade Evangélica Luterana Cristo, de Marechal Cândido Rondon (PR). Naquele dia a comunidade tinha 205 membros e a paróquia 450 (PAWELKE, Joachen. Ficando Rico no Oeste do Paraná. Marechal Cândido Rondon: [s.n.], outubro de 1970, p. 40). -- FOTOS 12, 13, 14 e 15 --
____________________________________
1972 — Falece, vítima de infarto do miocárdio, o professor rondonense Waldomiro Liessem. Nascido em Taquari (RS) no dia 28 de abril de 1921, casou-se com Veleda Haas, nascida na mesma cidade em 14 de fevereiro de 1926.
Foi o primeiro diretor do Departamento de Ensino do município de Marechal Cândido Rondon, na administração do primeiro prefeito eleito Arlindo Alberto Lamb (1961/1964).
Antes de fixar residência na então vila de General Rondon, o casal transferiu residência do Rio Grande do Sul para a localidade Filadélfia, no interior do município de Piratuba (SC). São filhos do casal: Aurélia, Célia, Orlando e Heiderose (nota do pesquisador). -- FOTO 16 e 17 --
___________________________________
1974 — Falece na cidade do Rio de Janeiro, o locutor de televisão, o gaúcho Heron Domingues, que dá nome do Colégio Estadual na sede municipal de Marechal Cândido Rondon. -- FOTO 18 --
___________________________________
1977 — A Prefeitura Municipal de Marechal Cândido Rondon emite nota informando que o museu municipal em organização recebeu, por doação, do empresário Irio Jacob Welp, um alambique de hortelã — equipamento muito usado no ciclo de cultivo da planta na região (LOHMANN, Eloi. Museu com pela importante. Marechal Cândido Rondon: Prefeitura Municipal de Marechal Cândido Rondon - Comunicação Social.Rádio Difusora Rondon: vol. 37, de 18.07.1977 a 10.09.1977, ed. 09.8.1977, p. 203. Programa de Rádio).
___________________________________
1986 — O município de Marechal Cândido Rondon é agraciado com o título de maior produtor de milho do Brasil, durante o 16º Congresso Nacional de Milho e Sorgo, na cidade de Belo Horizonte (MG).
O título é entregue ao engenheiro-agronômo Gedi Rui Kerber, secretário municipal de Agricultura de Marechal Cândido Rondon, que participou do Congresso (Rádio Difusora Rondon AM. Panorama. Marechal Cândido Rondon: vol. 005. ed. 09.08.1986, p.79. Programa de Rádio).
___________________________________
1988 — A Cooperativa Agrícola Mista Rondon Ltda., agora Cooperativa Agroindustrial Copagril, inaugura ao final da tarde, seu novo centro administrativo, em área da própria cooperativa, próximo ao trevo de acesso à rodovia federal BR 163, em Marechal Cândido Rondon (PR), à Rua 09 de Agosto.
Na oportunidade o diretor-presidente da Copagril ressaltou que a inauguração acontecia sem qualquer comemoração, em solidariedade aos cooperados e agricultores que tiveram suas safras de trigo frustradas pelas geadas dos últimos dias: "Não é justo que se promova festa num momento em que o associado está vendo seu trigo secar em decorrência da geada e da seca" .
Na oportunidade, o diretor-presidente da Cooperativa formulou pedido à Câmara de Vereadores para que a avenida em frente ao novo centro administrativo foi oficialmente designada de 9 de Agosto, data de fundação da entidade cooperativista (LEDUC, Lincoln. Panorama. Marechal Cândido Rondon: vol. 017, cad. Julho e Agosto 1988, fls. 174 e 206. Programa de Rádio). -- FOTOS 19 e 20 --
___________________________________
1988 — Matéria jornalística informa que "Marechal Cândido Rondon é cidade dominada por traficantes, ladrões de automóveis e contrabandistas, que controlam mais de 200 portos clandestinos no Lago de Itaipu. O Fórum é incendiado, o prefeito é ameaçado de morte, os meios de comunicação sofrem constantes intimidações e os criminosos desafiam abertamente o poder público" (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo — Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009, p. 176).
___________________________________
2005 — Pesquisa detecta que mais 80% dos poços do distrito de Novo Sarandi, município de Toledo, apresentam contaminação. Já na década de 1980, levantamento patrocinado pela Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (AMOP) revelava que mais de 90% dos poços do Oeste do Paraná que abasteciam residências, continham coliformes fecais (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo — Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009, p. 176).
