2017 — Falece a pioneira rondonense Ella (nascida Thille) Dickel (...)
1661 — Ocorre a insurreição dos produtores de cana de açúcar e dos proprietários de alambiques na cidade do Rio de Janeiro contra a Coroa Portuguesa, por proibir a produção e da venda da cachaça no Brasil.
A produção de cachaça no país, nos tempos coloniais, era uma atividade econômica altamente rentável e o produto considerado de alta qualidade. Com uma produção interna alta, o aguardente tinha baixa importação direto de Portugal. A concorrência e a reduzida venda para o Brasil prejudicava os interesses dos produtores da bebida instalados na metrópole. Em 13 de setembro de 1649, os fabricantes lusitanos são beneficiados por Carta Régia, de D. João IV, que proíbe a fabricação e a venda da cachaça em todo o território brasileiro.
O motim dos brasileiros ficou conhecido como a Revolta da Cachaça ou Revolta do Barbalho. Os revoltosos tomaram o poder por cinco meses. O movimento pode ser considerado como a primeiria insurreição nacional.
Retomado o controle pela Coroa, os revoltosos foram penalizados com violência pelas autoridades portuguesas e o líder do movimento, Jerônimo Barbalho Bezerra, foi enforcado e decapitado. Sua cabeça foi exposta no pelourinho da cidade, para lembrar à população fluminense que qualquer incidente de revolta seria rechaçado, podendo custar a cabeça de seus protagonistas.
A escolha de 13 de setembro pelos fabricantes brasileiros de aguardente, como o Dia Nacional da Cachaça, é uma forma de lembrar os tempos de um Brasil colonial, quando a bebida, agora reconhecida como produto genuinamente brasileiro e de consumo nacional, foi símbolo de resistência contra a dominação portuguesa (nota do pesquisador). -- FOTOS 2 e 3 --
___________________________________
1889 — Ocorre a saída da segunda turma exploradora de Guarapuava para instalar oficialmente a Colônia Militar de Foz do Iguaçu (PR), formada por 34 cargueiros (quase sempre compostas de mulas, grifo nosso).
A expedição era composta de 34 soldados, 12 operários, 4 tropeiros, 3 esposas de militares e um ofícial do Exército Imperial, tenente José Joaquim Firmino, comandante da comissão (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo — Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009, p. 201).
___________________________________
1906 — O extinto jornal curitibano "A República" publica matéria com entrevista do político paranaense Carvalho Chaves, com o título "As Nossas Fronteiras — A Colonia do Yguassú — Interview".
Segundo periódico, Chaves foi quem sugeriu no Congresso Nacional a emancipação da colônia militar. Ele explica em sua entrevista as razões que não mais justificam a permanência da condição jurídica do povoado brasileiro na Tríplice Fronteira.
Ainda em sua conversa, o político traz a lume interessantes aspectos geohistóricos da região. Denuncia também arbitrariedades que teria cometido o ex-diretor da colônia miltar, coronel Figueiredo Rocha, contra o empresário argentino Domingo Barthe. Ao tempo em que tece elogios aos trabalhos desenvolvidos por ex-diretores da colônia (in: Curitiba: anno XXI, nº 216, ed. 13 de setembro de 1906, p. 2 — Biblioteca Nacional Digital). -- FOTO 4 -
____________________________________
1926 — Nasce na cidade de Ponta Grossa (PR), o pioneiro, 1º engenheiro-agronômo no projeto de colonização da Maripá e ex-vereador pela vila de Quatro Pontes na Câmara Municipal de Toledo, Rubens Stresser (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo — Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009, p. 201).
Ver mais, clique aqui.
___________________________________
1933 — "Nasce em Joaçaba, Santa Catarina, Rui Zeni¹, empresário e proprietário do restaurante "A Gruta", entre os mais tradicionais estabelecimentos do ramo da história de Toledo (PR).
O restaurante funcionou na Rua Barão do Rio Branco, Avenida Tiradente e Avenida Parigot de Souza, entre os anos de 1964 e 1998" (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo — Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009, 201). -- FOTO 5 --
¹ É falecido em 12 de março de 2018. Foi casado com a rondonense Elinore Guthoff (nota do pesquisador).
___________________________________
1943 — É criado pelo Decreto-Lei Federal nº 5.812, o Território Federal do Iguaçu, pelo Presidente da República, Getúlio Vargas.
