1953 — É instalado o segundo hospital na cidade de Toledo, a Casa de Saúde e Maternidade Toledo (...)
1953 — É instalado o segundo hospital na cidade de Toledo, a Casa de Saúde e Maternidade Toledo¹, de propriedade do médico Avelino Campagnolo (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo — Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009, p. 199).
O jornalista Luiz Alberto M. da Costa ainda relata que o primeiro hospital começou a funcionar em 1950:
O 1º foi o Hospital São Paulo, criado em meados de maio de 1950 pelo 1º médico da cidade, Ernesto Dall'Oglio², com o irmão Porfino na área administrativa. Funcionava em 4 peças do Escritório da Colonizadora Maripá. Eram 3 quartos e sala de cirurgia. Em seguida ganhou "puxados", para farmácia, cozinha e quarto de enfermaria. Os materiais iniciais eram comprados pelo próprio médico em Porto Alegre. Cerca de 1 ano depois ou pouco mais, é transferido para o prédio do Hotel Nardi ou Hotel Avenida, onde passa a contar com 24 leitos. É fechado com o funcionamento da Casa de Saúde e Maternidade Toledo, em 1957, com 60 leitos, clínicas médicas e odontológicas. Em 1958, os médicos Ernesto e Adolpho Dall'Oglio se retiram da sociedade e fundam as Clínicas Dall'Oglio e criam o 3º hospital de Toledo. Neste mesmo ano, os médicos Avelino Campagnolo e José Ivo Alves Rocha adquiriram a Casa de Saúde. Em 1959, este último deixa a sociedade e o estabelecimento passa a se chamar Hospital Campagnolo. O estabelecimento começa a expandir suas atividades em 1962 instalando clínicas em Marechal Cândido Rondon³, Vila Margarida, Pato Bragado, Quatro Pontes, Nova Santa Rosa, todas desativas até 1975 (id. 2009: 199). -- FOTO 1 --
Já Lamartine Braga Cortes, 1º dentista de Toledo e vice-prefeito prefeito de Toledo gestão 1973-1976, escreve em seu livro "As Histórias e Estórias do Tigrão da Lapa", o seguinte sobre o 1º hospital da cidade:
Como era Toledo em 1955
Descendo a Maripá mais abaixo era a residência do sr. Nardi, que tinha em frente um salão de barbeiro, onde trabalhava o Olímpio Zancanella, profissional atendendo sua fiel clientela.
O sr. Nardi foi proprietário do hotel na esquina, onde posteriormente a Maripá instalou o hospital, e o Dr. Ernesto Dal'Oglio trabalhou por aguns anos, até a vinda do Dr. Adolpho Dal'Oglio, seu irmão, e o Dr. Osvaldo Silveira, e , esporadicamente o Dr. Wilson Jofre, de Cascavel. Antes trabalhou no hospital Dr. Capuano, que ficou pouco tempo em Toledo. Lá eu instalei meu consultório no dia 25 de fevereiro de 1955 e atendi o meu primeiro cliente no sábado, dia 26, sendo a minha primeira cliente D. Maria Pozzo, esposa do funcionário de um circo que acabou ficando um bom tempo em Toledo.
O Dr. Osvaldo veio trabalhar no hospítal em 1955 e ficou alguns anos em Toledo, antes de se mudar para Palotina. No prédio do hospital, de dois andares, tinha vários quartos no andar superior, tendo em frente uma sacada, e no andar térreo uma cozinha, banheiro, três consultórios e sala de cirurgia.
Na esquina ficava a farmácia, cujo gerente era Juarez Telles, e tinha como funcionário o Anôr Normelio Dei Saldi — mais tarde também foi proprietário da farmácia. Quem substituiu o Juarez na farmácia foi o Profino Dal"oglio (...) (in: Viver Toledo. Toledo: ed. 03 a 09 de agosto de2012, ano 4 - nº 155, p. 6). -- FOTO 2 --
¹ Muitos rondonenses pioneiros adoentados foram tratados nessa unidade de saúde até a instalação do Hospital e Maternidade Filadélfia, em Marechal Cândido Rondon, de propriedade de Friedrich Rupprecht Seyboth (nota do pesquisador).
² É natural de Veranópolis (RS), onde nasceu em 01 de dezembro de 1919 (id.).