___________________________________
2014 — Acontece jantar em homenagem ao Dia dos Pais, promovido pelo Colégio Cristo-Rei, da cidade de Marechal Cândido Rondon, no pavilhão da comunidade católica. Prato do jantar: porco à italiana com galeto (nota do pesquisador).
___________________________________
2016 — Falece o cartorário do município de Mercedes, Celso (Celo) Hamm. Foi secretário de Finanças dos prefeitos municipais de Marechal Cândido Rondon, professor Ilmar Priesnitz e Dieter Leonhard Seyboth. Mais tarde, também foi secretário da mesma Pasta no município de Mercedes, nos governos de Celso Weiss e Lidio José Schneider (nota do pesquisador).
___________________________________
2017 — Acontecem as comemorações alusivas ao 47º aniversário da Copagril em todas as unidades da cooperativa, e o lançamento do projeto Rota 50, na sede central da entidade cooperativista, em Marechal Cândido Rondon. -- FOTOS 21, 22 e 23 --
___________________________________
2018 — Ocorre o 48º aniversário de fundação da Cooperativa Agroindustrial Copagril, de Marechal Cândido Rondon (PR), que nasceu com o nome de Cooperativa Agrícola Mista Rondon Ltda.
Nesta data de aniversário, entre outros expoentes, a Copagril atinge a cifra histórica de 20 lojas agropecuárias, cinco supermercados, quatro pontos de combustíveis, três industrias e uma loja de máquinários agrícolas.
À propósito da data comemorativa, o diretor-presidente da cooperativa, Ricardo Silvio Chapla, em nota à imprensa, aponta: “Chegamos a esse aniversário com uma excelente condição: de sermos uma empresa bilionária e que tem ótimas perspectivas de crescimento”.
Na avaliação do diretor-presidente, segundo o comunicado, a data tem vários motivos para ser comemorada pelos associados e funcionários e se conecta ao plano de objetivos e ações traçado para a passagem do Jubileu de Ouro da Copagril:
Segundo ele (diretor-presidente, grifo nosso), o Planejamento Estratégico Rota 50 é o balizador das ações da Copagril e contempla o desenvolvimento de novos mercados, a diversificação das atividades dos associados e a gestão focada em resultado.
Conforme o diretor-presidente, para concretizar o planejamento estão sendo estudados projetos de investimentos nas diferentes áreas de negócios da cooperativa.
Todas as ações que a Copagril está implantando e que planejou visam o alcance de metas estabelecidas para serem alcançadas até o ano de 2020, quando a cooperativa completará 50 anos de fundação. “Contamos com o empenho de todos os nossos associados e funcionários, que somam mais de 8 mil pessoas. Cada um fazendo a sua parte com eficiência será possível alcançarmos as metas, fortalecendo ainda mais a cooperativa e seus associados”, pontua Ricardo Chapla.
-- FOTOS 24 e 25 --
___________________________________
2018 — Circula o 12º Anuário de Segurança Pública, durante o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, que registra que o ano de 2017 é recorde de mortes violentas no Brasil, com 63.880 casos, o maior número de suicídios da história recente do país, com média de 175 pessoas por dia — uma elevação de 2,9% em comparação a 2016 (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 10 de agosto de 2018, p. 08).
___________________________________
2018 — A equipe de voleibol feminino do Colégio Evangélico Martin Luther, de Marechal Cândido Rondon (PR) sagra-se campeã dos Jogos Escolares do Paraná 2018, fase final, na cidade de Campo Mourão (PR), em jogo vitorioso, de 3 sets a 0, contra o Colégio Aliança, da cidade Guarapuava. -- FOTO 26 --
___________________________________
2019 — A Cooperativa Agroindustrial Copagril, com sede central na cidade de Marechal Cândido Rondon (PR) celebra o 49º aniversário de fundação e dá inicio da agenda programática de comemoração dos 50 Anos (nota do pesquisador). -- FOTO 27 --
___________________________________
2019 — Com a presença do governador paranaense Ratinho Júnior e outras autoridades, o Grupo Sempre Vida (Família Seyboth), de Marechal Cândido Rondon, lança na cidade de Toledo o projeto do Centro de Atenção à Saúde Sempre Vida¹.
O novo complexo, um hospital de grande porte e de alta complexidade, será construído dentro do Parque Científico e Tecnológico de Biociências (Biopark) local, com aporte de 55 milhões financiados pela Sicredi Aliança PR/SP (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 09 de agosto de 2019, p. 01, 12,13, 14, 15 e 16 e ed. 13.08.2019, p. 08 e 09). -- FOTO 28 --
Ver vídeo, clique aqui.