A nova unidade territorial começava no talvegue do Rio Ivai, no noroeste do Paraná, e ia até o talvegue do Rio Uruguai, na divisa de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
A capital do território foi a atual cidade de Laranjeiras do Sul, denominada de "Iguaçu”. O território é extinto em 18 de setembro de 1946, com a Constituição daquele ano. -- FOTO 6 --
____________________________________
1970 — O Lyons Club de Marechal Cândido Rondon recebe a visita do governador estadual da entidade, senhor Moisés Krubrusly e sua esposa Dulce (nota do pesquisador).
___________________________________
1971 — A Câmara Municipal de Marechal Cândido Rondon aprova projeto de lei que concede o título de cidadão honorário do município ao senhor Eduardo Motta Pirotelli, chefe do 8º distrito do DER, em Cascavel (nota do pesquisador).
___________________________________
1981 — A Câmara Municipal de Toledo (PR), agracia o bispo diocesano dom Geraldo Majella Agnelo com o título de Cidadão Honorário do Município, em sessão solene realizada na Sede Social da Catedral Cristo Rei (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo — Crononologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009, p. 202).
___________________________________
1987 — Falece a senhora Dalita (nascida Hentges) Serfas, esposa do reverendo Jan Serfas, terceiro pastor da Igreja Evangélica Congregacional de Marechal Cândido Rondon. Seu corpo é sepultado no cemitério público da cidade de Marechal Cândido Rondon.
Com a viuvez, o pastor casou-se em segundas núpcias com Bronilda Cornélius, em 29 de outubro de 1994 (GREGORY, Valdir et allii. IECB 50 ANOS - 1959 a 2009. Marechal Cândido Rondon: Editora Germânica, 2008, p. 074). -- FOTO 7 --
Saber mais, clique aqui.
___________________________________
1989 — É instalada na Câmara Municipal de Marechal Cândido Rondon, a Constituinte para elaborar a nova Lei Orgânica do Município consoante aos ditames da nova Constituição Federal de 1988 (Rádio Difusora do Paraná. Panorama. Marechal Cândido Rondon: vol. 024, ed. 12.09.1989, p.121 ed. 14.09.1989, p. 137. Programa de Rádio).
___________________________________
1990 — Pelas Leis nºs 9.368 e 9.370 são criados os municípos de Quatro Pontes e Mercedes, respectivamente, ambos desmembrados de Marechal Cândido Rondon (PR).
___________________________________
2003 — É fundada a Associação Beneficente Cristo (ABEC), com o objetivo de dar continuidade aos trabalhos iniciados pela Congregação Cristo, de Marechal Cândido Rondon, em atendimento a familias luteranas ou não, em suas mais deversas formas e extensões (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 14 de setembro de 2018, p. 20).
___________________________________
2009 — O ciclista rondonense Paul LirIo Berwig vence a 5ª etapa do Campeonato Regional de Ciclismo, categoria Master B, na cidade paranaense de Nova Aurora (nota do pesquisador). -- FOTO 8 --
___________________________________
2014 — Acontece no Clube Lira, na localidade rondonense de Linha Horizonte a 1ª Festa da Mandioca (Maniok Fest), com apoio da Associação de Danças Folclóricas e da Secretaria de Cultura de Marechal Cândido Rondon. A organização do evento é do próprio Clube Lira (O Presente).
___________________________________
2014 — Falece o pioneiro rondonense (chegou em Pato Bragado, em 1964) Edwino Van der Sand, filho de Erna e João Van der Sand (óbito registrado no Registro Civil de Medianeira (PR), no Livro C-18, fls.237, termo 6955).
___________________________________
2017 — Falece a rondonense Ella (nascida Thille) Dickel, aos 95 anos de idade. Seu corpo é sepultado no cemitério público da cidade de Marechal Cândido Rondon.
A pioneira chegou de mudança em Marechal Cândido Rondon, em 28 de maio de 1958. Antes ela e família se instalaram na cidade de Cascavel, em 1957, procedente de Três Passos (RS), após nove dias de viagem.
Ella foi casada com Arnildo Dickel, de quem se separou anos depois Este teve o primeiro táxi legalizado em Marechal Cândido Rondon. Arnildo Dickel é falecido em 29 de outubro de 2009.
São filhos do casal: Sinécio, Waldoir e Dulce Debona (nota do pesquisador). -- FOTO 1 -
___________________________________
2017 — O município de Mercedes comemora o 25º aniversário de emancipação político-administrativa (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 15 de setembro de 2017, p. 16, 17 e 18).