³ A unidade hospitalar de Marechal Cândido Rondon foi vendida para o médico Italo Fernando Fumagalli e ainda encontra-se em funcionamento (16.08.2018). A unidade de Pato Bragado foi adquirida pelo médico Luiz Valiente, hoje (16.09.2018), com clínica na cidade de Santa Helena (PR). O hospital de Pato Bragado atualmente (2022) está sob administração clínica do médido Juan Rodolfo Rivas Vilela (ib.)
____________________________________
1953 — É criada a comarca¹ de Toledo pela Emenda 49 do Governo do Estado do Paraná (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo — Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009. p. 199).
¹ O município de Marechal Cândido Rondon pertencia à comarca até 1970.
___________________________________
1961 — Chega de mudança em Marechal Cândido Rondon o casal Erica (nascida Schroeder) e Edgar Zimmermann, procedente do município catarinense de Piratuba (nota do pesquisador).
___________________________________
1976 — Apresenta-se em Marechal Cândido Rondon, a cantora Perla (Ermelinda Pedrozo Rodríguez D'Alemida), de origem paraguaia, radicada no Brasil, em baile promovido pelo Clube Concórdia, no pavilhão da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, animado pelo Grupo Excelsior (nota do pesquisador). -- FOTO 3 --
___________________________________
1977 — O Clube Concórdia, da sede municipal de Marechal Cândido Rondon, inaugura a sauna coletiva da entidade social (VIANNA, Dirceu da Cruz (dcv). Frente Ampla de Notícias. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora do Paraná AM, vol. 37, cad. 28.07.1977 a 10.09.1977, p. 627. Programa de Rádio).
___________________________________
1977 — Acontece baile de escolha da Rainha dos Estudantes de Marechal Cândido Rondon, no Clube Aliança, animado pelo grupo musical Os Atuais. A promoção é da Associação Rondonense¹ de Estudantes Secundários (ARES).
São candidatas: Clarice Hübner, Lori Pech, Noeli Maria Franck, Cleonice Diesel, Sonia Maria Groff, Eliane Maria Seidel, Flavia Inês Pazdiora, Dulce Petry, Maria Ely Sebastiany, Liria Trento, Miriam Sirley Hensel, Claudete Maria Remor, Virlene Suzane Eggers, Elza Hofer, Maria Adelaide Nedel, Sonia Somavilla, Roseni Schneider, Neusa Deckert e Edi Semmertz (pode ser Lemmertz, grifo nosso). Ao total 19 candidatas (VIANNA, Dirceu da Cruz. Frente Ampla de Notícias. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora do Paraná AM, vol. 37, cad. 28.07.1977 a 10.09.1977, p. 587 e 589. Programa de Rádio).
¹ É o gentílico da cidade de Marechal Cândido Rondon.
___________________________________
1977 — É fundado o 1º grupo de escoteiros de Entre Rios, agora município de Entre Rios do Oeste (PR), durante evento "Conselho de Fogo". Na oportunidade, Klaus Hetzi jurou a promessa escoteira na qualidade de chefe de tropa. Foram investidos como escoteiros, Wilmar Zimmermann, Elcio Zimmermann, Gerson Zimmermann, Antenor Kamphorst, Leudir Weber, Luiz Grellmann, Helmuth Fries e Joel Silva.
A instalação da organização escoteira local prestigiada pela Tropa Escoteira de Toledo (PR).
A liderança para a instalação do grupo escoteiro em Entre Rios é conduzida pelo pastor Gernote Gilberto Kirinus (Rondon Hoje. Marechal Cândido Rondon: Editora Independente Ltda., nº 8, ed. 21 a 29.1977, p. 9).
__________________________________
1977 — A empresa rondonense Casa Rieger, revenda autorizada da Chevrolet¹, lança a linha 1978 de veículos de passeio da marca, em evento festivo realizado junto a sua loja (Rondon Hoje. Marechal Cândido Rondon: ed. 21 a 27 de setembro de 1977, nº 8, p. 2). -- FOTO 4 --
¹ Anos mais tarde a revenda da montadora passou para outra empresa da cidade de Palotina, com filial em Marechal Cândido Rondon (nota do pesqusiador).