¹ Por causa da venda do Grupo Sempre Vida para outra empresa, meses depois, o projeto não saiu do papel (nota do pesquisador).
___________________________________
2019 — Assume a gerência da unidade rondonense do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), Éverton Votorassi Denoni (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 06 de setembro de 2019, p. 16). -- FOTO 29 --
___________________________________
2021 — A terça-feira na cidade de Marechal Cândido Rondon (PR) tem o céu com fraca nebulosidade durante o dia, amplitude térmica entre 16 de 31 graus e persistência da estiagem (nota do pesquisador). -- FOTO 30 --
___________________________________
2021 — A Cooperativa Agroindustrial Copagril, com sede central na cidade de Marechal Cândido Rondon PR), assinala a passagem de seu 51º aniversário de fundação.
A efeméride não teve comemoração festiva, em solidariedade aos associados e agricultores que viviam momentos difíceis em suas culturas e criação de animais, por causa da longa e intensa estiagem e as recentes geadas. -- FOTOS 31, 32 e 33 --
Sobre a passagem dos 51 anos, a Copagril, por seu Departamento de Comunicação, emitiu a seguinte nota:
Copagril completa 51 anos com foco na gestão e desenvolvimento
A Cooperativa Agroindustrial Copagril completa 51 anos de fundação no dia 09 de agosto e a chegada deste novo ano de celebração marca a intrínseca ação cooperativista em sua área de atuação, com prospecções de transformação e desenvolvimento, potencializando a atividades e os resultados da cooperativa e por conseguinte os reflexos positivos aos cooperados e indivíduos ligados a cooperativa, bem como a toda comunidade adjunta à marca Copagril.
Os 51 anos chegam após um cinquentenário marcado pela mudança global decorrida da pandemia do Coronavírus, mas também representa a transformação, por meio da força e motivação para uma cooperativa cada vez mais eficiente, responsável e comprometida. “O aniversário da Copagril neste dia 9 de agosto representa 51 anos de uma trajetória na busca de fazer o melhor para seu quadro social e neste processo todos estão de parabéns. Nosso quadro social, empregados e todos que fazem negócios com a Copagril fazem parte dessa conquista. Os 51 anos representam muito para nossos associados e especialmente para nossa região, por tudo aquilo que a Copagril contribuiu e contribuirá com o progresso dos associados e comunidades, buscando melhorar a qualidade de vida e o que isso representa por meio do cooperativismo”, ressalta o diretor-presidente da Copagril, Ricardo Sílvio Chapla.
Transformações que estão permeadas por vários projetos e ações internas com foco na eficiência de todas as áreas com resultados cada vez mais eficazes, cumprindo com os preceitos mais atuais de gestão global. O novo Complexo Industrial de Marechal Cândido Rondon engloba essa modernização, onde a verticalização dos processos por meio da potencialização das ações já realizadas, como é o caso do recebimento de grãos e por conseguinte a industrialização (Indústria de Óleos), fortalece as ações da Copagril junto aos cooperados e, deste modo, ao mercado consumidor em todos os níveis.
“O novo complexo industrial representa esse processo de melhoria, constante em nossa cooperativa. E não apenas nesta área, mas em todos os segmentos que atuamos, desde o atendimento agrícola e pecuário, industrialização, transporte e até nossas atividades comerciais de Lojas, Máquinas, Supermercados e Postos. Chegamos aos 51 anos com muito orgulho e agora nossa visão está em ir muito mais longe”, completa Ricardo Chapla.
_________________________________
2022 — Márcio Neukamp assume a Secretaria de Administração da Prefeitura Municipal de Pato Bragado (PR), em substituição a Allan Kotz (Tribuna do Oeste. Marechal Cândido Rondon: ed. 11 de agosto de 2022, p. 6). -- FOTO 34 --
___________________________________
2022 — Em noite de festa no Salão de Eventos do Parque de Exposições de Marechal Cândido Rondon, a Cooperativa Agroindustrial Copagril celebra 52 anos de sua fundação, com shows da Orquestra de Viola Caipira de Toledo e do padre Ezequiel dal Pozzo e sua banda (Revista Copagril. Marechal Cândido Rondon: Ano 17, ed. 125, cad. julho/agosto/setembro 2022, p. 12, 13 e 14). -- FOTOS 35 e 36 --
___________________________________
2022 — A terça-feira foi de céu encoberto, neblina baixa e chuvisco no período matutino. No período vespertino, neblina alta intermitente e nebulosidade tipo stratucumulos e stratus. Ventos do quadrante Sul, moderados persistentes Temperaturas entre 13 18 graus (nota do pesquisador). -- FOTO 37 --
___________________________________
2023 — É constituída na cidade de Toledo (PR),a Primato Credi, uma nova cooperativas de crédito com filiação ao Sistema Cresol. A constituição da entidade originou-se da parceria formulada entre a Cresol Baser, com sede na cidade de Francisco Beltrão, Sudoeste do Paraná, e a Primato Cooperativa Agroindustrial, com sede central na cidade de Toledo.