___________________________________
2018 — É celebrado o culto ecumênico alusivo ao 26º aniversário de emancipação político-administrativa do município de Quatro Pontes, na Casa da Cultural.
A celebração é conduzida pelo pastor Gelmir Bresolin, da Igreja Assembleia de Deus; pastor Vagno Paranho, da Igreja Evangélica Luterana no Brasil (IECLB); padre Jauri Strieder, da Igreja Católica Nossa Senhora da Glória; e pelo pastor Nérison Vorpagel, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana do Brasil (IELB).
Após o ofício religioso, o Centro de Tradições Gaúchas (CTG)Tertúlia do Paraná, de Marechal Cândido Rondon (PR), apresenta o espetáculo musical "Origens" (nota do pesquisador). -- FOTOS 9 e 10 --
___________________________________
2018 — A Câmara Municipal de Marechal Cândido Rondon restitui à Prefeitura Municipal, o valor de 1,6 milhão reais, resultado da economia feita pela administração da Casa Legislativa (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 14 de setembro de 2018, p. 09 ).
___________________________________
2018 — O ministro José Antonio Dias Toffoli toma posse na presidência do Supremo Tribunal Federal (STF), para um período de dois anos, sob suspeição de muita gente quanto à sua imparcialidade dada a sua longa e forte ligação com lideranças petistas e Partido dos Trabalhadores (PT).
Ele substitui a ministra Cármen Lúcia como presidente da Suprema Corte (nota do pesquisador). -- FOTO 11 --
___________________________________
2019 — Em solenidade na cidade de Curitiba, o estudante rondonense¹ Anderson Daniel de Borba e seu professor mediador Mauri Gilberto Merten, da Escola Municipal Antonio Rockembach, recebem o prêmio de 1ª colocação, em nível estadual, da 2ª edição do Concurso SESC — Entrelendas, na categoria Ensino Fundamental I que envolve\u alunos do 1º ao 5º ano (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 01 de outubro de 2019, p. 23). -- FOTO 12 --
¹ É o gentílicio de quem nasce ou reside no municipio de Marechal Cândido Rondon (nota do pesquisador).
___________________________________
2020 — É domingo. O dia amanhece sem nebulosidade e com temperatura de 25 graus. Ventos do quadrante Nordeste, moderados, persistentes durante o dia. A temperatura máxima atinge os 34 graus (nota do pesquisador). -- FOTO 13 --
____________________________________
2021 — A terça-feira é de tempo abafado na cidade de Marechal Cândido Rondon, com amplitude térmica entre 26 e 35 graus. Ventos do quadrante do Norte, entre 40 e 50/hora, persistentes duranante odia. Na madrugada do dia seguinte, entre a meia noite e às 08 horas, ocorrem precipitações pluviométricas que totalizam um volume de 15 mm (nota do pesquisador).
___________________________________
2021 — O SICOOB Confiança, com sede central na cidade de Marechal Cândido Rondon (PR), inaugura agência na cidade de Montenegro (RS), com a gerência de Luciane Moyses (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed.14 de setembro de 2021, p. 10). -- FOTO 14 --
___________________________________
2022 — A Cooperativa de Crédito SICREDI Aliança PR/SP, com sede central na cidade de Marechal Cândido Rondon (PR), anuncia que alcançou a cifra de 3 bilhões em ativos totais. Sobre o alcançado, a entidade de crédito colaborativo, por sua coordenação de Comunicação e Marketing compartilhou a seguinte nota:
Crescimento: Sicredi Aliança PR/SP alcança R$ 3 bilhões em ativos totais
A Sicredi Aliança PR/SP alcançou nesta semana uma importante marca. A cooperativa que atua no oeste do Paraná e norte de São Paulo com 28 agências chegou a R$3 bilhões em ativos totais. Os ativos totais são a soma de todos os recursos administrados pela cooperativa.
Conforme o Diretor Executivo, Fernando Barros Fenner, essa marca é reflexo de uma construção apoiada no compromisso da cooperativa com seus associados e na confiança do seu quadro social. “Orgulhosamente podemos dizer que crescemos de forma sustentável e que essa comemoração é atribuída a muitas mãos, desde os primeiros 21 sócios fundadores que acreditaram lá no início de tudo aos mais de 70 mil associados atuais, assim como a estrutura de governança, coordenadores de núcleo, conselheiros e toda nossa equipe de colaboradores que hoje se aproxima de 600 pessoas. Em um mercado tão competitivo estamos conquistando nosso espaço, crescendo firmes no nosso propósito de construir juntos uma sociedade mais próspera e levando para mais pessoas os nossos atributos de marca. Somos simples, próximos e ativos: simples no jeito de ser, próximo das pessoas e ativo nas regiões onde atuamos sem esquecer do mais importante: somos diferentes pois no centro de tudo está ele, o nosso associado!”, disse.