___________________________________
1978 — Acontece a posse de D. Geraldo Majella Agnelo, como segundo bispo da diocese de Toledo (CAPELESSO, Pe. Antônio et alii. Dom Armando Cirio: apóstolo e missionário do Oeste do Paraná. Cascavel: Coluna do Saber, 2010, p. 92)). -- FOTOS 5, 6 e 7 --
___________________________________
1987 — Transfere residência para Curitiba o casal Regina e Francisco Abílio Mateus, ele oftamologista na cidade de Marechal Cândido Rondon (PR) (AMARAL, Voni Berta. O Paraná. Cascavel: M. C. Rondon, ed. 10 de setembro de 1987, p. 5). -- FOTO 8 --
___________________________________
1988 — Por causa da longa estiagem que se registra em Marechal Cândido Rondon, diversos incêndios são verificados em muitos pontos do municípío, principalmente em palhadas nas lavouras. Os sinistros demandam um esforço redobrado do Corpo de Bombeiros (LEDUC, Lincoln. Panorama. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora do Paraná, vol.018, cad. setembro e outubro 1988, fls.44. Programa de Rádio).
___________________________________
1994 — Morre o jovem estadunidense Mike Emme, em decorrência de suicídio. Naquela noite, às 23h52m quando os pais de Mike chegam em casa se deparam com uma cena que mudaria a vida de todos para sempre. O filho estava morto dentro de seu tão amado mustang amarelo, em decorrência de um tiro. Ao seu lado um triste bilhete: “Mãe, pai, não se culpem. Eu amo vocês. Com amor, Mike".
A família Emme residia em Westminster, no Colorado, Estados Unidos. Mike era um rapaz entusiasta, divertido e muito amado pela sua família e por seus amigos. Ninguém tinha a mínima imaginação o que ele, verdadeiramente, estava passando. Nutria uma paixão incrível por carros. Era dono de Mustang Amarelo.
Tinha comprado o modelo antigo, ano 1968, e trabalhou nele sem parar até recuperá-lo por completo; no fim, o pintou de amarelo, criando assim seu apelido.
No dia de seu enterrro, no dia 10 de setembro, seus pais e amigos distribuem cartões com mensagens de apoio àqueles que poderiam estar atravessando crises emocionais. Todos os cartões estavam adornados com fitas amarelas em homenagem à Mike Emme.
A história real e trágica da morte do jovem estadunidense e o gesto oportuno e nobre de seus pais e amigos, levou a Organização Mundial de Saúde (OMS) e a Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio (IASP) a escolher 10 de Setembro como "Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio"; e a cor amarela para representar o esforço de todos contra o suicídio. E, desde 2003, por iniciativa das Nações Unidas, Setembro é o mês dedicado à Campanha. No Brasil, a campanha de prevenção ao sucídio começa em 2015 (Câmara Municipal de São João, PE). -- FOTO 9 --
___________________________________
2005 — Pesquisa aponta que 76% dos moradores do município de Palotina são descendentes de italianos. Proporção semelhante de descendência alemã é verificada nos municípios de Marechal Cândido Rondon, Quatro Pontes, Nova Santa Rosa e em distritos do município de Toledo (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo — Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009, p. 200).
___________________________________
2013 — Com o título "Concurso de Miss Rondon completa 50 anos", o jornal rondonense O Presente destaca reportagem com a primeira Miss Rondon, a senhor Helga Kleemann Port e rememora as historicidades daquele evento pioneiro (in: Marechal Cândido Rondon: ed. 10 de setembro de 2013, p. 22). -- FOTOS 10 e 11 --
___________________________________
2014 — Acontece no auditório da Acimacar a 4ª temporada da campanha “Outubro Rosa”, desenvolvida pelo Conselho da Mulher Empresária de Marechal Cândido Rondon com a colaboração do Grupo de Apoio Um Toque de Vida (nota do pesquisador).
___________________________________
2016 — Acontece no Clube Concórdia, o 5º Jantar Italiano Dançante, organizado pela ONG Arca de Noé, de Marechal Cândido Rondon, para arrecadar fundos para custear despesas decorrentes do trabalho voluntário em prol dos animais.
O evento é animado pela dupla Gean Carlos & Andréia (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 06 de setembro de 2016, p. 18).
___________________________________
2017 — Atletas da Associação Rondonense¹ de Ciclismo (ARC) e dos grupos Amigos do Pedal e Pedalinda participam da 4ª Ultramaratona Pata de Onça — considerada uma das provas mais difíceis do ciclismo brasileiro. A competição acontece nas cidades de Nova Andradina, Taquarussi e Bataiporã, no Mato Grosso do Sul.