___________________________________
2023 — A Sicredi Aliança PR/SP, com sede central na cidade de Marechal Cândido Rondon, anuncia que a sua agência da sede municipal de Mercedes chegou aos R$50 milhões em crédito comercial (nota do pesquisador). -- FOTO 38 --
_____________________________________
2023 — A Cooperativa Agroindustrial Copagril, com sede central na cidade de Marechal Cândido Rondon (PR), dá início a sua agenda programática de eventos comemorativos ao seu aniversário de 53 anos de história.
Nesta data, dia da fundação da Cooperativa em 1970, são realizados cafés da manhã especiais em todas as unidades Copagril no Paraná e no Mato Grosso do Sul, como forma de compartilhar esta data especial com associados, colaboradores e clientes.
A programação de aniversário também conta com a realização de quatro eventos envolvendo associados, ao longo do mês de agosto.
A unidade sede em Marechal Cândido Rondon é a primeira a comemorar junto aos associados sua trajetória de sucesso, em evento à noite desta quarta-feira na Casa Cultural, do Parque de Exposições.
O segundo evento é em Entre Rios do Oeste, o terceiro em Guaíra e o quatro em Itaquiraí (MS). Os quatro eventos visam contemplar associados de todas as áreas de atuação da cooperativa.
____________________________________
2023 — É quarta-feira. O dia amanhece em Marechal Cândido Rondon com céu encoberto, raios, trovoadas e chuvas intermitentes e de intensidade irregular. As precipitações pluviométricas cessam por volta do meio-dia. À tarde, céu parcialmente nublado. O acumulado de chuvas na cidade de Marechal Cândido Rondon, entre às 08 horas do dia anterior e a mesma hora deste dia, soma 72 mm.
Ventos do quadrante Noroeste, fracos, mas persistentes. Temperatura ao raiar de 16 graus. A máxima atingiu 26 graus (temperaturas aferidas via aplicativo digital AccuWeather) (nota do pesquisador). -- FOTOS 39, 40, 31 e 42 --
___________________________________
2023 — A Cooperativa Agroindustrial Copagril, com sede central na cidade de Marechal Cândido Rondon (PR), dá início a sua agenda programática de eventos comemorativos ao seu aniversário de 53 anos de história.
Nesta data, dia da fundação da Cooperativa em 1970, são realizados cafés da manhã especiais em todas as unidades Copagril no Paraná e no Mato Grosso do Sul, como forma de compartilhar esta data especial com associados, colaboradores e clientes.
A programação de aniversário também conta com a realização de quatro eventos envolvendo associados, ao longo do mês de agosto.
A unidade sede em Marechal Cândido Rondon é a primeira a comemorar junto aos associados sua trajetória de sucesso, em evento à noite desta quarta-feira na Casa Cultural, do Parque de Exposições.
O segundo evento é em Entre Rios do Oeste, o terceiro em Guaíra e o quatro em Itaquiraí (MS). Os quatro eventos visam contemplar associados de todas as áreas de atuação da cooperativa. -- FOTO 43 --
____________________________________
2024 — É sexta-feira. O dia amanhece com temperatura de 9 graus com sensção térmica de 7. Ventos do quadrante Sul, fracos, no começo da manhã. Mais tarde, passando para moderados e persistentes durante o dia. Céu encoberto com nebulosidade tipificada com altostratus undulatus, até por volta das 13 horas. As horas seguintes do período vespertino, sem nebulosidade.
Sobre as condições do tempo, nesta data, no Estado do Paraná, o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (SIMEPAR), emitiu duas notas informativas:
"O tempo segue instável entre as áreas mais ao norte e leste do Paraná. No entanto, agora as chuvas são de fraca intensidade em praticamente todos os municípios. Já nas áreas mais ao sul e oeste do estado, o destaque é o declínio das temperaturas, com o ingresso de ar frio na região". Palavra do metereologista Lizandro Jacóbsen, às 04:55 horas.