“É uma alegria olhar a nossa trajetória e comemorar as conquistas juntos. Parabéns a Sicredi Aliança PR/SP por esse belo número que vai muito além de um número. Apresentar essa conquista também é uma forma de mostrar ao associado que a cooperativa dele está cada vez mais sólida, forte e em desenvolvimento. Todas as conquistas foram e continuarão sendo comemoradas e compartilhadas. É assim que vamos crescendo com bastante planejamento, realização e comemoração. Nosso muito obrigado a todos. Quanto mais o associado participa, guarda seus recursos conosco, utiliza nossos produtos e serviços, tem o Sicredi como seu parceiro maior será nossa presença e o melhor, todos ganham. Se você ainda não conhece o Sicredi, estamos de portas abertas para lhe receber”, considerou o Presidente do Conselho de Administração, Adolfo Rudolfo Freitag.
Crescimento: Sicredi Aliança PR/SP alcança R$ 3 bilhões em ativos totais
A Sicredi Aliança PR/SP alcançou nesta semana uma importante marca. A cooperativa que atua no oeste do Paraná e norte de São Paulo com 28 agências chegou a R$3 bilhões em ativos totais. Os ativos totais são a soma de todos os recursos administrados pela cooperativa.
Conforme o Diretor Executivo, Fernando Barros Fenner, essa marca é reflexo de uma construção apoiada no compromisso da cooperativa com seus associados e na confiança do seu quadro social. “Orgulhosamente podemos dizer que crescemos de forma sustentável e que essa comemoração é atribuída a muitas mãos, desde os primeiros 21 sócios fundadores que acreditaram lá no início de tudo aos mais de 70 mil associados atuais, assim como a estrutura de governança, coordenadores de núcleo, conselheiros e toda nossa equipe de colaboradores que hoje se aproxima de 600 pessoas. Em um mercado tão competitivo estamos conquistando nosso espaço, crescendo firmes no nosso propósito de construir juntos uma sociedade mais próspera e levando para mais pessoas os nossos atributos de marca. Somos simples, próximos e ativos: simples no jeito de ser, próximo das pessoas e ativo nas regiões onde atuamos sem esquecer do mais importante: somos diferentes pois no centro de tudo está ele, o nosso associado!”, disse.
“É uma alegria olhar a nossa trajetória e comemorar as conquistas juntos. Parabéns a Sicredi Aliança PR/SP por esse belo número que vai muito além de um número. Apresentar essa conquista também é uma forma de mostrar ao associado que a cooperativa dele está cada vez mais sólida, forte e em desenvolvimento. Todas as conquistas foram e continuarão sendo comemoradas e compartilhadas. É assim que vamos crescendo com bastante planejamento, realização e comemoração. Nosso muito obrigado a todos. Quanto mais o associado participa, guarda seus recursos conosco, utiliza nossos produtos e serviços, tem o Sicredi como seu parceiro maior será nossa presença e o melhor, todos ganham. Se você ainda não conhece o Sicredi, estamos de portas abertas para lhe receber”, considerou o Presidente do Conselho de Administração, Adolfo Rudolfo Freitag.
___________________________________
2022 — A Prefeitura Municipal de Marechal Cândido Rondon anuncia intenso programa de replantio de árvores na sede municipal e distritos, em subsituição à arborização em situação de precariedade. Sobre o desenvolvimento do programa, a municipalidade rondonense distribui a seguinte nota:
Desde as últimas semanas, a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Sustentável de Marechal Cândido Rondon intensifica os trabalhos de replantio de árvores em diversos pontos da sede municipal. O distrito de Margarida já foi beneficiado pela ação, enquanto nos próximos dias o serviço deve ser disponibilizado em Novo Três Passos.
Conforme a bióloga Larissa Hoff, diretora do Departamento de Meio Ambiente, as árvores velhas, danificadas e sem vida são substituídas por novas mudas. “O replantio vem sendo realizado em bairros e no centro da sede municipal, especialmente devido às chuvas. Com isso, as árvores novas têm condições de um bom desenvolvimento”, menciona.