Os esportistas rondonenses obtém as seguintes classificações: dois ouros para os competidores Marlise Berwig e Suzana Konzen na categoria Dupla Feminina; e Marcelo Konzen é o campeão da categoria Master B1. André Freitag e Rosangela Schmitz terminam em 5º lugar na categoria Dupla Mista; e Andrei Michel Kuntz e Douglas Thomas classificam-se em 9º na Dupla Masculina (nota do pesquisador). -- FOTO 12 --
¹ É o gentilício da cidade de Marechal Cândido Rondon.
___________________________________
2017 — Inicia e vai até o dia seguinte,na cidade de Marechal Cândido Rondon, a 2ª Campanha de Prevenção ao Suicídio, com o tema "Diga Sim a Vida" (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 05 de setembro de 2017, p. 14 e 15 e ed. 12 de setembro de 2017, p.12).
___________________________________
2017 — Acontece no município de Mercedes, na Linha São Marcos, o 23º Torneio Municipal de Bolãozinho de Mesa e Tiro ao Alvo, com a participação de 25 comunidades (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 12 de setembro de 2017, p. 11 e ed. 15 de setembro2017, p. 26).
___________________________________
2017 — A equipe rondonense¹ AROBA conquista o Sul Brasileiro de Basquete 2017 SUB 19, na cidade de Lages (SC). Além do Troféu de Campeão, o time rondonense recebe a premiação de Atleta Destaque com Gustavo Lucas Paulino (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 12 de setembro de 2017, p. 30). -- FOTO 13 --
¹ É o gentílico do município de Marechal Cândido Rondon.
___________________________________
2017 — A equipe categoria A de futebol de campo masculino de Pato Bragado conquista a medalha de bronze, na fase macrorregional dos Jogos Escolares do Paraná Bom de Bola 2017, durante as competições finais que acontecem na cidade de Terra Roxa, de 07 a 10 de setembro (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 12 de setembro de 2017, p. 33).
___________________________________
2018 — Acontece o anúncio dos nomes das candidatas ao título de Rainha da Associação dos Comitês de Jovens da Copagril (ACJC): Renata Amorim, do CJC Verdes Campos; Simone Hoffmann do CJC Progresso sem Fronteiras; Lidiane Casarotto do CJC Força e Poder; Sibeli de Almeida do CJC Força Jovem; Micheli Salvador do CJC Juntos Venceremos; Alexandra Diesel do CJC Ordem e Progresso; Maide Wundrak do CJC Treze de Maio; Priscila Krindges do CJC Flor da Serra; e Neide Schafer do CJC Ação Jovem.
O baile de escolha ocorre no pavilhão de eventos do Clube de Idosos de Pato Bragado, animado pela Banda Magna Som, no dia 10 de novembro de 2018. -- FOTO 14 --
___________________________________
2018 — É aberta e vai até o dia 14 de setembro, a exposição de banneres e fotos sobre as atividades desenvolvidas pela Associação Beneficente Cristo (ABEC), de Marechal Cândido Rondon (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 14 de setembro de 2018, p. 20).
___________________________________
2018 — A ginasta rondonense¹ Karine Walter, da equipe de ginástica rítmica, da Sadia, da cidade de Toledo (PR), começa a sua participação no Campeonato Mundial de Sofia, Bulgária, integrando a seleção brasileira (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 14 de setembro de 2018, p. 35). -- FOTO 15 --
É o gentilício de quem nasce ou mora na cidade de Marechal Cândido Rondon.
___________________________________
2020 — Falece na cidade de Curitiba, o toledano Odacir Fiorentin, nascido no distrito de Novo Sarandi, aos 56 anos que completaria no próximo dia 19 de setembro, vítima de complicações decorrentes da COVID-19. Vinha de problema renal crônico.
Era funcionário de carreira da Sanepar. Atuou por muitos anos cedido à Itaipu Binacional. Também foi chefe da 20ª Regional de Saúde, com sede na cidade de Toledo, de 2013 a 2015 (nota do pesquisador). -- FOTO 16 --
___________________________________
2020 — As temperaturas na cidade de Marechal Cândido Rondon, nesta quinta-feira, são altas, por ser ainda estação de inverno: entre 23 e 33 graus médios. Segue forte a estiagem, a qual perdura desde 19 de agosto. O dia tem névoa seca/fumacenta.