"Para sexta-feira ainda deve chover entre o noroeste, norte, parte dos Campos Gerais e o leste do Paraná, mas a instabilidade tende a perder força ao longo do dia, pois a frente fria se afasta em direção ao Sudeste do Brasil. Destaque também para o ingresso de uma massa de ar polar, que provoca declínio acentuado das temperaturas. Faz bastante frio sobre a maioria das regiões paranaenses, e mesmo à tarde os valores previstos ficam bem amenos".
A temperatura máxima do dia atinge os 14° Celsius (temperaturas aferidas via aplicativo digital AccuWeather).
(nota do pesquisador).
____________________________________
2024 — O avião da empresa aérea VoePass, modelo ATR 72-500, prefixo PS-VPB, que havia decolado do aeroporto regional da cidade de Cascavel (PR), às 11h46m, com destino final ao aeroporto de Guarulhos, cai, por volta das 13h20m, na área urbana da cidade paulista de Vinhedo, com 5 passageiros e quatro tripulantes. Ninguém sobreviveu à queda.
O comandante da aeronave era o piloto Danilo Santos Romano, de 35 anos, considerado um excelente profissional em aviação. Tinha como co-piloto, Humberto Campos de Alencar, de 61 anos. As comissãrias de bordo eram Rúbia de Lima e Débora Ávila.
Entre os mortos do acidente aéreo está o rondonense Edilson Hobold¹, professor do curso de Educação Físca, do campus de de Marechal Cândido Rondon da Unioeste e árbitro internacional de judô, entre passageiros de Toledo, Cascavel e outras cidades. Hobold seguia para a Bahia para arbitrar competições.
Tripulação e passageiros morreram todos carbonizados. -- FOTOS 44, 45, 46, 47, 48 e 49 --
¹Biografia — Edilson Hobold fundou a Associação de Judô Fujiyama em 23 de julho de 1993 e ocupou a presidência da entidade até 2018. Ela é filiada à Federação Paranaense e licenciada pela Confederação Brasileira de Judô.
Desde o princípio, através da entidade Edilson Hobold demonstrou preocupação com a questão social no município e desenvolve projetos em parceria com a Unioeste, Colégio Rui Barbosa e Prefeitura, oferendo gratuitamente aulas de judô.
Em parceria com o curso de Educação Física da Unioeste, a Associação desenvolve desde 1998 o projeto de extensão mais antigo da universidade, o "Futuro do Judô: iniciação e alto nível através do esporte social". Participam deste projeto escolas públicas que indicam um total de 120 alunos por ano na faixa etária de nove a 17 anos.
Em 2022 este projeto foi selecionado pela Fundação Araucária, do Governo do Paraná, e recebeu mais de R$ 120 mil. Com esta verba abriu-se, além dos polos de treinamento já existentes, mais outros dois. Um no Colégio Cívico-militar Marechal Rondon e outro no Colégio Estadual Monteiro Lobato.
Isso possibilitou que, no ano passado, fossem atendidos mais de 250 crianças e adolescentes, muitos dos quais continuam treinando até hoje.
Neste projeto são desenvolvidas aulas teórico-práticas abordando conteúdos técnicos e filosóficos do Judô, bem como outros considerados relevantes para a formação do ser humano como, por exemplo: higiene, saúde, educação, disciplina e cidadania.
Edilson Hobold ainda tem se destacado na arbitragem do judô. Foi promovido à árbitro “Internacional Nível A”, a maior da arbitragem mundial, em Sidney, na Austrália, em 2011. Até os dias atuais é o único paranaense a atingir esta graduação em mais de 65 anos de história da Federação Paranaense de Judô.
Desde então tem arbitrado diversas competições Internacionais, destacando-se a Universíade – Olimpíada Mundial Universitária na Thailândia, Grand Slam de Moscou na Rússia, Campeonato Mundial das Forças Armadas no Rio de Janeiro, diversas etapas da Copa do Mundo de Judô, campeonatos sul-americanos panamericanos e opens continentais em diversos países.
O homenageado é formado em Educação Física pela Unioeste, sendo especialista em Atividade Direcionada à Promoção da Saúde pela Universidade do Norte do Paraná (Unopar); Mestre em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); e Doutor em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) (texto biográfico compartilhado pela assessoria de imprensa da Câmara Municipal de Marechal Cândido Rondon, por ocasião da outorga da Medalha de Honra ao Mérito, em 04 de maio de 2023).
Saber mais, clique aqui.
Assistir vídeo da decolagem em Cascavel a queda em Vinhedo, clique aqui (crédito: Catve - Cascavel).
_________________________________________
COMENTÁRIOS