Segundo ela, toda a extensão da Avenida Írio Jacob Welp será contemplada com o replantio de árvores. “Substituir as árvores velhas por novas é algo importante. Neste sentido, esperamos contar com a colaboração dos rondonenses para regar as árvores e cuidarem delas na fase de crescimento”, destaca.
__________________________________
2022 — Acontece a abertura do II Mostra de Circo, no Ginásio de Esportes Ney Braga, na cidade de Marechal Cândido Rondon (PR). O evento é promovido pela Secretaria Municipal de Cultura e pela Associação Toledana de Circo.
A entrada é franqueada para estudantes e público em geral.
Durante a mostra são apresentadas oficinas circenses de Marechal Rondon e de Nova Santa Rosa, Maripá e de Toledo, tais como o Circo da Alegria e o Circo da Magia.
Na agenda de espetáculos: pernas de pau e malabares, show de circo, show de circo com malabares, tecido acrobático, monociclos, acrobacias, mágicas e palhaços, sonoplastia durante o evento com DJ e músicas infantis (nota do pesquisador). -- FOTOS 15 e 16 --
_____________________________
2022 — A terça-feira é de tempo chuvoso na cidade de Marechal Cândido Rondon e no Oeste do Paraná. São precipitações pluviométricas intermitentes e de distribuição irregular. Ventos do quadrante Nordeste, fracos, persistentes até perto do final da tarde. Temperaturas entre 17 e 25 graus (nota do pesquisador).
___________________________________
2023 — É quarta-feira. O dia amanhece na cidade de Marechal Cândido Rondon com temperatura de 21 graus, com forte presença de nebulosidade tipificada como nimbostratus. Ventos do quadrante Nordeste, moderados. Por volta da meia-manha ocorrem descargas elétricas e trovoadas ocasionais, seguida de precipitações leves e intermitentes.
Ao final da manhã, ocorre mudança na direção dos ventos, agora procedentes do quadrante Sul, moderados, contudo gélidos. e persistentes durante o restante do dia.
A temperatura máxima do dia fica em 19 graus (temperaturas aferidas via aplicativo digital AccU Weather (nota do pesquisador). -- FOTO 17 --
___________________________________
2024 — É sexta-feira. O amanhecer na cidade de Marechal Cândido Rondon (PR) tem temperatura de 22 graus. Ventos do quadrante Nordeste, brisa. Mais tarde, ventos do quadrante Noroeste, moderados, persistentes até o começo do final da tarde. Céu encoberto de altocumulus. Presença forte de névoa seca de fumaça dos incêndios na Região Amazônica e Centro Oeste.
Sobre as condições do tempo no Estado do Paraná, nesta data, o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (SIMEPAR) compartilhou duas notas informativas em sua página na internet:
"Madrugada de tempo mais instável no sudoeste e sul do Paraná. Choveu mais em cidades da área de divisa com Santa Catarina, mas continua com chuva e alguns raios nas próximas horas. No oeste também aumenta a instabilidade nesta sexta-feira. Nas outras regiões do estado se mantém quente hoje e ainda com baixa umidade relativa do ar, principalmente à tarde". Palavra do metereologista Lizandro Jacóbsen, às 04:42 horas.
"Nesta sexta-feira, a instabilidade segue atuando sobre o Sul do Brasil e avança lentamente pelo Paraná. Além do oeste, sudoeste e centro-sul, também chove no noroeste e no leste paranaense. O risco para tempestades é elevado. Nas demais regiões, o tempo segue estável. Ainda faz calor em muitos setores do estado".
A temperatura máxima dia alcança os 34° com sensação térmica de 36 centígrados (temperaturas aferidas via aplicativo digital AccuWeather) (nota do pesquisador).
___________________________________
2024 — Começa e segue até o dia 15 a agenda programática de eventos festivos aos 31º aniversário de emanciapação polítio-administrativa de Entre Rios do Oeste (Tribuna do Oeste. Marechal Cândido Rondon: ed. 12 de setembro de 2024, p. 11). -- FOTO 18 --
___________________________________
2024 — Começa e segue até o dia 15 a agenda programática de eventos festivos aos 32º aniversário de emanciapação polítio-administrativa de Mercedes (Tribuna do Oeste. Marechal Cândido Rondon: ed. 12 de setembro de 2024, p. 11). -- FOTO 19 --
___________________________________
COMENTÁRIOS