O forte calor fora de época no Brasil registra temperaturas históricas, conforme a região. A capital do Mato Grosso, Cuiabá, chega a marca histórica de 42,6 graus, desde que o registro das temperaturas vem sendo feito, 1911.
____________________________________
2020 — O zagueiro rondonense Henrique Adriano Buss assina contrato com "Os Belenenses", da 1ª Divisão de Portugual, até 2022, após o fim da temporada no Al Ittihad Alba, dos Emirados Árabes Unidos.
O atleta de Marechal Cândido Rondon (PR) teve o seu primeiro contrato profissional como jogador com o Coritiba Football Clube, da Capital Paranaense (nota do pesquisador). -- FOTO 17 --
Saber mais, clique aqui.
___________________________________
2021 — Falece na cidade de Canoas (RS), a rondonense Sirinita Maria (nascida Hentges) Ritter, aos 76 anos, em decorrência de Acidente Vascular Cerebral (AVC), aos 76 anos. Seu corpo é sepultado no cemitério público da citada cidade gaúcha.
Ela filha do casal pioneiro de Quatro Pontes, Emma e Raimundo Hentges.
Sirinita e o esposo Plínio Ritter protagonizam o primeiro casamento em Quatro Pontes, onde ele é evangélico e ela católica (nota do pesquisador).-- FOTO 18 --
___________________________________
2021 — A sexta-feira tem amplitude térmica entre 23 e 33 graus No Oeste do Paraná. A nebulosidade é esparsa no período matutino e aumenta no período seguinte. Ao anoitecer são registradas raios e trovoadas, seguida de chuvas intermitentes pontuais e volumes irregulares, todos de baixa intensidade.
Na cidade de Marechal Cândido Rondon, a somatória das preciptações não passa a média de 8 mm (nota do pesquisador). -- FOTOS 19 e 20 --
___________________________________
2022 — O sábado é de tempo bom na cidade de Marechal Cândido Rondon e no Oeste do Paraná, com céu parcialmente nublado. Sem precipitação pluviométrica. Ventos do quadrante Sudoeste, fracos, persistentes durante o dia Temperaturas entre 16 e 23 graus (nota do pesquisador).
___________________________________
2023 — Acontece na cidade de Toledo (PR), a 50ª Festa Nacional do Porco no Rolete (Jornal do Oeste). -- FOTO 21 --
___________________________________
2023 — O tenista rondonense Thiago Wild, 106º do mundo, derrota o experiente tenista italiano Fabio Fognini, ex-top 10 e atual 146 no ranking do tênis internacional por 2 sets a 0 com parciais de 6/2 7/6 (7/x), após 1h5xmin de duração na quadra central.
Este é o segundo título seguido do rondonense que soma sua 10ª vitória consecutiva. Ele havia levado na semana anterior o troféu em Como, na Itália.
Com a esta conquista, sua maior em solo europeu como profissional, ele tem um salto de trinta posições no ranking e será o 76º do mundo, na primeira aparição dentro do grupo dos 100 melhores do mundo (TenisNews). -- FOTOS 22, 23 e 24 --
_______________________________________
2023 — É domingo. O dia amanhece na cidade de Marechal Cândido Rondon com céu encoberto com nebulosidade tipificada como stratus, a qual se dissipa nas horas seguintes. Temperatura ao começo da manhã de 18 graus. Ventos do quadrante Nordeste, fracos, porém em alguns momentos com rajadas, persistentes durante o dia. A temperatura máxima do dia atinge os 28° Celsius (temperaturas aferidas via aplicativo digital) (nota do pesquisador). -- FOTO 25 --
___________________________________
2024 — É terça-feira. O amanhecer na cidade de Marechal Cândido Rondon tem temperatura de 24 graus. Ventos do quadrante Nordeste, fracos. Céu sem nebulosidade. Presença densa de névoa de fumaça, desde o começo da manhã. Alertas de institutos de metereologia sobre a baixa umidade e forte onda de calor, principalmente no período vespertino.
Sobre as condições do tempo no Estado do Paraná, nesta data, o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (SIMEPAR), compartilhou a seguinte nota informativa em sua página na internet:
"O tempo se mantém estável nesta terça-feira, com possibilidade de restrição de visibilidade no amanhecer, principalmente no leste do estado. Esquenta bastante à tarde, com exceção do Litoral que ainda deve apresentar baixa amplitude térmica, em função da presença de nuvens. Destaque também para os baixos índices de umidade relativa do ar durante a tarde (abaixo de 30%) em muitas regiões do Paraná".
A temperatura máxima do dia atinge os 37 centígrados, com sensação térmica de 39° Celsius (temperaturas aferidas via aplicativo digital AccuWeather) (nota do pesquisador). -- FOTOS 26 e 27 --
O valor mais alto de temperatura no Estado do Paraná é registrado na cidade de Maringa, 40.0ºC (terra.com.br).
___________________________________
2024 — Falece na cidade de CurItiba, José Maria Bezerra Valente, aos 91 anos, 1º promotor público da Comarca de Marechal Cândido Rondon. Seu corpo é sepultado no Cemitério Parque do Iguaçu na Capital Paranaense.
Natural de Belém (PR), é filho do casal Octavia Bezerra e Pedro de Castro Valente. -- FOTO 28 --
___________________________________
2024 — O governador do Paraná, Ratinho Junior, anuncia investimento de R$ 24 milhões para combate aos incêndios que ocorrem no Paraná. Na semana anterior, o governante já tinha decretado situação de emergência em vista um período de estiagem que grassa no Estado desde o final de julho (Tribuna do Paraná. Marechal Cândido Rondon: ed. 12 de setembro de 2024, p. 10).
_________________________________
2024 — O professor doutor Tarcísio H. Vanderlinde, do Curso de Geogarafia do campus de Marechal Cândido Rondon, compartilha em sua página no Facebook o texto que segue:
EM INCERTOS DIAS
Não são poucas teses acadêmicas que se utilizaram de textos bíblicos como fontes ou objetos de investigação. Numa delas, cujo objetivo foi construir uma análise semiótica dos livros do Antigo Testamento, a autora se rende ao que chama de “sentidos ocultos” presentes nos textos. Em conclusão observa: “O discurso que se manifesta nos livros do Antigo Testamento está cheio de sentidos ocultos, que nos fascinam e nos escapam, não permitindo nunca uma apreensão definitiva”.
Em incertos dias, a leitura de textos antigos descortinam sendas de luz. É o que revela por exemplo o livro do Eclesiastes. Eclesiastes integra os textos sapienciais da Bíblia junto aos livros de Jó, Provérbios, Salmos, Cântico dos Cânticos, Sabedoria e Eclesiástico. Os dois últimos considerados não canônicos por algumas vertentes do cristianismo, mas repletos de ensinamentos.
O texto do Eclesiastes é instigante. Aparentando um pessimismo exagerado, é possível perceber que a força do novo deslumbrava a todos, menos o autor da obra. O mundo continuava cheio de injustiças, a tomada do poder político não garantia mudança, a riqueza e a razão filosófica continuavam enganosas e ao final, ricos e pobres, sábios e ignorantes, humildes e arrogantes, partiam todos para um mesmo lugar.
Às vezes não se tem muita clareza da época em que determinado texto bíblico foi escrito. Contudo, os estudos demonstram que fragmentos da Epopeia de Gilgamés, texto conhecido no antigo império babilônico, e datado de 2000 a.C., encontram-se presentes no Eclesiastes. A questão é: onde eles se aproximam e onde se diferenciam?
Eclesiastes e a Epopeia de Gilgamés discorrem sobre a mesma questão humana: como é possível viver quando a vida aparentemente não faz muito sentido? A despeito da ligação literária entre elas, as duas obras pertencem a mundos com cosmovisão diferentes.
A Epopeia convoca os leitores a desfrutar a vida, mas não apresenta nenhuma fonte de esperança duradoura. Em Eclesiastes, os enigmas e os aborrecimentos da vida são temperados pela esperança que subsiste quando o indivíduo se lembra de Deus e o teme:
“Em meio a tantos sonhos absurdos e conversas inúteis, tenha temor de Deus”, ou: “O ímpio pode cometer uma centena de crimes e, apesar disso, ter vida longa, mais sei muito bem que as coisas serão melhores para os que temem a Deus, para os que mostram respeito diante dele”.
E por fim: “Agora que já se ouviu tudo, aqui está a conclusão: tema a Deus e obedeça aos seus mandamentos, pois esse é o dever de todos. Deus nos julgará por todos os nossos atos, incluindo o que fazemos em segredo” (texto originalmente publicado em o Presente Digital, de Marechal Cândido Rondon, em 06 de setembro de 2024). -- FOTO 29 --
____________________________________
COMENTÁRIOS